Morre Edna Nolasco, diretora do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, em decorrência de Covid-19

  • G1
  • 12 Nov 2021
  • 09:00h

(Foto: Sinjorba)

Morreu nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a jornalista Edna Nolasco, de 63 anos. A morte em decorrência de Covid-19 foi confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).

Ela era diretora da Regional Sudoeste da entidade. Edna testou positivo para a doença no final de outubro. A jornalista trabalhou por décadas como repórter fotográfica.

Na nota, o Sinjorba destaca Edna como uma profissional que tinha “espírito combativo, solidariedade e dedicação ao bem estar dos demais”.

Em 2021, ela foi uma das responsáveis pelo trabalho que resultou na inclusão da categoria de jornalistas como grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19 em Vitória da Conquista e na região sudoeste. Ainda na nota, o Sinjorba manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Edna.

Filho do Pastor Isidório, deputado João Isidório morre afogado em Madre de Deus

  • A Tarde
  • 12 Nov 2021
  • 07:55h

(Foto: Tv Bahia)

A informação foi confirmada pela assessoria. Ele se afogou na Praia do Loreto, na cidade de Madre de Deus, na região metropolitana da cidade. João fazia um passeio de barco pela Ilha dos Frades.

Informações preliminares indicam que Isidório Jr. teria tido um mal súbito. O deputado de 29 anos foi socorrido e o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi acionado, mas não chegou a tempo de salvá-lo.

João Isidório estava no seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia e, ja na estreia na eleição de 2018, foi eleito o deputado baiano mais votado, com 110.540 votos.

Natural do município de Candeias, onde ajudou o pai na Fundação Dr. Jesus, que trata dependentes químicos, João também era cantor gospel.

Em jogo marcado por bronca com juiz, Bahia perde para o Flamengo no Maracanã

  • Bahia Notícias
  • 12 Nov 2021
  • 06:46h

(Foto: Maga JR / Estadão Conteúdo)

O Bahia perdeu para o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (11), no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gabriel, Michael e Andreas Pereira marcaram para o time da casa. A partida foi marcada pela revolta tricolor com a arbitragem de Vinícius Gonçalves Dias Araújo, que acusou um pênalti equivocado para o Rubro-negro.

Com 36 pontos e na 16ª colocação, o Esquadrão de Aço volta a jogar na próxima quinta-feira (18) contra o Sport, na Ilha do Retiro.

O JOGO

O Flamengo começou a partida com maior posse de bola e rondando a área do Bahia, mas foi o Tricolor que finalizou a primeira no gol. De fora da área, Raí chutou para defesa tranquila do goleiro Hugo.

Aos 19 minutos, David Luiz cobrou falta e a bola passou ao lado da meta. Com 24, Rodinei cruzou da direita, Vitinho apareceu livre para cabecear e a bola foi para fora.

De pênalti, Gabigol abre o placar

Aos 26 minutos, Diego tentou uma bicicleta e a bola pegou à queima roupa no ombro de Conti. A arbitragem acusou pênalti, foi chamada pelo árbitro de vídeo para rever o lance e mesmo assim manteve a decisão. Na cobrança, Gabigol deslocou Danilo Fernandes e balançou a rede.

Matheus Bahia expulso

Quando o relógio marcava 41, o Bahia perdeu Matheus Bahia, por fazer falta dura em Kenedy e levar o segundo cartão amarelo no jogo.

Aos 44, Nino Paraíba arriscou de fora da área e Hugo fez uma grande defesa. 

Segundo tempo

Logo no início, o Flamengo quase marcou o segundo. Com dois minutos, Thiago Maia pegou a sobra de um cruzamento e finalizou com força para grande defesa do goleiro Danilo Fernandes. Aos dez, Vitinho cruzou rasteiro, Danilo Fernandes desviou  e Gabigol não conseguiu completar.

Michael faz o segundo

O Flamengo chegou no segundo gol aos 12. Vitinho invadiu a área pela direita e cruzou para Michael, que empurrou da pequena área para a rede.

