Agerba é duramente criticada em discurso na Câmara dos Deputados

  • Da Redação
  • 09 Ago 2014
  • 14:56h

(Composição Ilustrativa: Brumado Urgente)

O deputado Valmir Assunção ocupou o plenário da Câmara dos Deputados, para fazer críticas duras à Agência Reguladora de Serviços Públicos na Bahia, a Agerba, acusada de perseguição ao transporte alternativo no estado. O parlamentar considera abusiva a fiscalização do transporte alternativo no estado, principalmente nas regiões atendidas pelas empresas Rota Transportes, Expresso Brasileiro, ViaMetro e Cidade Sol, controladas pelo deputado estadual Ronaldo Carletto, do PP. Segundo ele, os abusos ocorrem “por determinação do dono de boa parte do transporte na Bahia, dos ônibus que circulam no estado”. - A mando do deputado Ronaldo Carletto, o órgão [Agerba] vai lá, prende e multa essas pessoas e não permite que as cidades regulamentem esse tipo de transporte – disse ele. O discurso do deputado foi proferido após a Cooperativa de Transporte Alternativo, do Extremo-Sul, fechar a BR-101 por quatro horas em protesto contra os abusos da Agerba. Uma lei que regulamenta o transporte complementar (alternativo) foi aprovada no estado, mas as empresas de ônibus acionaram a justiça e conseguiram barrar a criação de linhas deste transporte no estado.

Justiça derruba liminar que desobrigava telefônicas a cumprir regras pró-consumidores

  • Informações da Agência Brasil
  • 09 Ago 2014
  • 13:40h

(Divulgação)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) restabeleceu nesta sexta-feira a eficácia de todos os itens do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Na semana passada, uma decisão liminar desobrigou um grupo de empresas de cumprir algumas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que beneficiam os consumidores. A juíza federal substituta da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, Célia Regina Ody Bernardes, decidiu manter a vigência de todos os itens do regulamento, acatando recurso da Advocacia-Geral da União. Pela liminar, as empresas não teriam, por exemplo, que retornar imediatamente as ligações feitas aos call centers que tenham sofrido interrupção, nem estender para os clientes antigos os mesmos benefícios das ofertas praticadas para captar novos clientes. Em reunião na próxima quinta-feira, a diretoria da Anatel irá julgar um pedido das empresas de telefonia para escalonar a implantação das obrigações previstas no RGC. O regulamento, que entrou em vigor em 8 de julho, trouxe novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Além do cancelamento automático, um dos destaques é a nova regra para a validade dos créditos dos celulares pré-pagos: a Anatel definiu que todas as recargas terão validade mínima de 30 dias.

Diante de lideranças locais Zé Ribeiro e Waldenor lançam oficialmente campanha em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Ago 2014
  • 11:45h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Aconteceu na noite desta sexta-feira (08) no Espaço Trico na Av. Ápio Cardoso o lançamento oficial em Brumado da campanha do candidato a deputado estadual Zé Ribeiro e do deputado federal Waldenor Pereira, ambos do PT. Estiveram presentes ao evento inúmeras lideranças locais, tanto da zona urbana como da zona rural. Tendo o aval do Casal Pereira Santos e do grupo liderado por eles, a “dobradinha” foi saudade com muita alegria. Em seguida se formou uma mesa, da qual também fizeram parte os vereadores Catoze e Zé Carlos de Jonas, o ex-viceprefeito Zé Luiz Alves Ataíde, o diretor da 19ª Dires, Dr. Dante Guedes e o professor Jorge Malaquias, os quais, ao lado dos anfitriões da noite divulgaram o planejamento de campanha que será adotado a partir de agora. Zé Ribeiro explanou suas principais propostas destacando as necessidades da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e da ampliação da oferta de cursos universitários em Brumado. O deputado Waldenor fez um retrospecto de seu mandato e garantiu que, com a parceria com Zé Ribeiro, poderá trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do município trazendo novas obras e investimentos por meio do seu mandato parlamentar. No final foi formatada a agenda da campanha e divulgado os principais eventos que acontecerão até o final do período eleitoral. 

CREA inaugura nova sede em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Ago 2014
  • 11:03h

André Cardoso, Miguel Lima Dias e Marco Amigo no momento de descerramento da placa inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia inaugurou no final da tarde desta sexta-feira (08) a sua nova sede na cidade de Brumado. Estiveram presentes à solenidade o presidente estadual do órgão, engenheiro mecânico Marco Amigo; o inspetor regional, engenheiro Civil André Cardoso; o secretário de Esportes, Miguel Lima Dias, representando o prefeito municipal e o secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo Frederico Neves. Com a nata da engenharia regional presente ao evento, foi realizado o descerramento da placa inaugural e, em seguida, foi apresentado um vídeo institucional mostrando a importância do CREA no desenvolvimento dos municípios. A unidade regional do CREA sediada em Brumado atende 22 municípios da região e nova sede conta com uma logística à altura das necessidades para a realização de um trabalho eficaz por parte da categoria. Um dos pontos que foi ressaltado durante os pronunciamentos é o fortalecimento da parceria com a Prefeitura Municipal para que seja construída futuramente uma sede própria da entidade. 

