Repórter do Fantástico é ferido no rosto em SSA; jornalistas acusam PMs de truculência

  • Bahia Notícias
  • 27 Fev 2017
  • 10:26h

Foto: Reprodução / TV Globo

Os jornalistas da Globo Felipe Santana e Bruno Della Latta, presos neste domingo (27) em Salvador por desacato, acusaram policiais militares de truculência. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso ocorreu no circuito Osmar (Campo Grande). Não há informações sobre o que levou à confusão, mas os jornalistas e os policiais se desentenderam. Della Latta teve um ferimento no supercílio e foi  encaminhado ao posto médico para atendimento e, em seguida, para o Hospital Aliança, onde permanece em observação. Já Santana foi ouvido na Central de Flagrantes. Os militares envolvidos também prestaram depoimentos. Todos os envolvidos serão encaminhados para fazer exame de corpo de delito, já que dois PMs também  apresentaram  ferimentos na boca e no braço. A SSP-BA determinou a apuração rigorosa da situação. Santana é correspondente da Globo em Nova York. Já Della Latta trabalha na equipe do Fantástico.

Francês de 72 anos cai da Cachoeira da Fumaça e morre na Chapada Diamantina

  • G1 Bahia
  • 27 Fev 2017
  • 09:40h

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O turista francês Alain Wergeil, de 72 anos, caiu e morreu na tarde deste domingo (26), da Cachoeira da Fumaça, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, enquanto fazia uma trilha no local. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do estado, a vítima fazia parte de um grupo que estava com um guia local e fazia o passeio na trilha da Cachoeira da Fumaça por cima. O local é um dos mais visitados da região. Ainda segundo os bombeiros militares, o corpo já foi localizado com ajuda de uma aeronave da Operação "Bahia sem Fogo", mas o resgate só será feito na segunda-feira (27), porque o local é de difícil acesso e as condições climáticas estavam ruins. Ainda não há detalhes de como ocorreu a queda Os bombeiros disseram que já informaram o caso à Polícia Civil de Lençóis.

Reviravolta: Mulher de Victor agora nega agressões. Carreira pode ter sido comprometida

  • Globo
  • 27 Fev 2017
  • 08:57h

(Foto: Reprodução)

Poliana Chaves, mulher de Victor, da dupla Victor & Leo, fez um post no Instagram saindo em defesa do marido. Em um texto assinado por ela, Poliana, que está grávida do segundo filho do cantor, explicou que tudo começou com uma discussão dela com a sogra. Na briga, explicou que não sentiu o apoio do marido. Poliana disse ainda que fez exame de corpo de delito no IML e que ela e o bebê estão “em pleno estado de saúde”. No texto escrito por ela em defesa do marido, Poliana escreve o nome de Victor sem o C, que é a forma como ele foi batizado e registrado. Ao lado do texto, ela escreveu na legenda do post: “De uma hora para outra vi meu nome e de minha família expostos na mídia. Me senti no dever de esclarecer os fatos que foram veiculados. Espero que uma vez esclarecido possa voltar a me dedicar ao meu marido, à minha filha e à minha gravidez.” Pessoas do meio artístico dizem que episódio pode ter comprometido a carreira da dupla, que já vinha sofrendo declínio desde 2012. Segue o texto publicado por Poliana:

“Na última sexta-feira, tivemos um grande desentendimento familiar que me abalou profundamente. Em Belo Horizonte, não tenho parentes ou amigos, estava distante da minha cidade natal e, após a discussão com minha sogra, sem sentir o apoio do Vitor que tentou me conter, vi na polícia um lugar em que me senti amparada. Em momento algum, considerei que tivesse ocorrido qualquer crime, principalmente, praticado por meu marido Vitor, tanto que falei em meu depoimento na polícia que não tinha interesse na apuração de natureza penal. Vitor não me machucou e nunca me machucaria e, para comprovar, a inexistência de qualquer lesão, resolvi fazer a perícia no IML. Apesar do transtono que toda a repercussão nos causou, meu bebê e eu estamos em pleno estado de saúde. Agradeço a preocupação com nossa família e peço a compreensão de todos, pois agora preciso de paz para me recompor.”

Depois que Poliana postou, o cunhado, Léo, publicou a postagem da mulher de Victor e fez um post de apoio ao casal.

CONTINUE LENDO

Homem morre após capotar veículo em estrada vicinal na zona rural de Caetité

  • Sudoeste Bahia
  • 27 Fev 2017
  • 08:10h

(Foto: Reprodução)

Um homem identificado como Rômulo Claudio Aguiar de Souza, de 52 anos de idade, morreu após capotar o veículo que conduzia em uma estrada vicinal nas proximidades do povoado de Santa Luzia, zona rural de Caetité.O acidente ocorreu por volta das 16h35 deste domingo (26). Conforme o Boletim de Ocorrências (BO), ao passar por uma curva, o homem perdeu o controle da direção. O veículo capotou algumas vezes e bateu em um barranco. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vítima não usava cinto de segurança e foi arremessada para fora do veículo pela janela. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e da Polícia Militar foram chamadas, mas quando chegaram ao local o homem já estava morto. Após o levantamento cadavérico o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Brasil: Jovem de 21 anos morre ao cair de cachoeira

  • G1
  • 26 Fev 2017
  • 20:09h

Jovem caiu de uma altura de 15 metros; corpo foi retirado pelo bombeiros (Foto: Silvio Nego/Rádio Copas Verdes)

Uma jovem de 21 anos morreu na manhã deste domingo (26), ao cair de uma cachoeira em Prudentópolis, na região central do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a garota estava no topo do Salto Barão do Rio Branco, que tem 60 metros de altura, e sofreu uma queda de 15 metros. Conforme os bombeiros, a jovem parou em um platô - uma rocha plana.Ainda conforme os bombeiros, para chegar ao local, a jovem pulou uma grade de proteção que há na cachoeira.A equipe dos bombeiros foi acionada às 6h47 e, quandochegouaté a jovem, a vítima estava morta.O corpo foi levado ao Instituto Médico-Legal de Guarapuava.

Dia nublado decepciona quem tentou ver eclipse solar no Brasil

  • 26 Fev 2017
  • 19:11h

(Foto: Reprodução)

O dia nublado frustrou quem esperava observar o eclipse solar parcial no Brasil neste domingo (26). O fenômeno era esperado em algumas regiões do país entre 9h e 12h. No sul do Chile, Argentina, Angola e norte da Zâmbia, o eclipse seria anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor). Este foi o primeiro eclipse de 2017.O eclipse solar anular ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Mesmo quando estão alinhados perfeitamente, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro.Nas redes sociais, brasileiros que se prepararam para assistir ao eclipse fizeram piada com a situação postando fotos de nuvens. A manhã foi nublada em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Em Belo Horizonte, chovia por volta das 11h40, quando o eclipse deveria ser visível.

Visibilidade

Apesar do tempo ruim, as nuvens deram uma trégua em algumas regiões do país, permitindo a observação do fenômeno. O estudante Higor Martinez, de 19 anos, que tem um site de divulgação sobre astronomia, conseguiu fotografar o eclipse a partir de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Segundo ele, havia apenas algumas nuvens esparsas no céu no momento do eclipse.O eclipse também foi observado em cidades como Curitiba e Maringá. Em Porto Alegre, apesar das nuvens, o céu não estava totalmente encoberto, o que permitiu que o fenômeno fosse visto.

CONTINUE LENDO

Victor pede para se afastar de 'The Voice Kids' após denúncia de agressão a mulher

  • G1
  • 26 Fev 2017
  • 17:48h

(Foto: Reprodução)

O cantor Victor, da dupla sertaneja Victor & Léo, pediu para se afastar do programa "The Voice Kids" após a denúncia de que teria agredido a mulher grávida.O atual programa e o próximo já estão gravados com a presença do cantor como jurado e serão mantidos, informou o apresentador André Marques neste domingo (26).A mulher de Victor, Poliana Chaves, registrou uma ocorrência contra o marido na última sexta-feira (24). Ela diz ter sido jogada no chão e agredida com chutes. No sábado (25), a mãe do cantor registrou uma queixa contra a nora. Victor não se pronunciou sobre o caso até a última atualização desta reportagem

