O motorista da carreta que se envolveu no acidente que teve um ônibus da empresa Gontijo atingido por uma retroescavadeira, que estava em cima do veículo pesado, procurou o posto da Polícia Rodoviária Federal e em seguida prestou depoimento na 2ª Coorpin acompanhado de um advogado, mas não teve sua identidade revelada.O acidente ocorrido na BR-110, Km 12, próximo a fabrica de telhas Simonassi por volta das 06h30, Nordeste, desta segunda-feira (27), tem confirmado até o momento, 13 mortos. Entre as vítimas do acidente, estão duas crianças de 4 e 6 anos. De acordo com nota à imprensa do Hospital Monte Tabor, que também administra o Dantas Bião, das 19 pessoas que deram entrada no Hospital Dantas Bião, três vítimas não resistiram aos graves ferimentos e morreram. Outras quatro pessoas foram transferidas para o Hospital das Clínicas da cidade e os demais pacientes seguem internados, alguns em estado grave. A nota ainda informa que, que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir atendimento de qualidade à todas as vítimas do acidente. O acidente aconteceu, próximo a fabrica de telhas Simonassi Nordeste, uma retroescavadeira que estava em cima da carreta, caiu durante uma curva, e atingiu a frente de um ônibus, que saiu de São Paulo e seguia para a cidade de Paulo Afonso.
O custo dos estádios para a Copa do Mundo já supera em mais de três vezes o valor informado pela CBF à Fifa quando o Brasil apresentou seu projeto para sediar o Mundial. Cópia do primeiro levantamento técnico da Fifa sobre o País, fechado em 30 de outubro de 2007 e obtido pelo jornal "O Estado de S. Paulo", informava que as arenas custariam US$ 1,1 bilhão, cerca de R$ 2,6 bilhões. A última estimativa oficial, porém, dá conta de que o valor chegará a R$ 8,9 bilhões. O informe foi produzido e assinado por Hugo Salcedo, que coordenou a primeira inspeção no País entre agosto e setembro de 2007. Na época, a Fifa considerou que o orçamento havia sido "bem preparado" e que "não havia dúvidas" sobre o compromisso do Brasil de atender às exigências da entidade. "A CBF atualmente estima que os investimentos relacionados com a construção e reformas de estádios estão em US$ 1,1 bilhão", escreveu a Fifa em seu informe. Curiosamente, a entidade esteve em apenas cinco das 18 cidades que naquele momento brigavam para receber a Copa. Das que acabariam escolhidas, não foram visitadas Fortaleza, Recife, Salvador, Natal, Curitiba, Cuiabá e Manaus. A Fifa, já na época, não disfarçava que o trabalho de reforma e construção dos estádios seria um desafio. "Os padrões e exigências da Fifa vão superar em muito qualquer outro evento realizado na história do Brasil em termos de magnitude e complexidade. Nenhum dos estádios no Brasil estaria em condições de receber um jogo da Copa nos atuais estados", alertou em 2007. "A Fifa deve prestar uma especial atenção nos projetos." O time de inspeção ainda fez um alerta sobre o Maracanã. "Não atende às exigências. Um projeto de renovação mais amplo teria de ser avaliado."
No chão do quarto, um volume surrado de Harry Potter e a Pedra Filosofal (em versão econômica) parece esquecido. Na prateleira, só algumas obras de literatura — de Jeff Lindsay a Machado de Assis. E, sobre o armário, duas únicas caixas dão conta dos materiais que preservou da escola. Com apenas 16 anos, e sem nem cursar o terceiro ano do ensino médio, Maria Paula Frias já está aprovada para o curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o quinto mais disputado do país. Detalhe: ela obteve a 10ª maior nota entre os classificados. Apesar do desempenho, Maria Paula ainda não pôde se matricular na Ufba. Isso porque sua idade não permite obter o certificado de conclusão do ensino médio, necessário para a matrícula. A família, então, entrou com uma ação na Justiça para que a filha pudesse cursar o ensino superior sem precisar voltar à escola — o Colégio Sartre COC — onde as aulas já começaram. A juíza Renata Mesquita, da 14ª Vara Cível Federal entendeu que ela merece, sim, a vaga e emitiu uma liminar garantindo sua pré-matrícula — o que ela já fez na última segunda-feira. Segundo o advogado da menina, Antonio Jorge Santos, a decisão se baseou no artigo 205 da Constituição que versa sobre “razoabilidade e proporcionalidade”. “Decisões como esta valorizam a meritocracia, garantindo o acesso da jovem à universidade sem precisar concluir o ensino médio”, disse. Justiça à parte, Maria Paula já pode, inclusive, colocar no currículo duas aprovações em Enem. Isso porque em 2012, quando ainda cursava o primeiro ano do ensino média, ela obteve 878 pontos — desempenho que lhe garantira vaga na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, ela tem quatro medalhas em Olimpíadas Brasileiras de Química – duas de ouro, uma de prata e outra de bronze. Apesar de tudo, ela tinha dúvidas se seria classificada para a Ufba. “Era o meu sonho, mas eu não tinha ideia de que iria tão bem”, diz. “Você não é deste mundo!”, “É um alienígena”, ouviu dos amigos. Mas está enganado o leitor se concorda, pois ela não tem nada de anormal. Muito estudiosa e responsável, ela revisava todos os assuntos da escola diariamente, mas nunca abdicou da vida social e jamais deixou de curtir os fins de semana. “Não sou a pessoa que mais estuda no mundo”, revela. Maria Paula conta, inclusive, que só depois de tirar uma soneca de meia hora e ir à academia se dedicava aos conteúdos para o Enem. Filha de cubanos, ela nasceu no Rio e vive em Salvador desde 2009. Hoje, mora na Pituba. A mãe, socióloga, e o pai, engenheiro nuclear, são seus exemplos. Mas o interesse em Medicina veio da vontade de exercer a solidariedade e a “arte de fazer cirurgias”.
