Ministério da Agricultura determina interdição de mais dois frigoríficos

  • 27 Mar 2017
  • 10:44h

(Foto: Reprodução)

Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (27) ter determinado a interdição de mais dois frigoríficos alvos da Operação Carne Fraca. As unidades estão localizadas em Colombo e em Balsa Nova, no estado do Paraná. No último dia 17, quando a operação foi deflagrada pela Polícia Federal, três frigoríficos já haviam sido interditados e seriam submetidos a novas fiscalizações. Segundo o Ministério da Agricultura, a decisão de interditar mais dois frigoríficos foi tomada após auditorias de fiscais. As unidades alvos da decisão do governo são os frigoríficos Souza Ramos, em Colombo, e o Transmeat, em Balsa Nova. O G1 buscava contato com os frigoríficos até a última atualização desta reportagem. O ministério não especificou os motivos das interdições e informou que foram encontrados indícios de falhas nas unidades.

Vitória da Conquista: Prefeitura exige emplacamento e habilitação para carroceiros

  • 27 Mar 2017
  • 09:58h

(Foto: Reprodução)

Os carroceiros de Vitória da Conquista terão que cumprir uma série de exigências da prefeitura. De acordo com o Blog do Anderson, a Lei Nº 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal, proibe que carroças trafeguem nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco. Os condutores deverão ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta, e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornececer capacitação e uma espécie de carteira de habilitação. Entre as exigências, também estão a necessidade de emplacamento das carroças e a instalação de bolsões coletores, para que os animais não sujem as ruas. As medidas foram divulgadas a partir de uma nota emitida pelo Executivo municipal, mas não há informações sobre a partir de quando as determinações começarão a valer.

Sem reajuste salarial desde 2016, servidores baianos ameaçam greve

  • por Bruno Luiz
  • 27 Mar 2017
  • 09:14h

Marinalva Nunes, presidente da Fetrab | Foto: Edvan Barbosa/ Divulgação

A presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, enviou um recado ao governador da Bahia, Rui Costa: ele deve ter atenção. Insatisfeitos com a falta de reajuste nos salários desde o ano passado, os servidores baianos estão “com grande disposição” de fazer greve. O passo inicial em direção a este movimento pode ser a paralisação marcada por várias categorias para o próximo dia 6 de abril. “O dia 6 será um balizador para puxar a categoria para uma maior mobilização. Depois, faremos avaliação do movimento e, para a próxima mobilização, veremos se faremos uma paralisação de 48h, para dar continuidade ao movimento, ou se já há condições para greve geral”, afirmou Marinalva em entrevista ao Bahia Notícias. 

O tom contra o governo subiu pelo fato de, segundo a presidente da entidade, a administração estadual se negar a negociar pautas das categorias, como reajuste linear – apenas com reposição da inflação - respeitando a data-base; aumento do auxílio-alimentação; progressão e promoção de carreiras; a aquisição do Hospital Espanhol para os servidores públicos; discussão sobre a extinção do Derba; e o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) para os trabalhadores, já ordenada judicialmente, mas cuja execução ainda não foi iniciada pelo governo. “O governo diz que está com disposição de reunir sindicalistas, mas não discute a pauta geral, justificando que está no limite prudencial e, portanto, não chama para reunião, por conta de não querer discutir o reajuste linear. Nós não concordamos”, criticou. O governo tem argumentado que a Bahia é um dos poucos estados a pagar o salário dos servidores em dias atualmente, mas isto não tem deixado os trabalhadores inteiramente satisfeitos. “Estamos com defasagem desde 2013, quando o governo parcelou em duas vezes a inflação. Em 2014, foi parcelado, mas não retroativo à data-base. Em 2015, também não retroativo. Em 2016, 0% de reajuste. Neste ano, até então o governo disse que a crise não deixa repassar nem a inflação. Desde 2013, o salário é arrochado. Pagar salário em dia não é só isso que merecemos”, reclamou. A presidente afirma que, por causa da defasagem nos salários, 40% dos servidores estão com vencimentos abaixo do salário mínimo, atualmente de R$ 937, e enfrentam “muita dificuldade”. A paralisação do próximo dia 6 inicia com concentração no Bahia Café Hall, na Avenida Paralela, e vai até a Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

