- Bahia Notícias
- 21 Nov 2023
- 17:23h
Foto: Reprodução / SporTV
O ex-jogador Romário analisou o nível de Neymar na Seleção Brasileira, durante entrevista ao programa Boleiragem do canal fechado SporTV, na noite desta segunda-feira (20). Para o tetracampeão da Copa do Mundo, o atual dono da camisa 10 ainda não chegou ao seu patamar, que também conta com ídolos como Pelé, Zico e Ronaldo Fenômeno. Porém, ele vê potencial no astro do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
"Não. Os números [com a seleção] são impressionantes. Ele é merecedor, um dos maiores que vi jogar com a seleção brasileira, mas quando fala de alto nível, de patamar bem acima, para mim ainda falta um pouquinho. Mas ainda pode chegar, mesmo tendo 30 e poucos anos, tem condição de chegar nesse patamar", declarou.
Aos 31 anos, Neymar é a maior referência técnica do atual elenco da Seleção. O atacante ficou de fora da última lista de convocados para a da Data Fifa deste mês de novembro por estar se recuperando de uma lesão joelho, sofrida durante a derrota do time Canarinho para o Uruguai no último dia 17 de outubro, pelas eliminatórias. Romário destacou a importância do craque para o selecionado.
"Neymar é, para mim, e ainda vai ser por alguns anos, o grande nome que temos na seleção. Um cara que faz falta, por mais que não tenha atingido esse alto nível, atribuo isso também à falta de uma Copa do Mundo. Confio nele, tenho esperança que pode resolver nosso problema na nossa Copa", afirmou.
Sem Neymar, o Brasil encara a Argentina no clássico desta terça (21), às 21h30, no Maracanã, pela sexta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O time Canarinho é o quinto colocado na tabela de classificação com sete pontos, dois a mais do que o Paraguai, que é o sétimo e está fora da zona de que dá vaga direta ao Mundial. Com 12, os argentinos ocupam a liderança isolada do certame.
- Bahia Notícias
- 21 Nov 2023
- 15:16h
Foto: Instagram/Bahia Notícias
Ivete Sangalo enfrenta uma longa batalha judicial contra o Facebook por um problema gerado em 2016 com a publicação de uma notícia falsa envolvendo a família da artista.
O caso veio à tona após uma publicação do site Splash, do UOL. O Bahia Notícias encontrou o registro da ação movida pela artista na 9º Vara Cível e Comercial de Salvador.
Na ação, a cantora deu início a um processo contra o Instagram, que faz parte do Facebook, plataforma de Mark Zuckerberg, no dia 18 de abril de 2016, após a divulgação de uma notícia falsa que dizia que o filho da artista, Marcelo Sangalo Cady, teria morrido após ser atropelado por um empresário bêbado.
“Assim morre filho de Ivete Sangalo, atropelado por empresário embriagado. Ela continuaria incentivando o povo a beber?”, dizia a mensagem fake.
De acordo com o site Splash, o perfil teria utilizado uma imagem da cantora fazendo propaganda de uma cerveja. A postagem não foi encontrada pelo Bahia Notícias. O site ainda afirma que o responsável por disseminar a notícia falsa utilizou disso para divulgar o perfil onde vendia roupas de banho.
Em 2021, foi deferida a tutela de urgência determinando a exclusão de per?s da rede social e fornecimento de informações pessoais do (a) usuário (a) objeto da apuração. A plataforma ainda tentou alegar carência de ação, no entanto, o pedido foi negado pelo tribunal.
O caso, que segue em aberto, já que não houve um acordo entre as partes, teve uma movimentação no dia 29 de outubro por parte dos representantes de Ivete e do Facebook. A cantora segue em busca de uma indenização por danos morais, além de descobrir o responsável pela fake news.
- Bahia Notícias
- 21 Nov 2023
- 13:07h
Foto:Instagram/Bahia Notícias
O dia 20 de novembro, que deveria ser de celebração com a data da Consciência Negra, acabou sendo de decepção e ataques para a cantora Ludmilla, que foi alvo de ofensas racistas nas redes sociais.
Em texto publicado nas redes sociais, a funkeira falou sobre a exaustão em rebater as ofensas de cunho racial que sofre diariamente.
