Contagem atualizada do Detran prevê suspensão de 20 mil CNHs em todo estado

  • 26 Fev 2016
  • 07:10h

Prazo desta suspensão pode variar de 1 mês há 2 anos, segundo coordenador do departamento. Condutor terá 30 dias para recorrer (Foto: Reprodução)

Mais de 20 mil motoristas baianos podem ter suspenso o direito de dirigir na próxima quarta-feira, 2, se não apresentarem defesa ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Os condutores estão nessa situação por terem acumulado mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 12 meses ou cometerem infrações consideradas graves ou gravíssimas. Entre as infrações estão dirigir sob efeito do álcool e pilotar moto sem capacete. A publicação da convocação dos 20.700 motoristas foi feita no Diário Oficial do Estado do dia 2 de fevereiro. O prazo para apresentar a defesa é de 30 dias após a publicação. De 2015 até esta última convocação o Detran-BA notificou 149.975 motoristas.

Brasil propõe parceria com Argentina para disputar financiamento em pesquisa sobre Zika

  • 26 Fev 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

O governo brasileiro propôs nesta terça-feira (23) uma parceria com a Argentina para apresentação de um projeto conjunto de pesquisa sobre o Zika à União Europeia. Em março, o bloco europeu lançará um edital para financiar, com até 10 milhões de euros, investigações científicas sobre o vírus. "A ideia é disputarmos juntos esse edital", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, após encontro com seu par argentino, Lino Barañao, em Buenos Aires. Em entrevista à Agência Brasil, Pansera destacou o recente avanço dos cientistas brasileiros, que identificaram a proteína responsável pela diferença entre o vírus da dengue e o vírus Zika. No entanto, o ministro acredita que "não é algo que um país pode resolver sozinho". "É preciso a colaboração de cientistas do mundo inteiro e os argentinos têm interesse e experiência nessa área", acrescentou. Em outra parceria, os argentinos também participarão da construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) – um reator nuclear, que será usado na produção de biofármacos, atualmente importados do Canadá. "O Canadá vai sair desse mercado ate 2022 e o governo brasileiro decidiu começar a fabricar esses produtos, que pesam na nossa balança comercial", explicou Pansera.

Livramento: Pesquisa registrada no TRE mostra empate técnico na disputa eleitoral

  • Mandacaru da Serra / Raimundo Marinho
  • 26 Fev 2016
  • 07:01h

Os gráficos da pesquisa (Reprodução)

Tendência, aliás, já prevista, embora se esperasse menos do candidato da oposição, que demorou a assumir a pré-candidatura. Prevalece a polarização e, mais do que nunca,Menson vai precisar do prefeito Paulo Azevedo.Na enquete espontânea, Ricardinho, com 11,3% das intenções de voto, empata com Emerson Leal, com 11,7%. Na consulta estimulada, que apresenta nomes para escolha, houve empate técnico: Emerson, 20,3%, e Ricardinho, 18,4%. O ex-prefeito Carlos Batista, que que já declarou não ser candidato e vai apoiar Ricardinho, é o terceiro colocado, na espontânea (8,1%) e na estimulada (13,9%). O prefeito Paulo Azevedo, que ainda não assumiu a pré-candidatura, é o quarto, na espontânea (7,2%) e na estimulada (11,1%). O mais importante do levantamento é que mais da metade dos 774 eleitores ouvidos não sabe, ainda, em quem votar (51,9%); não votam em nenhum dos nomes, votarão nulo ou em branco (2,8%); e 1,8% não responderam.Na eleição passada (2012), 32 mil eleitores estavam aptos a votar, devendo ficar em torno disso, no pleito deste ano. Significa que, se a eleição fosse hoje, o candidato mais votado teria apenas cerca de seis mil votos.Não foram apresentados os resultados da pergunta número 8 do questionário usado na pesquisa, que indicaria o índice de rejeição dos candidatos. Ou seja, muita água ainda vai rolar.O Folha fez a pesquisa de 9 a 13 últimos, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº BA-06203/2016. O instituto é dirigido por Elton Flores Lima e ganhou muita credibilidade nas últimas eleições.

Brumado: Sequestradores de empresário de Bom Jesus da Lapa trocam tiros com a Polícia na zona rural

  • Informações da Polícia Civil
  • 26 Fev 2016
  • 06:46h

O local onde os bandidos se escondiam estava localizado na região dos Furados dos Veados (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil  (20ª COORPIN) conseguiram localizar, no início da noite de hoje, na zona rural do município de Brumado, na região conhecida como Veados, integrantes do bando que tentou sequestrar um cidadão em Bom Jesus da Lapa, nesta manhã. Houve intensa troca de tiros, mas os meliantes conseguiram fugir, beneficiando-se da falta de luminosidade. No entanto, em razão da quantidade de tiros disparados pelos policiais, há possibilidade de alguém ter sido baleado. A Polícia da região se mantém atenta a possíveis movimentações dos bandidos.Um revólver deixado pelos bandidos foi recuperado na operação. 

Palestra sobre Jovem Empreendedor em Vitória da Conquista

  • Mara Silva Ferraz
  • 25 Fev 2016
  • 20:08h

 Na próxima sexta-feira (26) acontece na Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, palestra com o tema “Jovem Empreendedor no cenário econômico”. O encontro será ministrada pelo Gerente Regional do Sebrae, Júlio Chompanidis. A ideia é discutir questões sobre como inovar, criar e investir no atual cenário econômico e como o empreendedor pode se diferenciar nesse momento. De acordo com o palestrante o público alvo do evento, os jovens, estão em processo de formação e amadurecimento, o ideal é participar desde agora deste  processo de renovação, pois daqui  há 15 ou 20 anos  eles  estarão empreendendo e ajudando no crescimento do país. “O jovem hoje está mais engajado, quer participar, dar opinião. Tenho conversado com muito jovem que quer montar seu próprio negócio”, conclui Júlio. Um exemplo de empreendedorismo,  temos o Projeto Inove-Aquece, idealizado pelos  alunos do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Matheus Marques e Diogo Sales, que, juntamente com auxílio dos professores, criaram no ano passado um equipamento que permite uma economia de gás de cozinha em até 40% de consumo. Para Ricardo Marques, diretor da unidade, incentivar ações e discussões como essas são uma forma incentivar o futuro profissional de muitos jovens em Vitória da Conquista e Região. A palestra é gratuita, aberta ao público e acontece às 19h, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, nº  158, bairro Centro.

Governo facilita uso de drones no combate ao Aedes aegypti

  • 25 Fev 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou que vai facilitar o uso de drones no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Diante da mobilização das autoridades federais, estaduais e municipais, a SAC informou ter reduzido nesta segunda-feira, 22, de 60 para 9 dias os prazo mínimo de análise dos pedidos, por órgãos públicos, para uso das aeronaves remotamente pilotadas na identificação de focos e criadouros do mosquito. No Brasil, existem apenas quatro casos, até o momento, autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso das aeronaves no mapeamento de focos do mosquito - Chapecó (SC), Santo Antônio da Platina (PR), São José dos Campos e São Paulo (SP). 

Os pedidos foram feitos pelas respectivas secretarias municipais de saúde. No caso da Secretaria municipal de Saúde de São Paulo, o uso de drones no combate à dengue começará no primeiro semestre de 2016. A operação será feita com três voos por semana, 4 horas por dia. A proposta é identificar possíveis criadouros do mosquito em locais de difícil acesso ou que estão fechados e não permitem o acesso dos agentes de saúde. Segundo o secretário de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação, Juliano Noman, a agilidade na análise dos pedidos se deu pela parceria com a Anac, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). "Essas solicitações serão analisadas entre nove e 20 dias, no máximo", afirmou. Um procedimento simplificado e exclusivo para o Aedes foi desenvolvido pela SAC com o intuito de aumentar o número de pedidos pelos drones. Também está sendo feita uma campanha educativas para uso responsável dessas aeronaves.

CONTINUE LENDO

Samsung se alia a bancos para lançar pagamento por celular no Brasil

  • 25 Fev 2016
  • 19:04h

Samsung também introduziu sistema de pagamento concorrente ao Apple Pay (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung fechou acordo com grandes bancos e empresas de cartão de crédito para lançar seu sistema digital de pagamento no Brasil no fim de 2016. A lista é formada por Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Itaú Unibanco, Nu Bank e Porto Seguro, informou a empresa neste domingo (21), durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. O Samsung Pay também será compatível com grandes redes de pagamento, como American Express, China UnionPay, MasterCard e Visa. Outros grandes bancos atuam no Brasil também fecharam parceria, como o Santander. Lançado em agosto de 2015, o sistema está em operação até agora na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Nos seis primeiros meses de operação da tecnologia, os cerca de cinco milhões de usuários registrados fizeram transações que movimentaram US$ 500 milhões. Em março, o sistema estreará na China. A expansão para o Brasil será a próxima, juntamente para a Austrália, Singapura, Espanha e Reino Unido. O Samsung Pay deve ser o meio de pagamento digital a desembarcar primeiro no Brasil, antes das plataformas rivais de Google e Apple, que ainda não anunciaram uma data de lançamento. Compatível com os aparelhos Galaxy S6, S6 edge, S6 edge+, A5 e A7, e Note 5, o Samsung Pay também é um dos trunfos dos novos smartphones Galaxy S7 e Galaxy S7 edge. O sistema de pagamento funciona assim: o usuário pode cadastrar cartões de crédito e de débito; no ato da compra, graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), basta aproximar o celular de terminais de compra; para autenticar a transação, é preciso inserir a impressão digital, além de outros três níveis de segurança. O Samsung Pay também é compatível com cartões de transporte, como o Bilhete Único de São Paulo, cupons e cartões associados. Na Coreia do Sul, a modalidade para o transporte público já funciona.

Facebook pode ser porta para ataques virtuais: saiba usar a rede com segurança

  • 25 Fev 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

O Facebook lidera com folga a concorrência entre as redes sociais. De acordo com dados da empresa, em dezembro de 2015, a empresa contava com uma média diária de 1,04 bilhão de usuários ativos publicando, compartilhando, curtindo e trocando mensagens com amigos. Como em qualquer programa do tipo, é preciso estar atento à privacidade quando usamos o Facebook. Faça o login apenas em páginas e aplicativos oficiais e use senhas fortes com letras, números e símbolos. A rede social também possui diversos recursos para manter sua conta protegida. Para ajudar os usuários, o iG criou uma lista com itens que tornarão seu perfil mais seguro:

 

1) Conteúdo das publicações

O usuário precisa tomar cuidado com o que está postando. André Munhoz, gerente da Avast para o Brasil, sugere que o usuário pense duas vezes ao publicar ou compartilhar algo no Facebook. "Nas rede sociais, sempre tome cuidado com o que você está postando", afirma. Após a exibição do conteúdo no Facebook, o usuário não tem mais controle sobre quem visualizará a publicação. É importante lembrar que mesmo que o autor exclua uma postagem do seu perfil, ela ainda continuará sendo vista em outros perfis caso alguém tenha compartilhado a mesma publicação.

2) Opções de privacidade

O Facebook permite que milhões de pessoas sejam atingidas por meio de um clique. Por isso, é importante adotar medidas para preservar a privacidade do usuário. O Facebook possui um recurso para definir quem pode ver as postagens. Para acessar as configurações, abra o menu do Facebook – a seta presente no canto direito da barra azul – e escolha a opção Configurações. Depois disso, clique em Privacidade. No aplicativo para dispositivos móveis, utilize o menu – o ícone com três traços horizontais – e escolha a opção Atalhos de Privacidade para definir o que os outros usuários verão em seu perfil. "As pessoas têm que tomar cuidado e sempre dar uma verificada na sua configuração de privacidade", explica Munhoz.

3) Solicitações de amizades de desconhecidos

Antes de aceitar a solicitação de amizade de alguém que você não se lembra, mande uma mensagem para perguntar de onde vocês se conhecem. Alguns cibercriminosos utilizam perfis falsos para levantar informações que o usuário compartilhou na rede social e aplicar golpes. Para tentar evitar o recebimento de solicitações de amizade de desconhecidos, o Facebook oferece um recurso onde apenas pessoas ligadas aos seus amigos poderão entrar em contato com você. No computador, utilize o menu do Facebook e selecione a opção Configurações. Em seguida, clique em Privacidade. Se desejar fazer a mudança pelo aplicativo, clique sobre o menu e selecione a opção Atalhos de Privacidade.

