Vereador Édio Pereira busca soluções para a problemática das homologações

  • Brumado Urgente
  • 29 Out 2013
  • 17:29h

O vereador Édio Pereira conhece profundamente o tema (Foto: Daniel Simurro I Brumado Urgente)

Atuando no movimento sindical como sindicalista desde 1986, o vereador Édio Pereira, PC do B, conhece como ninguém a problemática das relações de trabalho que envolve diretamente patrões e empregados. Há mais de seis meses o Posto do Ministério do Trabalho com sede em Brumado não faz homologações de contrato de trabalho vez que o funcionário que cuidava desta questão foi transferido para Guanambi, sendo substituído por outro que ainda não recebera o treinamento para fazer as homologações quando da demissão de funcionários das empresas com sede em nosso município. Este problema tem gerado muito transtorno as empresas e principalmente aos trabalhadores que após a demissão tem que esperar muito tempo para receber as verbas contratuais, fundo de garantia e o seguro desemprego. Preocupado com o problema o vereador e sindicalista Édio Pereira, solicitou audiência com o Subdelegado do Trabalho em Vitória da Conquista que deverá recebe – lo na próxima quarta –feira, 30, para buscar um solução para este grave problema que tem afetado a sociedade brumadense. Édio também está articulando com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Guanambi a reabertura da Delegacia Sindical que atuava  na cidade tendo como objetivo encontrar uma solução definitiva para a problemática das homologações no município.

Ciclista brumadense conquista de forma antecipada o Campeonato Baiano 2013

  • Izidy Ramel
  • 29 Out 2013
  • 17:03h

Jossimar Novaes consagra Brumado como meca do ciclismo na Bahia (Foto: Divulgação)

Nesse último domingo (28) em Feira de Santana-BA, o ciclista profissional Jossimar Novaes, 31 anos, ficou em 9º lugar na etapa do campeonato baiano de ciclismo, o que o colocou disparado na frente dos demais atletas. Desse modo, Novaes se sagrou campeão antecipado do Baiano de Ciclismo, e assim, consagrou mais uma vez a capital do minério como grande  celeiro de campeões nas masi diversas áreas esportivas. O ciclista também é o segundo atleta da história de Brumado que conseguiu chegar nesse nível de “campeão baiano”, o primeiro foi o conhecido Bidola. Jossimar aproveita a oportunidade para agradecer a todos os seus patrocinadores que acreditaram no seu potencial, lhe incentivando a chegar no lugar mais alto do pódio.

Xangai e seu espetáculo no espaço UNINTER

  • Izidy Ramel
  • 29 Out 2013
  • 13:12h

O cantor Xangai fez uma apresentação memorável em Brumado (Foto: Divulgação)

A noite do último sábado (26) teve um significado todo especial para quem estava presente no espaço UNINTER a partir das 21:00hs. O Grupo brumadense “Viveiro de Cantigas” trouxe para a capital do minério um artista completo, filho do sertão baiano - Eugênio Avelino,o nosso Xangai. Ao som dos calorosos aplausos do público que interagiu o tempo todo com o artista, Xangai interpretou, divertiu, cantou e encantou os presentes com a sua brilhante e inteligente atuação. Das piadas simpáticas à doçura de sua voz, ele não deixou de homenagear grandes artistas e com muita categoria elogiou o grupo de teatro brumadense “Arte em Cena” que realizou um recital de poesias intitulado “Cortejo Regional”, e findou a sua apresentação ao convidar o cantor para o palco.Da canção consagrada ABC do preguiçoso à letra falada de “O Xote das meninas de Luiz Gonzaga”  como quem tranquilamente conta uma história,  Xangai comentou brevemente sobre as suas apresentações no exterior e ressaltou que se alongou um pouco mais do que o previsto em seu show daquela noite no espaço Uninter porque estava se sentindo na sala casa de seus amigos, visto tamanha tanta receptividade do público e local aconchegante para se atuar. O espetáculo terminou deixando um gostinho de “quero mais” e mais uma vez temos que nos orgulhar de fazer parte de um país tão repleto de grandes artistas, em especial a região nordeste, que foi e continua sendo o berço de tantas pérolas preciosas, e claro, Xangai, sem sombra de dúvidas é uma delas.