"Mais um dia da Consciência Negra no Brasil, mais um ano em que, na teoria, o mês de novembro faz com que o mundo nos olhe e ouça mais. Acontece que, na prática, veio à tona, nos últimos dias, um recorte do racismo que sofro em minha rotina, principalmente depois que me tornei artista. Um ódio gratuito jogado em mim por perfis racistas “vestidos” de fãs, que nem de longe lembram o público que gosta de música de verdade”, escreveu.
A cantora revelou que a equipe jurídica estava trabalhando para identificar os responsáveis pelas ofensas e para tomar as medidas cabíveis. “Minha equipe jurídica já está em ação para identificar os responsáveis por esta enxurrada de ataques, assim como a equipe da plataforma, que já foi acionada e já excluiu os posts denunciados”.
No desabafo, Ludmilla afirmou ainda que apesar da exaustão, não irá recuar nem deixar de ser quem ela é por causa dos ataques, mas demonstrou a frustração de ter que lutar contra algo que não deveria existir.
“Não dá mais para eu ter que responder por algo que fizeram comigo. Quem tem que falar ou mostrar a cara é quem faz isso, assim, impunemente. Exausta é pouco, mas não vou recuar - continuarei existindo e brilhando, doa a quem doer - e, mais uma vez, deixo aqui registrado: não há o que celebrar no dia 20 de novembro.”
- Bahia Notícias
- 21 Nov 2023
- 11:45h
Foto: Agência Brasil
Ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alertaram o presidente de que a demora na indicação de um procurador-geral da República poderá dificultar a aprovação do nome este ano e esticar pelo menos até fevereiro o mandato da PGR interina, Elizeta Ramos.
Lula havia sinalizado que indicaria na semana passada. Depois, o prazo passou para para esta segunda-feira (20). Com isso, ministros seguem na expectativa de que a indicação ocorra em breve. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Até agora, não houve nenhum grande problema com Elizeta Ramos, mas alguns gestos indicaram ao Planalto que isso pode não perdurar por muito tempo. E, no recesso do Congresso, pode não ser possível aprovar às pressas um PGR e interromper com rapidez uma eventual mudança de rumo de Elizeta.
- Por Gabriel Vaquer/Folhapress
- 21 Nov 2023
- 09:38h
Foto: Divulgação/Globo
O STF (Supremo Tribunal Federal) negou na última sexta-feira (17) o afastamento da promotora Isabela Jourdanda Cruz Moura, do Ministério Público do Rio, pedido pelo humorista e ex-diretor da Globo Marcius Melhem.
Melhem acusava Isabela de ser parcial na condução das investigações sobre seus casos de assédio envolvendo o núcleo de humor da emissora entre 2015 e 2020. O ator também solicitava a suspensão da ação em que é réu por assédio sexual a três mulheres enquanto chefe na empresa de televisão.
O pedido foi negado pelo ministro Gilmar Mendes. Na sua visão, não ficaram comprovados vícios no caso, ou mesmo qualquer problema na investigação liderada por Isabela durante o período que comandou as investigações.
Melhem alega que Isabela atuava no caso por apenas 50 dias quando inquérito foi concluído, e que não poderia se inteirar sobre ele em tão pouco tempo.
"No caso concreto, não houve violação ao princípio do promotor natural, na medida em que a designação da promotora de justiça não se deu por meio de manipulações casuísticas e em desacordo com os critérios legais pertinentes, mas para o bom andamento do serviço, na condição de simples auxiliar", decidiu Gilmar.
Marcius Melhem virou réu na TJ-RJ por três casos de assédio sexual na Globo, que começaram a ser denunciados em 2019, após relatos de Dani Calabresa. O caso da humorista e de outras quatro denunciantes foram arquivados por uma questão jurídica.
O Ministério Público teria avaliado que a denúncia feita por Dani contra Melhem seja de importunação sexual. O crime não existia em 2017, quando o suposto ato teria ocorrido. À época, a lei só previa assédio sexual.
Procurada, a defesa de Marcius Melhem não se pronunciou até a atualização da reportagem.
- Além da queda do granizo, temporal causou pontos de alagamento na cidade de Barra, nesta segunda-feira (20). Não há registro de feridos.