Rossi e Diego expulsos

 

Aos 14 minutos, o atacante Rossi, do Bahia, e o meia Diego, do Flamengo se desentenderam e o atleta rubro-negro chegou a pegar o tricolor pelo pescoço. O juiz não hesitou em dar o cartão vermelhos para os dois após análise no árbitro de vídeo.

 

Andreas marca o terceiro

 

O Flamengo chegou ao terceiro gol aos 43 minutos. Rodinei fez jogada pela direita e serviu Andreas Pereira, que bateu de perna esquerda no canto do goleiro.

 

FICHA TÉCNICA
Flamengo 3 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 31ª rodada

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 11/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa (ambos de GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Cartões amarelos: Matheus Bahia (2x), Conti (Bahia)

Cartões vermelhos: Diego (Flamengo) / Matheus Bahia, Rossi (Bahia)

Gols: Gabriel, Michael, Andreas Pereira (Flamengo)

Flamengo: Hugo Souza; Matheuzinho, Rodinei, David Luiz (Bruno Viana), Gustavo Henrique e Ramon (Bruno Henrique); Thiago Maia (Piris da Motta), Diego Ribas e Andreas Pereira; Kenedy (Michael), Vitinho (Renê) e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho. 

Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Edson (Luizão), Mugni, Raí (Rossi), Daniel (Ronaldo) e Juninho Capixaba (Renan Guedes); Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.

Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 na Academia Brasileira de Letras

  • Jovem Pan
  • 11 Nov 2021
  • 19:11h

(Foto: Divulgação)

O cantor Gilberto Gil foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras nesta quinta-feira, 11. O artista venceu com 21 votos. Também concorreram o poeta Salgado Maranhão, que recebeu 7 votos, e crítico literário Ricardo Daunt, que não recebeu votos. “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu Gilberto Gil no Twitter. Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual, sendo que um deles não votou por motivo de saúde. O cantor deve assumir o posto em 2022, no lugar do acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. ”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi. Os ocupantes anteriores da cadeira 20 foram Salvador de Mendonça, o fundador – que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo – Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares. Na semana passada, Fernanda Montenegro foi eleita para a cadeira 17 e se tornou a nova imortal da Academia Brasileira de Letras.

Repente é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil

  • 11 Nov 2021
  • 18:08h

(Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi)

Rima e improviso são as principais marcas do Repente. A manifestação artística que faz parte da identidade da região Nordeste foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil nesta quinta-feira (11) durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O pedido de registro da cantoria foi formalizado em 2013 pela Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno.

Desde então, o Iphan iniciou o processo de registro, que inclui a descrição da arte e a documentação, inclusive com registro audiovisual, formando um dossiê.

"Recentemente, o cordel, que é nossa arte irmã, também foi reconhecido e a gente viu os benefícios. O cordel hoje está na televisão, nos programas de rádio, nas novelas, nas escolas com as crianças, e o repente vai ganhar esses espaços também", comemora o repentista potiguar Felipe Pereira, de 25 anos, que começou na arte ainda na adolescência.

Ele explica que o repente conta com diferentes estilos e sobrevive na cantoria de violeiros, no embolado feito com pandeiro - caso da dupla Caju e Castanha - nas mesas de glosas e até mesmo no aboio do vaqueiro no sertão.

Bolsonaro diz que prorrogará por dois anos a desoneração da folha de pagamento de empresas

  • G1
  • 11 Nov 2021
  • 16:50h

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11), em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos.

Esses 17 setores são os que mais empregam na economia brasileira. A desoneração perderia a validade no fim deste ano.

Nesta quarta (10), o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) protocolou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração.Defensores do texto argumentam que, sem a desoneração, os setores teriam dificuldade em manter empregos, o que agravaria a crise econômica.

Bolsonaro anunciou a prorrogação após se reunir com representantes do setor produtivo, no Palácio do Planalto. Ele discursou durante o lançamento de um programa de combate à fome. Ao falar da desoneração, o presidente lembrou que "emprego é alimentação".

"Quando se fala em alimentação, emprego, é alimentação. Quem não tem emprego, tem dificuldade de se alimentar, obviamente. Reunido com a Tereza Cristina [ministra da Agricultura], com o nosso prezado ministro Paulo Guedes [Economia] e mais de uma dezena de homens e mulheres representantes do setor produtivo do Brasil, resolvemos prorrogar por mais dois anos a questão que tem a ver com a desoneração da folha", afirmou Bolsonaro.

Jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morre aos 64 anos

  • G1
  • 11 Nov 2021
  • 15:42h

(Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira (11), em decorrência de um mieloma múltiplo, do qual se tratava havia alguns anos, agravado por uma pneumonia contraída nos últimos dias. Ela tinha 64 anos e estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ela deixa marido, Murilo, dois filhos, Gustavo e Bárbara, e dois netos, Antônio e Miguel. Cristiana atuou no jornalismo por mais de 30 anos. Começou a carreira cobrindo a política do estado de Goiás, onde nasceu, até se mudar para Brasília.

Contratada pelo jornal "O Globo", foi setorista do Ministério da Saúde – época em que viu ser criada a carteira de vacinação, que ajudou a diminuir a mortalidade infantil no país. Acompanhou de perto também as decisões do Ministério da Educação.

Ainda no "Globo", trabalhou na coluna Panorama Político.

Depois de 13 anos no jornal, assumiu a coluna política do jornal o "Estado de S. Paulo".

A estreia na televisão foi na GloboNews, em março de 1997.

Naquele mês, passou a integrar o time de comentaristas do Jornal das Dez – analisando os principais fatos da política e os bastidores do poder. E marcou presença nos telejornais da casa.

Comandou também o programa Fatos e Versões e a coluna os Bastidores da Política, no g1.

Polícia intercepta quadrilha de roubo de bancos em Vitória da Conquista

  • Metro1
  • 11 Nov 2021
  • 14:32h

(Foto: Divulgação)

Um homem apontado como arrombador de caixas eletrônicos foi preso na quarta-feira (10), em Vitória da Conquista, após policiais identificaram que a quadrilha estava na cidade para realizar uma ação. Os policiais identificaram o veículo Fiat Toro, que estava sendo utilizado pelo bando há dois dias. 

“Mantemos vigilância em uma residência no bairro Patagônia, até que foi possível abordar o carro e prender o motorista, que acumula passagens por tráfico de drogas e de crimes contra instituição financeira”, explicou o coordenador de banco de Conquista, delegado Elvander Rodrigues Miranda.

Os policiais adentraram a residência, e encontraram mais envolvidos que na ação conseguiram fugir, um deles já foi identificado. No local, foram encontrados diversas ferramentas utilizadas para arrombamentos de caixas eletrônicos e cofres, serras elétricas, furadeiras e alavancas.

O preso foi encaminhado para a delegacia onde segue à disposição da Justiça. A investigação continua para identificar os demais integrantes da quadrilha. Ele foi autuado em flagrante por associação criminosa, estelionato e apropriação indébita.

Hemoba ganha 20 mil novos doadores de sangue em 2021, mas estoques seguem críticos

  • Correio 24h
  • 11 Nov 2021
  • 13:37h

(Foto: Hemoba/Divulgação)

A doação de sangue na Bahia sofreu uma queda no ano passado, mas, para surpresa das equipes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) cerca de 20 mil pessoas procuraram os postos para fazer a doação pela primeira vez este ano. Nesta quarta-feira (10), uma nova unidade de coleta foi inaugurada dentro do Hospital Ana Nery (HAN), no bairro da Caixa D’Água, em Salvador.

Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, durante a pandemia a queda de doações de sangue chegou a 45% na Bahia, o que deixou as autoridades preocupadas. Mas como houve também a suspensão das cirurgias eletivas e o cancelamento de diversas festas a demanda sobre a Hemoba diminuiu. A situação melhorou alguns meses depois e no comparativo com 2019 o ano de 2020 teve 10% a menos de doações.

