APLB tem liminar negada e juíza mantém retorno de aulas semipresenciais em Vitória da Conquista

  • Redação
  • 16 Jul 2021
  • 09:45h

(Foto: Reprodução)

O pedido dos professores das redes municipal e particular de Vitória da Conquista de não retornarem às aulas foi negada pela juíza Solange Maria de Almeida Neves, da 1ª Vara da Fazenda Pública do município do Sudoeste baiano. A magistrada optou por manter o Decreto Municipal nº 21.192, que determinou o retorno às aulas semipresenciais na cidade desde segunda-feira (12). O posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do Estado da Bahia (APLB-BA) é  que o retorno às aulas de forma presencial põe em risco toda a classe de professores. Segundo representantes da entidade, "a volta semipresencial das atividades vai expor cerca de 60 mil alunos ao risco de contrair a Covid-19, o que pode implicar em infeção das famílias e dos trabalhadores" A juíza, por sua vez, declarou que “não se ignora que a situação de pandemia, ora vivenciada, impôs drásticas alterações na rotina de todos, mas todavia, em função da gravidade da situação, exige-se a tomada de medidas coordenadas e voltadas ao bem comum, sempre em respeito à competência de cada ente da federação”. O decreto municipal estabeleceu que as escolas devem manter a ocupação de 50% da capacidade, distanciamento mínimo de 1,5 metro por aluno, aferição de temperatura e álcool em gel, entre outros protocolos. Vitória da Conquista registrou, no último boletim epidemiológico da gestão municipal, mais duas mortes pela Covid-19 e confirmou 141 novos casos. No total, o município computa 33.158 casos confirmados e 566 óbitos decorrentes da doença. A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), nesta quinta-feira (15), está em 80%.

PP deseja que Rui se candidate ao Senado para Leão assumir governo, diz Cacá

  • Redação
  • 16 Jul 2021
  • 09:08h

Deputado afirma que partido quer que petista renuncie | Foto: Divulgação

O deputado federal Cacá Leão (PP) revelou que o seu partido deseja que o governador Rui Costa (PT) renuncie ao cargo e concorra ao Senado, para que o seu pai, o vice João Leão (PP), assuma a chefia do estado por nove meses em 2022. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

“O movimento do governador talvez seja o mais importante do cenário político para 2022. Claro que a gente deseja. Não escondo de ninguém. É o nosso desejo, até pela importância do nome do governador. Acho que ele traz um peso importante para a nossa chapa”, disse o parlamentar em entrevista para a TV Câmara.

No cenário que querem os progressistas, o senador Otto Alencar (PSD) seria o vice na chapa encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT). Porém Otto já declarou que pretende concorrer a reeleição.

“Isso vai ser discutido, colocado e nada vai ser feito na ‘tora’. O vice-governador e nem eu podemos ocupar a posição de vice. Isso é arrumação de jogo que vai ser feita, o mais importante é chegar em 2022 com nosso grupo unido e com a chapa mais forte possível montada”, avalia Cacá.

Faroeste: Desembargadora delata 68 pessoas entre magistrados, servidores e políticos

  • Redação
  • 16 Jul 2021
  • 08:33h

(Foto: Divulgação)

A delação da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), menciona 68 pessoas, conforme revelado pela Folha de São Paulo. A delação da desembargadora investigada na Operação Faroeste foi homologada em junho deste ano pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

 Desde que circulou em grupos do Whatsapp uma suposta delação da desembargadora e do filho Vasco Rusciolelli, a família da delatora passou a ser alvo de investida de membros do Judiciário baiano. O advogado de Sandra, Pedro Duarte, também foi alvo de processos movido por magistrados, em uma tentativa de assédio para o documento não ser homologado pelo STJ.. Em setembro de 2020, mãe e filho foram colocados em prisão domiciliar por ameaças de morte. 

Segundo a reportagem, a colaboração tem 39 anexos, e envolve 12 desembargadores, incluindo uma aposentada e 12 juízes. Três desses desembargadores ainda não haviam sido citados anteriormente na investigação. Também são mencionados 15 advogados e 16 funcionários do TJ-BA, além de filhos e parentes de magistrados. A delação cita um parlamentar, empresários e agentes públicos, como o ex-secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa..

