Prazo para renovação do Fies termina nesta sexta-feira (30)

  • 30 Dez 2016
  • 13:50h

(Foto: Reprodução)

O prazo para estudantes renovarem os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira (30). A renovação deve ser feita semestralmente, pela internet, no site do programa, e deve ser feita por pelo menos 1,5 milhão de estudantes para garantir o financiamento dos cursos em 2017. O pedido para continuar o contrato é feito, primeiro, pelas faculdades. Depois, os estudantes validam as informações ou, em caso de alterações, devem apresentar as documentações que aprovem as mudanças ao banco. Depois disso, a renovação é concluída. O Fies é um programa do governo federal que financia cursos superiores em instituições privadas com uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O valor do custeio é determinado a partir da renda familiar mensal do estudante.

Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos em 2016

  • 30 Dez 2016
  • 13:04h

Valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou R$ 2 trilhão perto das 21h desta quinta-feira (29), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A projeção da entidade é que o Impostômetro feche o ano de 2016 com arrecadação de R$ 2,004 trilhões. A primeira vez que o painel registrou a cifra foi em 2015, no dia 30 de dezembro. “Para 2017, esperamos uma inflação menor e um nível de atividade maior, o que deve beneficiar a arrecadação, sem a necessidade de aumento de impostos”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Grande oportunidade de adquirir um lindo filhote da raça siamês

  • 30 Dez 2016
  • 12:26h

Os gatos siameses fazem parte de uma raça de felinos orientais e são caracterizados por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular. Amados pela sua beleza, os gatos siameses são uma das raças mais apropriadas para a criação doméstica, já que eles são totalmente dóceis e tem um apego muito especial com os seres humanos. Objeto de desejo de crianças e mulheres, os gatos siameses são animais de estimação especiais e, para aqueles que tem esse desejo de adquirir um exemplar desta raça milenar, abre-se uma grande oportunidade, já que um casal brumadense está doando vários filhotes, os quais são de uma beleza rara e que já estão se alimentando de ração. Os interessados podem entrar em contato pelo celular (77) 9959-2550, ou ir diretamente à Rua Sergipe, 127, no Bairro Jardim Brasil. 

Em 2 anos, Rui Costa cumpriu metade das promessas de campanha, aponta levantamento

  • 30 Dez 2016
  • 11:45h

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa cumpriu, em dois anos, cerca de metade das promessas que fez durante a campanha de 2014. De acordo com levantamento feito pelo site G1, o gestor baiano garantiu que tomaria 115 medidas à frente do estado. As promessas constam tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates. Na metade do mandato, ele já cumpriu totalmente 38 delas, enquanto outras 19 foram contempladas parcialmente. Entre as já realizadas estão a ampliação da rede de atendimento às mulheres, dos centros noturnos de educação e das vagas de ensino para indígenas e quilombolas, além de oferecer 150 mil vagas de ensino técnico, implantar o programa de premiação por desempenho e criar o programa de prevenção de desastres naturais. Além disso, Rui também inaugurou o novo Hospital Geral do Estado (o HGE 2) e destinou um orçamento para a Saúde maior do que o exigido por lei, como havia garantido.

Entre as promessas que foram cumpridas de forma parcial, até o momento, estão a conclusão das Linhas 1 e 2 do metrô, a regionalização do atendimento de média e alta complexidade, a requalificação do Centro Antigo de Salvador, a restauração das rodovias e a despoluição das praias no extremo sul do estado. As outras 58 promessas, contudo, não foram cumpridas até o momento. Entre elas estão os planos estaduais de Acessibilidade e de Saúde da População LGBT, a divulgação dos indicadores sociais da população em situação de rua, a implementação de consultórios de rua para usuários de drogas e de estruturas para o abortamento legal, além da duplicação de rodovias e instituição de programas de fomento.

CONTINUE LENDO

Tragédia em Poções: Ônibus que tombou e matou 7 na BR-116 não tinha autorização da ANTT

  • BDM
  • 30 Dez 2016
  • 11:04h

O ônibus da empresa Cida Transportes, que capotou no início da manhã desta quinta-feira (29), na BR-116, em Poções, no sudoeste baiano, deixando sete mortos, incluindo 2 crianças, não tinha autorização para transportar pessoas. É o que informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O órgão confirmou que a companhia não tinha cadastro na agência, o que torna o transporte de pessoas irregular. A Polícia Civil investiga o caso. A sétima vítima, um adulto, chegou a receber socorro, mas foi a óbito no HGVC. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alan Silva Santos, de 28 anos, dirigia o ônibus, quando se assustou com uma carreta, que vinha em sentido contrário na rodovia. O condutor perdeu o controle do veículo, saindo da pista e caindo na ribanceira, capotando várias vezes. A tragédia ocorreu por volta das 5 horas da manhã. O veículo saiu da Arcoverde, em Pernambuco, com destino à São Paulo. Cinco pessoas morreram na hora, esmagadas ou projetadas para fora do veículo. Outras duas vítimas morreram após receberem socorro. Uma no HGVC e outra na UPA de Poções. Aflitos, familiares das vítimas vieram de município pernambucano para buscar sobreviventes e trasladar os corpos, já liberados. 

Saúde tem mais de 7 milhões de recursos de emendas parlamentares

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 30 Dez 2016
  • 10:17h

(Foto: Divulgação)

Metade dos recursos de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira ( federal) e Zé Raimundo ( estadual) no orçamento de 2017, vai para a saúde. São R$ 7 milhões 150 mil destinados por eles à estruturação da rede de serviços de atenção básica e apoio à manutenção de unidades de saúde de municípios onde tem forte atuação dos mandatos. São eles: Caetanos, Guajeru, Maetinga, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Cordeiros, Mirante, Palmas de Monte Alto ,Mortugaba, Nova Canaã, Tanque Novo, Livramento de Nossa Senhora, Candiba e Presidente Jânio Quadros.

VÍDEO: Menina de 8 anos sobrevivente de desastre na BR-116 em Conquista segue internada

  • 30 Dez 2016
  • 09:35h

Segue internada a única sobrevivente de desastre que vitimou uma família na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, na tarde desta quinta-feira (29).  Emily Lima Lara Pires, de 8 anos, está internada em estado crítico no Hospital de Base (HGVC). Seus pais, Evanildo Lima dos Santos de 37 anos, Benilzane dos Santos Pires de 30 anos, e seu irmão Davi Lucas Lima Pires, um bebê de 9 meses de idade, morreram no local. Familiares de Ribeirão das Neves (MG), de onde vinham as vítimas, já estão em Conquista para providenciarem traslado dos corpos e tentar transferir a menina Emily. Segundo a PRF, o carro em que a família viajava se chocou na lateral de uma cegonha, após não conseguir ultrapassá-la. O veículo então rodopiou, sendo atingido em cheio por um caminhão, em sentido contrário. O acidente aconteceu no quilômetro 860 da rodovia, no local conhecido como “Tabuleiro da Baiana”. Com informações da TV Sudoeste.

Professores do estado serão multiplicadores do ‘Trânsito Cidadão’

  • 30 Dez 2016
  • 08:51h

Após alcançar mais de 45 mil alunos de escolas públicas em 2016, com ações educativas e lúdicas do projeto “Trânsito Cidadão”, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) firmou parceria, na última terça-feira (27), com a Secretaria da Educação do Estado, para ampliar o alcance do projeto. O objetivo é transformar os professores da rede estadual de ensino em multiplicadores de boas práticas na condução de veículos. “O Detran está de parabéns pelos resultados alcançados este ano. Em 2017, queremos levar o ‘Trânsito Cidadão’ para as escolas sob a nossa responsabilidade”, ressaltou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. “O reconhecimento do nosso trabalho nos motiva a avançar ainda mais. Vamos criar também cursos de certificação profissional para os alunos atendidos pelo projeto, com o objetivo de promover a inserção deles no mercado de trabalho”, anunciou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Governo regulamenta salário mínimo de 2017 no valor de R$ 937

  • 30 Dez 2016
  • 08:07h

(Foto: Reprodução)

Foi publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (30) o decreto que atualiza o valor do salário mínimo dos atuais R$ 880 para R$ 937 (aumento equivalente a 6,47%) a partir de 1º janeiro de 2017.O novo salário mínimo é R$ 57 maior do que o atual, mas ficou R$ 8,8 abaixo dos R$ 945,8 que haviam sido propostos em agosto pelo governo federal. Segundo o decreto, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 31,23 e o valor horário, a R$ 4,26. De acordo com o governo, o reajuste do mínimo para R$ 937 deve gerar um incremento de R$ 38,6 bilhões nos salários dos brasileiros em 2017, correspondente a 0,62% do PIB. Na véspera, ao justificar por meio de nota o fato de o reajuste ter sido menor do que as previsões iniciais, o Ministério do Planejamento disse que apenas aplicou as regras previstas na legislação.

O comunicado ressalta que a estimativa para a inflação pelo INPC em 2016, usada no cálculo do reajuste, ficou em 6,74%. Ou seja, menor do que a previsão de 7,5% estimada em outubro, quando o projeto de Orçamento do ano que vem foi enviado ao Congresso. No entanto, o índice de inflação é 0,27 ponto percentual maior do que o que vai ser aplicado ao salário mínimo de 2017. Segundo o Ministério do Planejamento, a diferença a menos – que corresponderia a R$ 2,29 – se deu porque a legislação permite que, na hipótese de ocorrer diferenças entre as projeções dos índices utilizados para calcular o aumento e o que foi efetivamente anunciado, seja feita uma compensação no reajuste seguinte. A pasta afirma que essa situação ocorreu no cálculo do salário mínimo de 2016 resultante da diferença entre o valor observado para o INPC em 2015 e a estimativa aplicada para o cálculo do reajuste do salário mínimo deste ano. Na nota, o ministério observou que, no acumulado do ano, até novembro, o INPC está em 6,43%. Em razão de a inflação ter ficado menor em 2016 do que as previsões, ponderou a pasta, o reajuste do salário será menor do que o proposto na peça orçamentária.

CONTINUE LENDO

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

  • 30 Dez 2016
  • 07:00h

Comércio pela internet cresce na contramão da crise

  • 29 Dez 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

A gente vem falando em crise, queda nas vendas no Natal. Mas se tem um setor que está terminando o ano com crescimento é o comércio pela internet. O principal motivo é o crescimento da base de consumidores. Tem cada vez mais gente conectada, nos computadores e celulares. O outro motivo é que o setor também aumentou a eficiência e, com isso, vem ganhando a confiança dos compradores.

Sofrimento emocional pode levar a problemas cardiovasculares

  • 29 Dez 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

A reação próxima entre sofrimentos emocionais intensos e a ocorrência de problemas cardiovasculares pode explicar alguns dos casos em que um paciente tem um mal súbito pouco tempo depois da morte de uma pessoa próxima. É o que pode ter ocorrido com a atriz Debbie Reynolds, de 84 anos, que morreu nesta quarta-feira (28) apenas um dia depois de sua filha, a atriz e escritora Carrie Fisher. Debbie sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e seu quadro chegou a ser classificado como de moderado a grave, mas ela acabou não resistindo. Segundo o cardiologista José Ibis Coelho das Neves, do Hospital BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo), um AVC pode ser desencadeado por um estresse emocional agudo. “Um evento de estresse pode ser o gatilho do aparecimento desse processo. Por isso vemos pessoas que passaram por um estresse grande e tiveram AVC logo em seguida."

Outra ocorrência comum entre pessoas que sofreram uma grande perda, como a morte de alguém querido ou o fim de um relacionamento, é a chamada síndrome do coração partido, que também pode acometer quem sofreu um trauma como um assalto ou um acidente, por exemplo. “Essas circunstâncias podem desencadear uma descarga hormonal muito intensa que afeta o coração causando essa síndrome que se apresenta como um infarto, com fibrilação atrial e até parada cardíaca”, explica o especialista. Os sintomas da síndrome são dor no peito e falta de ar. No eletrocardiograma, o caso é muito similar ao infarto. Somente o ecocardiograma será capaz de diagnosticar a síndrome, cuja característica mais marcante é que o ventrículo esquerdo do coração fica no formato de um vaso. É por isso que a síndrome é também chamada de tako-tsubo, nome em japonês que se refere a um vaso usado para capturar polvos. O problema pode aparecer em pessoas que nunca tiveram histórico de doenças cardiovasculares e é mais incidente em mulheres de meia idade. “Felizmente, na grande maioria das vezes há reversão completa do quadro, sem deixar sequela”, diz Neves.

