Datafolha aponta que soltura de Lula foi justa para 54% e injusta para 42%

  • G1
  • 10 Dez 2019
  • 12:01h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 54% dos entrevistados entenderam que a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi justa. Outros 42% avaliaram que a libertação é injusta. 5% não responderam. Lula foi preso em 7 de abril de 2018, para cumprir a pena a que foi condenado no caso do triplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. Um ano e sete meses depois, em 8 de novembro, foi solto após o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer o direito dos réus de recorrer em liberdade até o julgamento do último recurso. A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% – isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro. O levantamento também questionou se o entrevistado confia ou não no ex-presidente.

  • Sempre confia: 25%
  • Às vezes confia: 36%
  • Nunca confia: 37%
  • Não sabe: 2%

Associação do Olhos d’Água reconhece os esforços do vereador Girson Ledo pela recuperação do campo de futebol do bairro

  • Brumado Urgente
  • 10 Dez 2019
  • 11:31h

O vereador Girson Ledo acompanhou todo o processo de recuperação do campo (Foto: Assessoria Parlamentar)

Atuando em prol do desenvolvimento dos mais diversos setores para o Bairro Olhos d’Água, o vereador Girson Ledo vem tendo a consideração da comunidade pelos seus esforços nesse sentido. Uma de suas últimas ações, inclusive, recebeu o reconhecimento da Associação de Moradores, que, por meio do seu presidente, Delvair de Lima Messias (Vadinho), reconheceu os esforços do parlamentar na busca da recuperação do Campo de Futebol. Na busca da consolidação deste anseio dos moradores, o vereador Girson Ledo manteve um diálogo produtivo com o secretário de Esportes, Édio Pereira, que se mobilizou no sentido de atender o pedido do vereador. As obras de recuperação foram finalizadas, o que deixou Girson Ledo satisfeito, já que mais uma conquista foi obtida para o bairro. 

O vereador Girson Ledo ao lado do secretário de esportes Édio Pereira (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ele explicou que “a recuperação deste campo é um antigo anseio dos moradores, então, ficou feliz em poder ter contribuído para que ele fosse concretizado”. Ele aproveitou também para citar que “quero agradecer o secretário de esportes Édio por ter sido receptivo à nossa solicitação. Também quero agradecer os voluntários que ajudaram na colocação dos pneus, eles também foram importantes nessa luta”. E finalizou acentuando que “agora os moradores estão tendo de volta um importante espaço de lazer que vai proporcionar a realização e babás e até de torneios”. Veja no vídeo como ficou a recuperação do campo: 

Nova fase da Lava Jato investiga repasses do grupo Oi para empresa de filho de Lula

  • G1
  • 10 Dez 2019
  • 11:03h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (10) 47 mandados de busca a apreensão na 69ª fase da Operação Lava Jato que investiga repasses do grupo Oi/Telemar para empresas de Fábio Luis Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula. O G1 fez contato com a Oi às 8h50 e com a assessoria de imprensa do Instituto Lula e com o escritório Teixeira Martins, que representa Lula e que já representou Fábio Luis, às 9h, e aguarda retorno. Até a última atualização desta reportagem, o G1 não havia feito contato com a nova defesa de Fábio Luis e dos demais citados. A ação foi batizada de Mapa da Mina e é um desdobramento da 24ª etapa da Lava Jato, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado a depor. Na ocasião, a defesa negou envolvimento em irregularidades, e o ex-presidente disse ter se sentido um "prisioneiro". Segundo o Ministério Público Federal (MPF), são apurados repasses financeiros suspeitos do grupo Oi/Telemar em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol, controladas por Fábio Luis Lula da Silva, Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. O grupo Gamecorp/Gol desenvolve livros e aplicativos para celular, entre outros serviços ligados à tecnologia. Os pagamentos, conforme a força-tarefa, ocorreram entre 2004 e 2016 e ultrapassaram a cifra de R$ 132 milhões, sem justificativa econômica plausível. De acordo com o MPF, isso ocorreu ao tempo em que "o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo Governo Federal". Se detalhar, o MPF disse que evidências apontam que parte dos recursos foi utilizada para a aquisição do sítio de Atibaia, no interesse de Lula. Já a Polícia Federal (PF) informou que o montante dos repasses, realizados entre 2005 e 2016, chega a R$ 193 milhões. Por volta das 8h, as buscas eram realizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e no Distrito Federal. A 69ª fase da Operação Lava Jato foi autorizada pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Confira em quais celulares o WhatsApp vai parar de funcionar em breve

  • UOL
  • 10 Dez 2019
  • 10:05h

(Foto: Reprodução)

De tempos em tempos o WhatsApp anuncia quais modelos de celular não serão mais compatíveis com o aplicativo. Como o ano está chegando ao fim, nada mais justo do que darmos uma organizada na vida e verificar se os nossos telefones entram na "lista da morte" da empresa. Os usuários que usam modelos de smartphones novos não precisam se preocupar. Mas os que possuem celulares mais antigos ou que estão há muito tempo sem receber atualizações oficiais de seus fabricantes devem ficar ligados.A lista conta com aparelhos como Samsung Galaxy S3 e iPhone 4. Os celulares com o sistema operacional Windows Phone, por exemplo, só vão ser compatíveis com o WhatsApp até 31 de dezembro deste ano. Depois disso, já era e o aplicativo não vai mais funcionar. Quem tiver um celular com a versão Android 2.3.7 ou iOS 8 (e anteriores) já não consegue criar novas contas nem reverificar contas existentes, mas pode usar o app até 1º de fevereiro de 2020. Após a data, o WhatsApp vai deixar de rodar nestas versões do sistema.Confira a seguir os modelos atuais compatíveis 100% com o WhatsApp: Android com sistema operacional 4.0.3 e mais recentes. iPhone com iOS 9 e mais recentes. Alguns modelos com KaiOS 2.5.1 e mais recentes, incluindo JioPhone e JioPhone 2. Como saber a versão do meu sistema operacional No Android, é preciso abrir as "Configurações". Em seguida, selecione o item "Sobre o Telefone" e vá em "Informações do Software". Lá os detalhes com a versão do sistema operacional vão aparecer —o nome das opções ou o caminho podem variar dependendo do modelo. Se você tiver um iPhone, entre nos "Ajustes" e vá no item "Geral". Procure a opção "Sobre" para verificar a versão do iOS.

Obras de pavimentação asfáltica em torno do Idalina Azevedo trazem modernidade e progresso para a localidade

  • Ascom | PMB
  • 10 Dez 2019
  • 09:52h

As obras estão promovendo uma atmosfera de modernidade para o local (Foto: Ascom | PMB)

A atualização urbana que vem sendo executada com muita eficácia pela Administração “Educar para Libertar” está promovendo uma transformação positiva na cidade, que vem tendo uma elevação muito qualificada de sua infraestrutura. Dentre as várias ações, uma vem tendo um destaque especial que é a pavimentação asfáltica das ruas que ficam em torno da Escola Em Tempo Integral Idalina Azevedo. Num ritmo muito positivo, as equipes estão realizando o trabalho que vem tendo uma pronta aprovação da comunidade que reconhece a importância dos serviços que deixaram a localidade muito mais aprazível e com um ar de progressista.

Conquista: Agente de trânsito pode ser demitido após se recusar a aplicar multas e filmar colegas sem autorização

  • Blog do Fábio Sena
  • 10 Dez 2019
  • 09:29h

(Foto: Reprodução Blog do Fábio Sena)

Conforme decisão publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Transparência e Controle abriu um Processo Administrativo Disciplina (PAD) contra um agente de trânsito de Vitória da Conquista, lotado na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por denúncias de infrações cometidas durante o exercício da função. De acordo com o que consta na publicação, o servidor abandonou o trabalho antes do término do expediente e se recusou a notificar motoristas que estavam cometendo alguma irregularidade. O agente teria ainda filmado os colegas sem autorização. O prazo para conclusão do PAD é de 30 dias. A penalidade aplicada ao servidor, caso fique comprovada a veracidade das denúncias, é de demissão.

Imposto de Renda 2019: Receita Federal diz que 700.221 contribuintes estão na malha fina

  • G1
  • 10 Dez 2019
  • 09:09h

(Foto: Reprodução)

A Receita Federal informou nesta segunda-feira (9) que 700.221 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2019 retidas na chamada "malha fina" devido a inconsistências nas informações prestadas. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida. A quantidade de declarações retidas em malha corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações apresentadas neste ano. De acordo com o órgão, desse total de declarações retidas em malha, 74,9% apresentam imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero. Ainda segundo a Receita, as principais razões que levaram à retenção de declarações em 2019 foram: Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes 35,6% das declarações com esta ocorrência. Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência. Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência. Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.

Legislativo de Brumado irá votar em duas sessões a Lei Orçamentária Anual para 2020 no próximo dia 16

  • Ascom | CMB
  • 10 Dez 2019
  • 09:04h

A confirmação foi feita pela mesa diretora da Casa Legislativa (Foto: Brumado Urgente

Em um ano bem movimentado, com várias discussões importantes para a população    e com grandes conquistas para o futuro de Brumado, a Câmara de Vereadores irá realizar o encerramento das sessões no próximo dia 16. O presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos confirmou a data na sessão desta segunda-feira (09), explicando que serão duas sessões, a primeira ordinária e a segunda extraordinária. O motivo é a votação da LOA - Lei Orçamentária para 2020, que já foi enviada para o Legislativo e agora passará pela aprovação ou não dos vereadores. A LOA definirá as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas no próximo ano.

PF cumpre mandado na sede da Propeg, em Salvador

  • Juliana Almirante
  • 10 Dez 2019
  • 08:11h

Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre mandado, na manhã de hoje (10), na sede da agência de publicidade Propeg, em Salvador.  De acordo com a TV Bahia, a operação é deflagrada em conjunto com a Receita Federal e seria comandada pela Superintendência da PF no Paraná, que, por sua vez, cumpre mandados em desdobramento da Operação Lava Jato. Ordens judiciais também são cumpridas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal, em Curitiba. Ainda não há detalhes sobre o cumprimento do mandado em Salvador. 

Reforma da Previdência: governo revisa previsão de economia de R$ 800 bi para R$ 855 bi em dez anos

  • G1
  • 10 Dez 2019
  • 08:05h

(Foto: Reprodução)

Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (9) ter revisado de R$ 800 bilhões para R$ 855,7 bilhões a economia prevista com a reforma da Previdência Social. A reforma foi promulgada pelo Congresso Nacional no mês passado, e o valor apresentado nesta segunda-feira foi calculado com base no texto aprovado pelos parlamentares. Até então, o valor previsto pelo governo com a reforma tinha como base o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Quando a proposta passou pelo Senado, somente os parlamentares apresentaram as previsões. Esta foi a primeira vez que o próprio governo divulgou o dado. De acordo com o ministério, o impacto com a reforma será de: R$ 800,3 bilhões para a União, R$ 55,4 bilhões para estados e municípios. Entre outros pontos, a reforma da Previdência definiu idade mínima de aposentadoria para homens (65 anos) e mulheres (62 anos); regras de transição para os trabalhadores da ativa; novas regras de acesso aos benefícios. Ainda está em análise no Congresso uma outra proposta de emenda à Constituição, conhecida como "PEC paralela", que permite a estados e municípios a adoção das novas regras de aposentadoria no caso dos servidores locais.

 

 

‘O que aconteceu com as obras da praça de Lagoa Funda?’, questiona o vereador Palito

  • Redação
  • 10 Dez 2019
  • 08:05h

O vereador e os moradores ficaram surpresos com a remoção do material da obra que já estaria para ser entregue à comunidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

Representante da Comunidade de Lagoa Funda, o vereador Palito vem buscando e acompanhando os novos avanços e conquistas que vem sendo realizados pela administração municipal. Autor de várias indicações e solicitações nesse sentido, o parlamentar volta a chamar a atenção para uma situação que vem deixando os moradores apreensivos. Segundo ele, as obras da nova praça, as quais já estavam em fase de conclusão, tomaram um rumo inesperado, já que a empresa responsável retirou o material, dizendo que o projeto ia passar por modificações. 

As obras estavam em fase final, o que deixou os moradores sem entender a remoção do material (Foto: Assessoria Parlamentar)

“Realmente estamos sem saber o que aconteceu, pois quando esperávamos a conclusão da obra e sua inauguração vem uma surpresa como essa de se retirar todo o material”, argumentou o vereador que ainda destacou que “eu como representante de Lagoa Funda, fui visitar o local juntamente com vários moradores e estamos sem entender ainda o que vai acontecer”. Ele ainda falou que “fica o suspense no ar se a obra irá continuar agora, se o projeto vai ser modificado, ou outra ação será tomada, mas nós esperamos que o bom senso prevaleça e que a praça tão esperada seja finalizada e entregue à comunidade”. E finalizou observando que “quem vai arcar com os custos, já que a obra estava quase pronta, já tinha sido paga para fazer, então, diante disso, quem irá arcar com os custos, já que é dinheiro público que está em jogo? Eu e os moradores esperamos uma resposta”

Contas de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias são aprovadas pelo Poder Legislativo de Brumado

  • Ascom | CMB
  • 10 Dez 2019
  • 07:16h

A sessão foi rápida e a aprovação já era esperada (Foto: Ascom | CMB)

A Câmara de Vereadores de Brumado realizou na noite desta segunda-feira (09) uma sessão especial para votar as contas do exercício de 2015 do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias. Com a ausência do vereador José Santos, os parlamentares, aprovaram as contas por 12 votos, ou seja, por unanimidade. O presidente Léo Vasconcelos explicou no final que agora a documentação voltará para o TCM, que já tinha dado o parecer favorável, se cumprindo assim a legislação. Ainda faltam as contas do ano de 2016, as quais deverão ser votadas no próximo ano. A sessão foi rápida e no final foi anunciado que os trabalhos do Poder Legislativo se encerrarão na próxima segunda-feira (16) com a realização de uma sessão extraordinária para a votação da Lei Orçamentária para o ano de 2020.

Os vereadores Zé Carlos de Jonas e Zé Ribeiro fizeram a conferência dos votos (Foto: Ascom | CMB)

Bahia registra 75 casos de feminicídio de janeiro a setembro

  • G1
  • 10 Dez 2019
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

A Bahia registrou 75 casos de feminicídio de janeiro até setembro deste ano, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Um caso a menos que todo o ano de 2018. De acordo com a SSP, do total de casos, 10 aconteceram na capital baiana e 3 na região metropolitana de Salvador. A secretaria ainda não tem o número atualizado entre outubro e dezembro. Nesse período, a reportagem da TV Bahia e o G1 já noticiaram cerca de seis casos.  Este ano, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro de Brotas já registrou mais de 6 mil denúncias de agressão contra mulher. Os agressores geralmente são homens que não aceitam o fim do relacionamento ou a tentativa da mulher ter uma vida diferente. No dia 20 de outubro, a vítima Suse Bonfim Oliveira, de 50 anos, foi morta a facadas no bairro de Paripe. O suspeito é o ex-marido, José Rocha, que foi preso dois dias após o crime. Cerca de um mês depois, a estudante Elitânia da Hora, de 25 anos, foi morta a tiros na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano. O suspeito é o ex-namorado dela, José Alexandre Silva, que já foi preso. Ainda no mês de novembro, a estudante Rafaela Gomes, de 27 anos, foi encontrada morta em um lixão desativado da cidade de Irecê. Segundo a polícia, ela foi assassinada a mando do fisioterapeuta Alfredo Victor de Oliveira Mattos, na qual ela tinha um relacionamento. No dia 3 de novembro, em Dias D' Ávila, na região metropolitana de Salvador, a cabeleireira Ana Cristina Santos, de 31 anos, foi morta a tiros pelo ex-namorado, que era PM e cometeu suicídio após o crime. Também em 30 de novembro, a vítima Edna Alves de Souza foi morta a facadas, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O suspeito é o ex-namorado que chegou a ser preso, mas após passar por audiência de custódia, responde em liberdade. Na madrugada desta segunda-feira (9), a vítima Nara Silva Assis foi morta a tiros pelo companheiro Manuel Santos Silva, no bairro de Itapuã. Segundo informações iniciais, o suspeito teria se matado logo após o crime.

Brumado: Escola Artinfância realizou formatura no Clube Social de Brumado

  • 09 Dez 2019
  • 20:01h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Foi realizada neste domingo (08), no Clube Social de Brumado, a formatura do 1º ano da Escola Educacional Artinfância. A formatura, que, de acordo com a diretora da escola, Célia, é um momento importantíssimo da vida acadêmica dos alunos, pois, representa a primeira conquista do aluno, e, que essa é a base de sustentação para todas as outras vindouras, e que a participação dos pais amigos e parentes dos formandos, corrobora com a tese de que só se constrói um mundo melhor com investimentos em educação. A ornamentação do Clube Social foi uma outra atração à parte, decorada com muito primor, os pais, os alunos e seus convidados ficaram encantados com todo o esmero dedica à festa, cujo tema foi a Bela e a Fera, que devidamente caracterizados, povoaram o imaginário infantil, e proporcionaram aos pais, parentes e amigos, um espetáculo belíssimo. A festa teve o encerramento com o DJ Pantera, que colocou todo mundo para dançar e comemorar a vitória alcançada por todos, pois, quando um aluno se forma, a vitória é dos formandos, dos pais, da escola, e, sobretudo da sociedade. Confira as fotos.


Incêndio atinge vegetação em Ibicoara

  • G1
  • 09 Dez 2019
  • 19:57h

(Foto: Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atinge uma área de vegetação na cidade de Ibicoara, região da Chapada Diamantina, na Bahia, há uma semana. Bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) tentam debelar as chamas. Não há registro de feridos. Segundo informou o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (9), ainda não há detalhes sobre as causas do incêndio e nem sobre o tamanho da área atingida. Segundo os bombeiros, foram deslocadas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para fazer o resfriamento das chamas.