Tanque Novo: Motorista de transporte escolar é morto a golpes de faca

  • Bahia Notícias
  • 02 Set 2022
  • 14:32h

(Foto: Reprodução/O Eco)

Um motorista de um ônibus de transporte escolar de Tanque Novo, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, foi morto nesta quinta-feira (1°). Ele trabalhava na ocasião e havia crianças no veículo. A vítima foi identificada como Hélio de Jesus Silva, de 47 anos.

Testemunhas contaram que o condutor estava no veículo quando um homem entrou e golpeou a vítima com uma faca. Depois do ataque, ele fugiu. Até o momento não se sabe a motivação do crime. O acusado também não foi localizado.

Após a constatação do óbito, o corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. O sepultamento está marcado para esta sexta-feira (02) no cemitério de Tanque Novo.

Conquista: TJ-BA determina exoneração de procuradores e assessores jurídicos

  • 02 Set 2022
  • 11:34h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) considerou, mais uma vez, inconstitucional a lei de Vitória da Conquista que criou cargos comissionados de procurador e assessor jurídico. A ação foi movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O acórdão foi publicado na última quarta-feira (31). 

Com isso, os profissionais que atuam nesses cargos deverão ser exonerados. O Município tem 14 procuradores e quatro assessores que devem ser desligados da Procuradoria-Geral municipal. A decisão foi proferida em face de recursos de embargos de declaração impetrados pelo Município.

Foi determinado que a exoneração dos 18 servidores ocorra em um prazo de seis meses, a contar da publicação do acórdão. Conforme a decisão, devem ser mantidos os 12 advogados públicos concursados que atualmente representam o Município judicialmente e prestam consultoria e assessoria às diversas secretarias municipais. Em agosto de 2021, o TJ já havia se posicionado pela inconstitucionalidade dos referidos cargos. A sessão em que esse entendimento foi reafirmado ocorreu no último dia 24 de agosto.

Bahia acerta renovação de contrato com Matheus Bahia até 2026

  • por Ulisses Gama
  • 02 Set 2022
  • 10:06h

Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Além de André (confira aqui), mais um jogador acertou a sua renovação de vínculo com o Bahia. A reportagem do Bahia Notícias apurou que o lateral-esquerdo Matheus Bahia ampliou o seu vínculo até setembro de 2026. Nas cláusulas, o Tricolor tem opção de renovar por mais uma temporada.

Revelado na base tricolor, Matheus Bahia tem 23 anos de idade e voltou a se firmar entre os titulares do Esquadrão. No momento, ele se recupera de uma lesão no adutor da coxa.

No total, o atleta disputou 88 jogos pelo Tricolor, com quatro gols e cinco assistências.

Bahia: Intoxicação por anestésico causou morte de homem durante implante capilar

  • g1 BA e TV Subaé
  • 02 Set 2022
  • 09:03h

Foto: Arquivo Pessoal

 O resultado do laudo pericial sobre o caso do homem que morreu enquanto fazia um implante capilar em Feira de Santana, saiu nesta quinta-feira (1°), segundo informações da Polícia Civil da cidade. O documento aponta que Cláudio Marcelo de Almeida, de 50 anos, foi a óbito após uma intoxicação por causa do anestésico aplicado durante o procedimento.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Dra. Ludmilla Vilas Boas, a intoxicação não configura processo alérgico. A informação inicial obtida é que a aplicação não foi realizada por um médico anestesista, mas não há detalhes se isso também teve relação com a morte.

Com o resultado, o médico que fez o procedimento poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Conforme a Polícia Civil de Feira de Santana, a partir desse resultado do laudo, o procedimento policial será finalizado e encaminhado à Justiça na próxima semana. Depois disso, a Justiça poderá decidir pelo indiciamento ou não do médico que realizou o procedimento no paciente. 

Brasileiro é detido após tentar assassinar Cristina Kirchner na Argentina

  • 02 Set 2022
  • 07:01h

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

Um homem foi detido na noite desta quinta-feira (1°) após tentar assassinar Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, em Buenos Aires. Segundo o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos.

A arma de calibre .38 estava carregada com cinco balas, mas falhou na hora do disparo e a vice-presidente não foi ferida. O atentado aconteceu quando Kirchner, que também é a presidente do Senado argentino, acenava para apoiadores na frente de sua casa, no bairro da Recoleta. A motivação do atentado é desconhecida. 