CONTINUE LENDO

Matrículas do ensino médio integral crescem 6,4%, segundo censo escolar

  • 29 Dez 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

O número de matrículas do ensino médio em tempo integral cresceu 6,4% no último ano, segundo dados finais do Censo Escolar de 2016 publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). Neste ano 409.402 estudantes estavam matriculados no ensino médio integral da rede pública, contra 384.635 apontados pelo Censo Escolar do ano passado. Apesar do crescimento, o número ainda é baixo, se comparado ao universo total das matrículas do ensino médio regular: cerca de 6%. Neste ano, 6.469.389 estudantes estavam matriculados no ensino médio regular (ou seja, estudam em média quatro horas por dia). O Ministério da Educação prevê apoiar a criação de novas 257.400 vagas no ensino médio integral em até 572 escolas públicas brasileiras até 2018. Se a meta for confirmada, a porcentagem das matrículas do ensino médio em tempo integral deve subir para 13%. O programa que institui a implementação de escolas em tempo integral faz parte da Medida Provisória que trata da reforma do ensino médio. No total, o Brasil tem cerca de 38 milhões de matrículas na educação básica na rede pública estadual e municipal de ensino. O número de matrículas precisa ser divulgado porque ele é a base para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a execução de programas na área da educação.

Lei inclui pessoas com deficiência em cotas de curso técnico e superior federal

  • 29 Dez 2016
  • 17:00h

(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer sancionou, nesta quarta-feira (28), uma lei que inclui pessoas com deficiência na lei que determina as cotas nas universidades federais e nos cursos técnicos de nível médio federais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira. A lei que determina as cotas nessas instituições, publicada em 2012, institui que 50% das vagas das universidades federais sejam destinadas a alunos que tenham concluído o ensino médio integralmente em escola pública. No caso dos cursos técnicos de nível médio, a reserva de 50% das vagas é garantida para alunos que tenham cursado o ensino fundamental em escola pública. Dentro dessas vagas reservadas, metade deveria ser destinada a estudantes com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário-mínimo per capita. Além disso, a porcentagem de vagas para pretos, pardos e indígenas deveria seguir a porcentagem dessas populações em cada estado. 

A lei publicada nesta quinta-feira inclui as pessoas com deficiência nessa regra. Ou seja: a partir de agora, as vagas de universidades e cursos técnicos federais reservadas para alunos de escola pública - que correspondem a 50% do total - devem seguir a proporção de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência observada em cada estado. Anteriormente, a regulamentação já permitia que as universidades federais instituíssem reservas de vagas para pessoas com deficiência, mas isso era opcional e essas vagas seriam adicionais em relação à cota garantida pela lei. Segundo a nova lei, o programa especial de acesso às instituições de educação superior para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverá ser revisado em um prazo de 10 anos.

 

CONTINUE LENDO

Ministério da Saúde diminui número mínimo de médicos por UPA

  • 29 Dez 2016
  • 16:16h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (29) que irá flexibilizar regras para o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Com as novas regras, cada unidade poderá ter no mínimo dois médicos. Antes, era exigido o número mínimo de quatro médicos por unidade.  Caberá ao gestor municipal definir o número de profissionais na equipe. A partir do tamanho da equipe médica, será estabelecido o valor de custeio que será repassado ao município. Uma UPA com dois profissionais, por exemplo, receberá um incentivo financeiro para custeio de R$ 50 mil enquanto uma com nove profissionais receberá R$ 250 mil.  "É melhor dois [médicos] do que nenhum. O Brasil precisa cair na real. Não temos mais capacidade de contratar pessoal", disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao anunciar as novas regras. "É melhor essa UPA funcionando com um médico de dia e um de noite do que ela fechada", completou.

De acordo com o ministério, também está previsto o compartilhamento de equipamentos entre as UPAs, no intuito de otimizar a estrutura disponível no município. Para Barros, as novas regras devem incentivar a conclusão de UPAs em todo o país. Dados da pasta apontam que, atualmente, 275 unidades estão em obras, enquanto 165 já foram concluídas, mas não foram abertas. Muitos prefeitos, segundo o ministro, evitam entregar o certificado de conclusão de obra da UPA por causa da exigência de um prazo máximo de 90 dias para que a unidade comece a atender. "As UPAs estão fechadas. Estamos colocando em atendimento e abrindo para a população", disse. "É simples o raciocínio. É senso prático", acrescentou. A expectativa do governo federal é que a capacidade de atendimento das atuais 520 UPAs praticamente dobre em todo o país, chegando a 960 unidades em funcionamento. "Estou absolutamente seguro de que estamos fazendo o melhor para a saúde", afirmou Barros, ao destacar que as mudanças foram aprovadas na comissão tripartite, que inclui representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde. A portaria deve ser publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União.

CONTINUE LENDO