Rui Costa autoriza recuperação de 83 quilômetros de rodovia em Tanque Novo

  • 27 Nov 2017
  • 16:00h

Foto: Manu Dias | GOVBA

A recuperação da rodovia BA-156 foi autorizada pelo governador Rui Costa, no último sábado (25), no município de Tanque Novo, no sudoeste. No total, serão asfaltados 83 quilômetros, desde o entroncamento da BA-152, em Caturama, passando por Botuporã e Tanque Novo, até o entroncamento da BR-430, em Igaporã. A obra irá beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas. Rui comentou sobre a importância do investimento. “Nós estamos assinando a ordem de serviço, estamos anunciando R$ 13 milhões para, eu diria, refazer a estrada, já que em alguns trechos o asfalto nem existe mais. Essa é uma estrada de passagem e interligação de vários municípios, e nós vamos, com muito esforço, superando as dificuldades que o Brasil passa”.

Musculação por que? Para que? E para quem?

  • Vitor Cotrim
  • 27 Nov 2017
  • 15:00h

Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente

Por que musculação? Porque é a atividade física mais segura e eficiente que existe quando se trata de mudanças corporais e benefícios a saúde, pois podemos mensurar todas as valências físicas, tais como intensidade, volume, amplitude, cargas etc., além da possibilidade de corrigir a postura durante o exercício. Na musculação você queima mais gorduras e calorias, uma vez que quanto mais músculos você tem maior será o gasto calórico Para que? Para melhorar o sistema motor, prevenção de lesões musculares em atletas, melhorar a força e o equilíbrio em idosos, também como medida profilática na prevenção de doenças, fortalecimento dos ossos e uma melhor saúde para o coração. Além de mudança na sua aparência física e autoestima Para quem? Para todas as pessoas, pois a musculação pode ser adaptada para crianças, idosos, adolescentes, pessoas com patologias crônicas, com alguma deficiência física, afinal a musculação é universal. Mas apenas quando devidamente bem orientada por um profissional de Educação Física.        

Brumado: Caminhada Passos que Salvam reúne milhares de pessoas em prol à prevenção do câncer

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 14:00h

No final da tarde do último domingo (26), foi realizada em Brumado, a caminhada “Passos que Salvam” em apoio à prevenção e tratamento do câncer InfantoJuvenil. O evento conseguiu vender 1470 kit´s e reuniu milhares de pessoas em torno de seu objetivo principal que é divulgar os sinais e sintomas da doença e a importância do diagnostico precoce. O projeto celebrou uma parceria da cidade, através do CAASE (Casa de Apoio as famílias dos pacientes com câncer – Barretos/SP) com o Hospital do Câncer de Barretos, que já obteve resultados expressivos, fazendo com que pacientes brumadenses pudessem ser transferidos para essa unidade médica. Todo dinheiro arrecadado durante o evento foi destinado ao Hospital de câncer infantojuvenil em Barretos e, logo após a caminhada, houve ainda shows com Fann Estourado, DJ Pantera e a participação de Moni Viana. Além de Brumado, esse evento é realizado em várias outras cidades.

Conquista: Estudante Universitário é preso por tráfico de cocaína

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 13:00h

Foto: Divulgação

Na noite deste domingo (26), um estudante universitário, de 28 anos, foi apreendido pela policia suspeito de tráfico de drogas. De acordo com informações, a guarnição do PETO da 78ª CIPM suspeitou de um carro estacionado e ao fazerem a abordagem ao veículo foram encontradas 13 petecas de cocaína. Na abordagem o estudante afirmou ser usuário e por isso estaria com a droga, mas os compradores da mercadoria foram localizados e surpreendidos pela guarnição e destacaram que comprariam a cocaína com o universitário. Logo após, o estudante e os suspeitos foram encaminhados ao DISEP. Foram apreendidos ainda celulares e uma quantia em dinheiro.

Prazo para pagar IPVA de veículos com placa de final zero acaba nesta segunda

  • 27 Nov 2017
  • 12:00h

Foto: Exame / Abril

Para proprietários de veículos com placas de final zero, o prazo para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) encerra nesta segunda-feira (27). Este é o último dia tanto para o pagamento em cota única quanto para a última parcela, no caso de quem optou por dividir a quantia em três vezes. Os contribuintes devem efetuar o débito nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco do Bancoob, com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos. É necessário também quitar a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavam. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) ressalta que o boleto de pagamento do IPVA não será encaminhado aos contribuintes. Em caso de dúvidas, o recomendado é entrar em contato com a Sefaz através do 0800 071 0071. O calendário anual do imposto pode ser consultado no site da secretaria (clique aqui), na aba Inspetoria Eletrônica e, em seguida, no campo “IPVA”.