O Poder Legislativo irá retornar do recesso na próxima segunda-feira (03) com a volta das sessões ordinárias e, devido ao fato de 2014 ser um ano político, as especulações para a eleição da nova mesa diretora acabam vindo ao bojo das discussões, prometendo, novamente, ânimos acirrados e debates calorosos desde já, mesmo sabendo-se que elas irão acontecer somente em dezembro. O Brumado Urgente ouviu várias opiniões que rolam nos corredores do poder e, ao que tudo indica, a reeleição da atual mesa diretora estaria com poucas chances de acontecer, já que existem alguns vereadores que, de forma velada, já iniciaram suas campanhas visando à conquista da cadeira de presidente da Casa, que hoje está sob o comando do vereador Alessandro Lobo (PSC), que certamente, é candidato natural à reeleição. Um desses nomes seria o do vereador Márcio Moreira (PSB), que foi ouvido pela nossa equipe e que, imediatamente rechaçou essa possibilidade ao garantir que “não tenho a mínima pretensão nesse sentido” e aproveitou para citar que “realmente as discussões já começaram e vejo dois grandes nomes, além do próprio Alessandro Lobo, para exercer o cargo, o de Weliton Lopes e de José Carlos dos Reis, os quais terão o meu apoio, pois reconheço a competência de ambos”. E finalizou declarando que “faço questão, porém, que a nova mesa diretora tenha a participação do PSB e seja pluralista, tendo representantes de ambas as bancadas, para ter a democracia como base de suas ações”. O Brumado Urgente também falou com outro parlamentar que vem sendo bastante cogitado para o cargo, o vereador Zé Ribeiro que argumentou que “sei que as discussões já começaram nesse sentido, mas, nós da oposição ainda vamos sentar para definir a estratégia a ser adotada, mas, por enquanto, não podemos dar detalhes”. E complementou dizendo que “fico feliz por meu nome ser lembrado, mas, como falei anteriormente, essa discussão fará parte de nossa pauta, mas, ainda, não podemos adiantar nada”. De acordo com as especulações de bastidores a possibilidade da reeleição da atual mesa diretora estaria cada vez mais complicada, devido algumas divergências internas que vêm produzindo um clima de descontentamento em alguns parlamentares que vêm afirmando que está existindo favorecimento dentro da estrutura legislativa.
O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente. A ação interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula. A missiva avisava os reformados que um convénio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer burocracia àquela instituição bancária, com o desconto das parcelas sendo feito directamente nas reformas. Até aí não haveria problema, não fossem dois detalhes, que chamaram a atenção dos promotores. O BMG, único banco privado a ser autorizado na altura a realizar esse tipo de empréstimo, conseguiu a autorização em menos de duas semanas, quando o normal seriam vários meses, e as cartas, simples correspondência informativa, eram assinadas por ninguém menos que o próprio presidente da República, algo nada comum para esse tipo de aviso. Para o Ministério Público, não há dúvida de que Lula e o então ministro da Segurança Social, Amir Lando, que também assinou as cartas e é igualmente acusado na ação, usaram a correspondência para obterem promoção pessoal e lucro político e que a ação do presidente da República favoreceu a extrema rapidez com que o BMG conseguiu autorização para operar o negócio, desrespeitando as normas do mercado. A 13.ª Vara Federal, em Brasília, a quem a acção foi distribuída, ainda não se pronunciou sobre o pedido do MPF.