O cantor Xangai e a jornalista Izidy Ramel (Foto: Divulgação)

Governo abre inscrições para contratações artísticas no Carnaval 2018

  • Ascom - Governo da Bahia
  • 11 Nov 2012
  • 17:00h

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) abre a partir da próxima segunda-feira (13) as inscrições da Seleção Pública para contratação de serviços artísticos nos meses de Janeiro e Fevereiro do próximo ano e para os projetos Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca 2018. O prazo final é até o dia 24 de novembro. O formulário de inscrição com apresentação de documentos está disponível no site da Secult. O recebimento das propostas será no Palácio Rio Branco - Centro, de 9h às 12h e 14h às 17h.
Carnaval do Pelô 
Tido como o Carnaval mais diverso e democrático, sinônimo de alegria e boa música. Os artistas e bandas vão ser selecionados para tocar nos Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista. Podem participar da seleção púbica artistas e bandas dos estilos afro, reggae, arrocha, pop rock, afro pop, axé, antigos carnavais, samba, hip-hop e guitarra baiana. Sem abrir mão da tradicional festa de rua, também serão convocadas bandas de sopro e percussão, bandinhas de percussão, bandinha de corda e percussão, bandão e performances. E pelo terceiro ano consecutivo, os bailes infantis prometem animar a garotada com uma programação lúdica e variada. Também estão sendo selecionados projetos compostos por três artistas diferentes, para participar da programação no palco principal do Largo do Pelourinho. Essa programação é marcada com inesquecíveis encontros musicais durante a folia. Entre os grandes shows desta categoria na última edição sob o tema “50 Anos de Tropicalismo”, houve show com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Capinan, Bem Gil; Alexandre Leão, Claudia Cunha e Moreno Veloso; As Bahias e a Cozinha Mineira com Liniker e Tássia Reis, entre outros tantos encontros.
Carnaval Pipoca
Como destaques dos últimos anos, os microtrios e nanotrios do projeto Pipoca democratizam e agitam a folia dos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar em desfiles sem cordas e mantém o espírito de acolhimento, o que tornou o Carnaval a maior festa popular do mundo. No último ano diversos artistas tiveram sues projetos selecionados para participar da folia. Entre eles Ivan Huol, Peu Meurray, Banda Marana, e muitos outros.

 

14/01/2014 Anagé: médicos brasileiros são substituídos por médicos cubanos

  • RGeral
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

No protesto intitulado “Acorda Anagé”  previsto para acontecer na manhã de hoje (14), a partir das 9 horas, na cidade de Anagé,  além de professores, funcionários e sociedade civil organizada que cobrarão uma melhor gestão da prefeita Andrea Oliveira Silva (PT), os médicos que foram demitidos também participarão do movimento. Segundo informação de um profissional de medicina que não quis ser identificado, a prefeita exonerou 6 médicos brasileiros no mês de dezembro e convocou médicos cubanos. “A decisão fere a Medida Provisória do Governo Federal que estabelece critérios para convocação de médicos estrangeiros. Serão convocados apenas para as cidades que não possuem médicos”, disse. Neste caso a cidade de Anagé não se enquadra na MP. O denunciante revelou ainda que os médicos demitidos fizeram representação ao CFM – Conselho Federal de Medicina, Ministério da Saúde e até na OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Filho do deputado Oldack Neves emociona a todos em seu pronunciamento no Legislativo de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Fred Neves não escondeu a sua emoção durante o seu pronunciamento, no qual ele exibiu o diploma

A Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda feira, 07/04, registrou a presença e o pronunciamento do agrônomo Fred Neves na “Tribuna Livre Vereador Paulo Chaves”. Em seu pronunciamento ele relatou a homenagem prestada pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, por iniciativa do Deputado Marcelino Galo, aos Deputados “cassados de seus mandatos”, durante a Ditadura Militar. O Deputado Oldack de Carvalho Neves, pai do manifestante foi um dos que sofreram com a arbitrária decisão do “AI- 5”, nos idos de 1969. Visivelmente emocionado o agrônomo relatou passagens da vida do seu pai exibindo aos presentes o “Diploma” de Deputado Estadual que “simbolicamente” e “in memorian”, é devolvido ao seu pai e ressaltou “para nós familiares e amigos, a devolução do Mandato de Deputado de meu pai, após 45 anos nos dá a sensação que a justiça foi feita. Esse Diploma outorgado pela Assembléia Legislativa da Bahia representa um motivo de orgulho para a nossa família” e ainda continuou citando que “e aqui nesta Casa, símbolo democrático de nossa gente, eu quero compartilhar com esses que representam o povo de Brumado e, também com todo o povo sertanejo, já que o mandato do Deputado Oldack Neves que lhe foi subtraído, não pertencia só aos brumadenses, mas ao povo sertanejo, que lhe concedeu democraticamente o direito de representá-lo”. Quando do encerramento de seu pronunciamento, o público presente manifestou-se com uma salva de palmas demonstrando a emoção que envolveu a todos.  

