Brumado: motociclista não resiste aos ferimentos e vem a óbito após queda na Ponte do São Jorge

  • Brumado Urgente
  • 22 Fev 2021
  • 07:34h

O acidente atraiu inúmeros populares | Fotocomposição: Brumado Urgente

Os acidentes envolvendo motocicletas continuam liderando as ocorrências do sistema viário em Brumado, sendo, infelizmente, acompanhado de vítimas fatais. Um acidente ocorrido por volta das 17h30m deste domingo (21) na Ponte do Bairro São Jorge foi mais um desses, onde o condutor de uma motocicleta perdeu a direção e acabou colidindo com o “guard rail” e indo ao solo. Segundo informações apuradas pelo Brumado Urgente ele teria tido um mal súbito e perdeu o controle da moto. Na queda ele teve um forte impacto, o que pode ter causado um traumatismo cerebral. De prenome Natalício, mas conhecido pelo apelido de “Quinho”, ele tinha 36 anos e foi levado com urgência pela equipe do SAMU 192, mas acabou não resistindo aos ferimentos vindo a óbito na sequência. Ele estava trabalhando na construção da Faculdade de Medicina e era muito querido por amigos e familiares. Ele deixa esposa e uma filha pequena. Os nossos sentimentos à família enlutada.

Brasil tem que aumentar vacinação em 11 vezes para conter coronavíus em um ano

  • Redação
  • 22 Fev 2021
  • 06:59h

Atualmente, o país consegue imunizar uma média de 185 mil pessoas por dia | Foto: Reprodução

Para conseguir conter as contaminações pelo novo coronavírus em um ano, o Brasil terá que ampliar a vacinação em quase 11 vezes e atender 2 milhões de pessoas por dia. A previsão foi feita por um estudo publicado em fevereiro pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Atualmente, o país consegue imunizar uma média de 185 mil pessoas por dia. Para ampliar a cobertura vacinal, seria necessário aumentar 10,7 vezes o número de vacinados diariamente contra a doença. A meta, contudo, pode demorar a chegar, isto porque parte das cidades do país já paralisaram a vacinação por falta de doses.

Governo divulga lista das cidades com novo toque de recolher que se iniciará às 20h

  • Redação
  • 22 Fev 2021
  • 06:55h

(Foto: Reprodução Youtube)

A circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais passam a ficar restritos em 381 cidades baianas. O decreto nº 20.233, que instituiu o toque de recolher em grande parte da Bahia, foi atualizado pelo Governo do Estado neste domingo (21). A região oeste é a única exceção Foram incluídos os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Caém, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Canarana, Capim Grosso, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jacobina, João Dourado, Jussara, Lapão, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Piritiba, Presidente Dutra, Quixabeira, São Gabriel, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Uibaí, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Xique-Xique. A restrição na circulação das pessoas compreende o período das 20h às 5h. O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas deve ser encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. A medida vale até o dia 28 de fevereiro.

Brumado: Músico brumadense Chiquinho Amorim foi um dos ganhadores do festival on-line “Varanda dos Festivaleiros” em Minas Gerais

  • 21 Fev 2021
  • 18:47h

Foto: Divulgação

O músico instrumentista brumadense Chiquinho Amorim, mais uma vez, esteve divulgando o nome da cidade de Brumado, mostrando a riqueza da nossa cultura musical ao conquistar uma premiação no Festival on-line "Varanda dos Festivaleiros", no estado de Minas Gerais com a canção "Trama", do saudoso compositor Edilson Dhio, ao lado do grande intérprete conquistense Ítalo Silva.

Incansável incentivador de festivais, não só como participante, mas também como produtor, Chiquinho Amorim, desde 2012, busca difundir a boa música, pois acredita no poder da cultura como um importante instrumento na transformação de um povo.

Nova companhia aérea, Itapemirim inicia operações em março

  • 21 Fev 2021
  • 14:38h

Empresa famosa pelo transporte rodoviário terá hubs nos aeroportos de Brasília, Cofins (MG) e Guarulhos (SP) | Foto: reprodução Instagram da companhia

Aterrisou neste sábado, em Natal (RN), a primeria aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos, um airbus A320. A empresa planeja iniciar operações daqui a 27 dias, voando entre as capitais São Paulo , Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Fortaleza. O olhar mais atento ao nome não se engana. O grupo que controla a nova companhia do setor aéreo brasileiro – e que nasce em um momento de crise e muitas indefinições no cenário econômico – é o mesmo que opera o mercado rodoviário. Os hubs serão Segundo a empresa, o foco é iniciaremos as operações no transporte aéreo com grande foco no atendimento dos nossos passageiros, iniciando um novo marco de qualidade e de competitividade nos principais mercados que atuaremos.

Chuva: Lagoa do Clube de Campo Guanambi transborda e peixes descem pela rua; veja vídeo

  • Agência Sertão
  • 21 Fev 2021
  • 11:29h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

As chuvas intensas que caíram em Guanambi no fim da tarde deste sábado (20) fizeram a lagoa do Clube de Campo transbordar. Foram aproximadamente 85 mm de precipitação entre as 16 e as 18h, causando vários pontos de alagamentos pela cidade.

Esta é a terceira vez que a lagoa transborda desde 2018. A última foi a quase um ano, quando também foram registradas imagens dos peixes escoando pela rua, chamando a atenção de vizinhos do local e de pessoas quem passava pela via. O transbordamento desde sábado foi o mais intenso dos três.

Desta vez, um morador conseguiu capturar mais de meia dúzias de tilápias de tamanho médio e colocá-las em um balde com água. A foto chamou a atenção e foi compartilhada nas redes sociais.

As chuvas intensas que caíram em Guanambi no fim da tarde deste sábado (20) fizeram a lagoa do Clube de Campo transbordar. Foram aproximadamente 85 mm de precipitação entre as 16 e as 18h, causando vários pontos de alagamentos pela cidade.

Esta é a terceira vez que a lagoa transborda desde 2018. A última foi a quase um ano, quando também foram registradas imagens dos peixes escoando pela rua, chamando a atenção de vizinhos do local e de pessoas quem passava pela via. O transbordamento desde sábado foi o mais intenso dos três.

Desta vez, um morador conseguiu capturar mais de meia dúzias de tilápias de tamanho médio e colocá-las em um balde com água. A foto chamou a atenção e foi compartilhada nas redes sociais.

No local sempre existiu a formação do curso d’água no período chuvoso. No entanto, o crescimento da cidade impermeabilizou o solo e fechou as passagens, restando à água apenas a rua para seguir seu percurso.

Além disso, outras lagoas que se conectavam com a lagoa do Clube de Campo foram aterradas e deram lugar a ruas e construções. Hoje, toda vez que chove forte, a água tenta de alguma forma procurar o seu espaço e pode acabar causando transtornos.

Alagamentos

Vários pontos de alagamentos foram registrados em Guanambi neste sábado após o temporal que atingiu a cidade. A situação mais crítica ocorreu mais uma vez no bairro São Francisco, onde a água invadiu casas e estragou móveis e eletrodomésticos.

Também ocorreram pontos de alagamento nas Avenidas Barão do Rio Branco, também no bairro São Francisco, e Deolinda Martins, no bairro Santa Catarina. A água também invadiu casas no bairro Lagoinha e alagou uma pista de caminhada recém construída no bairro Gurungas.

Previsão

Deve continuar chovendo em Guanambi e em toda a região até o fim do mês. Os modelos meteorológicos e os institutos de pesquisa estimam que pode chover entre 60 e 90 mm nos próximos dias. A chuva deve se estender e voltar a se intensificar até meados de março, com pequenos intervalos de estiagem até lá.

Fotógrafo escapa de raio enquanto registrava arco-íris e imagem surpreende: 'Muito perigoso'

  • G1
  • 21 Fev 2021
  • 10:50h

lagra foi feito por fotógrafo em Bertioga, no litoral de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal/Marcus Vinícius da Silva

O fotógrafo Marcus Vinícius da Silva, de 46 anos, flagrou o momento em que um raio caiu próximo a ele, enquanto tentava registrar imagens de um arco-íris, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O resultado foi uma foto que mostra os dois fenômenos ao mesmo tempo. Em entrevista ao G1 neste domingo (21), ele explicou que foi surpreendido pelo raio, e que postou a imagem nas redes sociais como um alerta. "É uma foto carregada de perigo", diz Marcus. Apesar de, agora, rir da situação, ele afirma que o momento foi de muita tensão. Segundo o fotógrafo, ele estava em um condomínio da cidade, fazendo algumas imagens, quando começou um temporal. Após alguns minutos, a chuva parou, e ele avistou um arco-íris. Determinado a fazer uma foto do fenômeno, ele se aproximou de algumas árvores. Quando ia registrar a imagem, foi surpreendido pelo raio, que caiu próximo ao local onde ele estava Silva conta que já havia guardado a câmera que estava usando antes, por conta da chuva. A foto que flagra o raio e o arco-íris foi feita com o celular, que estava em mãos no momento em que ele avistou o arco-íris. O registro foi feito às 17h34 da última terça-feira (16), mas só foi postado nas redes sociais depois. "Sabe aquela foto que a gente não sai para fazer? Então, eu fiz ontem, ao tentar fotografar o arco íris, olha quem apareceu do nada", disse na postagem que fez nas redes sociais. Em seguida, ele pede que as pessoas tenham cuidado ao sair neste período de verão. O fotógrafo, morador da capital paulista, tem visitado a região para fazer um material de paisagens. Para ele, este não é o registro mais bonito de seu acervo, mas foi bastante perigoso. Por isso, ele comemora ter saído ileso. "Eu senti, ali, que foi um perigo enorme. Acredito em milagres, sinceramente", finaliza. A reportagem procurou a Prefeitura de Bertioga para confirmar a incidência de raios na região na data citada. De acordo com a Defesa Civil do município, houve registro de raios em Bertioga na última terça, mas não há confirmação de quantos caíram.

Tributar mais ricos e destinar a programas sociais fortalece economia e promove igualdade

  • TRIBUTAR SUPER-RICOS
  • 21 Fev 2021
  • 09:45h

Estudo divulgado nesta semana pela USP comprova que transferência de renda eleva o PIB e faz bem a toda a sociedade. Campanha Tributar Super-Ricos aponta medidas para superar miséria pós-pandemia | Imagem: Divulgação

Nesta semana foi divulgado um estudo produzido pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (Made-USP) comprovando a importância de taxar os mais ricos para reduzir as desigualdades e sair da crise econômica a partir de medidas tributárias mais justas e progressivas.

Os pesquisadores constataram que uma política de proteção social financiada a partir da tributação do 1% mais rico, com transferência de R$ 125 por mês para os 30% mais pobres, pode ter um impacto positivo de 2,4% no Produto Interno Bruto.

“É perfeitamente possível desenhar um programa que combine redução da desigualdade com aumento do ritmo de crescimento econômico. Esses objetivos não são contraditórios", atesta a economista e professora da USP, Laura Carvalho, autora do estudo juntamente com Rodrigo Toneto e Theo Ribas.

Distribuir renda aos mais pobres têm efeito multiplicador na economia. Cada R$ 100,00 transferidos do 1% mais rico para os 30% mais pobres geram uma expansão de R$106,70 na economia, conclui a Nota de Política Econômica nº 008, emitida no dia 15 de fevereiro.

Como a maior parte do ganho adicional dos mais pobres vai para o consumo, uma tributação de R$ 1,00 a mais do 1% mais rico destinados aos 10% mais pobres elevaria o consumo agregado em R$ 0,63, reduzindo a desigualdade com crescimento econômico.

Salvar vidas e mover o país

“É uma das formas mais justas de reduzir desigualdades e movimentar a economia”, resume a presidente do Instituto Justiça Fiscal (IJF), Maria Regina Paiva Duarte. “O que parece óbvio, ficou demonstrado neste estudo. É preciso implementar urgentemente maior tributação sobre os mais ricos”, confirma a auditora-fiscal aposentada.

As conclusões do estudo vão ao encontro das ações propostas pela campanha nacional Tributar os Super-Ricos, articulada pelo IJF e outras 70 organizações sociais. Esta frente plural de entidades defende oito projetos de lei para aumentar a arrecadação em R$ 300 bilhões ao ano, taxando apenas 0,03% mais ricos do país: ou seja, 59 mil pessoas entre 210 milhões de brasileiros.

Pessoas físicas que ganham mais de R$ 70 mil mensais, com mais de R$ 10 milhões de patrimônio, ou que tenham recebido heranças e doações historicamente subtributadas, que passam de geração em geração sem contribuírem com os devidos e justos tributos, estão entre os que podem fazer uma contribuição fiscal mais justa.

 Congresso pode promover igualdade

Os articuladores da campanha estão em tratativas com o Congresso Nacional para que essas medidas urgentes, apresentadas em agosto de 2020, sejam pautadas como forma de sair da crise investindo em políticas sociais. A pandemia e a suspensão da renda emergencial acentuaram ainda mais a vulnerabilidade social, jogando 60 milhões na pobreza e 14 milhões no desemprego, exigindo rapidez dos parlamentares.

Entre as propostas da campanha está o fim da isenção dos lucros e dividendos distribuídos nas pessoas físicas e da dedução dos juros sobre capital próprio, mudança nas alíquotas do IRPF, isentando os mais baixos rendimentos e ampliando a taxação para altas rendas, além do aumento da alíquota da contribuição social para os setores financeiro e extrativo mineral, entre outras medidas que também foram sugeridas no pacote.

A crise sanitária aprofundou a crise econômica, que já estava forte antes mesmo do flagelo do coronavírus. Na pandemia, ficou evidente a importância do Estado, que precisa ser fortalecido, ressalta a representante do IJF em artigo publicado essa semana.

“Precisamos de arrecadação. Revogar o teto de gastos que limita recursos para saúde e educação por 20 anos e afeta a população mais pobre e vulnerável, que depende do Estado para sobreviver. Não será possível promover o desenvolvimento econômico inclusivo, que retire o Brasil do mapa da fome, sem recursos para a saúde e sem pagamento de auxílio emergencial. Tributar os super-ricos é uma alternativa justa, solidária e que salva vidas”, conclui Duarte.

 

Combate à Covid-19: Chile vacina cinco vezes mais do que o Brasil

  • Redação
  • 21 Fev 2021
  • 08:22h

(Foto: Reprodução)

Um exemplo de que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil anda em ritmo lento é a situação dos países na América do Sul. No Chile, por exemplo, já vacinaram 14% da população, enquanto no Brasil a porcentagem chega apenas a 2,6%. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, enquanto por aqui a vacinação está concentrada apenas em profissionais da saúde e idosos com mais de 80 anos, o Chile já atinge a população com idade a partir dos 65 anos. Além disso, o país já começou a vacinar professores.

Bahia volta a atingir maior número de pacientes em UTI na pandemia

  • Adriano Villela
  • 21 Fev 2021
  • 07:17h

Nas últimas 24 horas, foram diagnosticaos 4.100 novos casos e 4.051 se recuperaram; 68 mortes foram registradas | Foto: Reprodução

A Bahia enfrenta neste sábado, pelo segundo dia consecutivo, o maior maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 868 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. O boletim epidemiológico deste sábado (20) também registra 68 mortes, o maior número desde 25 de agosto de 2020, quando foram contabilizados 70 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Para reduzir o contágio do novo coronavírus, a Bahia adota desde a sexta-feira (19) toque de recolher entre às 22hs e 5hs. O maior objetivo é evitar aglomerações. Denúncias podem ser feitas nos canais de comunicação oficiais através do 190, ou (71) 3235-0000 (para a capital) e no interior do estado por meio do 181. Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.100 casos de Covid-19 e 4.051 recuperados. Dos 651.484 casos confirmados desde o início da pandemia, 623.069 já são considerados recuperados e 17.287 encontram-se ativos. O estado sofreu 11.128 mortes durante toda a pandemia, representando uma letalidade de 1,71%. Desde 19 de janeiro, o estado vacinou 414.224 pessoas contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 44.855 receberam também a segunda dose. Os dados foram tabulados até as 15 horas deste sábado.

Governo propõe recondução de conselho da Petrobras, mas executivos analisam renúncia

  • por Nicola Pamplona | Folhapress
  • 20 Fev 2021
  • 17:17h

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

O Ministério de Minas e Energia enviou ofício à Petrobras nesta sexta-feira (19) solicitando a convocação de uma assembleia geral de acionistas para substituir no conselho de administração da empresa o atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna.

O governo também indicou a recondução de todos os atuais integrantes do conselho, o que gerou uma pressão em boa parte do colegiado formado por integrantes do mercado, que considera positiva a gestão atual e demonstrou insatisfação com a ingerência na empresa.

O general foi indicado por Bolsonaro para assumir também o comando da companhia, em um movimento que gerou pânico entre investidores. Castello Branco começou a ser fritado pelo presidente na quinta (19) após novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel.
 

