Após denúncias contra empresa no Fantástico, repórter da Globo é ameaçada

  • Redação
  • 31 Ago 2021
  • 14:37h

Na matéria, empresas eram denunciadas por golpes de pirâmide financeira | Foto: Reprodução/TV Globo

A repórter Lívia Torres, da TV Globo, foi ameaçada por manifestantes após fazer uma reportagem para o Fantástico. Na matéria, empresas eram denunciadas por golpes de pirâmide financeira.

A reportagem foi exibida no último dia 15 e mostrava como as empresas utilizam Bitcoins para aplicar golpes. Entre as empresas citadas estava a GAS Consultoria, com sede em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Com isso, uma manifestação foi realizada em frente à sede da TV Globo, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (27). Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apoiou a jornalista e repudiou as ameaças feitas.

“O episódio é gravíssimo e exige providências imediatas das autoridades, identificando e levando à Justiça os responsáveis. Ameaças a jornalistas têm se multiplicado nos últimos tempos. Em boa medida elas são estimuladas pelo comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que hostiliza a imprensa quase diariamente. A democracia pressupõe uma imprensa livre e é obrigação do poder público impedir qualquer tipo de ameaça ou intimidação”, diz o comunicado da ABI.

Região: Com elevação das temperaturas aumentam os ataques de escorpiões

  • Redação
  • 31 Ago 2021
  • 13:50h

(Foto: Reprodução)

A incidência de ataques de picadas de escorpiões em humanos, no município de Vitória da Conquista, disparou neste ano de 2021. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, mais de 200 pessoas já foram picadas do início do ano até agora, quando comparado ao mesmo período do ano passado, esse aumento é de cerca de 75%, naquele período menos e 70 pessoas haviam sido picadas. Só no último final de semana, 07 pessoas foram atacadas, e 03 ficaram em estado grave. Os números impressionantes foram divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.

Em Vitória da Conquista o atendimento com soro anti-escorpiônico é feito na UPA que fica no Hospital Geral, e em caso de picadas, é muito importante seguir imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento, que é a que faz o socorro especializado nesses casos.

Especialistas acreditam que a alta umidade, elevações de temperaturas e o crescimento da zona urbana, que acaba invadindo áreas que outra hora eram vegetações, está fazendo com que ocorra esse aparecimento maior e consequente auemento de ataque de escorpiões na zona urbana de Conquista.

A orientação é evitar entulhos em casa, manter terrenos limpos e sem vegetação alta, tampar bueiros e frestas de portas, sacudir calçados antes de usar, dentre outros.

Coisas que só acontecem em Brumado: O barulho da política invade o reino silencioso dos mortos

  • Brumado Urgente
  • 31 Ago 2021
  • 12:28h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

No decorrer dos tempos as civilizações tiveram muitas maneiras de lidar com a morte. Trazendo para o âmbito ocidental, a forma mais tradicional ainda em vigor é o sepultamento dos entes queridos e, periodicamente, se realizar visitas em datas especiais nas receptivas necrópoles. Essa seria a lógica funcional, só que, em Brumado, isso, em um dos cemitérios da cidade está impedido, já que um Decreto Municipal expedido pela Administração Municipal interditou o local, inclusive com a colocação de cadeados. Automaticamente os familiares dos que estão sepultados no Cemitério Senhor do Bonfim, localizado no centro da cidade, ficaram perplexos ao irem visitar seus mortos e se deparar com a interdição. A questão acabou indo para o solo da política e. na sessão desta segunda-feira (30), os vereadores de oposição apresentaram um Projeto Legislativo (clique e confira) para que o decreto municipal seja revogado o quanto antes. A discussão se inflou ainda mais nas redes sociais e na mídia e, o barulho acabou invadindo o solo silencioso do reino dos mortos. Um blog local chegou a citar em sua veiculação o seguinte título “Até com os mortos prefeito Eduardo cria problemas”. Vale ainda destacar que a situação estrutural do referido equipamento público é bem precária há um bom tempo, tanto que não há mais condições de serem realizados sepultamentos. A projeção é que com a privatização uma ampla reforma será executada, mas, até lá, os familiares ficarão impedidos de visitarem seus entes queridos que partiram para a eternidade? Está aí uma pergunta que o tempo irá responder.

