Lei de autoria de Zé Raimundo libera segurado para escolher oficina mecânica

  • Joana d'rck Cunha Santos
  • 16 Fev 2016
  • 16:47h

(Foto: Divulgação)

Agora o segurado pode escolher a oficina de sua preferência, sempre que precisar acionar o seguro para cobertura de danos ao seu veículo ou a veículos de terceiros.  É o que assegura a Lei Estadual nº. 13.536/2016, proposta pelo deputado Zé Raimundo, em vigor desde o dia três de fevereiro. A nova lei, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, tem o objetivo de assegurar ao usuário a possibilidade de remeter seu automóvel para uma oficina de sua confiança. Segundo o autor, Zé Raimundo, também as oficinas locais poderão ser beneficiadas, já que qualquer delas, independentemente de credenciamento prévio, poderá ser escolhida pelo segurado para a efetivação dos reparos, desde que legalmente constituída. Conforme a lei, a possibilidade de escolha deverá ser informada pelas centrais de atendimento ao segurador na ligação às seguradoras. Além disso, essas centrais “não poderão criar qualquer obstáculo ou impor tratamento diferenciado, nem limitar o direito de escolha”. 

Militares encontram 485 focos do mosquito Aedes aegypti na Bahia

  • 16 Fev 2016
  • 16:19h

(Foto: Reprodução)

No primeiro dia de ações das Forças Armadas para erradicação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya –, na segunda-feira (15), foram localizados 485 focos nos 5.444 domicílios visitados em Salvador e 16 cidades baianas. A ação faz parte da operação Força Amiga e segue até a quinta-feira (18). As amostras com focos foram colhidas para análises. As equipes de 1.513 militares contabilizaram 642 tratamentos com larvicida em todo o estado. Conforme o comando da 6ª Região Militar do Exército, apesar da ampla divulgação que foi dada à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, as equipes ainda encontraram resistências para entrar em alguns imóveis. Somente no primeiro dia de visita, foram encontrados 1.005 imóveis baianos fechados e 17 recusas de acesso. Dessas, 65 visitas foram recuperadas, ou seja, as equipes conseguiram entrar no imóvel após segunda ou terceira tentativa, onde foram encontrados 22 focos do mosquito. Em Salvador, foram 1.037 militares em visitação a 1.131 domicílios. A ação na capital baiana resultou na localização de 98 focos do inseto. As equipes realizaram 113 tratamentos com larvicida. Ainda foram encontrados 216 imóveis fechados e oito recusas de acesso.

Jequié: Homem morre após confronto com PMs em ação contra tráfico de drogas

  • 16 Fev 2016
  • 15:37h

Foto: Reprodução / Informe Baiano

Um homem morreu após confronto com policiais militares na noite desta segunda-feira (15) em Jequié, no sudoeste. A ação ocorreu no bairro Jardim Eldorado e tinha como foco o combate ao tráfico de drogas na localidade. No confronto, uma viatura da PM foi atingida por vários tiros. O acusado, ainda sem identificação, chegou a ser levado para o Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu aos ferimentos. Na mesma segunda em Jequié, Mirandir Santos da Silva, que congregava em uma igreja evangélica da cidade (ver aqui), foi morto a tiros no Loteamento Jardim Tropical, por acusados que estavam a bordo de uma motocicleta.

Obras de reparo da BA 262 devem começar até final de março, diz Seinfra

  • 16 Fev 2016
  • 14:54h

Foto: Leitor BN / WhatsApp

De novo, a estrada que liga as cidades de Iguaí e Poções, no sudoeste do estado, voltou a ser motivo de revolta de moradores. Os 52 quilômetros da rodovia BA 262 continuam sofrendo com buracos e falta de sinalização, o que aumento risco de acidentes e assaltos. A mesma estrada serve de ligação para as cidades de Nova Canaã e Ibicuí. Nesta segunda-feira (15), um leitor do Bahia Notícias enviou fotos da estrada. Procurada pelo BN, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou que a ordem de serviço para a realização da obra de manutenção na BA 262, entre Poções e Iguaí, já foi expedida. O prazo é que os trabalhos da obra sejam iniciados até o final de março. No ano passado, a pasta havia informado que as obras seriam concluídas em dezembro último (ver aqui).

Pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni devem comprovar informações até quinta (18)

  • 16 Fev 2016
  • 14:19h

(Foto: Divulgação)

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até a próxima quinta-feira (18) para comprovar, nas instituições de ensino, as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da segunda chamada está disponível desde o dia 12, na página do programa. Nesta etapa, é de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local para apresentação dos documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado. Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes do ensino médio. Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre o dia 26 e 29 de fevereiro, na página do ProUni. Pelo programa, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o ProUni teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. De acordo com balanço do Ministério da Educação, a maioria dos inscritos é mulher (59,5%) e tem até 22 anos (65%). Do total de inscritos, 12.834 são pessoas com deficiência. Os candidatos são principalmente de São Paulo, estado de origem de 290,5 mil inscritos, Minas Gerais (193 mil) e Bahia (114,6 mil).

Morto em obra de igreja era traficante que se passava por pastor, diz polícia

  • 16 Fev 2016
  • 13:33h

Crime aconteceu em frente ao local onde seria contruída uma Igreja Evangélica em Jequié (Foto: Blog Jequié Repórter)

Mirandir Santos Soares, de 31 anos, morto a tiros quando trabalhava na obra de uma igreja, em Jequié, região sudoeste da Bahia, se passava por pastor, mas atuava como traficante na região. As informações são da Polícia Civil, que investiga o crime. Os autores do homicídio também tem envolvimento com o tráfico de drogas e a polícia investigava a relação entre vítima e criminosos. Segundo o delegado Cristiano Mangueira, o falso pastor não tinha passagem pela polícia. "Ele nunca teve passagem pela polícia e tirava proveito para fingir que era pastor. Ninguém quer assumir que é traficante. A igreja era apenas um disfarce", disse o delegado. Ainda de acordo com o delegado, outras pessoas ligadas a vítima já haviam sido presas por porte ilegal de armas e envolvimento com o tráfico. Até por volta das 10h10, os responsáveis pelo crime ainda não haviam sido presos.

 

Caso
Mirandir Santos Soares foi morto a tiros na segunda-feira (15), quando trabalhava na obra de um prédio que estava sendo adaptado para se transformar em uma igreja, no bairro de Jequiezinho, em Jequié. A vítima foi surpreendida por dois homens a bordo de uma motocicleta, que fugiram após os disparos. Populares chegaram a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o Mirandir morreu ainda no local do crime.

CONTINUE LENDO

Em encontro com o prefeito Aguiberto, membros da Guarda Municipal fazem questão de agradecer as conquistas obtidas

  • 16 Fev 2016
  • 12:44h

O encontro foi marcado pela gratidão (Foto: Divulgação)

Diz que a gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano, então, nesse contexto, buscando honrar esse nobre sentimento, os membros da Guarda Civil Municipal de Brumado, capitaneados pelo diretor Paulo Marques, estiveram reunidos com o prefeito Aguiberto Lima Dias para expressarem pessoalmente a sua gratidão pelas grandes conquistas recebidas e pelas reivindicações atendidas pelo gestor municipal. Os membros da GCM fizeram questão de agradecer o fardamento novo, o veículo zeroKM que está sendo utilizado para as rondas e o pagamento dos 30% de periculosidade, que era um dos maiores anseios da categoria. Segundo o diretor Paulo Marques, “os guardas municipais reconhecem os esforços da atual administração em atender as reivindicações da entidade”. Ele ainda destacou que “sabemos que mesmo neste momento de crise profunda que afeta os municípios brasileiros, o prefeito Aguiberto não mediu esforços para atender, na medida do possível, os pedidos feitos a ele, por isso, reconhecemos o seu esforço”. Eles também aproveitaram e fizeram novos pleitos como mais um veículo para a ronda escolar e a instalação da sede própria da GCM de Brumado. Eles saíram otimistas do encontro, já que o prefeito disse que os pedidos já estariam na pauta de trabalho e deverão ser atendidos. O chefe do executivo brumadense ficou muito satisfeito com a visita e ressaltou que “realmente os guardas municipais deram uma grande demonstração de gratidão e isso é digno de nosso reconhecimento” e encerrou dizendo que “vamos continuar a realizar as nossas ações em prol da otimização da Guarda, que é um importante instrumento para o fortalecimento da segurança pública de nossa cidade”. 

Embasa abre inscrições para vagas de estágio em 19 cidades na Bahia

  • 16 Fev 2016
  • 12:31h

(Foto: Reprodução)

Os estudantes baianos já podem participar da seleção para vagas de estágio na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).Há oportunidades nos níveis técnico e superior em diversas área de atuação, em Salvador e mais 18 municípios na Bahia. Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (15) no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no endereço www.ielestagio.org.br, até o dia 28 de fevereiro. O processo seletivo será dividido em três fases: recrutamento, triagem curricular e entrevista técnica. As inscrições serão limitadas de acordo com o número de vagas disponíveis para cada área. "A orientação é que o interessado efetive a sua inscrição o quanto antes”, recomenda Sílvia Pacheco, gerente da divisão de Gestão de Carreiras da Embasa. Os aprovados serão lotados em 19 unidades da empresa: Salvador, Barreiras, Caetité, Camaçari, Candeias, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. 