Polícia busca imagens de câmeras para identificar homem que estuprou médica; hospital lamenta

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Entrada do Wellpark do Hospital São Rafael, onde a vítima trabalha. Controle só para entrada de veículos (Foto: Evandro Veiga)

Uma médica de 32 anos do Hospital São Rafael foi estuprada após ter sido sequestrada na saída do trabalho, no início da noite de sexta. Segundo informações da 10ª Delegacia Territorial (Pau da Lima), que cuida da investigação, a médica foi abordada dentro do estacionamento Wellpark em frente à unidade médica. O criminoso foi descrito pela vítima como um homem negro, que trajava jaleco, calça jeans e camisa social e tinha cerca de 1,70m de altura.


A médica foi levada no seu próprio veículo, um Honda Civic prata, até o bairro de Águas Claras. Lá, o bandido a forçaria a efetuar saques em uma agência do Banco do Brasil, mas encontrou o local fechado. Ele então dirigiu até um matagal no bairro, estuprou a médica e fugiu com o veículo.  A vítima foi abordada por volta das 18h40, segundo o boletim de ocorrência registrado às 23h08 do mesmo dia. Ela foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Centenário, para realizar exames de corpo delito.


Em nota, o Hospital São Rafael (HSR) lamentou o ocorrido e informou que está apoiando a vítima e acompanhando o caso. “Ressaltamos que o fato se deu fora das dependências do HSR, em estacionamento administrado pela empresa Wellpark”. A vítima é casada e tem um filho recém-nascido, segundo seu perfil em uma rede social. 


O delegado José Clodoaldo Lima informou que a investigação começou ontem, mas ninguém foi preso ainda. “A vítima está bem e foi ouvida também na Polinter”, disse. No estacionamento, ninguém quis comentar o ocorrido. Também não foram localizados responsáveis no escritório que administra o empreendimento. Uma gerente do Wellpark também foi contatada por telefone, mas não atendeu às ligações.


Segundo o delegado José Clodoaldo Lima, um representante da empresa esteve na delegacia apenas para buscar uma cópia da ocorrência policial. “A empresa deve ser ouvida e agentes do serviço de investigação estão buscando imagens de câmeras de segurança”, assegurou. 


No local, é visível que o controle de acesso é feito apenas para os veículos. O acesso de pedestre fica antes da guarita e das câmeras de segurança visíveis. Funcionários do hospital temem a violência no bairro. 


“É mais difícil sair em bando por causa dos horários de plantão que são diferentes. Eu saio sozinha, às vezes, e fico com medo, por isso procuro deixar o carro o mais próximo da guarita do Wellpark”, relata uma funcionária que preferiu não se identificar. “Eu pago R$ 180 por mês pelo estacionamento em horário comercial, tem gente que paga mais de R$ 300 e é um absurdo acontecer coisas como essas lá dentro”, disse outro frequentador.


O advogado Cristiano Porffidio, especialista em Direito Cível e Trabalhista, lembra que os estacionamentos privados são responsáveis pela segurança dos clientes dentro do estabelecimento. “Se você paga para usar esse serviço, e nós sabemos como esses serviços são caros, é por querer segurança. É um caso grave e cabe indenização por danos morais, os estacionamentos precisam preservar a segurança do veículo, mas não só, também dos clientes”, analisa.

