Conquista: Fugitivos do Nilton Gonçalves são mortos durante confronto com a 80ª CIPM

  • 07 Abr 2017
  • 10:11h

Dois criminosos morreram em confronto com Guarnições 80ª Cipm e apoio da 92a Cipm ( Companhia Rural) no final da tarde dessa quinta, 06, na região de Veredinha, Município de Vitória da Conquista.A polícia recebeu informação sobre a localização dos bandidos, mas, foram recebidos a tiros. Houve revide e a dupla foi alvejada, sendo socorrida ao hospital de Base, onde foram confirmadas as mortes. Os dois mortos seriam Diego da Silva Santos e Edimar Alves de Souza, fugitivos do presídio Nilton Gonçalves, ambos acusados de roubo e outros crimes. Ainda não há identificação oficial dos corpos.

Taisan Auto: Crossfox 1.6 completo

  • 07 Abr 2017
  • 09:25h

EUA lançam ataque com mais de 50 mísseis contra base aérea do governo sírio

  • 07 Abr 2017
  • 08:42h

(Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o ataque com mísseis contra uma base aérea da Síria, na noite desta quinta-feira (6), foi de "vital importância" para os interesses de segurança nacional dos EUA. O republicano afirmou que o seu país precisa "prevenir e evitar a propagação e o uso de armas químicas mortais". Ele afirmou que "não há contestação de que a Síria usou armas químicas proibidas", referindo-se à ofensiva que matou dezenas de pessoas no começo da semana. Trump falou com repórteres após se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, na Flórida, enquanto as forças americanas lançavam cerca de 60 mísseis Tomahawk em território sírio, no primeiro ataque do governo Trump ao país. A TV estatal da Síria informou sobre o ataque, dizendo que este foi um ato de "agressão" dos EUA. Em seu comunicado, Trump disse que espera que a paz e harmonia prevaleçam. "Deus abençoe a América e o mundo inteiro", disse o presidente americano ao encerrar seu pronunciamento.

Conquista: Polícia acha carro 'recheado' com 1,5 tonelada de maconha e prende 3

  • 07 Abr 2017
  • 08:04h

Droga foi encontrada em carro com suspeitos em Vitória da Conquista (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Cerca de 1,5 tonelada de maconha foi apreendida e três pesssoas presas durante uma operação realizada na tarde desta quinta-feira (6) no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, a droga seria distribuída em Itabuna e região. Os supeitos localizados foram Moacy de Jesus Oliveira, Elton Silva Costa e Lucas Oliveira. Segundo a polícia, eles estavam em um carro que transportava a droga. Com eles, também foram encontrados uma arma longa calibre 12 e munições. O veículo em que eles estavam também foi apreendido. A operação foi realizada pela Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública e as polícias Federal e Militar, através das Companhias Independentes Cacaueira e Sudoeste. Os policiais conseguiram prender os suspeitos após uma perseguição na cidade. Outros dois carros que faziam a escolta do veículo que levava a droga conseguiram escapar do cerco, segundo a polícia. Ainda não informações sobre a procedência da droga e nem para quem seria entregue. Os suspeitos presos em flagrante foram autuados na Delegacia da Polícia Federal em Conquista. A polícia informou que as buscas pelos demais integrantes da quadrilha continuam.

Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada

  • 06 Abr 2017
  • 20:11h

(Foto: Reprodução)

Apesar de o Placar da Previdência feito pelo jornal O Estado de S. Paulo apontar até agora uma derrota para o governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira (5) estar convicto de que o governo conseguirá aprovar a reforma no Congresso. "Temos 411 deputados. Não será nada 'ah vai ser uma vitória estrondosa'. Não. Temos de ganhar e vamos ganhar", previu Padilha. Ele disse que não há outra alternativa a ser aprovar a proposta. O ministro recebeu com tranquilidade o resultado do placar, que segundo ele vai mudar assim que ficarem claras as alterações na proposta que estão sendo negociadas pelo governo com os parlamentares e incorporadas no texto do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). "O placar é passageiro. Estamos no início do trabalho e vai efetivamente ganhar cores depois de conhecermos os termos do relatório." Na quarta-feira, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer se reunirá na manhã desta quinta-feira (6) com Padilha, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e com Arthur Maia para pontos da reforma. Segundo Padilha, são "pontos sensíveis" as regras para o pagamento do benefício assistencial a idosos e pessoas com deficiência (BPC); a aposentadoria rural; e a regra de transição, que só abrange homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. O ministro adiantou que outros pontos da proposta também estão sendo considerados no relatório, como possíveis alterações. 

