Zé Raimundo busca consolidar frente política para disputar prefeitura de Conquista

  • 24 Mai 2016
  • 15:09h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado Zé Raimundo (PT) revelou que neste momento a movimentação do seu partido e de apoiadores da sua candidatura para retornar à Prefeitura de Vitória da Conquista (foi prefeito entre 2002 e 2008), visa ampliar a frente política para defender o projeto do governo participativo, buscando agregar aliados históricos, como o PSB, o PC do B e o PV, além dos demais partidos que permanecem na base do governo municipal. “O nosso esforço é para termos, ainda no primeiro turno, o apoio de partidos que estão com pré-candidaturas. Estamos mantendo contato permanente para fecharmos uma frente ampla”, afirmou o pré-candidato nesta segunda-feira (23), a em entrevista concedida ao programa Agito Geral, na Rádio Melodia FM, conduzida por Pedro Alexandre Massinha. Zé Raimundo falou também da sua expectativa de que a campanha eleitoral desse ano, em Vitória da Conquista, seja civilizada e respeitosa entre os diversos candidatos. O clima de disputa é natural, com alguns candidatos mais agressivos, mas ele espera que seja mantido um clima “favorável”, como propôs. Até porque, mesmo que não consiga reunir aliados históricos ainda na primeira fase do pleito, Zé Raimundo acha que eles estarão unidos no segundo turno. E de forma bem humorada, mostrou-se bastante otimista sobre a possibilidade de vencer as eleições. “A nossa expectativa é a de fazer uma grande campanha”, encerrou. Sobre a definição de candidato a vice-prefeito para compor a sua chapa, Zé Raimundo informou que o partido está avaliando, no contexto da definição da frente política, qual o perfil de candidatura que possa somar e contribuir para tocar o projeto do governo participativo. “Vamos procurar um nome de vice, seja um homem, ou uma mulher, um jovem ou idoso, o que importa é tenha capacidade de agregar, de convivência, o espírito democrático e o amor por Vitória da Conquista”, disse.

Em reunião com o secretário Josias Gomes, Zé Carlos de Jonas pede conclusão da Barragem de Cristalândia e equipamentos para UTI do HMPMN

  • Brumado Urgente
  • 24 Mai 2016
  • 14:50h

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira acompanhou o vereador José Carlos “de Jonas” Marques Pessoa, e o vice-presidente do PT de Brumado, José Luiz Ataíde, na audiência concedida por Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia. O vereador apresentou algumas demandas do município de Brumado. “Solicitamos a conclusão da segunda etapa da obra da Barragem de Cristalândia, que permitirá uma maior capacidade de armazenamento. Ela já fornece água para Malhada de Pedras e deverá atender também os municípios de Tanhaçu e Ituaçu”, diz o vereador. Ele prossegue informando que a água, ainda, chegará aos seguintes distritos rurais de Brumado: Cristalândia, Umburanas, Várzea de Areia, Roça de Baixo, e na comunidade de Jacaré. “Também pedimos obras de saneamento básico para Brumado e a instalação de uma UTI com 20 leitos no Hospital Municipal Magalhães Neto. A obra da UTI está pronta e só falta o envio e instalação dos equipamentos”, conclui o vereador de Brumado que ainda acrescentou que "aproveitamos a oportunidade e reiteramos o nosso pedido para a instalação do sistema de abastecimento que vai da Comunidade de Passagem de Pedra até o Arrecifinho, onde serão atendidas cerca de 50 famílias".

Capital baiana: Gritos de 'Fora Temer' e tumulto marcam passagem de Tocha

  • A Tarde
  • 24 Mai 2016
  • 14:24h

(Foto: Reprodução)

passagem da Tocha Olímpica em Salvador tem início tumultuado e marcado por protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), na manhã desta terça-feira, 24. A Maratona da Tocha começou no Centro Histórico, onde teve empurra-empurra no Largo do Pelourinho entre o grupo que acompanhava o tour pela capital baiana. Depois, a passagem da Chama seguiu com protesto contra o governo peemedebista. Os manifestantes continuaram a caminhada com gritos de "Fora Temer" e "Governo golpista". Também houve empurra-empurra na descida do Elevador Lacerda, onde a Chama vai descer de rapel rumo à Cidade Baixa.