De olho no futuro: Beto Bonelly realiza reuniões com empresários e políticos em Conquista; especulações apontam para uma possível candidatura a deputado estadual

  • Brumado Urgente
  • 31 Ago 2021
  • 11:44h

O vereador Beto Bonelly é um dos grandes destaques da atual política brumadense | Foto: Assessoria Parlamentar

Vivendo uma fase altamente produtiva em seu mandato parlamentar, o vereador Beto Bonelly (PSB) vem realizando um trabalho cada vez mais reconhecido pela população brumadense. Ampliando o seu portfólio de ações, ele vem rompendo paradigmas no Poder Legislativo, exercendo uma postura muito dinâmica, especialmente na utilização das plataformas digitais e das redes sociais. Ele que vem adotando uma posição de neutralidade, garantindo que o seu objetivo e atender aos anseios do povo, vem sendo um dos grandes destaques do atual momento político em Brumado e, com isso, as especulações sobre o seu futuro político já começam a ficar mais intensas. De olho no futuro, o parlamentar realizou no último final de semana importantes reuniões em Vitória da Conquista com políticos e empresários da região, os quais vem acompanhando com muito bons olhos a performance do vereador. Segundo fontes ouvidas pelo Brumado Urgente, um dos pontos principais da pauta foi uma possível candidatura a deputado estadual. Bonelly que vem mantendo também reuniões periódicas com grupos de empresários brumadenses já demonstra ser um político de visão e com muita habilidade em suas relações políticas, o que pode contribuir de forma muito positiva para que ele possa a vir ser um legítimo representante de Brumado nas eleições de outubro de 2022. Buscamos contato com o vereador, mas ele não retornou às nossas ligações, mais fontes muito próximas acenaram com muito otimismo para que ele venha a disputar uma cadeira na ALBA.

Trabalhador morre soterrado em obra da Embasa

  • Informações do G1/BA
  • 31 Ago 2021
  • 10:42h

(Foto: Correio)

Um funcionário de 22 anos da LPX Lander, empresa terceirazada que presta serviços para a Embasa, morreu soterrado na noite desta segunda-feira (30), na Rua Dr. Gerino Souza Filho, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. A vítima foi identificada como Nilton de Jesus Santos, estava há 30 dias na empresa e deixa dois filhos.

De acordo com o G1, cerca de 10 trabalhadores estavam no local, no momento do acidente. Testemunhas contaram que eles trabalhavam em uma tubulação, quando a água começou a subir muito rápido, a terra acabou deslizando e três trabalhadores, incluindo Nilton, foram atingidos pela lama. Os moradores auxiliaram no resgate, mas não conseguiram retirar o jovem.

Ainda segundo o site, no local da obra havia um equipamento de contenção, que ajuda a evitar que trabalhadores seja soterrados nos possíveis deslizamentos, mas que não teria sido usado durante o trabalho. Moradores que testemunharam o acidente também contaram que os trabalhadores não tinham cinto de segurança e nem cordas.

Em nota, a Embasa lamentou o ocorrido e disse que vai iniciar uma investigação para apurar a responsabilidade do acidente. Além disso, a estatal também afirmou que está cooperando com as autoridades e que presta apoio aos familiares da vítima.

A 27ª Delegacia Territorial de Itinga também vai investigar o caso.

Conquista: Mulher abriu buraco em parede da casa de vizinha…Adivinha pra quê?

  • BRF
  • 31 Ago 2021
  • 09:35h

(Foto Ilustrativa)

O comunicador João Melo tem se destacado por narrar fatos pitorescos em Vitória da Conquista sempre no seu plantão policial do programa Redação Brasil, da Rádio Brasil FM.

Na edição desta terça-feira (31) o repórter relatou uma mulher que abriu um buraco na parede da casa da vizinha. Adivinha pra quê?

Segundo Melo, ela queria ‘espiar’ o marido da vizinha tomando banho.

A história não terminou nada bem e a briga rolou solta.

A polícia foi acionada para acompanhar esse fato inusitado na Suíça Baiana.

É mole ou quer mais? 

ACM Neto e a 3ª via, uma caminhada difícil com Bolsonaro e Lula à frente

  • Levi Vasconcelos
  • 31 Ago 2021
  • 08:48h

Neto diz pretender descolar a questão federal da estadual, algo sem precedentes, muito pior na sociedade em rede...| Foto: Reprodução

E ACM Neto, o líder nas pesquisas, mantém a dianteira na disputa sem ter um aliado federal competitivo?

Rui Costa costuma dizer que, se fosse ligar para pesquisas, jamais seria governador. Explica-se: em 2014, na pré-campanha, ele tinha 2% contra 40% de Paulo Souto. Sem falar que em 2006 todos os institutos apontavam a vitória de Souto, então governador, e Wagner acabou ganhando no primeiro turno.

Neto diz pretender descolar a questão federal da estadual, algo sem precedentes, muito pior na sociedade em rede, permeada nos últimos tempos pelo tiroteio sem fim entre bolsonaristas e petistas. Mas está ligado, na esperança de ver acontecer alguma alternativa, mesmo que não seja Ciro Gomes, a preferencial.

Pesquisa interna

O DEM, do qual Neto é o presidente nacional, encomendou uma pesquisa para analisar o cenário com mais rigor.

A tal pesquisa, como as outras, aponta Lula na frente, seguido de Bolsonaro mais de 10 pontos atrás. Mas mostra que na espontânea, o número de indecisos dispara. E também que o próximo presidente ideal deveria ter entre 40 e 60 anos, ser honesto, com espírito de liderança. Até pela idade (lula 75; Bolsonaro, 66) os dois estão fora. Ou seja, em tese, tem espaço para uma terceira via.

E é claro que tem. O problema é que Bolsonaro ganhou xingando o PT, o duelo original, e agora xinga Deus e o mundo. Por aí, os pecados atribuídos a Lula viram pecadinhos. E ninguém mais passa de 10%.

Viúva Negra: Mulher que matou 2 namorados envenenados em Itabuna será julgada hoje!

  • Redação
  • 31 Ago 2021
  • 08:00h

(Foto: Divulgação SSP | Bahia)

Conhecida como “Viúva negra”, a mulher suspeita de matar dois namorados envenenados, em um período de oito meses, será julgada na quinta-feira (31), em Itabuna, no sul da Bahia. A mulher, que nega os crimes, está presa em Itabuna à disposição da Justiça há quatro anos.

De acordo com a polícia, Wane Brenda Oliveira será julgada pela morte de Edvaldo Araújo Alves, de 40 anos. O homem foi o primeiro a ser morto e namorou com a suspeita por um ano.

Ela teria usado chumbinho para matar os dois parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela. As investigações apontam que as vítimas namoraram com Wane em 2017.

Nos dois casos, Wane Brenda socorreu as vítimas até uma unidade de saúde, após o veneno fazer efeito, mas em seguida, os dois namorados morreram.

No dia 16 de abril de 2017, Edvaldo passou mal na casa da namorada e foi socorrido por ela para o Hospital de Base de Itabuna, onde morreu. Na época do crime, a morte foi atribuída a um infarto fulminante.

Segundo a delegada Magda Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna e responsável pelas investigações, a versão de Wane não convenceu a família da vítima, que alegava ter conhecimento de que ele estava insatisfeito com o relacionamento.

Edvaldo sentiu-se mal após ingerir um medicamento dado pela namorada. Ele também foi levado pela suspeita a um hospital, onde o médico que o atendeu informou que os sintomas apresentados com ele se assemelhavam aos mesmos por envenenamento por chumbinho.

A polícia não detalhou o período exato, mas disse que meses depois da morte de Edvaldo, Wane Brenda estava em um novo relacionamento com Evandro Bonfim de Souza, também de 40 anos. Ainda não há audiência marcada para julgar a morte da segunda vítima.

Com avanço da delta, Ministério da Saúde vê risco de alta nos casos de Covid-19 em setembro

  • Redação
  • 31 Ago 2021
  • 07:10h

Variante tem reduzido a proteção das vacinas; pasta também demonstrou preocupação com afrouxamento das regras sanitárias | Foto: Reprodução

Com o avanço da variante delta no Brasil, o Ministério da Saúde já trabalha com a possibilidade de uma alta nos casos de Covid-19 e nas hostilizações ao longo no mês de setembro.

A variante, identificada primeiro na Índia, reduz o efeito das vacinas, o que tem feito com que alguns governos adotem a aplicação da 3ª dose, como já ocorre em Salvador.

Com isso, a esperança do Ministério da Saúde, segundo a Folha de S.Paulo, é que, com o avanço da vacinação, ao menos o número de óbitos não cresça no mesmo período.

