Regulamentação dos serviços de moto-táxi em Brumado divide opiniões e cria clima de apreensão na categoria

  • Brumado Urgente
  • 10 Dez 2020
  • 10:18h

Há mais de 2 décadas em funcionamento, os serviços de mototáxi ainda estão sem regulamentação em Brumado | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

Assim como o esgotamento sanitário, Brumado tem vários atrasos históricos e estruturais e, um deles é a ausência de regulamentação dos serviços de mototáxi, motoboy e motofrete, que, pode realmente estar com os dias contados, pelos menos é isso que projeta os fortes rumores nos bastidores do poder, os quais apontam que, desta feita, a regulamentação será inevitável.

Com mais de 20 anos em funcionamento, com inúmeras tentativas de regularização, as quais sempre esbarraram no viés político, os serviços continuam sendo um dos mais utilizados pela população, gerando renda para milhares de famílias.

Atualmente o município conta com cerca de 1.500 mototaxistas, sem se contar nos que fazem o motofrete e os serviços de motoboy, movimentando um grande caudal financeiro, fazendo girar a economia local, fortalecendo o comércio e outras atividades vitais.

Estima-se que cerca de R$ 150 mil são movimentados diariamente nesse setor, o que, no entendimento de muitos, o torna intocável, ou seja, apesar das tentativas, ninguém conseguiu até o momento efetivar a regulamentação, que, inevitavelmente, irá provocar inúmeras adequações, deixando muitos dos que exercem a atividade sem condições de continuar, ou seja, iria se causar uma forte onda de “desempregados”, o que, em tempos de pandemia seria um grande contrassenso social.

Realmente engrossar a fila dos desocupados, ainda mais com o fim do auxílio emergencial, não seria bem-vindo, mas, os indícios são de que a regulamentação poderá mesmo sair do campo das intenções e se efetivar, pelo menos é isso que circula com bastante vigor no radar da SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos, que, nesta semana tomou uma ação histórica e inesperada, ao interditar, depois de muitos anos de funcionamento, a Garagem de uma empresa de viação, a qual, segundo o órgão, não teria alvará de funcionamento e estaria em condições sanitárias precárias.

Já foram feitas várias tentativas para a regulamentação, mas todos esbarraram no viés político | Imagem: Brumado Urgente Conteúdo

Agora, pelo lado da racionalidade, a regulamentação dos serviços teria mesmo que ser efetivada, pois do jeito que está representa atraso para o município, que conta com um sistema “capenga” que pode prejudicar os usuários, especialmente se acontecerem acidentes, pois os custos do tratamento seriam arcados por quem?, já que o sistema está ainda na clandestinidade.

Realmente será mais uma queda-de-braço, pois para a maioria dos mototaxistas em ação, a regulamentação é totalmente inviável, pois gerará uma série de custos e impostos e também a padronização dos valores cobrados. Atualmente a maioria das locadoras cobra R$ 4,00, mas existem variações tanto para mais, como para menos, dependendo da extensão da corrida.

Por fim, o Projeto de Lei já estaria praticamente pronto pela Administração Municipal para ser enviado para o Legislativo, só que estaria se esperando a definição da nova mesa diretora, pois caso a oposição seja a vencedora, a projeção é que o projeto não iria passar e, nem sequer, iria ser pautado, pois os vereadores não iriam querer a reprovação de milhares de pessoas que sobrevivem dos serviços, pelo menos nesse momento crítico de uma pandemia interminável.

Uma espécie de força-tarefa da SMTT já teria formatado o planejamento para a legalização dos serviços de mototáxi, o que, apesar de dividir opiniões, colocaria Brumado, neste quesito, no patamar da modernidade, já que é inadmissível, para um município em franco desenvolvimento, em pleno século XXI, ainda ter que conviver com essa falta de regulamentação.

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