O grupo de conselheiros ligados ao mercado financeiro considera pedir a renúncia na próxima reunião do conselho, prevista para a terça-feira (23) em que discutirão a troca da diretoria da petroleira. Os mandatos dos executivos vencem em 20 de março, inclusive o do atual presidente.

Nomeações para o conselho têm que ser aprovadas em assembleia de acionistas. No caso da Petrobras, como o governo tem a maior parte das ações com direito a voto, não há possibilidade de derrota na votação. A avaliação do nome de Silva e Luna para a presidência da empresa só deve ocorrer após a sua nomeação ao conselho.

Com Luna e Silva, o conselho da Petrobras passa a ter três militares: o atual presidente, almirante Eduardo Leal Bacellar Ferreira e Ruy Schneider. Este último, porém, tem longa experiência executiva, já tendo atuado na administração de diversas empresas.

Os diretores da empresa também analisarão a ideia de uma renúncia. Dos nove membros da diretoria atual, cinco foram recrutados por Castello Branco em outras empresas.

A forma com que Bolsonaro conduziu o caso gerou críticas entre investidores do mercado financeiro. Sem citar a Petrobras, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) divulgou comunicado sobre "processos de nomeação e destituição de diretor-presidente em empresas estatais".

O IBGC destaca que competência para nomear diretores é do conselho de administração, que deve fazê-lo "de forma independente e protegida de interesses político-partidários".

O texto frisa ainda artigo da Lei das SA que classifica como "abuso de poder de controle as decisões que não tenham por finalidade o interesse da companhia, mas que beneficiem o acionista controlador em detrimento da sociedade, terceiros ou acionistas minoritários".

CONTINUE LENDO

Médica brasileira cria aplicativo que ajuda atendimento em UTIs

  • por Ana Bottallo | Folhapress
  • 20 Fev 2021
  • 15:11h

Foto: Reprodução / TC Online

Imagine aquela cena de filme ou da sua série médica favorita: chega um paciente após um acidente, em estado grave, e vai para a cirurgia ou atendimento clínico. Depois, segue para internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) ou para um centro de terapia intensiva (CTI), onde vai ficar por alguns dias até a recuperação --ou não.

Nesse intervalo, que podem ser horas ou até dias e semanas, diversos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde irão passar na unidade para uma visita --a chamada "round", do termo em inglês, mas também falado de maneira popular entre as equipes médicas aqui no Brasil.

No meio do caminho, plantonistas ou médicos intensivistas trocam de plantão, e a informação do estado do paciente ou suas necessidades de medicação precisa ser repassada diversas vezes, e sem que haja falha no processo de comunicação entre as equipes.

Foi pensando nisso que a médica intensivista Clarice Costa criou o aplicativo Roundover. Com seus mais de 20 anos de experiência na área de medicina intensiva, Costa tinha um sonho de criar algo que facilitasse esse trabalho, por vezes muito estressante e que demanda muito tanto física quanto psicologicamente dos profissionais envolvidos.

A ideia já vinha germinando lá em 2019, antes da pandemia que já assolou mais de 242 mil vidas no Brasil, mas o momento foi perfeito, afinal, com o início de 2021 já marcado por mais de 80% de taxa de ocupação nos leitos de UTI em oito das 27 capitais do país, uma ferramenta que auxiliasse esse atendimento mostrou-se fundamental.

O nome Roundover denota como é o trabalho nessas unidades: uma visita que se perpetua, não se esgota ali com o trabalho de um único profissional. "As equipes dos CTIs atendem muitos pacientes graves e por isso têm um volume de informação muito grande todos os dias. Algumas unidades têm maior rotatividade, então a rotina de comunicação precisa ser estratégica para que essas informações não se percam por conta do volume de dados ao longo do dia", explica.

Funciona assim: cada equipe de unidade de terapia intensiva tem um espaço próprio onde pode se comunicar através do chat, subir exames de imagem e laboratoriais do paciente, marcar ou desmarcar tópicos dentro de uma lista -- por exemplo sedação, medicação em curso, ou como estão os exames de sangue-- e ainda registrar indicadores de gravidade --os escores utilizados para avaliar como está a evolução do paciente, por exemplo.

Para proteger os dados tanto do paciente quanto do hospital, os usuários podem usar números ou símbolos para cada paciente, e somente eles terão acessos aos laudos médicos e exames, evitando assim vazamento de informações e fraudes médicas, como foi observado em alguns hospitais que tiveram seus dados médicos vazados em 2020.

O aplicativo, além de inovador, é o primeiro a concentrar em uma única plataforma informações que podem ser acessadas por toda a equipe médica em todos os níveis de função.

Se, por exemplo, o responsável da equipe quiser saber como está a evolução do pulmão de um paciente que está com ventilação mecânica, ele consegue acessar rapidamente uma imagem de raio-X do órgão no tópico sobre ventilação --ferramenta muito útil para o atendimento dos pacientes internados com a Covid-19.

Por funcionar por meio de senhas seletivas, o chefe da UTI tem acesso a todo o conteúdo, enquanto os médicos de rotina, plantonistas ou outros profissionais têm acesso restrito a suas áreas de atuação. "O Roundover facilita essa comunicação, uma vez que o chefe da UTI pode saber em tempo real como está um paciente, mesmo se ele não estiver no hospital naquele momento", diz a médica.

Uma outra vantagem é um chat interno do aplicativo, permitindo que a equipe tenha uma conversa em tempo real em uma ferramenta profissional, separando assim as conversas mais informais e pessoais para outros aplicativos.

Além das equipes, os administradores de hospital podem também acessar com a função "gestor" --nesse caso, têm acesso às informações do paciente, mas não aos chats de conversa, para manter um ambiente em que as equipes possam conversar livremente.

Até o momento, já foram feitos mais de mil downloads do aplicativo, e há o cadastro de 35 unidades de CTI ou UTI na plataforma, ou cerca de 420 equipes, distribuídas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

A expectativa agora é de ampliação do uso. "Meu objetivo maior com esse aplicativo é auxiliar a equipe médica, do médico plantonista até o chefe de UTI, porque sei como o volume de comunicação pode ser difícil de lidar. Por isso, costumo dizer que é o slogan do app é 'A sua UTI na palma da mão', e é isso que desejo mesmo, uma ferramenta que possa ser usada a beira-leito ou de qualquer lugar", finaliza Costa.

CONTINUE LENDO

Secretário de saúde segue dependente de oxigênio e sem previsão de alta

  • 20 Fev 2021
  • 13:08h

Foto: Reprodução / Twitter de Fábio Villas-Boas

O estado de saúde do secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, segue dependente de oxigênio por catete nasal. A informação foi divulgada em boletim neste sábado (20) pela secretaria da saúde estadual [Sesab]. De acordo com o informativo, o quadro de saúde do secretário evoluiu bem durante a noite desta sexta-feira (19) com uso de corticosteróide venoso.

Ainda não há previsão de alta para o secretário. Fábio Vilas-Boas testou positivo para Covid-19 na última terça-feira (16). O próprio médico informou sobre o caso, diagnosticado através de exame RT-PCR, considerado "padrão ouro" para identificação do vírus (ver aqui).

Infectado pelo coronavírus, Fábio Vilas-Boas é internado em hospital de Salvador

  • Redação
  • 20 Fev 2021
  • 11:25h

O secretário de Saúde divulgou que estava com 25% dos pulmões comprometidos | Foto: A TARDE

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que está infectado pelo novo coronavírus, foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, na noite desta sexta-feira (19). A informação foi divulgada pela Sesab nesta noite. De acordo com a pasta, o quadro clínico dele é estável, porém apresenta dessaturação de oxigênio. Vilas-Boas testou positivo para a doença na última terça (16) e informou nas redes sociais que estava com sintomas leves e que iria cumprir o isolamento em casa. Na quinta (18), ele divulgou que estava com 25% dos pulmões comprometidos. Apesar do resultado, o secretário afirmou que estava com uma forma “leve” da doença.

Luto em Rio de Contas: Morre aos 54 anos a empresária do ramo de hotelaria Silvana Maia

  • Informações do Blog Regional
  • 20 Fev 2021
  • 10:07h

Foto: Reprodução/Rede Sociais

Faleceu na manhã da última quinta-feira (18), a empresária do ramo da hotelaria em Rio de Contas, Silvana Mirian Silva Maia, 54 anos, vítima de uma parada cardíaca. O corpo de Silvana Maia foi velado na Igreja  Senhora Sant'ana. O sepultamento ocorreu no cemitério local. Silvana Maia é irmã de Cícero Maia, atual secretário  Municipal de Turismo.