O prefeito Aguiberto Lima Dias ao lado do presidente do Solidariedade na Bahia, deputado Marcos Medrado (Foto: Divulgação)
Dando continuidade à sua agenda de trabalho, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD) esteve em Paramirim no último sábado (25) participando de um evento promovido pelo prefeito do município Júlio Bernardo (PSD), que contou com a presença do vice-governador Otto Alencar, do secretário da Casa Civil Rui Costa e do presidente do Solidariedade na Bahia, Marcos Medrado, além de várias lideranças políticas e prefeitos da região. Na oportunidade foram entregues vários benefícios para o município e para a comunidade de Caraíbas. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), fez questão de estar presente ao evento e aproveitou mais uma vez, como já é de costume, para cobrar dos representantes do governo do estado as duas maiores urgências do município, que são a implantação do sistema de esgotamento sanitário e a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. “Nós temos aproveitado esses eventos promovidos pelo Governo do Estado em nossa região para estreitar os laços e cobrar essas duas obras que são imprescindíveis para o crescimento de nossa cidade”, ressaltou o gestor que ainda destacou que “temos a palavra empenhada do próprio governador Wagner de que elas irão ser realizadas, então, dentro desta perspectiva positiva estamos muito esperançosos na sua efetivação”. O prefeito Aguiberto também aproveitou para ter uma conversa com o presidente do Solidariedade na Bahia, Marcos Medrado, visando dimensionar ainda mais as ações do partido no município. “O nosso encontro com Marcos Medrado também foi muito representativo, onde tratamos de assuntos importantes para o fortalecimento da legenda em Brumado”.
Aguiberto ao lado do governador em exercício Otto Alencar (Foto: Divulgação)
Léo Brito e Selma Cardoso comandaram a alegria (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O produtor musical da Banda Magnatas Léo Brito e a empresária Selma Cardoso realizaram na tarde deste domingo (26) uma dupla comemoração de aniversário no Clube do Sindicato, onde eles receberam amigos e familiares numa celebração de alegria e emoção. Numa festa regada pela felicidade, os dois não esconderam o contentamento pelo carinho recebido. Um dos destaques da festa foi a “leitoa no rolete” uma iguaria sertaneja que fez com que os presentes quebrassem o protocolo das dietas. Outro destaque foi a presença de músicos amigos como os integrantes da Banda Magnatas, Joilson Lopes, Bisão, Keu, Leidiane e Daiane, o rei da cabritinha, Edi Rossi e Banda Caso Contrário, que desfilaram os seus talentos e fizeram a alegria dos convidados. O Brumado Urgente esteve presente ao evento registrando os melhores momentos da festa e os internautas poderão conferir clicando (aqui). Confira a segunda parte do álbum de fotos (Clique)
Amarildo Bomfim (direita) ao lado do governador em exercício Otto Alencar (Foto: Divulgação)
As parcerias e, consequentemente, os convênios advindos das mesmas, vêm tendo um papel de destaque por parte da Administração “Brumado Uma Cidade Cada Vez Melhor”, que vem dinamizando as ações nesse sentido visando o fortalecimento do desenvolvimento municipal. Dentro desta dinâmica, vários eventos vêm contando com a participação do prefeito Aguiberto Lima Dias e de sua equipe de governo, que mostram que estão em sintonia fina com o Estado e com a União. No último dia 24, o diretor administrativo da Prefeitura de Brumado, Amarildo Bomfim, representou o prefeito Aguiberto Lima Dias em uma importante cerimônia realizada em Salvador, que anunciou a liberação de novos benefícios para municípios da Bahia dentro do Programa PAC 2. O município de Brumado foi contemplado com uma caçamba e o diretor Amarildo Bomfim recebeu a comunicação por meio do governador em exercício Otto Alencar, que esteve acompanhado do secretário Rui Costa durante a cerimônia. Na oportunidade foi assinado o termo de autorização para a liberação do maquinário, que já deverá estar sendo entregue essa semana.