A maioria dos anexos envolve o filho da desembargadora, que admitiu ter atuado na negociação de venda de sentenças. Pelo acordo, Sandra e Vasco deverão entregar milhões de reais à Justiça e poderão ser beneficiados com redução de pena.

 A delação ajuda a explicar como foi formado o esquema que envolvia pagamento de propinas para obtenção de decisões judiciais favoráveis na disputa de mais de 300 mil hectares de terras no oeste baiano. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), mãe e filho negociaram propinas de R$ 4 milhões, mas receberam R$ 2,4 mi efetivamente.  Eles foram denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa. O processo está suspenso a pedido do MPF devido a realização da colaboração premiada. Eles ainda não se tornaram réus na Operação Faroeste. 

Ao jornal, o advogado Pedro Henrique Duarte afirma que seus clientes “trouxeram à tona uma dinâmica não somente de fatos relacionados à Faroeste, mas também de outros fatos tantos”. Para ele, “o peso maior que ela [Sandra] carrega nas costas não é o fato de ser a primeira desembargadora [a fazer uma colaboração], mas sim de quebrar um tabu de que o Judiciário é uma caixa preta”, diz ele. “Você não tem noção do conflito que é para ela ter prestado um juramento e ter que trazer mazelas de alguns poucos colegas à tona”, declarou. A delação está em sigilo. Já firmaram delação premiada na Faroeste a desembargadora Sandra Inês, o advogado Júlio Cavalcanti, o produtor rural Nelson Vigolo e o advogado Vanderlei Chilante, além de mais uma operadora do Direito, que ajudou a prender um operador do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio.

Aprovado texto-base de MP que cria documento eletrônico para transporte de cargas

  • Com informações da Agência Câmara de Notícias
  • 16 Jul 2021
  • 08:02h

Os deputados analisam agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar o texto | Foto: Divulgação/SSP-BA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (15) o texto-base da Medida Provisória 1051/21, que cria o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), de emissão exclusivamente digital e obrigatória para autorizar os serviços de transporte de cargas no país.

Os deputados analisam agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar o texto.

A intenção da MP é reunir em um único documento todos os dados, obrigações administrativas, informações sobre licenças, registros, condições contratuais, sanitárias, de segurança, ambientais, comerciais e de pagamento, inclusive valor do frete e dos seguros contratados.

Segundo o texto do relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a unificação de documentos e demais obrigações no DT-e deverão dispensar o transportador ou o condutor do veículo de portar versão física dos mesmos documentos durante o transporte.

Oliver Stone: Prisão de Lula foi projeto dos Estados Unidos

  • Para diretor, governo americano age para desestabilizar líderes latinos
  • 15 Jul 2021
  • 17:36h

(Foto: Reprodução)

O diretor de cinema Oliver Stone acredita que a prisão do ex-presidente Lula (PT) durante a Operação Lava-Jato tenha sido arquitetada pelos Estados Unidos. Segundo o cineasta, a ação foi um plano do governo americano para desestabilizar líderes latinos. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

“Pegaram o Lula com a Lava Jato, foi selvagem, uma história suja”, afirmou Stone, que está em Cannes  para a estreia do seu novo documentário “JFK Revisited: Through the Looking Glass”, sobre a morte do presidente John Kennedy.

Para o diretor, a condenação do petista é consequência do projeto americano de patrulhar o mundo. “É duro, é uma guerra em curso que está acontecendo […] No Brasil, Lula foi para a prisão, eles se livraram do Lula. Eles policiam o mundo”, disparou.

Stone prepara um filme no qual o ex-presidente será o personagem principal e que deve ficar pronto no segundo semestre de 2022.

Carteiros e bancários entram em grupo prioritário para vacinação na Bahia

  • Ailma Teixeira
  • 15 Jul 2021
  • 16:12h

Foto: Reprodução/ bancariosbahia.org.br

Mais duas categorias profissionais foram incluídas para a vacinação prioritária contra a Covid-19 na Bahia. Trabalhadores dos Correios, bancários e correspondentes bancários em atuação no estado poderão ser imunizados sem o critério de idade.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (15), foi acordada na quarta (14), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa composta por representantes do governo estadual e de cada município. Essa aprovação obedece à decisão do Ministério da Saúde, que incluiu as categorias no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO) na última semana,

Com isso, carteiros e bancários se juntam a caminhoneiros, trabalhadores da indústria e do transporte, entre outras categorias profissionais já habilitadas para a vacinação. Atualmente, a Bahia espera receber uma nova remessa de doses na próxima madrugada (veja aqui), mas vale ressaltar que a CIB redefiniu os critérios de aplicação para que 90% das doses disponíveis sejam utilizadas por faixa etária.

Covid-19: Dois estudos no Brasil analisam necessidade de 3ª dose de vacina

  • Redação
  • 15 Jul 2021
  • 11:42h

(Foto: CNN)

São dois os estudos que analisam a necessidade de uma terceira dose ou dose de reforço para as vacinas contra Covid-19 que estão autorizados e em andamento no Brasil. Um está sendo conduzido pela farmacêutica Pfizer e o outro pela Astrazeneca.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Aanvisa) publicou nota, nesta quarta-feira (14), em que esclarece que, até o momento, não há estudos conclusivos sobre a necessidade de uma terceira dose. “Até esta data, a Agência recebeu dois pedidos de autorização para pesquisa clínica que buscam investigar os efeitos de uma dose adicional do imunizante contra a Covid-19”, destacou.  

Desde o mês passado a Pfizer investiga os efeitos, a segurança e o benefício de uma dose de reforço da sua vacina contra a Covid-19. Neste estudo, a dose de reforço do imunizante da Pfizer será aplicada em pessoas que tomaram as duas doses completas da vacina há pelo menos seis meses.  

O estudo da Pfizer foi autorizado pela Anvisa em 18 de junho.  

O segundo estudo é do laboratório AstraZeneca, que foi autorizado nesta semana e que os testes serão realizados na Bahia e mais cinco estados. A farmacêutica desenvolveu uma nova versão da vacina que já está em uso no país, com o objetivo de fornecer imunidade contra a variante Beta, identificada inicialmente na África do Sul.

Um dos braços do estudo prevê que uma dose da nova versão da vacina (AZD 2816) será aplicada em pessoas que foram vacinadas com duas doses da versão atual da AstraZeneca ou duas doses de uma vacina de RNA mensageiro (RNAm) contra Covid-19. Nesse caso, o estudo prevê que essa dose adicional será aplicada em pessoas cujo exame e monitoramento não identificam a produção de anticorpos capazes de atuar contra o novo coronavírus.

Distritão, maior pedida da reforma política, ajuda deputados, mas prejudica a maioria

  • Levi Vasconcelos
  • 15 Jul 2021
  • 10:55h

O prazo final da aprovação é outubro. Teremos barulho | Foto: Reprodução

Sabe o que é Distritão? É mais ou menos assim: a Bahia tem 39 vagas de deputado federal por qualquer partido, e ganha quem tiver mais voto. Assim vai também com as 63 vagas da Assembleia e as 43 da Câmara Municipal de Salvador.

Isso está no bojo como item principal da reforma política que se discute em Brasília, e os baianos lá por nós consultados são unânimes: há todo um clima favorável para aprovar.

O deputado Paulo Azi (foto), presidente do DEM na Bahia, carimba a tese, com a ressalva: ‘Eu sou contra, mas no que depender da Câmara, passa’.

O xis da questão

Azi diz que há um sentimento dos deputados em salvar a própria pele diante da nova legislação que proíbe coligações. Se assim o é, cada partido tem que fazer chapas fortes. E cadê candidatos para preenchê-las?

