Ipec: Com 50%, Lula segue líder do 2º turno presidencial; Bolsonaro tem 43%

  • Bahia Notícias
  • 17 Out 2022
  • 19:37h

Fotos: Ricardo Stuckert e Clauber Cleber Caetano/PR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando o segundo turno da corrida presidencial, de acordo com o novo levantamento do Ipec, publicado na noite desta segunda-feira (17).

Lula, que tinha 51% das intenções de votos totais na pesquisa anterior, oscilou negativamente para 50% nesta semana. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), por outro lado, saiu de 42% para 43% da preferência.

As intenções de votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 2% dos entrevistados ainda se disseram indecisos quanto ao quadro eleitoral para a presidência.

Considerando apenas os votos válidos, quando não se contabiliza brancos, nulos e indecisos, Lula aparece com 54%, contra 46% de Bolsonaro.

O Ipec entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 184 municípios brasileiros, entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02707/2022.

Polícia confirma morte de jovem que caiu de carro após ameaças de motorista por app

  • Bahia Notícias
  • 17 Out 2022
  • 16:08h

Foto: Reprodução / João Souza / G1

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) confirmou, na manhã desta segunda-feira (17), a morte do jovem que se jogou de um carro em movimento após ter sido ameaçado por um motorista de aplicativo no último dia 11. A família também confirmou o óbito.

De acordo com a polícia, Elton Carlos Santana Silva morreu na noite de domingo (16), no Hospital Geral do Estado (HGE), onde ele estava internado desde a última quarta-feira (12), quando foi transferido do Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL).

Em um primeiro momento, a morte cerebral chegou a ser apontada pela equipe de funcionários que acompanhava o caso (relembre aqui), mas foi negada por famíliares após terem acesso ao pontuário do paciente. As informações são do G1.

Ilhéus: Incêndio atinge Vara da Fazenda Pública, que fica completamente destruída

  • por Cláudia Cardozo / Francis Juliano
  • 17 Out 2022
  • 14:54h

Foto: Divulgação

Um incêndio na madrugada do último sábado (15) atingiu salas da Vara Pública de Ilhéus, no sul da Bahia. O fogo no Fórum Epaminondas Berbert começou em uma seção administrativa da Vara Pública e se alastrou por outras salas, sendo contido pelo sistema anti-incêndio.

Segundo informações, o corpo de bombeiro não chegou a ser acionado no momento do incêndio, e que o foco seria a parte elétrica do prédio. Fotos demonstram que a unidade judicial ficou destruída e coberta por fuligem. Ninguém se feriu. 

Ao Bahia Notícias, o titular da Vara da Fazenda de Ilhéus, Alex Miranda, informou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já determinou que o atendimento aos advogados seja feito da forma on-line até quando a situação for restabelecida.

Nesta segunda-feira (17), porém, o atendimento não irá ocorrer devido aos trabalhos que ocorrem no local.  Segundo o magistrado, as oscilações e quedas de energia têm sido frequentes no espaço, o que pode ter causado um curto-circuito e posterior incêndio. 

Antes do ocorrido, servidores já reclamavam da estrutura do fórum, que é precária. Ele temem por novos acidentes no local. 

Ubatã: Confusão em festa beneficente deixa 4 baleados; fato teria iniciado por crise de ciúmes

  • Bahia Notícias
  • 17 Out 2022
  • 11:06h

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ubatã

Quatro pessoas ficaram baleadas durante uma festa beneficente em Ubatã, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste, neste domingo (16). Até o início da manhã desta segunda-feira (17) não havia informações sobre prisão de suspeitos. As vítimas, ainda não identificadas, são três mulheres, de 25 anos, e um adolescente, de 15.

Conforme o G1, o caso ocorreu em um evento no Clube dos 50, no bairro Londrina. A polícia informou que a confusão generalizada foi motivada por ciúmes após uma briga entre mulheres que estavam no local. Logo depois dos disparos, o acusado fugiu.

Testemunhas não quiseram passar informações com receio de represálias. Ainda segundo informações, as quatro pessoas foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna, sem risco de morte.