.No programa deste domingo, o apresentador André Marques disse: “Esta semana aconteceu um fato importante envolvendo um dos técnicos do nosso programa. Uma acusação bastante grave de violência doméstica envolvendo o Victor. A Globo repudia toda e qualquer forma de violência e acredita que essa acusação precisa ser apurada com rigor, garantindo o direito de defesa na busca da verdade. O Victor inclusive nos procurou informando que iria se afastar do programa para se dedicar totalmente a esse caso. No entanto, você que acompanha o nosso The Voice Kids sabe que estamos em um momento muito especial da disputa das crianças. Como nosso programa de hoje e da semana que vem já estavam gravados, em respeito a essas crianças que se esforçaram tanto para chegar até aqui nas batalhas, decidimos manter o programa como ele foi gravado e o jornalismo da Globo vai acompanhar o desenrolar desse caso para que você saiba tudo o que está acontecendo".

CONTINUE LENDO

Veja os maiores erros que você pode cometer antes e depois da malhação

  • 26 Fev 2017
  • 15:11h

(Foto: Reprodução)

Várias pessoas frequentam regularmente a academia em busca do corpo dos sonhos, algumas chegam a praticar exercícios extenuantes visando minimizar o tempo até a obtenção de resultados, mas, seja para ganhar massa ou para perder peso, o que muitas delas acabam esquecendo é a alimentação, um dos fatores cruciais para o sucesso desse processo. Muitos cometem erros nutricionais que sabotam todo o esforço dedicado durante os treinos, por isso, traçar um plano alimentar de acordo com as condições físicas e objetivos de cada indivíduo é essencial para alcançar o êxito e não acabar prejudicando a saúde.

 

Os erros mais clássicos

O senso comum acredita que para perder peso e ganhar massa muscular é necessário malhar muito e comer pouco, porém, isso é apenas mais um mito em torno do emagrecimento. Assim como os excessos, ser radical demais também atrapalha, fazer jejuns por longos períodos podem desencadear a compulsão na hora de se alimentar, assim como um cardápio restrito pode fazer com que a pessoa enjoe ou perca a motivação. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, o segredo para atingir os resultados almejados está na dosagem. “É preciso saber medir e alcançar um equilíbrio entre treino e dieta para atingir os objetivos de forma saudável.” Sendo assim, veja os erros mais recorrentes cometidos tanto por quem busca emagrecer quanto por quem deseja definir os músculos:

Seguir dietas restritivas: Cortar de vez a ingestão de um determinado grupo alimentar em vista do emagrecimento ou ganho de massa pode acabar saindo como um tiro no pé. Além de ser prejudicial à saúde é um grande desmotivador para quem está começando a praticar atividades físicas. Apostar somente em saladas também é muito perigoso, pois a proteína é essencial para a regeneração e tonificação dos músculos após os exercícios. O ideal é buscar uma reeducação alimentar e adotar um cardápio variado, de preferência sob a orientação de um nutricionista.

Apostar sempre no mesmo prato: a combinação queridinha de quem frequenta academias e deseja ganhar massa muscular é a dupla imbatível de frango com batata doce, porém, as chances de enjoar rapidamente e sair dos trilhos são muito grandes, o ideal é incrementar as refeições com alimentos saudáveis como ovos cozidos, peixes, carnes e vegetais ricos em proteínas e de baixo índice glicêmico. Já para aqueles que visam a perda de peso, o consumo excessivo de batata doce, apesar de saudável, pode sabotar o emagrecimento. Ela não deve ser excluída do cardápio, mas é preciso moderação em seu consumo.

Cortar carboidratos: A dieta de “zero carboidrato” não é uma boa opção. Eles são a principal fonte de energia do corpo humano, e se dividem em 2 grupos: os simples e os complexos. O primeiro grupo gera energia instantaneamente no organismo, o que faz com que haja um pico de insulina para regular os níveis de glicose no sangue. Já os complexos geram menos energia, porém, por um período maior, fazendo com o que o organismo trabalhe constantemente. O ideal é o consumo desse segundo grupo, que é proveniente de frutas e vegetais.

Exagerar na dose: malhar exaustivamente é um dos erros mais comuns entre aqueles que estão começando o processo de emagrecimento ou hipertrofia. Muitas pessoas se sentem determinadas a alcançar os resultados em um curto espaço de tempo e acabam excedendo os limites do corpo, o que pode resultar em lesões e até mesmo desacelerar o processo, já que, devido aos exercícios constantes, o organismo não encontra tempo suficiente para a regeneração muscular e acaba aumentado a fadiga. É fundamental respeitar o tempo de descanso entre os treinos e, principalmente, dormir adequadamente para que aconteça a recuperação da musculatura.

Os melhores aliados

Os resultados dos exercícios físicos não estão relacionados apenas as horas que investimos durante a pratica das atividades. A alimentação é a base para a saúde em geral e, nesse caso, não é diferente. Segundo profissional da Nature Center, os nutrientes fornecidos ao corpo através dos alimentos ingeridos são determinantes para garantir a eficácia de todo o esforço dedicado aos treinos e podem até potencializa-los: “um plano alimentar bem programado e que saiba equilibrar os nutrientes pode proporcionar mais força, velocidade e resistência na hora dos treinos e ainda favorecer a queima de gorduras, já um cardápio mal planejado pode colocar a perder todo o tempo investido nas atividades, por isso é preciso se organizar e saber o que é ideal consumir antes e depois do treino”.

Definir os objetivos - Perder peso? Ganhar massa muscular? Tratar doenças? Antes de tudo é necessário ter em mente onde se quer chegar. “É importante diferenciar o objetivo, pois, assim como nos exercícios, a dieta de quem visa o emagrecimento é diferente de quem quer ganhar massa muscular e atingir a hipertrofia, assim como também é diferente para quem só procura a manutenção do peso. Para um grupo é necessário favorecer alimentos que para outros devem ser reduzidos, portanto, o ideal é buscar o acompanhamento de um especialista para auxiliar nesse processo e ajustar a dieta de acordo com a necessidade particular de cada pessoa” – explica Sinara.

Antes do treino - Segundo a nutricionista, em geral, os carboidratos complexos são a melhor pedida antes das atividades físicas. Eles garantem o estoque suficiente de energia durante toda a atividade física, evitando que ocorra a perda muscular. Eles estão presentes em alimentos integrais, ricos em fibras. Não é recomendado abusar do consumo de proteínas nessa etapa, pois elas dão a sensação de estomago pesado e atrapalham o desempenho.

Depois do treino – Cuidado para não repor mais do que gastou! Esse é o princípio básico da alimentação após os exercícios. Nessa etapa é bastante importante não perder o foco, mas isso não significa deixar de se alimentar. O consumo de proteínas é muito indicado, elas auxiliam na regeneração da musculatura, além disso, as hortaliças e leguminosas também são bem-vindas, pois dão saciedade e ainda repõem as vitaminas e minerais que o corpo perdeu. Os carboidratos complexos também são liberados nesse período, com moderação.

O que não pode faltar no cardápio

Tanto para perder medidas e conquistar um corpo delineado quanto para definir a musculatura e conseguir um abdômen sarado, ou simplesmente melhorar a saúde e ter um corpo saudável, é fundamental manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas de forma moderada e regular.

Confira os alimentos que não podem ficar de fora de nenhuma dieta:

Acelerando o metabolismo - Alguns alimentos tem o poder de acelerar o metabolismo devido ao seu efeito termogênico, isso ocorre porque eles possuem substâncias que aumentam a temperatura corporal e induzem o organismo a queimar mais energia na digestão, acelerando o ritmo de trabalho e favorecendo a queima de lipídios para estabilizar a temperatura interna. É o caso do café, por exemplo. A bebida possui grande concentração de cafeína, substância termogênica com efeito estimulante capaz de aumentar a disposição para malhar, pois ela diminui a percepção do esforço físico e ainda adia a sensação de fadiga ao poupar os estoques de glicogênio muscular. Outro alimento poderoso é o chá verde. Considerado um dos melhores termogênicos naturais, o chá da planta Camellia sinensis, também possui alta concentração de cafeína, que acelera o metabolismo, e catequina, capaz de aumentar o gasto calórico e auxiliar no processo da digestão e funcionamento do intestino.

