Comum no Carnaval, doença do beijo pode ser confundida com a gripe

  • 22 Fev 2017
  • 19:14h

(Foto: Reprodução)

Chamada mononucleose, a doença transmitida pela saliva causa febre e dor de garganta Nem só de marchinhas, serpentina e fantasias se faz o Carnaval. Essa época do ano também é conhecida pelos romances­relâmpagos de quem curte a festa na avenida ou em blocos de rua. Além de ser divertida, a paquera faz parte da folia, mas o problema é que os solteiros ficam mais expostos à mononucleose, também conhecida como “a doença do beijo”. O vírus, que é da mesma família do herpes, apresenta sintomas que podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado, como dor de garganta, febre e gânglios inchados. O nome popular surgiu com a forma de transmissão da doença, que acontece principalmente pelo contato íntimo e troca de saliva. “É uma doença benigna, mas pessoas que têm leucemia, linfoma ou usam corticoides podem apresentar quadros mais graves”, disse Marcos Antonio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia. Com a ajuda de Cyrillo e de Bianca Grassi de Miranda, infectologista do Hospital Samaritano de São Paulo, o site tirou as principais dúvidas sobre a doença do beijo antes de você cair na folia. Confira a seguir.
 

A transmissão acontece apenas pelo beijo? Não necessariamente. De acordo com Marcos Antonio, alguns casos raros também podem envolver uso do mesmo copo ou talher, mas o beijo é a principal forma de transmissão. “É mais comum pelo contato íntimo entre uma pessoa infectada e outra não”, disse. Quais são os sintomas da doença? No início, a doença pode ser confundida com a gripe. ”Muitas vezes (a mononucleose) é assintomática, ou seja, a pessoa infectada não sente nada ou sente sintomas leves, incaracterísticos. Mas pode causar febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor nas articulações, aumento dos gânglios da região do pescoço principalmente e manchas na pele. O período de incubação pode durar entre 30 e 45 dias”, explica Bianca. Em casos mais graves, geralmente para pacientes com imunidade baixa, a doença pode causar complicações como anemia e meningite. É possível adquirir mononucleose mais de uma vez na vida? Não. Depois de ser contaminado com a mononucleose, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença. “O organismo combate o vírus, mas ele pode ficar no corpo durante muito tempo. Por isso, se o paciente tiver imunidade baixa, os sintomas podem voltar”, explica o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia. O problema é mais comum em homens ou mulheres? A transmissão do vírus é igualmente comum para homens e mulheres, mas, de acordo com Bianca, a mononucleose é mais frequente em crianças e adultos jovens, entre 15 e 25 anos. Como é feito o diagnóstico? A partir do momento em que notar os sintomas, o ideal é procurar um médico. O diagnóstico é clínico, associado a exames de sangue. “Para confirmação laboratorial pode­se fazer a sorologia (detecção de anticorpos do tipo IgM e IgG) ou até demonstração do DNA do vírus por técnicas de biologia molecular (usado em casos muito específicos apenas)”, detalha Bianca. A doença tem tratamento? Não. O organismo combate sozinho a mononucleose. “Depois de contaminado, o mais indicado é repousar até o organismo se recuperar”, indica Cyrillo. O que pode ser feito é um tratamento para aliviar os sintomas. “A doença é na imensa maioria dos casos autolimitada e se resolve sozinha. Em alguns casos de acometimento das vias respiratórias o uso de corticoides pode ser benéfico”, aconselha a infectologista do Hospital Samaritano. Quais são as dicas para evitar o problema? Como a doença é transmitida pelo beijo, a principal dica para prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas. “Além de higienizar sempre as mãos, o mais indicado é evitar locais com muita gente e o contato com pessoas com sintomas gripais ­ que pode ser a mononucleose ­ , manchas na pele e dor de garganta”, disse Marcos Antonio. (Via site do Terra)

CONTINUE LENDO

Brasil: Gestante com morte cerebral é mantida viva por 100 dias para gêmeos nascerem

  • G1
  • 22 Fev 2017
  • 18:06h

Jovem tinha 21 anos e estava no segundo mês de gestação quando teve hemorragia cerebral (Foto: Reprodução/Facebook)

Frankielen da Silva Zampoli tinha 21 anos e estava grávida de gêmeos quando teve uma hemorragia cerebral. A família e os médicos do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região de Curitiba, decidiram mantê-la viva, mesmo depois da morte cerebral, para salvar os dois bebês. Deu certo: os bebês nasceram na segunda-feira (20). Foram 123 dias de uma batalha pela vida. De carinho, de dedicação, de acreditar no que parecia impossível. Frankielen chegou ao hospital com uma hemorragia grave no cérebro. Três dias depois, os médicos constataram a morte cerebral. A jovem não tinha mais chances de viver, mas, dentro dela, batiam mais dois corações: o de Azaphi e o de Ana Vitória. A gestação estava apenas começando, no segundo mês. A equipe médica tinha, então, o desafio de manter o corpo da mãe funcionando para que os dois bebês pudessem se desenvolver.

 "Nós precisávamos manter a pressão adequada da mãe, a oxigenação adequada e manter todo o suporte hormonal e nutricional dela", explica o médico Dalton Rivabem. Cada minuto, cada avanço, cada resposta: foi uma gravidez monitorada 24 horas por dia e comemorada nos detalhes por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. Frankielen foi atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os cuidados, estava uma ecografia todos os dias. O principal desafio, contam os médicos, era a de fazer com que os bebês sentissem o afeto que a mãe não podia dar. Para isso, família e equipe acariciavam a barriga, conversavam e cantavam para os bebês. "Nós trouxemos canções para as crianças: canções de crianças, canções improvisadas, canções que nós fizemos exclusivamente para elas. A UTI ficou cheia de músicas de amor e afeto", conta a capelã e musicoterapeuta Érika Checan.Foi no hospital, cercada de carinho, que Frankielen ficou durante os sete meses de gravidez e até os médicos não poderem mais esperar. Os bebês nasceram com a saúde compatível com a de prematuros dessa idade.  "A gente nunca se prepara para perder um filho. A dor de perder um filho é muito grande. Para uma mãe, é a pior dor. Ela foi guerreira até depois da morte, conseguiu dar vida aos filhos dela. Vê-los, agora, é lindo", diz a mãe de Frankielen, Ângela Silva. Hoje, os bebês ficam isolados porque precisam de muitos cuidados, principalmente por causa do risco de infecção. Ana Vitória, que nasceu com um 1,4 quilo, é um pouquinho maior do que o irmão Azaphi, que veio ao mundo com 1,3 quilo. Para o pai e a avó dos irmãos, a hora mais importante do dia é o momento da visita aos bebês. É um encontro especial, de olhares apaixonados, de preencher o coração machucado. Os médicos avaliam que ainda é cedo para arriscar dizer como eles vão se desenvolver e se ficou alguma sequela. Porém, o histórico deles, certamente, aponta para a superação. "Foi um momento, para mim, muito bom, de muita felicidade, dia após dia. Lá dentro, a felicidade transborda, dá ânimo de vida na gente, né?! Não tem preço, sabe. A força vem deles muito pra minha vida. Da minha esposa, vai ficar a saudade e o aprendizado", explica o pai das crianças, Muriel Padilha. Após o nascimento dos bebês, a família decidiu doar os órgãos de Frankielen. O corpo dela está sendo velada na manhã desta quarta-feira (22) e deve ser enterrado ainda nesta tarde, em Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba.

CONTINUE LENDO

Recessão acabou e Brasil entrou na rota do crescimento econômico, diz Meirelles

  • 22 Fev 2017
  • 16:44h

(Foto: Reprodução)

A recessão econômica acabou e o Brasil já entrou na rota do crescimento econômico, na avaliação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O diagnóstico é baseado na melhora das perspectivas de inflação e juros, além dos sinais de recuperação da produção industrial. "O Brasil hoje já está crescendo. Isso é muito importante, porque todos nós passamos por um momento muito difícil, quand o Brasil enfrentou a maior recessão da sua história. Mas a mensagem importante é que essa recessão já terminou. Vivemos ainda as consequências dela em muitos aspectos. Ela foi longa, difícil, dura, gerou esse número de desempregados, mas o Brasil já começou a crescer", afirmou o ministro, em reunião no Palácio do Planalto com deputados da Comissão Especial da Previdência. Em dezembro, a produção industrial registrou crescimento de 2,3% em relação ao mês anterior - a segunda alta consecutiva. Quanto à inflação, as projeções apuradas pelo boletim Focus, do Banco Central, indicam o IPCA em 4,43% no final deste ano, abaixo da meta oficial do governo de 4,5%. "A confiança no Brasil posso descrever como impressionante. Uma série impressionante de medidas tomadas por esse governo, e também pelo Congresso, já colocou o Brasil em outro clima. O Brasil hoje já é visto de forma diferente no mundo inteiro. Muitas vezes até mais positiva do que aqui", acrescentou. 