4) Recursos extra de segurança

O Facebook possui alguns recursos para o usuário ter mais segurança. Uma delas é o alerta de login: caso alguém se conecte à sua conta a partir de um dispositivo diferente, a rede social envia um alerta pelo aplicativo e por e-mail para confirmar se o dono da conta realmente realizou o login. O usuário também pode habilitar a aprovação de login sempre que ele acessar o Facebook em um novo dispositivo. A verificação pode ser feita por meio de mensagens SMS ou pelo gerador de códigos do Facebook. Outra ferramenta permite analisar quais são os navegadores e aplicativos mais utilizados pelo usuário e onde ele está conectado atualmente. O Facebook exibe o tipo de dispositivo utilizado e em qual cidade e horário o login foi feito. Para habilitar os recursos de segurança, utilize o menu do Facebook no computador e clique em Configurações. Em seguida, selecione a opção Segurança.

5) Tome cuidado com os check-ins

Quando o usuário decide fazer um check-in, o Facebook utiliza o GPS do dispositivo para determinar o local da postagem. É importante pensar sobre quem poderá ver seus check-ins. Para Fábio Assolini, analista sênior de segurança na Kaspersky Lab Brasil, esse tipo de publicação pode ser perigosa, pois o usuário não sabe lidar com o alcance das informações que está expondo no Facebook. "Você está tornando público para as pessoas onde você vai. Não é bom você se expor demais nas redes sociais", afirma. Uma forma de se certificar que apenas conhecidos verão o check-in é alterar as opções de privacidade do seu perfil.

6) Sites e aplicativos integrados

Para simplificar a vida do usuário, sites e aplicativos permitem que o usuário faça o login com a conta do Facebook. Antes de terminar o login, o serviço exibirá uma tela do Facebook com as permissões que o usuário está passando. É preciso tomar cuidado com o tipo de informação que este serviço terá acesso e que tipo de ações ele poderá tomar em seu nome. Além disso, caso este serviço seja vítima de um ataque virtual, o usuário será menos prejudicado se tiver fornecido apenas informações básicas. Para José Matias Neto, diretor para suporte técnico da Intel Security, o erro não está em utilizar o login do Facebook em apps de terceiros. "O problema é que esse aplicativo vai se inserir na sua rede social e ter acesso a determinadas informações dentro do seu perfil". Para verificar quais aplicativos estão conectados à conta, acesse o Facebook pelo computador, escolha a opção Configurações dentro do menu e, na página seguinte, selecione Aplicativos. Todo serviço integrado à conta tem acesso a informações básicas como nome, foto do perfil, foto de capa, idade e gênero. Ao passar o mouse sobre cada aplicativo, o Facebook exibe opções para editar as permissões e remover o serviço.

7) Links suspeitos

Alguns cibercriminosos realizam ataques por meio de links com ofertas boas demais para ser verdade. Entretanto, os links podem induzir o usuário a acessar sites suspeitos ou baixar arquivos contendo vírus. Para Munhoz, como os usuários ficaram mais atentos a ataques com links e anexos falsos no e-mail, os cibercriminosos passaram a utilizar as redes sociais para efetuar ataques virtuais. "O Facebook se tornou uma porta de acesso ao computador do usuário", afirma. Antes de clicar em qualquer link, leve em consideração o autor e o conteúdo da mensagem. Em caso de imagens, também é importante verificar a extensão do arquivo. A sugestão do Facebook é tomar cuidado com arquivos que parecem imagens mas terminam com .exe, .rar ou .zip.

