(Foto: Reprodução)
O dinheiro aplicado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) acumula perda de 39% para a inflação nos últimos 17 anos. Só no ano passado, a defasagem foi de 1,22%, atrás de todas as aplicações que não envolvem alto risco, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Em 2017, cerca de 10,2 milhões de trabalhadores poderão sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS, segundo o governo federal. Quando a rentabilidade de uma aplicação financeira fica abaixo da inflação no período, o retorno real (descontado à inflação) é negativo e há uma perda de poder de compra. Na prática, foi o que aconteceu com os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS. “Tirando os investimentos de alto risco, foi o pior retorno entre as aplicações financeiras, como tem sido todos os anos”, avalia o diretor executivo de estudos da Anefac, Miguel de Oliveira. “A rentabilidade é tão baixa que o FGTS nem pode ser considerado um investimento”, acrescenta. O Fundo de Garantia é recolhido todos os meses sobre 8% do salário do trabalhador e rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). A TR é usada como referência para os juros no Brasil e faz a correção monetária de vários investimentos, como a poupança.
- Brumado Urgente
- 23 Jan 2017
- 08:50h
Foto: Reprodução
A Justiça Eleitoral de Guanambi condenou a emissora de Rádio 96 FM de Guanambi, à aplicação de penalidade pecuniária de multa no valor de R$ 106.410,00 (cento e seis mil e quatrocentos e dez reais), por conta de ilícitos na realização de propaganda eleitoral, relacionada ao processo de eleição municipal de 02/10/2016. O processo (n° 220-94.2016.605.0064), foi iniciado pela Coligação Guanambi do trabalho, e questionou o fato de a Rádio 96 FM de Guanambi ter concedido várias entrevistas ao então prefeito municipal Charles Fernandes, em programa jornalístico, na véspera das eleições municipais, desrespeitando decisão liminar concedida para impedir utilização indevida daquele meio de comunicação na exaltação dos candidatos Jairo Magalhães e Hugo Costa. A ação foi manejada pela Coligação Guanambi do Trabalho, tendo tido como advogado eleitoralista, o Bel. Eunadson Donato de Barros. O fundamento da multa no valor de R$ 106.410,00, deu-se porque a Rádio 96 FM já tinha sido condenada em ação anterior, pela mesma prática ilícita, em mais de R$ 21 mil reais, bem como pelo fato de ter descumprido decisão liminar que impedia realização de propaganda eleitoral fora do horário gratuito, e pelo fato de não ter apresentado defesa. Portanto, a Rádio foi revel, não se defendeu no processo, o que caracteriza que concordou com o quanto alegado na representação. A sentença é datada de 18/12/2016, e somente foi publicada agora por conta do recesso eleitoral. A Rádio 96 FM ainda pode recorrer dessa decisão.
- Correio 24 horas
- 23 Jan 2017
- 08:31h
(Foto: Ilustração)
Uma menina de 13 anos foi morta a tiros e outras nove pessoas baleadas na noite deste domingo (22) no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, os crimes aconteceram por volta das 22h, na Rua Manoel Valongo, na região conhecida como Pouso Alegre. No momento do ataque ocorria uma festa paredão no local. Testemunhas contaram que homens armados chegaram no local fazendo vários disparos. De acordo com a polícia, houve uma troca de tiros entre facções rivais. A menina Raíssa Lima Silva, de 13 anos, que estava na festa foi atingida no pescoço, chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento em Itinga, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Na mesma situação ficaram feridos Tatiane dos Santos Correia, 21, baleada de raspão no pescoço e espancada, Maurício dos Santos de Carvalho, 20, atingido no ombro direito, Mário Augusto Santos, 18, ferido de raspão no pescoço, Leonardo Silva, 23, tiro no braço esquerdo, Carlos Washington Santos, 18, levou tiro nas costas, Wesley Pereira, 19, baleado na coxa esquerda, Renato Martins, 27, baleado nas nádegas, Paulo Pinheiro, 19, e uma adolescente de 17 anos ferida nas costas. As nove vítimas feridas foram socorridas para o Hospital Menandro de Faria. O estado de saúde delas não foi divulgado. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
- A tarde/Uol
- 22 Jan 2017
- 15:02h
(Foto: Reprodução)
Os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar os recursos a partir de março. A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A Caixa propôs que a retirada seja feita até julho. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esse cronograma foi aprovado pelo presidente. No entanto, outro ministro, sob condição de anonimato, disse que o período pode ser maior, de seis a oito meses. "Há problemas operacionais para a Caixa administrar uma demanda tão grande. Isso ainda está em discussão", afirmou. Segundo ele, no entanto, a intenção é que os saques ocorram no menor tempo possível, se possível a maior parte no 1.º semestre, para que a injeção de recursos ainda surta efeito na retomada da economia ainda neste ano. Nesta quinta-feira, 19, o presidente Temer negou que haja qualquer modificação em relação ao anúncio que o governo federal havia feito no mês passado sobre liberar o total dos recursos nas contas inativas do FGTS. Em discurso durante o lançamento do pré-custeio do Plano Safra 2016/2017, em Ribeirão Preto (SP), Temer falou que não há possibilidade de impedir a retirada de dinheiro por parte de 2% ou 3% das pessoas com recursos retidos no fundo, como foi publicado na imprensa.
(Foto: Ilustração)
Praticar exercício físico na infância e na adolescência pode ser benéfico não apenas à saúde, mas também ao boletim escolar, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Journal of Pediatrics. Pesquisadores descobriram que crianças com boa capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora têm melhor desempenho acadêmico do que aquelas com níveis cardiorrespiratórios e motores inferiores. Melhora da capacidade cardiorrespiratória, força muscular e habilidade motora são benefícios comprovados da atividade física à saúde. Como cada um desses fatores exerce efeitos sobre o cérebro, pesquisadores decidiram investigar se eles poderiam, de alguma forma, impactar o desempenho acadêmico. Os cientistas analisaram dados sobre rotina de exercícios, composição corporal e desempenho escolar de 2.038 crianças e adolescentes de seis a dezoito anos, na Espanha. Eles constataram que os participantes com boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora tiravam melhores notas do que os voluntários com desempenho inferior nesses quesitos. A força muscular não mostrou relação com o boletim.
(Foto: Reprodução)
O número de mortes relacionadas ao sedentarismo é duas vezes maior do que as ligadas à obesidade, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, publicada nesta quarta-feira no periódico American Journal of Clinical Nutrition. O estudo ainda constatou que caminhar 20 minutos por dia pode reduzir a mortalidade em pessoas com menos de 65 anos, uma vez que diminui o risco de desenvolvimento de doenças do coração e câncer. Para entender a ligação entre sedentarismo, morte prematura e obesidade, os pesquisadores analisaram dados de 334.161 europeus. Eles mediram altura, peso, circunferência abdominal e frequência de atividade física das pessoas ao longo de doze anos. O estudo relata que apenas um quarto dos participantes era sedentário, isto é, não praticava nenhuma atividade física ou recreacional. Os pesquisadores também visualizaram que fazer 20 minutos de caminhada por dia pode reduzir o risco de morte prematura em 16 a 30%. O impacto é maior nos indivíduos com peso normal, mas também foi observado em pessoas com alto índice de massa corpórea. De acordo com os autores, 337.000 das 9.2 milhões de mortes na Europa foram atribuídas à obesidade e o dobro desse número, 676.000, ao sedentarismo. “Um pouco de atividade física diária já beneficia a saúde. A prática de exercícios físicos deve ser uma parte importante da nossa vida diária”, diz Ulf Ekelund, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de Cambridge.
- iBahia
- 21 Jan 2017
- 18:25h
(Foto: Reprodução)
O laudo do exame de necropsia feito no corpo de Teori Zavascki constatou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) morreu de politraumatismo, isto é, de vários traumas ocasionados pela queda da aeronave. Além disso, não houve afogamento, segundo informações do Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O avião em que estava Zavascki e mais quatro pessoas caiu no litoral de Paraty na tarde de quinta-feira (19), durante uma tentativa de pouso no aeroporto da cidade. Além dele, estavam na aeronave o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do grupo hoteleiro Emiliano, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta de Carlos Alberto, Maíra Panas, além da mãe dela, Maria Panas.
- A tarde/Uol
- 21 Jan 2017
- 15:52h
(Foto: Ilustração)
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 20, na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo, representantes das centrais sindicais decidiram que virão a Brasília no dia 22 de fevereiro para tentar pressionar parlamentares por mudanças na reforma da Previdência. O presidente da Força, deputado Pereira da Silva, Paulinho, disse que as entidades não permitirão que se retirem direitos dos trabalhadores. Na nota, a Força Sindical lembra que Paulinho e os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Adalberto Galvão (PSB-BA) e Rogério Rosso (PSD-RJ) apresentaram uma emenda na Câmara fixando a aposentadoria para as mulheres aos 58 anos e aos sessenta anos para os homens. Para o deputado, é "muito injusto" igualar a idade mínima entre homens e mulheres para 65 anos, como prevê a propostas enviada pelo presidente Michel Temer ao Congresso. Ele argumenta que muitas mulheres ainda desempenham "jornada dupla" de trabalho ao cuidar da casa e trabalhar fora. Na emenda apresentada os deputados também pedem alteração na regra de transição. A frente parlamentar defende que não haja direitos adquiridos para as pessoas que possuem menos de cinquenta anos de idade, e que, em vez de terem de trabalhar 50% a mais do período que falta para se aposentar, aumentem em mais 30% o tempo de serviço.
