Região: Homem que desapareceu após deixar carta de despedida é encontrado

  • Redação
  • 14 Ago 2019
  • 07:36h

(Foto: Reprodução)

Foi encontrado nas margens da BA-263, na tarde desta terça-feira 13, o jovem Odilon que havia saído de casa na madrugada desta segunda-feira 12, que havia deixado uma carta de despedida. Odilon trabalhou muitos anos na Vulcabras/Azaléia e atualmente é funcionário da empresa Renata Melo do Pavilhão localizado no Bairro Quintas do Morumbi, em Itapetinga. O jovem deixou uma carta de despedida contando que seria seu último dia de vida e, que seguiria sem rumo para fazer uma m… em sua vida. Mas pela fé dos familiares, amigos e conhecidos, Odilon foi encontrado com vida nas proximidades da Exposição de Itapetinga, distante 100 km de Conquista.

 

 

Em Brasília, prefeito de Brumado protocola no MS importantes pedidos para ampliar ainda mais as ações na área de saúde no município

  • Ascom | PMB
  • 14 Ago 2019
  • 06:12h

O prefeito Eduardo Vasconcelos e o secretário Claudio Feres no Ministério da Saúde em Brasília (Foto: Ascom | PMB)

Sempre mantendo a sintonia fina com os anseios da população brumadense, a administração municipal continua maximizando a sua agenda positiva. Nesta terça-feira, 13 de agosto, em viagem à Brasília, o prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do secretário municipal de saúde, Claudio Feres, protocolou, junto ao MS – Ministério da Saúde, os pedidos de habilitação de custeio da equipe multidisciplinar da UBS do Bairro São José e da equipe odontológica da UBS da Lagoa Funda, as quais já estão em atividade e ainda estão sendo pagas com recursos do município. Aproveitando a oportunidade também foi protocolado o pedido de habilitação de custeio da equipe da UBS do Bairro São Jorge, que será inaugurado nos próximos dias.

Administradora do Aeroporto Glauber Rocha nega problemas com pousos e decolagens

  • Redação
  • 13 Ago 2019
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

A Socicam, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, negou a informação de que o equipamento apresente problemas quanto ao pouso e decolagem de aeronaves em situações climáticas não favoráveis. Segundo a nota enviada pela empresa, o aeroporto "foi inaugurado com todos os equipamentos necessários para uma operação segura, inclusive no caso de voos por instrumentos". O texto diz que os instrumentos instalados no Glauber Rocha são homologados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), estando assim, totalmente asseguradas as operações de pouso e decolagem. A estrutura do terminal, de acordo com a Socicam, permite "aproximação segura para pousos com nuvens localizadas até 250 pés (76 metros de altura)", nível maior que a do antigo aeroporto da cidade.  Na nota a empresa salienta que, nesta segunda-feira (12), o Aeroporto Glauber Rocha funcionou normalmente e que "eventuais atrasos e cancelamentos são de responsabilidade das companhias aéreas'.

Novas tendências da Moda Verão 2019/2020 tem modelo brumadense como destaque

  • Leo Amaral e Paula Magalhães | Correio 24h
  • 13 Ago 2019
  • 16:42h

A modelo brumadense Juliana Lírio fazendo o nome de Brumado brilhar no mundo da moda (Fotos: Renato Rebouças)