Os imunizantes muitas vezes não impedem a infecção pelo novo coronavírus, mas diminuem seus efeitos e impedem o agravamento da doença.

Operação investiga lavagem de dinheiro de grande grupo atacadista de empresários

  • Redação
  • 31 Ago 2021
  • 07:03h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Foi deflagrada na manhã de hoje, dia 31, a operação “Corações de Ferro”, que investiga a prática de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por um grupo empresarial que atua no setor de comércio atacadista de materiais de construção. Estima-se que o grupo tenha sonegado cerca de R$ 11 milhões em impostos. A operação é uma iniciativa da Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público do Estado da Bahia; Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa da Secretaria Estadual da Fazenda (Infip), pela Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD/Dececap/Draco), da Secretaria de Segurança Pública e pela  Companhia Independente de Polícia Fazendária da Polícia Militar (Cpifaz). Um balanço da operação será apresentado à imprensa em entrevista coletiva virtual, às 10h, pela plataforma Teams (https://bit.ly/3yvdKXU).

A operação cumpre dezoito mandados de busca e apreensão, sendo onze em Ilhéus e sete em Salvador. Além dos mandados, a Justiça determinou ainda o bloqueio dos bens do grupo empresarial e de seus sócios, ocultos e ostensivos, para garantir a recuperação dos valores sonegados. Segundo a investigação, as empresas teriam sonegado um valor estimado em mais de R$11 milhões em impostos, por meio de operações fraudulentas de aquisição de ferro como se fossem o consumidor final, quando, na verdade, o material era destinado à revenda. Além disso, as empresas eram erroneamente enquadradas no regime do Simples Nacional.

As investigações revelaram ainda que os delitos dos envolvidos decorreriam da inclusão de pessoas sem capacidade econômico-financeira no quadro societário das diversas empresas criadas, na condição de “laranjas” ou “testas de ferro”, ou ainda mediante o uso de nomes e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) falsos, para atuar na compra e venda de ferro para construção civil. O objetivo era sonegar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido e promover a blindagem patrimonial dos verdadeiros gestores do grupo.

 

Aurelino Leal: Idoso levado por dois homens segue desaparecido; polícia ainda não fala em sequestro

  • BN
  • 30 Ago 2021
  • 18:29h

(Foto: Verdinho Itabuna)

Um empresário de 64 anos segue desaparecido após ter sido levado por dois homens armados da sua fazenda na cidade de Aurelino Leal. De acordo com a Polícia Civil (PC-BA), a vítima identificada como João Coutinho, estava na fazenda localizada em um trecho da BR-101, quando foi surpreendido pelos homens na manhã deste domingo (29). 

Conforme divulgou o Portal G1, a polícia ainda não informou se o rapto tratar-se de um sequestro, mas detalhou que a dupla abordou o idoso e dois funcionários quando os três contavam gado na propriedade rural.

Ainda de acordo com a Civil, os funcionários teriam sido agredidos e amarrados. Já o proprietário do imóvel,  foi levado na própria caminhonete, que foi encontrada horas depois no município de Jaguaquara. Nesta segunda-feira (30), os funcionários foram ouvidos. Até então, não houve qualquer contato com familiares, nem com a polícia sobre o caso.

Jequié: Fogo atinge fábrica de biscoitos ligada à família de ex-prefeito

  • Redação
  • 30 Ago 2021
  • 17:28h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Um incêndio atingiu uma área de uma fábrica de biscoito de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudeste baiano. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o incidente ocorreu por volta das 19h40 deste domingo (29).

As chamas começaram em um caminhão e passaram para outro veículo de grande porte. Os dois veículos estavam estacionados no pátio da Gameleira - empresa do ramo de alimentos, ligada à família do ex-prefeito Sérgio da Gameleira - situada no Distrito Industrial de Jequié.

Conforme o site, uma equipe do 8º Grupamento de Bombeiros Militares de Jequié foi acionada e conseguiu apagar as chamas. A direção da empresa declarou que os veículos estavam no seguro e que a estrutura do local não foi danificada.

Ainda não se sabe o que provocou o incêndio. Câmeras de segurança devem ser usadas para descobrir a causa do incidente. 