Brumado: Adolescente é apreendido portando drogas

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na tarde do último sábado (25), durante rondas realizadas pelo Pelotão Tático Operacional (PETO) da 34ª CIPM, no Conjunto Habitacional Brisas II em Brumado, um jovem foi identificado com atitudes suspeitas. Durante a abordagem realizada pelos policiais, um adolescente de 17 anos estava com 18 embalagens de substância similar a cocaína. O menor foi aprendido e encaminhado  juntamente com os entorpecentes à  20ª Coorpin.

Brumado: Casal é flagrado com drogas e moto com restrição de furto

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 10:00h

Foto: Divulgação l PM/BA

Um casal foi preso em flagrante neste sábado (25), em flagrante por estarem portando droga e conduzir uma motocicleta com restrição de furto em Brumado. De acordo com informações da Policia, ao serem surpreendidos, no bairro Santa Tereza, um dos ocupantes jogou a droga fora e fugiram na embalagem encontrada pelos militares continha 47g de maconha. Ao tentarem fugir, o condutor perdeu o controle da motocicleta e caiu com a passageira, que está grávida. Após serem atendidos no Hospital os dois foram encaminhados à cadeia pública e estão a disposição da justiça.

Acidente grave é registado entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé, três pessoas vieram a óbito

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 09:00h

Foto: Blitz Conquista

Um grave acidente foi registrado ainda na madrugada desta segunda-feira (27) entre uma caminhonete e um caminhão baú, no km 344, da BA 262, trecho muito movimentado entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé. O acidente acabou vitimando três pessoas. A colisão foi frontal e de acordo com informações o motorista da caminhonete teria invadido a pista contrária e colidindo frontalmente com o caminhão. As três pessoas que estavam na caminhonete vieram a óbito na hora. Os ocupantes do caminhão tiveram ferimentos leves. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

Polícia prende um dos envolvidos em assalto a joalheria de Brumado em Bom Jesus da lapa

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2017
  • 08:16h

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Policiais Militares da 38ª CIPM, cumpriram mandado de Prisão Temporária, que foi expedido pelo Juiz Titular da Vara Criminal da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, a Elielber dos Santos Ferreira, 25 anos, suspeito de ser um dos autores do roubo à joalheria em Brumado. . Os Investigadores da Polícia Civil de Brumado (20ª COORPIN), com o apoio dos Policiais Civis (24ª COORPIN) e Militares de Bom Jesus da Lapa conseguiram identificar os autores do crime, pela análise de imagens das câmeras de monitoramento. O outro autor, já identificado pela Polícia Civil de Brumado, continua foragido. Os Policiais do PETO da 38ª CIPM ainda recuperaram em poder de Eliélber um relógio, uma pulseira de ouro, uma pulseira de prata e apreenderam um tablete de maconha. 

Vitória da Conquista: Cristo será Iluminado?

  • 27 Nov 2017
  • 08:05h

Foto: Divulgação

É comum o conquistense aguardar os festejos natalinos para apreciar a decoração da cidade, principalmente a iluminação da Praça Tancredo, um dos principais cartões postais da capital do sudoeste da Bahia. A cada ano que passa a praça mais bonita do interior do estado fica mais bonita, bem cuidada e chega ao seu ponto máximo durante o Natal, quando os nativos e turistas vão apreciar os efeitos da iluminação e as manifestações culturais alusivas ao nascimento de Cristo. A prefeitura deverá começar nos próximos dias a preparar o espírito do conquistense para as festas de final de ano, e começa pela iluminação. As festividades não serão concentradas no Glauber Rocha, mas em três locais, segundo informações da secretária de Cultura e Turismo. As Praças Tancredo Neves, Nove de Novembro e Mármore Neto receberão atenção especial, onde artistas locais estarão se apresentando. Existe uma expectativa muito grande por parte do conquistense em relação ao Cristo edificado na Serra do Piripiri, uma obra do escultor Mário Cravo. “Será iluminado? Ele é tão lindo! Chama atenção de todos que visitam a nossa cidade. É visto de longe. Sempre foi um orgulho pra gente. Bem que o prefeito poderia nos dar esse presente”, disse uma senhora ao telefone na última sexta-feira. As manifestações favoráveis a iluminação do Cristo são grandes e espontâneas. Tem tudo a ver com o possível tema que a prefeitura adotará: Natal de Luzes!

Belo Campo: Professor e alunos são premiados nas Olimpíadas de Matemática 2017

  • 27 Nov 2017
  • 07:35h

Quatro alunos da Rede Pública de Ensino da cidade de Belo Campo são premiados por seus desempenhos nas Olimpíadas de Matemática de 2017. Os alunos Caíque Freire de Morais (CMBC), Pedro Gabriel Lima Santos (Colégio Leoni Lima), Márcio Campos Silva Filho (Colégio Roberto Santos) receberão menções honrosas e o aluno Gustavo Rocha Silva receberá medalha de bronze por seu desempenho na OBMEP deste ano de 2017. É a primeira vez que alunos das escolas públicas de Belo Campo são premiados, e o mais curioso: são alunos das três escolas de Ensino Fundamental II que participaram das provas dos níveis I, II e III das Olimpíadas. Além dos alunos, Sebastião Cordeiro Costa (CMBC) também receberá um prêmio por ser o professor do aluno Gustavo, ganhador da medalha de bronze.