 Ele, no entanto, ressaltou que uma nova regra de transição não pode durar mais do que 20 anos e isso é inegociável - pela proposta enviada ao Congresso, a regra para homens dura 15 anos e para mulheres, 20 anos. Para Padilha, estão sendo "expostos" nas reuniões os temas que seriam impeditivos para que o parlamentar ainda resistente vote a favor."Esses temas serão objeto de uma análise mais profunda por parte do governo e o relator vai atender naquilo que for possível." O ministro descartou, no entanto, mudança na idade mínima de 65 anos para aposentadorias. Também não está em cogitação regra diferenciada para homens e mulheres se aposentarem. Padilha ressaltou que a unificação da regra só ocorrerá, na prática, daqui a 20 anos. Na transição, Padilha disse que poderão ser discutidas outras propostas, mas o prazo de no máximo 20 anos é inegociável. "Há ideias com mais de 20 anos. A reforma vai entrar em vigor em 2038. É longa a transição." No Senado, para facilitar a reforma, o líder do governo Romero Jucá vai indicar senadores para acompanhar o relatório na Câmara. O governo, nessa casa, enfrenta resistências do líder do PMDB, Renan Calheiros, que tem batido de frente contra a proposta.

CONTINUE LENDO

Ex-deputado federal é condenado a quatro anos de prisão e multa de R$ 492,5 mil

  • 06 Abr 2017
  • 19:09h

(Foto: Reprodução)

Alvo da Operação Lava Jato, o ex-deputado federal André Vargas (PT-PR) foi condenado a quatro anos e meio de prisão em regime fechado. O parlamentar responderá pelo crime de lavagem de dinheiro, de acordo com a sentença publicada nesta quinta-feira (6) pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Segundo informações da Agência Brasil, Vargas também foi condenado a pagar multa de R$ 492,5 mil e está impedido de assumir qualquer cargo ou função pública por nove anos – período referente ao dobro da sua pena. Preso desde abril do ano passado no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o ex-deputado é condenado pela segunda vez dentro da operação. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela aquisição de um imóvel em Londrina, ao norte do Paraná, com recursos recebidos através de propina. Os procuradores apontaram ainda que o irmão do ex-deputado, Leon Vargas, e a esposa, Eidilaira Soares Gomes, colaboraram com a compra da residência. Porém, Moro absolveu Eidilaira por falta de provas. Já Leon foi condenado a três anos de prisão e pagamento de multa no valor de 15,7 mil.

Soldado denuncia tortura no Exército do Rio de Janeiro que levou a remoção de testículo

  • 06 Abr 2017
  • 18:11h

Foto: Reprodução / O Globo

Um soldado lotado na 2ª Companhia da 27ª Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro denunciou ao Exército uma tortura sofrida há cerca de duas semanas. Segundo informações do jornal O Globo, ele passou por um trote aplicado por um grupo de 18 militares. O calouro teve seus pés e mãos amarrados e foi submetido a dois minutos de espancamento. Os seus superiores desferiram chutes e ainda usaram paus, pedaços de fio e plásticos. Ao final, um cabo conhecido no batalhão como "Cachorro Louco" atacou o soldado com mordidas nas nádegas que chegaram a arrancar pedaços. O calouro foi atendido no Hospital Central do Exército (HCE) e precisou ter um dos testículos extraídos. "Os médicos disseram que o segundo está comprometido e também poderá ser extraído. Não vou mais conseguir saltar ou pular de paraquedas. Além disso, estou sob tratamento psiquiátrico e psicológico para tentar superar o que aconteceu. Eu sonhava em ser militar da Brigada Paraquedista. Me esforcei para passar nos testes. Agora não quero mais. Não tenho mais condições", revelou o militar, que preferiu não se identificar, em entrevista ao jornal O Globo. Segundo ele, outros calouros passaram pelo trote no batalhão. O Exército instaurou um inquérito e os oito cabos indiciados foram afastados. A Força Armada informou ainda que entre 2014 e 2016 investigou cerca de cinco ocorrências de maus-tratos, lesão corporal e outros excessos cometidos em unidades militares do Rio de Janeiro.

