Nada grave: Anderson deixa hospital, volta a hotel e dispensa muletas

  • 28 Fev 2016
  • 08:45h

Anderson Silva chega a hotel após deixar hospital e comer em rede de lanchonete (Foto: Ivan Raupp)

Já não bastasse a derrota para Michael Bisping, Anderson Silva deu outro susto em sua equipe no UFC Londres. Ao fim da luta, o brasileiro reclamou muito de dores no tornozelo esquerdo e causou apreensão, uma vez que a traumatizante fratura sofrida contra Chris Weidman foi em área muito próxima na perna esquerda. Teve treinador falando que havia a suspeita de o osso ter trincado. Por precaução, o médico do evento o mandou direto para um hospital da capital inglesal, e o Spider desfalcou a coletiva de imprensa pós-evento. Ao contrário de Bisping, que se fez presente apesar de estar mancando, com muitas dores no corpo e o rosto bastante machucado. No entanto, após passar por bateria de exames, o resultado felizmente tranquilizou a equipe. O problema não passou de dores no tornozelo esquerdo, e não houve qualquer tipo de fratura, o que foi confirmado pelos empresários do lutador, Jorge Guimarães e Ed Soares, e pelo Dr. Márcio Tannure, amigo pessoal de Anderson e que viajou a Londres para ver o combate. Liberado pelo hospital, o Spider voltou andando normalmente, sem mancar, ao hotel onde todo o staff do UFC está hospedado. Ele até dispensou as muletas que a organização havia separado para ele. Antes, passou em uma famosa rede de lanches para comer. A questão física está superada. O desafio de Anderson Silva nos próximos dias vai ser lidar emocionalmente com a derrota para Bisping em uma luta em que brincou demais e poderia perfeitamente ter vencido com um pouco mais de foco.

Conquista: Reunião com pré-candidatos do PCdoB traça agenda para campanha de Fabrício

  • Ascom / PC do B
  • 28 Fev 2016
  • 08:39h

Na reunião da sexta-feira, o deputado Fabrício e o presidente do partido, vereador Andreson Ribeiro, informaram que estão avançadas as conversas com os partidos que devem fazer aliança (Foto: Ascom PC

Com duas reuniões (ontem e hoje) o diretório municipal do Partido Comunista do Brasil em Vitória da Conquista deu início ao calendário de atividades de fortalecimento da pré-candidatura do deputado estadual Fabrício Falcão a prefeito do município.No primeiro encontro, realizado na Pousada Itajuípe, dirigentes partidários e lideranças debateram sobre o cenário político e sobre os encaminhamentos para a campanha a partir do mês de março.A avaliação geral dos participantes da reunião é a de que a candidatura de Fabrício reúne todas as condições para chegar ao segundo turno, destacando como fortes o para o carisma do pré-candidato, o reconhecimento de sua capacidade de trabalho, por parte da sociedade, além da organização partidária militância do PCdoB, partido mais antigo do país e com forte presença em Vitória da Conquista, tendo eleito três vereadores na última eleição.

Google fecha parceria e corre para lançar mensagem instantânea

  • 28 Fev 2016
  • 07:04h

(Foto: Reprodução)

Correndo atrás dos bilhões de usuários de serviços de mensagem istantâneas, principalmente o WhatsApp, a Google anunciou que fechou uma parceria com mais de 20 operadoras de telefonia celular para implementar a tecnologia Rich Communciation Services (RCS) nos aparelhos modernos. A RCS, que funcionará apenas nos Androids, a princípio, é uma modernização tardia do SMS, com o acréscimo dos serviços oferecidos nos agora concorrentes. Mensagens de grupo, chamadas de voz IP e compartilhamento de arquivos, inclusive de fotos de alta resolução, serão possíveis com a nova tecnologia implementada.As operadoras América Móvil, Bharti Airtel Ltd, Deutsche Telekom, Etisalat, Globe Telecom, KPN, Millicom, MTN, Orange, PLAY, Smart Communications, Sprint, Grupo Telenor, TeliaSonera, Telstra, TIM, Turkcell, VimpelCom e Vodafone já aderiram ao plano. "Hoje marcamos um passo importante em trazer uma melhor experiência de mensagens para usuários do Android em todos os lugares, e estamos muito contentes de colaborar com os nossos parceiros em toda a indústria para fazer isso acontecer", afirmou o vice-presidente de produtos de comunicações do Google, Nick Fox, em entrevista no World Mobile Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. As operadoras móveis são capazes de implantar a sua própria infraestrutura em torno de RCS, embora, naturalmente, o Google está oferecendo a tecnologia na plataforma Jibe - provedor líder de serviços de RCS. 

Gás carbônico pode ser reciclado? Cientistas encontram caminho possível

  • 27 Fev 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Encontrar uma forma de transformar em material útil o CO² eliminado por fábricas, carros e outras fontes tem sido uma solução perseguida por cientistas ao redor do mundo. Pesquisadores chineses conseguiram reduzir a energia necessária para transformar o dióxido de carbono em combustível líquido. O processo de redução do CO², publicado em artigo na revista Nature, ocorre com ajuda de eletricidade e de um eletrodo de cobalto/óxido de cobalto que funciona como catalisador. "Fizeram modificações no eletrodo de cobalto metálico, possibilitando a redução eletroquímica do CO² para o formato, que é muito utilizado na indústria como matéria-prima para outros produtos químicos", comenta Ana Flávia Nogueira, pesquisadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que há quatro anos pesquisa como fazer um processo parecido usando energia solar.

É viável para reduzir o gás carbônico na atmosfera?

Uma descoberta viável de ser aplicada em escala industrial seria capaz de reduzir a emissão de um dos principais gases do efeito estufa e ainda geraria lucros ao transformá-lo em um produto com alto valor agregado. Esse tipo de estudo começou a ser feito no mundo há cerca de uma década e o que existe hoje são projetos em escala de laboratório ou, no máximo, projetos-pilotos. Neste caso, a matéria-prima gerada pode ser ácido fórmico e até metano. O tempo para que uma pesquisa dessa se torne viável em grande escala é "totalmente incerto", segundo a pesquisadora. "Depende de investimento e vai ganhar a alternativa de melhor custo-benefício".  A professora explica que, para fazer a redução do gás carbônico, gasta-se muita energia, mas neste estudo eles conseguiram baixar bastante o quanto de energia você precisa para realizar essa reação química. A eletrólise, usada para fazer a redução, é um processo análogo ao usado para produzir alumínio a partir da alumina.  "A redução do CO² para o formato já é bem conhecida e o cobalto é um metal bem estudado, o interessante do trabalho deles é que conseguiram um desempenho maior na redução do CO²", diz.

Material abundante na natureza

De acordo com o estudo, ainda não está claro o mecanismo eletrocatalítico na superficie desses óxidos, principalmente as características microestruturais como interfaces e defeitos, o que torna a redução difícil de controlar ainda. A oxidação parcial das camadas atômicas aumentou a atividade, o que permitiu aplicar um sobrepotencial de 0,24 volts, menor do que foi atingido anteriormente. Na pesquisa, é importante procurar materiais que são abundantes na natureza, como cobre ou ferro, explica a pesquisadora.  Para que esse tipo de solução se torne realidade, não basta otimizar materiais e gasto de energia, é preciso fazer com que as estruturas sejam compatíveis com as indústrias, acoplados em chaminés, por exemplo. "É preciso levar esse material para o sítio que está gerando CO². Teria que ser projeto de parceria com empresas, com investimento delas", diz Ana Flávia. Ela cita como exemplo indústrias que fabricam gás cloro e já tem uma planta que produz o cloro para fazer o PVC. O cloro é gerado em uma planta e já é usado gerado para fazer o polímero, plástico em outra.

Como é usada a energia solar?

Ana Flávia explica que, na Unicamp, em vez de se usar exclusivamente eletrólise para reduzir o CO² como no estudo da Nature, aplica-se a luz do sol sobre um material desenvolvido por eles. "Em um recipiente de teflon fechado, com um vidro de quartzo em cima, coloca-se CO², água e o material que desenvolvemos. Posto no sol ou em um  simulador solar, funciona como meu reagente, uso sol como fonte de energia", explica. Além disso, os pesquisadores brasileiros trabalham com o design de novos materiais que tenham melhores propriedades catalíticas.

CONTINUE LENDO

Bill Gates pede ajuda dos jovens para mudar o mundo

  • 27 Fev 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

A Fundação Bill e Melinda Gates divulgou nesta semana sua carta anual, voltada para os estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país. Em 2016, a fundação chama atenção para dois grandes problemas do mundo atual: falta de energia e desigualdade de gênero. "A pobreza não é apenas a falta de dinheiro. É a ausência dos recursos que permitem realizar o seu potencial. Os dois mais críticos são tempo e energia", explica Gates na carta. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem sem eletricidade. O valor é correspondente a 18% da população do mundo. "Se nós realmente queremos ajudar as famílias mais pobres do mundo, precisamos encontrar uma maneira de levar até eles uma energia barata e limpa. Barata, porque todo mundo deve ser capaz de pagar. Limpa porque não deve emitir qualquer dióxido de carbono, o que está impulsionando mudanças climáticas", conta o fundador da Microsoft.

 

Segundo Gates, é preciso um "milagre" da tecnologia para completar a missão. "Quando eu digo 'milagre', não quero dizer algo que é impossível. Eu vi os milagres acontecem antes. O computador pessoal. A Internet. A vacina contra a poliomielite. Nenhum deles aconteceu por acaso. Eles são o resultado de pesquisa e desenvolvimento e a capacidade humana de inovar", afirma, deixando bem claro que qualquer ideia - até as menos prováveis - pode ajudar a resolver o problema. "Você pode ter a solução", explica. Melinda Gates aproveitou a carta anual para defender a igualdade dos gêneros em todos os setores. De acordo com dados da fundação, globalmente, as mulheres gastam, em média, 4,5 horas em um trabalho não remunerado, mais do que o dobro de um homem. "A menos que as coisas mudem, as meninas hoje vão gastar centenas de milhares de horas a mais do que os rapazes em um trabalho não remunerado, simplesmente porque a sociedade assume que é a sua responsabilidade", conta Gates. "O enorme número de horas essas meninas gastam com essas tarefas distorce suas vidas inteiras. É quase impossível para quem tem a sorte de viver em países ricos entender como trabalho não remunerado domina as vidas de centenas de milhões de mulheres e meninas", afirma. Segundo Melinda, essa diferença gera o custo de oportunidade, ou seja, muitas mulheres perdem a chance de realizar bons trabalhos porque estavam se dedicando às tarefas não remuneradas.  "Que metas incríveis você realizaria com uma hora extra todos os dias? Ou, no caso de meninas em muitos países pobres, cinco ou mais horas? Há muitas maneiras de responder a esta pergunta, mas é óbvio que muitas mulheres iriam gastar mais tempo com o trabalho remunerado, iniciar negócios, ou de outra forma contribuir para o bem-estar econômico das sociedades em todo o mundo", conta Melinda.

Leia a carta na íntegra:

"Começamos a carta deste ano fazendo uma pergunta: se você pudesse ter um superpoder, qual seria?
Sonhar em ler mentes, ver através das paredes, ou ter uma força sobre-humana pode parecer bobagem, mas isso diz muito sobre o que realmente importa em sua vida. 
Todos os dias no nosso trabalho, somos inspirados pelas pessoas que encontramos fazendo coisas extraordinárias para melhorar o mundo.
Todas elas têm aproveitado para um tipo diferente de superpoder que todos nós possuímos: o poder de fazer a diferença na vida dos outros.
Nós não estamos dizendo que todos precisam dedicar suas vidas aos pobres. Muita gente é ocupada o suficiente fazendo lição de casa, praticando esportes, fazendo amigos e perseguindo seus sonhos. Mas nós pensamos que você pode viver uma vida mais poderosa quando você dedicar um pouco do seu tempo e energia para algo muito maior do que você mesmo. 
Encontre um problema que te interessa e aprenda mais sobre ele. Seja voluntário ou, se você puder, doe um pouco de dinheiro para uma causa. Faça o que fizer, não seja um espectador. Envolva-se. Você pode ter a oportunidade de fazer algo de maior impacto quando for mais velho. Mas por que não começar agora?
A nossa própria experiência de com a saúde, o desenvolvimento e a energia nas duas últimas décadas tem sido uma das partes mais gratificantes de nossas vidas. Ela transformou quem somos e continua a alimentar o nosso otimismo sobre o quanto as vidas das pessoas mais pobres vai melhorar nos próximos anos.
Sabemos que é uma experiência que vai mudar a sua vida também. Você vai ser como Clark Kent, não com um par de meias e uma capa, mas com superpoderes que você nunca soube que tinha".

CONTINUE LENDO

Eleições 2016: o que faz um prefeito

  • 27 Fev 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

A cada quatro anos, brasileiros em todo o país se mobilizam para eleger o prefeito das suas cidades. Em 2016, deverão ser eleitos 5.570 prefeitos – dois a mais que no último pleito, em 2012. Mas o que faz um prefeito? Veja abaixo os principais pontos para entender melhor o cargo político.

Requisitos
Para se candidatar a prefeito, a pessoa precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que ela pretende concorrer até o dia 2 de outubro de 2015 – ou seja, um ano antes da eleição – e precisa estar filiada a um partido político até o dia 2 de abril de 2016. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizada, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 21 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

 

Salário
O salário do prefeito é definido pela Câmara Municipal de cada cidade. Os vencimentos variam de município para município. O valor só não pode ser superior ao teto do STF (Supremo Tribunal Federal).

Trabalho no Executivo
O prefeito é o responsável pelo poder Executivo e, como tal, deve colocar em prática o conjunto de intenções de seu governo. Entre suas funções, está decidir onde aplicar os recursos provenientes de impostos municipais, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto sobre Serviços), e as verbas decorrentes de repasses feitos pelo governo estadual e pelo governo federal. O prefeito também deve elaborar políticas públicas de educação, saúde, moradia, saneamento básico, entre outras, garantindo o pleno funcionamento dos serviços considerados essenciais à população. É dever do prefeito ainda fazer acordos com os governos estadual e federal, pedindo auxílios quando for necessário, e tomar decisões que mantenham a cidade funcionando. Mas o prefeito não governa sozinho. Ele nomeia secretários como seus auxiliares e precisa trabalhar junto com os vereadores do município. É responsabilidade do prefeito, por exemplo, analisar as leis feitas pelos vereadores e decidir se sanciona ou se veta os projetos. O prefeito também pode, ele mesmo, propor à Câmara projetos de lei para serem discutidos e votados.

Lei Orçamentária Anual
O mais importante, no entanto, é que o prefeito cumpra com a Lei Orçamentária Anual. A LOA é é uma previsão de todas as receitas e autorização de despesas públicas para o ano. O documento define as fontes de receitas e as despesas para cada órgão dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo despesas com pessoal, custeio e investimentos e estabelecendo valores. Se houver alguma despesa fora do previsto na LOA, é necessário que uma lei complementar seja aprovada para autorizar o investimento. A Lei Orçamentária Anual é proposta pelo prefeito, mas pode ser alterada pelos vereadores na Câmara, antes de ser aprovada pelo chefe do Executivo. A LOA é baseada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital, e no Plano Plurianual (PPA), que é realizado a cada quatro anos e contém os objetivos a serem atingidas pela gestão, incluindo projetos, atividades, financiamentos, incentivos fiscais, normas, entre outros.

Prestação de contas 
O prefeito também precisa prestar contas da sua gestão. O documento deve especificar todo o dinheiro arrecadado pelo município e recebido do Estado e da União durante o ano, assim como os gastos realizados pela prefeitura, como o pagamento de servidores, a compra de materiais e equipamentos, a manutenção de hospitais e escolas, o fornecimento da merenda escolar, as obras realizadas, entre outros. A prestação de contas é julgada pela Câmara Municipal com o auxílio do Tribunal de Contas (municipal ou estadual). O parecer emitido sobre as contas deve ser aprovado por dois terços dos vereadores. Se a prestação for rejeitada por dois terços da Câmara, o prefeito pode recorrer. Caso a decisão seja mantida, no entanto, o prefeito corre o risco de perder o mandato (com o julgamento no plenário da Câmara ou na Justiça) e ficar inelegível. Todos os anos, as contas do município devem ficar ao menos 60 dias à disposição dos contribuintes para exame e apreciação, sendo que qualquer um poder questionar sua legitimidade.

Dever do eleitorado
Para acompanhar se o prefeito está cumprindo bem seus deveres, os eleitores precisam conhecer o orçamento municipal e verificar o andamento das obras e outras realizções do governo. Devem também fazer pressão para que as promessas de campanha e as metas da gestão sejam efetivamente cumpridas.

CONTINUE LENDO

Instituição aponta que, até 2050, metade da população do Brasil e do mundo será míope

  • 27 Fev 2016
  • 16:03h

(Foto: Reprodução)

Metade da população mundial terá miopia em 2050, aponta estimativa da Academia Americana de Oftalmologia (AAO). De acordo com documento divulgado pela instituição, 10% da população mundial deverá ter alta miopia, condição ligada a graves doenças oculares. A partir da metanálise de 145 estudos com 2,1 milhões de participantes, concluiu-se que a prevalência de míopes no Brasil, em 2020, será de 27,7%, e nos EUA, de 42,1%. Segundo o jornal O Globo, o problema deve se tornar mais preocupante até 2050, quando 50,7% dos brasileiros serão míopes, assim como 58,4% dos norte-americanos. Para o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o cenário pode chegar a uma "epidemia de miopia", como ele chama. A maior preocupação está relacionada aos níveis do problema, já que o risco de descolamento da retina, catarata, glaucoma e degeneração macular aumenta a partir dos seis graus. De acordo com Queiroz Neto, além da herança genética, o estilo de vida também pode causar a miopia. "O uso intensivo do computador e outras tecnologias é um dos fatores relacionado ao aumento da miopia no mundo todo", ressaltou.

México reconhece cachaça como produto brasileiro

  • 27 Fev 2016
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Os governos do Brasil e do México anunciaram a conclusão das negociações para o reconhecimento da denominação de origem da cachaça e da tequila. Na prática, o acordo garante que a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida se for feita no Brasil. O mesmo vale para a tequila comercializada no Brasil. Chamado de “acordo cachaça-tequila”, a negociação visa proteger os países de concorrentes que queiram se beneficiar da reputação dessas duas bebidas.

Confirmado: ExpoBrumado 2016 terá Gigantes do Brasil e Fann Estourado como atrações musicais do evento

  • 27 Fev 2016
  • 12:37h

Os brumadenses terão o privilégio de serem um dos primeiros a ver um show da nova banda. Fann Estourado completa a programação musical do evento (Imagem: Divulgação)

Gigantes do Brasil foi confirmado como a atração principal do dia 16 de abril (sábado) da ExpoBrumado 2016 , o que dá aos fãs brumadenses apaixonados, o privilégio de serem um dos primeiros a presenciarem essa nova banda formada por Daniel Diau, Silvânia Aquino e Paulinha Abelha, os quais integraram por muitos anos o Calcinha Preta. O trio se une após as duas vocalistas se desligarem da banda sergipana, já Daniel Diau, que há alguns anos estava na música Gospel, volta ao Forró Romântico, onde viveu o auge da sua carreira. A divulgação oficial foi feita pelo presidente da Coopmab, Tadeu Silva, na manhã deste sábado (27), que também anunciou o nome do cantor Fann Estourado, que vive um momento espetacular de sua carreira, como a outra atração da noite. O evento acontecerá no Parque de Exposições Gilson Brito no dias 15, 16 e 17 de abril e, este ano, devido à parceria mais robusta celebrada entre a Prefeitura Municipal de Brumado e a Seagri, deverá ser muito mais movimentado do que anos anteriores, com a presença de um grande público, como também de investidores do ramo agropecuário de toda a região. ​

Concurso do Google paga R$ 10 milhões por ideia para melhorar o Brasil

  • 27 Fev 2016
  • 12:03h

(Foto: Reprodução)