Bahia é o estado menos branco e mais preto do Brasil

  • 26 Nov 2017
  • 19:00h

Foto: Reprodução/ ONU

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), apontaram que a Bahia é o estado o menor número de brancos (17,8% da população) e o maior índice de pretos (20,0% da população) do Brasil. A pesquisa apontou que em 2016, enquanto no Brasil 44,8% da população se declaravam brancos, na Bahia essa proporção não chegava a 1 a cada 5 pessoas e atingia o menor patamar do país. No estado, existem cerca de 2,7 milhões de pessoas que se auto declararam brancas e pelo menos 3  milhões que se declaravam pretos. O IBGE apontou ainda que na Bahia, os pardos são maioria, representando 61,5% da população (cerca de 9,4 milhões de pessoas), número superior a média nacional (46,7%). De acordo com os dados, ao somar o número de pretos e pardos eles representavam 81,4% da população do estado, número equivalente a cerca de 12,4 milhões de pessoas, o que representa o segundo maior percentual entre os estados, um pouco menor apenas que o do Pará (81,5%) e estatisticamente empatado com o Acre (81,4%).

Brasil registra queda de quase 1,14 milhão de linhas fixas de telefone

  • 26 Nov 2017
  • 17:00h

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje (24) que o Brasil registrou 41.106.021 linhas fixas de telefone em setembro de 2017, o que corresponde a uma redução de 1.135.158 (-2,69%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Enquanto as linhas das concessionárias da telefonia fixa apresentaram queda de 1.056.716 linhas (-4,23%), as empresas autorizadas perderam 78.442 acessos (-0,46%) no período. Entre as autorizadas, a TIM, com a entrada de 199.651 novas linhas, apresentou o maior crescimento nos últimos 12 meses, de 38,57%, seguida da Algar Telecom, com mais 70.283 novas linhas (28,55%), e da Oi, com 15.279 novos acessos (9,68%), conforme dados da Anatel. As concessionárias que apresentaram crescimento no período foram Algar Telecom, com 21.035 novas linhas (2,87%), e a Claro, com a adição de 177 novos números (10,79%). As demais registraram redução.

Anatel inicia em maio bloqueio de celulares piratas

  • 26 Nov 2017
  • 15:00h

Foto: Reprodução / Tecmundo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dará início ao bloqueio de celulares piratas no Brasil a partir de maio de 2018. As notificações começarão em 22 de fevereiro. Na primeira etapa, a medida atingirá os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e em Goiás. As demais regiões do país sentirão o impacto da ação em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019. Os celulares piratas são aqueles que não foram certificados pela Anatel ou que têm o International Mobile Equipment Indentity, o IMEI, número de identificação do aparelho, clonado, adulterado ou fraudado de alguma maneira. Segundo o G1, também poderão ser bloqueados tablets e máquinas de cartão de créditos que usam chip e acessam a rede de dados das operadoras. Por outro lado, nem todos os equipamentos irregulares serão bloqueados pela agência. A regra prevê um período em que usuários desses aparelhos comecem a ser notificados da medida. Os que entrarem na rede das operadoras antes de começarem as notificações não sofrerão bloqueio. Apesar da decisão, a Anatel não informou quantos aparelhos irregulares estão em operação no país, mas as operadoras avaliam que cerca de um milhão de novos aparelhos considerados piratas entram nas redes das prestadoras mensalmente. Segundo cronograma da Anatel, Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão início dos bloqueios em 8 de dezembro de 2018, com notificações previstas para 23 de setembro. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e os estados das regiões Norte e Nordeste têm bloqueio previsto para 24 de março de 2019, com notificações a partir de 7 de janeiro de 2019.

Bahia terá R$ 186,4 milhões para auxiliar os municípios com equilíbrio das contas

  • 26 Nov 2017
  • 13:03h

Foto: Divulgação / UPB

Dos R$ 2 bilhões cedidos aos municípios brasileiros por meio da liberação da medida provisória emergencial do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), as cidades baianas terão R$ 186,4 milhões para ajudar a equilibrar as contas. O recurso foi resultado da reinvindicação dos prefeitos brasileiros que realizaram protesto, na capital federal, na última quarta-feira (22). O AFM auxiliará os municípios em áreas prioritárias como pagamento de décimo terceiro salário, prestadores de serviços, fornecedores e a manutenção dos serviços de saúde, educação e assistência social. Segundo o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, a luta agora é que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja liberado pelo Governo do Estado em dezembro. "Nossa luta é constante e contínua. Vamos batalhar, agora, para que o Governo do Estado da Bahia faça a antecipação do repasse o ICMS de janeiro/2018 para dezembro deste ano. Isso vai ajudar no fechamento das nossas contas”, falou Ribeiro.