Multidão tenta linchar casal, vítima de boato de sequestro de criança no WhatsApp

  • 06 Abr 2017
  • 16:56h

Uma multidão tentou linchar um homem e uma mulher depois que boatos sobre o possível sequestro de uma criança começaram a circular em mensagens no aplicativo WhatsApp.  Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas foram apontadas como autoras do crime na história que viralizou e levou a agressão em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (5). O homem e a mulher foram cercados dentro do carro em que estavam e sofreram ferimentos leves. A Guarda Civil e a Polícia Militar foram acionadas e retiraram as vítimas do local. As fotos do carro branco e áudios foram compartilhados pela população local. Em um dos relatos, um homem afirma ser pai de uma criança vítima do casal. Na mensagem ele diz que é para as pessoas tomarem cuidado porque o homem e a mulher estavam abordando crianças e tentando levá-las para dentro do carro. O motorista do veículo cuja foto circulou pelo aplicativo, Luiz Aurélio de Paula, disse que tentou se explicar para a população revoltada, antes que as agressões começassem.

Ele relatou que um grupo invadiu o carro. Para tentar se defender, ele dirigiu até uma padaria para tentar provar aos moradores que estava trabalhando como vendedor.Apesar das explicações, as agressões tiveram início e o número de agressores foi crescendo. De acordo com a Guarda Civil e a PM, cerca de 200 pessoas se aglomeraram em volta do carro e atuaram no crime. O caso aconteceu no bairro Mutirão. Os moradores quebraram partes do carro e tentaram virá-lo. O tumulto só terminou com a chegada das viaturas. Depois que o homem e a mulher foram resgatados, uma mulher que estava no meio da confusão ateou fogo no carro vazio. Ele foi detida e levada para a 118ª Delegacia de Polícia.Luiz conta que ainda tentou defender a mulher que estava no carro, mas não conseguiu. “Me empurraram pra fora da padaria me agredindo, pegaram a pessoa que tava dentro do carro e bateram nela. Eu tentei defender a pessoa, eles montaram em cima de mim… jogaram uma pedra em mim. Aí eu tentei me defender de todas as formas. Quando e vi que soltaram a pessoa que tava no carro eu corri pra dentro da padaria pedindo socorro. Aí o pessoal da padaria ligou pra polícia pedindo socorro”, disse. A viatura da Guarda Municipal também teve o vidro quebrado e um policial ficou ferido. Um dos guardas contou como tudo aconteceu.“A gente defendeu o senhor, até porque, era só suspeita, não tinha nenhuma acusação. O ânimo lá tava de ódio. Tavam querendo pegar o casal para fazer um linchamento. Provavelmente ia acontecer um homicídio lá, eles iam matar o casal. Era um clima muito de ódio”, explica Alex Silvestre, subcomandante da Guarda Municipal em Araruama. A vítima, emocionada, falou sobre a atitude tomada pela população por conta de um boato.“Tinha umas mil pessoas do lado de fora falando que iam me matar por causa desse WhatsApp, que tá incriminando as pessoas e matando as pessoas sem ter culpa. Eu tô morto de vergonha da minha esposa, da minha família, por estar passando uma situação dessa. Tentaram matar um homem trabalhador. O pessoal queria me linchar a troco de quê? Eu não fiz nada de errado. Eu simplesmente tô trabalhando… trabalhando honestamente e ser abordado por homens desconhecidos e ser detonado na sociedade, nas redes sociais a troco de quê? Eu pensei que ia morrer porque tinha muita gente invadindo, querendo invadir a padaria”, desabafou. O caso foi registrado na 118ª Delegacia de Polícia e a Polícia Civil ainda não disse ao G1 quais serão as medidas tomadas quanto aos autores do boato. // Inter TV.

CONTINUE LENDO

Poções: TRE cassa mandatos do prefeito Leandro Mascarenhas e seu vice, Jorge Santos

  • 06 Abr 2017
  • 15:43h

O juiz da 59ª zona eleitoral, Álerson do Carmo Mendonça, cassou os mandatos do prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas (PTB), seu vice, Jorge Santos (PTB). A sentença foi de uma Investigação Judicial Eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral e a coligação “Por Uma Poções Cada Vez Melhor”. O prefeito eleito é acusado de captação ilícita de recursos durante a campanha eleitoral, em que lograram obter os votos necessários para ocupar os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. Segundo a denúncia, o então candidato a vice-prefeito, Jorge Luiz Santos, declarou haver aplicado na campanha eleitoral o montante de R$82.718,97, provenientes de recursos próprios, ao passo em que declarou um patrimônio de R$41.881,74, existente em conta corrente e R$687,51, aplicado em conta poupança. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (5), assim que for notificado o prefeito deverá recorrer da decisão, o recurso tem efeito suspensivo e com isso o prefeito continuará no cargo. // Políticos do Sul da Bahia.