Com um total de 1.073 ações em 267 municípios, a Bahia lidera no país o número de ações por improbidade administrativa em tramitação, apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF-BA) contra políticos e gestores públicos. Somadas às 215 ações de improbidade propostas pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), o estado tem 1.288 processos. Os dados foram recolhidos por A TARDE nos mapas da improbidade alimentados pelos órgãos de controle. O quadro, porém, é ainda mais abrangente, de acordo com o promotor de Justiça Valmiro Macedo, que trabalhou no mapa do MP-BA. O total de processos, incluindo os julgados, estava em 838 até a última sexta-feira, 24. O ato de improbidade, previsto na Lei nº 8429/92, é descrito como o ilícito cometido por agente público "em desrespeito às regras inerentes ao trato da coisa pública, podendo causar enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e/ou ofensa aos princípios da administração pública" A procuradora da República Melina Flores lembra que a Bahia também ocupa o posto de estado no qual foram ajuizadas mais ações em 2013. Para explicar a liderança, ela cita dois fatores: a necessidade de não permitir a prescrição dos casos e o volume de recursos federais recebidos.
O piso nacional dos professores de educação básica deverá ser fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado com base na comparação da previsão de custo por aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro do ano passado (R$ 2.022,51). A portaria com o novo valor ainda não foi publicada, porém, segundo o Ministério da Educação (MEC), isso deve acontecer ainda neste mês. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que o reajuste ficou aquém do que a entidade estimava, 15%. Em nota, a CNTE argumentou que “dados já consolidados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até novembro de 2013, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. A Confederação Nacional de Municípios estima que, para o reajuste de 8,32%, haverá aumento de R$ 4,151 bilhões no pagamento do magistério. Com isso, a média do comprometimento das receitas do Fundeb com salários dos professores irá para 79,7%.
Uma das duplas em maior ascensão no cenário da música sertaneja do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, Fábio & Rafael despontam para se tornarem um grande sucesso de público e de crítica. Com lançamento recente de seu primeiro álbum, o qual conta com 13 canções inéditas, - sendo que, algumas delas como “Soldado, Vírgulas e Eu Fico Como?”, já fazem parte do “playlist” das principais FMs do sul e sudeste do país -, a dupla já demonstra que tem um futuro muito promissor, já que talento e humildade, a composição perfeita para o sucesso, não lhes falta. Vale destacar que a música “Vírgulas” foi um presente do amigo Luan Santana, que compôs a canção especialmente para que Fábio & Rafael pudessem interpretá-la, mostrando que eles estão muito bem acompanhados em sua carreira. Com três anos na estrada, sendo que os últimos seis meses foram repletos de grandes shows em várias cidades, sempre com casa cheia, a dupla Fábio & Rafael agora planeja alçar voos mais longínquos, buscando ganhar mercados de outros estados, a exemplo da Bahia, que está no topo da agenda de trabalho da produção, que sabe o quanto o povo baiano é apaixonado pelo sertanejo de qualidade. A agenda da dupla para 2014 já está sendo formatada e espaços estão sendo reservados para apresentações da dupla, que já manteve contatos com um grande promoter brumadense, para se apresentar na Capital do Minério, possivelmente ainda esse ano. Então, guarde bem o nome dessa dupla “Fábio & Rafael”, porque, certamente você cantará muitos dos seus sucessos. A dupla foi a grande revelação do famoso Rodeio de Barretos em 2013, mostrando que tem tudo para figurar no rol da fama do sertanejo nacional. O clip Vírgulas, no Youtube, já é um grande sucesso, com mais de 200 mil acessos e em poucos dias, o que comprova o talento de Fábio & Rafael. Confira o clipe:
Por volta de 5h15 deste domingo (26), um ônibus da empresa Novo Horizonte que trafegava de Floresta Azul, na região Sul da Bahia, com destino a São Paulo, levando mais de 40 passageiros, atravessou a pista, bateu na mureta de proteção da ponte sobre o Rio Gloria, trecho entre Miradouro e Muriaé, em Minas Gerais, e caiu. De imediato o motorista do ônibus que fazia a mesma linha e vinha atrás parou e entrou no rio para tentar resgatar as pessoas. Segundo ele, assim que chegou ao local viu um bebê sendo levado pelas águas, e buscou ajuda para as outras pessoas. Bombeiros, ambulâncias de municípios da região e voluntários ajudaram no resgate dos passageiros, que foram levados aos poucos para o hospital São Paulo. A princípio, segundo o motorista, uma das rodas do veículo, que saiu por volta de 10 horas de sábado (25), da rodoviária de Floresta Azul, travou e ele não teve como controlar o veículo. Os Bombeiros mergulharam e entraram no ônibus, resgatando a maioria dos passageiros. Alguns conseguiram sair pelas janelas e buscaram abrigo no pasto, onde alguns passaram mau e tiveram que ser socorridos no local. A Polícia Rodoviária Federal foi para o local e controlou o trânsito, já que muitas pessoas pararam para ver o que havia acontecido. A Perícia Técnica foi chamada para fazer os trabalhos de praxe e os Bombeiros vão fazer a contagem das pessoas resgatadas para ver se realmente só falta o bebê, que segundo o motorista foi arrastado pela correnteza.