- Por g1 BA
- 21 Nov 2023
- 07:25h
Foto: Reprodução/Redes Sociais/G1 BA
Um temporal causou estragos nesta segunda-feira (20), na cidade de Barra, na região oeste da Bahia. De acordo com moradores, por causa da ventania e chuva de granizo, o município ficou com diversos pontos de alagamento. Não há registro de feridos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva entre 17h e 20h foi de 32,2 milímetros e a velocidade do vento atingiu 31 km/h, segundo o Climatempo.
Em nota, a prefeitura de Barra informou que o temporal derrubou árvores, danificou telhados e rompeu cabos de energia na cidade. O fornecimento de energia elétrica e internet foi interrompido em alguns locais. Segundo o comunicado, a Secretaria de Infraestrutura deu suporte aos pontos críticos.
A prefeitura também fez um alerta para que a população não se aproxime dos locais em que os postes e fios encontram-se caídos, por causa do risco de choques elétricos. Disse ainda que entrou em contato com Neonergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, para remover o material.
A administração municipal pediu para que as pessoas que estão sem energia elétrica nas residências entrem em contato com a Coelba através do telefone (71) 3370-6350, para solicitar suporte necessário.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/G1 BA
- As inscrições estão abertas, até o dia 15 de dezembro, para Unidade Brumado.
- ASCOM RHI MAGNESITA I Janaina Massote
- 20 Nov 2023
- 19:28h
Aprendizes RHI Magnesita - Foto: Carol Reis
A RHI Magnesita – líder global da indústria de refratários – está com 30 vagas abertas para o Programa de Aprendizes. São vagas para o cargo de Aprendiz Assistente Produção. As oportunidades são para a unidade de Brumado, na Bahia, e as inscrições vão até o dia 15 de dezembro, pelo site Vagas.com, no link: https://vagas.com.br/v2583140.
O programa, realizado em parceria com o SENAI, tem o objetivo de desenvolver jovens interessados no aprendizado e no aprimoramento das suas habilidades por meio da capacitação técnica.
Para o cargo de Aprendiz Assistente Produção, os jovens devem ter entre 18 e 22 anos. Os aprendizes precisam estar cursando - ou já ter concluído - o ensino fundamental ou médio. O curso é de 10 meses, com remuneração de até 1 salário-mínimo, além de benefícios. O candidato deve ter disponibilidade de até 8 horas. A admissão está prevista para 11/03/2024.
Inclusão - As vagas estão disponíveis para todos os gêneros, raça/cor, LGBTQIA+ e para pessoas com deficiência (PCD). Para os PCDs, não há limitação de idade, somente respeitando a faixa etária de ingresso no curso desejado.
“Nós, da RHI Magnesita, trabalhamos para proporcionar em nossa companhia um ambiente plural e diverso, respeitando as singularidades de todos. Por isso, queremos que os jovens que estejam ingressando se sintam encorajados e à vontade para desenvolver o máximo de suas potencialidades conosco”, explicou Cláudio Morais, diretor de Pessoas &Cultura, Saúde & Bem-Estar e Inteligência de Segurança SAM.
A Chayane, 20 anos, é aprendiz da área de Segurança do Trabalho. Ela explica a importância dessa oportunidade em sua vida. “Eu aprendi a me comportar como uma trabalhadora e ter ciência de o quanto a segurança e o bem-estar são importantes. Agradeço aos meus tutores que fizeram parte do meu crescimento aqui na RHI Magnesita. Eu me senti muito acolhida por todos e tenho orgulho de quem me tornei. Que muitos jovens façam como eu: se inscrevam e aproveitem cada momento, compartilhando a sua essência com todos”, conclui a Jovem Aprendiz.
Programa de Aprendizes
Data de Inscrições: até 15 de dezembro.
Total de vagas: 30.
Região: Brumado (BA)
Curso – Aprendiz Assistente Produção: idade de 18 a 22 anos.
PCD: não tem limite de idade, apenas faixa etária de ingresso.
Formação: Ensino Fundamental ou Médio em andamento ou concluído.
Disponibilidade: até 8 horas.
Link de inscrições: https://vagas.com.br/v2583140
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 15.000 funcionários em 47 unidades de produção, 7 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.
O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para mais informações, visite: www.rhimagnesita.com.
CONTINUE LENDO
- Bahia Notícias
- 20 Nov 2023
- 18:25h
Foto: Instagram/Bahia Notícias
Um perfil dedicado a cantora norte-americana Taylor Swift mobilizou a internet com uma vaquinha para arrecadar fundos na tentativa de custear o translado do corpo de Ana Clara Benevides, fã que morreu durante o 1º show da intérprete de ‘Cruel Summer’, na última sexta-feira (17), no Rio de Janeiro.
O perfil Update Swift Brasil, que se descreve como a principal fonte de informações sobre a cantora e compositora no país, e tem o apoio da Universal Music Brasil, iniciou a campanha após a mãe de Ana Clara, Adriana Benevides, revelar que a T4F (Time For Fun) não prestou auxílio financeiro para que o corpo da filha fosse levado para o Mato Grosso, onde a família vive, para ser velado.
“É com pesar que informamos que a família de Ana teve que recorrer a um empréstimo para possibilitar seu retorno para casa. Infelizmente a T4F segue decepcionando e não ofereceu suporte nessa questão. A família e amigos próximos disponibilizaram uma forma de ajudarmos. Neste momento tão difícil, contamos com a nossa união para conseguirmos proporcionar um auxílio necessário e certo consolo. Cada contribuição fará diferença para superarmos juntos esse desafio.”
Em menos de 24 horas após o apelo, o perfil informou que o valor arrecadado pelos fãs conseguia ajudar a família. “Graças a todos vocês que ajudaram, a família da Ana entrou em contato conosco e nos informou que as doações já cobrem todos os custos. Obrigada a todos que contribuíram doando ou espalhando a notícia.”
Por meio de vídeo, a mãe de Ana Clara agradeceu a ajuda e a mobilização dos fãs. ”Ontem a gente iniciou uma vaquinha pedindo ajuda. Graças a Deus. agora de manhã a gente já conseguiu. Nós conseguimos o valor que dá para fazer tudo que a gente queria. Graças a Deus, foi muita gente que doou. E eu quero que Deus abençoe todos vocês”, afirmou em vídeo.
Esta não foi a primeira mobilização do fã clube. No dia seguinte à morte de Ana Clara, o perfil se movimentou na web para conseguir doações de água para os fãs na fila, além de ter feito a campanha para arrecadar donativos para homenagear Taylor com uma projeção no Cristo Redentor. Foram arrecadados panetones e água para doar para pessoas carentes nas ruas do Rio.
- Por Renato Machado | Folhapress
- 20 Nov 2023
- 16:31h
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, disse nesta segunda-feira (20) que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deveria ligar para se desculpar com o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pimenta se referia às séries de declarações que Milei proferiu contra o brasileiro, quando, por exemplo, chamou o brasileiro de corrupto.
"Eu [se fosse o presidente Lula] não ligaria [para parabenizar Milei]. Só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa, ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele um gesto como presidente eleito, de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar", afirmou Pimenta.
Neste domingo (19), o ultraliberal Javier Milei, 53, foi eleito presidente da Argentina, superando o candidato governista, o atual ministro da Economia, Sergio Massa. Milei impôs ao peronismo sua quarta derrota em 40 anos de democracia.
Durante a campanha, Milei proferiu uma série de ataques contra o presidente Lula. Disse que, se eleito, não negociaria com o brasileiro. Um dos momentos de maior tensão foi quando o ultraliberal chamou o petista de corrupto e comunista, além de acrescentar que não pretendia encontrá-lo, caso seja eleito, durante entrevista a um jornalista peruano.
"Um comunista", afirmou Milei, ao que o jornalista acrescentou: "E um grande corrupto, não?".
"Por isso esteve preso", respondeu Milei.
- Por Marianna Holanda, Renato Machado e Nathália Garcia | Folhapress
- 20 Nov 2023
- 14:34h
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê na vitória de Javier Milei na Argentina, neste domingo (19), uma derrota para a região, e teme pelo futuro do Mercosul.
Do ponto de vista político, Milei está mais próximo de uma direita que faz oposição não só ao governo petista no Brasil, como a outros aliados, e critica o fortalecimento da região em bloco.
Além disso, auxiliares de Lula comparam a disputa à eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e dizem ser a pior derrota da história do peronismo.
O petista não ligou para o presidente eleito, mas falou em democracia, desejou sorte e êxito ao novo governo nas redes sociais — sem citar Milei diretamente. Bolsonaro, por sua vez, parabenizou o aliado e disse que a "esperança voltou a brilhar".
Chamou a atenção de governistas brasileiros, sobretudo, a margem na eleição, muito superior à esperada para Milei. O economista e deputado foi eleito com 55,8% dos votos válidos, contra 44,19% de Sergio Massa, com 94,09% das urnas apuradas.
Ainda candidato, Milei chegou a afirmar em entrevista que deixaria o Mercosul, em caso de vitória. Membros da equipe econômica ouvidos pela Folha consideram que a vitória traz mais incerteza para o cenário regional e para o avanço de acordos comerciais, como a negociação entre o Mercosul e a União Europeia.
Agora, interlocutores do chefe do Executivo e integrantes da equipe econômica dizem que resta saber se ele manterá o discurso radicalizado após eleito.
Disso também dependerá a postura do governo brasileiro. Auxiliares palacianos afirmam que Lula não atuará ou falará publicamente contra o novo presidente argentino. Poderá ser mais crítico, por exemplo, se ele acabar com a tarifa externa comum.
Nas últimas semanas, a campanha de Milei enviou recados ao governo brasileiro, por meio de sua embaixada, no sentido de abaixar ânimos e dizer que a relação com o país é muito relevante para a Argentina.
Auxiliares de Lula dizem não saber se ele participará da posse de Milei, em 10 de dezembro, mas muitos defendem que ele não vá, para evitar desgastes. Até mesmo porque há dúvidas se ele receberá convite do argentino.
Há uma leitura, entre diplomatas e auxiliares palacianos, de que dificilmente vitória do ultraliberal representaria um retrocesso tão expressivo nas relações bilaterias entre os dois países, que já estariam consolidadas. A Argentina é o principal parceiro comercial da América do Sul.
A postura pública de Milei, contudo, ainda deixa dúvidas sobre como ele atuará. Durante a campanha, ele chamou o bloco de "união aduaneira defeituosa" e disse que a Argentina "seguiria seu próprio caminho".
Ele, que se autodeclara um "anarcocapitalista", diz discordar de qualquer tipo de intervenção de um Estado sobre as transações comerciais de outro.
Depois do primeiro turno, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse que estava acompanhando o pleito argentino "com interesse" devido ao Mercosul e defendeu na ocasião a integração regional.
Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu do governo argentino a presidência temporária do bloco econômico, com mandato até o fim de 2023, tendo a retomada da integração sul-americana como prioridade.
Segundo o governo brasileiro, o Mercosul movimentou US$ 46,1 bilhões no comércio interno em 2022. Já o intercâmbio comercial com o restante do mundo foi de US$ 727 bilhões no ano passado, dos quais US$ 398 bilhões referem-se a exportações. Os principais destinos das vendas do bloco são China, Estados Unidos e Países Baixos.
Milei disse também durante a campanha eleitoral que pretendia limitar o comércio com o Brasil. Hoje, a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do país, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Neste ano, de janeiro a outubro, o superávit comercial do Brasil com a Argentina chegou a US$ 4,75 bilhões. No período, as vendas para os argentinos cresceram 12,5% e atingiram US$ 14,9 bilhões, enquanto as importações caíram 7,1% e chegaram US$ 10,15 bilhões.
Politicamente, a vitória de Milei também não é boa para o presidente Lula (PT). O então candidato, além de receber apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), manteve uma retórica de ataques ao presidente, a quem chamou de "corrupto" e ameaçou com a ruptura de relações com o Brasil.
Carregando post do Twitter
A esperança volta a brilhar na América do Sul. - Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.
Lula, por sua vez, evitou confronto direto com Milei. No entanto, na reta final da corrida, reagiu pedindo que os argentinos escolhessem alguém que goste de democracia, num claro recado de sua preferência, apesar de não citar o nome do candidato.
Seus ministros foram mais vocais e celebraram o resultado do primeiro turno, que terminou com o governista Sergio Massa à frente. Alguns chegaram a postar fotos com Massa.
Ao longo da campanha, o candidato ultraliberal atacou por diversas vezes Lula e acusou o mandatário e o governo brasileiro de buscar influenciar nas eleições argentinas.
Um dos momentos de maior tensão foi quando Milei chamou o petista de corrupto e comunista, além de acrescentar que não pretendia encontrá-lo, caso seja eleito, durante entrevista a um jornalista peruano.
"Um comunista", afirmou Milei, ao que o jornalista acrescentou: "E um grande corrupto, não?".
"Por isso esteve preso", prosseguiu.
Milei também já acusou Lula de financiar a campanha de seu adversário, durante entrevista à emissora de televisão La Nación+. O candidato não apresentou nenhuma prova.
Em entrevista à revista britânica The Economist, Milei também disse que Lula promove "aberrações" em seu governo, atacando a liberdade de imprensa, perseguindo a oposição e jornalistas que "não seguem a linha promovida pelo governo".
O governo do presidente Lula resistiu a entrar em discussão com Milei, seguindo a lógica de que o confronto poderia dar mais destaque para o candidato e munição para as acusações de interferência.
No primeiro turno, contudo, ministros acabaram se posicionando, com mais ou menos contundência. Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi mais direto e parabenizou Sergio Massa pela posição após a primeira etapa do pleito. E acrescentou que estava "na torcida para que aqueles que desprezam a vida e a democracia sejam derrotados", escreveu em rede social.
O chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, também usou suas redes sociais para afirmar que o resultado do primeiro turno era uma "forte resposta do povo argentino".
"Uma forte resposta do povo Argentino nas urnas hoje. Parabenizo o primeiro colocado na eleição desse domingo, @SergioMassa. Viva a democracia", escreveu o ministro, postando uma foto ao lado de Massa.
Carregando post do Twitter
O presidente Lula esteve fora do embate na maior parte da campanha eleitoral argentina, mas na reta final decidiu fazer críticas veladas a Milei, ao sugerir que um presidente argentino precisa "gostar de democracia" e "gostar do Mercosul".
Logo após Milei falar que não negociaria com Lula, o brasileiro disse que Brasil e Argentina precisam estar juntos "sem divergência". As falas aconteceram durante a sua transmissão na internet, o Conversa com o Presidente. Como foi questionado pelo entrevistador, representante de uma empresa pública, a situação transmissão a impressão de que o presidente quis abordar essa questão.
"Quando a gente tiver divergência, senta em uma mesa e negocia e acaba com a divergência. Foi assim que eu convivi com a Argentina até agora", afirmou Lula, durante a transmissão.
O presidente brasileiro então acrescentou que Brasil e Argentina são interdependentes, com um país sendo responsável pela geração de emprego no vizinho. E disse que ambos os países podem crescer juntos.
"Para isso é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeita as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul, e que pense na criação de um bloco importante", afirmou.
CONTINUE LENDO
- Por Nathalia Garcia e Marianna Holanda | Folhapress
- 20 Nov 2023
- 12:18h
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou nas redes sociais a vitória do ultraliberal Javier Milei, eleito presidente da Argentina neste domingo (19), dizendo que "a esperança volta a brilhar na América do Sul".
Aliados do ex-chefe do Executivo também parabenizaram o presidente eleito argentino pela conquista e desejaram "sorte", "sucesso" e "força" a Milei.
"Parabéns ao povo argentino pela vitória com Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul", escreveu Bolsonaro em sua conta no X (antigo Twitter). "Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós", acrescentou.
Membros da oposição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificaram o resultado do pleito como uma vitória da direita e vincularam o peronista e atual ministro da Economia Sergio Massa ao governo petista.
O PT e integrantes do governo apoiavam Massa nas eleições, mas o presidente Lula nunca fez uma menção direta ao tema.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou no Instagram um vídeo que mostra Milei em festa, com a legenda "Javier Milei é eleito presidente da Argentina".
Em outra rede social, o filho de Bolsonaro disse ter certeza de que o ultraliberal fará "o melhor pela Argentina" e representa um "passo decisivo rumo à liberdade".
"Que Deus ilumine seu caminho na presidência. A Casa Rosada trará desafios gigantescos, mas tenho certeza de que você fará o melhor pela Argentina. Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina", afirmou Flávio no X.
"Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!", continuou.
Já o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP e ex-ministro de Bolsonaro, afirmou em sua conta que os argentinos rejeitaram "o PT de lá" e falou em avanço da liberdade.
"Hoje é dia de autocrítica para a esquerda sul-americana, leia-se PT. A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!", escreveu.
Carregando post do Twitter
A deputada Bia Kicis (PL-DF), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, desejou "sorte, sabedoria e força" para Milei e disse que o Brasil "não conseguiu" atrapalhar dessa vez.
"Derrota do Foro de São Paulo. Vitória para a direita. O Brasil tentou atrapalhar, mas dessa vez não conseguiu. Grande dia! Não será fácil com a oposição esquerdista que bem conhecemos, por isso, desejamos sorte, sabedoria e força a Milei", publicou.
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi outro que desejou "sorte e sucesso" para o ultraliberal recém-eleito na Argentina e fez uma referência ao futebol. "Argentina ganhou duas Copas do Mundo seguidas. Sorte e sucesso agora para Milei", disse.
Após uma ascensão meteórica na política, Milei conseguiu 55,76% dos votos válidos, contra 44,23% do rival com 97,48% das urnas apuradas.
A participação dos argentinos foi de 76%, número abaixo dos índices registrados no primeiro turno em outubro (77%) e acima do das eleições primárias em agosto (69%).
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez uma provocação à primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, ao comentar a vitória de Milei.
"Aprende, Brasil. Parabéns Argentina! E chupa essa manga, Janja", escreveu.
Mais cedo, Janja havia publicado uma mensagem na qual implicitamente demonstrava seu apoio ao candidato peronista.
Na imagem, as personagens Mônica e Mafalda – criadas, respectivamente, pelo brasileiro Maurício de Sousa e pelo cartunista argentino Quino– estão abraçadas. No quadrinho, a protagonista da Turma da Mônica traz uma mensagem de consolo e esperança.
Na legenda que acompanha o quadrinho, Janja escreveu "que Massa esse abraço!"
Em outro post, Ferreira colocou o ultraliberal argentino no mesmo rol de Bolsonaro e do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"A esquerda destrói o país, depois vem um candidato de direita, arruma a bagunça, perde as eleições e a esquerda retorna ao poder com a casa arrumada. Trump, Bolsonaro e agora Milei. Vamos ver se irá acontecer o mesmo com ele", disse.
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, também falou em liberdade e desejou que o exemplo da Argentina seja seguido pelos demais países da América Latina.
"Liberdade!!! O pulso ainda pulsa. Viva a Argentina e que seu exemplo em breve seja seguido por toda a América Latina. Milei presidente", afirmou.
CONTINUE LENDO
- Bahia Notícias
- 20 Nov 2023
- 10:15h
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A semana de jogos promete fortes emoções começando com o clássico Brasil x Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No futebol brasileiro, o Bahia tem mais uma decisão na luta contra o rebaixamento no Brasileirão e o Vitória dando adeus à Série B.
Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (21), às 21h30, no Maracanã, pela sexta rodada das eliminatórias. Sem vencer há três jogos, sendo duas derrotas consecutivas, o time Canarinho ocupa o quinto lugar na tabela de classificação com sete pontos, dois a mais do que o Paraguai, que é o sétimo e está fora da zona que dá vaga direta ao próximo Mundial.
Na sexta (24), às 21h, é a vez do Bahia entrar em campo. O Tricolor viaja até São Paulo onde encara o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão. O Tricolor voltou para a zona de rebaixamento ocupando o 17º lugar com 38 pontos, dois a menos do que o Cruzeiro, que assumiu o 16º ao vencer o Fortaleza, no último sábado (18). Com 44, o Timão aparece na 11ª colocação.
Campeão antecipado, o Vitória se despede da Segundona no próximo sábado (25), às 17h, encontrando a Chapecoense, na Arena Condá, pela 38ª e última rodada. Em sua melhor campanha na competição, o Leão soma 72 pontos, enquanto o time catarinense está na 17ª posição com 37 e tenta evitar a queda para a Série C.
- Bahia Notícias
- 20 Nov 2023
- 08:11h
Foto: Twitter/ Multishow
Um incêndio de pequenas proporções tomou conta de um ponto de alimentação na entrada do festival Afropunk Bahia, realizado no último final de semana em Salvador, no Parque de Exposições.
As chamas começaram por volta das 22h40, durante a apresentação da cantora Iza no último domingo (19), e chegou a assustar a artista, que anunciou no palco que iria parar o show para que o incêndio fosse controlado. “Pessoal, desculpem, vou parar o show. Parece que tem fogo ali atrás. Por favor, venham todos para o lado esquerdo do palco”, disse.
Apesar do alerta, Iza seguiu o show após receber a informação de que o incêndio estava sendo controlado pelos bombeiros. De acordo com a organização do evento, o foco do incêndio foi em um ponto de alimentação
A área do incêndio foi rapidamente isolada pela equipe de brigadistas do festival e não houve feridos. A noite seguiu com a programação, que contou ainda com shows de Kayblack feat MC Caverinha e BaianaSystem com Patche Di Rima & Noite Dia.
Não há informações sobre a causa, que ainda está sendo investigada pelos bombeiros.
- Bahia Notícias
- 18 Nov 2023
- 15:15h
Foto: Divulgação / SSP-BA
Um homem suspeito de integrar um 'bonde' (grupo de traficantes que se reúne para atacar rivais) foi morto em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar no bairro de Alto das Pombas, em Salvador, na sexta-feira (17)
De acordo com a PM, militares reforçavam o combate ao crime organizado na região, após denúncias e levantamentos que indicavam a possibilidade de ataques entre traficantes rivais.
O bonde com cerca de vinte integrantes de uma facção foi avistado e na tentativa de cerco houve confronto. Um homem que estava sem documentos, conhecido pelo apelido de "Da Penha" acabou atingido. Ele foi socorrido, mas não resistiu.
Com o indivíduo, apontado como autor de homicídios e liderança de uma facção, os PMs apreenderam uma pistola calibre 9mm de fabricação norte-americana, carregador, munições, 30 trouxas de maconha e um tablete de cocaína.
- Bahia Notícias
- 18 Nov 2023
- 13:07h
Foto: Divulgação / Plantel da Captar
A região oeste da Bahia desponta como uma área propícia à criação de animais para corte, sobretudo gado. É por lá, mais precisamente na cidade de Luís Eduardo Magalhães, que está instalado o maior confinamento de boi do nordeste brasileiro, com capacidade estática de 50.000 animais, como aponta o recente levantamento sobre pecuária organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
É também no Oeste baiano que estão concentrados os maiores cultivos de grãos do Nordeste, como soja, milho, caroço de algodão e sorgo. Na safra 2022/2023, foram mais de 13 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
E são essas commodities as mais utilizadas para alimentar os animais confinados. A proximidade lavoura-pecuária acaba por reduzir custos e otimizar o aproveitamento dos grãos para essa atividade.
Na propriedade da empresa Captar Agro, que iniciou as atividades com espaço para 12 mil cabeças, em 2010, chegam animais de toda Bahia, principalmente da região do semiárido, onde as condições para criação bovina são mais complicadas.
Na fazenda, que hoje tem capacidade para 50 mil animais, a empresa cria, recria e engorda gado num espaço médio de 12 metros quadrados por cabeça, explica o gestor da fazenda, Almir Moraes.
Com o processo de confinamento, o tempo de engorda chega a cair pela metade. Mas, para isso, são necessários pesados investimentos em tecnologia, sanidade animal e sustentabilidade.
Em visita recente à propriedade, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Wallison Tum, conheceu o sistema e destacou a sustentabilidade que permeia a atividade.
“A agropecuária baiana convive muito bem com o meio ambiente e essa tem sido uma exigência constante do mercado. Pude conferir aqui todo o processo de reaproveitamento de água, dos insumos, do cuidado com o animal e essa já é a pecuária do futuro, que oferece ao mercado, nacional e externo, carne rastreável, de qualidade e respeitando o meio ambiente”, afirmou Tum.
De acordo com a Seagri, no empreendimento, todo animal que chega tem suas vacinas renovadas, mesmo aqueles com vacinação recente. Esse trabalho garante a saúde do gado que chega e a preservação dos que já estão confinados, além do atendimento às normas de sanidade, o que permite a comercialização da carne no mercado nacional e internacional.
A entidade ainda afirma que a mesma rigidez no controle se dá com a alimentação, que é controlada por programas de computador, que também monitoram o peso, a localização, origem e outros aspectos do animal durante o processo.
CONTINUE LENDO