Quase 40 mil adolescentes baianos foram vacinados contra HPV em 2017

  • 06 Abr 2017
  • 13:14h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta terça-feira (4) que, do início deste ano até março, 19.224 meninas e 19.217 meninos foram vacinados contra HPV no estado. O público alvo compreende meninos de 12 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, totalizando 1.069.762 adolescentes. O objetivo da vacinação contra o HPV é reduzir futuramente o câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de óbito por câncer no país. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que no mundo, 4,5% dos cânceres são causados pelo HPV. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer do colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Na Bahia, estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2017, aponta 1.189 novos casos de câncer de colo de útero. Em Salvador, seriam 270 novos casos. A campanha do ministério, "Geração Z ligada na saúde", alerta também sobre a importância da vacinação contra meningite C. "Lembramos que a Meningite C pode levar à morte e estamos disponibilizando a vacina para que nossos adolescentes fiquem protegidos. Além disso, temos o HPV, que leva ao câncer de colo de útero, responsável, no ano passado, na Bahia, pela morte de 365 mulheres, uma média de uma morte por dia", afirmou Ramon Saavedra, coordenador do Programa de Imunização da Sesab.

Cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil

  • 06 Abr 2017
  • 11:08h

(Foto: Reprodução)

O Brasil possui 2.486.245 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Brasil. O número representa 6% do universo total de alunos. O levantamento foi feito pelo programa Todos Pela Educação, a partir de resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). "Essas crianças que estão fora da escola são exatamente as que mais precisam, porque em geral são as deficientes, as mais pobres, e que moram em lugar mais ermos", explicou Priscila Cruz, presidente executiva do programa. Entre o total de alunos fora da escola, 1.543.713 são jovens de 15 a 17 anos que deveriam estudar o ensino médio. Esta foi a modalidade que apresentou menor crescimento nos últimos dez anos: saiu de 78,8% em 2005 para 82,6% em 2015. Por outro lado, o número dos que estudam nem trabalham diminuiu de 11,1% para 10,7%, mas em números absolutos continua alto: 974.224 em 2015, ante 1.126.190. A taxa de atendimento de crianças e jovens na escola aumentou 4,7 pontos percentuais desde 2005, atingindo 94,2% em 2015. 

Apesar disso, o índice ainda não é suficiente para atingir a Meta 1 do Todos Pela Educação para o ano, de 96,3%, e a universalização determinada constitucionalmente para ser atingida até 2016. "O jovem sai da escola achando que vai voltar um dia, só que não volta. Por isso que, para ele, sair da escola não tem um peso tão grande. Mas precisamos evitar que ele saia", acrescentou Priscila Cruz. Em sua avaliação, segundo o G1, as razões para evasão do ensino médio variam entre trabalho, gravidez precoce, violência, tráfico de drogas e problemas de família. O levantamento feito pelo Todos Pela Escola mostrou ainda que a taxa de conclusão do ensino fundamental até os 16 anos foi de 76% em 2015, 17,1% acima do verificado em 2005. A taxa deconclusão do ensino médio até os 19 anos ficou em 58,5%, embora tenha crescido 17,1% em relação a 2005. O maior crescimento na taxa de atendimento escolar foi entre crianças de 4 e 5 anos, com salto de 72,5% para 90,5%. A taxa de atendimento de 6 a 14 anos ficou em 98,5% em 2015, um crescimento de 1,8%.

CONTINUE LENDO

Audiência Pública em Salvador discutirá a Reforma Trabalhista

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 06 Abr 2017
  • 10:20h

A Reforma Trabalhista e seus Impactos para os Trabalhadores e o Mercado de Trabalho é o tema da audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira, dia 10, às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O evento é uma promoção da Comissão Especial PL 6787/16 - Reforma Trabalhista da Câmara dos Deputados, sob a coordenação dos deputados federais baianos Waldenor Pereira, Robinson Almeida e Daniel Almeida. 

