Vitória da Conquista passa a ter nova tarifa, de R$ 2,80, para o transporte coletivo

  • 26 Jun 2015
  • 08:15h

(Foto: Conquista Urgente)

Como esperado, o Conselho Municipal de Transportes aprovou por maioria o reajuste da tarifa do transporte coletivo em Vitória da Conquista. O novo valor para se deslocar de ônibus na terceira maior cidade da Bahia será de R$ 2,80. O resultado final da votação foi: 13 votos pelo reajuste; 4 votos contra; e 3 abstenções. A data em que a nova tarifa entrará em vigor ainda não foi definida. Mas a expectativa é que, dentro dos próximos dias, o prefeito Guilherme Menezes deve autorizar o aumento. Fonte: blogdaresenhageral

  • 26 Jun 2015
  • 07:00h

Papa aceita renúncia de bispo mexicano suspeito de acobertar padre pedófilo

  • 25 Jun 2015
  • 19:05h

(Foto: Reprodução)

O Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo mexicano de Autlán, Gonzalo Galván Castillo, acusado pela imprensa de seu país de acobertar um padre pedófilo, anunciou o Vaticano. O bispo Galván, de 64 anos, renunciou antes do prazo estabelecido pelo direito canônico, de 75 anos, por razões de saúde. Desde que o Papa Francisco autorizou em 10 de junho a criação de um tribunal para julgar pelo crime de "abuso de poder" os bispos que acobertaram padres pedófilos, o número de renúncias de bispos aumentou consideravelmente. O caso do bispo de Autlán explodiu em 2009 quando um jovem de 24 anos denunciou o padre Horacio López, da mesma diocese, por abuso quando ele tinha 11 anos. Apesar da denúncia, o religioso foi apenas transferido para outra paróquia e continuou trabalhando como padre.
 

Em fevereiro, Francisco pediu em uma carta solene aos bispos de todo o mundo - quase 5 mil - a não acobertar por nenhum motivo casos de pedofilia, um fenômeno que afeta em vários níveis a Igreja em todos os continentes. O tema dos abusos sexuais contra menores cometidos durante décadas por padres é um dos mais delicados e complexos para a Igreja Católica, acusada de ter acobertado durante muitos anos os padres pedófilos, em particular com transferências e ignorando ou minimizando as queixas das vítimas.

CONTINUE LENDO

Metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás

  • 25 Jun 2015
  • 17:39h

(Foto: Reprodução)

Muitos brasileiros ainda não têm o hábito de usar o cinto de segurança no banco de trás. Pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que apenas 50,2% da população afirmam sempre usar o cinto quando estão no banco traseiro de carro, van ou táxi. Os entrevistados mostram mais consciência quando está no banco da frente, em que 79,4% das pessoas com 18 anos ou mais dizem sempre usar o item de segurança. Contudo, o cinto na parte traseira do veículo reduz mais o risco de morte, pois, em uma colisão, impede que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. “Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%. Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.

Mulher pula de carro para escapar de sequestro em Barreiras

  • 25 Jun 2015
  • 17:00h

(Foto: Reprodução)

A filha da secretária de saúde da cidade de Barreiras, a 863km da capital baiana foi sequestrada na noite desta quarta-feira (24) e pulou do veículo para escapar dos bandidos. De acordo com informações da 83º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barreiras), a jovem estava na casa da vó, próximo a Praça Duque de Caxias quando foi abordada por dois homens em uma moto. Um deles assumiu a direção do carro e saiu levando a mulher, que não teve o nome revelado. A poucos metros do lugar onde foi sequestrada a jovem pulou do veículo quando o bandido reduziu a velocidade. Eles então fugiram levando o Renault Duster. Ela sofreu apenas escoriações e machucou o braço. Após o corrido, ela prestou queixa e viaturas foram acionadas para tentar localizar o veículo, mas até o momento ninguém foi preso.

Forrozeiro baiano desabafa contra descaracterização do São João

  • DPB
  • 25 Jun 2015
  • 16:30h

(Foto: Reprodução)

Jota Sobrinho, músico e compositor de forró, publicou pelas redes sociais, uma nota de repúdio, ao que ele classifica como “descaracterização do São João”. Ele não conseguiu esse ano nenhum contrato para tocar nos “dias fortes”, 23 e 24 de junho, e disse as atrações que estão sendo contratadas para esses dias “não têm nada a ver com o verdadeiro São João”. O desabafo de Sobrinho acabou se tornando uma espécie de manifesto de centena de músicos nordestinos, que, a cada ano, vêem os palcos minguarem para apresentações do legítimo e tradicional, também conhecido na região como “pé-de-serra”. Esse ano, com agravamento da crise financeira, até expoentes da música nordestina, como Zé Ramalho e Alceu Valença tiveram contratos cancelados em grandes eventos juninos, como o São João de Campina Grande. Para artistas menos conhecidos a situação se tornou ainda mais difícil. Outro problema que atinge esse setor da economia criativa tem sido os constantes calotes aplicados pro prefeituras, fundações culturais e outros órgãos públicos, que contratam mas não pagam os cachês dos artistas, ou demoram uma eternidade para quitarem as dívidas com músicos, bandas e trios.