Vitaminas são indispensáveis - As vitaminas são nutrientes que contribuem para o desenvolvimento e funcionamento adequado de todo o organismo. Elas fortalecem o sistema imunológico, melhoram a saúde, fazem a manutenção do corpo e previnem doenças como anemias e problemas hormonais. Elas se dividem em dois grupos: as lipossolúveis (A, D, E, K – presentes na gordura dos alimentos) e as hidrossolúveis (B e C – solúveis em água). Ricas em antioxidantes, elas combatem os radicais livres, contribuem para a renovação celular, melhoram o aspecto da pele e crescimento dos cabelos e ainda podem aliviar cãibras e distensões musculares: é o caso da vitamina E, conhecida como a “queridinha dos atletas e esportistas”, pois ela também faz a manutenção estrutural e funcional do sistema esquelético, muscular e cardíaco. Elas podem ser encontradas em diversos alimentos naturais como proteínas, frutas, vegetais e oleaginosas, e devem ser incluídas na dieta. A nutricionista alerta sobre a importância de um cardápio balanceado: “Cada uma delas tem sua característica particular e o ideal é que haja uma quantidade equilibrada de todas para a manutenção do organismo. Tanto a deficiência quanto o excesso podem causar danos ao funcionamento do corpo” Afirma Menezes.

Vitaminas do complexo B fazem toda a diferença - Muitas pessoas desconhecem o poder que essas vitaminas têm, não apenas para o desempenho físico, mas para a saúde em geral. Aliadas poderosas do organismo, elas estão entre as mais importantes para a manutenção do corpo e são capazes de otimizar o rendimento e resultados das atividades físicas, especialmente da musculação, isso porque, elas fazem parte do processo que converte os alimentos em energia. A vitamina B12, por exemplo, conhecida também como Cobalamina, está relacionada diretamente ao metabolismo de carboidratos e lipídeos, pois ela atua na formação de glóbulos vermelhos, responsáveis por fornecer o oxigênio necessário aos músculos, gerando mais energia durante a realização de atividades intensas e favorecendo o ganho de massa magra. A falta de vitaminas do complexo B, além de interferir na performance durante as atividades do dia a dia e a prática de exercícios, também pode impedir que o corpo absorva os nutrientes necessários para seu funcionamento correto. Elas são encontradas especialmente na proteína animal e frutos do mar e em vegetais de coloração verde escura como couve e espinafre.

CONTINUE LENDO

Relatório do CNJ aponta que, a cada três presos no país, um é provisório

  • 26 Fev 2017
  • 14:07h

(Foto: Reprodução)

Relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a situação dos presos no Brasil, ao qual a GloboNews e o G1 tiveram acesso, indica que, a cada três presos no país, um está em situação provisória, aguardando julgamento. Ao todo, segundo o parecer do CNJ, o país tem atualmente 654.372 pessoas presas. Desse total, 433.318 já foram condenadas (66,2%), enquanto 221.054 (33,7%) estão em situação provisória. O relatório do conselho foi elaborado diante da crise no sistema carcerário do país. Somente no início deste ano, rebeliões e massacres deixaram dezenas de mortos em penitenciárias do Amazonas (56), doRio Grande do Norte (26) e de Roraima (31). Além disso, cerca de 30 presos fugiram de uma cadeia no Paraná e outros dez ficaram feridos após motim em um presídio em Minas Gerais. Diante dessa crise, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, convocou a Brasília os presidentes de todos os tribunais de Justiça do país e pediu a eles "esforço concentrado" para identificar a atual situação carcerária do Brasil.

Em 2017, Prova Brasil do ensino médio será aplicada em todas as escolas do país

  • 26 Fev 2017
  • 12:11h

(Foto: Reprodução)

No segundo semestre de 2017, a Prova Brasil do ensino médio será aplicada pela primeira vez em todas as escolas públicas e privadas, sendo o governo federal. Na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, reuniu representantes do Ministério da Educação, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Corregedoria Geral da União (CGU) em uma audiência pública para discutir a transformação da avaliação do ensino médio em censitária, ou seja, representando a totalidade das escolas, e não apenas por amostragem, como acontecia até o ano passado.Nesta quarta-feira (22), o Inep anunciou que "todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, farão a Prova Brasil este ano":

Brasil tem 292 casos confirmados de febre amarela; mortes chegam a 97

  • 26 Fev 2017
  • 10:07h

Ministério da Saúde confirmiu que 292 pessoas foram infectadas pela febre amarela desde o inicio do surto no Brasil. O novo boletim divulgado nesta terça-feira (21) também informou que o país teve 97 mortes devido à doença. Minas Gerais é o estado mais afetado, com 249 casos confirmados e 84 óbitos. Espírito SantoSão PauloBahiaTocantins e Rio Grande do Norte também possuem registros da febre amarela em investigação. Leia a boletim completo. Das 1.337 notificações que os governos estaduais e o Ministério da Saúde receberam, 126 foram descartadas - as suspeitas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Distrito Federal estão neste número.O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas ruais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes. Pessoas que morem nestas regiões ou que devem viajar nos próximos meses devem receber uma dose da vacina 10 dias antes de chegar ao local.

Cansaço e falta de ar podem ser indicativos de problemas no pulmão, coração e até no cérebro

  • G1
  • 26 Fev 2017
  • 09:06h

(Foto: Reprodução)

Cansaço e falta de ar costumam aparecer juntos, mas podem ter causas bem diferentes. Pode ser asma, um problema de fôlego que atinge quase 20% dos brasileiros, como pode ser outras doenças que também provocam falta de ar em praticamente todas as atividades do dia a dia! 

Saiba mais

Respirar é um ato involuntário e inconsciente. É um impulso que faz com que a caixa torácica mude de posição para o ar entrar no pulmão. Depois, o sangue passa para levar oxigênio e retirar o gás carbônico. Esses mecanismos de encher o pulmão e passar o sangue determinam se a pessoa tem ou não falta de ar. O ar pode faltar pelo excesso de esforço ou porque a troca gasosa não está sendo feita como deveria e chega pouco oxigênio aos pulmões.

  

Algumas causas para a falta de ar:

No cérebro – A falta de ar ocorre quando o comando do cérebro para a respiração não é bem feito ou não é suficiente. Isso pode ocorrer em um tipo de apneia onde o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração e a pessoa acorda com falta de ar ou tem dificuldades para respirar quando vai dormir. Doenças neurológicas também podem deixar a musculatura do sistema respiratório fraca e o paciente não consegue fazer o esforço para respirar.

No sistema respiratório – Problemas primários deixam os pulmões mais duros e menos maleáveis. Nesse caso, fica mais difícil fazer o movimento para entrar o ar e a troca gasosa também é dificultada. A pneumonia é um exemplo de quando os pulmões estão infiltrados e mais resistentes. Asma e bronquite também levam à falta de ar, mas nesses casos, é uma obstrução (inflamação nos brônquios) que dificultam a passagem do oxigênio.

No coração – A cada batimento cardíaco, metade do volume de sangue vai para o corpo e a outra metade para os pulmões. Quando a bomba de sangue dos pulmões não está funcionando corretamente, ocorre a falta de ar pelas doenças cardíacas, a insuficiência cardíaca, por exemplo. Quando a pessoa se deita, o sangue volta para os pulmões, não consegue passar e acontece a falta de ar. Quando a pessoa levanta, o sangue vai para as pernas, por isso, a falta de ar dormindo e o inchaço nas pernas são sintomas dessa doença. Existem outras doenças que podem dar falta de ar, a anemia é um exemplo porque o sangue fica fraco e não consegue oxigenar os pulmões como deveria. Uma dica importante é colocar o corpo sob esforço. Só é possível identificar se a pessoa tem ou não falta de ar quando o corpo está em movimento: subir escada, ir andando até a padaria, brincar com os filhos. Para a falta de ar ocorrer sentado ou em situações muito simples, como escovando os dentes, é porque a doença está muito avançada. Muitos pacientes dizem não sofrer de falta de ar porque não fazem nenhum tipo de esforço, mas isso é preocupante. Outra dica é notar se o mesmo esforço traz sensações diferentes. É o mesmo cansaço subindo a mesma escada? Ou piorou? Muitos pacientes deixam de realizar tarefas por causa da falta de ar e isso ocasiona um impacto grande na qualidade de vida. Por isso, procurar um médico e dar atenção à falta de ar e a progressão dela é muito importante.