Brumado: III Jornada Jurídica do Sertão Baiano começa hoje

  • ASCOM: Probus Brasil
  • 06 Abr 2017
  • 10:02h

Em época de Direito Esquematizado e afins, eis uma flor no asfalto, ou melhor, no sertão. O curso de Direito da UNEB – XX, Brumado, tem como principal traço o fomento de discussões antropológicas e sociológicas para enriquecer o fenômeno jurídico, sem fugir da técnica, mas, também sem fechar os olhos aos problemas sociais que reclamam intervenção legal mais comprometida. Refletindo essa preocupação, a III Jornada Jurídica do Sertão Baiano convida a comunidade para conhecer de perto essa fusão entre Política, Direito e Cultura. Confira a lista dos palestrantes.

A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) – Campus XX – Brumado, na III Jornada Jurídica do Sertão Baiano, recebe:

Sérgio Fuenzalida Bascuñan: Professor das cadeiras “Derechos Humanos” e “Derecho Constitucional” e Coordenador do Programa de Direitos Humanos da Universidade Central do Chile. Autor de estudos como "La jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos como fuente de derecho. Una revisión de la doctrina del 'examen de convencionalidad'",  "Propiedad, propiedades y propiedad indígena" e "Globalización, pueblos indígenas y derecho a la consulta", entre outros. 

Igor Fuser: Professor do curso de Relações Internacionais e do do curso de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Reuter Fellow pelo Green College, University of Oxford (1993). Autor dos livros "Energia e Relações Internacionais" (Saraiva, 2013), "Petróleo e Poder - O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico" (Ed.Unesp, 2008), "Geopolítica - O Mundo em Conflito" (Ed.Salesiana, 2006), "A Arte da Reportagem" (org. Ed.Scritta, 1996) e "México em Transe" (Ed.Scritta, 1995). Pesquisador nas áreas de Política Externa Brasileira, Geopolítica da Energia, Política na América Latina e Política Externa dos EUA

Ricardo Rabinovich: Professor do Doutorado da Universidad de Buenos Aires (UBA). Professor Convidado nas Universidades de Génova, Lecce, Roma La Sapienza e Bari (Itália), Universidade de Lisboa (Portugal), Lubelska Szkola Wyszsa w Rykach (Polônia), Universidade Autónoma de Bucaramanga (Colômbia), Pontifícia Universidade Católica do Equador, Universidade Andina Simón Bolívar, entre outras. Professor Honorário da Universidade Autónoma do Peru. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Brasil). Instrutor do Supremo Tribunal Federal (Brasil, único não brasileiro na história do STF). Doutor Honoris Causa da Universidade de San Pedro (Peru). Doutor Honoris Causa da Universidade de Huánuco (Peru). Membro correspondente da Academia Portuguesa da História. Membro (reeleito 2006, 2008, 2010 e 2012) do Diretório do Conselho Académico de Ética em Medicina (Academia Nacional de Medicina, Argentina). Membro correspondente da Comissão Nacional de Bioética da República do Equador. Membro Honorário do Instituto de Bioética e Direitos Humanos da Faculdade de Pedagogia de Lublin (Polônia). Académico Honorário da Academia Colombiana da Advocacia. Membro Honorário do Instituto Peruano de Direito Civil. Membro do Instituto de Investigações de História do Direito. Membro da Sociedade Científica Argentina. Autor de várias obras pelo exterior, entre as quais: Régimen de trasplantes de órganos y materiales anatómicos, Buenos Aires, Astrea, 1994, 157 p, ISBN: 950-508-417-X 2. Transexualidad (una aproximación jurídica integradora) Bs.As., Dunken, 1996, 78 p 3. El rechazo a la transfusión de sangre (mitos y realidades) Bs.As., Dunken, 1996, 66 p El derecho personalísimo sobre los datos personales Bs.As., Dunken, 1996, 83 p 5. Cuestiones actuales en derechos personalísimos Bs.As., Dunken, 1997, 195 p 6. Vida, cuerpo y derecho Bs.As., Dunken, 1998, 198 p 7. ¡Hola, Historia del derecho! Textos y materiales para la enseñanza de la Historia del Derecho Bs.As., Dunken, 1999, 129 p 8. Responsabilidad del Medico (Aspectos Civiles, Penales y Procesales) Bs.As., Astrea, 1999, 579 p, ISBN: 950-508-521-4 (Primera edición agotada, en prensa la segunda actualizada y ampliada) 9. Bíoderechos Bs.As., Dunken, 1999, 235 p, ISBN: 987-518-239-7

