Projeto aprovado acaba com imposição de seguradoras na hora de consertar o carro

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 23 Dez 2015
  • 14:22h

(Foto: Assessoria Parlamentar)

Projeto de lei do deputado estadual Zé Raimundo (PT), aprovado hoje (23) pela Assembleia Legislativa da Bahia, acaba com a imposição atual das seguradoras sobre a utilização de uma das oficinas por elas credenciadas, no momento de realizar consertos dos carros segurados. O deputado decidiu apresentar o projeto depois de ouvir recorrentes queixas de pessoas insatisfeitas com a impossibilidade de escolher a oficina para consertar seus veículos . Para embasá-lo melhor, buscou informações em outros estados brasileiros e elaborou a proposta inspirada em leis de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, além de projetos de lei que tramitam na Casa Legislativa de Minas Gerais e na Câmara de Deputados. “A forma como tem sido feito o concerto dos veículos sinistrados apresenta dois inconvenientes: o privilégio de um número reduzido de oficinas, que passam a ter a exclusividade da demanda das seguradoras em detrimento das demais; e o segurado passa pelo transtorno de ter que enviar seu veículo para uma oficina em que não confia plenamente. Pior ainda acontece em caso de serviço não satisfatório, com o retorno do veículo à oficina”, argumentou Zé Raimundo. O Projeto de Lei de sua autoria, de nº. 21.172/2015,  trará efeitos positivos também para o mercado de seguros: “O usuário terá a possibilidade de remeter seu automóvel para uma oficina de sua confiança e, consequentemente, as companhias seguradoras obterão a satisfação de sua clientela”. Além disso, acrescenta o deputado, as oficinas locais poderão ser beneficiadas, já que qualquer uma delas, desde que legalmente constituídas poderá ser escolhida pelo segurado para a efetivação dos reparos, independentemente de credenciamento prévio.

MEC suspende vestibular em 7 cursos na Bahia

  • 23 Dez 2015
  • 13:49h

Ucsal foi a instituição que teve mais cursos afetados por suspensão de vestibular

Sete cursos de instituições de ensino superior na Bahia estão proibidos de realizar vestibular. O Ministério da Educação (MEC) já tinha anunciado a suspensão de ingresso de novos alunos em 68 cursos em todo o país, mas a relação das graduações afetadas só foi divulgada nesta quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU). Na Bahia, os cursos atingidos são:  Educação Física e Música da Ucsal; Ciências Biológicas da Ufba; Engenharia Elétrica da FTC; Música da Faculdade Evangélica de Salvador; Letras com língua portuguesa da Ucsal e Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia. Destes, apenas a graduação de Sistemas de Informação é ministrada no interior da Bahia, em Eunápolis, os demais cursos têm aulas em Salvador. O MEC decidiu suspender o ingresso de novos alunos porque essas graduações tiveram menções insatisfatórias no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade do ensino superior. Os cursos tiraram notas 1 e 2, numa escala que vai até 5, nas avaliações realizadas em 2011 e 2014. Dos sete cursos baianos, cinco tiveram um desempenho pior no exame de 2014 em comparação com o de 2011. Apenas os cursos de Letras da Ucsal e Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia tiveram uma discreta melhora na nota, mas que não foi considerada suficiente para evitar a proibição de vestibular. O CPC avalia o desempenho de estudantes concluintes, corpo docente, infraestrutura, recursos pedagógicos e outras variáveis. O exame é realizado a cada três anos com um grupo de graduações. Em 2014, o MEC avaliou os cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e afins.

 

Microcefalia pode causar lesão em visão, diz médico

  • 23 Dez 2015
  • 13:10h

(foto: reprodução / Tv Bahia)

Um mutirão para exames oftalmológicos em Salvador identificou que 10 dos 30 casos de microcefalia analisados apresentaram alterações no fundo de olho. A ação foi realizada no Hospital Geral Roberto Santos e foi coordenada pelo médico oftalmologista Bruno de Paula Freitas com o objetivo de investigar se há relação direta entre as doença. Além disso, foi percebido que, em todos os 30 pacientes, há suspeita de contaminação das mães pelo zika vírus durante a gestação. O mutirão foi realizado na segunda-feira (21) e os bebês com microcefalia passaram por exames no equipamento Retcam, que fotografa as lesões e que foi cedido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), existe a suspeita de que a ação do zika vírus provoque alterações que possam prejudicar a visão dos bebês.

"É importante salientar que isso ainda é uma suspeita, não existe a confirmação de uma relação direta entre a infecção pelo zika vírus e essas alterações oftalmológicas. Mas os pacientes com microcefalia começaram a apresentar essas alterações, que não são comuns nesses pacientes, principalmente em mães que não tinham outras infecções congênitas", afirmou Bruno de Freitas.   O mutirão foi acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, e pelo subsecretário Roberto Badaró. O médico Bruno Freitas desenvolve a pesquisa em parceria com uma equipe formada por 10 especialistas, entre eles, o professor Rubens Belfort Jr, da Unifesp. Segundo Bruno Freitas, ainda não há um padrão de lesão de fundo do ano definida, mas já existem algumas características semelhantes. "Na maioria das vezes é atrofia da retina e alterações também no nervo óptico", explicou. "Já existe uma orientação do próprio Ministério da Saúde para avaliação do fundo do olho desses pacientes", destaca.  Com base nos pesquisadores, as alterações no fundo de olho são causadas ainda por outras doenças contraídas pelas mães, como sífilis, herpes, toxoplasmose, que afetam o sistema nervoso central. O mutirão foi realizado após, em casos anteriores, o médico Bruno Freitas ter detectado lesões no fundo de olho de três pacientes com microcefalia.

CONTINUE LENDO

Bahia tem 26 faculdades entre as piores do país na avaliação do MEC

  • 23 Dez 2015
  • 12:21h

(Foto: Ilustração)

O aumento no número de opções de instituições de ensino superior nem sempre significa ensino com qualidade. Prova disso é que na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), 324 instituições foram consideradas insatisfatórias, sendo 319 faculdades, uma universidade, um instituto federal e três centros universitários. Na Bahia, 26 faculdades foram "enquadradas" pelo MEC na condição de insatisfatórias.  Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos) que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.Calculado anualmente, IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e dos conceitos de mestrado e doutorado, ancorados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).
 
 

O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Por isso a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas. Notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho. Neste último ciclo de avaliação, 24 instituições tiveram a nota máxima de 5. A UNITINS, no Tocantins, é a única universidade da lista que também traz o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, duas instituições públicas de ensino.
 
Faculdades na Bahia
·         ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA   

·         FACULDADE DO DESCOBRIMENTO        

·         FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO 

·         FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS           

·         FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

·         FACULDADE SANTO AGOSTINHO           

·         FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE CAPIM GROSSO 

·         FACULDADE APOIO      

·         FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA           

·         FACULDADE PRESBITERIANA AUGUSTO GALVÃO          

·         FACULDADE MONTENEGRO     

·         FACULDADE HÉLIO ROCHA        

·         FACULDADE DO SUL DA BAHIA

·         FACULDADE JOÃO CALVINO     

·         FACULDADE JUVÊNCIO TERRA 

·         FACULDADE VASCO DA GAMA

·         FACULDADE SÃO CAMILO         

·         FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA  

·         FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS  

·         INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE SALVADOR             

·         FACULDADE REGIONAL DA BAHIA         

·         FACULDADE DO SERTÃO BAIANO          

·         FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DA BAHIA           

·         FACULDADE SANTO ANTONIO

·         FACULDADE CASTRO ALVES      

·         FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR            ​
 

CONTINUE LENDO

CIEE abre 2 mil vagas de estudo para jovens; confira

  • 23 Dez 2015
  • 11:33h

(Foto: Reprodução)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com 2 mil vagas de aprendizagem abertas em todo o Brasil. Para realizar o cadastro, o interessado deve se cadastrar gratuitamente no site ou nas unidades da rede nacional do CIEE, cujos endereços estão no mesmo site. O programa Aprendiz Legal visa formar jovens com idade entre 14 e 24 anos para entrar no mercado de trabalho. Além de participarem de atividades práticas nas empresas, recebem aulas teóricas, um dia por semana, ministradas pelo CIEE nas modalidades: Auxiliar de alimentação; Auxiliar de produção;  Logística; Ocupações administrativas; Práticas bancárias; Telemática; Telesserviços; Turismo e hospitalidade e Comércio e varejo.

Sindicatos enviam carta aberta aos deputados estaduais da base governista

  • 23 Dez 2015
  • 10:41h

(Foto: Divulgação)

Deputados, nos dirigimos aos senhores neste momento como última tentativa de sensibilizá-los para o que está por vir, caso nesta quarta (23) sejam aprovados os projetos enviados à Assembleia pelo governo, que mexem com direitos e conquistas do funcionalismo. A relação do movimento sindical de servidores públicos estaduais com os parlamentares que votarem a favor das medidas sofrerá uma ruptura. Sabemos que a base do governo é heterogênea, que vai desde deputados com uma trajetória nos Movimentos Sociais e na construção da esquerda, a parlamentares de direita, sem qualquer vínculo com as organizações populares. Por isso, queremos falar diretamente àqueles que historicamente reconheceram e respeitaram os servidores públicos e o seu papel na luta pela transformação da Bahia e do Brasil. Leia o documento completo aqui!

Jequié: Comissão na Câmara aprova continuidade de processo contra prefeita

  • 23 Dez 2015
  • 09:54h

(Foto: Reprodução)

Após o procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Jequié, Augusto César Almeida Ribeiro, recomendar o arquivamento do processo de impeachment da prefeita do município, Tânia Britto (PP), a comissão criada para tratar do caso emitiu parecer na manhã desta terça-feira (22) pela continuidade do processo. De acordo com o presidente do colegiado, Emanoel Campos Silva (PV), o Tinho, os depoimentos relacionados ao pedido de afastamento foram marcados para o dia 11 de janeiro. A situação na Câmara está tumultuada, já que, apesar de ter se formado um novo bloco de oposição após a recomendação do procurador, circulam na cidade rumores de que a chefe do Executivo municipal estaria influenciando na condução dos trabalhos. “Existiriam pressões. Ocorre que nos últimos dois finais, ela operou em cima de vários companheiros com cargos, teve nomeação de filhos, primos e de vereador. Agora só temos 9, sobreviventes desse tsunami de cargos. Dinheiro não posso afirmar, porque não vi, mas o diário está recheado de nomeações”, afirma o vereador José Simões (PT), que quer mobilizar a população para comparecer à votação, prevista para fevereiro. Entre as nomeações mais recentes está a do vereador Juvenal de Almeida Teles Neto (PRP), o “Neto da Água”, para a Secretaria de Cultura e Turismo, nesta segunda-feira (21). 

Mensagem de Boas Festas do Vereador Alessandro Lôbo

  • 23 Dez 2015
  • 09:22h

(Composição: Daniel Simurro)

INSS abre concurso para 950 vagas; Veja edital

  • 23 Dez 2015
  • 08:42h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu concurso público para 950 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, é a organizadora responsável pela seleção. ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros. Os cargos de nível superior são para analista do seguro social com formação em serviço social. As vagas de nível médio são para técnico do seguro social. As oportunidades são para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal.

 

Os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico. As inscrições devem ser feitas de 4 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016 pelo sitewww.cespe.unb.br/concursos/inss_2015. A taxa é de R$ 65 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

Provas
Na data provável de 28 de abril de 2016 será publicado no Diário Oficial da União e no site da organizadora edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas. As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da manhã para nível superior e no turno da tarde para nível médio, e terão 3h30 de duração. Os exames serão aplicados nos 26 estados e no Distrito Federal. Para os cargos de nível superior serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social do trabalhador e da pessoa com deficiência e serviço social. Para as vagas de técnico do seguro social, as disciplinas cobradas são: ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língau portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

CONTINUE LENDO

Brumado: Kezinha Produções realizará especial de natal na praça da prefeitura hoje (23)

  • Brumado Urgente
  • 23 Dez 2015
  • 08:02h

O entretenimento cultural contribui de forma significativa para o enriquecimento verbal e intelectual do ser humano, e, ciente disso o promoter Marcos Antônio ‘Kezinha’ proprietário da Kezinha Produções realizará no dia 23 dezembro das 18h00minhs às 22h00minhs na praça Cel. Zeca Leite o evento ‘Natal na Praça’. O evento foi idealizado com o intuito de propiciar a toda comunidade brumadense momentos de lazer e descontração, mas, sobretudo, para àqueles que durante o ano não tiveram a devida condição financeira em dispor de recursos para pagar pela entrada dos eventos realizados pelo promoter em espaços privados na cidade. Na oportunidade as crianças poderão tirar fotografias e se divertir com os personagens da turma da Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Olaf da Frozen e o Papai Noel, onde será montado um cenário especial. “Quando pensei nesse projeto de realizar o Natal na praça, pensei principalmente nas crianças que quando eu realizo os meus eventos na cidade eles ficam com muita vontade de ir e muitas vezes os pais não tem condição financeira de leva-los, então diante disso, busquei apoio no comércio de Brumado e com fé em Deus conseguiremos realizar o evento com muita dedicação”. Asseverou o promoter a redação do Brumado Urgente.

Taigun Auto: TOYOTA RAV 4 2.0 4X2

  • 23 Dez 2015
  • 07:02h

Deputado Zé Raimundo comemora a aprovação da ampliação do Prêmio por Desempenho Policial

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 23 Dez 2015
  • 06:52h

O deputado Zé Raimundo destacou a ação durante seu pronunciamento (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, hoje (22), o projeto de lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). A proposta enviada pelo governador Rui Costa  tem o objetivo de estimular que cada vez mais os policiais para que atinjam as metas estabelecidas na área da segurança pública. Para o deputado Zé Raimundo - que na condição de relator a Lei de Organização Básica (LOB) da PM, aprovada ano passado, contribuiu para as negociações com policiais militares e a ampliação do serviço de segurança na Sudoeste com a criação do Comando Regional, da Companhia Independente para o policiamento da zona rural conquistense, do Pelotão de Motociclista, além da Companhia de Operações Táticas - o governo do estado tem dado atenção especial à Segurança Pública e avança ainda mais para a melhoria do serviço com esse projeto. "O governador Rui Costa está de parabéns pelas ações visando à melhoria da segurança pública m nosso estado. A ampliação do Prêmio por Desempenho Policial, como está proposta nesse projeto que acabamos de aprovar, vai valorizar quem está nas ruas, ou seja, os policiais que convivem com a rotina diária de coibir crimes contra a vida", avaliou Zé Raimundo. Pela legislação atual apenas quando a meta é atingida em todo o estado é que os policiais são contemplados com o prêmio.  Com a aprovação do PL aprovado hoje, de nº 21.642/2015, o peso do prêmio ficará distribuído da seguinte forma: 50% garantidos se a meta da Aisp (Área Integrada de Segurança Pública) que o policial atuar atingir a meta. O restante, 25% se a Risp (Região Integrada de Segurança Pública) cumprir a meta e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta. Outra alteração: ao invés de ser pago apenas uma vez ao ano, o prêmio referente a cada semestre deve ser pago nos meses de abril e outubro.

Concorra a bolsas de estudo para curso de empreendedorismo social nos EUA

  • 22 Dez 2015
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

Até o dia 04 de janeiro de 2016, estão abertas as inscrições para o Hansen Summer Institute on Leadership and International Cooperation, um programa que pretende reunir jovens líderes de todo o mundo para discutir e estudar sobre empreendedorismo social e resolução de conflitos. Com sede na Universidade de San Diego, na Califórnia, EUA, o curso é uma ótima oportunidade para quem deseja estudar por três semanas em uma universidade americana de excelência. As aulas e discussões acontecem entre junho e julho de 2016 e contará com 20 participantes: 15 estrangeiros e 5 americanos. Para estar presente no curso, cada estudante receberá bolsa de estudos integral que cobre os custos de passagens aéreas, acomodação, alimentação, materiais do programa, transporte para todas as atividades propostas, além de um seguro saúde.

 

Sintomas de Alzheimer podem ser reduzidos com transfusão de sangue jovem

  • 22 Dez 2015
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Escola de Medicina de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram que sangue novo pode reduzir o efeito do Alzheimer em pacientes com estado médio e moderado da doença. Foram realizados, segundo o jornal O Globo, anos de experiências em animais, com a infusão de sangue jovens em ratos mais velhos. Aspectos como memória, aprendizado e tenacidade física mostraram melhora, assim como a saúde de diversos órgãos. Até mesmo uma aparência mais jovem foi percebida. Ainda assim, o líder do estudo, Tony Wyss-Coray, alertou para o caráter ainda experimental do procedimento. As primeiras pessoas que fizeram parte do estudo receberam a infusão em 2014, por transfusão de sangue doado por voluntários com idade menor ou igual a 30 anos. "Quando a equipe responsável pelo experimento injetou o sangue humano nos roedores, viu efeitos impressionantes", contou Wyss-Coray. No entanto, o pesquisador aconselha que pacientes evitem clínicas que oferecem tratamento similar. Ainda é desconhecido o motivo que torna o sangue novo revitalizante.

Verão começa com previsão de calor intenso e mais chuvas

  • 22 Dez 2015
  • 18:09h

(Foto: Reprodução)

O verão começou nesta terça-feira (22) no Hemisfério Sul, sob efeito de um forte El Niño, e a previsão de muito calor. Todas as regiões do País, exceto a Sul, devem ter temperaturas acima da média para a estação, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Região Sul do País também deve ter acumulados de chuva acima da média. No Nordeste, porém, a seca deve se intensificar. A previsão é de precipitação abaixo da média. Para o Estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet fez recortes mais detalhados. De acordo com o órgão, espera-se um regime de chuva variando entre normal a um pouco acima da média na maioria das regiões, especialmente no leste (entre a capital e litoral), extremo norte (região de Franca e extremo sul-sudeste do Estado (divisa com o Paraná). Já as áreas do centro e noroeste, diz o Inmet, terão volumes de chuvas mais irregulares, abaixo da média. Por conta do El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, também tem se observado que as águas do Atlântico estão ligeiramente mais quentes, o que favorece a intensificação dos temporais entre a capital e faixa litorânea, informa o Inmet. Assim as típicas tempestades de verão podem ser mais frequentes na capital de São Paulo. Para esta terça-feira, a previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas na parte da tarde. O restante do dia deve seguir nublado, com temperatura mínima de 20º e máxima de 31º.