El Niño pode aumentar sua conta de energia

  • Clima Tempo
  • 03 Jul 2023
  • 15:07h

(Foto: Getty Imagens)

Esteja preparado para um aumento na conta de energia nos próximos meses, especialmente quando a primavera chegar. Não culpe o tempo seco e a falta de chuva típicas do inverno. Todo mundo que trabalha com energia (operadoras, distribuidoras, o ONS, as comercializadoras) sabe que chuva de inverno não enche rio. 

Os reservatórios para abastecimento de geração de energia hidroelétrica estão literalmente abarrotados de água. Tem água saindo pelo ladrão!

“Os últimos dois períodos úmidos tiveram muita chuva nas principais áreas de reservatórios. A capacidade de geração eólica mais do que dobrou nos últimos anos e  a geração solar distribuída (GD) tem segurado a necessidade de aumentar a geração”, explica Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo especialista em previsão de Clima.

No dia 26 de junho de 2023, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão do governo federal responsável por coordenar todas as questões relacionadas com geração e distribuição de energia no Brasil, informou que os quatro subsistemas do país estavam com armazenamento acima de 85%.

Segundo Vinícius Lucyrio, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste está com os maiores índices desde maio de 2011. São os maiores em 12 anos!

Muita água, bons ventos e muito sol

 

Ainda que ao longo do inverno ocorra perda de água por evaporação natural, fazendo com que o nível de água dos reservatórios e rios diminua gradualmente, marcas de armazenamento tão altas assim no início do período normal de estiagem dão uma grande tranquilidade na operação do sistema de abastecimento de energia no país. 

 

Além disso, a previsão para o inverno é de que o subsistema Sul seja beneficiado com chuvas acima da média e mais regulares. No Nordeste, a expectativa para o segundo semestre de 2023 é de mais ventos e aumento na geração de energia eólica. Por fim, o cenário climático também é promissor para a geração de mais energia solar nos próximos meses.

 

Ana Clara Marques, especialista da Climatempo em análises climáticas para o setor de energia comenta: 

 

“Não há motivos meteorológicos para sairmos da bandeira verde. Entramos no período de estiagem com muita água nos reservatórios e boas condições climáticas para a geração de energia solar e eólica nos próximos meses.”

 


Culpa do El Niño

 

Não é por falta de água que a conta de luz vai aumentar, mas por causa do calor. É aí que entra o El Niño. Este fenômeno oceânico-atmosférico, caracterizado pelo aquecimento acima do normal da água do oceano Pacífico Equatorial, entre o Peru e a Indonésia, causa grandes alterações na circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, que vão refletir na distribuição da umidade, na quantidade e frequência da chuva e no padrão de temperatura em diversas regiões do planeta. 

 


O Brasil é fortemente influenciado pelo El Niño. Os efeitos no clima já serão sentidos no decorrer do inverno de 2023 e mais ainda na primavera e depois no verão. A previsão para o inverno é que a temperatura fique um pouco acima do normal em praticamente todos estados brasileiros. Os maiores desvios positivos devem ocorrer na Região Norte e áreas do Centro-Oeste. O risco de ondas de calor na primavera também precisa ser considerado.

 

“O aumento do calor por causa do El Niño é uma preocupação. Talvez a conta de luz aumente para muitas pessoas, não por causa da variação da bandeira tarifária, mas por causa do aumento consumo individual, com maior número de horas de ar condicionado e de ventiladores ligados”, alerta Ana Clara Marques

 


Como o El Niño muda o clima?

 

As fortes correntes de vento dos níveis mais altos da atmosfera comandam o caminho normal das frentes frias, isto é, do ar frio de origem polar que frequentemente se desloca da Antártica para a América do Sul. 

 

Quando a água do Pacífico Equatorial, lá na costa do Peru, esquenta demais, as correntes de jato mudam de posição dificultando o deslocamento normal das frentes frias (ar polar) para o Chile e para Argentina e que eventualmente podem chegar ao Brasil.

 

Agora, é só ligar os pontos: menos frentes frias chegando ao Brasil, menor a chance do ar frio de origem polar se espalhar pelo interior do país para baixar a temperatura por um período; com dias naturalmente mais quentes durante a primavera, e maior chance de ondas de calor por causa do El Niño, maior será a necessidade de usar o ar condicionado, ventiladores e outros aparelhos elétricos que aliviam o calor. 

 

O final da história é o título da matéria: El Niño aumentou a conta de energia porque fez a temperatura subir, o que causou um aumento do número de horas de uso dos aparelhos refrigeradores e circuladores de ar.

 

E mais uma coisinha para pesar na conta de energia: em dias mais quentes, será necessário deixar a geladeira mais fria (mais uso de energia para baixar a temperatura), para que os alimentos fiquem numa temperatura adequada e não se deteriorem.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.