CONTINUE LENDO

Comercial Vitória: Confira as melhores opções em ovos de páscoa

  • 27 Mar 2017
  • 08:30h

O Comercial Vitória é o supermercado das melhores promoções e das grandes novidades na cidade, e, dessa vez, o supermercado montou um enorme expositor recheado com muitas opções em ovos de páscoa. São novidades que prometem fazer a alegria da criançada, além dos tradicionais ovos, a ilha traz os ovos de chocolates com personagens e super heróis que povoam o imaginário infantil, pois, além de saborearem os chocolates das melhores marcas, a exemplo dos chocolates Garoto e Nestlé, ainda vão se divertir com os brinquedos que vêm junto com alguns ovos. O Comercial Vitória fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, 93 – Bairro do Tanque, fone 3441-1414.


Bahia: Meteorito teria provocado estrondo seguido de tremor, sentidos na capital, diz testemunha

  • G1 Bahia
  • 27 Mar 2017
  • 08:11h

O tremor de terra que assustou moradores de Salvador e municípios vizinhos neste domingo (26/3) é o assunto mais comentado do dia. Ainda não há posicionamentos de órgão oficiais ou especialistas sobre o que teria acontecido, mas Gabriel Portinho, 35 anos, morador de Vilas do Atlântico, pode ter uma explicação. Ele garante ter visto um comenta caindo por volta das 7h, quando a maioria das pessoas sentiu a vibração. “Coincidentemente, eu estava olhando pro céu e vi um cometa passando. Deixou um rastro de fumaça e caiu. No mesmo instante, deu pra ouvir um som forte, como se fosse um trovão, um estrondo”. Gabriel conta ainda que não sentiu nenhum tremor de terra em Vilas. “Comentei com um amigo sobre o que tinha visto e, minutos depois, ele me passou que a informação estava circulando nos sites e redes sociais. Se soubesse que teria essa repercussão, teria filmado”, brinca.Ele disse ainda que é comum visualizar objetos no céu naquela região, mas poucas vezes como o que apareceu hoje. “Foi tudo bem claro. O tempo está bom, céu aberto, tudo muito visível”. Mas, cauteloso, ele pondera que não pode dizer se o suposto cometa é o responsável pelo susto que os baianos passaram hoje. “É difícil dizer se foi ele o responsável.”.

Serralheria Santa Rita: Confira a Super Promoção

  • 27 Mar 2017
  • 06:36h

De hora em hora surge uma nova organização religiosa no Brasil

  • 26 Mar 2017
  • 19:12h

(Foto: Reprodução)

Diante da facilidade para a abertura de novas igrejas, o fortalecimento do movimento neopentecostal e ainda os efeitos do quadro econômico do Brasil, a fé dos brasileiros cresceu em ritmo intenso. A cada hora surge uma nova organização religiosa no país, segundo informações de O Globo. A estimativa é de janeiro de 2010 até fevereiro deste ano - período em que 67.951 entidades se registraram na Receita Federal, o que equivale em média a 25 novas organizações por dia. Para efetuar o registro, é necessário primeiro obter o registro em cartório, com a ata de fundação, o estatuto social e a composição da diretoria. Em seguida, os dados devem ser apresentados à Receita, que é o órgão responsável por conceder o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Depois disse, é só procurar a prefeitura e o governo estadual para solicitar o alvará de funcionamento e garantir a isenção de impostos.