Apenas uma das mulheres não deve precisar passar por cirurgia, já que as demais tiveram balas alojadas em partes do corpo. O estado de saúde delas é considerado estável.

Motociclista fica ferido após batida entre carro e moto na BR-116, em Vitória da Conquista

  • g1 BA
  • 17 Out 2022
  • 09:06h

Foto: Redes Sociais

Um homem de 35 anos ficou ferido na noite de sábado (15) após a moto que ele estava ser atingida por um carro na BR-116, no Anel Viário de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A batida aconteceu no km 12 da rodovia. O motorista do carro não teve ferimentos, já o motociclista fraturou a perna. Ele foi socorrido pela equipe da ViaBahia para o Hospital Geral de Vitória da Conquista .

Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente, mas informações iniciais de testemunhas são de que o motorista do carro teria tentado fazer uma manobra em local proibido.

De acordo coma PRF, o motorista foi submetido ao teste de bafômetro e teve o carro recolhido para o pátio por motivo de documentação atrasada.

Discussão entre bandas termina com briga generalizada de músicos em cima de palco na Bahia

  • g1 BA
  • 17 Out 2022
  • 07:09h

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma discussão entre os músicos e as equipes das bandas Psirico, liderada pelo cantor Márcio Victor, e Samba Trator terminou com uma briga generalizada e troca de agressões em cima de um palco, na tarde de domingo (16). O caso aconteceu durante o Samba da Feira, em Salvador.

De acordo com o empresário da banda Samba Trator, a discussão começou depois que músicos tentaram cumprimentar o cantor Márcio Victor. Um produtor do artista teria afastado a equipe com rispidez, o que motivou o desentendimento.

Ainda segundo o empresário, Márcio Victor não teria se envolvido na briga. A reportagem tentou em contato com a assessoria da banda Psirico, mas ainda não obteve retorno. Imagens gravadas pelo público mostram a confusão em cima do palco.

Nas gravações, os músicos aparecem discutindo entre si e se empurrando em cima do palco. Em determinado momento, eles trocaram socos e chutes. Dois dos homens carregaram pedestais, que são barras de metal, e agrediram um ao outro.

Vários músicos caíram no chão durante a confusão e parte dos equipamentos ficaram destruídos, como um monitor que foi pisoteado. O público vaiou a situação. Não há detalhes sobre quantas pessoas ficaram feridas.

Por causa da confusão, a banda Samba Trator não chegou a se apresentar. A organização do evento pediu desculpas pelo episódio. O Samba da Feira é um projeto realizado aos finais de semana na Feira de São Joaquim, para fortalecer o ritmo e a cultura afrobrasileira.

CONTINUE LENDO

Brasil tem queda de formação de professores de biologia, química, geografia, letras e história

  • por Isabela Palhares | Folhapress
  • 16 Out 2022
  • 12:50h

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Em quatro anos, o Brasil registrou queda de professores formados para dar aulas das principais disciplinas escolares. Das onze áreas de formação específica para lecionar na educação básica, oito tiveram redução de concluintes.

As licenciaturas de biologia, química, geografia, ciências sociais, educação física, filosofia, letras e história tiveram menos formados em 2020 do que em 2016, segundo os últimos dados disponíveis do Censo do Ensino Superior. O estudo foi feito pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior).

Os dados fazem parte da pesquisa "Risco de Apagão Docente", feito pela entidade, e servem como um alerta sobre a possibilidade da falta generalizada de professores no país diante da crise vivida na profissão.

 

 

Para especialistas da área, os jovens que saem do ensino médio não são atraídos para a docência devido à desvalorização da carreira.
A redução de professores especialistas formados afeta sobretudo os alunos mais velhos, dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio. Ainda que o país apresente um número estável de professores da educação básica nos últimos anos (2,19 milhões de 2014 a 2020), os especialistas indicam que já há déficit desses profissionais em alguns locais.

Neste ano, São Paulo, estado mais rico da federação e com a maior rede estadual de ensino, não conseguiu contratar professores em número suficiente para implementar o novo ensino médio. Apesar de uma contratação emergencial ter sido aberta, houve falta de docentes principalmente para os itinerários formativos, que tem como objetivo aprofundar os estudos em determinada área do conhecimento.

O estudo mostra que os cursos com maior redução de formados foram biologia (com diminuição de 24,8% de formados no período), química (-19,9%), geografia (-19,7%), ciências sociais (-18,9%) e educação física (-18,2%).

Filosofia (-13,5%), letras (-12,3%) e história (-9,2%) também tiveram diminuição no número de formados neste período. Os únicos cursos com pequeno aumento foram matemática (aumento de 1,8%), artes visuais (2%) e física (9,2%).

"Outras carreiras acabam sendo mais atraentes por terem melhores salários e condições de trabalho. Até mesmo dentro dessas áreas de estudo, muitas vezes acaba sendo mais vantajoso trabalhar como bacharel do que como professor", avalia Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp.

Os cursos com maior crescimento de formados no período analisado --e que mascaram a queda dos demais cursos quando se agrupa todas as licenciaturas-- foram os de formação em educação básica e educação especial.

Em geral, essas são graduações cursadas por pessoas que já atuam em sala de aula e estão se especializando. Ou seja, os formados nesses cursos não vão se tornar novos professores.

É o caso de Ana Luiza Santos, 37, que está fazendo uma segunda graduação em educação especial. Formada em pedagogia e professora de educação infantil, ela buscou um curso a distância para se qualificar e buscar empregos com melhor remuneração.

"Eu amo o que faço, mas continuar na profissão está cada vez mais difícil, principalmente, por causa dos baixos salários. Esse talvez seja meu último investimento para continuar como professora, espero que a segunda graduação me traga melhores oportunidades", diz Santos, que dá aula em uma escola particular na zona leste de São Paulo.

Ela diz que, em sua turma da graduação, a maioria dos colegas já atuam em sala de aula. "São pessoas que querem uma especialização para receber uma proposta melhor ou assumir cargos de gestão. Eu, com 37 anos, sou uma das mais novas da turma."

Para Caetano Siqueira, coordenador do Movimento Profissão Docente, é urgente que o Brasil avalie e busque estratégias para melhorar as condições de trabalho dos professores. Ele ressalta que as melhorias não devem ser apenas salariais, mas também estruturais.

"Muitos fatores têm afastado as pessoas da sala de aula. A violência, a pobreza, a falta de estrutura. Ainda temos escolas sem água e sem banheiro. A valorização da carreira passa por esse caminho longo de melhorar as condições da educação", diz.

Raul Araújo, 23 anos, é um dos jovens que faz parte dessa minoria. Ele decidiu que queria cursar letras e ser professor dois anos após ter saído do ensino médio. A decisão veio depois que ele começou a frequentar slams (batalhas de poesia) e tomou gosto pela literatura e cultura. Para ele, a profissão seria uma forma de levar esses interesses para outros jovens.

Araújo está no último período da licenciatura em letras no Instituto Singularidades. "Desde que eu decidi ser professor, alguns parentes tentam me dissuadir. Dizem que vou ganhar mal, que as condições de trabalho são ruins. Dizem pra procurar outro curso, ir fazer TI (tecnologia da informação) ou engenharia", conta.

Ainda que entenda a preocupação por já enfrentar os desafios da profissão antes mesmo de se formar, Araújo diz não ter sido desencorajado. "Me entristece saber que a docência é vista dessa maneira. Os jovens deveriam ser incentivados a seguir uma carreira tão importante, mas acontece o contrário. Isso deveria ser um sinal de alerta para o país."

Apesar da persistência, ele já tem encontrado dificuldade para exercer a profissão, principalmente, pela baixa remuneração. Segundo ele, os empregos e estágios que encontra em escolas pagam menos do que ganha atualmente como tradutor de textos.

Ele recebeu, por exemplo, uma proposta de estágio em uma escola particular na zona sul de São Paulo, mas a vaga não tinha nem o pagamento da condução. "Eu moro em Itaquera [zona leste da cidade], ia gastar todo o salário em transporte. Falta condições mínimas para a gente poder trabalhar."