"Sonhos existem para tornarem-se realidade", já dizia Walt Disney. E a modelo Juliana Lírio, 20 anos, é a prova disso.  Morando em Brumado, interior da Bahia, a bela sempre teve vontade de ser modelo. Em junho, desse ano, veio a oportunidade. "Soube que uma agência de Chapecó estaria na minha cidade fazendo seletiva para novos talentos. Então decidi participar", conta. Mas nem todo começo é fácil. Sem dinheiro para se inscrever nessa ação, que envolvia workshops e sessão de vídeos e fotos, contou com ajuda financeira de familiares e amigos. Porém, essa era a primeira etapa do processo, que poderia render um contrato com uma agência.   A segunda, aconteceria em Salvador, mas os recursos chegaram ao fim.  "Já tinha desistido. Entretanto, fiz pirulitos de chocolate para arrecadar dinheiro e pagar as pessoas que me ajudaram na primeira fase", revela. Foi durante essa venda, que surgiu um anjo da guarda. O dono de uma loja do comércio local de Brumado, se comoveu com a história de Juliana, e se ofereceu para pagar a passagem, a hospedagem e a alimentação em Salvador. Dizendo que cabia a ela, pagar a inscrição, com a venda dos pirulitos. Caso, não conseguisse um estágio na loja estava garantindo. Foi o ânimo que a jovem precisava. Quando divulgou a história nas redes sociais conseguiu uma visibilidade, chamando atenção até do organizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, que repostou a história no perfil do insta. Hoje, está agenciada pela Mega Models Bahia, a um passo de concretizar tudo que sonhou. Em primeira mão, posa para nosso editorial, estrelando três tendências para o Verão.

Bombeiros encontram corpo em praia no sul da BA e suspeita é de que seja de jovem desaparecido

  • informações do G1 Bahia
  • 13 Ago 2019
  • 15:53h

Bombeiros encontraram corpo de jovem em praia de Itacaré e suspeita é de que seja de rapaz desaparecido após banho de mar — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Guarda-vidas e mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram, na manhã desta terça-feira (13), o corpo de um rapaz em uma praia de Itacaré, no sul da Bahia. A suspeita é de que a vítima seja o jovem de 20 anos que desapareceu enquanto tomava banho de mar com a namorada. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve ser feita a identificação. Jhonadab Marques Nunes e a jovem, que não teve a identidade divulgada, estavam na água quando foram "engolidos" por uma onda e jogados em uma espécie de buraco, no sábado (10). A jovem conseguiu sair e foi para uma parte mais rasa, mas Jhonadab não voltou.

Meia tonelada de explosivos é encontrada em caminhonete na região da Chapada Diamantina

  • Redação
  • 13 Ago 2019
  • 15:26h

Foto: Divulgação/SSP-BA

Meia tonelada de explosivos, dividida em bananas de dinamite, foi apreendida na madrugada desta terça-feira (13), no município de Souto Soares, região da Chapada Diamantina. O material foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Seabra. A suspeita da polícia é de que a dinamite seria utilizada em ataques a bancos. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os explosivos estavam armazenados em uma caminhonete. Eles foram encontrados durante a Operação Varredura. No momento da apreensão, dois homens que estavam com o material conseguiram fugir após a aproximação da guarnição. Os policiais militares chegaram a fazer rondas para tentar encontrar os suspeitos, mas ninguém foi localizado.  Nesta manhã, porém, o dono da carga apreendida, José Carlos Passos de Santana, de 53 anos, foi preso. De acordo com a SSP-BA, ele foi encontrado pelos PMs quando tentava fugir para a zona rural.   Além das bananas de dinamites, também foram encontrados no veículo, três bobinas de cordão e 10 caixas de espoletas explosivas. Encaminhado também para a delegacia de Seabra, José Carlos foi autuado por porte ilegal de artefato explosivo.  Durante o depoimento, ele, além de confessar ser dono dos explosivos, disse que trabalha em um garimpo e que os explosivos, adquiridos na cidade de Ibitiara, seriam levados para o município de Sento Sé, informou o delegado plantonista da DT, Elton Sodré.

De volta às ruas, estudantes e professores baianos protestam contra cortes na Educação

  • bahia.ba
  • 13 Ago 2019
  • 13:54h

Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba

Centenas de estudantes e professores das esferas municipal, estadual e federal estão das ruas do Campo Grande, na manhã desta terça-feira (13), para protestar contra o corte de verbas na Educação. O governo federal anunciou o bloqueio de 30% do Orçamento da pasta no último mês de maio. Alunos e docentes declararam greve geral desde a madrugada desta terça. Com cartazes e bandeiras, eles caminham até a Praça da Sé, no Centro. Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Cedro Silva é um dos organizadores do ato. De acordo com o sindicalista, o movimento é “em defesa da democracia e da soberania nacional”. “Estamos aqui contra os cortes na Educação e contra reforma da Previdência, que está sendo votada no Senado. Somos contra a privatização das universidades”, afirma Silva.

Maetinga: Polícia Civil prende homem suspeito de agredir ex-companheira grávida

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 13 Ago 2019
  • 11:47h

O suspeito foi preso em uma ação bem sucedida feita pela Polícia Civil (Foto: Divulgação 20ª Coorpin)

Uma equipe da Polícia Civil da Delegacia de Presidente Jânio Quadros-Ba (20ª COORPIN , cumpriu, no dia 12 de agosto de 2019, mandado de prisão preventiva em desfavor de Melkior Fernandes Andrade, de 20 anos de idade. No dia 11/07/2019, o referido jovem invadiu uma escola situda na cidade de Maetinga-Ba, onde agrediu covardemente sua ex-companheira, uma adolescente grávida. A Polícia Civil ao tomar conhecimento do fato, instaurou Inquérito Policial, tendo o Delegado Francisco Tadeu Rodrigues representado pela prisão preventiva do autor, que foi decretada pelo Juiz da Comarca. Melkior - que já tem passagens pela prática de outros crimes, tais como furto e violência doméstica praticada contra a própria mãe - permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Pres. Jânio Quadros.

LBV leva 24 mil quilos de alimentos para famílias que sofrem com a “seca verde” no semiárido baiano

  • Ascom | LBV
  • 13 Ago 2019
  • 11:18h

(Foto: Ascom | LBV)

O fenômeno acontece quando, devido ao alto índice de chuvas, a vegetação seca dá lugar a uma paisagem verde, mas não garante o cultivo. A Legião da Boa Vontade (LBV) entregará 24 mil quilos de alimentos para moradores da região do Vale do São Francisco. O objetivo é amenizar a difícil situação vivida pelos moradores destas regiões devido à falta de colheita.

As entregas acontecerão nos dias:

14/08(quarta-feira) em Sobradinho (Algodões Novos e Velhos, Correnteza) e Juazeiro (Goiabeiras do Salitre e Baraúna);
15/08(quinta-feira) Juazeiro (Associação de Catadores de Lixo) e Uauá (Arraial); 16/08 (sexta-feira) em Uauá (Santana, Umbuzeiro, Sítio do Meio e Sítio Zacarias).

Após sete anos de estiagem, alguns municípios na zona rural da Bahia registraram, entre o final do ano passado e início de 2019, um grande volume de chuvas, chegando a ser considerado o ideal para agricultura. O problema é que nem mesmo as fortes chuvas que caíram foram suficientes para mudar a difícil realidade vivida pelos moradores do semiárido do Estado.

Apesar da chuva em alguns pontos, a situação continua de emergência, as chuvas caíram de modo irregular em todo o semiárido nordestino, o que não alterou o nível de água nos reservatórios e nos rios que abastecem as cidades. Há vários locais em que a chuva não foi suficiente para a colheita e outras onde choveu demais. Isso prejudicou o cultivo.

(Foto: Ascom | LBV)

A iniciativa de entregar cestas de alimentos faz parte da campanha Diga Sim!, promovida pela LBV. A Instituição mobiliza a população a doar alimentos e mediante aos recursos arrecadados, realiza entrega de cestas em dezenas de municípios brasileiros.