Consumidor brasileiro comprou sal 20% mais caro por 30 anos, aponta Cade

  • 26 Mar 2017
  • 17:09h

(Foto: Reprodução)

O consumidor brasileiro comprou sal com sobrepreço médio de 20% por quase 30 anos, apontou a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A recomendação de condenação de 20 empresas e três entidades sindicais por formação de cartel foi recomendada pelo órgão. De acordo com a superintendência, as empresas combinavam preços entre 1984 e 2012. Os preços eram fixados em reuniões periódicas. As empresas impediam a venda de mais sal por produtores aos refinadores para diminuir a quantidade de produto no mercado e evitar que o preço caísse. De acordo com o Cade, nas reuniões as empresas fixavam preços, controlavam a oferta e dividiam o mercado entre si. O Sindicato da Indústria de Sal (Siesal), o Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Rio Grande do Norte (Simorsal) e a Associação Brasileira dos Extratores e Refinadores de Sal (Abersal) foram acusados. Uma das 20 empresas, a Salina Diamante Branco, assinou um termo de compromisso de cessação e concordou em colaborar com as investigações e pagar multa de R$ 5,5 milhões.

Tremor atinge Salvador, Lauro de Freitas e Itaparica na manhã deste domingo (26)

  • Bahia Notícias
  • 26 Mar 2017
  • 15:05h

Funcionário de supermercado diz ter ouvido estrondo (Foto: Maiana Belo/G1)

Um tremor de terra de origem desconhecida atingiu a capital baiana na manhã deste domingo (26). O fenômeno pôde ser ouvido na Paralela, Politeama, Graça, Pituba, Santo Antônio Além do Carmo, Castelo Branco, Bonfim e outros bairros. "Eu ouvi, mas achei que foi alguém que bateu porta, algo assim. Moro no primeiro andar, qualquer coisa no 'ap' do lado ou embaixo faz um tremor", comenta a assessora de imprensa Preta Oster, que mora na Vasco da Gama. Moradores de Brotas, Saúde, Barra e Federação afirmam ainda ter sentido a trepidação, com portas e janelas balançando. O susto também acometeu os moradores de Lauro de Freitas e da Ilha de Itaparica. Até o momento, a Capitania dos Portos desconhece o caso, mas ficou de investigar a situação. O Bahia Notícias tentou contato também com a Defesa Civil para apurar as causas do fenômeno, mas não houve retorno. No Observatório Sismológico da Universidade Brasília, que coordena todo o Brasil, não há nenhuma ocorrência registrada.

Bahia: Após aposentadoria, idoso de 81 anos conclui 3º curso superior

  • 26 Mar 2017
  • 14:04h

(Foto: Reprodução)

Aos 81 anos e com muita disposição, Valter Ferreira concluiu a terceira graduação no ensino superior, que foi iniciado após a aposentadoria. O idoso, que já era formado em duas graduações, Turismo e Metodologia de Ensino, se formou também em Direito. A cerimônia de formatura foi realizada na noite da sexta-feira (24), em Salvador.Valter Ferreira trabalhou como servidor público até os 52 anos. Depois de aposentado, ele resolveu se dedicar aos estudos e, ao longo de 29 anos, alcançou as três formações. Segundo ele, estudar sempre foi um hobby."Eu sempre gostei de estudar. Um hobby que eu tenho é estudar. E gosto mesmo. Faço com que todo o pessoal da minha família estude. Eu estudava em uma base de 4h a 5h. Ás vezes, eu chegava da faculdade às 22h, 22h30. Eu não ia dormir, eu ia estudar, até umas 2h da manhã", contou o aposentado.Durante a formatura em Direito, filhas e netas do idoso se emocionaram mais uma vez com a força de vontade dele. Uma das filhas o acompanhou até o palco para a entrega do canudo. As netas falaram sobre como é tê-lo como exemplo de vida.