 

Cursos
Há vagas para 16 habilitações na categoria nível superior: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design Gráfico/Desenho Industrial, Direito, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Geologia, Jornalismo, Química, Serviço Social e Sistemas de Informação. Já para nível técnico, as oportunidades são nas áreas de Administração, Contabilidade, Edificações, Eletromecânica, Enfermagem do Trabalho, Meio Ambiente, Química, Saneamento e Segurança do Trabalho. Os candidatos devem estar matriculados regularmente em uma instituição de ensino de nível superior ou técnico, com pelo menos 50% do curso concluído. Também é exigido que os candidatos tenham uma médica acima de seis em seu histórico escolar. O estágio tem duração de seis meses, com bolsa estágio no valor de R$ 550,00 (nível superior) e R$ 415,00 (nível técnico), além de auxílio transporte.

CONTINUE LENDO

Nassau arrecada mil quilos de alimentos

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 16 Fev 2016
  • 11:42h

(Foto: Divulgação)

Durante o Projeto Capacita, realizado entre os dias 18 e 28 de janeiro na Faculdade Maurício de Nassau, unidade de Vitória da Conquista, foram arrecadados cerca de mil kg de alimentos por meio das inscrições realizadas nos cursos ministrados. Os alimentos arrecadados serão distribuídos em três Instituições que realizam trabalhos filantrópicos na cidade e região.  A entrega será realizada na própria sede da Faculdade Maurício de Nassau no dia 16 de fevereiro às 17h. Na ocasião, estarão presentes os representantes das Instituições: COTEFAVE, Albergue Nosso Lar e Creche Esperança Renovada. Ao todo, serão beneficiadas 110 pessoas entre crianças, idosos e também pessoas que estão em tratamento contra o uso de drogas. Com isso, a Faculdade Maurício de Nassau reforça o seu comprometimento com as ações de responsabilidade social.

 

Zé Ribeiro, Catoze e Zé Carlos de Jonas intensificam a luta pela Policlínica de Brumado

  • Joana D'Arck / Daniel Simurro
  • 16 Fev 2016
  • 11:06h

Da esquerda para à direita: Zé Raimundo, Zé Carlos de Jonas, Mateus Simões, Zé Ribeiro, Catoze e Zé Luiz Ataíde (Foto: Brumado Urgente)

Em reunião nesta segunda-feira (15) na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) com o assessor de Assuntos Institucionais, Mateus Simões, os vereadores José Carlos de Jonas, Catoze e Zé Ribeiro, acompanhados do deputado estadual Zé Raimundo e do assessor parlamentar José Luíz Ataíde, buscaram maiores informações sobre o processo de instalação da Policlínica em Brumado, equipamento que também está sendo pleiteado pelo vizinho município de Paramirim. Segundo Mateus Simões, Brumado e Paramirim devem buscar entendimento sobre a implantação através de um trabalho de convencimento e envolvimento de outros municípios que compõem a região, sendo que o município que conseguir maior adesão estará apto para sediar a Policlínica regional. Os vereadores se comprometeram a articular para agilizar o envio de projeto para as câmaras municipais das respectivas cidades que irão compor o consórcio, pois somente, após autorização destes legislativos, os municípios estarão aptos para adesão ao Consórcio de Saúde, condição necessária para que o Governo do Estado autorize a construção do equipamento. O deputado Zé Raimundo, assim como os vereadores , ficou satisfeito, uma vez que, a construção da Policlínica de Brumado ficará na linha de frente para o atendimento médico em diversas especialidades, o que será bom para todos os outros municípios envolvidos. Os vereadores argumentaram de forma muito enfática, junto ao assessor Mateus Simões, que Brumado é dono da melhor logística para receber a obra, já que possui um hospital com 100 leitos, uma unidade do LACEN, uma unidade do HEMOBA e agora, estaria, segundo garantias do próprio secretário Fábio Vilas-Boas, prestes a receber uma UTI, o que seria uma credencial inquestionável para que a Policlínica seja instalada no município. Nas palavras de Mateus Simões ficou claro que o processo de avanço da saúde só acontecerá se os consórcios passarem a existir, já que a junção desses municípios no custeio dos serviços irá baratear o atendimento. Então, nesse sentido, os parlamentares irão desenvolver, a partir de agora, uma série de ações conjuntas para que o consórcio regional seja estabelecido para que o impasse seja dissipado.  