Gildeci Leite: Licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas, Doutorando em Difusão do Conhecimento -UFBA, Mestre em Letras pela mesma instituição e Especialista em Educação. Fundou e coordenou o LLBCC (Laboratório de Línguas, Literaturas, Baianidades e Cultura da Chapada) da UNEB. É Editor da Seara Revista Virtual e da Coleção Vertentes Culturais da Literatura na Bahia. Orienta Iniciação Científica desde 2004, através do Projeto Dicionário Cultural Amadiano e desenvolve projetos de Extensão a exemplo do projeto "A Vez da Palavra", também orienta em pós-graduação Latu Sensu. Presidiu em 2010 o I CILLAA (Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades) em 2011 o I SINBAIANIDADE (Simpósio Internacional de Baianidades) e em 2012 a I Reunião Científica do CILLAA e do SINBAIANIDADE e o I Encontro de Estudantes do PARFOR (Plataforma Freire) da UNEB e em 2015 o II SINBAIANIDADE e II CILLAA. Colabora, com freqüência, em jornais de grande circulação e tem publicado artigos em livros e periódicos científicos, além de produzir o material didático de literatura do Programa Universidade Para Todos (UPT) do Estado da Bahia desde 2005. Ainda no campo dos paradidáticos, é um dos responsáveis pelo módulo de Literatura do Projeto "Em Ação" do Instituto Anísio Teixeira, órgão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.  Sua principal atividade de pesquisa no momento é relacionada a Edison Carneiro e aos Obás de Xangô e demais Oloiês do Ilê Axé Opô Afonjá que possuem produção artística, através do projeto de pesquisa: Xangô, conhecimento nagô na Bahia: uma experiência Afonjá.

Filismina Saraiva: Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia-Campus XXIII-Seabra-ba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura baiana e afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: autores baianos considerados marginais, literatura e cultura afro-brasileira, candomblé e literatura, Vasconcelos Maia. Orienta bolsistas de Iniciação Científica através do projeto de pesquisa: Vasconcelos Maia: literatura e afro-baianidades. 

José Raimundo Fontes: Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia(1977), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia(1976), especialização em Conteúdo e Métodos de Ensino Superior Módulo de ES pela Universidade Federal da Bahia(1977), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo(1990), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia(1982) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1996), com estágio em Sorbonne. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:classe operária, sindicato e política, trabalhadores e sociedade na Bahia, movimento operário baiano, classes e conflitos sociais e sindicalismo e estado.

Braulino Santana: Possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2005), com Dissertação intitulada: "Gênero Linguístico e Constituência Semântica"; e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2010), com Tese intitulada: "Intersecções entre Morfologia e Léxico no Conceito de Entrada Lexical". Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, Morfologia, Semântica e Léxico. É autor, além de estudos e artigos, das obras:  “Liso Absoluto”. 1. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2012. v. 1000. 134p”; “Palavras Impossíveis: Língua e Cotidiano”. 1. ed. São Paulo: Editora Nelpa, 2009. v. 250. 287p; “Gênero Linguístico: Semântica e Função.” 1. ed. Vitoria da Conquista: Edições UESB, 2007. v. 1000. 148p 

Clodoaldo Anunciação:  Doutor em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne cuja tese recebeu menção honrosa e indicação para publicação (2016). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2006). Professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, lecionando a disciplina Direito Internacional. Foi coordenador científico do 12º Congresso Brasileiro de Direito Internacional- CBDI (2014). Atua como Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado da Bahia . Foi coordenador do I e do II Seminário Internacional Migrações e Identidades (SIMI, 2015-2016), do I Seminário de Direitos Humanos e População em Situação de Rua(SIPOP) e da I Semana Internacional dos Direitos Humanos promovidos pelo MP BA e UCSAL (2015/2016). Idealizador do programa "O MP e os Objetivos do Milênio: saúde e educação de qualidade para todos.(atualmente denominado Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio), ganhador do prêmio de Melhor Projeto na categoria de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público -CNMP em 2013 e que recebeu a menção honrosa do Prêmio Innovare em 2014. Coordenou o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP da Bahia(2015/2016) e foi Secretário Executivo do Grupo Nacional de Direitos Humanos - do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça - CNPG.(2015/2016) Atualmente leciona na Universidade do Estado da Bahia(UNEB)

Luciana Monteiro: Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000), Especialização em Direito Público pela UNIFACS (2005), Diploma de Estudios Avanzados de Tercer Ciclo (DEA) pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha-Espanha (2005) e Doutorado em Direito pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha-Espanha (2010), revalidado em âmbito nacional pela UFPE. É professora de Direito Penal e Direito Internacional Penal, e atua como consultora jurídica em matéria penal.  É autora, entre outras obras, de "Crimes contra a ordem tributária", em coautoria com Cézar Roberto Bittencourt. 