"Que homem poderoso. Ninguém diz que ele tem 81 anos", disse Bárbara Almeida, uma das netas presentes na cerimônia."Ele é uma referência para a gente. Ele é o nosso mestre em tudo. É a pessoa que direciona a nossa vida", completou Alice Almeida, também neta do idoso.O incentivo para que os familiares também estudem foi confirmado por Luzia Cruz, filha do idoso. Ela contou que graças ao exemplo do pai, ela e todas as irmãs possuem formação superior. "Todas nós, eu e minhas irmãs, somos formadas e seguimos o exemplo dele. Ele já disse que não vai parar", contou.Na cerimônia, colegas de turma também falaram bem da experiência de convívio com o aposentado na faculdade e citaram as dificuldades enfrentadas por ele. "Ele, de uma forma muito carismática, conseguiu formar, com todas as dificuldades, de aulas aos sábados, de idas ao Fórum, ao juizado", explicou Moisés Ferreira.Marília Carvalho, também neta do aposentado e advogada, contou sobre os dias de estudo com o avô."Eu pego uns casos e ele discute comigo. Estuda até de madrugada. Me traz livros para poder discutir as teses. Então, ele ama o que ele faz. Ele vai ser muito feliz e muito atuante na profissão", disse Marília Carvalho, neta.Mesmo com o final do terceiro curso superior, Valter Ferreira ainda tem planos para o futuro acadêmico. Ele contou que pretende passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para poder atuar na profissão, e que tem vontade de fazer um curso de especialização na área."Meus planos são de primeiro tentar fazer o exame da OAB, para passar, e também fazer um curso de especialização em direito do trabalho. Eu vivo para ajudar a quem precisa. Por isso eu estou aqui", revelou.

CONTINUE LENDO

Ex-ministro da Justiça, Cardozo clama por discussão sobre a liberação de drogas

  • 26 Mar 2017
  • 12:04h

(Foto: Reprodução)

Em uma palestra em que criticou a "cultura do encarceramento" e apontou problemas do sistema prisional nacional, o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo afirmou que o país precisa "caminhar para a ideia da liberação das drogas". "Eu tenho uma visão pessoal de que nós temos que caminhar, sim, para a ideia da liberação das drogas, mas dentro daquilo que a cultura do povo admite, com muita transparência, com muita discussão, sem dogmas e sem preconceitos", afirmou o ex-ministro em um debate no Centro Universitário de Brasília nesta sexta-feira (24). Em sua opinião, é preciso de estudos e de análise de experiências de outros países, como o Uruguai, que legalizou a maconha. "Não é baixar um decreto. Nós temos que discutir", disse o ministro. Uma das justificativas do ex-ministro é a de que a "guerra às drogas" falhou. Essa expressão é utilizada para se referir às ações tomadas pelo Estado para reprimir completamente o uso e a circulação de drogas. Ele aponta que um dos resultados dessa política é o aumento incontrolável da quantidade de presos. Em outra frente, aponta que a proibição às drogas alimenta o narcotráfico. "Nós vamos continuar de uma forma estúpida não refletindo?", indagou o advogado. 

Cardozo nunca defendeu essa discussão nos cinco anos em que foi ministro da Justiça sob a presidência de Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2016. A explicação que deu é que "o ministro fala em nome do Estado, e há que ter cuidado quando se fala em nome de Estado". Relacionando a crise carcerária e a questão das drogas, o ex-ministro criticou a falta de clareza na distinção entre o usuário e traficante, apontando que este é um dos motivos para o encarceramento em massa. "Não há um limite muito claro para ver qual é a quantidade que alguém deve portar que pode servir como indicador para a definição se ele é traficante ou usuário. Alguns países têm essa referência. Nós não temos no Brasil", disse. Como resultado, segundo ele, "os operadores do direito forçam a barra para colocar atrás das grades usuários dizendo que são traficantes". Entre o alto número de presos e o déficit de vagas, o ex-ministro afirma que não há como o orçamento viabilizar a construção de vagas a tal ponto que englobe a demanda atual. É preciso prender menos, segundo ele. "Usuário de drogas não se sanciona. Ele tem que ser tratado pela saúde pública. O usuário de drogas é dependente e tem que ser tratado por médico, tem que ter reinserção social, e não é atrás das grades que vai ter nem médico nem ter reinserção social. Então essa cultura do aprisionamento, que também se projeta pelo tráfico de drogas quando a pessoa é usuária, é alarmante", disse, destacando que a situação é grave entre a população feminina e que grandes traficantes não são aprisionados. Afirmando que o custo médio de um preso é "alarmante", Cardozo disse que "é melhor colocar um preso e por numa escola na Suíça do que deixar num presídio brasileiro". "Qual é a lógica de continuarmos colocando no presídio pessoas que não precisam ser presas e colocando presos provisórios como forma de aplacar a ira social, não percebendo a consequência para a própria sociedade desse aprisionamento provisório?", finaliza.