- Blog do Léo Santos
- 21 Jan 2017
- 12:18h
(Foto: Reprodução)
No final da tarde de hoje (20), um jovem identificado como Gilberto Barbosa da Silva Filho de 22 anos, teve sua cabeça esmagada por um ônibus em frente a Praça Hercílio Lima, antiga “pedra”. Segundo relatou testemunhas, o mesmo estava dormindo debaixo do ônibus, no momento em que o ônibus se locomoveu e esmagou o crânio da vítima. Após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, para realização de necropsia. Esse foi o primeiro registro de morte violenta no trânsito esse ano em Vitória da Conquista.
(Foto: Reprodução)
O presidente Michel Temer disse a auxiliares que o “cenário ideal” para a escolha do substituto do ministro Teori Zavascki – morto aos 68 anos em acidente de avião na quinta-feira – seria após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, definir o novo relator dos processos da Operação Lava Jato na Corte. Além da preocupação de “não atropelar” o Supremo, Temer quer evitar um desgaste político ao escolher o sucessor do ministro. Por ser jurista e professor de Direito Constitucional, assessores dizem que Temer deve fazer uma indicação mais pessoal. As primeiras sinalizações são de que pode buscar um nome mais técnico para evitar críticas de que pretende interferir nos rumos da Lava Jato. Mas a intenção inicial é dar um tempo para que Cármen Lúcia se reúna com os outros ministros e decida os rumos do caso. “A bola, neste momento, está com eles”, disse um assessor de Temer. A presidente do STF afirmou que não trataria do tema antes do funeral de Teori. Para o ministro Gilmar Mendes, que estava na Europa e voltou para acompanhar o enterro, a Corte deverá discutir sobre a redistribuição do processo da Lava Jato depois das cerimônias. “Vamos aguardar os acontecimentos, vamos aguardar a cerimônia do funeral para depois cuidar dessas questões e dar o melhor encaminhamento”, disse o ministro.
- G1 Bahia
- 21 Jan 2017
- 10:00h
(Foto: Reprodução)
O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e outros quatro foram nomeados como novos secretários do governador do estado, Rui Costa (PT), em uma minirreforma publicada no Diário Oficial deste sábado (21). Jaques Wagner, ganha status de secretário ao assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE). Houve mudanças também em outras pastas. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deixa o cargo Carlos Martins e assume Fernando Torres. Manoel Mendonça deixa a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o cargo será assumido por Vivaldo Mendonça. Na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), deixa o cargo Álvaro Gomes e entra Olívia Santana, que será substituída na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) por Julieta Palmeira. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também terá um novo gestor, que substituirá o atual, Eugênio Spengler, e terá o nome anunciado nos próximos dias. A Conder, empresa vinculada à Sedur, terá um novo presidente: Abal Magalhães, que assume o cargo no lugar de José Lúcio Machado. Jorge Hereda, que foi substituído por Jaques Wagner na SDE, assume a BahiaInvest.
- Vitória da Conquista Notícias
- 21 Jan 2017
- 09:00h
(Foto: Reprodução)
A violência volta a assustar moradores do bairro Patagônia. Após a madrugada com registro de um tiroteio na av. Itabuna, desta vez um adolescente foi morto. O jovem identificado como Gabriel Silva Oliveira de 16 anos, foi executado a tiros na Av. Ilhéus, bairro Patagônia por volta das 20h30 de ontem (20). A vítima caminhava em via pública, quando foi perseguido por dois atiradores que efetuaram vários disparos, 3 deles atingindo a cabeça do adolescente. O que chama a atenção, é que o mesmo se encontrava a 300 metros de sua residência. Uma guarnição da 78 esteve no local para preservar a cena do crime. Com a chegada da pericia técnica o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde passará por necropsia. Esse é o terceiro homicídio registrado no mês de janeiro em Vitória da Conquista.
(Foto: Reprodução)
As Universidades Federal e Estadual da Bahia (Ufba) e (Uneb) divulgaram as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do vestibular 2017, nesta sexta-feira (20). A média do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usada pelos estudantes como base para escolher os cursos aos quais se candidatar na seleção deste semestre. A lista com todas as notas está disponível na internet, por meio do site da Ufba e da Uneb. Nas duas instituições, Medicina é o curso com a pontuação mínima mais alta. Quem disputa uma vaga na categoria ampla concorrência no campus da Ufba em Vitória da Conquista, região sudoeste, precisa ter, no mínimo 773.34 pontos. Já os candidatos de escola pública de qualquer renda e qualquer etnia, devem alcançar 747.03 pontos. Os que se declararam pretos, pardos ou índios e estudaram em escola pública devem atingir 735.67 pontos. Para os candidatos de qualquer etnia que estudaram em escola pública e têm renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, a média é menor, de 691.28 pontos. Os inscritos no Enem que se declaram pretos, pardos ou índios, com renda igual ou inferior a 1,5, devem atingir 725,26 pontos para se candidatar à uma vaga no curso mais cobiçado da universidade. Já na Uneb, para se candidatar a uma vaga no curso de Medicina, o candidato deve ter média de, pelo menos, 779.97 pontos para as vagas de ampla concorrência, 732.18 para negros optantes e 716.69 para indígenas. O curso só é ofertado no campus de Salvador.