Policiais no meio do fogo no protesto contra a copa em São Paulo (Avener Prado/Folhapress)
Um rapaz foi baleado em Higienópolis, na noite desse sábado, durante o protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. A manifestação tomou o centro de São Paulo e terminou em vandalismo e 146 manifestantes presos. Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves foi encontrado com três tiros –dois no peito e um na virilha–, na esquina da rua Sabará com a rua Piauí, rodeado por um grupo de pelo menos quatro policiais militares. Segundo testemunhas ouvidas pela Folha, os PMs se justificaram dizendo que o rapaz era manifestante e portava coquetel molotov. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas, antes que chegasse, os policiais levaram o rapaz para hospital da Santa Casa em uma Kombi da PM, o que contraria a regra que recomenda que os policiais aguardem socorro especializado. "Eu estava em casa, ouvi os disparos e desci para ver o que tinha acontecido. Foi quando vi o jovem deitado agonizando no chão. Ele ficou ali por uns 30 minutos até que a PM levou ele para o hospital. Um minuto depois a ambulância chegou, mas ele já tinha ido embora", disse o gerente comercial José Augusto Raulino, 47 que testemunhou o caso. O defensor público Erik Arnesem saía para jantar quando viu a cena. "Logo me identifiquei, mas os policiais não deixaram eu chegar perto da ocorrência", disse. Em seguida, Arnesem entrou em contato com o defensor Carlos Weis, coordenador de direitos humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que pretende cuidar do caso e exigir a investigação da ocorrência para punir os possíveis responsáveis. A Folha apurou que policiais levaram Chaves à Santa Casa por volta das 22h30 de sábado. Ele foi encaminhado para o centro cirúrgico e operado durante a madrugada. O rapaz, segundo informações da Santa Casa, continua internado no centro médico. O estado de saúde dele, segundo familiares, é crítico. Ele está sob escolta de três policiais do 13º batalhão da PM e somente os médicos podem visitar o paciente. Até a manhã de domingo, sua família não havia sido avisada e soube da ocorrência por meio da Folha. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada pela reportagem, porém até agora não se manifestou a respeito deste caso. Moradores da região disseram que uma equipe da Corregedoria esteve na região durante a madrugada. Pela manhã, foram encontrados no local manchas de sangue e um par de luvas.
Além da maior taxa de desemprego do país, a região Nordeste abriga a maior proporção de pessoas que não trabalham nem procuram ocupação -e esse percentual está crescendo. O descompasso entre o mercado de trabalho nordestino e o do resto do país ficou evidente com a nova pesquisa de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que passou a coletar dados em todo o território nacional. Enquanto a apuração anterior, limitada às maiores metrópoles, sugeria um cenário de pleno emprego, os novos números mostraram que no Nordeste 10% procuram uma vaga sem conseguir. Além disso, na região, 43,9% das pessoas consideradas em idade de trabalhar -de 14 anos de idade ou mais- estão fora do mercado, por opção ou por desalento. No país, o percentual médio é de 38,5%. Não parece difícil imaginar por que os números nordestinos são mais elevados que os das demais regiões: pobreza, setor empresarial menos estruturado e menor participação do trabalho feminino são explicações plausíveis.
O Papa Francisco disse neste sábado (25) que espera ampliar espaços para uma presença feminina mais extensa e incisiva na Igreja, mas que não se pode esquecer o papel insubstituível da mulher na família para a transmissão às gerações futuras de sólidos princípios morais e de fé. O pontífice pronunciou estas palavras na audiência concedida hoje na Sala Clementina do Vaticano às participantes do 29º Congresso Nacional do Centro Italiano Feminino, que completou 70 anos. Francisco lembrou "a contribuição vital das mulheres na sociedade, em particular com sua sensibilidade e intuição em favor do outro, dos fracos e indefesos". Disse ter se alegrado também ao ver muitas mulheres que compartilham certa responsabilidade na assistência aos sacerdotes no acompanhamento de pessoas, famílias e grupos, como na reflexão teológica, e espera "ampliar espaços para uma presença feminina mais extensa e incisiva na Igreja". No entanto, estes novos espaços e responsabilidades, segundo o papa, "não podem nos fazer esquecer o papel insubstituível da mulher na família". "As qualidades de delicadeza, peculiar sensibilidade e ternura, das quais é rica a alma feminina, representam não só uma força real para as vidas das famílias, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável", declarou o pontífice.