(Foto: Reprodução)
Brumado além de ser a capital do minério e também a capital do Futsal na Bahia, já que o município tem 4 títulos recentes de campeão baiano e vem revelando sistematicamente grandes safras de atletas, os quais comprovam a qualidade acima do normal nesta modalidade que continua tendo um índice de crescimento muito alto. Dentro desta atmosfera, neste final de semana irão continuar as emoções do maior Campeonato de Futsal do Interior da Bahia, que este ano de 2014 acontece em clima de Copa do Mundo. Após a abertura emocionante, o templo sagrado do Futsal, o Ginásio Antônio Alves Cardoso será mais uma vez testemunha de grandes confrontos. Com a certeza de que a adrenalina se fará presente, dois grandes jogos acontecerão na sexta-feira (04), se iniciando às 19h30m, onde entrarão em quadra as equipes do Crediário Cardoso X Pequeno Craque e, em seguida, se enfrentarão Juventude X Nova Esperança. Já no sábado (05) as emoções ficarão por conta de Ibar Futsal X Borrussia e Ajax X Feirense, em dois confrontos que vão tirar o fôlego. Torcedor comparece e prestigie o melhor futsal da Bahia. A entrada é franca e a realização é da Prefeitura Municipal de Brumado com apoio da 34ª CIPM.
- Sudoeste Bahia
- 02 Abr 2014
- 08:38h
O trecho da BR-030 entre Caetité e Guanambi vem se tornando cada vez mais perigoso (Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia )
Um caminhoneiro de Montes Claros passou por momento de muito terror na noite deste 1º de abril, que para ele acabou se tornando em “noite do terror” em pleno dia da mentira. Segundo informações colhidas pelo Sudoeste Bahia, o caminhoneiro pilotava um caminhão baú no sentido Caetité/Guanambi, nas proximidades da Escadinha, quando foi abordado por uma Hilux Preta com vários homens armados que exigiram dinheiro da vítima, que acabou querendo resistir à ação dos criminosos, o que fez com que os mesmos utilizassem requintes de crueldade para obter o seu intento maléfico, queimando várias partes do caminhoneiro com bitucas de cigarro e, para completar o seu ato insano, desferiram várias pauladas na vítima. O “Bando da Hilux Preta” acabou levando a quantia de R$ 1.200 do caminhoneiro, além de deixar o mesmo muito debilitado. Eles fugiram rapidamente e o caminhoneiro disse que, devido aos momentos de terror por que passou, não conseguiu observar detalhes dos criminosos e nem do veículo, apenas que era uma hilux preta.
- Da Redação
- 02 Abr 2014
- 07:46h
Foto Ilustrativa
O percentual assusta: a ínfima parcela 2% de alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos - para se ter uma ideia, em alguns países, esse número chegou a 11% .O dado foi divulgado hoje pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. Aplicado a cada três anos e voltado para leitura, ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes do mundo inteiro e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. O relatório da OCDE registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.
- IBahia
- 02 Abr 2014
- 07:18h
(Foto: Reprodução)
A dupla encaminhada à delegacia sob suspeita de matar o estudante da UFBA, Charles Müller dos Santos, de 21 anos, confessou o crime em depoimento ao delegado Marcelo Sansão, da Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na tarde desta terça-feira (1°). O menor de 17 anos e o jovem de 20 foram abordados pela 13ª Companhia Independente da PM e logo levados à delegacia. “A gente foi ganhar um dinheiro aconteceu isso aí. Eu trabalho, mas eu tenho um filho, vou ser pai agora aí”, tentou justificar o suspeito de 20 anos. A vítima cursava medicina veterinária e estava na porta da residência estudantil, na Avenida Garibaldi, quando eles, a bordo de um táxi, cometeram o crime.
- Da Redação
- 02 Abr 2014
- 07:13h
(Foto: Reprodução)
No final da tarde desta terça-feira (1º) a afiliada da Rede Globo em Vitória da Conquista, TV Sudoeste, liberou em fase experimental, seu sinal digital com qualidade HD, após uma longa espera por parte da sua audiência. Este sinal já pode ser sintonizado no canal 28.1.Televisores mais recentes já contam com as tecnologias de processamento destas imagens digitais. Entretanto, aparelhos mais antigos requerem a instalação do “conversor digital”, para que as imagens apareçam na tela. A redação do Blog do Marcelo testou a transmissão e o resultado consideramos muito satisfatório, não devendo em nada ao sinal das operadoras de TV paga.
- Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 19:27h
(Divulgação)
O conceito de excelência da Só Legal Produções e do promoter Beto Bonelly já proporcionaram o que há de melhor no ramo do entretenimento para Brumado e região, sendo que, um dos eventos produzidos por essa parceria merece todos os aplausos, que é o FORRÓ DO SÍTIO NOVO, que já que se constituiu, em apenas 5 anos, como a maior festa do sudoeste baiana, com uma qualidade insuperável que, a cada ano, conquistou a galera e acabou sendo reverenciada por aqueles que aproveitam ao máximo os grandes momentos da vida. Então, com essa grande responsabilidade sobre os ombros, a produção já começou a acelerar o ritmo para o evento nesse ano de 2014, que acontecerá sob o clima da Copa do Mundo, prometendo uma emoção ainda maior. Visando oferecer o melhor para o grande público que irá, mais uma vez, lotar as dependências do Sítio Novo, desta feita estará com a temática da Copa, com as cores verde e amarelo,oferecendo uma logística que poucos espaços na Bahia possuem. Com a grade de programação fechada, que este ano terá a Banda Lordão, Trio da Huana, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, Edgar Mão Branca e a Banda Cacau com Leite, um dos grupos de forró mais conceituado do Brasil. Uma megaestrutura de som e luz está sendo montada, com dois palcos, onde as bandas irão tocar sem intervalo, ou seja, a galera não ficará um minuto sem música. Então, não deixe para depois e reserve já o seu ingresso para essa festa inigualável, que acontecerá no dia 14 de junho, com início pontualmente às 18:00 horas e término às 00h30m. Os ingressos já podem ser adquiridos na Drapo, Beto Bike Esportes e Tiazinha Distribuidora e o valor do primeiro lote é R$ 120,00, dando direito à comida e bebida à vontade.
- Com informações do repórter Marcelo Castro / Se Liga Bocão
- 01 Abr 2014
- 18:58h
O comparsa que é maior de idade confirmou a versão do adolescente (Foto: SLB)
A morte do estudante de medicina veterinária da Ufba que chocou a população de Salvador, na última sexta-feira (28), parece ter sido solucionada no início da tarde desta terça-feira (1º).
Após os dois suspeitos serem presos hoje por policiais da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), um deles, um adolescente de 17 anos, confessou o crime. A ação policial prendeu Lailson dos Santos, no bairro de Patamares e o adolescente de 17 anos, no bairro da Federação. No momento da prisão, o jovem confessou que atirou contra o estudante Charles Müller, de 21 anos. Já Lailson também contou que o carro do jovem, um celta prata, usado na fuga após o crime, foi deixado no largo das baianas, no bairro de Ondina e a arma, jogada no mar. O estudante, que acabou morrendo, reagiu a um assalto na frente da Residência Universitária, na Garibaldi. De acordo com informações da polícia, Charles estava esperando a namorada, que morava na residência, quando foi abordado por dois homens que desceram de um táxi. Os bandidos pediram o carro do universitário, que teria se recusado a passar as chaves do Celta. Em seguida, a dupla atirou na cabeça do rapaz, o tirou do veículo e fugiu com o automóvel. Na manhã do último sábado (29),
estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e amigos de Charles, realizaram um protesto por conta da morte do aluno. Os manifestantes saíram da Avenida Anita Garibaldi, local onde a vítima foi baleada na cabeça e seguiram em direção a Avenida Adhemar de Barros. Durante o percuso, os protestantes gritavam "Charles morreu. A culpa é do estado que desapareceu". Lailson e o adolecente estão no Departamento de Homicídios, onde prestam depoimento.
Os dois foram presos por meio de um trabalho de investigação muito eficiente (Foto: SLB)
- Informações do Bocão News
- 01 Abr 2014
- 18:47h
(Imagem Ilustrativa)
A atual prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim (PR), permanece no cargo por força de uma liminar expedida pela juíza Maria do Socorro Barreto que anulou, em caráter transitório, a decisão do magistrado de Riacho de Santana publicada no dia 26 de fevereiro deste ano. Os advogados do segundo colocado na eleição municipal, Newton Cotrim, conhecido com Neto, entraram com reclamações disciplinares contra Maria do Socorro nos Tribunal Superior Eleitora, Tribunal Regional Eleitora, Tribunal de Justiça da Bahia e no Conselho Nacional de Justiça devido ao consideram um equívoco decisório.