Oportunidade única: Vende-se um sítio com casa construída em Brumado

  • 25 Jun 2015
  • 15:52h

O sítio fica a 5 minutos de carro do centro da cidade

Vende-se um sítio de 1350 metros quadradros, localizado nas proximidades da Fazenda Lamarão, a propriedade possui uma residência construída com excelente acabamento interno, inclusive o revestimento do piso foi feito todo em porcelanato polido, banheiro com box, janelas e portas de excelente padrão, grades de segurança nas janelas, além de diversas plantas frutíferas no entorno da propriedade, inclusive com algumas já produzindo. O sítio é um verdadeiro sonho de consumo daqueles que desejam desfrutar da tranquilidade e do ar puro que só as melhores propriedades rurais podem oferecer, além de investir em uma das áreas que mais valorizam em Brumado, pois, o sítio está a poucos metros de um grande empreendimento imobiliário. Vale a pena conferir, não perca esta excelente oportunidade. Contato: 77 3441-3807 / 9938-0391.

Taigun Auto

  • 25 Jun 2015
  • 14:36h

Conquista: Trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor é elogiado pelo Procon-Ba

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 25 Jun 2015
  • 14:00h

(Foto: Reprodução)

Ações de fiscalização em agências bancárias e supermercados e um mutirão de atendimento e esclarecimentos à população na Praça Barão do Rio Branco marcaram a operação encabeçada pela Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) nos dias 17, 18 e 19 de junho. Além da comissão, participaram também representantes do Procon estadual e do municipal, e do Sindicato dos Bancários. A Comissão é composta atualmente pelos vereadores: Sidney Oliveira (PRB), presidente; Hermínio Oliveira (SD), relator; e Cícero Custódio (PV), membro. Comissão está de parabéns - A Coordenadora de Assuntos Especiais do Procon/Bahia, Eurâny Mangueira de Sena, reconheceu o trabalho da Comissão. “A gente recebe sempre solicitação dessa Comissão para fazer atendimento. A Comissão está de parabéns. Nós vemos a atuação deles e isso é um motivo de satisfação. Estamos prontos e disponíveis para atender as solicitações”, disse. Ela destacou que “de fato existe um cuidado tanto do Procon municipal quanto da Comissão. A gente percebe que a população está protegida por esses órgãos”. 

Adolescente agride mulher para roubar celular em Conquista

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 25 Jun 2015
  • 12:30h

Adolescente imobilizou e estrangulou a vítima para tomar o para tomar o aparelho Divulgação/ 77ª CIPM

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante na tarde desta sexta-feira (19) depois de roubar um celular de uma mulher de 49, no município de Vitória da Conquista, sudoeste baiano. De acordo com informações da 77ªCIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), o adolescente imobilizou e estrangulou a vítima para tomar o para tomar o aparelho. Ainda de acordo com a polícia, o infrator fugiu e se escondeu no interior de um prédio comercial, porém uma viatura que passava pelo local foi abordada pela vítima que informou o fato. Em seguida os militares apreenderam o adolescente, que foi apresentado na delegacia, ouvido e liberado, assim como uma semana antes, quando ele foi apreendido portando uma arma. Fonte: R7 

Bahia registra mais de 400 atendimentos de saúde no São João

  • 25 Jun 2015
  • 11:40h

(Foto: Ilustração)

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 426  ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, queimaduras por fogos de artifício e explosão de bombas. Em Salvador,  foram contabilizados dados do Hospital Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS) e Ernesto Simões (HGESF). No interior, houve registro nas seguintes unidades de saúde: Hospital Geral Luis Viana Filho (Ilhéus), Hospital Regional de Guanambi, Hospital Prado Valadares (Jequié), Hospital Geral de Ipiaú, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana), Hospital Geral Clériston Andrade (Feira de Santana) e Hospital do Oeste (Barreiras) O HGE foi a unidade que atendeu o maior número de pacientes vítimas de bombas e queimaduras por fogos de artifício, com 50 registro durante o período. Já o Hospital Clériston Andrade, registrou o maior número de atendimentos decorrente de acidentes de trânsito, com 116 vítimas, seguido do Hospital de Santo Antônio de Jesus, com 94 ocorrências.

Integrantes do TG de Brumado realizaram o reconhecimento do Aeroporto para fins operacionais

  • 25 Jun 2015
  • 11:39h

(Foto: Ascom TG 06/024)

Durante este mês de junho, integrantes do Tiro de Guerra realizaram o reconhecimento prévio da área do aeroporto de Brumado para fins operacionais. De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado, o reconhecimento faz parte de uma série de atividades que serão necessárias, para que se consolidem as instruções de Defesa Territorial e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ministradas aos seus atiradores. 