A meta é entregar 12.500 cestas de alimentos no Nordeste e em demais regiões do país, contendo itens básicos e que estejam de acordo com os costumes regionais. A ação beneficiará famílias do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

As doações para a campanha podem ser feitas no site www.lbv.org/digasim, pelo 0800 055 50 99 ou, ainda, diretamente em uma das unidades da Instituição (ver endereços no site www.lbv.org). Para saber mais sobre a entrega das doações, acesse LBVBrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e Polícia Civil de São Paulo culmina com prisão de suspeito de homicídio ocorrido na Baraúnas

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 13 Ago 2019
  • 11:03h

O suspeito está sendo transferido para uma unidade prisional da Bahia (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Brumado e Pres. Jânio Quadros-BA (20ª COORPIN) - e a Polícia Civil de São Paulo, culminou com a prisão Arthur Vitor Silva Viana de 19 anos de idade, na tarde do dia 09 do corrente mês. Conforme investigações apuradas em inquérito policial que tramita na Delegacia de Polícia de Brumado-BA, Arthur, juntamente com outro comparsa, é suspeito de praticar um homicídio contra Vanderlucas Pereira Meira, de 21 anos, no mês de Junho do corrente ano. Além disso, Arthur ainda é suspeito de participar de outras duas tentativas de homicídios em Brumado. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Brumado-BA, conseguiu descobrir o paradeiro do autor em Votorantim-SP e acionou a Polícia Civil daquele Estado, a qual, por meio dos seus investigadores, conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão temporária. O preso foi apresentado no plantão Policial da Delegacia de Votorantim-SP e foi transferido para a Cadeia Pública de São Roque-SP. Arthur será transferido para uma unidade prisional da Bahia, onde responde aos respectivos processos criminais, em tempo oportuno .

Jovem morre após ser atropelada por ônibus de onde ela tinha acabado de sair

  • Informações do Via41
  • 13 Ago 2019
  • 10:02h

Foto: Reprodução / Bahia Dia a Dia

Uma jovem de 23 anos morreu, após ser atropelada por um ônibus em uma estrada vicinal que liga o município de Itabela à localidade do Queimado, por volta das 05h40, desta segunda-feira (12). Lucineide de Jesus Oliveira ainda foi socorrida e encaminhada ao Hospital Frei Ricardo, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme informações da Polícia Civil, a vítima seguia no ônibus para o trabalho na fazenda Três Corações para trabalhar na colheita de café. Ela seguia para o local na companhia de sua mãe e de alguns trabalhadores quando aconteceu a fatalidade. Para a polícia, o motorista do ônibus, Genival Nunes Ferreira, disse que devido à lama em um trecho da estrada, pediu que todos os ocupantes descessem para que o carro conseguisse subir. Ainda conforme o relato, ao tentar subir a ladeira, o ônibus deslizou e a jovem que tinha acabado de descer do carro acabou sendo atropelada. De acordo com o delegado de polícia civil de Itabela, Robson Rodrigues, o motorista prestou depoimento e foi liberado. Ele irá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O corpo da jovem está sendo velado na casa de familiares, no Bairro da Bacia, em Itabela. O sepultamento está previsto para acontecer na manhã desta terça-feira (13).

 

Famoso por papeis no 'Zorra', ator João Carlos Barroso morre aos 69 anos vítima de câncer

  • Redação
  • 13 Ago 2019
  • 09:30h

(Foto: Reprodução TV Globo)

O ator João Carlos Barroso morreu aos 69 anos na noite desta segunda-feira (12) após complicações de um câncer. A notícia foi confirmada por amigos do artista nas redes sociais. "É com imensa tristeza que recebo esta notícia [...] Que Deus o receba em seu reino de luz. Meus sentimentos à família", lamentou o ator Mario Cesar Nogueira. O artista estreou no cinema em 1961 no filme "Pedro e Paulo". Na Globo, ele ficou conhecido pelas atuações em novelas, além de participações em "Os Trapalhões" e "Zorra Total". Seu trabalho mais recente nas telinhas foi em 2016, na novela Sol Nascente, na qual deu vida ao delegado Mesquita.

Gabarito da Prova de Conhecimento para escolha dos novos conselheiros tutelares de Brumado já está disponível; confira

  • Ascom | PMB
  • 13 Ago 2019
  • 09:02h

(Foto: Ascom | PMB)

Neste último domingo (domingo), foi realizada a Prova de Conhecimento do Processo de Escolha Unificado do Conselheiro Tutelar de Brumado/BA, Gestão 2020/2023. A prova aconteceu na Escola Municipal Santa Rita de Cássia e contou com o apoio da Comissão Eleitoral, Secretaria de Desenvolvimento Social, Procuradoria Geral do Município e GCM. O gabarito já se encontra no Diário Oficial e site da Prefeitura Municipal de Brumado. Então, os candidatos podem ter acesso clicando aqui.

Baianos recorrem ao comércio eletrônico para driblar o desemprego

  • Redação
  • 13 Ago 2019
  • 08:19h

(Foto: Reprodução)

Com a taxa de desemprego ainda alta no Brasil, os brasileiros têm buscado no comércio eletrônico novas oportunidades para ter uma renda. Prova disso é o crescimento constante de rendimento no mercado. Somente na Bahia, no primeiro semestre deste ano, o faturamento foi de R$ 1,1 bilhão. O resultado é superior em quase 20% ao que foi registrado nos seis primeiros meses de 2018 (R$ 1,3 bilhões), segundo estudo feito pelo movimento Compre&Confie e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Os dados mostram ainda que em Salvador o faturamento cresceu em torno de 25%, passando de R$ 412,6 milhões no primeiro semestre do ano passado para R$ 513,2 milhões no mesmo período deste ano. 

“A gente viu um crescimento muito grande no comércio eletrônico nos últimos anos. Mesmo com o aumento do desemprego, a recessão da economia, ainda assim o comércio eletrônico tem registrado crescimento”, disse o secretário executivo da camara-e.net, Felipe Brandão, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. De acordo com os dados apresentados pela entidade, entre os segmentos que mais faturaram este ano no estado estão Telefonia (23,7%); Eletrodomésticos e Ventilação (13,2%); Informática e Câmeras (12,7%); Entretenimento (11,4%); e Moda e Acessórios (11,2%). No que diz respeito aos pedidos realizados na Bahia, 51,5% das compras virtuais foram realizadas por homens, enquanto as mulheres foram responsáveis por 48,5%. Os resultados são positivos, mas quem pretende investir no segmento precisa tomar algumas precauções e buscar conhecimento sobre esse mercado, conforme aconselha Brandão. “Algo que é importante se ter em mente é que o comércio eletrônico não é tão simples quanto parece. A gente imagina que é só entrar no site, clicar na compra que o pedido chega em casa. Sem saber que tem uma série de empresas envolvidas na cadeia”, afirma. “Você tem que ter bons parceiros de logística, pensar em entrega, no frete, em logística reversa, antifraude, meios de pagamento. Uma série de itens que são necessários para você ter uma loja virtual de sucesso. Uma das dicas mais importantes que a gente dá é que tem que ter um planejamento muito bom. Escolher o nicho de mercado que você deseja atingir e planejar uma loja”, diz o especialista.

CONTINUE LENDO

Conselho de Segurança realiza doação de drone para a CAESG, equipamento vai reforçar a segurança na região

  • Redação
  • 13 Ago 2019
  • 07:31h

(Foto: Divulgação)

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 12,  a Parada Geral da CIPE Sudoeste, com seu efetivo no Auditório do 9º Batalhão, onde estiveram presentes membros do Conselho de Segurança – CONSEG de Vitória da Conquista, o diretor geral da FAINOR e presidente do Conselho, Edgard Larry Andrade, vice-presidente, Célio Barbosa, Marcelo Moreira, Tesoureiro, o Major PM Cirilo e o mantenedor da FAINOR e membro do conselho, Joseval Andrade. Na oportunidade a CIPE Sudoeste recebeu a doação de um equipamento Drone Mavic 2 Zoom, o qual será utilizado por essa Companhia Especializada, como mais um aliado no reforço contra a criminalidade em Vitória da Conquista e região, favorecendo toda a comunidade no quesito segurança pública.