Golpes aplicados de dentro da cadeia levam a prejuízo de até R$ 300 mil

  • 09 Dez 2019
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

De dentro da cadeia, bandidos imitam vozes de crianças e mulheres para simular um falso sequestro. Segundo a polícia, este tipo de golpe evoluiu e se tornou mais rentável para uma uma quadrilha que opera de dentro do presídio Romeiro Neto, no Rio de Janeiro, chegando a convencer vítimas a depositar quantias de até R$ 300 mil. De acordo com o delegado responsável pelo caso, os primeiros falsos sequestros eram aplicados pedindo créditos em celular. Hoje em dia, os bandidos são mais ambiciosos e chegam a fazer milhares de ligações para convencer alguma vítima. Na reportagem, conheça a história do idoso que chegou a ficar três dias desaparecido em um caso de falso sequestro e levou a polícia de São Paulo a identificar de onde a quadrilha operava.

Final de semana marcado por tragédias em Conquista e região

  • TV Sudoeste Digital
  • 09 Dez 2019
  • 08:23h

(Foto: Reprodução)

Um final de semana marcado por tragédias enlutou famílias em Vitória da Conquista, Caetité e Chapada Diamantina.



Em Conquista, Iran Márcio Lima Nascimento (acima) morreu após colidir seu veículo nos fundos de uma carreta que estava estacionada na Avenida Laura Nunes, bairro Boa Vista, na noite desse domingo (8). Chovia no momento do fato. Mais conhecido como "Peruca", Iran tinha um bar na Urbis II. Ele deixa esposa e um casal de filhos.



Três homens morrem após carro cair em ribanceira e pegar fogo 

CHAPADA - Na Chapada Diamantina, três homens morreram depois que o carro onde eles estavam cair de uma ribanceira, dentro de uma propriedade rural, em São Gabriel. Conforme a delegada Marisilva Bastos Barreto, que investiga o caso, o veículo ficou destruído após pegar fogo. Segundo informações da delegada Marisilva Bastos Barreto, o acidente aconteceu por volta das 16 horas, do sábado (7). As vítimas foram identificadas como José Antônio Batista Dourado, de 50 anos, Jonas Joaquim de Pinho, de 63 e Davi de Castro Dourado, de 43. De acordo com a delegada, não há informações sobre o que motivou o acidente. Os corpos das vítimas foram levados ao Necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Irecê. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento delas.

 [Médico morre após ser arrastado por forte chuva em Caetité]

Médico morre após ser arrastado pela chuva
 

CAETITÉ - O médico Sebastião Mendes Neto (acima), que seguia para o seu plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desceu do carro para verificar um problema mecânico e acabou atropelado pelo próprio veículo. Ele foi surpreendido pela força da água, ficando preso embaixo do carro. O caso aconteceu na avenida Contorno. O médico chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, falecendo na UPA, onde estaria trabalhava. Sebastião era natural de Minas Gerais e residia há pouco tempo em Caetité.

Legislativo realiza sessão especial nesta segunda-feira (09) para votar as contas de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias

  • Ascom | CMB
  • 09 Dez 2019
  • 08:15h

(Foto: Ascom | CMB)

A Câmara de Vereadores de Brumado realizará, nesta segunda-feira (09), uma sessão especial para a votação das contas do exercício de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias. Em análise do TCM, a qual foi, inclusive, analisada por um especialista da área contábil contratado pela Casa Legislativa, o qual deu um parecer positivo. Então, diante disso, existe uma previsão de que as contas sejam aprovadas. Os vereadores darão os seus pareceres, para, em seguida irem para a votação, que secreta, seguindo as normas do Regimento Interno.

 

'Novo Einstein': conheça a rotina do menino de nove anos que vai se formar em engenharia elétrica

  • G1
  • 09 Dez 2019
  • 08:09h

(Foto: Reprodução)

O coração derretido com o cachorro, os olhos vidrados no videogame e o bocão aberto diante de um cheeseburger podem até enganar. Quem vê o jovem Laurent em casa poderia pensar que ele é um menino comum de nove anos. Mas o garoto superdotado está prestes a ser formar em engenharia elétrica em uma universidade holandesa. Sim, aos nove anos. No teste mais usado para se medir inteligência, chamado "QI", um resultado entre 90 e 109 mostra uma inteligência normal. Laurent marcou 145. A mãe, Lydia, conta que custou a perceber a inteligência do filho: "Os avós sempre falavam que ele era especial, muito inteligente… Mas achamos que avós são sempre babões e não levamos muito a sério." Laurent agora se prepara para entregar o trabalho de conclusão de curso. Assista à reportagem para entender melhor a história do 'novo Einstein'.

Bahia: Dois homens e um idoso morrem após carro onde estavam cair em ribanceira e pegar fogo

  • G1
  • 09 Dez 2019
  • 07:02h

( Foto: Central Notícias)

Dois homens e um idoso morreram depois que o carro onde eles estavam caiu de uma ribanceira, dentro de uma propriedade rural, na cidade de São Gabriel, a cerca de 480 km de Salvador. Conforme a delegada Marisilva Bastos Barreto, que investiga o caso, o veículo ficou destruído após pegar fogo. Segundo informações da delegada Marisilva Bastos Barreto, o acidente aconteceu por volta das 16h, do sábado (7). As vítimas foram identificadas como José Antônio Batista Dourado, de 50 anos, Jonas Joaquim de Pinho, de 63 e Davi de Castro Dourado, de 43. De acordo com a delegada, não há informações sobre o que motivou o acidente. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento delas.

Chapada: Homem morre e outros três são presos em confronto com policiais durante operação

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 19:34h

(Foto: Divulgação/SSP-BA)

Um homem morreu e outros três foram presos durante uma operação, no sábado (7), no município de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito morto comandava o tráfico de drogas na cidade e era investigado por homicídios. Segundo informações da SSP, os suspeitos, identificados como Cristiano da Silva Costa, Mateus da Silva Costa, Erivelton Rodrigues de Souza e Romário Santos Leite foram encontrados por policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Chapada, do Grupamento Aéreo da PM (Graer) e do 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Irecê) durante a operação Vetor Aéreo. De acordo com o órgão, Erivelton Souza, que estava armado, entrou em confronto com os policiais e foi atingido. Ele foi levado para uma unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos. Cristiano da Costa e Mateus da Costa são irmãos. A dupla e Romário Leite eram responsáveis por guardar armas e drogas em um galpão.A SSP informou que foram apreendidos um revólver calibre 38, 294 comprimidos de ecstasy, 26 porções de cocaína, 25 porções de maconha, 88 munições para calibre 9mm, duas para calibre 380, um carregador de pistola calibre 40, três balanças e uma touca estilo balaclava.

Bolsonaro determina envio de proposta para revogar medida que exclui ocupações do MEI

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 17:20h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro informou neste sábado (7), por meio de rede social, que determinou o envio ao Comitê Gestor do Simples Nacional de uma proposta de revogação da medida que excluiu da categoria de microempreendedor individual (MEI) pelo menos 26 ocupações e atividades, a maior parte delas profissões da área artística e cultural. Antes da manifestação do presidente, a Receita Federal divulgou nota informando que a Secretaria-Executiva do Simples Nacional proporá a revogação da resolução. O anúncio ocorreu depois da repercussão negativa da decisão, em especial no meio artístico (leia mais abaixo nesta reportagem). Publicada na edição desta sexta-feira (6) do "Diário Oficial da União", a resolução é assinada por José Barroso Tostes Neto, presidente do Comitê Gestor do Simples Nacional, e valerá a partir de 1º de janeiro de 2020. "Determinei que seja enviada ao Comitê Gestor do Simples Nacional a proposta de REVOGAÇÃO da resolução que aprova revisão de uma série de atividades do MEI e que resultou na exclusão de algumas atividades do regime", informou Bolsonaro. Em outra postagem, o presidente destacou que o comitê é formado por quatro representantes da União (da Receita Federal), dois dos estados e outros 2 dos municípios. Ao serem excluídas do MEI, as ocupações e atividades deixam de se beneficiar dessa condição para recolher o Simples Nacional, cuja tributação é menor que a das médias e grandes empresas. Os profissionais também perdem a isenção de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Carnes de porco e de frango acompanham alta nos preços do boi gordo

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 15:31h

(Foto: Reprodução)

Os preços das carnes de frango e porco também estão subindo nas prateleiras pelo Brasil, acompanhando a alta da cotação do boi gordo. Esse aumento, o maior em 2 anos, foi puxado pelo crescimento das exportações, principalmente para China, que enfrenta um surto de peste suína africana. O presidente da associação que representa os frigoríficos de frangos e suínos (ABPA), Francisco Turra, diz que essa grande procura do mercado externo não era esperada. Ele afirma que não existe risco de desabastecimento no mercado interno, e que, apesar de todos os investimentos feitos no setor, não existe a possibilidade de suprir a grande demanda do mercado asiático. “Nem nós, nem a União Europeia, nem Estados Unidos estamos em condição de atender. No ano passado, a exportação como um todo de carne suína foi de 8,5 milhões de toneladas (no mundo), a perda deles (asiáticos) foi de 14 bilhões de toneladas”, diz Turra.

36% reprovam e 30% aprovam o governo Bolsonaro, diz Datafolha

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 13:09h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): Ótimo/bom: 30%, Regular: 32%, Ruim/péssimo: 36%, Não sabe/não respondeu: 1%. A nota média (de 0 a 10) atribuída pelos entrevistados ao presidente foi 5,1, a mesma de agosto. A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

Brasil: Bombeiros resgatam criança que ficou presa em panela de pressão

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 11:08h

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma criança de 1 ano e 9 meses de idade ficou presa dentro de uma panela de pressão e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, na noite da sexta-feira (6) e foi divulgado pela corporação na manhã deste sábado (7). A menina estava brincando com a panela quando entrou nela, ficou presa pela cintura e não conseguiu mais sair, segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado pela mãe da criança. O resgate teve início às 18h19, na Rua Nova Goiana, e durou aproximadamente uma hora. Após tentarem retirar a criança de dentro da panela normalmente, mas sem êxito, os bombeiros utilizaram ferramentas de corte para resgatar a menina, que não ficou ferida na ocorrência. “Apesar do susto, mãe e filha passam bem. A genitora prometeu que brincaria de outra coisa”, informou o Corpo de Bombeiros por meio de nota.

'Sem chão', diz mãe de menino morto pelo pai e que teve corpo jogado em via na BA

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 09:03h

( Foto: Arquivo pessoal)

A mãe de Bernardo, de 1 ano e 11 meses, disse ao G1 neste sábado (7) que vive os piores momentos da vida desde a sexta-feira (29), quando o pai buscou o menino na creche, em Brasília, e desapareceu com a criança. Preso na segunda-feira (2), Paulo Roberto de Caldas Osório confessou ter assassinado o filho. "Estamos sem chão", afirmou Tatiana da Silva, mãe de Bernardo. Na quinta-feira (5), a polícia baiana encontrou um corpo de criança na zona rual de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina. A roupa, um colar de âmbar no pescoço e a cadeirinha usada no carro para transportar a criança, levaram os policiais e a família a acreditar que se tratava de Bernardo. No entanto, por causa do avançado estado de decomposição do corpo, os exames feitos foram inconclusivos. O material genético será examinado em Brasília e, segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), deve chegar no começo da tarde deste sábado à capital. "Assim que o material chegar, ele ser prontamente processado e analisado pelo IPDNA que trabalhará interruptamente no final de semana para que a conclusão ocorra no menor tempo possível", disse a polícia . Conforme os investigadores, o corpo encontrado na Chapada Diamantina não será encaminhado para Brasília porque está sendo periciado pela polícia baiana. "O departamento de Polícia Técnica do DF está trabalhando junto com a Polícia Civil da Bahia para a conclusão do trabalho de perícia. Estão sendo empregadas técnicas avançadas para que os resultados saiam o mais rápido possível", afirmou, em nota, a PCDF. "O corpo ficará lá até o encerramento dos exames periciais. Após isso, caso se confirme ser o corpo de Bernardo, será liberado para a família."

 

 

BA-148: ônibus da Novo Horizonte tomba em curva da rodovia; apesar do susto não houve feridos com gravidade

  • Brumado Urgente
  • 08 Dez 2019
  • 07:40h

O coletivo ficou virado na pista (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Vários acidentes envolvendo ônibus da Viação Novo Horizonte foram registrados nesse ano de 2019, deixando as pessoas que costumam fazer uso da empresa em clima de apreensão. Muitos desses acidentes tiveram ônibus virados na pista, o que aumenta o risco de gravidade. Não se sabe se é imprudência dos motoristas, falta de manutenção ou até mesmo o uso peças e equipamentos vencidos, mas, seja o que for, a insegurança faz com que os passageiros fiquem apreensivos.

Apesaro do susto não houve feridos com gravidade (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Na tarde deste sábado (07) mais um acidente desse gênero ocorreu, desta feita na BA-148, nas proximidades do município de Jussiape, onde, após fazer uma curva, o motorista, apesar de todos o seu esforço, não conseguiu controlar o ônibus que acabou virando na pista, numa cena que chamou a atenção. Segundo informações obtidas nenhum passageiro se feriu com gravidade, mas o susto foi grande. O ônibus estava indo do Distrito de Caraguataí para Livramento de Nossa Senhora.