O Google está lançando uma competição que dará até R$ 10 milhões para as dez melhores iniciativas que possam ajudar a melhorar o país. Chamado de “Desafio Google de Impacto Social”, o evento está em sua segunda edição e a primeira aconteceu em 2014. A empresa norte-americana está convocando ONGs a competir. As iniciativas precisam unir o avanço da tecnologia com a melhora dos problemas das regiões onde cada ONG atua ou em todo o território nacional. Os interessados deverão se inscrever online até o dia 21 de março neste link. Lá é possível ler as regras completas do concurso. Os quatro melhores projetos levarão R$ 1,5 milhões cada, sendo que três desses serão escolhidos pelos jurados e um por votação online. Estes vencedores contarão também com assistência técnica e mentores do Google para ajuda-los a tirar as ideias do papel. Já os outros seis finalistas receberão, cada um, R$ 650 mil. A banca de juizes contará com seis personalidades de diversas áreas. Figuram nela os nomes da atriz e apresentadora Regina Casé, a jogadora de futebol Marta, o líder do povo indígena Suruí Chefe Almir, a arista plástica Adriana Varejão, o CEO da Fundação Lemann Denis Mizne e também Jacquelline Fuller, diretora do Google.org, braço filantrópico da empresa de buscas.

Brumado: Bandidos assaltam posto de combustíveis

  • Brumado Urgente
  • 27 Fev 2016
  • 10:56h

Os assaltantes estavam armados (Foto: Youtube Brumado Urgente)

Apesar da ação mais robusta e eficaz da 34ª CIPM, que nos últimos meses intensificou de forma muito positiva o combate à criminalidade, os assaltos continuam acontecendo na cidade. Desta feita, entre as várias ocorrências que aconteceram na cidade, um merece destaque já que foi registrado pelas câmaras de segurança de um posto de combustíveis, qual foi vítima de um assalto praticado por dois elementos que estavam numa Fan preta, placa NYI 7432 - Brumado - Bahia. Os dois chegaram primeiramente, deram voz de assalto, apresentaram a arma e, deram a volta na área reservada aos frentistas e, em sequência, pegaram todo o dinheiro que estava no caixa. A ação aconteceu concomitantemente a um casal que estava abastecendo a sua motocicleta. A dupla logo se evadiu do local saindo por uma rua paralela. A Polícia já teve acesso às imagens e já iniciou as investigações para que os dois assaltantes possam ser presos, caso sejam maiores de idade. 

Facebook libera cinco novos botões alternativos ao 'curtir'

  • 27 Fev 2016
  • 10:03h

(Foto: Reprodução)

O Facebook começou a liberar para os usuários do Brasil novas reações como "Uau", "Amei" e "Grr" a partir desta quarta-feira (24). Os botões com emojis, as carinhas amarelas, servirão para que os usuários demonstrem mais do que o 'curtir' nas publicações na rede social. Os cinco novos botões se chamavam: "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry". No Brasil, as “reações” foram traduzidas para "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr", respectivamente. Os botões começarão a ser liberados aos brasileiros gradualmente. Seguno o G1 Tecnologia, os usuários terão de manter pressionado o ícone do botão 'curtir' para as novas opções aparecerem. As novas reações servem para demonstrar emoções quando os posts não são sobre momentos bons. Ainda segundo a publicação, os novos botões serão usados apenas para avaliar publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em conversas pelo bate-papo. Os botões foram lançados em outubro e testados em sete países: Espanha, Irlanda, Chile, Portugal, Filipinas, Japão e Colômbia.

CBF comemora eleição de Gianni Infantino à presidência da Fifa

  • GE
  • 27 Fev 2016
  • 10:01h

Coronel Nunes, presidente interino da CBF, nega influência de Del Nero em voto no suíço, combinado com a Conmebol: “Sempre iríamos em bloco”. (Foto: Divulgação)