— O problema do Brasil é o excesso de partidos, em torno de 30. Como achar candidatos com tantos partidos? Esse quadro se configurou com partidos atrás de tempo de televisão e do fundo partidário. É essa a reforma que o Brasil precisa.

Azi faz a ressalva de que, para ele, pessoalmente, seria melhor o Distritão, mas é um modelo em que os eleitos representariam apenas 30%.

— Sou contra o Distritão exatamente por isso, distorce e enfraquece a representatividade da sociedade brasileira. Com os eleitos representando apenas 30% dos votos como indica uma pesquisa, seria muito ruim.

O prazo final da aprovação é outubro. Teremos barulho.

‘Vovô TikToker’, Nelson Miolaro, morre em São Paulo aos 91 anos

  • Redação
  • 15 Jul 2021
  • 09:29h

Aposentado estava internado desde o último dia 8 de julho | Foto: Reprodução Instagram

Nelson Miolaro, conhecido como vovô TikToker, faleceu na na noite desta quarta-feira (14) em São Paulo, aos 91 anos. O aposentado estava internado no hospital Igesp desde o último dia 8 de julho, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.

De acordo com a família, Nelson passou por uma cirurgia no sábado (10), que ocorreu com sucesso, mas teve complicações renais que levaram a morte dele às 23h desta quarta.

Miolaro ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa, Nair Donadelli, de 90 anos, no TikTok e no Instagram, atingindo mais de 2,7 milhões de seguidores nas redes sociais.

Através do perfil dele no Instagram, a família fez uma publicação lamentando o falecimento do vovô TikToker, descrito como “estrela radiante, com um brilho sem igual”.

Para deixar de depender do celular, WhatsApp desenvolve nova função para versão web

  • Com informações do portal G1.
  • 15 Jul 2021
  • 09:13h

Na fase teste, é possível acessar o aplicativo sem o celular estar ligado; entenda como funcionará |

entando deixar de depender do aparelho telefônico para que seus clientes tenham acesso ao aplicativo, o WhatsApp desenvolveu uma nova versão para a versão web.

Ainda em modo teste, será possível que alguns usuários tenham acesso ao aplicativo pelo computador, mas sem a necessidade de o celular estar conectado à internet ou ligado. Contudo, o aparelho ainda servirá como uma espécie de “gerente” da conta, sendo o dispositivo principal.

Por meio da nova função do WhatsApp, será possível acessar o app em até quatro PCs e, em cada um, a plataforma funcionará de forma “independente”. No smartphone, no entanto, a conta continua sendo limitada a um só aparelho.

Segundo anunciou a empresa na quarta-feira (14), o teste será restrito a um pequeno grupo de usuários da versão beta do aplicativo, em todo o mundo. Ainda não há previsão para a função ser liberada para todos.

Antes do teste, ao enviar mensagens do WhatsApp pelo computador, a máquina funcionava somente como um tipo de interface, como se o aplicativo fosse apenas espelhado no PC.

Quem cuida do envio e recebimento de mensagens é o smartphone. Ele é que é responsável pela função de criptografia que embaralha as mensagens e só permite que remetente e destinatário tenham acesso ao conteúdo, por exemplo. Por isso, quando o celular é desconectado da internet ou fica sem bateria, não é possível continuar usando o aplicativo pelo computador.

No teste, o WhatsApp vai usar um sistema para sincronizar as mensagens entre o celular e outros aparelhos conectados, se transformando em um app “multiplataforma”. Para usar o WhatsApp em um computador, continuará sendo necessário escanear um QR Code a partir do telefone, como acontece atualmente.

Mas haverá um passo a mais antes disso: para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital) no smartphone. O objetivo é impedir acessos indesejados, como os que acontecem em clonagem ou roubo de contas. 

Sucesso do Tik Tok, Nelson Miolaro está na UTI em estado delicado

  • 15 Jul 2021
  • 08:38h

Ele ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa | Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido por dublar áudios famosos ao lado de sua esposa no aplicativo Tik Tok, Nelson Miolaro, de 90 anos, sofreu uma queda no banheiro de casa e precisou passar por uma cirurgia. Nesta quarta-feira (14), a família informou que ocorreu tudo bem no procedimento, portanto, nos últimos dias ele apresentou uma complicação nos rins, que ficaram sobrecarregados por conta de anestesia e medicamentos.

