Bahia: Pai mata filha de 1 ano com tiro de espingarda

  • 19 Fev 2018
  • 11:00h

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso após matar a filha de 1 ano e 2 meses com um tiro de espingarda, no início da noite de domingo (18), no povoado de Igaraté, que fica na cidade de Barra, oeste da Bahia. De acordo com informações, a criança estava no colo da mãe, que não foi atingida pelo disparo. O suspeito, Manuel Pascoal da Cruz Pires, esteve na casa da ex-companheira à procura do irmão dela, com quem tinha uma desavença, segundo a polícia. Manuel chegou a tentar fugir, mas foi capturado. Junto com ele, a polícia encontrou a arma do crime. A criança, Emanuelle Lima Pires, morreu na hora. O corpo dela foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê, e liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) nesta segunda-feira (19). A mãe de Emanuelle, que não teve nome divulgado pela polícia, deve ser ouvida também nesta segunda.

Tanhaçu: Após apreensão de drogas, duas pessoas são detidas e encaminhadas à delegacia de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 19 Fev 2018
  • 10:00h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Após uma denúncia na tarde de sábado (17), uma guarnição Cipe Central, em Tanhaçu, foi verificar a veracidade da informação de tráfico de drogas. Chegando ao local, os militares abordaram o suspeito e entraram no imóvel onde ele estava. Após isso a policia apreendeu: 60 buchas de substância esverdeada análoga à maconha, pesando cerca de 300g; R$ 52,00 em espécie; 01 bucha de substância branca análoga cocaína; 05 smartphones da marca Samsung; 04 sacolés (sacos plásticos) para acondicionar drogas; 01 telefone celular da marca Samsung. Além do suspeito, havia uma mulher junto com ele. Os dois foram encaminhados à delegacia de Brumado.

Homem é preso após ser filmado abusando da enteada de 12 anos

  • 19 Fev 2018
  • 09:00h

Edson de Souza Pereira, de 61 anos, foi preso nesta quinta-feira (15) acusado de estuprar a enteada. O crime só foi descoberto porque a mãe deixou um celular em cima da geladeira e gravou o homem abusando da menina. O padrasto foi encontrado escondido em uma chácara em Ipameri a 198 quilômetros de Goiânia. A mãe acredita que a menina era violentada há pelo menos dois anos. A juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, de Aparecida de Goiânia, deu na quarta-feira ordem de prisão preventiva contra o acusado. A mãe contou à delegada Ilda Helbingen que começou a notar um comportamento estranho da filha que evitava ficar sozinha com Edson. A mulher e o padrasto estavam juntos há seis anos. 

Bahia: Homem é procurado por suspeita de invadir casa, raptar e estuprar bebê de 4 meses

  • 19 Fev 2018
  • 08:30h

Um homem de 47 anos está sendo procurado pela polícia por suspeita de invadir uma casa, raptar e estuprar um bebê de quatro meses em Belmonte, no sul da Bahia. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (18), na localidade de Santa Maria Eterna, zona rural do município. A mãe da criança relatou à polícia que o suspeito, identificado como Rairone Moura dos Santos, invadiu a casa onde ela mora para estruprá-la, mas ela saiu correndo. O homem, então, teria raptado a criança, do sexo feminino. Após ter sido violentada, conforme a polícia, a criança foi abandonada em uma estrada de chão, enrolada em um cobertor. A 23ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Eunápolis) informou que tomou conhecimento do caso através de uma assistente social do Hospital Regional de Eunápolis, também no sul do estado, para onde a criança foi encaminhada após ser encontrada abandonada por populares. A assistente informou à polícia que a menina deu entrada na unidade médica, levada por uma ambulância do Samu, já acompanhada da mãe e que passou por uma cirurgia. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde a criança. Ainda segundo a Polícia Civil, a mãe da menina informou que acionou a Polícia Militar para tentar localizar o suspeito, que, segundo ela, não tem nenhuma relação com sua família. O homem vai responder pelo crime de estupro de vulnerável.Com informações do G1 BA.