CONTINUE LENDO

Celular pode ser prejudicial para a saúde das crianças

  • A tarde/Uol
  • 26 Mar 2017
  • 10:13h

(Foto: Reprodução)

Na era da internet e das novas tecnologias, os smartphones têm conquistado cada vez mais adeptos, inclusive crianças, que estão substituindo brincadeiras tradicionais pelos modernos celulares, seja para jogos, uso de redes sociais ou até mesmo para fazer ligações. Mas o que os pais não sabem é que este "vício" pode trazer danos à saúde dos filhos. Pelo menos é isso que pretende analisar a pesquisa Exposição das radiações decorrentes do telefone celular e efeitos na saúde de crianças e adolescentes. Realizado pela física baiana Denize Francisca da Silva, o estudo inédito no Brasil faz parte do pós-doutorado dela, desenvolvido em parceria com a pesquisadora Emico Okuno, do Instituto de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (USP). Pelo mundo, pesquisas já apontam indícios de que o uso do equipamento pode causar problemas na visão, hipertensão, distúrbios do sono e danos ao cérebro. Em 2011, a Organização Mundial da Saúde classificou o celular como possivelmente cancerígeno. Nas crianças, pesquisadores defendem que, por terem a cabeça menor e os ossos do crânio mais finos, a radiação do celular pode atingir partes mais profundas do cérebro, o que pode gerar danos à saúde. Em crianças, a Agência Sanitária da França aponta, em pesquisa divulgada em 2016, que as ondas eletromagnéticas emitidas por celulares podem ter efeitos sobre as funções cognitivas das crianças, especialmente memória, atenção e coordenação. 

Denize vai a 90 escolas públicas e privadas, onde deve conversar com 2.400 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, além de pais, e profissionais das unidades de ensino. "O uso inadequado de telefone celular por crianças e adolescentes é bastante preocupante por questões relacionadas tanto com a exposição à radiação quanto ao comportamento", ressalta.

Riscos

As crianças estão mais expostas à radiação do celular e, por isso, os riscos do uso dos equipamentos podem ser maiores. Isso é o que defende o pesquisador gaúcho Cláudio Enrique Fernandez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que estuda o tema. "O tipo de exposição de uma criança é diferente de um adulto. A criança tem uma cabeça menor, o osso do crânio é mais fino, a onda do celular atinge partes diferentes do cérebro, mais profundas do que na cabeça de um adulto", explica. Mesmo se o tipo de exposição fosse igual em crianças e adultos, ele complementa, o sistema imunológico dos pequenos não está totalmente desenvolvido. A enfermeira Jácia Uzêda, por exemplo, controla o uso do aparelho pelo filho Luiz Henrique, de 8 anos. Ela conta que entrega o smartphone sexta-feira à tarde e recolhe domingo. "Tento controlar o máximo possível, inclusive evitando que ele fique o dia inteiro", revela. A também enfermeira Edinalva Gomes vai além: a filha dela, Ana Clara, de 7 anos, não tem celular. Usa só um tablet nos finais de semana. "Não tem birra. Tem final de semana que ela nem lembra". As mães confessam que não sabiam dos riscos à saúde, mas ressaltam que há uma preocupação quanto ao comportamento. "Se ficar o dia inteiro no celular, ele fica extremamente nervoso", afirma Jácia. "Tenho medo é de ela deixar de ser criança e esquecer que o bom é estar ao lado de um amigo, descobrindo brincadeiras", completa Edinalva.