CONTINUE LENDO

Novo exame de sangue detecta problemas cardíacos 'ocultos'

  • 25 Fev 2016
  • 17:03h

(Foto: Reprodução)

Um novo exame de sangue pode ajudar a diagnosticar problemas cardíacos hereditários, de acordo com a British Heart Foundation. Pesquisadores financiados pela instituição de caridade descobriram que, ao analisar um grupo específico de genes, conseguem detectar de forma segura problemas que paciente desconhecia. Os testes genéticos até então disponíveis analisam um pequeno número de genes e só podem identificar condições específicas, o que implica em custos mais altos e tempo de diagnóstico maior - uma grande barreira para disponibilizar o teste nos sistemas públicos de saúde. Mas pesquisadores do Imperial College London e MRC Clinical Sciences Centre dizem que o novo teste, que analisa 174 genes, é mais rápido e confiável. O método, já disponibilizado em dois hospitais na Inglaterra, vem testando, com sucesso, cerca de 40 pessoas por mês.

Taxa de empreendedorismo no país é a maior em 14 anos

  • 25 Fev 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

De cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. É o que revela a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil. No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%. O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca que o empreendedorismo é uma alternativa dos brasileiros para contornar as dificuldades enfrentadas pela perda do emprego e da renda. Para ele, é necessário promover ações que reduzam a burocracia, simplifiquem a legislação, facilitem o crédito e incentivem a educação empreendedora. “Precisamos facilitar a vida de quem empreende ou quer empreender”, justificou.  Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha e dos países que compõem o Brics.

Será? Saiba como tirar print do Snapchat sem que ninguém saiba

  • 25 Fev 2016
  • 15:03h

(Foto: Reprodução)

O Snapchat é o aplicativo do momento. A rede social é usada para compartilhar imagens ou vídeos do dia a dia que não seriam publicados em em outras redes. O motivo do sucesso? O conteúdo se “autodestrói” e existe um sistema que envia alertas quando algum usuário tira um screenshot (print) do que recebeu seja foto ou mensagem. Confira no tutorial divulgado pelo 'TechTudo': Mas, há um jeito para "burlar" a proteção e fazer as capturas de tela sem que ninguém saiba. Confira no tutorial a seguir como tirar as screenshots e evitar que o outro usuário receba notificação. Passo 1. Vá ao menu de mensagens recebidas e abra a foto ou conversa de onde deseja fazer a captura de tela.Passo 2. Ative o modo avião do celular. Este é o “grande truque". Quando alguém faz isso, se desconecta da Internet e assim o Snapchat não pode enviar o alerta de que a captura de tela foi feita.Passo 3. Volte para a tela da mensagem e tire o print. Você pode receber a notificação quando fizer a screenshot (print), mas isso é normal. O alerta aparece apenas para você, ou seja, o aviso não será enviado.Passo 4. Feche o app e desligue o modo avião para reativar sua conexão de dados ou seu Wi-Fi.Como mencionado, o outro usuário nem vai saber que você tirou o print, porque no Snapchat não chegará nenhum alerta.

Lei obriga criança que entra em creche fazer exame de vista

  • 25 Fev 2016
  • 13:00h

(Foto: Reprodução)

Há exatos nove dias, foi promulgada uma lei estadual que obriga pais de alunos a apresentarem exame médico oftalmológico completo da criança, quando do seu primeiro ingresso em creche ou escola. Sob o número 13.546/2016, a lei aguarda, no entanto, regulamentação por parte do Executivo. A ideia, segundo a autora do projeto de lei, a deputada estadual Fabíola Mansur, é que creches e escolas das redes pública e privada exijam a apresentação do exame no momento da matrícula. Caso o aluno não possua, caberá às instituições de ensino o encaminhamento, num prazo de 12 meses, da criança para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há punição prevista para o caso de essa determinação não ser seguida pelas instituições. Segundo a deputada, os motivos para criação do projeto de lei derivam de dificuldade de acesso à consulta oftalmológica por parte de crianças que estão entrando na rede de ensino. Problemas na visão podem trazer consequências para estes alunos, como dificuldade de aprendizado, baixa de visão, evasão escolar e pode até mesmo levar à cegueira.

 

"Hoje, há adultos que nunca fizeram o exame. Adolescentes também. A ideia não é impedir a matrícula. É estimular pais para se mobilizarem e as escolas a garantirem o acesso prioritário", afirma a deputada. Fabíola, que é oftalmologista, cita dado do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de que três em cada 20 crianças têm deficiência ocular que exige o uso de óculos. Ela explica que o exame de visão completo é aquele realizado em consultório por um médico oftalmologista que avalia aspectos como a acuidade visual, a avaliação do fundo de olho e da musculatura ocular, além da prescrição de óculos, caso necessário. Para os pais que não puderem comprar óculos, a deputada indica que devem ser encaminhados para as secretarias de assistência social dos municípios.

Campanha

Ainda segundo a lei, está previsto que estado e municípios deverão promover, anualmente, campanha educativa para a realização do primeiro exame de vista da criança que ingressar na creche ou escola. No entanto, o teste do olhinho ou reflexo vermelho não será considerado como primeiro exame de vista da criança. Para a professora Elza Melo, uma das diretoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a iniciativa é interessante. "Nós trabalhamos em escolas públicas da periferia e os pais não têm plano médico e condições de bancar. Há meninos que deixam de prestar atenção por conta de problemas na visão. É importante que a escola se preocupe com isso, mas o poder público precisa garantir que os alunos serão atendidos", ressaltou Elza. Gerente de currículo da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Gilmária Cunha considera a lei válida, mas frisa que será necessário adequar postos de saúde para poder atender à demanda. "A questão da visão influencia muito o aprendizado da criança", destacou.

CONTINUE LENDO

Brumado: Polícia resgata refém que foi vítima de sequestro em Bom Jesus da Lapa

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Fev 2016
  • 12:43h

Os policiais com o refém resgatado (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

A prática de sequestro na região sudoeste é ainda muito pequena, já que este tipo de delito é considerado como crime hediondo. Mas alguns casos, que a princípio são considerados sequestros relâmpagos, podem ter uma dimensão maior como a que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), onde a Polícia Rodoviária Estadual, após observar uma Hilux SW4 entrar numa estrada vicinal em situação suspeita na BR-030, na altura do KM 385, nas proximidades do quebra-molas, próximo a Brumado, resolveu ir atrás do veículo que entrou na estrada que vai para a Comunidade do Espinheiro, quando, em certo trecho apareceu um homem com as mãos para cima, o qual se identificou como vítima de um sequestro, já que ele afirmou que estava sendo levado para um cativeiro. Dando sequência à ação, os policiais encontraram a SW4 abandonada, que possui placa policial PJD 0020 - Bom Jesus da Lapa. Após o resgate, a vítima de identificou como Osmar Barbosa Rodrigues, empresário do ramo de postos e supermercados que reside em Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil dará continuidade às investigações na busca dos autores do sequestro. Vale ressaltar que é a segunda vez que o empresário é alvo deste tipo de ação. 

O carro da vítima também foi recuperado (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Handebol de Brumado brilha em Caetité e atletas fazem questão de agradecer apoio da Prefeitura Municipal

  • 25 Fev 2016
  • 11:35h

O secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, recebendo os atletas do handebol (Foto: Divulgação)

O Handebol vem conquistando o seu espaço em Brumado, resultado de muitos esforços dos atletas apaixonados por essa modalidade esportiva que vem crescendo em todo o Brasil, tanto que existe a expectativa de medalhas olímpicas no Rio de Janeiro. Nesse contexto, as equipes feminina e masculina de Brumado vêm participando de vários torneios e, nos últimos dias 20 e 21 de fevereiro tiveram uma ótima performance na Copa Regional de Handebol, disputada no município de Caetité. A equipe feminina se sagrou campeão do torneio de forma invicta, já a masculina conquistou a 3ª colocação e os atletas fizeram questão de vir expressar a gratidão pelo apoio recebido ao secretário municipal de esportes Miguel Lima Dias, que vem sendo um parceiro importante no crescimento esportivo do município. “Realmente é uma satisfação recebermos esses atletas que honraram Brumado nessa competição. Ficamos muito satisfeitos com o crescimento do handebol e iremos continuar dando, na medida do possível, o nosso apoio para novas conquistas” relatou o secretário Miguel que acrescentou “agradeço o reconhecimento desses atletas em vir nos agradecer pelo apoio”. 

Sete baianos estão sob investigação na Lava Jato

  • 25 Fev 2016
  • 11:03h

Até agora só uma pessoa da Bahia foi julgada: o ex-deputado, Luiz Argôlo (segundo da esq.)

Com a decretação da prisão temporária do publicitário João Santana expedida, nesta segunda-feira, 22, na 23ª fase da Operação Lava Jato - intitulada Acarajé -, sobe para sete o número de baianos investigados sob acusação de terem recebido dinheiro de empreiteiras em contratos superfaturados da Petrobras. No caso de Santana, a suspeita é de que o publicitário teria sido pago pela Odebrecht, por serviços prestados ao PT, com propina oriunda de contratos com a petrolífera. Os outros investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) são o vice-governador da Bahia, João Leão, o  ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Mário Negromonte, e os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Roberto Britto - todos eles filiados ao PP. Neste grupo também estão o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba desde junho do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, e o ex-deputado federal  Luiz Argôlo (ex-PP e ex-SD).

 

Argôlo foi o único baiano, até agora, julgado e condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele cumpre pena no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região de Curitiba, desde novembro passado. O juiz Sérgio Moro considerou que ele recebeu e ocultou (lavou) mais de R$  1,4 milhão em propina paga por empreiteiras fornecedoras da Petrobras à Diretoria de Abastecimento da estatal, então comandada por Paulo Roberto Costa.  O dinheiro foi repassado ao ex-parlamentar pelo doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava jato. Marcelo Odebrecht está  Preso em Curitiba (PR) desde junho de 2015. Ele é acusado de comandar uma organização criminosa que desviou, por meio de esquema de corrupção na Petrobras, R$ 300 milhões. O ex-presidente da Odebrecht depôs, nesta segunda, no caso João Santana, já que a polícia suspeita que ele teria controle sobre supostos pagamentos feitos ao marqueteiro no exterior. O vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, é uma das lideranças e parlamentares acusados de terem recebido dinheiro do Petrolão. Leão nega as acusações e diz ser leviano envolver seu nome sem provas. Em depoimento de delação premiada à Justiça Federal, Youssef afirmou que o ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, e outras lideranças do Partido Progressista - caso de Leão  - recebiam, por mês, entre R$ 250 mil e R$ 500 mil.  Negromonte nega as acusações contra ele.  Já a bancada do PP na Câmara Federal, entre os quais Roberto Britto, receberia entre R$ 1,2 milhão e R$ 1,5 milhão por mês. O filho do conselheiro do TCM também  é investigado. Em dezembro de 2015,  o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal , incluiu o deputado federal Mário Negromonte Júnior  no rol de investigados.

Sete mandados de busca

Sete mandados de busca e apreensão da 23ª fase da Operação Lava Jato, denominada pela PF de "Acarajé", foram executados em Salvador e Camaçari, na região metropolitana. Foram apreendidos, entre outros, carros de luxo e obras de arte. Além disso, uma pessoa foi presa. Trata-se da administradora de empresas Maria Lúcia Tavares, que, segundo a PF, mantém vínculo empregatício com a Odebrecht desde 2016. Ela seria a responsável por criar uma planilha contendo registro de despesas de financiamento da empreiteira de campanhas eleitorais referentes ao PT, de 2008 a 2012. A  planilha intitulada "Posição Programa Especial Italiano", datada de 31 de julho de 2012, traz  um campo com nomes de pessoas ligadas à Odebrecht.

Investigados da Bahia

Marcelo Odebrecht

O ex-presidente da Odebrecht está preso desde junho de 2015. Ele é acusado de desvios de R$ 300 milhões da Petrobras

Luiz Argôlo (PP)

O ex-deputado federal do PP foi condenado a 11 anos de prisão por  corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Mário Negromonte

O ex-ministro e atual conselheiro do TCM teria recebido do doleiro Yousseff entre R$ 250 mil e R$ 500 mil por mês

João Leão (PP)

O vice-governador é acusado de ser uma das lideranças do PP que teriam recebido dinheiro de propina via Yousseff

Negromonte Jr. (PP)

Em dezembro,  o ministro Teori Zavascki, do STF, incluiu o deputado federal no rol de investigados na Lava Jato

Roberto Britto (PP)

O deputado federal é  citado por Yousseff como um dos parlamentares do PP que recebiam de R$ 1,2 mi a R$ 1,5 mi/ mês

CONTINUE LENDO