Candiba: Homem foi assassinado a tiros no último sábado (17)

  • Brumado Urgente
  • 19 Fev 2018
  • 08:00h

Um homicídio foi registrado, na tarde do último sábado (17), no município de Candiba, região sudoeste da Bahia, a cidade muito tranquila, teve seu primeiro homicídio do ano. De acordo com informações, a vítima, identificada como Edcarlos Ferreira da Silva, de 26 anos, estava em um bar de sua propriedade quando dois homens em uma motocicleta chegaram atirando na vítima, que acabou vindo a óbito ainda no local.  Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) se deslocou a Candiba para realizar a perícia e remover o corpo para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Bahia: Secretaria de Educação abre processo seletivo para 691 vagas

  • 19 Fev 2018
  • 07:30h

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, no Diário Oficial (DO), o edital de Nº 001/2018 para a realização do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de 691 vagas na função de Agente de Portaria (Porteiro), com contratação por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O requisito para a vaga é ter formação de nível médio incompleto. As inscrições serão realizadas gratuitamente, via internet, no período de 23 de fevereiro a 2 de março, através do site www.selecao.ba.gov.br. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação curricular será realizada pela Comissão no período de 13 a 27 de março, através das informações prestadas por meio da ficha de inscrição, preenchida eletronicamente por meio do site www.selecao.ba.gov.br e dos documentos apresentados conforme edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e disponibilizado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O prazo do Processo Seletivo Simplificado é de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período. A remuneração total é de R$ 1.283,91, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. As vagas ofertadas serão distribuídas por Núcleo Territorial de Educação. Após a homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado, os candidatos aprovados serão convocados conforme distribuição de vagas por meio de edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, segundo a opção de função temporária por Núcleo Territorial da Educação e município observando rigorosamente a ordem de classificação final do Processo Seletivo Simplificado (lista de ampla concorrência, lista de candidatos negros e lista de candidatos com deficiência).

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira (19)

  • 19 Fev 2018
  • 07:13h

O Ministério da Educação divulgou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2018. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, entre 19 e 28 de fevereiro. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16. O Novo Fies possui um novo modelo de financiamento que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Do total de vagas ofertadas, 100 mil terão juros zero para os estudantes que comprovarem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Os candidatos incluídos na situação das vagas com juro zero começarão a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

MP-RJ investiga viagens internacionais do prefeito Marcelo Crivella

  • 18 Fev 2018
  • 18:00h

O Ministério Público do Estado (MP-RJ) instaurou na sexta-feira (16) inquérito civil para apurar possíveis irregularidades nas recentes viagens internacionais realizadas pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. De acordo com o promotor Salvador Bemerguy, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, será averiguado se as viagens foram custeadas pelo erário municipal e dissociadas do interesse público. Desde que assumiu, no início de 2017, Crivella passou 36 dias em viagens oficiais fora do país, como mostrou reportagem do RJTV. A última delas foi durante o carnaval: ele foi para a Europa no domingo (11), dizendo que voltaria na quinta-feira (15). Até a manhã deste sábado, no entanto, a chegada dele não havia sido confirmada. Nem o temporal que deixou 2 mil pessoas desalojadas mudou os planos do prefeito. O MP determinou que seja esclarecido o custo de cada viagem internacional, com encaminhamento de planilha das passagens aéreas e diárias. A Prefeitura informou que aguarda o recebimento do oficio do Ministério Público para encaminhar as informações solicitadas.

Professor brasileiro é escolhido entre os 10 melhores educadores do mundo

  • 18 Fev 2018
  • 16:00h

Foto: Reprodução/TV TEM

Um professor de São José do Rio Preto (SP) mudou a rotina em uma escola municipal, que enfrentava a indisciplina na sala de aula e o tráfico de drogas, e agora está entre os dez melhores educadores do mundo. Diego Mahfouz Faria Lima, diretor de escola, é finalista do Global Teacher Prize.O Global Teacher Prize é uma das mais importantes premiações de docentes do mundo e o vencedor será anunciado em março, em Dubai. O prêmio é uma realização da Varkey Foundation. O anúncio foi feito por Bill Gates e o prêmio é considerado o prêmio Nobel da educação. Diego é o único brasileiro entre os dez finalistas do concurso que vai premiar o professor que mais fez diferença na comunidade onde vive. Para o educador, ter o nome entre educadores de países considerados de primeiro mundo como Noruega, Austrália, Inglaterra, Estados Unidos é uma emoção para quem desde criança lutou contra a pobreza.  “Ter esse reconhecimento no trabalho é algo inexplicável, ainda mais internacionalmente, e uma personalidade como Bill Gates anunciando. Tenho certeza que vai ficar para sempre na minha memória”, diz. Diego foi indicado ao prêmio por causa do trabalho que ele desenvolveu como diretor da escola Darcy Ribeiro na região mais pobre de Rio Preto, interior de São Paulo. Antes de o professor chegar à escola, o local era tomado por sujeira, depredação, e até salas incendiadas.

Mulher trans produz leite e amamenta bebê pela primeira vez já registrada

  • 18 Fev 2018
  • 14:00h

Uma mulher transgênera produziu leite e amamentou um bebê. É a primeira vez que um fato como esse é reportado cientificamente, segundo pesquisa publicada no periódico "Transgender Health". Com 30 anos de idade, a mulher trans (que nasceu com corpo de homem mas se identifica como uma mulher) quis amamentar o bebê depois que sua companheira, que estava grávida, decidiu que não queria ter essa experiência. A produção de leite foi possível com um tratamento que envolveu a administração de um coquetel de remédios, incluindo um medicamento que estimula a produção de leite e um bloqueador de hormônios masculinos, e o bombeamento da mama. A mulher trans tem recebido terapia hormonal por seis anos, mas nunca realizou nenhuma cirurgia de mudança de sexo. Um especialista do Reino Unido disse que a pesquisa é "emocionante" e pode levar a mais casos de amamentação por mulheres trans.

Febre amarela matou 154 pessoas desde julho no Brasil, diz ministério

  • 18 Fev 2018
  • 12:00h

O Ministério da Saúde atualizou os dados de febre amarela nesta sexta-feira (16), de acordo com informações repassadas pelas secretarias estaduais. Desde julho do ano passado, foram 464 casos confirmados, sendo que 154 pessoas morreram devido à infecção. Foram recebidas 1.626 notificações neste período - pacientes com suspeita de febre amarela. Os órgãos de saúde descartaram 684 casos e 478 ainda estão sendo investigados. O ciclo de contabilização dos dados é feito a partir de julho, sendo que acaba em junho do ano seguinte. De acordo com o Ministério da Saúde, isso ocorre devido à sazonalidade da doença, que concentra a maior parte dos casos no verão. Neste início de ano, o país está concentrando a maior parte dos casos do ciclo atual. Em comparação com o mesmo período entre 2016 e 2017, há uma queda de 12% no número de infecções confirmadas neste ano, e de 7% nas mortes.

Polícia encontra mais de R$ 650 mil enterrados em uma fossa de uma casa

  • 18 Fev 2018
  • 10:00h

Foto: Polícia Militar/Divulgação

A Polícia Militar encontrou mais de R$ 650 mil que estavam enterrados em uma fossa de uma casa em Maringá, no norte do Paraná, na noite de sexta-feira (16). Os policiais chegaram até o imóvel após uma denúncia anônima. De acordo com a PM, quando os policiais chegaram no local, a moradora estava na frente da casa. Em uma primeira vistoria no local, os agentes encontraram R$ 78 mil em espécie e mais uma balança de precisão. A equipe do canil foi chamada, e ao farejarem o imóvel, os cães indicaram um ponto no quintal da casa que poderia ter algo irregular. Quando os policiais militares começaram a escavar o local, e descobriram a quantia de R$ 653.675 mil em espécie enterrados em uma fossa. A PM detalhou que o buraco foi construído e preparado para esconder o dinheiro. Ainda durante as buscas, a PM localizou um comprovante de endereço de Paiçandu, também no norte, que estava no nome da mesma mulher. Ao vistoriarem essa segunda casa, a polícia localizou 369 quilos de maconha. A suspeita foi presa. Conforme a PM, o marido dessa mulher é investigado por tráfico de drogas e foi preso na tarde de sexta-feira (16) por porte de documentos falsos. O dinheiro e a droga apreendida foram levados à delegacia da Polícia Civil.