Poções: Idoso de 84 anos é morto com um tiro de espingarda; suspeito do crime é um adolescente

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 24 Mai 2016
  • 13:42h

Um corpo foi encontrado por moradores da Serra da Balança, zona rural de Poções, distante 60 km de Vitória da Conquista, no dia de ontem (segunda-feira). Segundo informações da Polícia, publicadas no Blog de Jeferson Almeida, a vítima se trata de um idoso de 84 anos, morador da localidade. A vítima foi identificada como Lionaldo Ribeiro Silva. C corpo foi encontrado com sinal de perfuração feita por um disparo de espingarda artesanal. Uma equipe da Polícia Técnica esteve no local e fez a remoção do corpo para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. Através de investigações, a Polícia trabalha com a hipótese 

Lei cria selo para empresas que incentivarem doação de sangue

  • Bahia Notícias
  • 24 Mai 2016
  • 12:53h

(Foto: Reprodução)

As empresas que incentivarem seus funcionários a fazerem doação voluntária e regular de sangue poderão ser premiadas com o Selo Empresa Solidária pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, a lei foi promulgada nesta terça-feira (24) e visa distinguir empresas que demonstrem preocupação social e solidária com a vida. Para participar, as empresas precisam informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, e os procedimentos para fazer o cadastro no registro oficial de doadores de medula óssea. As empresas também precisam conceder aos trabalhadores oportunidade e condições para ir ao banco de sangue ou hemocentro. “A iniciativa é muito interessante”, ressalta o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara. “Ela vem reforçar o trabalho que fazemos no Ministério da Saúde de incentivar a doação voluntária de sangue. Além de ajudar a que as pessoas se tornem doadores regulares, o incentivo das empresas qualifica as doações: as pessoas estarão mais conscientes da importância de doar sangue e saberão os critérios”, observa.  Também receberão a homenagem empresas que incentivarem o cadastramento para a doação de medula óssea. As pessoas jurídicas que receberem o selo poderão usar a marca em propagandas e em publicações promocionais. Além disso, serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida. A cada ano, cinco delas serão premiadas com o título Empresa Campeã de Solidariedade.

Temer lamenta oposição à nova meta fiscal e diz que é vítima de agressões psicológicas

  • 24 Mai 2016
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

O presidente interino Michel Temer criticou durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (24) as tentativas de barrar a votação da mudança da meta fiscal do governo. Acompanhado de líderes da base no Congresso Nacional, ele pediu ajuda para que a matéria seja aprovada ainda hoje e disse que é vítima de "agressões psicológicas" por parte de opositores. Nesta segunda (23), o peemedebista entregou a Renan a proposta de revisão da meta que prevê déficit de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas. "Lamento dizer que muitos, que até propuseram a alteração da meta, anunciaram que vão tentar tumultuar os trabalhos para impedir a votação. Isso revela a absoluta discordância com a tranquilidade institucional do país", apontou. Temer ainda reconheceu a importância da oposição ao seu governo, mas reclamou dos que classificam sua gestão como reflexo uma ruptura com a Constituição. "Sou uma consequência da Constituição, não eu, pessoalmente, mas o vice-presidente. Por isso quero refutar aqueles que a todo instante pretendem dizer que houve uma ruptura constitucional. Quero deixar isso muito claro, porque temos sido vítimas de agressões psicológicas, para ver se amedrontam o governo. Não temos que dar atenção a isso", declarou.