CONTINUE LENDO

Empresa que faz boné 'CPX' vê demanda aumentar após Lula usar acessório no RJ

  • Bahia Notícias
  • 16 Out 2022
  • 10:08h

Foto: Reprodução / Junior Bordados

A empresa de bordados que confeccionou a inscrição “CPX” em um boné usado pelo candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma visita ao Rio de Janeiro na última quarta-feira (12), adotou uma força-tarefa para dar conta dos pedidos desde que uma foto do petista com o acessório viralizou nas redes sociais. As informações são do portal G1.

Uma das sócias da Junior Bordados, Vitória Gonçalves, revelou que recebeu 500 solicitações de bonés “CPX” em 24 horas. A empresa, que trabalhava com apenas três funcionários, agora contratou mais cinco pessoas, para atender à alta da demanda.

"Estamos trabalhando 24 horas por dia, com atendimento redobrado e com funcionários extras", contou Vitória, revelando que a empresa tem funcionado até durante a madrugada.

O boné ganhou os noticiários do Brasil após informações falsas nas redes sociais de que a sigla “CPX” significaria “cupinxa”, palavra que seria utilizada pelo crime organizado no Rio para se referir a um “parceiro”.

Entretanto, tudo não passou de fake news. “CPX” signifca “complexo”, uma referência ao Complexo do Alemão, conjunto carioca de favelas visitado por Lula. O candidato petista foi presenteado pelo líder comunitário Rene Silva, fundador da Voz das Comunidades. A ideia era entregar uma lembrança do local.

"CPX é abreviação que a gente usa para identificar o Complexo do Alemão, a nossa comunidade. Na véspera da visita, pensamos em presentear o Lula com um boné escrito 'favela'. Mas ninguém tinha esse boné e não havia tempo de mandar fazer. Aí, um dos nossos voluntários, o Hector, deve a ideia de dar o boné dele com o CPX. É uma lembrança da comunidade", afirmou Rene.

CONTINUE LENDO

Portugal facilita obtenção de visto de residência para quem trabalha remotamente

  • Bahia Notícias
  • 16 Out 2022
  • 08:04h

Foto: Pexels

Portugal atualizou as regras para aplicação de visto, facilitando a entrada dos chamados "nômades digitais" – pessoas que atuam remotamente em empresas estrangeiras. A lei publicada no final de setembro no Diário da República permite a estada temporária ou de residência. As informações são do portal G1.

Para conseguir entrar no território português, essa população deve comprovar que recebe pelo menos quatro vezes o valor atual do salário-mínimo de Portugal, totalizando € 2.820, equivalente a R$ 14.496,21.

Além disso, é preciso ter documentação que comprove relações trabalhistas no país, como promessa de contrato de trabalho; declaração de empregador a comprovar o vínculo laboral; e, nas situações de exercício de atividade profissional independente, um dos seguintes documentos: contrato de sociedade; contrato de prestação de serviços; proposta escrita de contrato de prestação de serviços; ou documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades.

A atualização prevê a possibilidade de familiares do trabalhador também receberem o visto. A iniciativa se trata de "medidas de promoção do reagrupamento familiar", diz a lei.

A proposta teria como fim evitar a dupla tributação do "nômade digital" em Portugal e no país de origem, de acordo com Jaime Esteves, advogado especialista em direito fiscal ao jornal CNN de Portugal.

Ainda no começo de setembro, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou um acordo de mobilidade que vai acelerar os processos de entrada de pessoas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui o Brasil.

Mesmo antes da medida, os brasileiros já não precisavam de visto para entrar em Portugal, devido às regras de entrada nos países europeus do Espaço Schengen. Por outro lado, poderiam ter a sua entrada negada pela falta de documentos, como os do seguro-viagem e passagem de volta.

Moral, religião e ataques violentos dominam grupos de conversa no 2º turno

  • Folhapress
  • 15 Out 2022
  • 17:09h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Se as conversas em grupos de militância de WhatsApp e Telegram contemplavam pouco as propostas dos candidatos durante o primeiro turno, elas desceram alguns graus na escala de salubridade do debate político desde a virada para o segundo turno.

Antes dominado por mentiras sobre urnas eletrônicas e ataques a instituições, o cenário de desinformação eleitoral do segundo turno foi inundado por pautas ligadas à religião e à moral, com acusações de que adversários são anticristo, satânicos ou canibais. A dinâmica dos grupos se retroalimenta com as campanhas oficiais.
 

Embora as mensagens que associam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à corrupção ainda prevaleçam como um dos principais argumentos de reforço do voto bolsonarista, acusações de que o petista não é cristão e mentiras recicladas sobre "ideologia de gênero", aborto e um falso apoio do PT ao crime organizado colaram no discurso de grupos pró-governo.
 

"Ouçam o glorioso padre Léo quando Lula tentou legalizar o aborto no Brasil no seu primeiro mandato. Vamos baixar e espalhar este vídeo por tudo. Lula é cristão da boca para fora" diz uma mensagem compartilhada mais de 80 vezes no Telegram, acompanhada de um vídeo. "Se for para ser católico como se diz católico, o senhor presidente da República é melhor ir viver no quinto dos infernos", diz padre Léo.
 

Nos grupos, o aborto nunca é relacionado à pauta de saúde pública, sempre à cristã, com discursos de forte apelo emocional e menção recorrente da "guerra espiritual".
 

"Damares Alves and the island of Marajó, Brazil", um vídeo de 34 minutos, legendado para o inglês, passou a ser muito compartilhado após a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ser pressionada a prestar detalhes sobre os casos de exploração e abuso de crianças no Pará que ela denunciou em um culto lotado de fiéis.
 

O vídeo, visto mais de 26 mil vezes no Telegram, mostra todo o relato de Damares e a coloca como uma heroína diante da "tentativa de cancelamento" da mídia e de eleitores da esquerda. Termina com imagens desfocadas de crianças em diversas situações de vulnerabilidade e a inscrição #SaveTheChildren.
 

Um dos conteúdos que mais circulou nessa temática é uma lista de perguntas para eleitores indecisos. Ela questiona de modo simplório se as pessoas concordam ou não com tópicos como legalização do aborto, implantação da ideologia de gênero nas escolas e perseguição às igrejas. Considerando grupos de Telegram e WhatsApp, foi difundida cerca de 2.000 vezes no segundo turno.
 

Os dados são do Observador Folha/Quaest, que monitora 465 grupos públicos de Telegram e 1.346 de WhatsApp. O período analisado é de 3 a 13 de outubro.
 

Além de Damares, o pânico moral é influenciado por figuras centrais da campanha, como o senador Flávio Bolsonaro (PL), que voltou a compartilhar conteúdos sobre o material contra a homofobia pejorativamente chamado de kit gay, uma das principais fake news da eleição de 2018, nesta semana.
 

"Os covardes rastejarão como serpentes, comerão insetos e herdarão o inferno" afirma um texto viral lido, no mínimo, por 12 mil pessoas.
 

Uma lista que beira o surrealismo diz que um eventual governo petista proibiria o consumo de carne, desapropriaria empresas e imóveis, criaria "uma milícia composta de mais de 500 mil presidiários para atuarem como braço armado do governo", fecharia igrejas e decretaria o fim de símbolos nacionais. A mensagem foi encaminhada mais de cem vezes nos grupos.
 

Além de mensagens com forte apelo emocional sobre aborto, são frequentes os pedidos para que lideranças cristãs convoquem fiéis a favor de Jair Bolsonaro (PL). A associação de Lula ao crime organizado, incluindo links de um comentarista da Jovem Pan que faz tal relação, também cresceu, especialmente após a visita do petista no Complexo do Alemão, no Rio.
 

Em evento no dia 12, Lula usou um boné com a sigla "CPX". A inscrição é a abreviação da palavra "complexo", nome dado a conjuntos de favelas, e não uma gíria falada por traficantes de drogas, como foi disseminado nas redes sociais.
 