“Ele está na UTI e hoje os batimentos cardíacos começaram a cair, teve uma parada cardíaca, assim sendo necessário ser entubado. Infelizmente, o quadro do Vô Nelson é extremamente deliciado”, diz a publicação, que informou que a queda e a cirurgia aconteceram na semana passada.

Ele ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa, Nair Donadelli, no TikTok e no Instagram. Os familiares pediram orações e pensamentos positivos aos fãs do casal. “Por mais que o quadro pareça irreversível, sempre há uma luz e um fio de esperança. Vamos confiar em Deus, orar e pedir por ele”, concluíram.

Bolsonaro vai permanecer internado para tratamento clínico, indica boletim médico

  • Redação
  • 15 Jul 2021
  • 08:00h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai permanecer internado para receber um tratamento clínico conservador. A equipe médica que o acompanha chegou a essa conclusão após avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem.

A informação consta no boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (14). Inicialmente, foi afastada a possibilidade de uma nova cirurgia.

"O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal", disse a nota da unidade de saúde.

A internação do presidente no hospital de Brasília aconteceu na manhã de ontem depois que ele sentiu dores abdominais na madrugada. Já a transferência para São Paulo foi no início da noite, por volta de 18h50. Ele foi para o Vila Nova Star, pois é onde atende o cirurgião gástrico Antonio Luiz Macedo, médico que responde pelo tratamento do presidente desde o episódio da facada sofrida por ele em setembro de 2018 durante a eleição.

Operação Faroeste: Desembargadora ganhou rolex avaliado em meio milhão

  • 15 Jul 2021
  • 07:58h

PGR diz que presente foi dado pelo 'quase-cônsul' Adailton Maturino | Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou a desembargadora do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA) Maria do Socorro Barreto Santiago de ter ganhado um relógio da marca Rolex, com valor estimado em R$ 449 mil. As informações são da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo.

De acordo com a PGR, o presente teria sido pagamento de propina feito por um dos alvos da Operação Faroeste, o ‘quase-cônsul’ Adailton Maturino dos Santos. Maria do Socorro foi solta no mês passado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas Adailton Maturino permanece preso.

Ela é acusada de atuar em benefício do advogado em uma disputa judicial sobre posse de terras no oeste da Bahia. De acordo com a publicação, os investigadores localizaram o rolex em buscas em seus endereços e, após interrogar o vendedor, descobriram que o relógio havia sido vendido para Adailton Maturino, que posteriormente o deu para a desembargadora.

MP-BA denunciou mais de 15 mil casos de violência contra mulheres no 1º semestre deste ano

  • Informações do G1/BA
  • 14 Jul 2021
  • 17:49h

Número corresponde a 82 denúncias diárias, um aumento de cerca de 14% em comparação com 2020, quando 26.469 denúncias foram feitas pelo órgão, uma média de 72 por dia | Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou à Justiça, de janeiro a junho deste ano, 15.079 casos de violência contra mulheres. Esse número corresponde a 82 denúncias diárias, um aumento de cerca de 14% em comparação com 2020, quando 26.469 denúncias foram feitas, uma média de 72 por dia.

Uma das vítimas é uma enfermeira, que foi atacada a facadas pelo ex-marido no bairro de Brotas, há menos de um mês. A tentativa de feminicídio aconteceu durante a manhã, na Avenida Dom João VI. Desde então, o agressor está foragido da polícia.

O crime foi gravado pela câmera de segurança do prédio da família da vítima. Nas imagens é possível ver que o homem se aproxima da enfermeira, quando ela já tinha interfonado para a mãe abrir o portão.