“Fizemos um levantamento em 2021 e tivemos uma surpresa. A população se comoveu com a situação da Fundação Hemoba e tivemos 20 mil novos doadores. São pessoas que nunca tinham doado antes e que procuraram os postos, algumas delas com 16 anos. Isso foi muito bom”, disse.

O novo posto da Hemoba vai funcionar dentro do Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e deve ampliar em 20% a produção de hemocomponentes em Salvador. Em média, a Fundação coleta 500 bolsas por mês em cada posto, mas a nova unidade tem capacidade para recolher até 800 doações. O diretor contou que a demanda está sob controle, mas ressaltou que alguns tipos sanguíneos estão com estoque em baixa.

“Hoje, não estamos com déficit, o que temos é uma questão que chamamos de criticidade. Há uma maior necessidade e um estado crítico de alguns tipos sanguíneos, como o RH Negativo, tanto O como A. Temos uma alta rotatividade com relação a outros tipos. A grande maioria da população é A Positivo ou O Positivo, consequentemente eles também são muito solicitados”, disse.

Segundo a Fundação Hemoba, a Bahia tem 219.527 doadores de sangue. São pessoas com duas ou mais doações no ano. O número não contempla quem doou apenas uma vez. 

Ao todo, a estrutura passa a ser composta por 31 unidades de coleta distribuídas em 22 municípios da Bahia, sendo três unidades móveis (Hemóveis) e três hemocentros regionais. O sangue coletado passa por exames de sorologia, é processado e distribuído para mais de 350 unidades de saúde da rede pública e do setor privado conveniado.

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

  • Correio 24h
  • 11 Nov 2021
  • 12:11h

(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) têm até hoje (11) para agendar a perícia médica. Eles foram convocados pela operação pente-fino do órgão para verificar possíveis irregularidades e terão o benefício suspenso se não passarem por nova perícia.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Segundo o instituto, até agora somente 10.397 marcaram o exame, com 85.191 passíveis de perderem o auxílio de incapacidade temporária.

A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União. Desde julho, o órgão está enviando cartas a 170 mil segurados. As perícias começaram em agosto. Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data informada pelos Correios, para agendar o procedimento.

De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não marcaram a perícia.

O exame pode ser agendado de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deve levar os seguintes documentos no dia da perícia: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional) e a descrição da doença.

Bahia encara o Flamengo, no Maracanã

  • Correio 24h
  • 11 Nov 2021
  • 11:06h

(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Depois de voltar a vencer no Brasileirão e conseguir respirar na tabela de classificação, a meta do Bahia agora é a de se manter cada vez mais distante da zona de rebaixamento. Para isso, o tricolor precisa seguir somando pontos e o próximo desafio será na noite de hoje, quando encara o Flamengo, às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. 

Os dois times chegam para o duelo com objetivos bem diferentes. Enquanto o Esquadrão está na 16ª colocação, com 36 pontos, o rubro-negro é o terceiro, com 54 pontos, e ainda sonha em desbancar o líder Atlético Mineiro para ficar com o título da Série A. 

O encontro será o segundo entre Bahia e Flamengo na temporada 2021. No primeiro turno, o tricolor foi goleado por 5x0, em Pituaçu. Mas de lá pra cá, muita coisa mudou no time baiano. A começar pela escalação. 

Do time que enfrenta o Flamengo hoje, apenas quatro dos 11 dos titulares estavam em campo na última partida: Nino Paraíba, Matheus Bahia, Germán Conti e Gilberto. O volante Patrick, que também participou do duelo, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Rossi deve ficar como opção no banco de reservas. 

Aliás, a única dúvida que o time azul, vermelho e branco tem para o confronto é justamente no meio-campo. Edson, Luizão, Raniele e Lucas Araújo disputam a posição de Patrick. A tendência é de que o tricolor tenha uma formação mais sólida na marcação. 