Projeta Móveis - Personalizados

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Moradores do Apertado do Morro realizam mutirão de reestruturação de vias públicas

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Mesmo com o forte calor, os moradores realizaram o mutirão (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Os moradores do Bairro Apertado do Morro se dizem abandonados pelas autoridades e começam a arregaçar as próprias mãos para buscar resolver os problemas que incomodam muito a comunidade. Iniciando pela questão da Segurança Pública, onde eles dizem que após as 18 horas é muito arriscado transitar pelo bairro, pois o risco de assalto é muito grande. Uma das principais reivindicações dos moradores é quanto ao estado das vias públicas, que estão totalmente deterioradas, sem condições de trafegabilidade, então, diante das inúmeras solicitações ao secretário de infraestrutura, André Cardoso, que relatou que a falta de verbas impede que as obras sejam feitas, os moradores, cansados de esperar, resolveram colocar a “mão na massa” e fazer, neste domingo de sol forte, um grande mutirão para a restauração das vias públicas, lembrando que todo o material foi adquirido também pelos moradores. Esta é uma tendência que cresce na cidade, que mostra um déficit cada vez maior no setor de infraestrutura urbana. 

Taisan: S10 LT Advantage Flex Completa

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

A Taisan disponibiliza para você uma oportunidade única, uma S10 LT Advantage Flex Completa que acabou de chegar, único dono! IPVA 2017 pago, e, com preços e condições imbatíveis. Não perca a chance de comprar um carro de procedência garantida por uma das melhores empresas do ramo, a Taisan Auto. Entre em contato agora mesmo pelo fone: 3441-5551, ou visite a loja que fica localizada na Av. Centenário, 853 – Bairro Novo Brumado.

Conquista: Mau tempo provoca cancelamento e atraso de voos

  • G1 Bahia
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Foto: Reprodução

Um voo foi cancelado e outro atrasou por quase uma hora no aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (17), por causa do mau tempo na cidade. A névoa atrapalhou o pouso e decolagem das aeronaves e o aeroporto ainda precisou ser fechado em uma parte da manhã. Por volta das 11h, o terminal já havia sido reaberto e operava sem restrições. O voo cancelado era da empresa Passaredo, que sairia de Vitória da Conquista, às 8h40, para Salvador. Já o voo com destino a Belo Horizonte (MG), da empresa Azul, deveria ter decolado às 9h40, mas só conseguiu sair às 10h30. Inclusive, por conta do mau tempo, situação constante em Vitória da Conquista nesse período do ano e no inverno, as decolagens para a cidade mineira tiveram alterações de horário para evitar transtornos aos passageiros. Antes o primeiro voo saia às 5h30 e agora é 9h40. De acordo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima nesta quarta-feira, em Vitória da Conquista, é 18ºC e a máxima pode chegar a 27ºC. A previsão é que o tempo continue nublado e com chuva isolada na cidade, nesta quarta.

Necropsiado corpo de jovem encontrado morto do distrito de Cascavel

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Foi registrado por peritos da Policia técnica de Brumado mais um homicídio no distrito de cascavel, município de Ibicora o Jovem Wesley Bonfim Assunção, de 20 anos. Segundo informações de populares, a vítima avia saído de sua residência no último dia 27 para a casa de sua namorada que localizada no Bairro Renascer, o mesmo passou a noite com a namorada, sendo encontrado sem vida na última quarta-feira (30). Segundo a perícia feita no local, Wesley tudo deu a entender que foi morto na terca-feira (29). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado, onde será necropsiado e em seguida liberado para sepultamento. 

Brumado: Aproveite o festival de ofertas do Comercial Vitória e compre ainda mais barato

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Cinco suspeitos morrem em confronto com policiais em Jaguaquara

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Cinco suspeitos de planejarem homicídios no bairro São Jorge, em Jaguaquara, foram mortos em confronto com policiais militares, na noite desta quarta-feira (16).  Em nota, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Central) informou que o grupo criminoso tinha como alvo uma facção rival. Segundo o informe, "ao proceder  com a aproximação e anunciar a abordagem, vários criminosos desembarcaram do veículo atirando contra as equipes policiais que, de imediato, revidaram". Conforme a PM, cinco revólveres foram apreendidos.

Bolsonaro decide não participar de debates no primeiro turno

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Jair Bolsonaro (PSL) resolveu não participar de nenhum debate durante o primeiro turno das eleições de 2018. Em primeiro lugar nas pesquisas, em cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato reservista deve focar sua campanha nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta.