Ex-ministro da Justiça, Cardozo clama por discussão sobre a liberação de drogas

  • 26 Mar 2017
  • 12:04h

(Foto: Reprodução)

Em uma palestra em que criticou a "cultura do encarceramento" e apontou problemas do sistema prisional nacional, o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo afirmou que o país precisa "caminhar para a ideia da liberação das drogas". "Eu tenho uma visão pessoal de que nós temos que caminhar, sim, para a ideia da liberação das drogas, mas dentro daquilo que a cultura do povo admite, com muita transparência, com muita discussão, sem dogmas e sem preconceitos", afirmou o ex-ministro em um debate no Centro Universitário de Brasília nesta sexta-feira (24). Em sua opinião, é preciso de estudos e de análise de experiências de outros países, como o Uruguai, que legalizou a maconha. "Não é baixar um decreto. Nós temos que discutir", disse o ministro. Uma das justificativas do ex-ministro é a de que a "guerra às drogas" falhou. Essa expressão é utilizada para se referir às ações tomadas pelo Estado para reprimir completamente o uso e a circulação de drogas. Ele aponta que um dos resultados dessa política é o aumento incontrolável da quantidade de presos. Em outra frente, aponta que a proibição às drogas alimenta o narcotráfico. "Nós vamos continuar de uma forma estúpida não refletindo?", indagou o advogado. 

Cardozo nunca defendeu essa discussão nos cinco anos em que foi ministro da Justiça sob a presidência de Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2016. A explicação que deu é que "o ministro fala em nome do Estado, e há que ter cuidado quando se fala em nome de Estado". Relacionando a crise carcerária e a questão das drogas, o ex-ministro criticou a falta de clareza na distinção entre o usuário e traficante, apontando que este é um dos motivos para o encarceramento em massa. "Não há um limite muito claro para ver qual é a quantidade que alguém deve portar que pode servir como indicador para a definição se ele é traficante ou usuário. Alguns países têm essa referência. Nós não temos no Brasil", disse. Como resultado, segundo ele, "os operadores do direito forçam a barra para colocar atrás das grades usuários dizendo que são traficantes". Entre o alto número de presos e o déficit de vagas, o ex-ministro afirma que não há como o orçamento viabilizar a construção de vagas a tal ponto que englobe a demanda atual. É preciso prender menos, segundo ele. "Usuário de drogas não se sanciona. Ele tem que ser tratado pela saúde pública. O usuário de drogas é dependente e tem que ser tratado por médico, tem que ter reinserção social, e não é atrás das grades que vai ter nem médico nem ter reinserção social. Então essa cultura do aprisionamento, que também se projeta pelo tráfico de drogas quando a pessoa é usuária, é alarmante", disse, destacando que a situação é grave entre a população feminina e que grandes traficantes não são aprisionados. Afirmando que o custo médio de um preso é "alarmante", Cardozo disse que "é melhor colocar um preso e por numa escola na Suíça do que deixar num presídio brasileiro". "Qual é a lógica de continuarmos colocando no presídio pessoas que não precisam ser presas e colocando presos provisórios como forma de aplacar a ira social, não percebendo a consequência para a própria sociedade desse aprisionamento provisório?", finaliza.

CONTINUE LENDO

Celular pode ser prejudicial para a saúde das crianças

  • A tarde/Uol
  • 26 Mar 2017
  • 10:13h

(Foto: Reprodução)

Na era da internet e das novas tecnologias, os smartphones têm conquistado cada vez mais adeptos, inclusive crianças, que estão substituindo brincadeiras tradicionais pelos modernos celulares, seja para jogos, uso de redes sociais ou até mesmo para fazer ligações. Mas o que os pais não sabem é que este "vício" pode trazer danos à saúde dos filhos. Pelo menos é isso que pretende analisar a pesquisa Exposição das radiações decorrentes do telefone celular e efeitos na saúde de crianças e adolescentes. Realizado pela física baiana Denize Francisca da Silva, o estudo inédito no Brasil faz parte do pós-doutorado dela, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Emico Okuno, do Instituto de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (USP). Pelo mundo, pesquisas já apontam indícios de que o uso do equipamento pode causar problemas na visão, hipertensão, distúrbios do sono e danos ao cérebro. Em 2011, a Organização Mundial da Saúde classificou o celular como possivelmente cancerígeno. Nas crianças, pesquisadores defendem que, por terem a cabeça menor e os ossos do crânio mais finos, a radiação do celular pode atingir partes mais profundas do cérebro, o que pode gerar danos à saúde. Em crianças, a Agência Sanitária da França aponta, em pesquisa divulgada em 2016, que as ondas eletromagnéticas emitidas por celulares podem ter efeitos sobre as funções cognitivas das crianças, especialmente memória, atenção e coordenação. 

Denize vai a 90 escolas públicas e privadas, onde deve conversar com 2.400 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, além de pais, e profissionais das unidades de ensino. "O uso inadequado de telefone celular por crianças e adolescentes é bastante preocupante por questões relacionadas tanto com a exposição à radiação quanto ao comportamento", ressalta.

Riscos

As crianças estão mais expostas à radiação do celular e, por isso, os riscos do uso dos equipamentos podem ser maiores. Isso é o que defende o pesquisador gaúcho Cláudio Enrique Fernandez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que estuda o tema. "O tipo de exposição de uma criança é diferente de um adulto. A criança tem uma cabeça menor, o osso do crânio é mais fino, a onda do celular atinge partes diferentes do cérebro, mais profundas do que na cabeça de um adulto", explica. Mesmo se o tipo de exposição fosse igual em crianças e adultos, ele complementa, o sistema imunológico dos pequenos não está totalmente desenvolvido. A enfermeira Jácia Uzêda, por exemplo, controla o uso do aparelho pelo filho Luiz Henrique, de 8 anos. Ela conta que entrega o smartphone sexta-feira à tarde e recolhe domingo. "Tento controlar o máximo possível, inclusive evitando que ele fique o dia inteiro", revela. A também enfermeira Edinalva Gomes vai além: a filha dela, Ana Clara, de 7 anos, não tem celular. Usa só um tablet nos finais de semana. "Não tem birra. Tem final de semana que ela nem lembra". As mães confessam que não sabiam dos riscos à saúde, mas ressaltam que há uma preocupação quanto ao comportamento. "Se ficar o dia inteiro no celular, ele fica extremamente nervoso", afirma Jácia. "Tenho medo é de ela deixar de ser criança e esquecer que o bom é estar ao lado de um amigo, descobrindo brincadeiras", completa Edinalva.

CONTINUE LENDO

Bahia: Homem pede à Justiça para ter sobrenome da mãe de criação

  • 26 Mar 2017
  • 08:05h

Dona Nelza conheceu o filho do ex-marido quando ele estava com 6 meses de idade (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Uma técnica de enfermagem, que mora em Salvador, criou o filho do ex-marido, mesmo sabendo que ele é fruto de uma traição. Hoje, Nelza Nabuco, e o filho de criação, o analista de sistemas Wagner Ribeiro, de 34 anos, esperam a resposta da Justiça para um pedido do rapaz para usar o sobrenome da mãe nos documentos. O processo é chamado de adoção de maior. Dona Nelza se emociona ao lembrar da relação de amor que construiu com o filho, que mora com ela. A técnica de enfermagem conta que, pouco depois de perder uma filha de 4 meses, descobriu que o ex-marido, com quem ainda era casada, teve um filho fora do relacionamento. "Tinha mais ou menos um ano que eu tinha perdido minha filha, eu soube dessa história de que ele [ex-marido] tinha um filho na rua. Eu disse: Deus sabe o que faz. Levaram minha filha de repente, é ele [filho do ex-marido] que vai me dar alegria", relatou a técnica de enfermagem. Segundo dona Nelza, a mãe de Wagner entregou ele para o pai criar e ela assumiu a responsabilidade de cuidar do rapaz. Há 15 anos ela não está mais com o pai do analista de sistemas, mas o filho de criação ficou com ela. "Me separei e ele continuou comigo. Ele chegou para mim com 6 meses e hoje já vai fazer 34 anos", disse dona Nelza.

Wagner também se emociona ao falar da relação com a técnica de enfermagem. "Se eu não tivesse essa criação, talvez, eu nem estaria falando com vocês hoje. [Foi] pai e mãe sempre. A falta que eu tive de um pai, ela supriu com louvor. E egradeço a Deus por isso e me emociono toda vez que eu falo sobre isso", disse o analista de sistemas. A ação na Justiça para realizar o sonho de Wagner, de ter o sobrenome de dona Nelza, é acompanhado pela Defensoria Pública da Bahia. O pedido foi feito há um ano e mãe e filho esperam ansiosos por uma resposta positiva. "Eu sempre desejei que eu tivesse o nome dela. Eu quero o nome dela, que é, por direito, em termo de carinho de amor que ela sempre me deu, pela família que ela me apresentou. Eu desejo que meu nome seja Wagner Nabuco de Moraes. Eu só tenho que agradecer a ela. Acho que o mínimo que eu poderia fazer é ser um homem, para que ela tivesse orgulho de mim", disse Wagner. Neuza vê a iniciativa do filho de criação como um presente. "Ele, com isso, tá me dando o maior orgulho. É um presente ótimo. Que saia logo o veredito para que saia logo essa adoção", afirmou.

CONTINUE LENDO

Distribuição do lucro do FGTS em 2016 será paga ao trabalhador até agosto

  • 26 Mar 2017
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

O Pagamento de metade do lucro obtido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2016 ao trabalhador será feito até o dia 31 de agosto deste ano. O dinheiro será creditado sobre o saldo de todas as contas ativas e inativas em 31 de dezembro de 2016, e somado à atual remuneração do fundo, segundo o Ministério do Trabalho. A distribuição dos lucros do FGTS com os trabalhadores foi uma das mudanças criadas pela medida provisória 763, de 22 de dezembro do ano passado. Trata-se do mesmo texto que permitiu que os trabalhadores saquem suas contas inativas do FGTS entre os dias 10 de março e 31 de julho. Pela regra atual, o FGTS remunera o trabalhador com juros de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). O rendimento tem ficado, historicamente, bem abaixo da inflação. Nos últimos 17 anos, o FGTS acumula perda de quase 40% frente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), mostrou o G1 em janeiro. “Todo esse lucro ficava em um fundo para o próprio governo. Agora o governo vai dividir com o trabalhador o ganho dos investimentos usados com o recurso para tentar melhorar a remuneração que sempre perdeu de todas as aplicações”, explica o consultor financeiro do Mercantil do Brasil, Carlos Eduardo Costa. O governo espera que, ao dividir 50% do resultado do FGTS com o trabalhador, a remuneração do fundo fique próxima à da poupança. No ano passado, a caderneta rendeu 8,30%, contra 5,01% do fundo. Já a inflação oficial avançou 6,39% no período.

“Não temos uma data prevista [para o pagamento], tendo em vista que, para ocorrer a distribuição, deve ser apurado oficialmente o resultado do FGTS, o que só ocorre após o fechamento das Demonstrações Contábeis do Fundo”, informou o Ministério do Trabalho ao G1. Em 2015, o FGTS teve resultado operacional positivo (lucro) de R$ 13,3 bilhões. O superintendente regional da Caixa, Sérgio Cançado, esclareceu ao G1 em programa ao vivo sobre os saques das contas inativas do FGTS, que o resultado positivo do fundo, obtido das aplicações financeiras e do crédito que financia a construção civil e o saneamento, será proporcional ao saldo de cada conta no fim do ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho, o FGTS contava com cerca de 259 milhões de contas com saldo, no valor total de R$ 398 bilhões, em dezembro do ano passado. O governo estima uma retirada de cerca de R$ 43 bilhões das contas inativas que poderão fazer os saques entre março e julho deste ano.

CONTINUE LENDO

Pagamentos de propina eram feitos até em cabaré, afirma delator da Odebrecht

  • 25 Mar 2017
  • 20:10h

Mônica Moura fazia parte do 'top five' da propina | Foto: Franklin de Freitas

Além de delatar pagamentos ilícitos ao marqueteiro baiano Duda Mendonça, o delator da Odebrecht, Hilberto Mascarenhas, que chefiou o departamento de pagamento de propina da empresa entre 2006 e 2015, disse em depoimento à Justiça Eleitoral que as entregas de dinheiro em espécie ocorriam em “lugares absurdos” e até em “cabaré”. De acordo com a Folha de S. Paulo, quando questionado pelo juiz auxiliar da ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer na eleição de 2014, sobre como eram os pagamentos ao marqueteiro João Santana e a esposa dele, Mônica Moura, responsável por operacionalizar as finanças, Hilberto respondeu: "Se fossem valores pequenos encontravam num bar, em todos os lugares. Você não tem ideia dos lugares mais absurdos que se encontra, no cabaré...". 

Para o repasse de valores mais vultosos, Hilberto contou que Mônica ou um representante dela se hospedavam em um hotel onde se encontravam com um intermediário contratado pela Odebrecht que fazia a entrega, mas que não era ligado diretamente à empresa. "Então, você se hospedava no hotel e de noite ele visitava o quarto do interessado, entregava e ia embora, para poder ter mais segurança se fossem valores maiores", contou. Ele ainda relatou que, quando coordenava o departamento de propina, preferia fazer os pagamentos fora do país e que Mônica estaria na lista dos “top five” que recebiam os valores mais elevados de propina da área. "Eu dizia: eu prefiro pagar tudo no exterior, que era lá que era feita a geração, eu preferia pagar no exterior. Mas ela [Mônica Moura] exigia que partes fossem pagas no Brasil, justificando que tinha que pagar alguns serviços que eram feitos no Brasil...", disse.

CONTINUE LENDO

Justiça proíbe distribuição de livro de Eduardo Cunha, 'Diário da Cadeia'

  • 25 Mar 2017
  • 18:13h

A distribuição do livro “Diário da Cadeia”, da editora Record, foi proibida pela Justiça do Rio de Janeiro. O livro chegaria as livrarias na segunda-feira (27). O livro, conforme a reprodução acima, é "assinado" por Eduardo Cunha, embora a capa estampe também "pseudônimo". Ninguém sabe o verdadeiro nome, o livro foi escrito por um autor secreto. A Record, por contrato, não divulgará o seu nome. A ação com pedido de indenização, movida pela defesa do ex-deputado, foi contra a Record, Carlos Andreazza (o editor) e "o autor desconhecido". Em sua decisão, a juíza Ledir Araújo determina a "identificação imediata do autor desconhecido" e uma multa de R$ 400 mil por dia, se o livro chegar a ser distribuído. A juíza determinou também que a Record retire do seu site qualquer referência ao livro. E assinala que "não fosse à abusividade de se utilizar do nome do autor e de induzir ter o livro sido escrito por ele, cabe registrar que o Código Defesa do Consumidor veda a publicidade enganosa”. Cabe recurso.

Brasil: Vereador morre após fazer cirurgia bariátrica

  • iBahia
  • 25 Mar 2017
  • 16:10h

Foto: Reprodução/Facebook

Após ficar 15 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o vereador Jaime Ferreira, do município de Senador Canedo (GO),  morreu na noite desta sexta-feira (24), vítima de uma parada cardiorrespiratória. A causa do óbito foram complicações em decorrência de  uma cirurgia bariátrica realizada no Hospital Samaritano, em Goiânia. Aos 28 anos, Jaime estava em seu primeiro mandato. Ele foi eleito como suplente do vereador Sérgio Bravo Jr (PROS), que assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer. Nascido em São Paulo, Jaime se mudou para Senador Canedo em 2002. 

Bahia: Em acidente, carga de feijão cai sobre cabine e motorista morre

  • 25 Mar 2017
  • 15:08h

Acidente envolveu caminhão e carro, na BA-093, na quinta-feira (23) (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

O motorista de um caminhão morreu após um acidente que envolveu um carro, na noite de quinta-feira (23), na BA-093, entre as cidades de Pojuca e Araçás. A carga de feijão acabou caindo sobre a cabine do veículo, que foi parar em um buraco às margens da rodovia. Dois homens que estavam no carro também morreram. Por conta da dificuldade de acesso à cabine do caminhão, o Corpo de Bombeiros Militar só conseguiu retirar o corpo do condutor do caminhão na noite de sexta-feira (24). Foi necessária a utilização de um guindaste para suspender a cabine do veículo, a fim de remover o corpo do motorista. Os corpos das outras duas vítimas que estavam no carro foram retirados no mesmo dia do acidente. Segundo os Bombeiros, os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O motivo do acidente é desconhecido.

STJ concede habeas corpus e mulher de Cabral vai cumprir prisão domiciliar

  • 25 Mar 2017
  • 13:55h

Adriana Anselmo, esposa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, conseguiu na Justiça um recurso para cumprir prisão em casa. Uma decisão, deferida na noite desta sexta-feira (24), pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas a Adriana Ancelmo para cumprir prisão domiciliar. A ex-primeira dama estava presa no Complexo Prisional de Bangu. Ela é acusada de envolvimento em crimes de corrupção praticados pelo marido e outras pessoas. O próprio escritório dela é apontado como recebedor de altas quantias de propina. De acordo com a Agência Brasil, Anselmo já havia recebido o benefício de prisão domiciliar no dia 17, em decisão do juiz federal Marcelo Bretas. No entanto, a medida havia sido cassada, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A decisão favorável desta sexta é em caráter liminar. O motivo alegado pela defesa é que ela tem dois filhos menores de idade para cuidar, de 11 e 14 anos, que estão privados da convivência de ambos os pais, pois Cabral também está preso.

Ministério diz que China decidiu por reabertura total para a carne brasileira

  • 25 Mar 2017
  • 12:42h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura divulgou uma nota na manhã deste sábado (25) em que informou que a China decidiu por reabrir totalmente o mercado para a carne exportada pelo Brasil. Na nota, assinada pelo ministro Blairo Maggi, o governo brasileiro agradece o "gesto de confiança" dos chineses. Com a deflagração da operação Carne Fraca, na semana passada, países importadores da carne brasileira, como a China, haviam anunciado a suspensão da compra do produto. A operação, comandada pela Polícia Federal, encontrou indícios de envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização. Ao todo, 33 servidores da pasta foram suspensos e 21 frigoríficos, investigados. Como consequência, foram levantadas sobre a qualidade da carne do país. 

Autoridades do governo brasileiro, especialmente do Ministério da Agricultura e das Relações Exteriores passaram os últimos dias em intensas negociações com representantes dos países compradores para reverter o bloqueio à carne brasileira. A decisão da China de retomar as importações do Brasil é vista como um alívio dentro do governo, já que o país asiático é um dos maiores compradores da carne produzida no país. "A China anunciou hoje a reabertura total do mercado de carnes brasileiras. Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora. Nos últimos dias o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil no exterior trabalharam incansavelmente para o êxito que se anuncia hoje", diz a nota assinada por Blairo Maggi.

CONTINUE LENDO

Deputado quer Planserv para os pais dos servidores

  • Blog do Léo Santos
  • 25 Mar 2017
  • 11:47h

Visando corrigir grave distorção do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, o deputado Heber Santana apresentou indicação ao governador Rui Costa para que o Executivo Estadual envie projeto de lei à Assembléia Legislativa modificando a Lei 9.528/2005, permitindo a inclusão dos pais dos servidores como seus dependentes no Planserv. “Hoje o plano contempla apenas os filhos, netos e cônjuges, e não é justo que os servidores não possam amparar seus pais idosos por causa da limitação da lei”, afirma o deputado.

Governo concede bolsa de estímulo permanência para professores

  • Tribuna da Bahia
  • 25 Mar 2017
  • 10:58h

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira, o Decreto nº 17.522, que regulamenta a Lei n° 13.595/2016, que institui a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe para os professores da rede pública estadual dos Ensinos Fundamental e Médio, que estão prestes a se aposentar.  A bolsa, de R$ 800 para 20h e de R$ 1.600 para carga horária de 40 horas, será concedida aos educadores que, tendo implementado os requisitos para a aposentadoria voluntária, optem por permanecer em atividade. “A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe será deferida por um período máximo de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período por uma única vez. É uma iniciativa que reflete os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhorar a educação pública. Afinal, estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, comentou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Pré-requisitos 

Para ser beneficiado, o professor deverá atender a requisitos, como ter completado as exigências para a aposentadoria voluntária nos termos da Lei nº 11.357/2009; estar lotado em uma unidade escolar e ter optado por permanecer em efetiva regência de classe. A Bolsa de Estímulo à Permanência será paga pela Secretaria da Educação do Estado, mensalmente e exclusivamente durante o ano letivo, e serão levadas em consideração áreas do conhecimento em que haja carência de docentes na rede estadual. O número de Bolsas de Estímulo à Permanência será divulgado anualmente, com indicação das disciplinas e unidades a que se destinam. Caso a quantidade de bolsas oferecidas seja inferior ao número de profissionais habilitados a recebê-las, a Secretaria da Educação selecionará os que receberão a vantagem, por meio de lista classificatória, levando-se em conta idade, cargo, tempo de experiência na disciplina e tempo de exercício na unidade escolar. Só após a divulgação e indicação da Secretaria da Educação do Estado para as áreas do Conhecimento com vagas por município e unidade, é que os professores poderão dar entrada na solicitação do benefício, se dirigindo ao SAC Educação, em Salvador e Feira de Santana, ou no Núcleo Territorial de Educação (NTE) vinculado à sua escola. Na etapa seguinte, o setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação apreciará os pedidos, para a publicação dos contemplados por meio do Diário Oficial do Estado.

CONTINUE LENDO

Sobe para 22 o número de países com restrições à carne brasileira

  • Estadão Conteúdo
  • 25 Mar 2017
  • 10:11h

(Foto: Reprodução)

O número de países que já suspenderam total ou parcialmente as importações de carne brasileira após o anúncio da Operação Carne Fraca voltou a subir ontem, chegando a um total de 22, segundo levantamento do Ministério da Agricultura. São 13 os países que suspenderam totalmente as compras do produto brasileiro: Hong Kong, China, Chile, Argélia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Panamá, Catar, México, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Granada e São Cristóvão e Névis. Esses dois últimos não constavam do balanço divulgado na quinta-feira pelo ministério. Outros nove países ou blocos suspenderam as compras apenas dos 21 frigoríficos investigados na operação. São eles: Japão, África do Sul, União Europeia, Suíça, África do Sul, Canadá, Egito, Emirados Árabes Unidos e Vietnã. Os Emirados Árabes não constavam da lista divulgada ontem. Vietnã estava na relação dos países que apenas endureceram seus controles sanitários na entrada. O balanço do Ministério da Agricultura mostra também que quatro países apenas aumentaram a fiscalização sanitária sobre a carne brasileira. São eles Estados Unidos, Coreia do Sul, Malásia e Argentina. Israel, Barbados e Rússia apenas pediram informações adicionais.

VLI abre processo seletivo de trainee operacional em Brumado

  • 25 Mar 2017
  • 09:17h

(Foto: Divulgação)

A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, está com vagas abertas para trainee operacional na área de operação ferroviária em Brumado (BA). As inscrições podem ser feitas até 27 de março. As oportunidades são focadas no desenvolvimento de profissionais para cargos operacionais e oferecem formação teórica e prática. O candidato deve ter concluído o ensino médio ou técnico, ter no mínimo 18 anos, residir em Brumado e ter interesse na área de operação ferroviária. As vagas também se aplicam a profissionais com deficiência. O programa de trainee operacional tem duração de um ano e os interessados devem se inscrever através do site www.vagas.com.br. Além de bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, os profissionais terão benefícios como vale refeição, vale alimentação, assistência médica, seguro de vida, entre outros. Um dos principais objetivos da VLI é ter os melhores profissionais trabalhando e crescendo com a empresa. Para isso, a companhia investe em diversos programas de formação profissional, promovendo a inclusão de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Os candidatos aprovados farão parte da equipe de mais de sete mil pessoas que impulsionam a empresa em um dos segmentos que mais crescem no Brasil: a logística.

Serviço

O que: Trainee operacional  

Quando: Até 27 março

Onde: Brumado (BA)

Inscrições: http://www.vagas.com.br/V1490737

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

CONTINUE LENDO

Novidade: Vem aí o Versatile Bus 'A balada itinerante'

  • 25 Mar 2017
  • 08:33h