Do lado de apoiadores de Lula, os ataques a adversários são mais concentrados em uma narrativa por vez e, na maior parte, estão em linha com o discurso das inserções na TV. Além das críticas à gestão do presidente na pandemia e da associação do candidato à corrupção, ataques a Damares e o apoio de criminosos a Bolsonaro, como o goleiro Bruno, foram incorporados na narrativa dos grupos no segundo turno.
 

Há, também, um rescaldo de vídeos e textos que ligam o atual chefe do Executivo à maçonaria e ao canibalismo, temas que viralizaram na semana passada e que permanecem em circulação em grupos bolsonaristas.
 

O que chama mais a atenção na esquerda, menos ativa e capilarizada do que a direita no Telegram, não são fake news, mas a infiltração em grupos e a disseminação de spam pró-Lula em grupos adversários, o que não era tão comum no primeiro turno.
 

Uma das mensagens mais virais da esquerda, segundo a Quaest, é uma que repete várias vezes o número 13. Ela foi difundida mais de 300 vezes por infiltrados. Outra que apenas diz "Gados Otários Cornonaro Broxa 2022" aparece mais de 170 vezes.
 

Em relação ao conteúdo, a militância tem divulgado vídeos como um da eleição de 2018 que diz que "Bolsonaro já admitiu ter batido em mulher". Trata-se do resgate de uma notícia do Jornal do Brasil, de 1998, em que uma mulher chamada Conceição Aparecida relata ter sido agredida pelo então deputado, que, ao jornal, confirma.
 

Frases de Bolsonaro como "minha missão é matar" e "esse dinheiro do auxílio moradia eu usava para comer gente" são ditas por crianças em outro vídeo disseminado pela esquerda e usado em uma inserção do PT. "Se o seu candidato fala, seu filho pode falar também", diz a propaganda, vista por cerca de 8.000 pessoas nos grupos monitorados pela reportagem.

CONTINUE LENDO

Sudoeste: Duplo homicídio é investigado pela polícia no sudoeste da BA; uma das vítimas tinha apenas 16 anos

  • g1 BA
  • 15 Out 2022
  • 14:54h

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jequié

Dois homens foram assassinados a tiros em Jequié, no sudoeste da Bahia, na noite de sexta-feira (14). As vítimas foram identificadas como Jadiel Santos Silva, 29 anos, e Roger Silva Barbosa, 16 anos. A polícia informa que ambos eram irmãos de criação.

Em nota, a Polícia Civil afirma que as informações iniciais são de que cinco pessoas armadas efetuaram disparos contra Jadiel Silva. Na tentativa de proteger o irmão de criação, o adolescente Roger Silva se envolveu na ação e também foi atingido.

Também por meio de nota, a Polícia Militar diz ter sido acionada por volta das 20h40 para atender um chamando na Rua X, na localidade conhecida como Curral Novo. Os militares isolaram o local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica para perícia e remoção dos corpos.

A autoria e motivação dos crimes são apuradas na 1ª Delegacia Territorial de Jequié. Testemunhas serão intimadas e imagens de câmeras de segurança analisadas.

Bahia: Professora é agredida por mãe de aluno durante reunião

  • g1 BA e TV Subaé
  • 15 Out 2022
  • 09:07h

Foto: TV Subaé

Uma professora de Santo Antônio de Jesus foi agredida pela mãe de uma aluna durante uma reunião na Escola Municipal Florentino Firmino de Almeida, onde trabalha. O caso aconteceu no dia 5 de outubro, dias após um ouro professor da cidade ser chamado de 'macaco' por aluna.

A TV Subaé, filiada da TV Bahia em Feira de Santana, procurou a mãe do estudante. Ela confirmou as agressões e disse que perdeu a cabeça durante a reunião, mas que sabe que isso não justifica a sua atitude. Além disso, a mulher reclamou do atendimento e afirmou que não se sentiu acolhida pela equipe pedagógica.

Segundo a professora agredida, Iamá Vilas Boas, a reunião foi marcada para falar sobre o comportamento do aluno, que a havia desrespeitado na sala de aula.

"Desde que chegou na escola, ela não aceitava ouvir o que eu e a diretora queríamos falar sobre o comportamento do aluno. Eu falei: 'você está aqui para ouvir, seu filho me desrespeitou'. Ela então levantou a mão e disse que 'ele é assim mesmo'", contou.

