Candidata descobre na urna que fez campanha com número errado

  • 03 Out 2016
  • 15:47h

(Foto: Reprodução)

A candidata da vereadora Edilamar Quintão (PTN) recebeu apenas três votos nessas eleições de 2016. Isso porque ela, que concorria pela cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, usou o número errado durante sua campanha eleitoral. Ela só descobriu que tinha cometido o erro quando foi votar com o número 19.159 e apareceu na urna que o candidato era inexistente. Surpresa, ela descobriu que seu número era, na verdade, 19.789 e que todos os santinhos que tinha distribuído estavam com os números errados. Mesmo com o erro, ela ainda recebeu três votos, sendo que um foi dela mesma. O erro de Edilamar ganhou repercussão nacional e ela disse que só iria se pronunciar depois que falasse com um advogado. Antes porém, a candidata chegou a conceder entrevista ao portal "G1', onde contou que estava bastante abalada. “Estou me sentindo muito prejudicada, pois agora não dá mais tempo para nada. Vou ser a piada da cidade e com certeza minha candidatura foi por água abaixo. Essa situação é difícil”, disse.  Em entrevista ao jornal "Extra", o juiz da 1ª zona eleitoral de Rondônia, Paulo José do Nascimento Fabrício, afirmou que o erro foi da candidata ou do partido, mas não da Justiça Eleitoral. "Ela não conferiu (os santinhos) com a documentação. A Justiça eleitoral recebe o pedido do jeito que o candidato quer, ela não cria nomes ou números. Tenho 30 anos de serviço público e nunca vi isso acontecer. Um candidato não fiscaliza o número é uma falha muito grave. Imagina fiscalizar os números da prefeitura", criticou o magistrado. 

MEC não criará novas bolsas para médicos residentes

  • 03 Out 2016
  • 15:07h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) decidiu que, no ano que vem, não criará novas bolsas de estudos para médicos residentes. Em ofício enviado aos coordenadores das comissões de residência médica das universidades, a pasta usa o argumento de "corte orçamentário". Emitido em 19 de setembro, o documento é assinado pelo diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Dioclécio Campos Júnior. Ele afirma no texto que "será mantido apenas o quantitativo de bolsas financiadas em 2016".
 

Eleições 2016: PSD é partido com maior número de prefeituras na Bahia

  • 03 Out 2016
  • 14:25h

Do total de 415 municípios baianos que elegeram prefeitos no primeiro turno das eleições 2016, 82 serão geridos pelo PSD. A legenda conquistou o maior número de prefeituras no estado, seguida pelo PP (55), PMDB (47), PT (39) e DEM (35). O município de Vitória da Conquista irá para segundo turno, com os candidatos Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT). Já Santa Cruz da Vitória aguardará por uma determinação da Justiça Eleitoral, já que os dois candidatos tiveram a candidatura indeferida com recurso. A lista completa de prefeitos eleitos na Bahia pode ser acessadaaqui.

O homem que passou 43 anos em uma cadeira de rodas por um diagnóstico errado

  • 03 Out 2016
  • 13:42h

Rufino Borrego tinha 13 anos quando foi diagnosticado com uma distrofia muscular incurável. Ele passou os 43 anos seguintes andando de cadeira de rodas até que uma neurologista descobriu que a doença que Borrego tinha era, na verdade, diferente do que a que havia sido diagnosticada em sua adolescência. O problema dele era uma miastenia congênita, doença neuromuscular que causa um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos - isso gera uma fraqueza incrivelmente rápida dos músculos, que passam a não responder com movimentos. A doença, porém, foi facilmente revertida com o uso de um medicamento simples, para asma - que era indicado para o real problema do qual sofria. Com isso, ele pode voltar a caminhar normalmente após ter passado 43 anos em uma cadeira de rodas. "Qualquer situação como essa, em que um médico tem a chance de mudar de verdade a vida dos pacientes, é muito gratificante", disse a neurologista portuguesa Teresinha Evangelista, a responsável por dar o diagnóstico correto a Borrego.

Surpresa
A neurologista Teresinha Evangelista, que atua hoje em dia no Instituto de Medicina Genética da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, não culpa os médicos pelo diagnóstico errado de Borrego. "Era esse o diagnóstico possível naquela época. A miastenia congênita não era conhecida e só foi definida como doença na década de 1970", afirmou. Ela explica que a doença de Borrego ainda é muito rara e que, por isso, é muito difícil identificá-la se não for um médico já acostumado a ver pacientes com sintomas semelhantes. Teresinha, no caso, estava tratando a irmã de Borrego, que tinha o mesmo problema, só que com menos gravidade. "Quando ela me contou sobre seu irmão, eu disse na hora que queria vê-lo para uma consulta." Cerca de 15 duas depois, Borrego foi ao seu consultório. "O quadro clínico era muito característico. Havia muita variação na função motora", explicou a neurologista. A Miastenia é uma doença caracterizada por essa variação. O paciente não consegue contrair os músculos da maneira devida. "A pessoa pode caminhar por cinco minutos, mas depois tem que parar e descansar. A doença também afeta os músculos respiratórios, mas a fraqueza não é permanente", explica. A distrofia muscular, por sua vez, inclui uma série de doenças genéticas que causam degeneração progressiva dos músculos esqueléticos e perda do tecido muscular, algo que vai piorando com o tempo.

Genética
"Além da avaliação clínica de Borrego, eu pedi que ele fizesse um teste simples chamado eletromiograma", contou a médica. O exame que se usa normalmente para identificar doenças neuromusculares consiste, basicamente, em registrar por eletrodos as correntes elétricas que se formam nos nervos e músculos quando eles se contraem. O teste confirmou as suspeitas de Evangelista: tratava-se mesmo de miastenia, uma doença que afeta a transmissão neuromuscular que, quando tem defeitos, impede a contração muscular normal. A miastenia, nesse caso, era congênita, e foi fácil descobrir isso porque havia dois irmãos com o mesmo problema. O passo seguinte foi fazer um teste do material genético para identificar qual gene em específico estava causando o problema. "Mas naquela época, esse teste ainda não estava disponível em Portugal, então pedi a um colega em Munique (Alemanha) para fazer por lá", explicou a neurologista.

Medicamento para asma
"Quando recebi os exames da Alemanha, vi que Borrego tinha uma mutação especificamente no gene chamado Dok-7", disse Evangelista. "Uma vez identificado o gene, ficou muito mais fácil o tratamento, porque sabíamos que miastesia congênita por uma mutação no Dok-7 pode ser tratada com um medicamento chamado 'salbutamol', explicou. Esse remédio é tipicamente usado por pessoas que sofrem com problemas de asma em forma de inaladores, mas foi prescrito em pastilhas para Borrego. Pouco depois que ele iniciou o tratamento, já conseguiu voltar a caminhar. "Na consulta seguinte, ele estava andando de muletas e logo não precisou mais delas."

Pensamos que era um milagre
A recuperação de Borrego foi em 2010, mas só agora ganhou a atenção do público quando o jornal local de Portugal "Jornal de Notícias" falou cobre o caso. Depois que voltou a andar, o primeiro lugar que Borrego quis visitar era o café que ficava no seu bairro, no povoado de Alandroal, no sudeste de Portugal. "Pensamos que era um milagre", disse o dono do café, Manuel Melao, ao Jornal de Notícias. O diário relata que agora Borrego é praticamente uma celebridade na cidade. Hoje, Rufino Borrego tem 61 anos e não guarda qualquer mágoa dos médicos que lhe deram o diagnóstico errado. "A miastenia era uma doença desconhecida naquela época. Só quero aproveitar a minha vida", diz. Atualmente, ele consegue andar normalmente e vai apenas duas vezes ao ano fazer sessões de fisioterapia.

CONTINUE LENDO

MP-BA lança site com informações sobre defesa do consumidor e decisões judiciais

  • 03 Out 2016
  • 13:04h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) lança na sexta-feira (7), a campanha “Consumidor Vencedor” para divulgar o site (clique aqui) que permite ao cidadão consultar, de forma simples, informações sobre ações civis públicas movidas pelo órgão, decisões judiciais e compromissos de ajustamento de conduta firmados por empresas junto ao órgão sobre relações de consumo. O site ainda vai disponibilizar os processos com resultados favoráveis ao cidadão na Justiça e permitir a denúncia de descumprimentos e violações a sentenças e acordos. A ferramenta ainda terá um banco de dados com mais de 2,8 mil documentos de atuação de 19 MPs do país.

O parquet baiano aderiu ao sistema no primeiro semestre deste ano e já disponibiliza informações sobre processos. O lançamento da campanha acontecerá na sede do MP-BA, com a presença da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado; do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), promotor de Justiça Roberto Gomes; e da promotora de Justiça Christiane Cavassa Freire, que coordena o Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MP do Rio de Janeiro, onde foi idealizado e é gerido o projeto. Na Bahia, comércio e lazer são os segmentos com mais informações processuais disponibilizadas no site. Em âmbito nacional, os líderes são educação, saúde e setor financeiro. No site, o usuário pode acessar a aba 'Vitórias', que disponibiliza ações com resultados positivos na defesa coletiva dos consumidores, e a 'Novas Ações', que traz os procedimentos em andamento. A pesquisa pode ser realizada por estado e por segmentos consumeristas, como alimentação, habitação, educação, entre outros. 

CONTINUE LENDO

'Foram eleições extremamente pacíficas', diz presidente do TRE-BA

  • 03 Out 2016
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), firam registradas 266 ocorrências policiais durante as eleições municipais 2016 do último domingo (2), em toda a Bahia, sendo que mais de 30 pessoas chegaram a ser presas. Apesar disso, o presidente do órgão, Mário Alberto Hirs, afirma que tudo ocorreu dentro do normal. “Foram eleições extremamente pacíficas, e com todas as intercorrências normais de um processo eleitoral. Em todo procedimento eleitoral tem isso que nós vimos: tem boca de urna, tem prisão por boca de urna, tem desavença pessoal, tem brigas, tem discussão. É normal", dsse Hirs. A maior parte das ocorrências registradas foi de boca de urna. Só em Utinga, na região da Chapada Diamantina, foram 200 casos de boca de urna. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que a polícia registrou 79 ocorrências referentes a crimes eleitorais até as 16h30 deste domingo (2), no estado. Foram 42 casos de boca de urna, 10 de compra de votos, 10 de transporte irregulares de eleitores, três casos de porte ilegal de arma, três de desacato de autoridade eleitoral, um registro de injúria e brigas ou desentendimentos entre integrantes de partidos adversários. Os registros, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram computados em 54 cidades do estado. Foram 95 pessoas detidas, mas em alguns casos houve liberação mediante pagamento de fiança. A secretaria não informou quantos suspeitos permanecem presos.

Monica Iozzi é condenada a pagar indenização de R$ 30 mil a Gilmar Mendes

  • Bahia Notícias
  • 03 Out 2016
  • 11:41h

A atriz e apresentadora Monica Iozzi foi condenada a pagar indenização de R$ 30 mil ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A atriz foi condenada pela Justiça por postar uma foto em seu Instagram, criticando o habeas corpus concedido por Mendes ao médico Roger Abdelmassih, acusado de abusar sexualmente das pacientes. "Se um ministro do STF faz isso… nem sei o que esperar", disse Mônica Iozzi na época. O juiz do caso alegou que ela tem o direito de opinar, mas não poderia ter "violado a dignidade, a honra e a imagem" do ministro. Além de pagar a indenização, Iozzi também terá que pagar as custas processuais e honorários advocatícios. A atriz está escalada para a série Vade Retro, prevista para ir ao ar em 2017.