'Neymar não será preso', diz estafe do craque processado em caso de corrupção

  • Estadão Conteúdo
  • 22 Fev 2017
  • 15:55h

(Foto: Reprodução)

A empresa NN Consultoria, responsável pela gestão de carreira do atacante Neymar, comentou a decisão da Justiça da Espanha que rejeitou os recursos apresentados pelo jogador, Barcelona, Santos, a empresa N&N e a mãe do jogador, Nadine Gonçalves, contra a acusação de corrupção e fraude na negociação do craque do clube espanhol para o time brasileiro, em 2013, e, portanto, manteve aberto o processo criminal. Em documento divulgado nesta quarta-feira, a empresa chama o Grupo DIS, que detinha parte dos direitos do craque na época da negociação e acionou a Justiça ao se sentir lesada, de "ganancioso" e afirma que Neymar não será preso. "Tecnicamente a Audiência Nacional (tribunal espanhol em Madri) repetiu a decisão anterior, proferida no ano passado e amplamente divulgada, entendendo que, por ora, não deve excluir ninguém preliminarmente do processo, devendo os fatos e condutas serem analisados, as defesas apresentadas, as provas produzidas para, ao final, caso entendam que realmente não há crime, ser proferida uma sentença absolutória. Isto significa que não há neste momento nenhuma possibilidade de decretação de prisão de nenhuma das partes envolvidas", diz trecho do documento, que mais tarde enfatizou: "Felizmente, sentimento não compartilhado pelo ganancioso Grupo DIS, o atleta da seleção brasileira Neymar Jr. não será preso". 

Em outro trecho, o documento cita notícias da imprensa espanhola, entre elas uma publicada pelo jornal "La Vanguardia", e garante que não houve crime. "Estamos seguros que no final do processo será reconhecido que não foi praticado nenhum crime, prevalecendo, sem dúvida, que qualquer atleta profissional, não só o Neymar, tem o sagrado direito de escolher onde quer trabalhar, independentemente da condição financeira oferecida, ou seja, como afirmado pelo advogado especialista, a escravidão acabou. Pensar em qualquer solução diferente é jogar no lixo todos os direitos e garantias fundamentais conquistados em um Estado Democrático de Direito, seja no Brasil, seja na Espanha." O grupo de investimento brasileiro DIS, que era dono de 40% dos direitos de transferência de Neymar, recorreu à Justiça espanhola afirmando ter recebido menos do que deveria pela transferência do jogador do Santos ao Barcelona em 2013. Investigações na Espanha e no Brasil apontam que parte da quantia de transferência de Neymar foi ocultada. Oficialmente, ele foi vendido oficialmente por 17,1 milhões de euros, mas a Justiça espanhola estima que a transação total tenha atingido 83 milhões de euros. "Ganhamos o recurso do Neymar e do Barcelona e agora não tem mais saída, pois todos sentarão nos bancos dos réus e podem pegar até cinco anos de cadeia", afirmou Paulo Nasser, advogado da DIS, logo após a decisão da Justiça espanhola.Em nota oficial, o Santos também se manifestou nesta quarta para comentar a decisão da Justiça da Espanha, proferida na última terça. Um dos réus neste caso envolvendo Neymar, o clube adotou uma posição imparcial, sem criticar a decisão do tribunal espanhol, e apenas enfatizou que irá defender os seus direitos em meio ao andamento do processo. "Caso os recursos sejam negados, o processo crime correrá normalmente, com possibilidade de manifestação de todos os envolvidos, realização de provas por testemunhas, documentos e todas as que forem necessárias para a defesa dos interesses do Santos", afirma o clube em um trecho da nota, na qual em seguida finaliza: "Até o momento, inexistem novas informações a serem prestadas sobre o assunto".