Já no comando técnico, Dado Cavalcanti era quem treinava o time no primeiro turno, mas foi substituído pelo argentino Diego Dabove e agora Guto Ferreira é quem ocupa o posto. Aliás, a chegada de Guto fez o momento do Bahia mudar completamente no campeonato. 

Deputados do PL demonstram preocupação com filiação de Bolsonaro

  • Metrópoles
  • 11 Nov 2021
  • 10:09h

(Foto: Adriano Machado/ Reuters)

A filiação de Bolsonaro ao PL foi assunto nas conversas entre os deputados durante a votação da PEC dos Precatórios na terça-feira (9/11). Chamou atenção a preocupação de alguns parlamentares da sigla com a chegada do presidente.

Entre os receosos estava Soraya Santos (RJ), uma das principais deputadas do PL e integrante da tropa de choque de Arthur Lira. Soraya disse a outros deputados que teme o naufrágio das chapas nos estados caso haja um rompimento abrupto de Bolsonaro com o partido.

O comportamento imprevisível de Bolsonaro é visto com ressalvas pelos deputados, embora o presidente tenha dito que está “99% fechado” com o PL. O partido é comandado por Valdemar Costa Neto, um dos condenados no escândalo do mensalão.

Estudante protege cão durante chuva no sul da BA e imagem viraliza na internet

  • G1
  • 11 Nov 2021
  • 09:08h

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um aluno do Colégio da Polícia Militar em Itabuna, no sul da Bahia, foi fotografado enquanto cobria um cachorro com um guarda-chuva para proteger o animal durante o período chuvoso na terça-feira (9).

As imagens foram feitas em frente à escola e o ato de solidariedade do adolescente viralizou na internet.

O jovem foi identificado como Arthur Mori, de 17 anos. Ele disse estava cabisbaixo quando saiu da escola e o animal se aproximou. Como estava chovendo, ele abriu o equipamento para que o animal não se molhasse e foi "flagrado" no ato de compaixão pelo cachorro.

"Eu estava triste na saída e acabou que o cachorro veio em minha direção e o cachorro cuidou de mim mais do que cuidei dele. Então, nada mais justo eu proteger ele da chuva", comentou.

O jovem disse que não esperava ter sido fotografado, nem que a ação gerasse compartilhamentos nas redes sociais.

Em ato em Brasília, ex-juiz Sergio Moro se filia ao Podemos

  • 11 Nov 2021
  • 08:12h

(Foto: Estadão Conteúdo)

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro formalizou nesta quarta-feira (10), durante ato em Brasília, a filiação ao partido Podemos.

O ingresso de Moro no partido se dá a pouco menos de um ano das eleições de 2022. O ex-juiz ainda não anunciou qual mandato pretende disputar na eleição no ano que vem, mas o evento do partido o anunciou como "futuro presidente da República".

Moro ganhou notoriedade nacional como juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba durante a Operação Lava Jato, que investigou um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos envolvendo a Petrobras.

Ele deixou a magistratura após aceitar convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça. Ele deixou a pasta no ano passado após acusar Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal.

Uma das apostas vencedoras da Mega-Sena é da Bahia

  • Bahia Notícias
  • 11 Nov 2021
  • 07:16h

(Reprodução)

Uma aposta feita na Bahia foi uma das vencedoras do prêmio de R$ 90 milhões sorteados pela Mega-Sena, na quarta-feira (10). As dezenas foram 03 - 19 - 25 - 37 - 44 – 56. Seis pessoas vão dividir a bolada e cada uma vai ficar com R$ 18.181.413,39.

Todas as apostas sorteadas foram simples e foram feitas nas cidades de Angical (BA), Goiânia, Benedito Leite (MA), Borborema (SP) e uma feita pela internet.

A Quina teve 680 apostas vencedoras e cada uma receberá R$ 11.418,47. Já a Quadra teve 19.557 apostas ganhadoras e cada uma levará R$ 567,17.

O próximo sorteio será no sábado (13), com prêmio estimado em R$ 3 milhões.