Uma série de furtos durante São João em Ibicuí

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 25 Jun 2015
  • 11:15h

(Foto: Reprodução)

Turistas que viajaram até Ibicuí, na região sul da Bahia, relatam casos de furtos na cidade, que costuma ficar lotada durante os festejos de São João. O fisioterapeuta Ricardo de Melo Matos diz que teve o som do carro roubado e amarga um prejuízo de cerca de R$ 2 mil. “No momento que a gente chegou da festa, o furto já tinha acontecido, mas ninguém sabia porque o carro estava fechado e a gente não tinha conhecimento. Mas no outro dia, que eu fui embora, que cheguei para abrir o carro, percebi o tinha acontecido”. Como as caixas de som eram parafusadas no banco de trás, os bandidos tiveram que arrancar uma parte do banco pra levar o equipamento. Na manhã seguinte, quando Ricardo foi à delegacia teve de esperar quatro horas porque 38 ocorrências semelhantes estavam sendo registradas naquela manhã. “A quantidade de gente que tinha lá para relatar furto de celular, furto de casa, de carro, foi muito grande. O policial disse que isso é comum nesta época do ano”, completa o fisioterapeuta. Outro grupo de pessoas que escolheu Ibicuí para passar o São João viveu uma história muito parecida com a de Ricardo. No caso deles, os criminosos entraram na casa em que eles estavam e levaram cerca de R$ 20 mil em produtos. “A gente tinha chegado de uma festa e na hora que abriu a casa, a gente encontrou tudo pelo chão, tudo espalhado e fomos verificar as perdas. Eles levaram muita coisa da gente. Celulares, prancha de cabelo, secador, perfumes. O prejuízo foi enorme”, relata a técnica em radiologia Sabrina Rocha. “Os ladrões tiveram todo o trabalho de levar a nossa feira, as bebidas que a gente tinha comprado. E tiveram o cuidado de levar só as fechadas, que é mais fácil para eles venderem, do que as abertas, que já foram mexidas”, relata o representante comercial Ícaro de Jesus. O comando da Polícia Militar de Ibicuí, que fica em Itapetinga, foi procurado, mas não houve retorno. Fonte: G1

Brumado: Policiais militares da 34ª CIPM concluem curso de Cabo da PM em Vitória da Conquista

  • Brumado Urgente
  • 25 Jun 2015
  • 10:46h

(Foto: Divulgação)

Brumado passa por um déficit na área de segurança pública, então, visando reverter esse quadro a PM está realizando uma série de ações. Dentre elas uma teve um destaque especial, a qual aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), onde Policiais militares da 34ª CIPM / Brumado concluíram, no 9º Batalhão de Polícia Militar/Vitória da Conquista (Batalhão de ensino , instrução e capacitação) , o curso de Cabo da PM. Esses policiais retornam à 34ª CIPM onde exercerão as novas funções de comando de guarnições e destacamentos, o que reforçará de forma muito positiva o policiamento ostensivo na cidade, já que eles estarão muito mais bem preparados para combater o crime. 

Dilma surpreende plateias e causa alvoroço nas redes sociais com neologismos e homenagens a animais e vegetais

  • O Globo
  • 25 Jun 2015
  • 10:30h

A presidente Dilma Rousseff no lançamento do Plano Nacional de Exportações - ANDRE COELHO

Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff causou discretos risos na plateia, durante o lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ao saudar a mandioca, o que logo virou motivo de piada nas redes sociais. No evento, em Brasília, ela ressaltou a importância da raiz para a cultura indígena e homenageou o alimento, que classificou como uma das maiores “conquistas” do país. Mais um dos improvisos da presidente que, nos últimos anos, surpreenderam seus interlocutores.— Certamente, teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil — afirmou. Presenteada por Marcos Terena, articulador dos jogos, com uma bola de folha de bananeira da Nova Zelândia, ela disse considerar o objeto um símbolo da evolução humana e citou as “mulheres sapiens”. Os bodes também já foram homenageados. Em março de 2014, ao entregar máquinas para municípios, em Fortaleza, ela frisou a importância estratégica do animal para a região. “É para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra”, declarou. Há dois anos, em cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana, em Porto Alegre, ao celebrar o 12 de outubro, citou a “figura oculta” por trás das crianças: “os cachorros”.



 

A citação inusitada à mandioca e os outros improvisos da presidente viraram alvo de gozação nas redes sociais, mas também receberam apoio de quem considerou exagerada a repercussão. “Ao saudar a mandioca, a presidenta prova que é uma especialista em falar abobrinhas”, publicou um usuário do Twitter. “Qualquer notícia agora é usada pela oposição para atacar Dilma. Agora é a história da mandioca e da mulher”, argumentou outro usuário. Além de citar vegetais e animais, Dilma também causa estranhamento nas plateias ao citar termos técnicos. Como em junho de 2014, em seminário empresarial em Nova York, quando disse que o Brasil precisa de infraestrutura de banda larga “tanto backbone como backroll”. (*Estagiário, com supervisão de Carter Anderson)



 

CONTINUE LENDO