CONTINUE LENDO

Bahia: Homem pede à Justiça para ter sobrenome da mãe de criação

  • 26 Mar 2017
  • 08:05h

Dona Nelza conheceu o filho do ex-marido quando ele estava com 6 meses de idade (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Uma técnica de enfermagem, que mora em Salvador, criou o filho do ex-marido, mesmo sabendo que ele é fruto de uma traição. Hoje, Nelza Nabuco, e o filho de criação, o analista de sistemas Wagner Ribeiro, de 34 anos, esperam a resposta da Justiça para um pedido do rapaz para usar o sobrenome da mãe nos documentos. O processo é chamado de adoção de maior. Dona Nelza se emociona ao lembrar da relação de amor que construiu com o filho, que mora com ela. A técnica de enfermagem conta que, pouco depois de perder uma filha de 4 meses, descobriu que o ex-marido, com quem ainda era casada, teve um filho fora do relacionamento. "Tinha mais ou menos um ano que eu tinha perdido minha filha, eu soube dessa história de que ele [ex-marido] tinha um filho na rua. Eu disse: Deus sabe o que faz. Levaram minha filha de repente, é ele [filho do ex-marido] que vai me dar alegria", relatou a técnica de enfermagem. Segundo dona Nelza, a mãe de Wagner entregou ele para o pai criar e ela assumiu a responsabilidade de cuidar do rapaz. Há 15 anos ela não está mais com o pai do analista de sistemas, mas o filho de criação ficou com ela. "Me separei e ele continuou comigo. Ele chegou para mim com 6 meses e hoje já vai fazer 34 anos", disse dona Nelza.

Wagner também se emociona ao falar da relação com a técnica de enfermagem. "Se eu não tivesse essa criação, talvez, eu nem estaria falando com vocês hoje. [Foi] pai e mãe sempre. A falta que eu tive de um pai, ela supriu com louvor. E egradeço a Deus por isso e me emociono toda vez que eu falo sobre isso", disse o analista de sistemas. A ação na Justiça para realizar o sonho de Wagner, de ter o sobrenome de dona Nelza, é acompanhado pela Defensoria Pública da Bahia. O pedido foi feito há um ano e mãe e filho esperam ansiosos por uma resposta positiva. "Eu sempre desejei que eu tivesse o nome dela. Eu quero o nome dela, que é, por direito, em termo de carinho de amor que ela sempre me deu, pela família que ela me apresentou. Eu desejo que meu nome seja Wagner Nabuco de Moraes. Eu só tenho que agradecer a ela. Acho que o mínimo que eu poderia fazer é ser um homem, para que ela tivesse orgulho de mim", disse Wagner. Neuza vê a iniciativa do filho de criação como um presente. "Ele, com isso, tá me dando o maior orgulho. É um presente ótimo. Que saia logo o veredito para que saia logo essa adoção", afirmou.