Marcelo Nilo e Forrozeiros vão a Brasília apresentar projeto para transformar São João em produto turístico

  • Assessoria de imprensa
  • 16 Fev 2016
  • 10:53h

(Foto: Divulgação)

Na próxima quarta-feira (17) o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, dep. Marcelo Nilo vai até Brasília para um encontro com o ministro do turismo Henrique Alves. A pauta da reunião é apresentar um projeto que torna o São João do nordeste um produto turístico de inverno capaz de atrair visitantes de todo o país e gerar emprego e renda para a população. Também vão participar do encontro artistas baianos e de outros estados do nordeste. Já confirmaram presença os cantores Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Flávio José,  Petrucio Amorim, Nadia Maia, Irá Caldeira, Cristina Amaral, Chambinho, Genival Lacerda, Fábio Carneirinho, Waldonys , Frank Aguiar, Geraldo Cardoso, Sandro Becker, Petrúcio Amorim, os grupos de forró Falamansa , Bicho de Pé e  Estakazero, e ainda os cantores Zelito Miranda, Carlos Pitta, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Amorosa, Tom Oliveira,  Targino Gondim, Joquinha Gonzaga, Os Nonatos, Anastácia e Adelmário Coelho. Para intermediar a conversa também foi formada uma comitiva de deputados baianos e cearenses. Da Bahia estarão presentes os deputados federais Daniel Almeida, Moema Gramacho, Alice Portugal, Valmir Assunção e Caetano. Do Ceará também confirmaram presença os deputados Federais José Guimarães, José Arnon, Rômulo Gouveia, Woney Queiroz, além da secretária de cultura de Juazeiro do Norte, Marli Sobreira e o secretário do gabinete do governador do Ceará Fernando Santana. O projeto São João do Brasil visa dimensionar as festas juninas do nordeste como um novo produto turístico para o inverno brasileiro e suas possíveis projeções nos mercados nacional e internacional. O objetivo é também, a médio prazo dar ao São João “status” semelhante ao carnaval e unir culturalmente o Brasil com um produto turístico que abrange todas as classes, todas as faixas etárias e todas as regiões do país.

(Foto: Divulgação)

Eleições 2016: Nesse momento do jogo, as cartas estariam nas 'mangas' de Edmundo

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Fev 2016
  • 10:32h

O ex-vice-governador Edmundo Pereira Santos está deixando cada vez mais evidente que irá para a disputa das eleições municipais de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O ex-vice-governador Edmundo Pereira Santos, que, atualmente integra os quadros do PT de Brumado, voltou, nos últimos dias, a ter sobre si os holofotes da política local, já que o seu nome começou a ser ventilado com muita intensidade pela mídia. Dono de uma vasta experiência política que o credencia para qualquer disputa, Edmundo mostrou mais uma vez o seu ardil e conseguiu magnetizar os desejos da grande maioria das lideranças, que começaram, de forma frenética, a o procurar para a formação de uma chapa para a disputa eleitoral de 2016. Especulações começaram a apontar que ele poderia vir a apoiar um dos membros do “Grupo Inovação”, mas, essa possibilidade foi logo desmentida por Edmundo, que garantiu que irá mesmo para a disputa e que, ao contrário do que estão cogitando, são muitos os que o procuram para compor a sua chapa. Tido como um dos políticos mais carismáticos da história de Brumado, Edmundo parece mesmo cada vez mais animado e já está fazendo costuras políticas dignas dos grandes estilistas. Líder de um grupo fiel, Edmundo, juntamente com a sua esposa, a ex-deputada Marizete Pereira, sempre foi muito temido pelos adversários e, apesar dos resultados negativos dos últimos pleitos municipais, ainda têm sobre o si este temor, o que mostra a sua influência e poderio político, ainda mais que ele é cada vez mais cortejado, pois, no entendimento de muitos, ele é o fiel da balança das eleições 2016. Com os sentidos bem aguçados, Edmundo está fazendo “barulho”, sem fazer “alarde” e, ao melhor estilo dos mineiros, “está comendo pelas beiradas o manjar preparado pelos deuses da política”, tanto que já se houve com uma maior vibração que ele está com as cartas na sua manga que podem decidir as eleições.  Sobre a possibilidade de sua transferência para o PSD, do senador Otto Alencar, ele nega, mas a possibilidade existe, já que o PT não deverá ter candidato próprio nas eleições municipais devido aos acordos firmados em 2014. A definição de seu endereço partidário estaria dependendo somente da decisão do “janelão” que deverá acontecer, por sinal, na próxima quinta-feira (18), onde poderá ser aprovado pelo senado federal a liberação da transferência de deputados e vereadores para migrarem para outros partidos sem que os mesmos possam ser penalizados. Caso isso seja estabelecido, Edmundo deverá ir mesmo para o PSD, juntamente com seus liderados e ser um dos que irão para a disputa pela cadeira de prefeito de Brumado, onde, por sinal, ele já esteve sentando por 3 vezes. 

Conquista: Rodoviários decidem parar até empresa pagar salários de categoria

  • 16 Fev 2016
  • 10:02h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Rodoviários de uma das empresas de transporte público de Vitória da Conquista, no sudoeste, decidiram em assembleia na manhã desta terça-feira (16) continuar a greve por tempo indeterminado. Os funcionários da Viação Vitória reclamam salários atrasados do mês de janeiro. Na sexta-feira (12), eles deram início à paralisação, e nesta segunda-feira (15), segundo sindicato da categoria [Sintravc], a companhia "só pagou parte dos funcionários". De acordo com Valdenir da Silva, diretor de comunicação do Sintravc, apenas 30% da frota estão nas ruas da cidade. "Ficou decidido em assembleia que só voltaremos a trabalhar quando a empresa pagar os salários de todo mundo", disse Valdenir contatado pelo Bahia Notícias. Ainda segundo o sindicalista, atrasos no pagamento de vale-transporte e tíquete-alimentação têm "ocorrido há cerca de um ano". O salário base de um motorista na Viação Vitória gira em torno R$ 1,5 mil, enquanto o de cobrador fica em R$ 886. Além da Viação Vitória, o transporte coletivo de Conquista conta com ônibus da empresa Cidade Verde, que circulam normalmente nesta terça.

Jequié: Pastor é morto a tiros enquanto trabalhava em obra de igreja

  • 16 Fev 2016
  • 09:22h

Crime aconteceu em frente ao local onde seria contruída uma Igreja Evangélica em Jequié (Foto: Blog Jequié Repórter)

Um pastor evangélico de 31 anos foi morto a tiros na segunda-feira (15), quando trabalhava na obra de um prédio que estava sendo adaptado para se transformar em uma igreja, no bairro de Jequiezinho, em Jequié, município da região sudoeste da Bahia.  A vítima foi surpreendida por dois homens a bordo de uma motocicleta, que fugiram após os disparos. Populares chegaram a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o pastor morreu ainda no local do crime. Segundo apurações iniciais da polícia, os criminosos estariam envolvidos com o tráfico de drogas. A polícia ainda investiga a relação entre o pastor e os fugitivos. Até a manhã desta terça-feira (16), ninguém foi preso.

Ministro diz que governo cogita multa federal a donos de imóveis fechados

  • 16 Fev 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo estuda a possibilidade de estabelecer multa federal para proprietários de terrenos baldios e imóveis fechados que possam se transformar em locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Wagner afirmou que o governo federal vai sugerir a adoção da multa aos prefeitos, mas disse que a presidente Dilma Rousseff pediu à Advocacia Geral da União (AGU) um estudo que aponte se é viável uma multa federal. O ministro deu a declaração após uma reunião com Dilma e outros seis ministros sobre estratégias para conter a expansão do Aedes, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya. "Dentro dessa reunião, veio a possibilidade de estabelecimento de multa como forma de acionar os proprietários de terrenos baldios ou residências e casas fechadas. Alguns municípios já aplicam, como Aracaju, e a presidenta encomendou rapidamente um estudo à Advocacia-Geral da União para saber se cabe esse tipo de multa estabelecida a nível federal, já que estamos em uma emergência de saúde", disse o ministro. Embora o estudo tenha sido encomendado à AGU, Wagner afirmou que é "mais próprio" a aplicação desse tipo de multa pelos municípios. "De qualquer forma, vamos fazer essa sugestão para os prefeitos. Do ponto de vista municipal, é muito mais próprio esse tipo de multa. [...] Até porque, se não punir as pessoas que mantêm [os focos], quer dizer, você arruma 99 casas e deixa uma, aí fica impossível", acrescentou. Perguntado sobre quem seria multado, o ministro respondeu que seriam pessoas que "se recusassem ou reincidirem em manter focos". "Se ela [a pessoa] não deixar entrar, nós vamos entrar por força da medida provisória. Chega lá, você tem foco, a pessoa está infestando sua rua e seu município. Cabe multa pela irresponsabilidade da manutenção do imóvel, seja terreno ou casa fechada", declarou.