Instagram pode mudar completamente em breve

  • Tribuna da Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

O Instagram começou a testar um novo design para a sua interface em smartphones e tablets. Nesta semana, desenvolvedores da plataforma de fotos começaram a usar um layout com visual minimalista, focado nas cores preto e branco – deixando de lado os ícones e notificações em azul e laranja. A ideia é dar maior destaque as postagens. Outra diferença está no design dos ícones do aplicativo. O botão de câmera foi alterado e agora se assemelha a um quadrado com um círculo. A combinação de mudança resulta num design mais moderno. Não está claro se o projeto será lançado oficialmente. "Muitas vezes testamos novas experiência com uma pequena parcela da comunicada global", disse um porta-voz do Instagram ao ser questionado pelo The Verge. "Este é um teste de design somente", complementou. A última vez que o Instagram recebeu uma grande alteração no seu design foi em 2010.

Roubar comida por fome não é crime, entende Corte Italiana

  • Bahia Notícias
  • 03 Mai 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Roubar pequenas quantidades de comida quando se passa fome, não é considerado crime na Itália. A Suprema Corte italiana anulou a condenação de um homem ucraniano que roubou queijo e salsichas no valor de 4 euros de um supermercado. Roman Ostriakov, de 30 anos, levou os alimentos sem pagar frente à sua necessidade imediata e essencial de se alimentar e, por isso, não cometeu um crime. “A condição do réu e as circunstâncias em que a apreensão de mercadorias aconteceram provam que ele tomou posse de uma pequena quantidade de comida frente à necessidade imediata e essencial de se alimentar, agindo portando em estado de necessidade”, escreveu a corte. O caso aconteceu em 2011. O homem havia furtado os produtos e pagado apenas pelos pães que carregava. Um cliente viu a cena e informou aos seguranças da loja. O homem havia sido condenado a seis meses de prisão e pagamento de multa de 100 euros. No Brasil, também há essa previsão, por ser considerado crimes cometidos em “estado de necessidade”, “crime de bagatela”, baseados no “princípio da insignificância”.

Livramento: Promotor de vendas da Danone morre baleado, vítima de tentativa de latrocínio na zona rural

  • Brumado Urgente
  • 03 Mai 2016
  • 18:45h

O corpo ficou caído ao lado da motocicleta cerca de 500 metros onde foi efetuado o disparo (Foto: Brumado Urgente)

A morte do promotor de vendas da Danone, Romilson Mesquita, que foi vítima de um latrocínio na tarde desta terça-feira (03), por volta das 17h, causou uma profunda comoção no município de Livramento que vem tendo um crescimento muito grande dos índices de violência no município. O fato aconteceu na estrada vicinal do Povoado de Várzea de Dentro, onde ele foi abordado por uma dupla de assaltantes que exigiu que ele entregasse a sua motocicleta. Ao que tudo indica, Romilson tentou fugir e acabou sendo baleado com um tiro nas costas, morrendo cerca de 500 metros do local. Os bandidos na fuga, conseguiram assaltar um morador da referida comunidade, o qual teve a sua motocicleta levada pela dupla que se evadiu do local. O promotor de vendas deixa mulher grávida de seis meses e um casal de filhos pequenos. A comunidade viveu um misto de revolta e dor ao ser comunicada da notícia, prometendo uma forte manifestação pela Paz. A Polícia Técnica está no local e já está fazendo o levantamento cadavérico da vítima. As investigações serão imediatamente iniciadas pela Polícia Civil na busca de prender os elementos autores do crime.

Romilson era muito querido e sua morte causa profunda comoção (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Bahia perdeu R$ 1 bilhão em repasses da União em 2015

  • A Tarde
  • 03 Mai 2016
  • 18:00h

(Foto: Reprodução)

O governo do estado perdeu cerca de R$ 1 bilhão em receitas no ano passado. Seria esse o valor repassado pela União aos cofres baianos, em 2015, se o Fundo de Participação dos Estados (FPE) tivesse mantido o crescimento equivalente ao da receita tributária desde 2012.  O dado alarmante é resultado de levantamento feito pela área técnica da Secretaria da Fazenda. A queda na arrecadação da União tem reflexos diretos nas contas públicas na Bahia. Nos últimos anos, as transferências correntes têm crescido sempre menos que a arrecadação tributária do estado, como é o caso do FPE. Segundo nota da Sefaz,  com as perdas acumuladas, a Bahia ultrapassou o limite prudencial para gastos com o funcionalismo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que toma por base justamente a receita corrente, "o que impôs ao estado uma série de restrições nos gastos com pessoal".  O estado, por outro lado, vem mantendo o perfil da dívida em patamares bem mais confortáveis que os da maior parte das grandes economias do país, a exemplo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, lembra o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

Conteúdos no Portal da Educação auxiliam estudantes na preparação para o Enem

  • ASCOM/Educação
  • 03 Mai 2016
  • 16:51h

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (9), mas os estudantes da rede estadual já estão reforçando os estudos por meio dos conteúdos digitais disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Ao todo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza mais de 3,7 mil conteúdos digitais por meio do Ambiente Educacional Web, organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Esses conteúdos digitais são produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. Com acesso público e gratuito, o AEW conta, também, com sites temáticos, como a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web. Todas essas ferramentas atraem os estudantes para o Ambiente Educacional, como também por meio dos professores.

 

O Ambiente Educacional Web também pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esta novidade contribui para que estudantes e professores ampliem as possibilidades de compartilhar conteúdos educacionais e conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O Ambiente Educacional oferece acesso a softwares que auxiliam na produção de mídias e a sites temáticos das disciplinas e dos temas transversais.

De olho no Enem – Outro apoio da Secretaria da Educação do Estado na preparação dos estudantes para o Enem são as vídeoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). As videoaulas, ministradas por professores da rede estadual de todas as áreas do conhecimento, também estão disponíveis no Portal da Educação, no hotsite De olho no Enem.

Hora do Enem – No Portal da Educação também estão links para a página Hora do Enem, do Ministério da Educação (Mec), que também conta com diversos conteúdos exclusivos para o Enem, a exemplo de simulados e videoaulas.

CONTINUE LENDO

Brumado: Estoques de Vacinas da H1N1 terminam e Secretaria de Saúde busca de todas as formas a vinda de novo lote

  • 03 Mai 2016
  • 16:07h

A coordenação da Base Regional de Saúde informou que o MS deve enviar o novo lote somente no dia 12 de maio (Foto: Divulgação)

Assim como aconteceu com vários municípios baianos, os estoques de vacinas da H1N1 em Brumado terminaram nesta terça-feira (03), restando algumas poucas doses em algumas unidades básicas de saúde do município. Diante disso, o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, foi logo cedo na sede da Base Regional de Saúde (antiga 19ª DIRES) solicitar que com urgência fosse enviado para Brumado um novo lote de vacinas, já que a cobertura ainda é parcial. Segundo Feres 65% do público alvo foi imunizado, restando ainda 35% para receber a vacina. A cobrança foi dura por parte do secretário que foi informado pela coordenadora da BRS que a previsão para a chegada do novo lote é para o dia 11 de maio, daqui aproximadamente uma semana. O atraso está sendo causado pelo Ministério da Saúde que é o único órgão público que pode adquirir a vacina já que municípios e estados são impedidos nesse sentido. O secretário Claudio Feres ainda informa que não há motivo de preocupação, pelo menos por enquanto, já que o novo lote deverá chegar no prazo estipulado, proporcionando que a cobertura seja efetuada em 100% do grupo prioritário.

Detran faz mutirão para entregar 8 mil CNHs que estavam bloqueadas

  • Assessoria de Comunicação Social
  • 03 Mai 2016
  • 15:55h

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (03), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deu início ao mutirão para a entrega de quase 8 mil carteiras de habilitação nas categorias C, D e E (ônibus, caminhões e carretas), que estavam bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por causa da exigência do exame toxicológico. O Detran derrubou na Justiça a obrigatoriedade do exame, alegando falta de aplicabilidade técnica e o alto custo para os motoristas provocado pela medida. O mutirão mobiliza todos os setores do órgão para atender o aumento na demanda. Para retirar a carteira de habilitação, o motorista deve se dirigir à Central de Atendimento do Detran, na Avenida ACM, em Salvador, aos postos do departamento nos SACs, na capital e no interior do estado, e às unidades descentralizadas em vários municípios (Ciretrans e Retrans). O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que a iniciativa visa evitar mais transtornos a caminhoneiros e motoristas de ônibus, pela demora no desbloqueio das habilitações por parte do Denatran. "Há mais de 20 dias, conseguimos a liminar que suspendeu o exame toxicológico e somente agora o Denatran liberou as carteiras. Não podemos permitir que os trabalhadores percam mais tempo e continuem tendo prejuízo. Por isso, estamos fazendo esse esforço para atender todo mundo, no prazo mais rápido possível. As unidades de atendimento estão orientadas a priorizar essa demanda", afirmou.

 

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 03 Mai 2016
  • 15:14h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Transferências de órgãos estaduais de Brumado causa indignação e vereador Weliton Lopes cobra atuação de deputados junto ao governador

  • (ASCOM/CMB/Eliana Costa)
  • 03 Mai 2016
  • 14:23h

O vereador Weliton Lopes vem tendo uma postura firme na defesa dos interesses de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

É do conhecimento de todos que o vereador Weliton Lopes (DEM) tem um mandato muito atuante e informado sobre todos os fatos ocorridos no município, principalmente os que se relacionam diretamente ao oferecimento de benefícios à população e ao crescimento e desenvolvimento de Brumado. Desta forma as transferências ou mesmo a extinção de órgãos da estrutura administrativa do Estado para outros municípios da região tem causado muita indignação na população e no parlamentar, visto que são instituições importantes como a DIREC, Dires, EBDA, DERBA e SEFAZ/Inspetoria, causando incalculáveis prejuízos a Brumado.   Piorando a situação verifica-se atualmente a desmobilização e transferência da unidade da CAR – Companhia de Ação Regional para a cidade de Caetité, representando mais uma perda para Brumado.Este acontecimento revoltou ainda mais o vereador que na ânsia de suspender esta ação encaminhou ofício para o deputado Luciano Ribeiro, assim como para os que obtiveram votos em Brumado a fim de que “...atuem energicamente junto ao Governo do Estado da Bahia, em nome do povo de Brumado, para cessar esta inaceitável atitude de transferir a unidade da Car de Brumado para o município de Caetité” Weliton Lopes destaca que essa ação dificulta a solução de questões junto ao governo do Estado, assim como distancia o poder público estadual da população, prejudicando de maneira austera o povo já excluído da atenção de políticas e ações públicos.Salientou que não tem nada contra o vizinho município sediar uma outra unidade da CAR, porém não aceita que os brumadenses sejam mais uma vez penalizados. Finalizando sugere que seja criado um novo território que abarque Brumado e outros municípios que também estão sendo penalizados, não apenas pela distância, mas, inclusive, pela falta de estrutura do atual território Sertão Produtivo. “O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS preceitua que todos os municípios que compõem o território sejam atendidos a contento. Portanto, vamos lutar para que isso seja cumprido”, frisou.      

WhatsApp derruba bloqueio do serviço e deve voltar a funcionar

  • O Globo
  • 03 Mai 2016
  • 14:21h

(Foto: Reprodução)

­ O WhatsApp conseguiu derrubar o bloqueio do aplicativo, determinado pela Justiça da cidade sergipana de Lagartos. A decisão saiu no início da tarde, depois de a empresa pedir a reconsideração da decisão desta madrugada do Tribunal de Justiça do Sergipe, que havia mantido o bloqueio do serviço. A decisão favorável é do relator no tribunal, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. A manutenção do bloqueio havia sido determinada pelo desembargador plantonista, Cezário Siqueira Neto, que negou a liminar do mandado de segurança impetrado peloWhatsApp. O tempo para restabelecimento do serviço depende de cada operadora. Em dezembro, quando houve a primeira suspensão do WhatsApp, os usuários retomaram o acesso em três horas, em média. 

IV Ciclo de Conferências contará com participação do advogado Eunadson Donato e Levante Popular da Juventude

  • 03 Mai 2016
  • 14:11h

Comissão do impeachment ouve defesa de Dilma

  • Tribuna da Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 13:31h

(Foto: Reprodução)

Começou há pouco a reunião da Comissão Especial do Impeachment no Senado que analisa a admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff.  O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), abriu a sessão comunicando que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, pediu esclarecimentos ao colegiado sobre o acompanhamento das sessões por advogados da Advocacia-Geral da União (AGU). Ontem (2) o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) questionou a presença de servidores do órgão na comissão. O democrata disse que servidores da AGU e do Ministério da Justiça estavam sendo desviados de suas funções para assessorar senadores do PT, o que foi mais tarde negado e esclarecido.

 

Para evitar novos problemas hoje, o presidente da comissão se antecipou: leu os nomes dos servidores da AGU autorizados a acompanhar a reunião desta terça-feira e disse que além deles, representantes do Ministério da Justiça e da Controladoria Geral da União também podem acompanhar a reunião. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que a presença de servidores da AGU está ligada ao direito de defesa, para que não haja cerceamento da defesa da presidenta Dilma Rousseff. Também nos primeiros minutos de sessão, houve desentendimento entre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o senador Cásssio Cunha Lima (PSDB-PB). Grazziotin teve duas questões de ordem negadas pelo presidente do colegiado. Lira explicou que já havia posicionamento da presidência da comissão em relação ao primeiro pedido da senadora – no qual levantava suspeição sobre o senador Anastasia no papel de relator, por ser do PSDB: “Não há hipótese de suspeição prevista em lei que impeça o senador Anastasia de relatar este caso”, afirmou. Lira também indeferiu o pedido para arquivamento do processo da forma como foi encaminhada pela Câmara dos Deputados. Em defesa de sua questão de ordem, a senadora disse que o pedido de impeachment faz referência a contas de 2015 que ainda não tinha encerrado quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu a peça. “Como podemos medir uma meta de 2015 sem sequer o ano ter concluído. Só vamos analisar se a meta foi estourada ou não no dia 31 [de dezembro] quando se encerra o exercício do ano. Estamos suprimindo etapas e ritos constitucionais no amparo da Constituição. Se existe um rito perfeitamente estabelecido pela Constituição é o da prestação de contas da presidência da República”, disse ao citar artigos que definem que é privativo do presidente da República prestar contas e é competência exclusiva do Congresso Nacional analisar estas contas. “Não é da Câmara ou do Senado. Temos que analisar primeiro pelo relatório preliminar do parecer prévio do TCU que precisa ser discutido e votado pela CMO [Comissão Mista do Orçamento]”, afirmou.

Especialistas

Na quarta e última reunião de depoimentos da comissão do Senado que examina o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Pela defesa de Dilma, os 21 senadores que integram o colegiado vão ouvir o professor de direito processual penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Geraldo Prado, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi Ribeiro, além de Marcelo Lavenère, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dos três nomes elencados pela base governista para defender a petista, apenas Lodi Ribeiro já esteve no Congresso no dia 31 de março, quando o pedido ainda tramitava na Câmara dos Deputados. Ao falar à comissão especial da primeira Casa legislativa que analisou o pedido, o professor de direito desconstruiu a tese sobre as pedaladas fiscais afirmando que o que ocorreu foi um "direito de crédito". Segundo ele, o governo atrasou um repasse mas manteve uma conta suprimento que era reposta posteriormente. Aos deputados, Lodia disse ainda que a Lei do Impeachment não tipifica como crime de responsabilidade a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas sim um atentado à Lei do Orçamento e, em sua opinião, Dilma não violou essa legislação. Ao repetir declarações do primeiro escalão do governo, o professor lembrou que as decisões operacionais sobre o Plano Safra, alvo das acusações sobre atrasos nos repasses ao Banco do Brasil, não são competências da presidente da República, mas ficam a cargo do Conselho Monetário Nacional e do Ministério da Fazenda. Ontem (2), falaram os indicados pela oposição. O procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, identificou o atraso no repasse de recursos a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, as chamadas pedaladas fiscais. Também falaram a favor do impedimento da presidenta Dilma Rousseff o advogado Fábio Medina Osório, presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, e o professor do Departamento de Direito Econômico-Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo Maurício Conti. A sessão durou cerca de dez horas. Depois desta fase de depoimentos, o relator do processo de impeachment, Antônio Anastasia (PSDB-MG), vai concluir o parecer que será lido e discutido no dia 4. No dia 5, a defesa da presidenta terá mais uma oportunidade de falar na comissão e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, deve assumir novamente esta posição. No dia 6, o relatório deve ser votado pelo colegiado que, para aprovar, precisa de maioria simples entre os 21 integrantes da comissão. Feito isso, haverá mais um intervalo, de 48 horas úteis, para que, no dia 11 de maio, a votação final sobre a admissibilidade ocorra em plenário.

Veja ao vivo:

CONTINUE LENDO

Advogada do CREAS usa Tribuna Livre para falar sobre campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente

  • (ASCOM/CMB/Eliana Costa)
  • 03 Mai 2016
  • 12:51h

(Foto: Ascom | CMB)