Ricardinho é eleito novo prefeito de Livramento de Nossa Senhora

  • 03 Out 2016
  • 10:58h

(Foto: Reprodução)

Ricardinho (REDE) foi eleito prefeito de Livramento de Nossa Senhora com 14.270 votos, o que equivale a 55,31% dos votos válidos, contra 11.529- 44,69% dos votos. Agropecuarista e fruticultor, José Ricardo Assunção Ribeiro tem 52 anos, casado com Leila Ribeiro, pai de dois filhos adultos, e avô de dois netos. Ricardinho nunca exerceu um cargo público. De 2004 a 2012, foi apoiador do governo de Carlos Roberto Souto Batista (PMDB/PSD). Em 2012, lançou-se pela primeira vez candidato a prefeito de Livramento, com total apoio da base do então governo de Carlão (PSD), formando a coligação “Para quem tem Livramento no Coração”, que na ocasião saiu derrotado das urnas, com 11.089 contra 14.286 em favor de Paulo Azevedo (PRP).

 

Com mais de 11 mil votos, Igor Kannario se elege vereador em Salvador

  • 03 Out 2016
  • 10:16h

(Foto: Reprodução)

O cantor de pagode Igor Kannario foi eleito neste domingo (2) vereador de Salvador. Com pouco mais de 98% das urnas apuradas, Kannario já soma 11.215, ou 0,91% do total, o que garante um lugar na Câmara Municipal no próximo quadriênio. Além de Kannario, outros artistas e personalidades baianas também se candidataram. O cantor Robsão, outro nome do pagode baiano e que também se aventurou na política não obteve o mesmo sucesso do colega. O candidato do PTB somou pouco mais de 380 votos. Edcity, ex-cantor da banda Fantasmão, teve o pedido de candidatura negado pelo TRE da Bahia e não conseguiu disputar a eleição. O candidato Paulo Câmara (PSDB), atual presidente da Câmara de Salvador, foi o vereador mais votado. Ele recebeu mais de 18 mil votos.

Eleitores devem justificar voto em cartório eleitoral até 1º de dezembro

  • 03 Out 2016
  • 09:34h

(Foto: Reprodução)

Quem não justificou o voto no domingo (3) de eleições municipais tem até o dia 1º de dezembro para apresentar a alegação da ausência. O prazo é de 60 dias após o pleito. O eleitor deve levar pessoalmente o requerimento de justificativa a um cartório eleitoral ou então enviar o documento pelo correio ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é contado a partir da data de cada turno, já que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral.Sendo assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo turnos, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles. A ausência no primeiro turno não impede que o eleitor vote no segundo turno. O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. Para efeito de cancelamento, cada turno é considerado como uma eleição. No domingo de eleições o eleitor deveria entregar o formulário preenchido em qualquer seção eleitoral, portando um documento oficial de identificação com foto. Estudantes indígenas de Porto Seguro, no sul do estado, escolheram a seção da Escola Politécnica da Ufba para justificar o voto.

 

Herzem Gusmão e Zé Raimundo farão 2º turno em Vitória da Conquista

  • 03 Out 2016
  • 08:56h

Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT) irão disputar o segundo turno das eleições de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A cidade é o terceiro maior colegial do estado. Com 100% das urnas apuradas, neste domingo (2), Herzem Gusmão teve 78.455 votos (47,82%), enquanto Zé Raimundoobteve 51.989 votos (31,69%). Eles disputaram com Arlindo Rebouças(PSDB), Fabricio (PC do B), Joás Meira(PSB), Enoque Matos (PSOL) e Roberto Dias (PDT).

TSE registra prisão de 236 candidatos em todo o país no 1º turno

  • 03 Out 2016
  • 08:12h

(Foto: Reprodução)

Duzentos e trinta e seis candidatos foram presos em flagrante em todo o país até a noite deste domingo (2), informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 21h45. Os nomes e os partidos dos detidos não foram informados pela Justiça Eleitoral. Deste total, 177 candidatos foram presos por realizarem boca de urna, 16 por divulgarem propaganda não-permitida, 11 por transporte ilegal de eleitores, 22 por corrupção eleitoral e 9 por motivos não informados. Minas Gerais foi o estado com mais prisões de candidatos: 59. Seguido por Santa Catarina (23) e Paraná (21). Ainda de acordo com o TSE, também foram registradas ocorrências com outros 147 candidatos, mas sem prisão. Em entrevista a jornalistas, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que o pleito ocorreu com "normalidade" e "paz". O tribunal informou ainda que 1.726 eleitores foram presos por irregularidades cometidas próximo às zonas eleitorais. Entre os motivos, estão uso de alto-falante (5 prisões), boca de urna (1.010 prisões), divulgação de propaganda (143 prisões), transporte ilegal de eleitores (84 prisões), corrupção eleitoral (166 prisões) e outros motivos (316 prisões). Houve ainda, conforme o TSE, outras 1.705 ocorrências nos municípios envolvendo eleitores, mas sem resultar em prisão. Um dos motivos foi o fornecimento ilegal de alimento. Os dados foram os últimos divulgados pelo TSE neste domingo e os números poderão aumentar, conforme novas informações sejam prestadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nos próximos dias.

Urnas eletrônicas
Devido a falhas nos equipamentos, a Justiça Eleitoral teve de substituir 4.424 urnas nas seções eleitorais do país, o que representa 1,01 % do total utilizado. Neste ano, não houve votações manuais. O estado com mais urnas trocadas foi o Rio de Janeiro, com 808 máquinas. Em seguida aparecem São Paulo, com 573, e Minas Gerais, com 394. Ao todo, 2.268 urnas foram trocadas em municípios que já usam a identificação biométrica na votação, enquanto 2.156 foram em cidades sem o sistema. De acordo com o TSE, foram utilizadas 433 mil urnas eletrônicas na votação deste domingo, o maior número já registrado na história das eleições no país. A Justiça Eleitoral informou que 68 mil urnas foram reservadas para eventualmente substituir equipamentos que apresentassem defeito ao longo da votação.

CONTINUE LENDO

Eleições 2016: Urnas confirmam pesquisa do Brumado Urgente e Eduardo Vasconcelos é eleito prefeito de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 02 Out 2016
  • 22:07h

Com uma vitória esmagadora, Eduardo Vasconcelos confirma seu favoritismo na preferência dos eleitores de Brumado, sendo eleito com 69,17% dos votos, com uma frente de 12.681 votos sobre o candidato derrotado Alessandro Lobo. O que veio corroborar de maneira indubitável que a pesquisa encomendada pelo Brumado Urgente junto a COMPET pesquisas era completamente idônea, livre de qualquer mácula, fato que contrariou as acusações levianas da coligação derrotada, que acusou o site de divulgar uma pesquisa fraudulenta. E, diante dessa acusação de tamanha gravidade, os mesmo colocaram em cheque um trabalho desenvolvido desde fevereiro de 2013 com muita dedicação por todos os envolvidos no site. Deixamos aqui nossa mais completa indignação contra a coligação derrotada nas eleições municipais de 2016 e continuamos nosso trabalho de informar diariamente toda região, com notícias relevantes e que tragam no seu bojo responsabilidade e a credibilidade conquistada com muito trabalho e dedicação diária.

Na foto Eduardo e Édio agradecem à vitória ao povo de Brumado

Contas vão 'degringolar' sem reforma da Previdência, prevê secretário

  • 02 Out 2016
  • 18:06h

Contas vão 'degringolar' sem reforma da Previdência, prevê secretário

Sem uma reforma da Previdência Social que contemple regras mais próximas àquelas que vigoram no resto do mundo, as contas públicas brasileiras, que já não estão bem, podem "degringolar" nos próximos anos, segundo avaliação do secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, em entrevista ao G1. O governo Michel Temer está prestes a enviar ao Congresso uma proposta de reforma da Previdência Social que prevê, entre outros pontos, a fixação de 65 anos como idade mínima para a aposentadoria. A intenção era enviar o projeto antes do primeiro turno da eleição municipal deste domingo, mas, por pressão de partidos da base aliada, o texto final só deverá ser encaminhado a deputados e senadoresdepois da eleição. De acordo com o secretário, o desarranjo das contas não se dará "de uma hora para a outra" e poderá levar décadas, mas, se não feita uma reforma da Previdência, avalia, inevitavelmente chegará a um ponto crítico. "Tem um processo de crescimento da despesa previdenciária expressivo, mas não é uma coisa que no ano que vem já vai estourar tudo. Pode degringolar, sim, pode chegar a uma situação crítica, mas pode sempre se ter a alternativa de aumentar tributos", afirmou.

Coca-Cola abre guerra contra a obesidade infantil

  • 02 Out 2016
  • 16:09h

(Foto: Reprodução)

Estabelecer um diálogo amplo entre sociedade civil, escola, indústria e estado pode ser a principal ferramenta para combater um dos problemas mais preocupantes da contemporaneidade: a obesidade infantil. A conclusão foi tirada durante as discussões da mesa “Escola consciente, nutrição inteligente”, no evento internacional Educação 360, realizado pelos jornais EXTRA e “O Globo”, em parceria com o Sesc. O evento, que acontece nesta sexta e sábado na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, tem apoio da Coca-Cola Brasil, da TV Globo e do Canal Futura. — Quando os dois lados gritam, ninguém escuta nada. A obesidade infantil tem que ser tratada com um esforço conjunto e integrado. O diálogo é a grande chave. Um diálogo de propósitos, com transparência e vontade de fazer mudança — explicou Marcos Nisti, CEO do Instituto Alana, organização que defende a vivência plena da infância.

A necessidade de encontrar respostas para evitar que as crianças sejam alvo de publicidades que conduzem ao consumo em excesso de determinados alimentos e aumentem os índices de obesidade levou a uma comunicação bem-sucedida entre o Instituto Alana e a Coca-Cola Brasil. Discussões constantes culminaram em uma primeira ação da empresa de bebidas, que informou que não faria mais publicidade destinada a crianças, porque não as considerava capazes de tomar decisões de consumo sozinhas. A movimentação no sentido de minimizar o consumo de refrigerantes e sucos açucarados na infância resultou na decisão da corporação de não fornecer mais esses produtos para cantinas de escolas onde a maior parte das crianças seja menor de 12 anos.  — A criança até 12 anos não tem maturidade de fazer escolhas. Não consegue discernir o que é bom para ela e o que não é. Temos que trazer essa conversa para a escola, para os pais. Esse é um problema não só da Coca-Cola, mas de toda a indústria. Quero muito que outros setores se juntem a esse movimento — afirmou Andréa Mota, diretora de categorias da Coca-Cola Brasil. No âmbito familiar, a psicóloga Maria Tereza Maldonado afirma que os pais devem aprender a conhecer seus filhos e alerta para o perigo de atrelar emoções à alimentação. Ela chama atenção ainda para a importância de dar o bom exemplo: — Se a família está mais sintonizada, ela vai saber que aquele choro é de fome, aquele outro é para colo ou outro tipo de estimulação. Muitas vezes essa leitura não é feita adequadamente e qualquer coisa que a criança expressa é vista como fome. Isso tudo vai formando uma raiz de que a comida vai servir para aliviar frustração, suprir carinho e atenção, acalmar e distrair. Muitas famílias não se dão conta que agem como espelho para criança. As famílias de crianças obesas muitas vezes também estão muito além do peso.As crianças estão sujeitas a múltiplas influências.

CONTINUE LENDO