CONTINUE LENDO

Quase R$ 23 milhões são repassados para bolsas de estudo pelo MEC

  • 26 Fev 2017
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

O MEC (Ministério da Educação) liberou nesta quinta-feira (23) R$ 22,94 milhões para o pagamento de bolsas de estudo. Segundo a pasta, as vagas são destinadas a estudantes do ensino superior. Os recursos serão repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao MEC. Cerca de 18 mil estudantes cadastrados no programa Bolsa Permanência deverão ser beneÖciados com a liberação de R$ 14,15 milhões do total destinado para as bolsas de estudo .A ação oferece auxílio Önanceiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, indígenas e quilombolas. O objetivo do programa criado pelo governo federal é minimizar as desigualdades sociais e incentivar a permanência do estudante na faculdade. Para isso, o recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. 

Em nota divulgada pelo MEC, o diretor de políticas e programas de graduação, Vicente Almeida Junior, explica que o auxílio Önanceiro se destina a custear gastos durante o curso em que a carga horária impede o bolsista de realizar atividade remunerada. ProUni Dos R$ 22,9 milhões liberados pelo governo nesta quinta, R$ 3,84 milhões serão destinados ao pagamento da Bolsa Permanência aos bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos).O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas. Podem se candidatar ao benefício estudantes que realizaram ensino médio em rede pública, da rede particular na condição de bolsistas integrais, pessoas com deÖciência e professores da rede pública. Para concorrer às bolsas integrais, a pessoa deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos. O candidato também precisa ter tirado pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

CONTINUE LENDO

Pessoas com diabetes têm mais chance de ter tuberculose; palestra fala sobre cuidados

  • 25 Fev 2017
  • 18:41h

(Foto: Reprodução)

Os pacientes com diabetes têm mais chance de desenvolver tuberculose do que a população em geral, risco que aumenta se o diabetes estiver fora de controle. O tema será abordado em uma palestra do médico Afonso Roberto Batista, especialista em Pneumologia pela Escola Nacional de Saúde Pública. O evento ocorrerá no dia 7 de março, das 9 às 12h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). A palestra é promovida pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar). Segundo o especialista, o diabetes bem controlado é muito importante para evitar doenças infecciosas que, ao serem instaladas, aumentam a glicemia. E com a tuberculose não é diferente. Por isso, é importante que o diabetes seja identificado precocemente, ao contrário da realidade atual, em que uma parcela significativa dos pacientes só tem o diagnóstico quando já apresenta complicações. 

No caso da tuberculose, o diagnóstico precoce também é fundamental, apesar de, em muitos casos, a confirmação da doença aconteça quatro meses depois de instalada. No Brasil, de acordo com o especialista, o número de pessoas com tuberculose continua crescendo no Brasil, depois do aumento de pessoas infectadas pelo HIV, pelas multidrogas resistentes e pelo abandono do tratamento, que exige o uso de quatro drogas durante seis a nove meses. Também fatores sociais, como a pobreza, que refletem na baixa qualidade de habitação, alimentação e saneamento contribuem para o aumento da doença. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que 30% da população possui o bacilo de Koch (tuberculose infeccção), condição que difere da tuberculose doença, que exige tratamento. No caso do paciente diabético, o Ministério da Saúde recomenda para o teste positivo de PPD (avalia a presença do bacilo de Koch) maior que 5%, o início do tratamento com uma droga, em vez de quatro (usada na tuberculose doença) no prazo de seis a nove meses.

CONTINUE LENDO

5 coisas que você deveria saber sobre o vírus sexualmente transmissível que afeta 80% dos adultos

  • G1
  • 25 Fev 2017
  • 17:27h

(Foto: Reprodução)

As infecções do vírus do papiloma humano (HPV) são extremamente comuns e contagiosas, mas não apresentam sintomas na maioria dos casos.Assim, as pessoas infectadas não percebem que têm a doença nem que podem transmiti-la a parceiros ou parceiras.O contágio acontece por meio do contato com a pele na zona genital e anal, de forma que não é necessária a penetração para que o vírus possa ser transmitido de uma pessoa para a outra.Nem mesmo o uso da camisinha pode prevenir totalmente o contágio, que pode acontecer durante a relação sexual ou no sexo oral.Confira cinco fatos que você deveria saber sobre essas infecções:

 

1. O HPV afeta mais de 80% de homens e mulheres sexualmente ativos em algum momento da vida

As infecções de HPV são tão comuns que podem ser consideradas quase uma evidência de que a pessoa é ou foi sexualmente ativa.Elas afetam 80% das pessoas sexualmente ativas em algum momento de suas vidas, segundo estimativas do Serviço de Saúde Nacional britânico (NHS, na sigla em inglês) e da Associação Americana de Saúde Sexual.Nos EUA, é a doença sexualmente transmissível mais comum. Entre os 2 mil homens que participaram de uma pesquisa nacional da revista científica JAMA Oncology, nos Estados Unidos, metade deles estava infectada.

2. As variações de HPV de alto risco podem causar 6 diferentes tipos de câncer com o tempo

São eles: câncer cervical ou do colo uterino (associado ao HPV em 99% dos casos, segundo o sistema de saúde britânico), anal (associado ao HPV em 84% dos casos), de pênis (47% dos casos), vulva, vagina, boca e garganta.Há mais de 100 tipos de HPV e um terço deles afeta a zona genital. As variações de HPV de alto risco incluem os tipos 16 e 18, que segundo estimativas causam mais de 70% dos casos de câncer cervical.Uma infecção de longa duração, especialmente quando causada por tipos de HPV de alto risco, pode causar câncer com o passar dos anos.Segundo a pesquisa americana publicada na JAMA Oncology, um em cada quatro homens tem uma cepa potencialmente cancerígena.Nas mulheres, o vírus é responsável por praticamente todos os casos de câncer do colo do útero, o terceiro mais incidente entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e intestino.Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016, surgirão 16 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil e 5,4 mil pessoas morrerão por causa da doença.

3. Não é fácil de detectar porque não há sintomas

No caso das mulheres, é possível detectar o vírus com uma amostra de células do cérvix (porção inferior e estreita do útero), por meio do exame de Papanicolau ou de citologia vaginal.O exame específico de HPV pode identificar em uma amostra uma ou mais variações de maior risco do vírus - aquelas associadas ao câncer.Às vezes, esse exame é feito depois que "células anormais" são detectadas no cérvix ao fazer uma de rotina.No caso dos homens, segundo o NHS, "não existe atualmente um teste confiável para detectar o HPV e é muito difícil diagnosticá-lo, já que as cepas de maior risco do vírus não apresentam sintomas".Se uma pessoa tem um alto risco de ter uma infecção anal de HPV ou de desenvolver câncer anal, é possível fazer uma citologia anal.Por outro lado, as cepas do vírus consideradas menos perigosas têm como sintoma verrugas que podem ser vistas ou sentidas na região genital, tanto em homens quanto mulheres.

4. A infecção não tem cura, mas é possível tratar os efeitos

Não há tratamento disponível para se livrar do HPV, mas é possível tratar a infecção quando há efeitos.A maioria das infecções não causa danos graves e desaparece sozinha "em um período de dois anos".As verrugas genitais podem ser tratadas com cremes, loções ou produtos químicos. Também podem ser extraídas ou ter seu tecido destruído através de congelamento ou queima.Nas mulheres, uma infecção persistente de um tipo de HPV considerado de alto risco pode causar alterações nas células do cérvix, o que aumenta o risco de desenvolver câncer cervical, também chamado de câncer de colo uterino.A presença de células consideradas "anormais" no cérvix pode ser tratada se detectada a tempo.Por isso, especialistas recomendam que as mulheres façam citologia regularmente como prevenção. Em 99% dos casos de câncer de colo uterino, a causa é o HPV, segundo o NHS.Outros tipos de câncer associados ao HPV não apresentam sintomas na fase inicial, como o câncer de boca, garganta e pênis.

5. Há vacinas para os jovens

Há várias vacinas disponíveis no mercado. Algumas protegem contra duas variáveis do HPV de risco mais alto, a 16 e a 18, que causam mais de 70% dos casos de câncer cervical, segundo estimativas.Outra vacina mais recente oferece uma proteção de 90% contra o câncer associado ao HPV, ao evitar mais variações do vírus de alto risco.Em alguns países, essas vacinas são oferecidas a meninas na fase adolescente como medida de saúde nacional.No entanto, um número cada vez maior de especialistas afirma que os meninos também devem ser vacinados.

CONTINUE LENDO