Após ouvir a resposta da mãe, a professora respondeu que entendia o motivo do jovem se comportar de forma desrespeitosa.

"Quando falei isso, ela me esbofeteou, me pegou pelo pescoço e me arranhou. As minhas colegas de trabalho vieram ajudar e a levaram para outra área da escola, onde ela continuou difamando a minha imagem", afirmou.De acordo com a delegada de Santo Antônio de Jesus, Corina Lopes, a professora registrou o boletim de ocorrência no mesmo dia e agora a polícia aguarda apenas o laudo de lesão corporal para encaminhar o caso para a Justiça. As pessoas envolvidas já foram ouvidas e as imagens das câmeras de segurança da escola foram solicitadas.

"Esse caso caracteriza uma lesão leve, mas o que nos surpreendeu foi ele ter acontecido dentro de uma escola", afirmou a delegada.

Durante a investigação da polícia, a professora conta com o apoio jurídico e psicológico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). A professora e representante da APLB, Conceição Maria Sampaio, afirma que a comunidade educativa pede justiça pela professora,

"O advogado acionou a secretaria de educação para tomar medidas educativas no contexto. Estamos de braços dados, porque se não resolvermos o caso da professora Iamá, quantos professores irão apanhar?", disse.

CONTINUE LENDO

Governo da Bahia anuncia publicação de decreto que transfere feriado do Dia do Servidor para novembro

  • g1 BA
  • 15 Out 2022
  • 07:05h

Foto: Giuliano Gomes/PRPress

O Governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (14), que vai publicar no Diário Oficial de sábado (15) o decreto que transfere o feriado do Dia do Servidor Público Estadual, celebrado em 28 de outubro, para 11 de novembro.

A medida altera o expediente em repartições públicas estaduais, com exceção dos serviços públicos considerados essenciais e cuja prestação não admita interrupções.

De acordo com o governo, a decisão visa garantir a todos o exercício pleno da democracia, com a participação no segundo turno das eleições, no próximo dia 30 de outubro.

Universidade Federal da Bahia integra ranking de melhores universidades do mundo

  • g1 BA
  • 14 Out 2022
  • 18:09h

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é uma das 62 universidades brasileiras que estão no ranking de melhores universidades do mundo. A relação das instituições de ensino foi divulgada nesta semana pela consultoria britânica Times Higher Education. O Brasil é o país da América Latina com o maior número de representantes.

O ranking é feito com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional. Pelo número de universidades na lista, o Brasil ficou à frente do Chile e do México, com 23 e 22 instituições, respectivamente.

O Brasil também é o único país do continente entre as posições 201-250, ocupada pela Universidade de São Paulo (USP), mais bem colocada entre as brasileiras.

 

A Ufba ficou na posição 1.306, na faixa entre a 1.201 e 1.500 melhores. Neste mesmo bloco também estiveram presentes as brasileiras Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Unisinos.

CONTINUE LENDO

Brumado: A Company Design é uma das melhores opções da cidade

  • Brumado Urgente
  • 14 Out 2022
  • 16:39h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Há mais de 4 anos no mercado, a Company Design é uma das melhores opções em Brumado no quesito qualidade, requinte, beleza e custo-benefício. A loja está localizada no coração da cidade, próximo ao Banco do Brasil e a Igreja Matriz na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, nº 250.

 

Além de móveis convencionais, estofados, colchões, tapetes, acessórios para casa e comércio, completa linha de móveis para escritório, cozinhas moduladas e quartos modulados. A loja também conta com uma Design exclusiva para auxiliar o cliente a fazer as melhores escolhas na hora da compra, alinhando a compra ao perfil individual de cada cliente, fazendo assim, o casamento perfeito entre a mercadoria comprada e o espaço do cliente.

 

A Company Design possui uma loja com estoque variado, com entregas ultrarrápidas, e excelentes condições de pagamentos. A Company Design aguarda a sua visita, acompanhe também as novidades no instagram.com/moveis_company/, e fique por dentro de tudo!