Brumado: Laudo afasta suspeita da morte de paciente por H1N1; outros dois casos suspeitos também foram negativados

  • 24 Mai 2016
  • 11:22h

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, trouxe a confirmação que a causa da morte da paciente não foi a gripe H1N1 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A morte recente de uma paciente brumadense que acabou falecendo após ser transferida para o município de Itapetinga, a qual apresentou fortes suspeitas de ter contraído a H1N1, acabou deixando a população brumadense apreensiva, mas, essa possibilidade acabou sendo descartada, já que segundo informações passadas pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o laudo chegou à Sesau na manhã desta terça-feira (24), enviado pelo Lacen, no qual foi completamente afastada a causa da morte como sendo a H1N1. Feres também informou que os outros dois casos suspeitos da doença também foram negativados. Existe um quarto caso que apareceu nos últimos dias que ainda está esperando a confirmação ou não por meio de um laudo oficial. Com isso Brumado ainda não pode figurar no quadro estadual do avanço da doença, o que tranquiliza em parte a população, mas, os cuidados para se evitar a contaminação devem continuar sendo feitos com a maior constância possível, já que os casos confirmados de H1N1 continuam a aparecer em municípios da região. 

Trauma: Ana Hickmann é avaliada por psiquiatras e tem medo de ficar sozinha, diz jornal

  • Correio 24h
  • 24 Mai 2016
  • 10:51h

(Foto: Reprodução)

Ana Hickmann foi avaliada no domingo (22) por um psiquiatra para avaliar seu estado de saúde depois de sofrer o ataque de um fã em um hotel em Belo Horizonte. A informação é da colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Ana ficou sob a mira de um revólver, junto com o cunhado Gustavo Correa, e a assessora de moda Giovana Oliveira. Segundo a publicação, um médico tem ajudado a apresenadora a superar o trauma depois de ser ameaçada de morte por Rodrigo Augusto de Pádua, 30 anos. Apesar de se sentir bem, Ana Hickmann tem se recusado a ficar sozinha em qualquer momento do dia, segundo contou o marido dela, Alexandre Corrêa.  A apresentadora tem ficado sempre em companhia de familiares ou de algum funcionário da casa ou da equipe de trabalho da televisão. À coluna, Alexandre explicou que, por ter sido uma viagem de apenas um dia, a Belo Horizonte, foi a única "em muitos anos" em que Ana Hickmann viajou sem seguranças.

Qual é a mensagem deixada pelas cadeiras vazias no Legislativo de Brumado?

  • Brumado Urgente
  • 24 Mai 2016
  • 10:07h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Partindo da premissa de que todo o poder emana do povo e que Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo, fica mais que evidente que sem a participação popular, a tão sonhada consolidação democrática não será efetivada. Transportando esse ideal para os dias atuais, está ficando cada vez mais explícito que o povo, após escândalos e mais escândalos protagonizados pela classe política, está, ao invés de se aproximar do processo político, se afastando cada vez mais, o que provoca um abismo entre essas duas vertentes que são os pilares democráticos. Na noite desta segunda-feira (23), isso ficou evidente durante a sessão do Legislativo de Brumado, a qual não teve a mínima participação popular, ou seja, as cadeiras da “plateia” estavam completamente vazias, numa cena que pode comprovar esse novo momento de ceticismo. Sem a participação popular, os vereadores que estavam presentes não tiveram muitas opções e a sessão foi encerrada pelo presidente Alessandro Lobo. Os membros da imprensa que acompanham o dia-a-dia da política local, mostrando frustação, abandonaram também os seus postos sem fazer uma entrevista sequer, já que os vereadores não quiseram se pronunciar. Alguns afirmam que a proibição das transmissões das sessões, que era inclusive uma cultura popular, principalmente dos moradores do meio rural, foi a causadora deste marasmo legislativo, já que, agora, os vereadores preferem fazer o trabalho parlamentar do que ficar se pronunciando para os “fantasmas da indiferença”. Lembrando a célebre frase de Rousseau que “o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele”, em Brumado, pelo menos, isso não está acontecendo, pois, as “cadeiras vazias” vêm sendo uma constante. Numa análise mais ampla da situação, percebe-se que o povo prefere muito mais as redes sociais, que acabaram se tornando a “tribuna livre”, do que comparecer às sessão da Câmara de Vereadores, só que, a esfera cibernética é insuficiente para que os reclames, anseios e as grandes necessidades venham ser realizadas. Com a proximidade das eleições, esse quadro de afastamento popular é preocupante, lembrando que o velho ditado “de que cada povo tem o governo que merece” pode ser cruel, já que pela falta de participação, a Democracia pode dar lugar ao totalitarismo velado, pois a ausência popular, pode ser interpretada como a máxima que surgiu no século XIII de que “quem cala, consente”.  

Exoneração de Romero Jucá do Ministério do Planejamento é publicada no Diário Oficial

  • 24 Mai 2016
  • 10:05h

(Foto: Reprodução)

A exoneração de Romero Jucá (PMDB-RR) do cargo de ministro do Planejamento foi publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU). O afastamento acontece um dia depois da divulgação de áudios de uma conversa entre o peemedebista e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado no qual eles estariam discutindo uma obstrução das investigações da Operação Lava Jato. Ainda nesta segunda-feira (23) Jucá anunciou que deixaria a pasta para aguardar um posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) sobre as conversas. "Eu sou presidente nacional do PMDB, sou um dos construtores deste novo governo e não quero de forma nenhuma deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa prejudicar o governo. Enquanto o Ministério Público não se manifestar, eu aguardo fora do mistério o posicionamento. Se ele se manifestar dizendo que não há crime, que é o que eu acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar", declarou.

Dica da Semana do Rei do Som

  • 24 Mai 2016
  • 10:00h

(Divulgação)

Nesse período da alegria proporcionado pelas festas juninas, aproveite e equipe o seu carro com o subwoofer Tornado. Um alto-falante arrojado, derivado de uma plataforma profissional, desenvolvido especialmente para atender as necessidades de sonorização tuning em "trios elétricos" automotivos e propaganda volante. Um mega Subwoofer que proporciona graves fortes e bem definidos, com força e qualidade de áudio. Pensando nisso, é que a Equipe Rei do Som acaba de lançar a promoção especial do Subwoofer Tornado de 15 polegadas, com potências avassaladoras de 1100 e 2500 WRMS em 04 ohms. Faça-nos uma visita e confira essa e outras ofertas.

Rei do Som (77) 3441-9331

Bahia: Jovem foi assassinada após rejeitar 'cantada'; polícia investiga o caso

  • G1 BA
  • 24 Mai 2016
  • 09:24h

Jovem de 19 anos foi morta com tiro no peito em Feira de Santana (Foto: Reprodução/Acorda Cidade

A Polícia Civil da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, apura se uma jovem de 19 anos, assassinada com um tiro no peito, foi morta após ter rejeitado uma cantada durante uma festa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23), pelo delegado Fabrício Alencar Linard, que investiga o caso. O rapaz suspeito de cometer o homicídio está sendo procurado. De acordo com o delegado, a vítima, Tainá Caroline Batista Sampaio, fazia parte de um grupo do WhatsApp em que o suspeito também era membro. Os dois se encontraram em uma festa, na noite de sábado (21), um dia antes do crime, quando o rapaz teria tentado se aproximar da jovem. "Eles faziam parte desse grupo e se encontraram em um bar. Esse rapaz, então, teria feito uma brincadeira com ela e, ao que parece, ela não gostou. Essa brincadeira, segundo testemunhas, pode ter ocorrido com conotação de paquera", relatou.

Ainda segundo a polícia, a vítima e o suspeito, de prenome Elvis e apelido de "Vitinho", voltaram a se encontrar na tarde do domingo (22) e o rapaz teria falado com a jovem sobre a situação do dia anterior. "Ele teria começado a conversar com ela sobre o que ocorreu na festa e então perguntou o que ela tinha contra ele. Foi então que, segundo testemunhas, os dois começaram uma discussão e ela teria feito um comentário que ele não gostou. Em seguida, ele deu um único tiro na vítima, no peito", disse o delegado. Tainá ainda chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Clériston Andrade, mas de acordo com a polícia, já chegou à unidade médica sem vida. O delegado informou que já ouviu pessoas que presenciaram o crime e que pedirá a prisão preventiva do suspeito. Uma equipe de investigadores foi até a residência do rapaz, mas ele não foi localizado. "Ele está sendo procurado. Na residência onde mora, informaram que ele teria chegado em casa após o crime, saído de carro e não voltou mais. Já foram ouvidas duas colegas dela [da vítima], que foram testemunhas do crime. Uma delas também fez menção, no depoimento, sobre o que ocorreu na noite de sábado", disse. O delegado Linard disse que também pretende ouvir familiares da vítima nos próximos dias. "Hoje o corpo dela foi velado, e a partir de amanhã os familiares começar a chegar para serem ouvidos. Estamos ainda na busca pela qualificação do crime, e somente depois vamos pedir a prisão preventiva do suspeito. Ele é maior de idade, deve ter em torno de 20 anos", destacou.

CONTINUE LENDO

Polícia Federal cumpre a 30ª fase da Operação Lava Jato

  • 24 Mai 2016
  • 08:45h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde a madrugada desta terça-feira (24), a 30ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. Serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A ação foi batizada de "Operação Vício". De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), esta fase investiga a possibilidade de pagamentos de R$ 40 milhões em propina a partir de contratos fraudulentos da Petrobras com fornecedoras de tubo, que chegam a R$ 5 bilhões. As fraudes ocorreram entre 2009 e 2013, conforme o MPF. Os procuradores afirmam que há indicativos da participação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-diretor de Serviço e Engenharia da estatal Renato Duque. Ambos estão presos e têm condenação em decorrência da Lava Jato.

 

Os alvos desta fase, esclareceu o MPF, são executivos e sócios das empresas fornecedoras de tubos, um escritório de advocacia utilizado para o repasse de dinheiro, dois funcionários da Petrobras e operadores financeiros. "As investigações identificaram que uma construtora de fachada foi utilizada para viabilizar o pagamento de propina em diversos esquemas criminosos investigados na Operação Lava Jato, mediante a celebração de contratos ideologicamente falsos", informou o MPF. As investigações apontam para a utilização de transferências no exterior para uma offshore controlada por operador financeiro como mecanismo de ocultar rastros da propina. A Polícia Federal afirma que são três grupos de empresas investigados. As propinas também teriam circulado pela Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Segundo os agentes, em outro procedimento, também estão sendo cumpridos mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área Internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas. Os crimes investigados nesta etapa são corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba. O nome da operação, ainda de acordo com a PF, remete à sistemática, repetida e aparentemente dependente, da prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e agentes políticos que aparentam não atuar de outra forma senão através de atos lesivos ao Estado. "O termo ainda remete a ideia de que alguns setores do Estado precisam passar por um processo de desintoxicação do modo corrupto de contratar presente na ação de seus representantes", declarou a PF.

CONTINUE LENDO

Conquista: Viatura da Polícia Militar pega fogo na esquina da Macaúbas com a Alagoas

  • Louro Magalhães
  • 24 Mai 2016
  • 08:03h

Foto: Reprodução / Louro Magalhães

Um flagrante assustou populares que estavam na esquina da Avenida Macaúbas com a Avenida Alagoas, no Bairro Brasil, zona oeste de Vitória da Conquista. Uma viatura da Polícia Militar pegou fogo no local, por volta das 17h20 desta segunda-feira (23). Segundo testemunhas, um mecânico dentro do veículo estava fazendo testes. Inexplicavelmente o motor do veículo começou a soltar forte fumaça, e rapidamente o fogo tomou conta do motor. Outra viatura passou no momento e ajudou a conter as chamas. Minutos após, um carro do Corpo de Bombeiros chegou e fez o rescaldo. A PM irá apurar o quê pode ter provocado o incêndio. 

Serralheria Santa Rita: As melhores opções estão aqui!

  • 24 Mai 2016
  • 07:03h