CONTINUE LENDO

Distribuição do lucro do FGTS em 2016 será paga ao trabalhador até agosto

  • 26 Mar 2017
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

O Pagamento de metade do lucro obtido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2016 ao trabalhador será feito até o dia 31 de agosto deste ano. O dinheiro será creditado sobre o saldo de todas as contas ativas e inativas em 31 de dezembro de 2016, e somado à atual remuneração do fundo, segundo o Ministério do Trabalho. A distribuição dos lucros do FGTS com os trabalhadores foi uma das mudanças criadas pela medida provisória 763, de 22 de dezembro do ano passado. Trata-se do mesmo texto que permitiu que os trabalhadores saquem suas contas inativas do FGTS entre os dias 10 de março e 31 de julho. Pela regra atual, o FGTS remunera o trabalhador com juros de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). O rendimento tem ficado, historicamente, bem abaixo da inflação. Nos últimos 17 anos, o FGTS acumula perda de quase 40% frente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), mostrou o G1 em janeiro. “Todo esse lucro ficava em um fundo para o próprio governo. Agora o governo vai dividir com o trabalhador o ganho dos investimentos usados com o recurso para tentar melhorar a remuneração que sempre perdeu de todas as aplicações”, explica o consultor financeiro do Mercantil do Brasil, Carlos Eduardo Costa. O governo espera que, ao dividir 50% do resultado do FGTS com o trabalhador, a remuneração do fundo fique próxima à da poupança. No ano passado, a caderneta rendeu 8,30%, contra 5,01% do fundo. Já a inflação oficial avançou 6,39% no período.

“Não temos uma data prevista [para o pagamento], tendo em vista que, para ocorrer a distribuição, deve ser apurado oficialmente o resultado do FGTS, o que só ocorre após o fechamento das Demonstrações Contábeis do Fundo”, informou o Ministério do Trabalho ao G1. Em 2015, o FGTS teve resultado operacional positivo (lucro) de R$ 13,3 bilhões. O superintendente regional da Caixa, Sérgio Cançado, esclareceu ao G1 em programa ao vivo sobre os saques das contas inativas do FGTS, que o resultado positivo do fundo, obtido das aplicações financeiras e do crédito que financia a construção civil e o saneamento, será proporcional ao saldo de cada conta no fim do ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho, o FGTS contava com cerca de 259 milhões de contas com saldo, no valor total de R$ 398 bilhões, em dezembro do ano passado. O governo estima uma retirada de cerca de R$ 43 bilhões das contas inativas que poderão fazer os saques entre março e julho deste ano.

CONTINUE LENDO

Pagamentos de propina eram feitos até em cabaré, afirma delator da Odebrecht

  • 25 Mar 2017
  • 20:10h

Mônica Moura fazia parte do 'top five' da propina | Foto: Franklin de Freitas

Além de delatar pagamentos ilícitos ao marqueteiro baiano Duda Mendonça, o delator da Odebrecht, Hilberto Mascarenhas, que chefiou o departamento de pagamento de propina da empresa entre 2006 e 2015, disse em depoimento à Justiça Eleitoral que as entregas de dinheiro em espécie ocorriam em “lugares absurdos” e até em “cabaré”. De acordo com a Folha de S. Paulo, quando questionado pelo juiz auxiliar da ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer na eleição de 2014, sobre como eram os pagamentos ao marqueteiro João Santana e a esposa dele, Mônica Moura, responsável por operacionalizar as finanças, Hilberto respondeu: "Se fossem valores pequenos encontravam num bar, em todos os lugares. Você não tem ideia dos lugares mais absurdos que se encontra, no cabaré...". 

Para o repasse de valores mais vultosos, Hilberto contou que Mônica ou um representante dela se hospedavam em um hotel onde se encontravam com um intermediário contratado pela Odebrecht que fazia a entrega, mas que não era ligado diretamente à empresa. "Então, você se hospedava no hotel e de noite ele visitava o quarto do interessado, entregava e ia embora, para poder ter mais segurança se fossem valores maiores", contou. Ele ainda relatou que, quando coordenava o departamento de propina, preferia fazer os pagamentos fora do país e que Mônica estaria na lista dos “top five” que recebiam os valores mais elevados de propina da área. "Eu dizia: eu prefiro pagar tudo no exterior, que era lá que era feita a geração, eu preferia pagar no exterior. Mas ela [Mônica Moura] exigia que partes fossem pagas no Brasil, justificando que tinha que pagar alguns serviços que eram feitos no Brasil...", disse.

CONTINUE LENDO