A equipe que compõe a unidade do CREA de Brumado sendo saudade pelo presidente da entidade Marco Amigo (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Eduardo Vasconcelos e Nelson Leal firmam parceria visando tornar Brumado um polo regional

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Ago 2014
  • 08:37h

Eduardo Vasconcelos e Nelson Leal pretendem desenvolver um projeto de tornar Brumado o grande polo da região (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O candidato a vice-governador da Bahia na chapa do PSB, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, teve um encontro em Brumado, na tarde desta sexta-feira (08), com o deputado estadual Nelson Leal (PSL), onde foram acertados detalhes da parceria eleitoral entre os dois. Foram estabelecidas algumas metas prioritárias, as quais culminam num projeto de tornar o município de Brumado um grande polo regional. Na oportunidade estiveram presentes outras lideranças políticas locais que se mostraram inclinadas a dar o apoio a essa parceria. Questionado sobre a importância da parceria, Vasconcelos ressaltou que “Nelson Leal é um político experiente que conhece como poucos a realidade de nossa região, então, desde os primeiros contatos, ficou claro que uma parceria entre nós seria muito positiva para os municípios de Brumado e Livramento, criando-se um eixo produtivo muito sólido, que iria fazer com que a nossa região tivesse um salto muito significativo”. Já o deputado Nelson Leal argumentou que “o nosso projeto tem um escopo muito abrangente, tendo a Educação, a Saúde, o fortalecimento da área social e a ampliação dos recursos hídricos como principais bandeiras”. Questionado sobre a intenção de tornar Brumado um centro regional, ele respondeu de forma categórica afirmando que “esse é o nosso maior objetivo, pois sabemos do grande potencial que esse município possui, então, alavancando e fortalecendo os setores já citados, consequentemente, Brumado atingirá a sua vocação, se firmando como o grande polo de nossa região”. Sobre a questão da Segurança Pública eles relataram que “realmente vivemos um momento delicado neste setor, por isso que esse nosso projeto é importante, pois fortalecendo os eixos citados, consequentemente o fator segurança será transformado. Sabemos que têm que ser tomadas medidas urgentes, mas a melhor forma de mudarmos esse quadro é através deste amplo planejamento, o qual tem na Educação o seu principal vetor”. 

Lideranças presentes que deverão integrar a parceria (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Wagner acredita que com o início da campanha na TV o quadro eleitoral mude na Bahia

  • Da Redação
  • 09 Ago 2014
  • 07:53h

(Foto:^Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O governador Jaques Wagner deu entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, da Globo News e Portal G1, e disse esperar uma arrancada do seu candidato ao governo baiano, Rui Costa, após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. - O desconhecimento do Rui ainda é muito elevado. E o desinteresse na eleição também é grande até o momento. Só 9% dos eleitores se manifestam por um candidato espontaneamente. Mas depois de 15 dias de propaganda eleitoral na televisão, o quadro vai mudar na Bahia. Wagner afirmou que, na Bahia, Dilma deverá ter a sua maior vantagem dentre os estados brasileiros. A ideia é manter a margem de 2,8 milhões de votos. “O DEM quer reduzir essa vantagem para 1 milhão de votos. Mas, em 2014, Dilma vai manter a mesma vantagem da eleição passada”, disse Jaques Wagner.

Justiça Federal condena quadrilha que assaltou Banco do Brasil e Correios em Ibiassucê

  • MPF
  • 08 Ago 2014
  • 15:53h

(Foto: Sudoeste Bahia | Composição: Brumado Urgente)

A Justiça Federal condenou oito pessoas acusadas de participar de assaltos simultâneos às agências do Banco do Brasil e dos Correios no dia 29 de agosto de 2011, no município de Boa Nova, localizado a 438km de Salvador. Com base na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), foram atribuídas as práticas de roubos e crime de quadrilha armada a Walter Pereira Carvalho Junior, Edson dos Santos, Sérgio da Anunciação Santos, Josenei de Jesus Santos, Denis Cortes Campo, Vilmar Florêncio Silva, Adilson Souza Lima e apenas a de quadrilha armada para Ana Cláudia Ribeiro dos Santos.Os acusados cumprirão penas que variam entre 11 anos e três meses a 16 anos e três meses de reclusão, sendo considerado o tempo já decorrido em prisão preventiva. Apenas Ana Cláudia dos Santos teve sua pena substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento do valor de cinco salários mínimos a uma entidade com fins sociais. A condenação ainda não é definitiva, pois o MPF recorreu para aumentar a pena dos réus.A partir das investigações, foi comprovado que os réus renderam dois policiais, roubaram suas armas, coletes, carregadores e munições e colocaram os reféns no fundo da viatura enquanto se dirigiam às agências para realizarem os assaltos. No Banco do Brasil, eles levaram cerca de 466 mil reais e, nos Correios, a quantia aproximada de 23 mil reais. Em seguida, durante a fuga, queimaram alguns carros utilizados e tomaram um caminhão na BR 030, ateando fogo no veículo para bloquear a estrada. Policiais foram acionados e avistaram os assaltantes em um matagal, onde conseguiram fugir, mas abandonaram armas, munições, coletes e um saco com aproximadamente 405 mil reais.Dois dias depois, os assaltantes fizeram quatro pessoas reféns na Fazenda Boa Esperança, ainda em Boa Nova, e só as liberaram depois de assaltar um homem na estrada e levar seu celular e carro para realizarem a fuga, porém apenas Edson dos Santos continua foragido. A investigação também confirmou a união dessas pessoas para praticar roubo a instituições financeiras e tráfico de drogas, além da efetiva prática de crimes contra o patrimônio de agências bancárias em Boa Nova e em Ibiassucê, a 733km da capital baiana. A atuação do MPF contou com a atuação do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (GARCIF) e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

Filme Triste: Sede da PM Comunitária é despejada por falta de pagamento do aluguel

  • Com informações do Manifesto Cidadão | WG
  • 08 Ago 2014
  • 15:34h

(Foto: Reprodução)

Infelizmente, parece piada, mas, não é. O prédio que abrigava o pelotão local da 60ª CIA PM em Wenceslau Guimarães está fechado já há alguns dias. Com corrente e cadeado colocados pelos proprietários do imóvel, as informações dão conta que o motivo do fechamento é a falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal. Ainda segundo as informações as contas de energia e água também estão em atrasos, o que incorreu no corte desses serviços. Essa situação é mais uma comprovação da situação caótica que se encontra o sistema de segurança pública na Bahia, tendo várias cidades em situações parecidas, sem policiamento nas ruas e com os bandidos “fazendo a festa” e roubando ao melhor estilo “velho oeste”. Estado e municípios não se prepararam para o fenômeno da interiorização da violência e agora a população é quem está “pagando o pato”. 

INSS ampliou concurso para 4.730 vagas

  • (FFC)
  • 08 Ago 2014
  • 15:01h

(Divulgação)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou o número de vagas que será pedido para o concurso público que está em fase de aprovação no Ministério do Planejamento. De acordo com o Folha Dirigida, ao invés de 3.080 oportunidades, agora serão solicitadas 4.730 vagas. Caso o pedido seja aprovado, 2 mil vagas serão para técnico do seguro social, 1.150 para médico perito e outras 1.580 vagas serão para analista do seguro social. O cargo de técnico do seguro social requer o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87. A função de perito médico exige graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria e os salários são R$10.056,80. Já o cargo de analista requer formação superior (várias áreas) e tem rendimentos de R$7.147,12, sendo R$373 de auxílio-alimentação. O último concurso realizado pelo INSS aconteceu em 2011 e teve uma oferta de 1.500 vagas para técnico e 375 para médico perito, sob organização da Fundação Carlos Chagas 

Cidadania: Plebiscito Popular em Brumado

  • Divulgação
  • 08 Ago 2014
  • 12:32h

Divulgação

Na semana da pátria, do dia 1º ao dia 7 de setembro, em todo o Brasil, será realizado o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a Reforma do sistema político. Em Brumado as urnas serão espalhadas colocadas em locais de grande movimento, como a feira livre , para que o povo responda sim ou não para a construção de uma Constituinte exclusiva e soberana, composta por cidadãos eleitos exclusivamente para mudar este sistema político que tanto desagrada a população. A iniciativa, dos movimentos sociais, nasceu após as manifestações populares de junho de 2013, quando a população bradou nas ruas todas as insatisfações. Os movimentos sociais acreditam que para mudar o Brasil, a primeira reforma deve ser a reforma política, "mãe de todas as reformas", como denominam. Porém, as forças conservadoras da política nacional não aceitam as mudanças que irão representar verdadeiros obstáculos para a corrupção e para amoralidades, infelizmente tão comuns no cenário político atual. A Reforma Política aperfeiçoará a Democracia, trazendo uma representatividade fiel ao povo brasileiro no Congresso Nacional, onde hoje dos 594 parlamentares eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 parlamentares são considerados representantes dos trabalhadores, maioria da população brasileira.  Além disso, as mulheres - que são maioria na população - ocupam apenas 9% dos mandatos na Câmara dos Deputados e 12% no Senado