Elmir Duclerc: Doutorado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2010). Mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (2002). Bacharelado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1991). Atualmente é professor adjunto de processo penal da Universidade Federal da Bahia e promotor de justiça do Ministério Público da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, processo, crítica, direito e penal.Autor, além  de vários artigos jurídicos e capítulos de livro, das obras: Por uma Teoria do Processo Penal. 1. ed. Florianópolis-SC: , 2015. v. 1. 86p ; Direito processual penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. v. 1. 908p; Curso básico de direito processual penal. 2. ed. Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2006. v. 2; Prova penal e garantismo : uma investigação crítica sobre a verdade fática construída através do processo. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Júris, 2004. v. 1. 178p .

Pedro Caymmi: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, nas disciplinas Ciência das Finanças e Direito Financeiro, Direito Tributário e Legislação Tributária. É autor da obra “Segurança Jurídica e Tipicidade Tributária. 1. ed. Salvador: Juspodivm, 2007. v. 1. 203p” e de vários artigos em periódicos nacionais. 

Harrison Leite: Doutor em Direito Tributário pela UFRGS, com pesquisa desenvolvida na University of Edinburgh no ano de 2008 (Bolsista CAPES). Possui mestrado em Direito Público (2005) e especialização em processo civil e em direito tributário. Professor de Direito Tributário e Financeiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), aprovado, em ambos, em primeiro lugar em concurso público. Autor dos livros "Autoridade da Lei Orçamentária" e "Manual de Direito Financeiro". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Direito Financeiro e Direito Administrativo. 

Reinaldo Couto: Procurador-chefe da Fazenda Nacional e Professor da UNEB Camaçari. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003). Pesquisador do Centre d´Études et de Recherches sur les Droits Africains.  É autor, além de vários artigos jurídicos, das obras:  Curso de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2016. v. 1. 416p; Curso de Direito Administrativo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. v. 1. 800p; Dívidas Condominiais e Bem de Família no Sistema Jurídico Brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. v. 1. 167p.

André Karam: Mestrado em Direito Público (UNISINOS) e Doutorado em Teoria e Filosofia do Direito (Università Degli Studi Roma Tre/Itália). Professor do Mestrado da Faculdade Guanambi (FG). Membro Fundador e Presidente da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). Editor-Chefe da ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura. Produtor Executivo do Programa Direito & Literatura, exibido semanalmente pela TV UNISINOS e pela TV JUSTIÇA. Membro do Grupo de Investigación Intertextos entre el Derecho y la Literatura (USFQ/Equador). Tem experiência na área do Direito, com ênfase na Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, hermenêutica jurídica, direito e literatura. Foi Membro do Comitê de Área Interdisciplinar (Câmara de Ciências Sociais e Aplicadas e Humanidades) da CAPES, de 2010 a 2013. Consultor Ad Hoc da Área do Direito da CAPES. Sócio do Escritório Streck & Trindade Advogados Associados.

Luciana Pimenta: Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), bem como em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998); Possui o título de Mestre em Filosofia Social e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e o de Doutora em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Professora titular das disciplinas de Filosofia do Direito, Hermenêutica e Argumentação Jurídica e Introdução ao Estudo do Direito, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando, atualmente, nas Unidades do Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e Contagem, além de lecionar a disciplina de Teoria do Direito, no curso de Pós-Graduação em Direito Processual do Instituto de Educação Continuada (IEC), da PUC-Minas. Atua, ainda, no Serviço de Assistência Judiciária da PUC Minas em Contagem. Coordenadora de Pesquisa do curso de Direito da PUC Minas Contagem.  Coordenadora do Projeto Direito e Literatura, desenvolvido no curso de Direito da PUC Minas. Coordenadora do Projeto Ética e Cidadania: uma contribuição para os direitos humanos nas escolas. 

 

O evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de abril, na sede do Campus XX em Brumado, com a seguinte disposição de mesas:

Dia 6.  MESA: “POLÍTICA, SAMBA E CANDOMBLÉ DISCUTE, SIM, SENHOR”. 17 h.
1. GILDECI LEITE:  "Edison Carneiro e uma história de bamba”.
2.FILISMINA   FERNANDES   SARAIVA:  “Vasconcelos Maia e a ficcionalização do Candomblé de Egungun”.

3. BRAULINO PEREIRA DE SANTANA: “Abandono da política: desafios para os discursos de afirmações identitárias”. 

4.JOSÉ   RAIMUNDO   FONTES: “Fundamentos históricos dos Direitos Sociais: algumas considerações”.
 

DIA 6.  MESA: DIREITO INTERNACIONAL E HUMANISMO. 20 h.

1. CLODOALDO ANUNCIAÇÃO:  "Os reflexos do racismo institucional no acolhimento dos imigrantes no Brasil".

2.SERGIO  FUENZALIDA  BASCUNÃN:  “Direitos humanos e etnias indígenas”.

 

DIA  7.  MESA: “TEMPOS, DIÁLOGOS E CÁRCERES DOS SUJEITOS DE DIREITO”. 17 h.

1.PROFESSORA LUCIANA MONTEIRO: “As finalidades do direito penal e a cultura do encarceramento.”

2.PROFESSOR  ELMIR  DUCLERC: “Processo penal em tempos de crise”

DIA 7: MESA: CONSTITUIÇÃO E FINANÇAS. 19h 30 min.
1.HARRISON LEITE: “Novo regime fiscal (EC N. 95/16)”.
2.PEDRO SUMMERS CAYMMI: “Reforma Tributária”.
3.REINALDO COUTO FILHO:  “Súmulas vinculantes e separação de poderes”.

DIA 8. Mesa: DIREITO E LITERATURA. 17 h
1.ANDRÉ  KARAM:  “Por que estudar Direito e Literatura?".
2.LUCIANA  PIMENTA:  “Os  muitos  sertões  brasileiros:  uma  abordagem  a  partir  de  Direito  e Literatura”.
DIA 8. Mesa: CULTURA E POLÍTICA 20h
1. IGOR FUSER:  “Panorama da política mundial”.
2. SERGIO FUENZALIDA BASCUNÃN: SERGIO FUENZALIDA BASCUNÃN: “Direitos  indígenas  e  a  recente  jurisprudência  da  Corte  Interamericana de Direitos”
3.RICARDO D. RABINOVICH-BERKMAN: “Um olhar para a Literatura de Cordel no Brasil”.

As inscrições podem ser realizadas no Blog http://iiijornadajuridicadosertaobaiano.blogspot.com.br/p/inscricoes.html?m=1 e com a entrega de uma lata de leite no credenciamento. Ainda, a carga horária para ouvintes é de 30h.

CONTINUE LENDO

Caixa antecipa para sábado nova rodada de saques das contas inativas do FGTS

  • 06 Abr 2017
  • 09:07h

(Foto: Reprodução)

A Caixa Econômica Federal decidiu antecipar de segunda (10) para sábado (8) a nova rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores nascidos em março, abril e maio poderão sacar os recursos, equivalentes a R$ 11,2 bilhões. De acordo com o G1, cerca de 2,3 milhões de beneficiários correntistas da Caixa receberão os recursos por meio de depósitos em suas contas. Por causa do adiantamento da data, 2,1 mil agências e 200 salas de atendimento, dentro das agências, estarão em funcionamento neste sábado para atender aos trabalhadores. A primeira etapa do programa de saques começou em março e registrou a retirada de R$ 5,6 bilhões por 3,7 milhões de titulares de contas inativas do FGTS. Os clientes também poderão agendar DOCs para contas de outros bancos, que serão efetivados na segunda-feira (10) e disponibilidade de recursos na terça (11). Os TEDs, transferências que permitem os recursos caírem no mesmo dia em conta de outros bancos, não estarão disponíveis no sábado porque só funcionam em dias úteis. Já na segunda (10), terça (11) e quarta-feira (12), as agências da Caixa vão abrir às 8h da manhã, duas horas mais cedo.

Antonio Palocci estaria avaliando possibilidade de fazer acordo de delação premiada

  • 06 Abr 2017
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Antonio Palocci, estaria avaliando a possibilidade de fazer acordo de delação premiada. Palocci é acusado de receber propina da Odebrecht para indeferir em decisões do governo federal sobre a empresa, entre 2006 e 2013. A disposição do ex-ministro para fazer a delação teria desconfortado o ex-presidente Lula, de acordo com o Estadão. O criminalista que defende Antonio Palocci, José Roberto Batochio, nega qualquer conversa com Lula nesse sentido e também nega que o seu cliente cogite fazer delação premiada.