Bancários não devem parar atividades na Bahia em greve geral na segunda-feira

  • 18 Fev 2018
  • 08:00h

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Os bancários não devem parar suas atividades durante a greve geral marcada por centrais sindicais para a próxima segunda-feira (19) em protesto contra a reforma da Previdência. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, a entidade convocou os seus trabalhadores apenas para realizar manifestações em agências bancárias e participar das caminhadas previstas para acontecer em Salvador. "Vão acontecer protestos nas agências e estamos convocando os trabalhadores para participarem das passeatas", comentou em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (19). Vasconcelos ressaltou que os bancários podem parar suas atividades caso a reforma da Previdência seja colocada na pauta da Câmara. "Nós não descartamos a paralisação, mas na segunda vamos concentrar nossos esforços nas manifestações", afirmou o presidente do sindicato. Para Salvador, estão previstos atos na região do Shopping da Bahia, durante a manhã, e no Campo Grande, pela tarde.

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

  • 17 Fev 2018
  • 19:00h

À meia-noite deste sábado (17), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios. É o fim do horário de verão, que entrou em vigor no dia 15 de outubro do ano passado, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18h e as 21h nas três regiões. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o volume energético  – e o respectivo valor monetário – poupado com a determinação deverá ser divulgado na próxima terça-feira (20). Além do Distrito Federal, 10 unidades federativas precisarão adaptar seus ponteiros: Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Espírito Santo. A população do Norte e do Nordeste não é afetada porque os estados da região não são incluídos no horário de verão. Segundo balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com essa providência, em 2013, o Brasil economizou R$ 405 milhões, ou 2.565 megawatts (MW). No ano seguinte, a economia baixou para R$ 278 milhões (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para R$ 162 milhões. Em 2016, o valor sofreu nova queda, para R$147,5 milhões. Essa menor influência do horário de verão pode ser explicada pelo fato de que parcelas significativas das zonas sujeitas à medida têm intensificado o uso de equipamentos como ar-condicionado, como forma de aplacar o calor, elevando a demanda de energia elétrica. Ainda que já dispensem as lâmpadas incandescentes, substituindo-as por modelos mais econômicos.

 

No fim do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições, pois o então presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, argumentou que essa alteração facilitaria, entre os estados com fusos horários diferentes, o alinhamento de ritmo na apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro. “A avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico”, avaliou a pasta em nota divulgada em outubro do ano passado.

CONTINUE LENDO

Lavrador líder de rede de pedofilia é preso após investigação no Brasil e na Espanha

  • 17 Fev 2018
  • 18:00h

Foto: G1

Um lavrador de 35 anos foi preso em Eldorado, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, após uma investigação conjunta entre as polícias do Brasil e da Espanha o apontarem como um dos responsáveis por manter uma rede de pedofilia internacional. Estima-se que ele tenha compartilhado 10 mil imagens ilícitas. Policiais federais da Delegacia de Santos, no litoral de São Paulo, responsável pela região, cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços do alvo na sexta-feira (16). Contra o homem, cuja identidade não foi revelada para não atrapalhar as investigações, havia uma ordem de prisão preventiva estabelecida pela Justiça. As investigações começaram após um alerta das autoridades espanholas à Polícia Federal brasileira nos últimos meses. Os órgãos identificaram que o suspeito integrava uma rede responsável por compartilhar vídeos e fotos contendo pornografia infantil, como também era considerado um dos líderes desse grupo. Pelo celular, conectado à internet, o lavrador recebia e enviava conteúdo a pessoas espalhadas pelo mundo em uma rede social. As investigações apontaram que o lavrador, que é casado com uma jovem de 18 anos e tem um enteado bebê, integrava, ainda, outras comunidades semelhantes que possuem o mesmo objetivo.