  No momento da tentativa de assassinato, ele levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar. No vídeo, é possível ver que ele chega a engatilhar a pistola, que falha. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança de Cristina, o deteve rapidamente.

"Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da (polícia) Científica para avaliar os rastros e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha", disse Aníbal Fernández. 

  Segundo o jornalista Ariel Palácios, da GloboNews, o brasileiro circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que desde a semana passada ficavam na porta do prédio onde reside a vice-presidente. Pouco antes do atentado, as pessoas ao redor perceberam a movimentação estranha.

Kirchner, que está em meio a um julgamento por acusação de corrupção, conta com uma equipe de segurança de 100 policiais federais que, segundo Palacios, é o maior esquema de segurança de toda a história argentina. 

CONTINUE LENDO

TJ-BA está entre Tribunais mais transparentes do Brasil, aponta CNJ

  • Bahia Notícias
  • 01 Set 2022
  • 19:35h

Foto: Divulgação TJ-BA

Após apreciação dos recursos, o resultado final do Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ano base 2022, foi divulgado nesta quinta-feira (1). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu a 100% dos itens avaliados, ocupando a 1ª colocação entre os Tribunais mais transparentes do Brasil. 

Melhor percentual já alcançado pelo Tribunal na série histórica do Prêmio – que teve início em 2018 – o resultado é fruto do trabalho da atual gestão, que integrou as diversas áreas técnicas, as quais têm priorizado o tratamento dos dados e sua disponibilização de forma mais transparente, com vistas a garantir à sociedade o pleno acesso à informação. 

Distribuídos em dez temas e 84 perguntas, os itens avaliados pelo CNJ buscaram identificar, entre outros pontos, se os órgãos do Judiciário publicaram suas informações quanto aos seguintes temas: audiências e sessões de julgamento; auditorias e prestação de contas; carta de serviços; gestão de pessoas; gestão estratégica; gestão orçamentária; informações ao cidadão; acessibilidade; licitações; contratos; convênios e instrumentos de cooperação; sustentabilidade; e tecnologia da informação e comunicação. 

Presidente Nilson Castelo Branco fez questão de ressaltar que o sucesso decorre do esforço e da capacidade técnica e moral da equipe que integra a atual gestão, além da colaboração de toda a Mesa Diretora, Comitês, Comissões e Núcleos que compõem a estrutura do Tribunal.

A Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Nartir Dantas Weber, destacou o resultado dos esforços da presidência do Tribunal e de toda a magistratura e unidades envolvidas no balanço da transparência. “Essa união pela melhoria da prestação jurisdicional e pela transparência tem sido a busca incessante de toda a magistratura, vencendo as dificuldades e alcançando o melhor percentual na série histórica do ranking da transparência, que contribui para o Prêmio CNJ de Qualidade”. 

A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juíza Renata Gil, também parabenizou o Tribunal de Justiça da Bahia pelo prêmio, certa de que as medidas adotadas pelo Judiciário baiano vêm ao encontro dos anseios da magistratura denodada da Bahia, que, de forma incansável, contribui para o êxito do seu tribunal. “O Tribunal de Justiça da Bahia e a magistratura baiana estão de parabéns pelo desempenho alcançado em 2022, com 100% dos itens avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça, se destacando entre os Tribunais mais transparentes do país, e, certamente, continuarão se empenhando para o aprimoramento dos trabalhos e serviços jurisdicionais” disse a Presidente da AMB. 

O Ranking da Transparência é promovido anualmente – desde 2018 – e busca estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão. Nesta 5a edição do Ranking, foi implementado o prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça e oTJ-BA está em destaque absoluto entre os premiados. 

CONTINUE LENDO

Quem não entregar celular será impedido de votar, diz TSE

  • G1
  • 01 Set 2022
  • 17:21h

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º) as regras sobre a entrega do celular aos mesários e a proibição do porte de arma nos locais de votação.

O plenário já havia confirmado que os celulares estão proibidos na cabine de votação e, o porte de armas, nos locais de votação. Agora, a Corte aprovou as mudanças na resolução que disciplina as regras para o pleito, com detalhes sobre as vedações.

Proibição de celular

Na cabine de votação, é vedado ao eleitor portar:

  • aparelho de telefonia celular
  • máquina fotográfica
  • filmadoras
  • equipamentos de rádio comunicação
  • qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados

Para que o eleitor possa se dirigir à cabine de votação, os aparelhos mencionados devem ser desligados e entregues à mesa receptora de votos, juntamente com documento de identidade apresentado.

A mesa receptora deverá ficar responsável pela retenção e guarda dos equipamentos. Concluída a votação, ela restituirá o documento e os aparelhos.

A mesa indagará ao eleitor, antes de ingressar na cabine, sobre o porte de aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo de voto a fim de que esses aparelhos lhes sejam entregues.

Havendo recusa na entrega:

  • o eleitor não será autorizado a votar
  • a presidência da mesa receptora constará em ata os detalhes do ocorrido
  • a força policial será chamada para adotar providências necessárias, sem prejuízo de comunicação a juíza ou ao juízo eleitoral.

CONTINUE LENDO

Brasil: Médicos fazem cirurgia de emergência e retiram tumor de 46 kg de paciente

  • Metrópoles
  • 01 Set 2022
  • 15:10h

Foto: Glaucio Boechat/Arquivo pessoal

Uma equipe médica de Itaperuna, no noroeste fluminense, retirou um tumor de cerca de 46 kg de uma paciente na quarta-feira (31/8). Segundo o cirurgião responsável, a mulher vivia com o tumor há 5 anos.

Ao Metrópoles, o cirurgião Glaucio Boechat informou que a paciente tem 45 anos, pouco mais de 1,5m de altura e pesava 150kg, conforme relato da família da mulher. Ela deu entrada na unidade de saúde com falta de ar devido a tumoração e foi encaminhada para uma cirurgia de urgência. 

O procedimento durou em torno de duas horas e foi realizado no Hospital São José do Avaí, junto a residentes, instrumentadores, anestesistas e auxiliares de enfermagem. O material retirado foi encaminhado para biópsia, que pode levar de 15 a 20 dias para ficar pronta. 

Segundo o cirurgião, como não fez previamente consultas com a paciente, não é possível determinar antes do laudo o local onde o tumor começou. No entanto, a equipe médica suspeita que tenha sido no útero.

Após a cirurgia, a mulher foi encaminhada ao CTI da unidade e está lúcida e estável. De acordo com o cirurgião, ela já respira sem ajuda de aparelhos e tem se comunicado bem. “Os próximos passos agora vão ser vistos com o laudo da biópsia. Não sabemos o tipo de tumor ainda, se é benigno ou maligno. É esse exame que vai definir se ela terá ou não que fazer radioterapia e outros tratamentos”, afirmou o médico.

CONTINUE LENDO

Registros de documentos que podem comprovar fake news crescem na BA

  • g1 BA
  • 01 Set 2022
  • 13:25h

Foto: Fantástico

Um levantamento divulgado pelo Colégio Notarial do Brasil - entidade que representa os Cartórios de Notas do país - mostra que o número de atas notariais realizadas na Bahia em 2021 foi 31,79% maior do que o registrado em 2020. Em números absolutos foram 3.780 atos feitos em 2021 em comparação a 2.868 realizados no ano de 2020.

As atas notariais são documento público que narram fatos ou circunstâncias presenciadas pelo tabelião, com a finalidade de emprestar fé pública a determinado acontecimento, para pré-constituir uma prova para ser utilizada em processos judiciais. Pode ser usada para comprovar a existência de um conteúdo publicado em site ou rede social, mensagem no celular ou qualquer outra situação.

Elas têm sua utilização cada vez mais procurada nos Tabelionatos de Notas baianos como forma de combater ofensas pessoais e caluniosas a pessoas e instituições.

Nas eleições de 2014, foram registrados 189 documentos deste tipo. Dois anos depois, nas disputas municipais de 2016, foram contabilizadas 741 atas notariais, com um aumento de 292%. Nas eleições para governador de 2018, ano em que as “fake news” tiveram maior repercussão, o número de atas notariais teve um crescimento de 884% em relação a quatro anos antes, passando para 1.861 documentos emitidos pelos Cartórios de Notas da Bahia.

Seguindo a tendência de crescimento, mesmo em meio à pandemia, as atas notariais, agora também feitas de modo online pela plataforma e-Notariado, atingiram a marca de 3.780 mil atos em 2021.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, o levantamento aponta que o registro se acentua sempre às vésperas das eleições, quando “fake news” e os ataques virtuais entre candidatos e apoiadores ganham maior projeção.

“Todos os dias somos bombardeados por um volume imenso de informações e nem sempre temos condições de distinguir o que é fato e o que é fake. A internet, de certa forma, vem cada dia mais sendo uma colaboradora da propagação de notícias falsas. Para resguardar as pessoas e os profissionais que são vítimas, os candidatos injustamente implicados e o processo eleitoral, como um todo, a ata notarial constitui uma ferramenta extremamente útil para garantir respaldo jurídico na produção de provas robustas”, diz o presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Bahia, Giovani Gianellini.

A pesquisa foi realizada por meio da plataforma de dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), base que reúne as informações dos atos praticados pelos Tabelionatos brasileiros.

CONTINUE LENDO

Nova conta de luz na Bahia mostra nota fiscal de energia elétrica e mudanças na 'Conta Contrato'; confira alterações

  • g1 BA
  • 01 Set 2022
  • 11:02h

(Foto: Divulgação)

Um novo modelo da conta de luz começa a ser entregue ao consumidor da Bahia a partir desta quinta-feira (1º) e apresentará mais detalhes sobre dados de consumo, custos, taxas e serviços cobrados pela concessionária. O documento vai passar a utilizar a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e) e um QR Code para verificar a autenticação digital. 

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou que as alterações seguem as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), válidas para todas as distribuidoras no país. 

De acordo com a concessionária, a nova conta detalha o valor das tarifas (de energia e de uso do sistema de distribuição), além de informações mais minuciosas sobre os impostos federais (PIS/Cofins) e o estadual (ICMS). Na versão anterior da fatura mensal, esses dados eram apresentados em três colunas. Agora, são mostrados em dez.

Além disso, o item “Conta Contrato” da versão antiga será substituído por “Código do Cliente”, na parte superior do documento. Este número permite o acesso às informações pessoais nos canais de atendimento da Coelba, onde o usuário pode fazer solicitações, negociações e consultar informações sobre a conta e os serviços.

O documento também passa a ter uma fonte maior para facilitar a leitura e um campo foi acrescentado para exibir informações sobre o medidor de consumo. O quadro que mostra avisos de débito também foi ampliado.

A entrega da fatura continua nos formatos impressos, por email ou pelos canais de atendimento da companhia, como o portal na internet, SMS e o número de WhatsApp (71) 3370-6350. 

CONTINUE LENDO

Uneb divulga lista de aprovados com erro de ranking e republica após reclamações de estudantes; confira nova publicação

  • g1 BA e TV Bahia
  • 01 Set 2022
  • 09:08h

Foto: Divulgação/Uneb

A reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) publicou na segunda-feira (29), uma lista com os aprovados na primeira opção de curso no vestibular de 2022.2, com erro no ranking. No entanto, após a identificação do caso, que ocorreu devido à uma falha de cálculo na classificação dos candidatos, a lista foi republicada na noite de terça-feira (30).

Por meio de nota divulgada nesta quarta (31), a universidade sinalizou o erro e explicou a situação. A nova lista dos candidatos aprovados está disponível no site da instituição. A falha foi observada pelos alunos que prestaram o vestibular e viram o resultado da prova antes da republicação de terça. [Confira abaixo os depoimentos]

A universidade afirmou que recebeu formalmente os primeiros questionamentos acerca do resultado na manhã de terça-feira. Ao longo do dia, a fórmula matemática foi ajustada e o resultado, reprocessado.

Por causa da reaplicação da fórmula, a posição classificatória de alguns candidatos foi alterada. A Uneb ressaltou que lamenta os transtornos causados e se solidariza com os candidatos e com seus familiares.

A Reitoria da universidade informou que está apurando internamente as responsabilidades pela incorreção e reiterou a confiabilidade do vestibular da instituição.

A Uneb também comunicou que um novo cronograma dos procedimentos relativos às convocatórias para o processo de validação de acesso ao sistema de costas e às matrículas dos candidatos classificados no vestibular 2022.2 será divulgado ainda nesta quarta-feira.

A lista de aprovados na segunda opção de curso também será divulgada nesta quarta. 

CONTINUE LENDO

Sudoeste: Mulher é presa e quase 27 kg de maconha são apreendidos em ônibus

  • g1 BA
  • 01 Set 2022
  • 07:01h

Foto: PRF

Uma mulher foi presa e quase 27kg de maconha foram apreendidos nesta quarta-feira (31), no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga foi achada com ajuda de cães farejadores.

Conforme detalhou a PRF, os policiais realizavam fiscalizações na rodovia quando abordaram um ônibus de turismo que seguia de São Paulo para o Ceará. Ao inspecionar o bagageiro do veículo, os cães identificaram drogas em uma das malas. Um vídeo, feito pelos agentes da PRF, mostra a ação com um dos cães que participou da ação.

A checagem da bagagem, a responsável pelas drogas foi identificada. Foram apreendidos 18 tabletes, totalizando 24 Kg de maconha.Na bagagem pessoal, a mulher transportava quatro tabletes, totalizando 2,6 kg de maconha.

Segundo a PRF, a mulher disse aos policiais que recebeu a mala de uma pessoa desconhecida nas proximidades da rodoviária do Tiête em São Paulo , e que ganharia R$2,6 mil para levar o material para Fortaleza, no Ceará.

A passageira presa foi encaminhada com as drogas à delegacia da região para os procedimentos cabíveis. Ela responderá pelo crime de tráfico de drogas.

CONTINUE LENDO

Bahia confirma novo caso de varíola dos macacos e estado chega a 53 infectados pela doença

  • g1 BA
  • 31 Ago 2022
  • 19:23h

Foto: Agência Brasil/Diulgação

A Bahia confirmou um novo caso de "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos, nesta terça-feira (30). Com isso, o estado chega a 53 pacientes infectados, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O novo caso foi confirmado em Salvador, na capital baiana. Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas. Confira abaixo os dados da doença no estado:

Casos confirmados da varíola dos macacos na Bahia

Salvador 39
Lauro de Freitas 2
Santo Antônio de Jesus 1
Cairu 1
Conceição do Jacuípe 1
Feira de Santana 1
Ilhéus 1
Itabela 1
Juazeiro 1
Maracás 1
Mutuípe 1
Teixeira de Freitas 1
Xique-Xique 1

Fonte: Sesab

Sudoeste: Adolescente de 13 anos é morto a tiros; menino estava acompanhado do pai no momento do crime

  • g1 BA
  • 31 Ago 2022
  • 16:56h

Foto: Marcos Frahm/ Blog Marcos Frahm

Um adolescente de 13 anos morreu após ser baleado, na noite de segunda-feira (29), na cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. Ele foi identificado como Aimar Amorim Teixeira e estava acompanhado do pai no momento do crime. Não há informações se o pai do menino ficou ferido.

De acordo com a Polícia Civil, Aimar foi baleado por quatro homens armados que passaram pelo bairro Malvina II. Os suspeitos estavam dentro de um carro e ainda não foram identificados.

A motivação do crime é investigada. Ainda de acordo com a polícia, o corpo do adolescente passará por perícia e testemunhas serão ouvidas nos próximos dias.

Prorrogadas as inscrições para o concurso público da Embasa

  • g1 BA
  • 31 Ago 2022
  • 14:55h

Foto: Acervo/Embasa

As inscrições para o concurso público da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que seriam encerradas nesta terça-feira (30), foram prorrogadas até as 14h da próxima terça-feira (6).

O concurso oferece 930 vagas para níveis médio, técnico e superior. As inscrições devem ser feitas somente via internet no site da organizadora do certame. O preço da inscrição varia de acordo com o nível de formação do candidato.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 23 de outubro nos municípios de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Paulo Afonso. Caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, também existe a possibilidade da prova ser aplicadas em cidades vizinhas.

 O concurso prevê que as 930 vagas disponíveis serão distribuídas em 167 cidades do estado.

Para nível médio as vagas disponíveis são:

  • Agente administrativo
  • Agente operacional;
  • Operador de processos de água e de esgoto.

Funções de nível técnico são:

  • Técnico em eletromecânica;
  • Técnico em eletrotécnica;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Técnico operacional (formações em Técnico em Automação e Controle Industrial);
  • Técnico em Edificações/Saneamento e Técnico em Química).

Já para nível superior, as vagas disponíveis são:

  • Assistente Social (Serviço Social);
  • Analista de gestão (Administração);
  • Analista de gestão (Ciências Econômicas),;
  • Analista de gestão (Ciências Contábeis);
  • Analista de controle de águas e efluentes (Ciências Biológicas ou Biomedicina);
  • Analista de produção e controle de qualidade de água e efluentes (Química ou Engenharia Química);
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro (formações em Engenharia Civil ou de Produção Civil, Engenharia Sanitária ou Sanitária Ambiental e Engenharia Elétrica).