Aeronave em que estava Gabriel Diniz não tinha autorização para táxi aéreo

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 15:41h

Foto: Divulgação/Aeroclube de Alagoas

A aeronave Piper Cherokee PT-KLO, que caiu nesta segunda-feira (27) em Sergipe com o cantor Gabriel Diniz, só poderia fazer fazer voos de treinamento. Isso significa que o avião não poderia fazer, por exemplo, voos privados ou táxi aéreo. A atividade de transporte em avião não autorizado a fazê-lo é conhecida como "táxi aéreo clandestino". Gabriel Diniz e mais duas pessoas morreram na queda. Diniz é intérprete da música "Jenifer", grande hit do último verão. A aeronave havia deixado Salvador e sobrevoava um povoado em Estância, no estado de Sergipe, quando se acidentou. Fabricado em 1974 e com capacidade para quatro pessoas, o Piper PA 28-180 está cadastrado como "Privada - Instrução" na Agência Nacional de Aviação Civil, categoria na qual estão aviões usados para "instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil", segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.

Cantor Gabriel Diniz morre após acidente de avião, confirma empresário

  • Júnior Moreira Bordalo
  • 27 Mai 2019
  • 14:38h

(Foto: Reprodução Instagam)

O cantor Gabriel Diniz morreu após queda do avião na região de Sergipe. A informação foi confirmada pelo empresário do músico a Bahia FM. Ele estava voando em direção a Alagoas após passagem por Feira de Santana, na Bahia. A queda aconteceu na região Estância, em Sergipe. As quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram. Nascido em 18 de outubro de 1990, ele é natural de Campo Grande, cresceu em João Pessoa. Reuniu-se com amigos da escola e criou uma "Banda de Garagem”. Depois, virou vocalista das bandas "Forró na Farra" e "Cavaleiros do Forró". Em sua carreira solo, Gabriel lançou seis álbuns, são eles: "GD at the Park (Ao Vivo)" (2016), "GD live (Ao Vivo)"(2016), "GD Verão" (2016), "GD" (2017), "Gabriel Diniz Na Ilha (Ao Vivo)" (2018), "À Vontade" (2019). Seu maior sucesso foi a música "Jenifer", single que ficou em 1° lugar entre as mais tocadas nas rádios e paradas de streamings de música do Brasil se tornando o hit do verão de 2019. 

PRF-BA reduz em 9 anos 50,6% de mortes em rodovias e alcança meta da ONU

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 14:19h

(Foto: Divulgação)

Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) divulgado nesta segunda-feira (27) apontou diminuição de 50,6% em mortes no trânsito em nove anos. O dado, obtido em abril passado, atinge a meta de redução de 50% estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2011 e 2020. O período foi definido como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. Segundo a PRF-BA, concorreram para a melhora no índice fiscalização mais intensa e foco em trechos com maior ocorrência de óbitos e acidentes com lesões graves.  O balanço mostra o resultado de ações da PRF-BA nos quatro primeiros meses do ano. Em comparação ao mesmo período em 2018, houve redução de 17,51% do número de acidentes (1.406 em 2019 contra 1.268 em 2018). Do total, foram 322 acidentes de natureza grave (redução de 12,73%). Em relação a feridos graves foram 324 pessoas (redução de 10%). Sobre acidentes fatais a redução foi de 25% (123 mortes em 2019 contra 164 em 2018). Em relação às fiscalizações com abordagem, a PRF-BA informou que foram realizadas 87.045 a veículos e 99.422 consultas a pessoas. No combate à embriaguez ao volante, foram feitos 65.727 testes de alcoolemia, aumento de 33,4% ante mesmo período do ano de 2018 (quando 49.272 fizeram o teste). Até abril deste ano, 971 pessoas já foram autuadas por constatação no teste de alcoolemia, alta de 26,10% comparada ao mesmo período de 2018 (foram 770 pessoas autuadas por dirigir sob influência do álcool).

Avião cai com cantor Gabriel Diniz em Sergipe; passaporte foi encontrado entre os destroços

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 13:59h

O passaporte do músico foi encontrado entre os destroços do avião (Foto: Brumado Urgente)

A assessoria do cantor Gabriel Diniz confirmou que o cantor estaria em uma aeraonave que caiu na manhã desta segunda-feira em sergipe.  Um morador da região conversou com o TNH1, por telefone, e disse que muitas pessoas foram ao local da queda e teriam encontrado apenas destroços da aeronave. Não havia nenhuma vítima. Segundo o portal A8 Sergipe,  Defesa Civil do município de Estância, Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo foram acionados e estão em deslocamento, a informação é de moradores que ouviram uma explosão e depois destroços foram vistos no chão, com roupas masculinas e femininas. A informação é que o avião ficou enterrado no mangue, local de difícil acesso, chove forte na região, o que dificulta ainda mais as buscas. Pescadores encontraram ainda documentos com o nome do cantor Gabriel Diniz, o Portal A8SE continua apurando as informações.  

Idoso é preso acusado de arrastar cachorro amarrado em carro

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 13:42h

LEM: Idoso é preso acusado de arrastar cachorro amarrado em carro | Foto: Reprodução / Blog do Braga

Um idoso, de 61 anos, foi preso acusado de arrastar um cachorro preso ao carro que dirigia em Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste baiano. O caso ocorreu neste domingo (26). Segundo a polícia, via G1, Jorge Aparecido foi flagrado por policiais militares arrastando o cachorro pelo bairro Sol Dourado. Questionado, o idoso alegou que o animal caiu da carroceria do veículo e ele não percebeu que o carro arrastava o cachorro. Depois de ser resgatado, o animal foi levado para uma Organização Não Governamental (ONG), que  cuida de animais vítimas de maus-tratos. Ao ser flagrado arrastando o animal, o homem foi conduzido até a casa onde mora. No local, dois filhos dele, de 6 e 8 anos, estavam sozinhos. Devido a isso, o idoso vai responder também por abandono de menores. As crianças foram encaminhas para a casa da mãe, na mesma cidade. Já o idoso foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Os casos seguem em investigação.

Líder do PT na AL-BA diz que privatização da Embasa vai contra princípio histórico do partido

  • Lucas Arraz / Ailma Teixeira
  • 27 Mai 2019
  • 11:38h

(Foto: Divulgação)

Atual líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (AL-BA), Marcelino Galo está na sigla desde sua fundação no estado, na década de 1970. Por essa trajetória, ele afirma que privatizar a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) segue na linha contrária a uma posição histórica da legenda. O plano de firmar uma parceria público-privada para gerir a estatal foi confirmado pelo governador Rui Costa há quase dois meses, sob o argumento de que não há recursos para a infraestrutura. Em resposta, Galo realizou uma audiência pública na AL-BA com manifestações e discursos contrários à mudança de gestão. “Nós não estamos contra uma posição tomada pelo governador, estamos mantendo um princípio que faz parte da nossa história”, afirma o deputado em entrevista ao Bahia Notícias. “O saneamento é a expressão mais contendente da desigualdade. (...) Como é que você usa como justificativa depois que o estado não tem como investir e que a empresa privada que está nesse sistema é que vai resolver? Você vai dizer que é a empresa privada que vai resolver um serviço essencial pra vida? Não vai porque ela vai buscar o lucro e não atender ao ser humano”, ressalta o parlamentar.

 

Apesar dessa divergência, Galo concorda com Rui em outros pontos, como a decisão de adiar as discussões sobre a eleição para prefeitura de Salvador, em 2020. Para ambos, não é hora de “acelerar o processo”. Quanto à eleição presidencial, em 2022, o deputado disse que o governador da Bahia tem legitimidade para disputar o pleito, assim como qualquer militante sindical do partido. O nome de Rui surgiu como uma possibilidade nas últimas semanas e já conquistou apoiadores entre os políticos baianos e entusiastas pelo surgimento de uma nova liderança. Galo, no entanto, se mantém entre os cautelosos e repete que “não é o momento” para discutir esse assunto. Para ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é e deve continuar a ser a maior liderança do partido. O deputado estadual acredita que, apesar da onda bolsonarista, “o antipetismo já passou” e classifica como um equívoco a avalição de setores da esquerda de que o PT precisa se reinventar e deixar para trás o discurso de “Lula Livre”. “Ele foi a maior liderança construída pelo povo brasileiro, pela classe trabalhadora. Não tem outra possibilidade de você até comparar porque não existe outra referência parecida com Lula. Você tem grandes lideranças políticas, você tem estadistas na história do Brasil, mas nunca a classe trabalhadora produziu uma liderança que hoje é uma referência mundial”, defende. Ao longo da conversa com o BN, Galo falou também sobre a base aliada na AL-BA, as indicações de Rui e a extensa liberação de agrotóxicos, feita pelo governo federal. Como agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o deputado é extremamente contra a medida. 

BR-030: Caminhão baú que vinha para Brumado perde controle e invade casa deixando pelo menos três mortos

  • Informe Cidade
  • 27 Mai 2019
  • 10:12h

(Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Um caminhão baú que seguia de Caetité para Brumado perdeu o controle da direção e invadiu uma residência no trevo de Pancadão. O acidente ocorreu pro volta das 08:30 horas desta segunda-feira (27). As primeiras informações são de que pelo menos três pessoas morreram. Uma delas é o motorista do caminhão. Uma moradora do local, que chegou a ser socorrida no Hospital São Sebastião, em Ibiassucê, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A terceira vítima é um senhor que não teve a identidade revelada. Um senhor de Caculé, que estava no local, ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital São Sebastião. O quadro dele é estável. Ainda não há informações sobre outras vítimas.

O acidente chocou os moradores do local (Foto; Whatsapp Brumado Urgente)

Ações cristãs além das paredes de um templo .

  • Ébano Rizério
  • 27 Mai 2019
  • 09:00h

Foto:(Renato Santos)

Um evangelho do pão, da escuta, da transformação social e da inclusão foi aplicado por Cristo durante o seu ministério e replicado por seus discípulos. Entretanto esse evangelho social foi aos poucos sendo esquecido e até discriminado por algumas linhas evangélicas, se afastando da mensagem e exemplo de Jesus no qual o indivíduo é visto como um todo: na alma e nas suas necessidades físicas e sociais.

Se retornarmos aos reformadores, especialmente Lutero e Calvino, eles defendiam amplamente as implicações sociais do Evangelho e a atuação da igreja na sociedade, pois a Igreja tem de ter responsabilidade social. Observe que a expressão “tem de” é diferente da “tem que”. A primeira indica uma obrigatoriedade e a segunda uma possibilidade, portanto a igreja tem com obrigação a responsabilidade com sociedade.

Hoje, apesar de muitas das igrejas terem o foco em cumprimento de liturgias de culto e hierarquias, há grupos intencionados em ir para além das paredes do templo para, de uma forma mais madura, resgatar a dignidade das pessoas.

Na cidade de Brumado-Ba contamos com vários projetos dessa natureza, entre eles o Centro Metanóia , que assiste a pessoas dependentes de drogas e que buscam auxílio para sua libertação  de vícios, o grupo Bom Samaritano, composto por jovens que arrecadam alimentos a fim de distribuí-los a famílias que padecem necessidade e instituições de assistência,  a Casa Social,  que abriga pessoas de outras cidades que se encontram em tratamento   médico,  alem de eventos esporádicos para atendimento médico,  odontológico,  estético e social que são realizados nos bairros e comunidades brumadenses. 
Tais trabalhos contribuem  muito no bem estar social bem como em aspectos  relacionados as políticas  públicas de saúde e segurança.

Procurador do Estado pede 'sinceras desculpas' à sociedade por agressão a adolescente

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 08:47h

Foto: Reprodução / TV Globo

O procurador do Estado José Augusto Martins Junior, flagrado por câmeras de segurança agredindo um adolescente, em Salvador, emitiu uma nota pública em que pede “sinceras desculpas” à sociedade e a todos envolvidas pela “forma inapropriada” que reagiu ao tomar conhecimento de que seu filho estava sendo agredido, mais uma vez, por um adolescente. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em um condomínio de luxo, na Avenida Garibaldi, em Salvador, e foi registrado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), responsável pela investigação. Imagens da câmera de segurança do prédio mostram quando o procurador José Augusto Martins Júnior se aproxima dos jovens, que estão sentados em um sofá. Ele começa a gritar e agredir com tapas um dos adolescentes. O procurador, no comunicado, informa que seu filho, de 11 anos, é uma criança especial e estava aos prantos pouco antes do registro, por ter sido agredido moralmente. “O registro foi feito após eu ter sido chamado pela auxiliar que cuida do meu filho para intervir em mais uma agressão injustificada contra ele, que possui déficit cognitivo. Para detalhar o ocorrido é necessário expor que o meu filho é uma criança especial e há cerca de três anos vem, frequentemente, sendo agredido emocional e até mesmo fisicamente, por esse adolescente. Fato já comunicado a familiares do mesmo, que ficou sem solução”, esclarece. Ele reconhece que agiu “no impulso da emoção”, e no limite da razão e por “expressa defesa que o instinto de pai manifesta”, adotou uma postura que destoa de sua conduta pessoal e profissional. “Além de assumir toda responsabilidade pelos meus atos, aproveito este triste e lamentável fato para alertar aos demais pais que enfrentam a realidade de ter um filho especial, que denunciem todos os abusos sofridos, evitando o agravamento da situação com ações reiteradas de comportamentos agressivos. Infelizmente alguns ambientes sociais exigem que cerquemos nossos filhos não”, conclama.

Decisão do STF pode liberar jovens de centros de ressocialização na BA

  • Jairo Costa Jr.
  • 27 Mai 2019
  • 08:28h

(Foto: Reprodução)

Uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode liberar dezenas de adolescentes baianos que cumprem medidas socioeducativas de internação em centros de atendimentos do estado voltado a menores infratores. Isso por que a Defensoria Pública do Estado da Bahia e vários outros estados ajuizaram para questionar o superlotação em unidades de ressocialização de todo o Brasil. Na Bahia, são 552 vagas nas chamadas Cases, mas há mais 630 internados. As defensorias alegam que as unidades se encontram “em situação calamitosa de verdadeira inconstitucionalidade”. O ministro do STF  determinou que a taxa de ocupação dos internos não ultrapasse os 112%. O excedente, decidiu Edson Fachin, deve ser transferido para unidades onde não há a superlotação máxima. Caso não existam vagas, adolescentes devem ser liberados para internação domiciliar. Na Bahia, a maioria das unidades apresenta índices de 121% a  A ofensiva contra superlotação em unidades de internação de adolescentes infratores tem origem em uma petição assinada pelas Defensorias Públicas da Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Os órgãos alegaram que as atuais condições dos centros de ressocialização se afastam dos objetivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a reinserção social de menores que cometem infrações penais. No estado, a superlotação tem sido causa de fugas de internos e conflitos violentos. Atualmente, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão do governo estadual responsável pelas unidades que abrigam internos de forma provisória ou já sentenciados pela Justiça, possui seis Comunidades de Atendimento Socieoeducativo (Cases) em Salvador, Camaçari e Feira de Santana. Há ainda unidades para cumprimento de medidas em semiliberdade na capital, Feira, Vitória da Conquista, Juazeiro e Teixeira de Freitas. Todas elas registram hoje superlotação, em maior ou menor grau.

Ituaçu: idoso de 81 anos é detido após disparar contra vizinho

  • Brumado Urgente
  • 27 Mai 2019
  • 07:25h

As armas apreendidas com o idoso (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Neste final de semana no Povoado da Lagoa da Laje, mais precisamente na Fazenda Quebra-canela, localizada no município de Ituaçu, um senhor informou que seu vizinho, de 81 anos, havia feito um disparo de arma de fogo contra sua pessoa. Prontamente a guarnição deslocou-se até o local, onde foi encontrado o idoso, que confirmou a posse de 01 revólver, calibre 32, numeração 623442, com 06 munições intactas, além de uma espingarda “chumbeira” e um punhal. Logo após, o mesmo foi conduzido até a delegacia de Ituaçu, onde foi lavrada a ocorrência.

Dois adolescentes se afogam no Rio São Francisco em Sítio do Mato

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 06:33h

(Foto: Reprodução)

Os adolescentes Saulo Farias dos Anjos, de 16 anos, e Herterson dos Anjos Macedo, de 15 anos, morreram afogados por volta das 15h deste domingo (26) no Rio São Francisco, na zona rural de Sítio do Mato, Oeste da Bahia segundo informações do Portal Lapa Oeste. Uma guarnição da 38ª CIPM foi acionada por populares e se dirigiu para comunidade de São Francisco, que fica a cerca de 30 km da sede do Município e local dos duplo afogamento. Os familiares disseram aos policiais que os garotos eram primos e residiam no Projeto de Assentamento José Rosa, também conhecido como Serraria.

 

Brumado: após tentar se livrar do flagrante, homem é detido com substâncias tóxicas e é conduzido para a DP

  • Brumado Urgente
  • 27 Mai 2019
  • 06:28h

As substâncias e o dinheiro apreendido foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 19h deste sábado (26), uma guarnição do Peto, ao fazer rondas no bairro Urbis 2, deparou-se com um indivíduo que ao avistar a guarnição, tentou se livrar de um objeto que estava de posse, atirando-o ao chão. Diante disso foi realizado o procedimento de busca pessoal, tendo sido encontrado nas imediações do local da abordagem um material muito similar a substância tóxica, além de cerca de R$ 62,00 reais em espécie. Por essa razão, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.

AL-BA terá audiência para discutir preço de passagens aéreas hoje (27)

  • Redação
  • 27 Mai 2019
  • 06:17h

(Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa (AL-BA) realiza nesta segunda-feira (27), a partir das 9h30, uma sessão especial para debater o preço abusivo das passagens aéreas – e de outros serviços do setor. Convocada pelo presidente Nélson Leal (PP), o evento busca sugestões para oferecer ao Congresso Nacional e aos órgãos públicos encarregados de regular o setor aéreo sugestões em defesa do consumidor.  Capaz de normalizar o funcionamento desse segmento de imensa capilaridade e influência na economia baiana e nordestina, pois impacta o setor de turismo que gera emprego e renda em toda a região. Para o deputado Nélson Leal o debate ocorre num momento chave, pois coincide com a proibição dos vôos da Avianca, empresa pivô da crise atual, além de coincidir com a decisão do Senado Federal de vetar a cobrança pelas bagagens despachadas pelas companhias nacionais, “num bem vindo retorno à norma antiga, pois quando se instituiu esta cobrança, as companhias aéreas acenaram com redução dos preços, o que não ocorreu e agora pretendem cobrar também pelas bagagens de mão que excederem os exíguos limites fixados  – e só se saberá quanto na hora do embarque – ”, frisou.  A lacuna aberta pelo cancelamento dos vôos da Avianca foi coberta pelas demais companhias, explicam as autoridades e empresas, mas o presidente da AL-BA considera que só a ganância – sem freio ou qualquer contrapeso – colocaria as passagens no nível atual. Ele assegura que “é mais barato viajar para Europa e Estados Unidos do que ir para Brasília, São Paulo, ou mesmo, a Ilhéus”, frisou. A indignação do presidente do Legislativo é comum ao conjunto dos parlamentares que considera o avanço nessas tarifas muito superior ao impacto da “lei da oferta e procura” como ele frisa. O debate na AL-BA não se fixará apenas na enormidade das tarifas, mas em torno de queixas generalizadas com relação a quase tudo que envolve o transporte aéreo regional: Falta de rotas, desrespeito com os passageiros no cancelamento de voos, cobranças de serviços por tudo, até para marcar assentos, devolução de créditos, ou remarcação de passagens, acrescenta ele.

Conheça o Ladeirão da Oito, a subida que derruba até caixão com defunto

  • Thais Borges
  • 26 Mai 2019
  • 15:09h

Seu Joscelino enfrenta o Ladeirão da Oito duas vezes por dia e sempre desce da bicicleta (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Não tem quem não tenha uma história – vivida ou presenciada. De carro sem conseguir subir e voltando de ré até carreta dando meia volta e caminhão pendurado na ribanceira. As cantadas de pneu – muito mais por ameaças de derrapagem do que por manobras arriscadas – também falam por si só.  A dona dessa fama pode até ter nome oficial – Estrada da Paciência, em Cajazeiras VIII – mas é mesmo conhecida por uma alcunha que aterroriza motoristas novatos e experientes: 'Ladeirão da Oito'. Na famigerada via, entre janeiro e outubro do ano passado, foram contabilizados oficialmente três acidentes com feridos pela Transalvador, entre abalroamentos e choques. Mas, na prática, os sustos por ali são diários.  Ninguém sabe ao certo a altura ou inclinação daquele elevado. O próprio órgão de trânsito municipal, por exemplo, não calcula inclinação de ladeiras. O que se pode afirmar é que o Ladeirão da Oito é protagonista de episódios memoráveis no trânsito de Salvador.  Em 2012, por exemplo, as imagens de um caminhão-baú pendurado no barranco às margens da via chocaram moradores e forasteiros. Na última semana, mais um caso estapafúrdio: um caixão – com morto e tudo – caiu de um carro que tentava, a muito custo, subir a ladeira. Quatro pessoas tiveram que descer de seus respectivos veículos para ajudar a resolver a situação.  Morador da Mangabeira há mais de duas décadas, passa pela ladeira, no mínimo, duas vezes por dia. Na maior parte delas, vai de bicicleta, como quando encontrou o CORREIO. Só que, ao chegar na dita cuja, ele sai da garupa. Prefere ir andando, arrastando a bicicleta.