O SAMU 192 prestou atendimento aos passageiros (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Acidente entre caminhonete de luxo e carreta mata três na BR-242; criança está entre vítimas

  • G1
  • 08 Dez 2019
  • 07:09h

( Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga)

Um acidente no Km 807 da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia, deixou três pessoas mortas na tarde deste sábado (7). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas é uma criança. A batida foi entre uma caminhonete de luxo e uma carreta. Segundo a PRF, o motorista da caminhonete perdeu o controle do veículo e acabou invadindo a pista no sentido contrário, batendo de frente com a carreta. O carro chegou a capotar. As três vítimas estavam na caminhonete e morreram na hora. As identidades delas não foram reveladas, mas a PRF detalhou que foram um homem, uma mulher e uma menina. Uma cadeirinha de criança foi arremessada para fora do veículo. A PRF não tinha informações se a menina estava no equipamento. A caminhonete foi removida da pista e levada para a perícia. A carreta ficou por cerca de duas horas no acostamento, antes de ser retirada também. Por causa do acidente, a via ficou congestionada. O motorista da carreta não teve ferimentos.

Caminhoneiros vão parar: 'não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro'

  • Revista Forum
  • 07 Dez 2019
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

Caminhoneiros insatisfeitos com o governo de Jair Bolsonaro prometem parar o país a partir da segunda-feira (16). A afirmação foi feita nesta sexta-feira por Marconi França, líder dos caminhoneiros autônomos. Ele afirmou que “pelo menos 70%” dos cerca de 4,5 milhões de profissionais autônomos e celetistas vão parar em todo o país. O motivo é a insatisfação da categoria com o governo de Jair Bolsonaro, que, segundo França, não cumpriu o que prometeu aos trabalhadores. “O governo não cumpriu nada do que prometeu. O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, reclamou França ao Blog. O líder do movimento disse ainda que a duração do protesto não foi definida, ou seja, não se sabe se será prolongado por mais dias. O movimento nacional dos caminhoneiros tem o apoio do presidente da CUT/RJ, Sandro Alex de Oliveira Cezar. O líder sindical destaca que ainda existe um racha na categoria dos caminhoneiros. “Cerca de 30% ainda acreditam no governo e no presidente da República. Mas nós temos certeza de que vão se conscientizar da necessidade de melhores condições de trabalho”, destacou Cezar.

Substituir cotas por contribuição pode dar R$ 2,4 bi ao governo

  • UOL
  • 07 Dez 2019
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

A possibilidade de substituir a contratação de um trabalhador com deficiência  pelo pagamento de uma contribuição à União pode gerar uma arrecadação de R$ 2,4 bilhões ao governo. A estimativa considera a projeção de substituição em 25% do total de cotas para pessoas com deficiência. O cálculo foi apresentado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na justificativa encaminhada ao Congresso com o projeto de lei 6.159, que altera as leis de benefícios previdenciários, assistenciais e de inclusão. A equipe econômica apresentou os dados para justificar a concessão de isenção da contribuição previdenciária a empresas que encaminharem trabalhadores à reabilitação. O governo prevê um ano de isenção, concedida a partir do retorno do trabalhador à ativa. O documento diz que “também há possibilidade de ganhos de arrecadação decorrentes da possibilidade de cumprimento da cota por meio de recolhimento ao Programa de Habilitação e Reabilitação Física e Profissional, Prevenção e Redução de Acidentes de Trabalho”. Afirma ainda que, “no entanto, é difícil estimar o volume de arrecadação que pode ser obtido dessa alternativa”. Dados do Ministério da Economia apontam que, no ano passado, 370 mil vagas ofertadas para pessoas com deficiência não foram preenchidas. A estimativa incluída na proposta projeta, então, um número maior de vagas, que, no lugar de serem ocupadas por profissionais com deficiência, resultarão em pagamento à União. Esse recolhimento será, de acordo com o projeto de lei, de dois salários mínimos por cargo e abastecerá um programa de habilitação e reabilitação profissional criado na medida provisória do Programa Verde e Amarelo. Segundo os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), eram 486 mil os trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho. O aumento é de 20,71% em relação a 2015, quando as políticas de cotas foram implantadas —elas eram previstas desde 1991, na Lei dos Benefícios Previdência. A reserva de vagas varia de acordo com o tamanho da empresa —a partir de cem funcionários, 2% da força de trabalho deve ser formada por pessoas com deficiência.