CONTINUE LENDO

Sudoeste: Homicida diz que matou para testar arma e fato causou revolta em Jequié

  • Giro Itagibá
  • 22 Fev 2017
  • 15:12h

A revelação de um crime deixou a população de Jequié estarrecida e um questionamento no ar. Qual o valor da vida?Por volta das 19h, deste domingo (19), a Polícia Militar, equipe dos Abutres receberam informação de que um homem, Jadson Santana Pires, vulgo “Toró” teria praticado homicídio contra um indivíduo ao lado do Complexo Policial de Jequié, na sexta-feira, dia 10, juntamente com sua companheira, Amanda. Segundo a PM, o objetivo seria testar a arma, uma pistola .40. Segundo informações, a mesma estaria escondida na casa de Amanda. Na residência localizada na Rua Otacílio Guimarães, bairro Cansanção foi encontrada uma pistola Taurus 24/7 Tatical de numeração SDU20605 pertencente a Policia Militar do Estado de São Paulo.A Polícia descobriu também a existência de uma motocicleta roubada escondida por Toro na residência de Bolo (Homicida e Traficante da Cidade Nova), onde foi encontrada a motocicleta Titan Azul 150 NZO 5657 roubada a duas semanas atrás porem sem restrição no sistema. Foi dada voz de prisão a Crismam Lima da Silva, 41 anos mãe de Amanda e proprietária da residência. A arma e a motocicleta foram apresentadas na Delegacia. 

Senado aprova Alexandre de Moraes para vaga de Teori no Supremo Tribunal Federal

  • 22 Fev 2017
  • 14:27h

(Foto: Reprodução)

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 55 votos a 13, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 senadores, 13 não votaram. Com a aprovação, Moraes assumirá a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) cair no litoral do RIo de Janeiro. Agora o Senado enviará um comunicado ao presidente Michel Temer, que vai assinar a nomeação do novo ministro do STF. Depois disso, o tribunal tem 30 dias para marcar uma data para a cerimônia de posse de Moraes. 

Alexandre de Moraes é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou a carreira como promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, em 1991, cargo que exerceu até 2002, quando foi nomeado secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado de São Paulo. Até ser indicado pelo presidente Michel Temer para o Supremo, Moraes era o ministro da Justiça e enfrentava uma crise na segurança pública do país, com rebeliões e massacres em diversos presídios e paralisações de policiais em estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Moraes tem 48 anos e poderá ocupar uma cadeira no STF até completar 75. Assim que tomar posse na Suprema Corte, o agora ex-ministro da Justiça herdará de Teori Zavascki 7,5 mil processos – ele, porém, não será o relator da Lava Jato, isso porque Edson Fachin já foi sorteado; Moraes será o revisor dos processos. A votação no plenário sobre a indicação do novo ministro durou pouco menos de 1h. Antes de abrir a sessão, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) havia afirmado que Moraes seria aprovado "sem nenhuma dificuldade".

CONTINUE LENDO

Bahia: Justiça suspende aumento de salário de prefeito que superava o de Temer

  • 22 Fev 2017
  • 13:45h

Camara de vereadores de Paulo Afonso aprovou reajuste de salários (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Comarca de Paulo Afonso, no norte da Bahia, suspendeu o aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do município. A decisão foi tomada em caráter liminar na terça-feira (21). Em dezembro de 2016, a câmara municipal da cidade havia aprovado o aumento dos salários, e o prefeito, que ganhava R$ 20 mil, passou a receber R$ 33 mil, mais que o presidente da república, Michel Temer, que recebe mensalmente R$ 26 mil. A prefeitura do município informou que a decisão não é definitiva, e que vai recorrer na Justiça. A Comarca de Paulo Afonso atendeu a um pedido do Ministério Público, que apontou o reajuste como ilegal. Em caso de descumprimento da medida, fica estabelecida aos agentes públicos intimados, multa diária no valor de R$ 937, equivalente a um salário mínimo. Dos nove vereadores que participaram da votação, sete foram a favor do reajuste. Até o julgamento do recurso da prefeitura, o aumento dos salários está suspenso. Com isso, o Prefeito volta a receber R$ 20.042,00 em vez de R$ 33.763,00. O Vice-Prefeito R$ 11.023,10 e não mais R$ 14.830,00. Os Secretários Municipais de R$ 10.021,00 em vez de R$ 12.000,27, mesmo reajuste aplicado aos vereadores. 

Deputados aprovam projeto para a criação de documento de identidade único

  • O Globo
  • 22 Fev 2017
  • 13:02h

Aprovado na Câmara, novo documento segue para o Senado (Foto: Divulgação)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei que determina que dados biométricos e civis, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor sejam concentrados em um único documento: a Identificação Civil Nacional. O documento utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e dos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. O projeto de lei 1775/15, apresentado pelo Governo Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tramitava no Câmara desde 2015. O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) foi designado relator do processo, em julho daquele ano, para a Comissão Especial que analisou o projeto. Lopes apresentou o substitutivo, que foi aprovado nesta terça. Agora, o projeto segue para a mesa do Senado.

Brasil: Ladrão devolve cavalo após ler post com sofrimento de criança

  • Correio 24 horas
  • 22 Fev 2017
  • 12:16h

Foto: Arquivo Pessoal

Uma campanha nas redes sociais para tentar encontrar um cavalo que havia sido furtado deu certo e o animal foi devolvido ao dono, uma criança de cinco anos que possui uma deficiência no sangue e um sério problema no coração não o permite passar por 'fortes emoções'. Através das redes sociais, a família do pequeno Kaio, que vive em Cubatão, no interior de São Paulo, fez um relato pedindo para que 'Fleche' fosse devolvido, já que o cavalo é um importante aliado para minimizar os impactos da doença do menino. Na tarde desta terça-feira (21), o animal foi devolvido, mas o suspeito de cometer o crime não foi encontrado. "Eu fiquei desesperada na hora e até tive que mentir para o meu filho, porque ele tem uma paixão pelo cavalo que eu nunca vi na vida. Esse é o terceiro cavalo dele. O primeiro acabou morrendo e o Kaio ficou muito mal. Isso mexeu muito com ele, que desde de pequeno tem anemia falciforme (problema sanguíneo) e miocardiopatia (problemas no bombeamento do coração)", explicou Deise Eurides Gabassi, mãe de Kaio, ao G1. "Já o Fleche está com ele há seis meses. É a alegria do meu filho esse cavalo. Eles não desgrudam e, quando houve o furto, ele começou a chorar muito. Por causa das doenças ele não pode se emocionar muito. Os médicos dizem que essa relação faz bem para ele, mas quando vai cavalgar é sempre com calma", acrescenta.

O cavalo foi furtado depois que a família foi para a igreja e deixou o animal amarrado em um terreno. Ao voltar da celebração, ele não estava mais no local. O pai do garoto iniciou uma busca pela cidade e contou para o filho que havia emprestado o cavalo.  "De tarde uma pessoa me ligou de número restrito apenas falando que o animal estava no terreno. Acho que a pessoa viu a publicação e percebeu que era uma causa nobre. Meu filho chorou muito, mas hoje abriu um sorriso largo quando viu o grande amiguinho de volta e fez questão de levá-lo para passear", conta.

CONTINUE LENDO

Caetité: Escola Municipal é invadida por bandidos que roubam equipamentos

  • Caetité Notícias
  • 22 Fev 2017
  • 11:37h

(Foto: Reprodução)

Na noite desta terça­feira(20/02), um grupo de ladrões invadiu um grupo escolar Ovídio Teixeira, localizado na Praça Rodrigues Lima em Caetité. A ação de roubo, teria acontecido no fim da noite, onde janelas foram arrombadas. Vários objetos, dentre eles computadores, foram levados da unidade de ensino, que pertence a rede municipal de escolas. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. A Polícia Civil investiga o caso. A escola possui sistema de câmeras que podem ajudar nas investigações.

Homem é assaltado por deficiente visual e motoqueiro sem perna ; veja vídeo

  • iBahia
  • 22 Fev 2017
  • 11:08h

Um funcionário terceirizado da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi assaltado enquanto trabalhava no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, na segunda-feira (20), por um deficiente visual e um homem sem uma das pernas.Ele caminhava pela calçada quando os assaltantes se aproximaram de moto — o homem sem uma das pernas estava na condução do veículo e esperou enquanto o seu comparsa, que só tinha um dos olhos e estaria armado, abordava a vítima, que perdeu dinheiro, cartão de crédito, celular e mochila na ação. Moradores contaram à mídia local que o criminoso havia perdido um dos olhos ao levar um tiro há alguns anos. Imagens da câmera de segurança da rua, obtidas pela "Tribuna do Ceará", mostram a aproximação dos bandidos ao funcionário da Cagece, que não reagiu. A polícia ainda não identificou os assaltantes. A investigação está a cargo do 12º Distrito Policial. Veja vídeo:

Jovem morre atropelado por locomotiva dentro do perímetro urbano de Tanhaçu

  • BDM
  • 22 Fev 2017
  • 10:22h

Na noite da última segunda-feira (20), um homem identificado como Alessandro da Silva Porto, de 25 anos, morreu ao ser atropelado por uma locomotiva.Segundo informações obtidas pela reportagem, o atropelamento aconteceu no município de Tanhaçu, em uma curva nas proximidades do Bairro Branquinha, onde uma locomotiva 3811 atropelou a vítima que morreu na hora. Alessandro morava no Bairro Jurema em Tanhaçu. Investigadores da Polícia Civil apuram os motivos do acidente. Hipótese de suicídio não foi descartada ainda. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passou por necrópsia e foi liberado na manhã de ontem (21). 

Serralheria Santa Rita: Confira o festival de ofertas

  • 22 Fev 2017
  • 09:34h

BB afirma: fechamento de superintendência de Conquista é irreversível

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 22 Fev 2017
  • 08:47h

(Foto: Divulgação)

A direção nacional do Banco do Brasil assegurou hoje (21) ao deputado federal Waldenor Pereira (PT) que não há perspectiva de reverter a decisão de fechar a superintendência regional de Vitória da Conquista. Tal afirmativa, feita pelo diretor de operações e eficiência, responsável pelo programa de reestruturação do banco, Wagner Aparecido Mardegan e o gerente executivo Fernando Conde Medeiros, provocou o protesto do parlamentar, que considerou a medida como uma retaliação política ao município e à região sudoeste da Bahia, já que foi a única do estado incluída no programa de reestruturação do BB, que fechou 31 superintendências e mais 402 agências no país, além de ter transformado 379 agências em postos de atendimento. 

“Estamos indignados com esta decisão! Eles estão desmontando tudo que criamos. Só podemos considerar como uma retaliação do governo golpista e ilegítimo de Temer, pois os argumentos apresentados na reunião não convencem”, disse Pereira, ressaltando a importância da unidade do BB em Conquista, que polariza mais 80 municípios da Bahia e de Minas Gerais, englobando uma população estimada em 2 milhões de habitantes. Mas apesar da sua importância regional, de se destacar como terceiro maior município do estado e contar com uma economia lastreada na produção de café, agropecuária e serviços, Conquista perde a superintendência do BB, enquanto as unidades regionais de Feira de Santana, Barreiras, Juazeiro e Itabuna serão mantidas. O duro golpe do corte do BB repercute negativamente, sobretudo contra o prefeito de Conquista, Hérzem Guzmão, segundo Waldenor Pereira.  “Estamos estarrecidos com o comportamento do prefeito, que na campanha eleitoral dizia ter prestígio junto ao governo golpista de Temer e agora se cala diante do fechamento de unidades importantes do Banco Brasil, Banco do Nordeste, do Ibama e dos Correios. É surpreendente a falta de prestígio do prefeito Herzem Gusmão",questionou o deputado. Waldenor Pereira comparou que além de ter argumentado a necessidade de manter a superintendência do BB falando diretamente com o diretor responsável pelo programa de reestruturação, Wagner Aparecido, havia requerido formalmente da instituição financeira, através do pedido de informação 2458/16,  uma justificativa para a extinção, como também se movimentado contra a medida, cobrando no plenário da Câmara Federal, numa ação conjunta com o deputado estadual Zé Raimundo Fontes, que também se pronunciou na Assembleia Legislativa da Bahia.
 

CONTINUE LENDO

Governo convoca 29 aprovados em concurso para a Polícia Civil

  • 22 Fev 2017
  • 08:05h

(Foto: Reprodução)

O governo convocou 14 novos delegados e 15 escrivães para a Polícia Civil baiana. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa por meio das redes sociais. Com esta convocação de 29 pessoas, o número de nomeados no concurso Saeb/PC número 001/2013 chega a 676, ultrapassando o número de vagas previsto originalmente no Edital (600). O concurso para a Polícia Civil do Estado foi iniciado em 2013, mas sofreu atrasos por causa de recursos judiciais impetrados por candidatos. A nomeação dos aprovados também demorou em função de o estado ter ficado legalmente impedido de nomear novos servidores públicos por ter extrapolado o limite prudencial, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).