Oposição de Brumado: ‘Uma hora a tampa do bueiro vai ser aberta’

  • Brumado Urgente
  • 30 Ago 2021
  • 16:32h

(Foto Ilustrativa)

Conhecida por adotar uma postura de enfrentamento bem intensa, a oposição de Brumado está cada vez mais colocando o “bloco na rua” e repercutindo as insatisfações da população que, segundo os membros do bloco, não vem escondendo o seu desencanto com a atual gestão, a qual estaria vivendo um momento muito turbulento. As flechas preferidas da aljava são as denúncias de corrupção e descaso, as quais, em todas as sessões do Poder Legislativo criam fortes embates. Agregando cada vez mais apoiadores, um grande organograma investigativo vem sendo montado, no qual indícios de irregularidades vêm sendo apresentados pelos legisladores. Segundo um dos líderes do bloco, o vereador Rey de Domingão, “várias denúncias graves foram apresentadas à Polícia Federal de Vitória da Conquista que está analisando de forma minuciosa os supostos delitos administrativos”. Ainda segundo os oposicionistas, vários contratos nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura podem revelar que a “tampa do bueiro” estaria para ser aberta. “Brumado, hoje, tem que conviver cada vez mais o cheiro fétido dos esgotos estourados, mas essa lama podre não estaria só nos canos pluviais, ela pode estar também nos porões do poder, então, por isso acreditamos que tudo será devidamente apurado”, relatam.

Brumado: Concurso de bolsas UNINTER

  • ASCOM: UNINTER
  • 30 Ago 2021
  • 15:56h

Sua boa nota no vestibular pode render uma bolsa. Serão 16.300 bolsas de estudos disponíveis  diversos cursos de Graduação a Distância e para todo o Brasil, com um desconto de 50 a 100% de acordo com a nota obtida no vestibular. São descontos das 12 primeiras mensalidades para candidatos com nota superior a 299 pontos.

Vale lembrar que o desconto das bolsas dessa campanha valerão apenas os cursos que não  possuem laboratórios portáteis.

As bolsas são LIMITADAS, divididas em 04 faixas, com percentuais de desconto de acordo com a nota do vestibular, 50%, 60%, 70% ou 100%. Não havendo bolsas disponíveis na faixa em que o candidato for classificado, ele entrará na condição do flight promocional, equivalente a 50% (45%+ 5% pontualidade), durante 06 meses.

Conheça nossos cursos e inscreva-se gratuitamente em uninter.com ou ligue para 0800 702 0500. Pode também nos chamar pelo Instagram @uninterbrumado, no direct. E ainda comparecer presencialmente no nosso Polo de Apoio Presencial, situado na Rua Artur Revenster, n. 188, Brumado/BA  ou entrar em contato pelo telefone (77) 3441-3268.

Infectados com variante Delta do coronavírus têm dobro de risco de hospitalização

  • Redação
  • 30 Ago 2021
  • 15:45h

(Foto: Reprodução)

A chance das pessoas infectadas com a variante Delta do coronavírus serem hospitalizadas é duas vezes maior do que aquelas com a cepa Alpha do vírus. O estudo que identificou o fato publicado na revista científica The Lancet no sábado (28).

A variante Alpha foi identificada pela primeira vez no Reino Unido e a Delta na Índia, em novembro e dezembro do ano passado, respectivamente.

De acordo com reportagem do Estadão, a pesquisa que identificou a mais chance de hospitalização da Delta foi desenvolvida por pesquisadores britânicos da agência pública de saúde (Public Health England, PHE) e da Universidade de Cambridge.

Uma das autoras do estudo, a cientista Anne Presanis sinalizou que a análise identificou que sem a vacinação, haveria uma epidemia ligada à variante Delta que implicaria em uma carga mais pesada no sistema de saúde do que a que se teve com a variante Alpha.

Para chegarem às conclusões, os pesquisadores britânicos analisaram dados de mais de 43,3 mil casos da doença na Inglaterra, identificados entre 29 de março e 23 de maio, quando a variante Delta começava a se propagar na região. Segundo o Estadão, do total, 20% das pessoas estavam contaminadas com a Delta, enquanto o restante correspondia à Alpha.

A análise bruta dos dados não mostrou diferença relevante em proporção de internações entre ambas, com 2,3% dos contagiados pela Delta sendo hospitalizados ante 2,2% da Alpha. Porém, ao serem considerados outros fatores que influenciam na gravidade da doença (como idade, comorbidades, vacinação etc), os pesquisadores calcularam que o risco se multiplica por 2,26 na comparação entre as duas, traz a reportagem.