A defesa de Neto remonta, em documento, os acontecimentos do dia 26 de fevereiro: a Ação Cautelar foi protocolada às 15h20 horas no TER da Bahia. Às 16h49 foi liberada a distribuição por prevenção; às 18h57 a cautelar foi recebida pela assessoria jurídica, sendo que, às 18h58 foi deferida a liminar em favor dos impugnados. Às 19H a COSES recebeu a decisão, às 19h03 a COAPRO recebeu e registrou a decisão. Às 19h38 a decisão foi comunicada a câmara dos vereadores de Igaporâ via fax e ao Juízo Zonal de Riacho de Santana via email. Tudo isso no final da tarde e início da noite de quarta-feira. Destaca-se que a partir das 19h daquela quarta-feira iniciaria o plantão do TRE, e o mesmo teria que ser evitado. Ainda de acordo com documento apresentado à reportagem do Bocão News, a Câmara de Vereadores de Igaporã tem expediente até às 16h, mas no dia 26 de fevereiro permaneceu aberta até a noite, a fim de receber a intimação da citada liminar. O texto narra ainda que a sentença do Juiz Zonal da 113ª Zona possui 31 laudas, é bem fundamentada, recheada de detalhes. Conforme o documento, é impossível alguém ler 41 laudas da peça inicial; 31 laudas da sentença, analisar documentos e prolatar uma decisão de quatro laudas, em apenas 60 segundos. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi originada logo após a eleição. Os advogados de Neto alegam que o então candidato, ex-prefeito Deusdete Figueiredo, marido de Rosana Cotrim, candidata eleita foi concedeu entrevista na rádio Sertanejo FM na véspera de eleição afirmando que seria candidato e que no mesmo dia deixou de concorrer, passando os votos para esposa. No documento recebido pela reportagem deste site está escrito que o recuso, aceito pela juíza Maria do Socorro, se refere ao único caso de fraude realmente provado no Brasil, sobre renúncia e substituição de candidatos às vésperas das eleições de 2012. Rosana venceu o pleito com 4.493 votos, o que representou 49,62%. Neto teve 46.19%, somou 4.182 sufrágios. A prefeita eleita é do PR, o segundo colocado do PT e o ex-prefeito do PSB.
CONTINUE LENDO
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 17:38h
Dr. Genivaldo Guimarães reafirma a sua posição em defesa do presídio (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
A reformulação do antigo projeto, que iria trazer para Brumado um Presídio de Segurança Máxima, e que, agora, levará à construção de Centro de Detenção Provisória, reacendeu o “pavio curto” das discussões, mas, diferentemente de dez anos atrás, hoje a consciência da população é outra, tanto que não seria um exagero dizer que cerca de 75% dos brumadenses são favoráveis à instalação, em especial porque é crescente o índice de violência e o número de prisões na Comarca, que é composta dos Municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Dentro deste novo cenário, várias lideranças e representações vêm se posicionando, externando as suas convicções, sejam elas contrárias ou favoráveis, e, na manhã desta terça-feira (01), o Brumado Urgente esteve no Fórum Duarte Moniz e ouviu o Juiz titular da Vara Criminal, do Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude - Dr. Genivaldo Guimarães, que já tinha se mostrado, - inclusive com declarações na mídia -, totalmente favorável à instalação do CDP. Questionado se a sua convicção se mantém, ele assegurou que sim, que continua plenamente favorável à instalação do Centro de Detenção Provisória, pois tal medida é de extrema urgência para a Comarca. A carceragem localizada na Delegacia de Polícia teve sua área reduzida, é um espaço insuficiente e inadequado, fato que, por vezes, até retarda a expedição de novos mandados de prisão. Sobre quais seriam as ações que poderiam ser movidas pela Justiça para garantir a instalação do CDP, o magistrado argumentou que “essa é uma atribuição do Poder Executivo Estadual, todavia, o Ministério Público já havia proposto ação civil pública para interdição da carceragem localizada na Delegacia de Polícia. Com a reforma daquele estabelecimento a interdição tornou-se desnecessário, ademais, não haveria outro lugar para a transferência dos presos provisórios. Já sobre as manifestações populares contrárias à instalação do CDP, o Juiz destacou que “vivemos um País democrático, de modo que todas as manifestações pacíficas e ordeiras são legítimas e devem ser toleradas; destaco, entretanto, que todos devem analisar melhor a questão, pois ninguém ignora que o Centro de Detenção Provisória é uma antiga necessidade. Várias fugas já ocorreram da carceragem atualmente existente. O CDP, em hipótese alguma, trará mais criminosos para essa comarca; ao contrário, possibilitará que os detentos aguardem o julgamento em local mais seguro e adequado, fato que também preservará a dignidade dos suspeitos ou acusados. Moradores da localidade onde será construído aquele estabelecimento não precisam se incomodar. O local será seguro, e contará com número suficiente de agentes do sistema prisional, evitando, inclusive, desvio de função dos policiais civis, que atualmente escoltam detentos e praticam outras atividades que caberiam a outras autoridades. Ainda que os ilustres moradores da localidade sintam-se incomodados, devemos entender que sempre deve prevalecer o interesse de toda a sociedade, não o de determinado grupo de pessoas. Sabemos que existem argumentos contrários, e que Brumado tem outras necessidades, mas as coisas se resolvem gradualmente. Brumado não pode perder essa nova chance de ter estabelecimento prisional adequado às nossas atuais necessidades".