Na sessão desta segunda-feira (02.05) a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores foi utilizada pela advogada do CREAS Chico Xavier, Drª. Rowane Dias Viana para falar sobre o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia foi instituído em 1998 no 1º Encontro do Ecpat no Brasil organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA-BA), quando estiveram reunidas entidades de todo país que lutam pelo fim da exploração sexual e comercial das crianças e adolescentes. O slogan da campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes tem como objetivo principal chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A advogada Rowane Dias Viana chamou a atenção para a importância da denúncia por parte da comunidade, visto que são muitas as vezes em que as crianças e adolescentes estão sendo abusadas ou exploradas sem que os órgãos competentes tenham o conhecimento da situação. Destacou que o envolvimento e todos é primordial para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna e possam usufruir de seus direitos, que na maioria das vezes são negligenciados, além de ajudar a diminuir os índices de violência no país. Continuando informou que o CREAS estará realizando diversas atividades durante todo o mês de maio, com ações especiais no dia 18 de Maio, sempre buscando a sensibilização da comunidade para esse grave problema que aflige a todos e apresenta índices alarmantes. “Se tiverem suspeita de algum caso de violência ou exploração sexual não deixem de denunciar. Essa atitude pode salvar a vida de uma criança ou adolescente. A união é fundamental para modificarmos esta triste realidade”, pontuou a advogada do CREAS. “ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER”

Conquista: Van escolar capota após colisão com carro

  • Bahia Notícias
  • 03 Mai 2016
  • 11:41h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma van de transporte escolar capotou após bater em um carro de passeio na Alameda dos Pássaros em Vitória da Conquista, sudoeste, na manhã desta terça-feira (3). De acordo com o Blog do Anderson, o acidente ocorreu por volta das 7h, na região sul da cidade. Mesmo com o impacto da colisão, os ocupantes sofreram ferimentos leves. Não foi informado se havia crianças no veículo. Agentes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e registraram a ocorrência.

Mesmo com bloqueio, WhatsApp é liberado para alguns usuários; entenda

  • Correio 24h
  • 03 Mai 2016
  • 11:04h

(Foto: Reprodução)

Um furo no bloqueio do Whatsapp permitiu que usuários recebessem e pudessem enviar mensagens através do aplicativo na manhã desta terça-feira (3). A permissão foi detectada por usuários que se conectaram ao app através de uma rede wi-fi. A suspensão do WhatsApp passou a valer às 14h desta segunda-feira (2)  após decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe.   Segundo especialistas, os usuários que utilizam o aplicativo por uma rede wi-fi empresarial podem conseguir brechas na proibição porque algumas destas empresas usam endereços estrangeiros para acessar a rede. Cerca de 1,7 milhão de usuários da operadoras Algar, que oferecem banda larga fixa e linhas de celular em São Paulo, Minas Gerais e no Centro-Oeste não foram bloqueados. O mesmo vale para usuários das empresas Sercomtel, que tem 226 mil usuários em Santa Catarina e Paraná, e da Porto Seguro Conecta, que tem 80 mil celulares em DDD 11, 12, 13, 19 e 21, segundo o portal Uol.

 

O bloqueio de 72 horas foi determinado para clientes das operadoras de telefonia móvel e fixa TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. Na manhã desta terça (3) o desembargador Cezário Siqueira Neto negou liminar que pedia a suspensão do bloqueio do WhastsApp.

Liminar é negada e bloqueio do WhatsApp é mantido

O recurso negado foi publicado por volta da 0h30 desta terça-feira (3) durante um plantão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Segundo o G1, o desembargador plantonista disse que existem possibilidades técnicas para o cumprimento da ordem judicial. O objetivo é a quebra de sigilo das mensagens do aplicativo.

Decisão

Caso seja descumprido e o aplicativo volte a funcionar, a operadora terá de arcar com uma multa de R$ 500 mil. O WhatsApp lamentou o bloqueio do aplicativo e disse a decisão puniu mais de 100 milhões de brasileiros. “Estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, comentou a empresa. A liminar que pedia a suspensão do bloqueio do WhastsApp foi negada pelo desembargador Cezário Siqueira Neto. A medida passou a valer às 14h desta segunda-feira (2) após decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O bloqueio de 72 horas foi feito para clientes das operadoras de telefonia móvel e fixa TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. O recurso negado foi publicado por volta da 0h30 desta terça-feira (3) durante um plantão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Segundo o G1, o desembargador plantonista disse que existem possibilidades técnicas para o cumprimento da ordem judicial. O objetivo é a quebra de sigilo das mensagens do aplicativo.

Decisão

Caso seja descumprido e o aplicativo volte a funcionar, a operadora terá de arcar com uma multa de R$ 500 mil. O WhatsApp lamentou o bloqueio do aplicativo e disse a decisão puniu mais de 100 milhões de brasileiros. “Estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, comentou a empresa.

CONTINUE LENDO