Brumado: 'Playboyzinho do Crime' que aterrorizava mulheres na região é apreendido pela Polícia

  • Brumado Urgente
  • 08 Ago 2014
  • 11:49h

(Composição Ilustrativa: Brumado Urgente)

O ato de delinquir em Brumado e região tem uma participação muito alta de menores de idade, os quais alegam que o sistema os favorece deixando-os impunes. Um grande número de ocorrências policiais aponta a participação de adolescentes infratores, o que mostra que existe um grande vácuo social nessa área. Desta feita, por meio de uma operação policial, que teve a participação de agentes da 20ª Coorpin e policiais da 34ª Cipm, que cumpria um mandato de busca e apreensão do juiz Cláudio Claudio Augusto Dalto de Freitas, da 1ª Vara de Infância de Vitória da Conquista, um dos menores infratores que vinha “aterrorizando” as mulheres da região, foi tirado de circulação, quando estava viajando em um ônibus intermunicipal. Segundo as informações da Polícia, ele que tem as iniciais R.J.A, possui 17 anos e já praticou inúmeros delitos em Brumado e Vitória da Conquista, onde chegou a esfaquear uma senhora de idade. Preferindo mulheres como vítimas, ele, na maioria das vezes, atua de forma solitária. Nascido em Minas Gerais, ele é conhecido como “Playboyzinho do Crime”, pois costumava fazer assaltos a carros caros, usando os veículos nos finais de semana só para ir “curtir” na zona rural, entre Paramirim e Caturama. O menor já está à disposição da Justiça e deverá ser reencaminhado para a Casa de Acolhimento “Na Varanda”, em Vitória da Conquista, de onde tinha escapado.  

Brumado: Ações de vândalos prejudicam o abastecimento no Distrito de Itaquarai

  • Informações da Embasa
  • 08 Ago 2014
  • 11:11h

(Composição: Brumado Urgente)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que ação de vândalos registrada na noite desta quinta, 07, provocou danos na rede de distribuição de água e afetou o abastecimento em Itaquaraí (Brumado). Técnicos da empresa já estão trabalhando para restabelecer o fornecimento integral de água para a localidade. A Embasa informa ainda que está tomando as medidas de segurança cabíveis a fim de evitar ações de vândalos no local.

Brumado: Bandidos voltam a invadir residências

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Ago 2014
  • 10:28h

(Composição: Brumado Urgente)

Um ato criminoso que não estava ficando fora da pauta da criminalidade era a invasão de residências por parte dos meliantes, agora, começa a figurar novamente na página policial da capital do minério. Após uma invasão de uma casa no Bairro Santa Tereza, onde os bandidos ameaçaram com uma faca um criança de 8 anos de idade, outra ocorrência dessa natureza aconteceu, desta feita, no Bairro Baraúnas, próximo ao Posto Policial. Segundo informações obtidas junto à Polícia, dois assaltantes invadiram uma residência próximo ao Posto de Saúde por volta das 15 horas desta quinta-feira (07) e levaram vários objetos do interior da mesma, entre eles um celular da marca LG 410F, uma aparelhagem de som da marca Gradiente além de um cartão bancário. A Polícia investiga se existe alguma relação entre os dois roubos. 

Zé Ribeiro e Waldenor promoverão encontro na noite desta sexta-feira (08)

  • Divulgação
  • 08 Ago 2014
  • 10:06h

(Divulgação)

A coordenação das campanhas do deputado federal Waldenor Pereira e do candidato a deputado estadual Zé Ribeiro estarão realizando na noite desta sexta-feira (08), a partir das 19h00m, no Espaço Trico, na Av. Apio Cardoso, no bairro Santa Tereza, um encontro com simpatizantes e adeptos, o qual visa dinamizar a campanha dos dois em Brumado. Serão apresentadas propostas e haverá também debates para a continuidade da campanha na cidade. 

Convite: CEMNAS-COC

  • Izidy Ramel - Comunicação
  • 08 Ago 2014
  • 09:33h

Vem aí nesta sexta-feira, 08 de agosto de 2014, às 17h30min no Pátio das Mangueiras, mais um “Deixa Tocar” com muitas novidades.

 

Ainda festejaremos o Dia dos Pais e dos Estudantes.

 

Muita música boa com os talentos do CEMNAS, um show de música que não vai deixar ninguém parado!

 

Você não pode perder! Vai ser bom demais!