A gravação mostra que a vítima ela tentou se proteger, levantado as mãos. Ela foi ferida cinco vezes, em golpes que atingiram a p

“Ele tinha a escala de trabalho, então ele sabia a hora que ela chegava aqui no prédio. Se posicionou, colocou o carro próximo aqui da residência. Quando ele viu ela chegando aqui no prédio, ele atravessou a rua, veio em direção a ela. Ela ainda perguntou: ‘O que é que você quer?’ Aí ele desferiu o primeiro golpe na mão da minha filha”, conta Raimundo Gonçalves, pai da vítima.

A enfermeira terminou o casamento por causa das violências sofridas, quando o relacionamento ia completar cinco anos. Dois dias antes da tentativa de feminicídio, o agressor procurou a família para se reaproximar da vítima.

 

Fabrício Ferreira da Silva está foragido por ter atacado a ex-companheira a facadas, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Antes de ficar desacordada, a vítima chegou a gritar por socorro. Pessoas que passavam na rua tentaram ajudá-la e o zelador do prédio ouviu a situação, e levou a vítima para o hospital.

“Eu ouvi alguém pedindo socorro, mas não imaginava que era ela. Quando eu cheguei aqui, vi a sacola, e reconheci logo que era dela. Aí quando eu olhei [para o outro lado da rua], estava cheio de gente, ela estava no chão. Aí me chamaram: ‘Vá com ela, vá com ela para o HGE [Hospital Geral do Estado]’”, conta Daniel Zeferino.

Depois do ataque, os médios responsáveis por cuidar da vítima disseram à família que ela nasceu outra vez. A enfermeira passou por cinco cirurgias, e está na casa dos pais, onde se recupera dos fermentos no corpo. O estado emocional, no entanto, ainda preocupa a família.

“Ela está com o psicológico arrasado, e o físico também não está bem ainda. Não tem nem um mês que aconteceu isso. Então o físico e o emocional estão horríveis. Está complicado para a gente lidar com essa situação, porque o emocional dela está nos preocupando. Claro que nós estamos tomando os cuidados e as providências”, disse o pai da vítima.

O caso foi registrado na delegacia, que já ouviu a vítima e testemunhas. A prisão do agressor, Fabrício Ferreira da Silva, também foi pedida e ele é considerado foragido. Ainda segundo a polícia, a Justiça também concedeu medidas protetivas em favor da vítima.

Fabrício e a vítima se conheceram por meio de amigos em comum. Com o tempo de relacionamento, a família dela passou a desconfiar dele, por causa das brigas e discussões, mas nunca souberam de agressão física, antes do ataque.

Malhada de Pedras tem 2° maior alta de Covid após ficar maior período sem casos no estado

  • Francis Juliano
  • 14 Jul 2021
  • 16:39h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Após passar por período mais extenso sem casos de Covid-19 na Bahia (ver aqui), o município de Malhada de Pedras, no Sertão Produtivo, Sudoeste do estado, teve o maior crescimento em números da Covid-19 nos últimos cinco dias. A informação consta na base de dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desta quarta-feira (14). Os casos de novo coronavírus em Malhada de Pedras subiram 10% em quase uma semana.

No dia 4 de julho, o município estava há 17 dias livre de casos confirmados da doença. Ainda conforme a Sesab, Malhada de Pedras - cidade com 8,3 mil habitantes, IBGE 2020 - tem 386 casos, com 9 mortes.

RANKING

No estado, a cidade que teve maior crescimento de casos de Covid-19 nos últimos cinco dias foi Macururé, na região de Paulo Afonso, Norte baiano. A cidade teve 10,42% de alta de casos. Na terceira posição em aumento de casos está Chorrochó, na mesma região de Macururé, com 7,64%.

A quarta posição ficou com Licínio de Almeida, no Sudoeste, com alta de 7,08%; e a quinta com Macajuba, no Piemonte do Paraguaçu, que teve crescimento de 6,65%. 

Nesta quarta, apenas Buritirama e Catolândia, ambas no Oeste, têm os períodos mais longos sem Covid-19 na Bahia. Buritirama não registra casos há 19 dias, e Catolândia, por 18 dias. O tempo de 14 dias é considerado para manifestação de sintomas em pessoas infectadas pelo novo coronavírus.