Perfil do candidato a prefeito: homem, branco, com superior completo

  • G1
  • 28 Set 2016
  • 16:15h

O perfil mais comum entre os candidatos a prefeito das eleições de 2016 é um homem branco, com média de idade de 49 anos, com ensino superior completo e empresário, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 16,3 mil pessoas vão disputar vagas nas prefeituras de todo o país no próximo domingo (2). Do total de candidatos, 87,4% – ou 14,3 mil – são homens. Mais de 60% têm entre 40 e 59 anos. Apenas 3% têm entre 21 e 29 anos, e 3,3% têm mais de 70 anos. A idade mínima para se candidatar a prefeito é de 21 anos – mais alta que a de vereador, que é de 18 anos. Quanto à etnia, 66,4% dos candidatos a prefeito são brancos. Outros 29,6% se declaram pardos. Já 3,2% são pretos, 0,6%, amarelos, e 0,2%, indígenas. Segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pardos e os pretos juntos formam os negros – ou seja, 32,8% dos candidatos. Mais da metade dos candidatos – 51,9% – têm ensino superior completo. Quase 1% – ou 154 candidatos – apenas lê e escreve. Quanto às ocupações dos concorrentes às vagas eletivas, a mais comum é a de empresário – 13,7%. Além disso, 12,4% já são prefeitos. Advogados (6,1%), agricultores (5,8%) e comerciantes (5,6%) aparecem em seguida. A ocupação informada nos registros do TSE não é necessariamente a profissão ou a formação profissional do candidato, já que um advogado e prefeito de uma cidade que esteja tentando a reeleição informa que sua ocupação é de prefeito, e não de advogado, por exemplo.

Governo sinaliza modificação no Enem para os próximos anos; veja mudanças

  • 28 Set 2016
  • 15:33h

(Foto: Reprodução)

Desde a semana passada, o anúncio de que o ensino médio vai mudar, feito pelo governo federal, tem deixado os estudantes com muitas incertezas  — e não só de quem está em alguma das três séries do ciclo.  Mais do que a polêmica mudança nos conteúdos, a reforma significa novidades na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Segundo o Ministério da Educação (MEC), a edição deste ano, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, não sofrerá nenhuma alteração. Mas, após o período de adaptação, que inclui 2017, a edição do Enem de 2018 já deve ser um pouco diferente. O MEC ainda estuda as possibilidades e, de acordo com a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães Castro, uma delas é de que exista uma prova nacional seguida de outra avaliação “de aprofundamento” na área do curso escolhido. Essa prova — que, de certa forma, lembra a antiga ‘segunda fase’ de vestibulares como o da Universidade Federal da Bahia (Ufba) — poderia ser feita tanto a nível nacional quanto pela faculdade pretendida pelo aluno. Outra opção, ainda segundo ela, é de que a prova fique mais exigente — e parecida com o vestibular da Fuvest, que seleciona os estudantes para a Universidade de São Paulo (USP).

 

“Estou falando em uma hipótese: podemos ter um Enem nacional que avalia o que for aprovado no próximo ano na Base Nacional Comum (BNCC) e podemos ter avaliações nacionais ou então das próprias universidades daquilo que é área de aprofundamento”, afirmou ela ao portal G1. “Então, por exemplo, para entrar no curso de Medicina, posso ter uma prova nacional só na área de aprofundamento de ciências da saúde, depois de ter feito a prova da base nacional comum obrigatória para todos. Daí, tenho uma prova na área de aprofundamento até muito mais exigente do que o atual Enem, como é, por exemplo, o vestibular da USP hoje”, completou. Para o superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ney Campello, não há dúvida de que o Enem precisa mudar. “O que sustentava esse modelo é que a aplicação era única. O sistema raciocinava que era possível fazer um único Enem. Se mudou o modelo, o governo federal terá que mudar o Enem e a prova terá que lidar com as diferenças regionais”, disse.

Mais estudos
Entre os estudantes, a notícia casou um rebuliço — até porque ninguém sabe, ao certo, como as coisas serão. Aluna do 2º ano do Colégio Bernoulli, Laisa Paiva, 17 anos, está preocupada com o quanto será afetada pelas novidades, já que está no meio do ciclo do ensino médio. “Se as universidades públicas voltarem com as questões de provas abertas, por exemplo, como uma segunda fase, vai implicar em bastante dificuldade, porque, caso essa segunda fase seja em outro estado, até passagem vamos ter que comprar”, ponderou. As ‘segundas fases’ dos processos seletivos para a universidade eram bem comuns antes da maioria das instituições adotar o Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). A Ufba, inclusive, manteve o Enem como primeira fase e fazia uma segunda etapa própria até 2013. “Isso me preocupa muito, porque uma prova dessas é muito diferente do Enem. Tem conteúdos específicos, obras para ler... Como quero fazer Medicina, o desespero duplica”.  Já no 3º ano do Colégio Vitória-Régia, o estudante Pedro Leal está um pouco mais tranquilo — mas só porque está confiante o suficiente para ter quase certeza que a aprovação em Geofísica virá já este ano. “Me preparei bastante e acho que passo logo, mas fiquei preocupado, porque essa reforma tem coisas boas, mas tem muitas coisas ruins. A coisa de escolher a grade curricular é algo muito bom, mas acho que os estudantes brasileiros não têm maturidade para isso”, opinou.  Para ele, reduzir a carga horária – ou eliminar – de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Educação Física é uma decisão problemática. “Se for assim, a gente vai virar massa de manobra, uma pessoa que não tem senso crítico. Mas acho que mudanças no Enem são válidas, só que existem diferenças na capacitação. Se querem uma prova mais difícil, tem que preparar o aluno para isso ou vai ser mais um meio de segregar ricos de pobres”, observou.  Estudante do 1º ano no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Helen Cristina, 18, diz não estar apreensiva. “Acharia bom dividir mesmo em duas fases, porque são muitos assuntos. E a gente tem obrigação de estudar mesmo, porque eles querem ver o conhecimento do ano todo”.

Escolas ainda não planejam mudanças; alunos estão ansiosos
Diante das dúvidas em torno da reforma no ensino médio — na quinta-feira, o governo anunciou que algumas matérias seriam excluídas, mas depois voltou atrás —, professores e coordenadores pedagógicos acreditam que, por enquanto, ainda não devem mexer em seus planos de aula. “Os meninos ficaram bem ansiosos e os pais, principalmente do 1º ano, estão em polvorosa. Nos intervalos, não se fala em outra coisa, mas a gente só vai fazer mudanças significativas quando tiver as diretrizes”, garantiu a coordenadora do 9º ao 3º ano do Villa Campus de Educação, Cristina Cardoso. Para o coordenador do ensino médio do Colégio Antônio Vieira, Zelão Teixeira, que é doutor em Educação na linha de currículo e cultura, é até irresponsável pensar em movimentos feitos pela escola, a essa altura. “Qualquer iniciativa no momento de escola dizer o que vai fazer é perturbadora. Não dá para definir enquanto o governo não mostrar o que é que vai ser feito. A gente precisa seguir atento ao que está sendo colocado, cobrar, acompanhar. As escolas precisam se organizar para discutir e se posicionar em relação a essas mudanças extremamente necessárias, mas não da forma como estão sendo colocadas”, opinou. Já o diretor-executivo pedagógico do Grupo Bernoulli, Marcos Raggazzi, destacou que as escolas não têm condições de se adaptar a todas as mudanças propostas já em 2017. “Estamos na última semana de setembro. Como fazer mudanças tão profundas em 2017? Mudanças baseadas em uma base curricular que nem existe ainda? Se reformula o ensino médio e continua o Enem como hoje, o aluno não poderia fazer prova de todas as áreas do conhecimento, porque optaria por estudar Ciências da Natureza, por exemplo. Teria que ter um curso extra para as outras matérias”, concluiu.

Temendo precarização de licenciaturas, Ufba promoverá debate sobre reforma
As mudanças no ensino médio têm reflexos no ensino superior, e não apenas no que diz respeito à seleção dos alunos que chegam à universidade. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Penildon Silva Filho, a reforma afeta também os cursos de licenciatura, que são todos oferecidos pela instituição.  “Os professores do ensino médio são formados na universidade”, destacou. As licenciaturas, diferentemente dos bacharelados, são cursos que preparam o estudante para dar aulas, com disciplinas específicas também para desenvolver essa habilidade. Assim, de acordo com o pró-reitor, a Ufba é contra o chamado “reconhecimento dos saberes”, uma das novidades da Medida Provisória 746/2016, que prevê a reforma do ensino médio.  “Somos contra usar pessoas que não são formadas na área, contratando o profissional e fazendo uma certificação. É o caso de alguém que é formado em Engenharia e dar aula em Matemática ou Física. Mas, para ser um bom professor, também tem que ter a didática, a prática do ensino. E isso, só os cursos de licenciatura podem garantir”. Para o pró-reitor, isso leva à precarização do ensino nas salas de aula do ensino médio e, como consequência, à precarização também dos cursos na universidade.  Para debater o assunto com a sociedade, a instituição promoverá um debate, nos dias 19 e 20 de outubro, na Faculdade de Arquitetura. A programação deve ser divulgada nas próximas semanas. Além da Ufba, a Secretaria da Educação (SEC) também já informou que organizará mesas técnicas para debater as mudanças. Serão três, de outubro a dezembro. A primeira, prevista para 24 de outubro, deve acontecer na sede do órgão, no CAB.

CONTINUE LENDO

Super Oferta da Serralheria Santa Rita

  • 28 Set 2016
  • 14:54h

A Serralheria Santa Rita preparou para você excelentes ofertas, e, dentre várias estão o porcelanato retificado white Via Rosa 72 x 72 mm que está saindo por 44,95 à vista. Não perca essa oportunidade de revestir ou trocar o piso de sua residência ou ponto comercial por este porcelanato de fino acabamento. Faça hoje mesmo uma visita a Serralheria Santa Rita e confira essa e outras promoções, na Av. Centenário, 511, fone (77) 3441-5087.

TSE alerta sobre o que é proibido nos dias das eleições

  • 28 Set 2016
  • 14:14h

(Foto: Reprodução)

No próximo domingo(02), será realizado, em todo Brasil, o primeiro turno das eleições municipais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a população deve ficar atenta a algumas normas, que proíbem algumas ações. Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna é crime e a punição é de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil. Por outro lado, é permitido a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Também é proibido o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras. Além disso, o TSE destaca que os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente podem usar crachás em que constem o nome e a sigla da legenda ou coligação a que sirvam, também sendo vedada a padronização do vestuário.

Bahia: Criança é internada ao confundir veneno com óleo de cozinha

  • 28 Set 2016
  • 13:33h

Menina foi levada para Unidade de Pronto Antendimento da região (Foto: Blogbraga/Repórter Edivaldo Braga)

Uma menina de 11 anos passou mal após ingerir veneno para carrapato por engano no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na terça-feira (27). A informação foi confirmada ao G1 na manhã desta quarta-feira (28) pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) da cidade, que prestou os primeiros socorros à jovem. De acordo com o Samu, com base nas delarações da mãe da menina, a jovem teria confundido a solução preparada pelos pais, com o intuito de matar carrapatos, com óleo de cozinha e teria usado o líquido para preparar arroz. O veneno estava em cima da geladeira, em uma garrafa pet, e possuía cor parecida com óleo de cozinha. Conforme o Samu, a menina foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde está internada ainda na manhã desta quarta-feira. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Atualização do WhatsApp acrescenta links públicos para grupos

  • 28 Set 2016
  • 12:53h

(Foto: Reprodução)

Uma atualização do WhatsApp que começou a ser disponibilizada hoje aos testadores beta do aplicativo oferece novas formas para convidar usuários para conversas em grupos. Antes dessa mudança, a inclusão de usuários em grupos de conversa precisava ser feita pelo administrador, um usuário por vez. Com a chegada da versão 2.16.281, no entanto, o app ganha um recurso que permite gerar um link público para convidar usuários para grupos. De acrodo com o The Next Web, o novobotão "convidar para grupo via link" fica localizado no topo da página de contatos do usuário. Ao clicar nesse botão, o usuário tem a opção de escolher entre três maneiras diferentes para criar o link. Segundo o Lifehacker, ele pode ser gerado na forma de um link comum, que pode ser compartilhado via mensagem; pode ser transformado em um QR Code, que, ao ser escaneado, inscreve a pessoa que o escaneou no grupo; finalmente, ele pode ser inscrito em uma tag NFC física: com isso, qualquer smartphone que se aproxime da tag é adicionado ao grupo.

Negócios

Essas mudanças arecem preparar o terreno para que o WhatsApp passe a ser utilizado também por empresas, negócios e serviços que queriam chegar a seus clientes de maneira mais direta. Essas empresas podem usar os recursos de inserção de grupos via QR Code ou tag NFC para facilitar que as pessoas entrem em seus grupos de conversa.Os clientes, por sua vez, podem querer entrar no grupo para ter acesso a descontos e promoções. Caso o usuário ou empresa queira, também pode desativar o link depois; assim, pessoas que clicarem ou escanearem ele não serão mais incluídas no grupo. Para usuários inscritos no programa beta do aplicativo, essas novidades devem chegar em breve. Para os demais, ainda deve levar algumas semanas, pelo menos, para que ela chegue. É possível se inscrever no grupo de testes beta do aplicativo por meio deste link.

CONTINUE LENDO

Grande oportunidade de adquirir um lindo filhote da raça siamês

  • 28 Set 2016
  • 12:10h

Filhotes são de uma beleza rara e estão sendo doados por um casal brumadense (Foto: Divulgação)

Os gatos siameses fazem parte de uma raça de felinos orientais e são caracterizados por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular. Amados pela sua beleza, os gatos siameses são uma das raças mais apropriadas para a criação doméstica, já que eles são totalmente dóceis e tem um apego muito especial com os seres humanos. Objeto de desejo de crianças e mulheres, os gatos siameses são animais de estimação especiais e, para aqueles que tem esse desejo de adquirir um exemplar desta raça milenar, abre-se uma grande oportunidade, já que um casal brumadense está doando vários filhotes, os quais são de uma beleza rara e que já estão se alimentando de ração. Os interessados podem entrar em contato pelo celular (77) 9959-2550, ou ir diretamente à Rua Sergipe, 127, no Bairro Jardim Brasil. 

Futuros moradores do Brumado Park Residence são premiados

  • 28 Set 2016
  • 11:30h

(Foto: Divulgação)

Mais novidades para os interessados no Brumado Park Residence. Além das obras em andamento, das visitas guiadas e das características divulgadas que tornam o condomínio um empreendimento seguro, agradável e excelente opção para moradia, a E2 Engenharia e Empreendimentos dá mais uma boa notícia como incentivo a quem se interessar pelo projeto. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, o servidor público municipal que aderir ao programa Companhia do Desconto e apresentar a documentação necessária, ganhará uma TV 32” assim que adquirir uma unidade no Brumado Park Residence. Além dos descontos que o comprador já recebe, como a perspectiva de financiamento do imóvel, o sistema de premiação para os funcionários municipais tem o objetivo de facilitar ainda mais as negociações e oferecer créditos para quem deseja adquirir um apartamento próprio no primeiro condomínio fechado da cidade. 

Vale lembrar que o Brumado Park Residence faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, em que os clientes podem receber subsídios e financiamentos através da Caixa Econômica Federal. Além dos servidores públicos, professores e policiais militares também têm benefícios na hora de escolher a nova moradia. Os regulamentos estão disponíveis para consulta e o contato direto com a E2 pode ser feito através do número da Central de Vendas: 77 3441-0877

E2 Engenharia e Empreendimentos

Atuando desde 1998 em Vitória da Conquista, a E2 Engenharia e Empreendimentos é uma empresa especializada na construção de imóveis populares e econômicos, especificamente àqueles pertencentes ao programa Minha Casa, Minha Vida. Ao longo destes 18 anos, construiu e entregou cerca de 4.000 unidades em Vitória da Conquista e outras 6.000 nas cidades de Brumado, Jequié, Jaguaquara e Ituberá.

CONTINUE LENDO

Campeonato do São Félix chega ao seu final com agradecimentos e reconhecimentos pelo apoio da Prefeitura Municipal de Brumado

  • 28 Set 2016
  • 10:53h

O secretário municipal de Esportes, Miguel Lima Dias, participando da cerimônia de premiação (Foto: Divulgação)

No dia 2ª de setembro foi realizada a grande final do Campeonato de Futebol do Bairro do São Felix, considerado um dos mais tradicionais e disputada da cidade. A disputa do título ficou entre as equipes do Botafogo e Independente, sagrando-se campeão a equipe do Botafogo ao derrotar a equipe do Independente por 2x1. Foi uma partida cheia de alternativas, com as duas equipes sempre buscando o gol e criando grandes jogadas, tendo a participação de uma grande e inflamada torcida, mas, infelizmente, um fato lamentável e reprovável acabou acontecendo aos 26 minutos do segundo tempo, fazendo com que a partida tivesse que ser encerrada por agressão do atleta do Independente, o jovem  Jairo de Aguiar Morais, ao ser expulso, perdeu o controle e agrediu o árbitro da partida João Albertino dos Santos Filho, de Vitória da Conquista, o qual recebeu um soco na boca trazendo graves consequências físicas e morais a um cidadão que ali estava para cumprir o seu dever como profissional da arbitragem. “Atos como esses tem que ser banidos do futebol e os agressores punidos de forma severa para que sirva de exemplo para outros atletas no futuro.”, relataram os membros da comissão de arbitragem.  Essa não a primeira vez que árbitros do futebol foram agredidos aqui em Brumado. Assim foram Jonathan e “Fute” no Bairro Dr. Juracy e agora João Albertino no Bairro do São Felix. A Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Turismo exigirá em todos os eventos esportivos realizados com a participação da Prefeitura Municipal de Brumado, que não serão permitidas as inscrições desses agressores por pelo menos dois (02) de punição. A Secretaria Municipal de Esportes de Brumado continuará dando todo apoio aos profissionais da arbitragem de Brumado e Região sendo sempre solidária com mesmos.  Ao final foram entregues pelo Secretário Municipal de Esporte, Miguel Lima Dias, as medalhas e troféus ao Campeão e Vice-Campeão, quando a Comissão organizadora do campeonato parabenizou e fez questão de agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias pelo apoio dado ao Esporte brumadense, especialmente ao Bairro do São Felix. 

Brumado: V Aulão Solidário acontece neste sábado (01)

  • 28 Set 2016
  • 10:15h

Acontecerá neste sábado (01), às 8h no auditório da SEMAC (ao lado do Correios), a quinta edição do Aulão Solidário. O evento visa abordar alguns dos principais temas do ENEM 2016 nas áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza com a participação de competentes e experientes professores de Brumado e Vitória da Conquista. A entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado as instituições filantrópicas de Brumado. O “Aulão Solidário” é mais um projeto promovido pela Ordem DeMolay de Brumado.

Petrobras estuda reduzir o preço da gasolina

  • 28 Set 2016
  • 09:34h

(Foto: Reprodução)

Após encontro com o presidente Michel Temer, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou que a estatal quer tornar o preço do combustível brasileiro mais competitivo em relação ao mercado internacional e não descartou a possibilidade de uma redução no valor dos combustíveis. Ele lembrou, porém, que o assunto ainda está em discussão na direção da empresa. Parente também conversou com Temer sobre questões regulatórias e disse que, em cinco anos, a estatal deve ser a quarta ou quinta maior empresa do mundo no setor. Ele defendeu, ainda, o projeto que tramita no Congresso Nacional e retira a obrigação da estatal de ser a operadora única dos campos do pré-sal. Segundo ele, a medida é importante para o país, pois possibilita a atração de investimentos. Parente apresentou a Temer o Plano de Negócios da Petrobras 2017-2021, que prevê investimentos de US$ 74 bilhões, volume 25% menor que o previsto no plano anterior (cerca de US$ 100 bilhões). O planejamento também define que a petroleira vai sair dos setores de produção de biocombustíveis, distribuição de GLP (gás de cozinha) e produção de fertilizantes.

Bancários decidem manter a greve após reunião terminar sem acordo

  • 28 Set 2016
  • 08:51h

Representantes da Contraf-CUT e da Fenaban fazem nova reunião de negociação em São Paulo (Foto: Jaílton Garcia / Contraf-CUT)

A reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desta terça-feira (27) terminou sem acordo, e os bancários decidiram manter a greve. Uma nova rodada de negociações foir marcada para quarta-feira (28), às 15h. No 22º dia de greve, 13.449 agências e 36 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas, segundo o último balanço da Contraf-CUT. É a greve mais longa já realizada pela categoria dos bancários.

Conquista: Motorista fica preso às ferragens de caminhão em batida na BR-116,

  • 28 Set 2016
  • 08:11h

Frente do caminhão ficou destruída após batida (Foto: Anderson Oliveira/ Blog do Anderson)

O motorista de um caminhão ficou ferido após ficar preso às ferragens do veículo, em um acidente envolvendo outro caminhão, na noite de terça-feira (27), no anel rodoviário da BR-116, em Vitória da Conquista.A vítima foi retirada pelo Corpo de Bombeiros e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde dele é desconhecido. De acordo com o 7ª Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que fez o resgate do condutor, um homem que estava na carona do veículo e era acompanhante do motorista teve escoriações leves. Ele também foi socorrido pelo Samu para o hospital local. O condutor do outro caminhão não teve ferimentos.

Novo ensino médio pode aumentar desigualdade, dizem ex-ministros

  • 28 Set 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Ex-ministros que passaram pela chefia do Ministério da Educação nos últimos anos comentaram, a pedido do G1, a medida provisória de reforma do ensino médio, publicada pelo governo Temer na semana passada. Aloizio Mercadante, Renato Janine Ribeiro e Henrique Paim demonstraram preocupação sobre como a flexibilização do currículo pode, caso não seja bem delimitada, significar que alguns estudantes tenham, na prática, mais opções que outros, o que aumentaria a desigualdade educacional no Brasil.Mercadante foi o último ministro da Educação da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele esteve à frente do MEC em dois períodos: entre 2012 e o início de 2014, e entre setembro de 2015 e o início de maio de 2016, quando o então presidente em exercício, Michel Temer, anunciou o nome de Mendonça Filho para ocupar o cargo. Janine, professor de ética e filosofia da Universidade de São Paulo (USP), foi ministro da Educação durante cinco meses – ele assumiu a pasta em abrilde 2015.

 Foi durante sua gestão que o governo federal anunciou a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento sobre o qual as escolas e redes de ensino elaborarão seus currículos. Henrique Paim, que assumiu a chefia do ministério em janeiro de 2014 e permaneceu no cargo até o fim do mesmo ano, é o ex-ministro que passou mais tempo atuando dentro do MEC nos últimos anos: entre 2004 e 2006, foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, entre 2006 e 2014, ocupou o cargo de secretário-executivo do ministério. Entre as gestões de Paim e Janine, o cargo de ministro da Educação foi ocupado por Cid Gomes, que permaneceu durante menos de três meses à frente da pasta.

Preocupação com a desigualdade
Os três ex-ministros afirmaram que parte das mudanças incluídas na medida provisória de 23 de setembro contempla discussões que já eram feitas há anos dentro do Ministério da Educação, e também na sociedade. A flexibilização do currículo é um dos exemplos. Porém, os três afirmaram que as mudanças só podem ser implementadas se professores e estudantes forem incluídos no debate. Eles também afirmaram que o texto da medida pode dar margem ao desenvolvimento de currículos muito distintos entre os estados e, assim, falhar na redução da desiguladade educacional. "Ainda não pude estudar tudo, mas em alguns pontos dá para ter uma posição", afirmou Janine ao G1. "No discurso público que está sendo dito, o aluno é quem vai escolher [o itinerário formativo]. Mas, na prática, a escola só precisa oferecer uma ou duas opções. Então, se o estudante morar em São Paulo, talvez ele tenha todas as opções. Mas é possível que ele tenha que mudar de escola para fazer isso. Se morar no Ipiranga, talvez tenha que ir para uma escola na Vila Mariana. Não é tão fácil assim. Mas, se morar em cidade pequena, ele não pode escolher. Então está sendo dita uma coisa, que o aluno poderá escolher a sua opção, mas ele vai escolher a opção detro do leque que a rede oferecer. Se uma rede escolher oferecer um leque enxuto, ele não tem opção. Porque são as redes estaduais que vão calibrar isso." Para Paim, reformar o currículo passa por garantir que todos os estudantes brasileiros tenham acesso ao mesmo conteúdo básico para que tenham uma mínima formação de qualidade. "Toda a discussão da Base Nacional Comum, e eu tive a oportunidade de fazer esse debate também, envolve uma preocupação em reduzir a desigualdade do país. Na medida em que tenho que definir o que o estudante tem que aprender a cada final de ano em que ele vai frequentar na escola, seja na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio, eu consigo fazer com que aqueles estados que têm mais dificuldade de elaborar um currículo, fazer essa discussão mais aprofundada, estar envolvendo toda a comunidade educacional, tenham a oportunidade de estabelecer uma meta, uma diretriz pra sua rede e suas escolas." Ele explicou que, caso as redes fiquem livres para decidir o que fazer com metade da cara horária do ensino médio, isso pode dar margem para que as redes de ensino mais frágeis fiquem ainda mais defasadas. "Se nós não fizermos um processo de alteração do ensino médio que possa ter uma atenção especial para esses estados que têm mais fragilidade, que têm mais dificuldade de desempenho, e sem também um programa de formação de professores, podemos ter tendência de redução de conteúdo justamente para as pessoas que precisam mais, que precisam ter uma melhor formação", afirmou Paim. Aloizio Mercadante, que se pronunciou sobre a medida provisória em um comunicado divulgado para a imprensa, afirmou que "a oferta de itinerários alternativos e a eleição de disciplinas opcionais pelo estudante, sem a fixação do que deve ser oferecido a todos como dever do estado, vai legalizar a desigualdade de oportunidades de aprender". O ministro disse que o texto, do jeito que foi publicado, representa "revestir com a norma legal a desigualdade de oportunidades de aprendizagem, o que, na pratica, atinge todos os brasileiros, especialmente, os mais pobres", e afirmou ainda que "a MP fala em dialogar com o interesse dos estudantes, nada mais consensual. Porém, delega as secretarias estaduais de educação, que possuem condições extremamente heterogêneas, a completa liberdade para definir os itinerários formativos e as disciplinas optativas. Essa medida representa o risco concreto de um verdadeiro apartheid escolar no Brasil".

CONTINUE LENDO

Qual curso superior você deseja fazer? A UNINTER Brumado está à sua disposição!

  • ASCOM - Plena Educacional
  • 27 Set 2016
  • 21:09h

Imagem Divulgação

O seu sonho ou necessidade inclui iniciar a sua Faculdade? Estude no Centro Universiário Internacional UNINTER! Além de muitas opções de graduação e pós-graduação, você também encontra um polo bem localizado (Rua Artur Revenster, 188 - Centro de Brumado), um atendimento diferenciado, material de estudo moderno extremamente didático e valor justo:

Administração / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Ciências Contábeis / Engenharia da Computação / Engeharia da Produção / Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrônica / Geografia / Gestão da Produção Industrial / Gestão Hospitalar / Pedagogia / Teologia / Gestão de Seguraça Privada e muito, muito, muito mais, acesse: http://uninter.com/graduacao-ead/cursos e confira todas as as opções! O polo UINTER Brumado está à sua disposição para atender-lhe em qualquer curso (EaD) da instituição que você escolher! NÃO precisa formar turma, você inicia seus estudos imediatamente!