O presidente da CBF, Coronel Antonio Carlos Nunes, comemorou a eleição de Gianni Infantino para presidente da Fifa como uma vitória do Brasil. Em uma rápida entrevista ao logo após a votação, Nunes disse ainda que a CBF “nunca cogitou” mudar seu voto para o xeque Salman Ibrahim Al-Khalifa e que Marco Polo Del Nero – presidente licenciado da CBF – não teve nenhuma influência sobre seu voto. E ficou em cima do muro sobre a Copa com 40 seleções, uma das propostas mais marcantes do novo presidente da Fifa.Após a divulgação do resultado, Nunes declarou que "o importante a ser dito agora é que é uma vitória do Brasil. Esta é uma vitória do futebol brasileiro" e emendou dizendo que "primeiro porque o Infantino é latino (é suíço, mas com parentesco italiano), como nós, entende a nossa picardia, fala a nossa língua. E porque nós nos encontramos com ele no Paraguai, faz um mês, na reunião da Conmebol e ali acertamos que votaríamos em bloco com ele. Quando uma confederação se une, como a nossa, ninguém se mete com a gente". 

Colocação de guardas municipais na porta do banheiro do Mercado Municipal acabou com a ação de meliantes no local

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 27 Fev 2016
  • 09:46h

Os guardas agora fazem a segurança dos usuários do banheiro do Mercado Municipal (Foto: Brumado Urgente)

O banheiro do Mercado Municipal de Brumado vinha sendo um local de terror, principalmente para os idosos, que iam a feira livre, especialmente nas sextas-feiras e, ao usar o mictório, acabavam sendo vítimas de malfeitores, que os agrediam e levavam dinheiro e bens dos mesmos. Essa ação era executada por um grupo de menores de idade, que estavam promovendo o pânico na população, que estava, inclusive, deixando de ir à feira, fazendo com isso, que uma das tradições mais antigas da cidade começasse a acabar. Diante do desafio de promover a segurança no local, ainda mais que a Polícia Militar disse que não tinha contingente para tal, a direção da Guarda Municipal, por meio do diretor Paulo Marques, resolveu adotar uma nova ação de colocar os guardas municipais na porta do banheiro, o que foi uma ação acertada, já que, desde que os GCMs estão atuando nesse sentido, mas nenhuma ocorrência de assalto aconteceu dentro do banheiro. “São soluções como essa, barata e eficiente, que a população espera de seus governantes”, afirmou o aposentado Marivaldo Marques Pedreira, que já foi vítima da ação de meliantes dentro do referido banheiro.  

Zé Ribeiro ressalta a importância da instalação das faixas elevadas em diversos pontos da cidade

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 27 Fev 2016
  • 09:26h

O vereador Zé Ribeiro vem sendo inciso na questão da valorização da vida no trânsito de Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro, ao longo dos seus mandatos parlamentares, sempre defendeu a valorização da vida, ou seja, sempre cobrou a execução de ações por parte do poder público na área do trânsito municipal, visando à preservação da integridade física das pessoas nas vias públicas da cidade, pois o indíce de acidentes vêm aumentando muito nos últimos anos. Diante disso, o parlamentar fez diversas indicações e requerimentos para que fossem instaladas faixas elevadas em diversos pontos da cidade, os quais se mostraram com altos riscos de acidentes, com um fluxo de veículos bem intenso, além do fato de que a velocidade dos mesmos, muitas vezes, fica acima do permitido para o local.  Locais próximos de escolas e praças públicas tiveram a prioridade nos pedidos, já que a presença de crianças nesses locais é muito grande. Nesses dias, tomando conhecimento que está sendo realizada uma licitação na área do trânsito municipal, para obras de otimização da estrutura urbana, como sinalização viária, horizontal e vertical, como também instalação de faixas elevadas e ondulações, o vereador enviou um ofício ao SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos, solicitando o devido atendimento aos seus requerimentos e indicações, já que são totalmente pertinentes. O vereador, em contato com o superintendente Clidemar Amorim, foi informado que assim que terminar a licitação os serviços serão executados e os pedidos do parlamentar serão atendidos. Os locais principais que irão receber faixas elevadas serão: Av. Cel Santos; Av. Lindolfo Azevedo Brito; Av. Centenário; Av. Antônio Mourão Guimarães; Rua Tiberio Meira; Rua Dr. Marcolino Moura; Av. Otávio Mangabeira; Av. Dr. Guilherme Dias; Av. João Paulo I; Rua Exupério Pinheiro Canguçu e Pça. Armindo Azevedo. Confira abaixo as indicações e requerimentos feitos pelo vereador: