BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"
- por Erich Decat | Agência Estado
- 06 Nov 2013
- 07:27h
O novo texto do relatório do Marco Civil da Internet, apresentado nesta terça-feira (5) mantêm o princípio da neutralidade de rede e determina que a questão da criação de data centers no País seja regulamenta por meio de um decreto do Executivo. Redigido junto com o Palácio do Planalto, o texto foi apresentado pelo relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que ressaltou como pilares da proposta a neutralidade de rede, a privacidade do usurário e a liberdade de expressão. Quanto ao princípio da neutralidade da rede, principal ponto de controvérsia, o petista pontuou que não deverá recuar. De acordo com a proposta, não deve haver qualquer tipo de privilégio na transmissão dos dados, independentemente de conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo. Dessa forma, ficaria impedido de se criarem "pacotes" para se ter acesso a determinados conteúdos da internet. As empresas de telecomunicação se queixam desse modelo, sob alegação de que a regra poderia engessar o crescimento das redes. "Se a neutralidade for derrubada, não estarão votando contra o relator mas contra 100 milhões e internautas" disse Molon, que ressaltou que o texto apresentado nesta terça foi discutido ponto a ponto com a presidente Dilma.
- Mariana Branco, Agência Brasil
- 04 Nov 2013
- 05:18h
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (3) que a proposta de resolução sobre privacidade na internet, apresentada à Organização das Nações Unidas (ONU) por Brasil e Alemanha na sexta-feira (1°), deve ter “tratamento prioritário”. Dilma escreveu sobre o assunto em postagens em sua conta no Twitter. “O Brasil e a Alemanha apresentaram projeto de resolução conjunto à Assembleia Geral da ONU (…) Consideramos que a privacidade na internet faz parte dos direitos humanos e sua defesa deve ter tratamento prioritário”, escreveu a presidenta. No texto apresentado à ONU, os dois países observam que, apesar da necessidade de medidas de combate ao terrorismo, as práticas devem ser feitas de acordo com o direito internacional, os direitos humanos, o direito dos refugiados e o direito humanitário. Brasil e Alemanha pedem, no texto, garantia para proteção de dados em comunicações digitais; medidas para a cessação das violações do direito à privacidade (inclusive, por meio da adequação das legislações nacionais); revisão dos procedimentos adotados atualmente; estabelecimento de mecanismos nacionais de supervisão de atividades de espionagem e maior da transparência no âmbito das comunicações. A proposta de resolução, que vai passar pela apreciação das delegações dos 193 países-membros da ONU, pede que a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, apresente à Assembleia Geral da ONU, de forma prioritária, um relatório preliminar sobre a proteção do direito à privacidade e recomendações a serem consideradas pelos países nas próximas sessões da assembleia – em outubro de 2014 e 2015.
- Da Redação
- 03 Nov 2013
- 10:38h
Engenheiros têm um bom motivo para comemorar (Foto: Reprodução)
Engenheiros, comemorem. Segundo levantamento da consultoria WealthInsight, divulgado pelo NewStatesMan, a engenharia é a profissão que forma mais milionários. O homem mais rico do mundo há três anos, o engenheiro civil Carlos Slim, tem uma fortuna estimada em R$ 73 bilhões, segundo a Forbes. Na segunda posição, não está uma profissão, mas um curso. Quem tem MBA em alguma área também está concorrendo ao posto de próximo milionário. Se for na área de engenharia, então, pode pensar até mesmo em ser um bilionário. Economia e Direito ficaram na terceira e quarta posições.
Confira abaixo a lista das profissões que mais geram milionários:
1. Engenharia
2. MBA
3. Economia
4. Direito
5. Administração de empresas
6. Comércio
7. Contabilidade
8. Ciências da computação
9. Finanças
10. Política
- Folha de São Paulo
- 03 Nov 2013
- 10:00h
(Foto: Reprodução)
O racha entre os artistas que compõem a Associação Procure Saber, noticiado neste sábado pela colunista da Folha Mônica Bergamo, chegou a seu momento mais explícito: Caetano Veloso, um dos integrantes do grupo (ao lado de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros), criticou publicamente a atitude de Roberto Carlos, que "só apareceu agora, quando da mudança de tom" na discussão sobre as biografias.Em texto publicado em sua coluna dominical no jornal "O Globo", o baiano também critica a participação do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, 56, nas ações do grupo."Kakay é advogado de RC, não fala oficialmente pela associação. E RC só apareceu agora, quando da mudança de tom. Apanhamos muito da mídia e das redes, ele vem de Rei. É o normal da nossa vida. Chico era o mais próximo da posição dele; eu, o mais distante", escreveu Caetano. Kakay presta consultoria a Roberto Carlos na disputa judicial em torno das biografias e frequentou reuniões do grupo Procure Saber, que apoiou publicamente a exigência de autorização prévia para a publicação de biografias --uma posição que sempre foi defendida por RC.
Com a má repercussão gerada pela atitude do grupo, acusado de censura, entrou em cena um "administrador de crises" convocado por Kakay e por Dody Sirena (empresário de Roberto Carlos), que sugeriu uma nova abordagem do assunto --depois disso, Roberto Carlos deu uma entrevista ao "Fantástico", no último domingo (27), em que afirmou ser a favor das biografias não autorizadas, desde que houvesse "certos ajustes" à legislação vigente. "Hoje leio que um administrador de crises sugere que a Procure Saber seja desfeita, já que a mácula de atitude de censores pode sumir das imagens dos artistas, (...) mas não da de uma associação. Bem, o mínimo que posso dizer é que justamente meu desprezo pela ideia de cuidar de minha imagem como quem a programa para obter aprovação é o mesmo que me leva a tender para a liberação das biografias e a olhar com desconfiança para o conselho do especialista", escreveu Caetano em sua coluna.
COLUNISTAS DA FOLHA
Caetano também cita em seu texto três colunistas da Folha que trataram do assunto na semana passada. "O artigo de Fernanda Torres na 'Folha' diz o que eu gostaria de dizer, se minha cabeça fosse centrada como a dela. Ela diz: 'Sou a favor da liberação'. Mas: 'Por outro lado, alguns limites merecem atenção'", escreveu o músico. Sobre Ruy Castro e sua coluna da última sexta ("Jabuticabas jurídicas"), que defendeu a necessidade de independência dos biógrafos e criticou as "jabuticabas jurídicas --filigranas inéditas em outros países--, na forma de 'ajustes' ou 'meios-termos', para no fundo deixar tudo como está", Caetano escreveu que ela "mostra, em termos simples, a inutilidade do novo discurso moderado". "Mais veemente do que ele, Jânio de Freitas, um jornalista de histórico glorioso, viu na recente virada estratégica um desrespeito pior aos princípios democráticos do que na radicalidade dos primeiros pronunciamentos: ambos, Castro e Freitas, veem sobretudo dissimulação. Para mim, ressalta o fato de que não há novidade conceitual nenhuma", escreveu Caetano. O compositor afirma ainda que "a discussão está longe de ter chegado a um termo" e que "se o tom unilateral que tomou a imprensa me causou alguma revolta, as notas e matérias que deixam entrever manobras suspeitas provocam considerável mal-estar". No encerramento do texto, disse que "apesar de toda a tensão, continuo achando que estamos progredindo".
CONTINUE LENDO
- Informações do Estado de SP
- 03 Nov 2013
- 08:33h
A presidente Dilma Rousseff avalizou a concessão de um “gatilho” para reajustar os preços dos derivados de petróleo “duas ou três vezes por ano”, informou o jornal O Estado de S. Paulo neste sábado. O objetivo é garantir “previsibilidade” aos planos de negócios da Petrobras, disse o jornal com base em informação de um auxiliar presidencial. Segundo o jornal, o apoio da presidente ao plano da empresa representa uma vitória da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na disputa em torno do tema com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Mas “a medida aprovada por Dilma, segundo o Palácio do Planalto, será calibrada em detalhe para tentar não pressionar a inflação, ainda a principal preocupação macroeconômica da presidente”, disse o jornal.
- Informações da Agência Brasil
- 03 Nov 2013
- 07:28h
Eleitores de seis cidades voltam as urnas neste domingo (3), em quatro estados, para novas eleições. De acordo com a Justiça Eleitoral, são cerca de 53 mil cidadãos que terão de escolher novos prefeitos e vice-prefeitos, após o resultado do pleito de 2012 ser anulado. No Paraná, as eleições serão nos municípios de Santa Inês e Inácio Martins; no Rio Grande do Sul, em Dom Feliciano e Maximiliano de Almeida. Em Pernambuco, a Justiça Eleitoral marcou eleições em Água Preta. No Pará, novo prefeito será eleito em Palestina do Pará. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 59 cidades de 19 estados realizaram novas eleições em 2013. Mais 12 pleitos estão marcados para o dia 1º de dezembro.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Nov 2013
- 18:12h
O ativista Aurino Ferreira dos Anjos (em destaque) juntamente com a delegação baiana (Foto: Divulgação)
A 4ª CNMA – Conferência Nacional do Meio Ambiente foi realizada em Brasília no último mês de outubro e teve como pauta para o fórum de debates temas importantes como: Erradicação dos Lixões, Desafios da Coleta Seletiva, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Economia Verde. O município de Brumado esteve representado pelo coordenador geral do Modera, o ativista ambiental Aurino Ferreira dos Anjos, que falou ao Brumado Urgente detalhes do evento. Segundo ele “a conferência é um momento de ampliação do conhecimento sobre as questões ambientais e uma experiência fundamental para conhecer os projetos que estarão sendo colocados em prática na área ambiental”. Ele ainda destacou que “participamos ativamente juntamente com a delegação da Bahia, que, apesar de não ter sido montado um stand próprio, cumpriu o seu papel, dando a sua parcela de contribuição para a construção de uma carta ambiental mais atualizada”. Ferreira ainda lembrou que “importantes temas como a erradicação dos lixões, o desmatamento e a implantação de sistemas de esgotamentos sanitários, que é um dos temas que mais interessa aos brumadenses foram tratados durante a conferência”. E encerrou citando que “a nossa avaliação foi positiva e enriquecemos muito o nosso conhecimento. Fiquei honrado de poder ter representado Brumado como delegado num evento desse porte e poder ter estabelecido encontros importantes como a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira”.
Aurino Ferreira ao lado da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira (Foto: Divulgação)
- India Express
- 01 Nov 2013
- 18:10h
(Foto: Reprodução)
O mundo terá uma escassez de cacau – matéria-prima do chocolate – dentro dos próximos sete anos, devido a uma forte demanda global, avisam especialistas. Eles ainda têm uma data marcada para a crise, dia 2 de outubro de 2020. “Haverá uma falta de chocolate e não existe solução para esse problema. Sete anos, é o que achamos que nos resta”, afirma o especialista Angu Kennedy. Gigantes do ramo apontam que não há plantações de cacau suficientes no globo para atender a crescente demanda de cacau, relata o jornal britânico ‘Daily Star’. Os especialistas avisam que seria preciso outro planeta para suprir a carência de cacau. “Precisamos outro planeta terra se continuar com esse ritmo. O problema é que a área usada pelas plantações está cada vez diminuindo mais. Estamos destruindo tudo”, fala Kennedy. O preço do chocolate deve aumentar durante os próximos anos, assim como o cacau vai se tornar mais difícil de encontrar. Como resultado, grandes marcas de chocolate vão preencher cada vez mais suas barras de chocolate com nozes e frutas, por serem mais baratas. “Se plantar um cacau, este produzirá amêndoas em quatro anos, o que significa que os produtores têm que esperar quatro anos para lucrar. Consequentemente, eles vão se perguntar ‘para que plantar?’” Há uma pequena projeção de crescimento no consumo de cacau na Europa e na América, mas na Ásia a projeção é estrondosa, afirma Kennedy.
- Brumado Urgente
- 31 Out 2013
- 06:47h
(Foto: Reprodução)
Policiais federais de todo o país prometem realizar uma manifestação nesta quinta-feira (31), intitulada “Dia das Bruxas”, em alusão ao halloween. Entre os atos programados está a presença de agentes vestidos como monstros em aeroportos de todo o país e distribuição de panfletos com críticas a presidente Dilma Rousseff, por “um boicote oficial aos agentes federais como castigo pelas operações anticorrupção”. Em nota, o sindicato nacional da categoria afirma que nas cidades de todo o Brasil, inclusive Salvador, os protestos vão acontecer em frente às sedes da PF, que na capital baiana fica em Águas de Meninos. Atendimentos emergenciais serão mantidos para “não prejudicar a população”. “Pesquisa realizada recentemente com 1.732 policiais federais revelou que 94% dos policiais federais acredita que a atual falta de investimentos na Polícia Federal é um castigo pelas investigações sobre corrupção. E segundo dados oficiais do Ministério do Planejamento, é fácil perceber que os agentes receberam na última década a metade dos reajustes concedidos às demais carreiras do Executivo, o que tem causado uma evasão recorde de servidores”, diz a nota do sindicato. A entidade classifica como “sucateamento institucional” a redução no orçamento da PF, em especial nos terminais aéreos.
- Brumado Urgente
- 31 Out 2013
- 06:25h
Mais uma vez não houve acertadores na faixa principal da Mega-Sena. O concurso 1.543 foi sorteado na noite desta quarta-feira (30) em Osasco (SP), em estúdio de TV, e acumulou. Com isso, o prêmio para a sexta-feira - sábado é feriado de Finados e não haverá sorteio - ficará em R$ 45 milhões. Confira as dezenas sorteadas nesta quarta: 07 - 15 - 20 - 23 - 30 - 41. A quina teve 182 acertadores, que ganharão R$ 21.370,06 cada um. Outros 13.138 fizeram a quadra, e vão levar R$ 422,91 cada.
Jair Bolsonaro (PSL) resolveu não participar de nenhum debate durante o primeiro turno das eleições de 2018. Em primeiro lugar nas pesquisas, em cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato reservista deve focar sua campanha nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta.
- Ascom | Coalizão
- 30 Nov 1999
- 00:00h
(Foto:: MST)
A Coalizão Negra por Direitos, articulação que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro, irá propor um pedido de impeachment contra o atual Presidente da República Jair Bolsonaro, pelos crimes de responsabilidade por ele praticados, uma vez que agravam a política de genocídio contra a população negra. Apontamos, especialmente, atos do Presidente contra a saúde pública no contexto da pandemia COVID-19, a insuficiência das medidas emergenciais, que deveriam estar cautelosamente voltadas às famílias negras, empregadas domésticas, trabalhadoras/es informais negros/as, comunidades quilombolas, populações rurais negras, populações negras de nossas favelas, periferias e bairros, pessoas em situação de rua e população carcerária. São muitos os crimes de responsabilidade do Presidente Jair Bolsonaro que atentam diretamente e objetivamente contra a vida da população negra e suas comunidades. As ações empreendidas e autorizadas por ele demonstram que não só os seus discursos são racistas, mas o exercício de sua gestão pública também. Em nosso pedido de impedimento ressaltamos que em 2018 éramos 38,1 milhões de pessoas negras vivendo abaixo da linha da pobreza, o que significa 33% do total da população negra do Brasil. Que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado e que o número de mortes decorrentes da brutalidade policial bate recordes no país. Por isso, não podemos admitir a condução de políticas públicas, como faz o Presidente da República, que aumentam a exclusão, a violência e sobretudo, perpetuam e radicalizam o racismo e o genocídio da população negra. Essa construção evidencia a relevância de vozes múltiplas do movimento negro que a décadas fórmula projetos políticos democráticos e antirracistas para o Brasil. Portanto, pelos próximos 10 dias vamos mobilizar adesões e assinaturas de representantes de movimentos, entidades, instituições, grupos e coletivos negros, de favelas, periferias, dos campos, das águas e das florestas. Sobretudo, todos eles, serão compostos por pessoas negras ou ainda, com composição de maioria negra, tais como associações diversas, casas de matriz africana, slams, posses, capoeiras, comunidades de samba, jongos e empreendimentos negros de todas as áreas. Por fim, também estarão conosco representantes de organizações mistas com reconhecida trajetória no compromisso antirracista e personalidades públicas, assinando como “aliadas”. Este pedido está em consonância com o nosso manifesto. Enquanto houver racismo não haverá democracia. E mais do que uma ação de impedimento com o objetivo da defesa da democracia e dos direitos fundamentais, MOVIMENTO NEGRO PELO IMPEACHMENT está pautando a construção de uma sociedade brasileira verdadeiramente antirracista.
- Por Vitória Macedo | Folhapress
- 30 Nov 1999
- 00:00h
Foto: Arquivo / Agência Brasil
As mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos para 69% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, 67% acham que homens e mulheres deveriam ter direito ao mesmo período de licença do trabalho para cuidar do bebê. É o que diz pesquisa Datafolha.
A carga de responsabilidade de trabalho, mas também dentro de casa com múltiplas tarefas e cuidados com as crianças, recai sobre as mulheres. Diante desse cenário, 71% dos homens concordam que mulheres são as principais responsáveis pelos recém-nascidos e 67% das mulheres também concordam com a afirmação.
A maioria também endossa que licença-maternidade e paternidade deveriam ter o mesmo período. Foram 64% de homens e 69% das mulheres. No Brasil, as mães têm direito a um período de 120 dias enquanto os pais podem tirar 5 dias corridos após o nascimento do filho.
A pesquisa de opinião foi realizada nos dias 19 e 20 de março, com 2.002 pessoas de 147 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A idade tem impacto nos resultados. Entre as pessoas de 60 anos ou mais, 83% concordam que as mulheres devem cuidar dos recém-nascidos, ante 54% dos jovens de 16 a 24 anos.
Por outro lado, 71% dos mais jovens, entre 16 e 24 anos, concordam que homens e mulheres devem ter o mesmo período de licença do trabalho. Dos entrevistados com 60 anos ou mais, 68% são favoráveis.
Em relação ao nível de escolaridade, 86% dos entrevistados que têm até o ensino fundamental concordam a que mulher deve cuidar dos filhos assim que nascem, contra 52% daqueles que têm curso superior
Já 76% dos entrevistados com ensino fundamental concordam com o mesmo período de licença para mulheres e homens, ante e 56% têm ensino superior.
A afirmação de que as mulheres devem cuidar dos recém-nascidos é mais endossada entre os mais pobres: 74% do que ganham até dois salários mínimos contra 47% dos que ganham mais de dez salários mínimos.
O mesmo acontece entre os que concordam que homens e mulheres devem ter o mesmo tempo sem trabalhar depois que têm filho: são 74% entre aqueles que ganham até dois salários e 51% entre os que ganham mais de dez.
Os empresários são os que menos concordam que homens e mulheres deveriam ter a mesma licença de trabalho (50%).
Entre as regiões do país, 76% dos entrevistados no Nordeste concordam que mulheres e homens deveriam ter direito ao mesmo tempo de licença, ao passo que as pessoas também concordam mais que as mulheres devem ser as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos recém-nascidos (75%).
O Sudeste é o que menos concorda com as duas afirmações: 62% para licença de homens e mulheres e 65% sobre as mulheres serem as principais cuidadoras.
- Por João Caminoto | Folhapress
- 30 Nov 1999
- 00:00h
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (16), durante a cúpula do G7, que Brasil e Japão podem oficializar o início das negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o país asiático. O anúncio formal, se confirmado, está previsto para o dia 30 de junho, durante a reunião de cúpula do bloco sul-americano, em Assunção, no Paraguai.
A declaração foi feita durante reunião bilateral com a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi. Lula destacou os laços históricos entre os dois países —o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, e um número crescente de brasileiros vive em território japonês, como base para aprofundar a parceria comercial.
A sinalização ocorre num momento em que o Japão acelerou movimentos em direção ao Mercosul. Em maio, Tóquio anunciou a intenção de iniciar negociações formais de um acordo de parceria econômica com o bloco ainda neste verão — motivado pela busca de alternativas às restrições comerciais impostas por Trump e às limitações chinesas sobre exportações de terras raras.
O Mercosul é um dos poucos grandes mercados globais com os quais o Japão ainda não tem um acordo comercial. Em dezembro de 2025, os dois lados formalizaram um Marco de Parceria Estratégica, cobrindo comércio, investimento e transição energética.
"Eu espero que na próxima reunião do Mercosul possamos ter boas notícias", disse o presidente.
A reunião do petista com a japonesa deve envolver assuntos como a venda de petróleo brasileiro para o país asiático, dando continuidade a uma discussão que já foi parte de reunião entre o chanceler Mauro Vieira, ao menos um executivo da Petrobras e o ministro da Economia, Comércio e Indústria de Tóquio, Ryosei Akazawa, em maio.
É o primeiro encontro de Lula com Takaichi, eleita em outubro do ano passado, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país.