- Por Inácio Strieder
- 01 Abr 2014
- 15:07h
De tanto se falar no programa do “bolsa-família”, surge a curiosidade em saber qual, afinal, é o “conceito família” em que se baseia o Governo. Há alguns anos passou pelo câmpus da UFPE um rapaz vendendo “mel”. Conversa vem, conversa vai, perguntamos se esta sua atividade lhe permitia a sobrevivência. O rapaz, sem demonstrar grande angústia, confessou que as coisas melhoraram, pois tem 7 (sete) filhos com quatro mulheres diferentes, mas todas elas recebem bolsa-família. Assim, ele se sentia mais tranquilo, pois as suas mulheres, que todas gostavam dele, não lhe exigiam pensão alimentícia. Claro, não foi possível verificar, na hora, a veracidade desta história! Não fiquei triste por estas mulheres receberem o auxílio da sociedade e, em seus barracos, ao menos, poderem servir um cuscuz aos seus filhos. No entanto, me perguntei: que tipo de família formam estas quatro mulheres, com seus sete filhos do mesmo homem, sendo “alimentadas” por um programa assistencial do Governo?
Na consciência destas mulheres e de suas crianças, quem seria o pai protetor, afetuoso, responsável pela saúde, pelo bem estar, educação e alimentação delas? O homem do “mel”, ou, na época, o Presidente Lula? Como denominar a situação social desta família com quatro mulheres, sete filhos e um pai para o Governo lhes destinar “bolsas-família”? Examinei os mais diversos conceitos de família, desde sua origem, e não encontrei resposta. Talvez, nas novas edições de dicionários e enciclopédias de sociologia e de antropologia se encontre, no futuro, o novo conceito de família do atual Governo brasileiro. Seria mais uma contribuição original nossa para as ciências sociais.
A que pode levar esta constatação?
Considero fundamental que se apoie a família, que se tenha uma política de estímulo à estabilidade, à responsabilidade e ao bem estar familiar. É verdade, o conceito de família é bastante aberto e, de certa forma, varia em épocas históricas e culturas diversas. Temos a grande família, o clã, a família poligâmica, monogâmica, etc… O Brasil nasceu e perdura na cultura e na ética ocidental, predominantemente cristã e humanística, na qual, normalmente, se entende por família um grupo de pessoas, unido por laços afetivos, geralmente de parentesco, oriundo através do casamento monogâmico estável entre um homem e uma mulher, que mutuamente se apoiam e cuidam do amadurecimento e socialização de suas proles. Para que este grupo familiar possa cumprir sua missão, e conservar a característica da instituição de sua família, necessitam do apoio de todo o grupo familiar, da sociedade maior e do Governo. Esta proposta ocidental civilizatória de família nem sempre é fácil preservar nas circunstâncias concretas do mundo da vida. No entanto, a experiência histórica já demonstrou que este é um ideal humano a ser incentivado, e o mais eficiente na condução das novas gerações, com o objetivo de chegar a uma vida adulta e humana com dignidade, harmonia e paz. Penso que o modelo de família que deveria servir de horizonte para uma política familiar de qualquer governante, que quisesse o bem estar de seus cidadãos, ainda seria o modelo tradicional de família, de nossa cultura. Mas, será que as nossas leis, as novelas televisivas, etc. induzem os cidadãos a formarem uniões maduras, estáveis e responsáveis entre homens e mulheres, com o propósito de darem o melhor a seus filhos? Será que o Governo se preocupa em proporcionar aos novos casais condições de moradia, trabalho, saúde, etc…. que garantam uma vida digna aos novos cidadãos que vão nascendo e se formando? Se assim estivesse na consciência de nossos políticos, não estaríamos diante desta vergonha nacional de tantas crianças, adolescentes e jovens desprotegidos, sem educação e sem trabalho, perambulando pelas ruas, na marginalidade. Assumamos um conceito saudável de família, e que o Governo dê todos os apoios para que tais famílias possam cuidar digna e responsavelmente de seus membros.
CONTINUE LENDO
- Informações do Bocão News
- 01 Abr 2014
- 13:27h
(Foto: Reprodução Facebook)
Dois homens foram presos no início da tarde desta terça-feira (1), suspeitos de serem os autores do assassinato do estudante de medicina veterinária, Charles Müller, de 21 anos, que aconteceu na última sexta-feira (28). A dupla foi detida em operação sob comando do Major Paraíso em frente à Universidade Católica, no bairro da Federação e está sendo conduzida neste momento para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As imagens relacionadas ao crime já estão com a DHPP e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DRFRV) e vão ajudar a identificar os culpados. O crime foi captado por uma câmera posicionada na Residência Universitária Frederico Perez Rodrigues Lima, na Avenida Garibaldi. Charles Müller foi baleado por dois homens, que fugiram no Celta prata da vítima. O estudante, que acabou morrendo, reagiu a um assalto na frente da Residência Universitária, na Garibaldi. De acordo com informações da polícia, Charles estava esperando a namorada, que morava na residência, quando foi abordado por dois homens que desceram de um táxi. Os bandidos pediram o carro do universitário, que teria se recusado a passar as chaves do Celta. Em seguida, a dupla atirou na cabeça do rapaz, o tirou do veículo e fugiu com o automóvel. O corpo do universitário foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, onde deve passou por perícia antes de ser liberado para o sepultamento. Na manhã do último sábado (29), estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e amigos de Charles, realizaram um protesto por conta da morte do aluno. Os manifestantes saíram da Avenida Anita Garibaldi, local onde a vítima foi baleada na cabeça e seguiram em direção a Avenida Adhemar de Barros. Durante o percuso, os protestantes gritavam "Charles morreu. A culpa é do estado que desapareceu".
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 12:40h
O vereador Zé Ribeiro defende a implantação do CDP em Brumado, mas desde que seja na base do diálogo (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O vereador Zé Ribeiro (PT) é considerado uma das vozes mais fortes da oposição, não só pelo contexto de seus pronunciamentos, mas também pelas suas posições firmes, não sendo ele um frequentador do “alto do muro”. Na sessão desta segunda-feira (31), Ribeiro chamou a atenção sobre si novamente, já que o seu pronunciamento foi interpretado pelos manifestantes que estiveram presentes à Casa Legislativa, como de total apoio à causa da não construção do Centro de Detenção Provisória na referida localidade. Assim que a sessão terminou o Brumado Urgente falou com o parlamentar que logo fez questão de afirmar que “não fui bem interpretado desde o começo desta história do presído que se inicou em 2005, pois em momento algum eu me coloquei contra a sua construção, que no caso agora se transformou num centro de detenção provisória. O que eu estou sendo contrário é a forma como ele irá ser operacionalizado, sendo instalado numa comunidade sem que tenha existido o mínimo diálogo com seus membros”. Ele ainda fez questão de salientar que “acredito que o diálogo seja o melhor caminho para resolvermos esse impasse e, nesse sentido, hoje contamos com um prefeito aberto ao diálogo que acredito que deverá se reunir com a comunidade de Lagoa Funda para dar maiores explicações sobre a situação”. E finalizou argumentando que “acredito que devem existir outros locais em Brumado que tenham até melhores condições de abrigar o Centro de Detenção Provisória, por isso que estou me posicionando dessa forma, porque os moradores da Lagoa Funda se mostram totalmente contrários à instalação em sua comunidade, atitude que eu como vereador devo respeitar”.
- Izidy Ramel Comunicação
- 01 Abr 2014
- 11:28h
(Foto: Reprodução)
A Natural Life surpreende de maneira positiva, mas uma vez, e apoia com suplementos alimentares Chris Pimenta o vocalista da banda Sem Limite da Bahia para que este possa fazer uso. A Sem Limite da Bahia é composta por pessoas responsáveis, conscientes, as quais têm as preocupações de ter uma alimentação saudável, praticar exercícios fiscos, e ingerir substâncias de origem confiável. A Natural Life, é comprometida com a qualidade dos produtos que comercializa e essa parceria esta sendo muito proveitosa.
- Sudoeste Bahia
- 01 Abr 2014
- 11:16h
(Imagem Ilustrativa)
Um registro de agressão ocorrido na Fazenda Vargem Grande no Distrito de Maniaçu em Caetité, na noite do último domingo (30) vem comprovar que a zona rural também está sendo invadida pela violência. Segundo ocorrência policial, um homem de 26 anos, ao melhor estilo “Dia de Fúria”, por volta das 22h40m, partiu para cima de um lavrador, o qual foi vítima de uma grave lesão corporal, que foi constituída por inúmeras pauladas desferidas na região da sua face, que resultou em 6 dentes quebrados e muita confusão. O homem enfurecido, não se sabe qual a motivação, parecia possuído e só foi contido após muita luta por parte de vários populares que estavam no local, os quais arrancaram um facão de sua mão, que, ao que tudo indica, iria ser utilizada para dar cabo da vida do lavrador, que teve que ser rapidamente hospitalizado, se encontrando até o momento sob cuidados médicos. A prisão do agressor, que é conhecido por “Rão” e mora no local onde o fato aconteceu já foi solicitada, mas até o momento ela não foi confirmada pela Polícia.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 09:51h
O grupo de manifestantes buscou sensibilizar os parlamentares brumadenses (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
A celeuma sobre a questão da instalação do C.D.P – Centro de Detenção Provisória na Comunidade de Lagoa Funda, teve mais um capítulo na noite desta segunda-feira (31), onde cerca de 30 manifestantes foram a Câmara de Vereadores de Brumado protestar contra a construção. Munidos de faixas, cartazes e de um abaixo assinado contendo cerca de 400 assinaturas, os manifestantes foram radicais e afirmaram com “todas as letras” que não aceitarão de forma alguma que o CDP seja instalado na comunidade. Usando a tribuna livre, uma das representantes do movimento deixou essa posição bem clara, pedindo também apoio dos vereadores, que, trataram a situação com muito cuidado, mas não deixaram de se manifestar dizendo que a situação dos moradores tem que ser melhor analisada, mas, fizeram questão de frisar que a construção do CDP é uma das grandes urgências do município e que, independente do lugar, a obra terá que ser executada. O Brumado Urgente falou com os líderes do movimento que foram categóricos ao afirmar que “não queremos o presídio em Lagoa Funda, vamos fazer o possível e o impossível para que essa construção não seja feita”. Questionados sob qual seria a alegação, eles argumentaram que “não é justo não sermos nem comunicados e termos que receber uma obra que é perigosa em nossa comunidade.

Os manifestantes fizeram questão de mostrar o abaixo-assinado contendo 400 assinaturas, que compreendem quase metade da população da referida comunidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
Queremos saber o porquê a escolha de Lagoa Funda, se existem tantos outros locais em Brumado para se construir esse presídio” e finalizaram declarando que “não iremos descansar, faremos quantos protestos forem necessários, mas não queremos essa obra em nossa comunidade de jeito nenhum”. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, foi feito um estudo pela Secretaria Penitenciária da Bahia junto à Prefeitura Municipal e ficou comprovado que o local que tinha a logística apropriada para a instalação seria justamente a Comunidade de Lagoa Funda, que possui sistema de abastecimento adequado e também uma oferta condizente de energia elétrica, a questão é que, ou esqueceram de explicar isso aos moradores, ou, se explicaram, os mesmos não compreenderam. Ainda segundo informações, caso haja mais manifestações, guarnições especiais da Cipe Sudoeste podem ser convocadas para conter o furor dos manifestantes.
No final da sessão os manifestantes pressionaram os vereadores para apoiar a sua causa (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)