Brasil tem mais de 4 mil mortes e 59,3 mil casos de coronavírus

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 09:02h

alanço das secretarias estaduais de Saúde deste domingo indicam aumento de 41 mortes e 815 diagnósticos de Covid-19 Redação | Foto: Antonio Rezende/PMRJ/Fotos Publicas

O domingo (26) começa com dados que chamam a atenção em se tratando do novo coronavírus. As secretarias de Saúde dos estados registram 4.057 óbitos decorrentes da Covid-19, e 59.324 casos da doença. Até a tarde de sábado (25), o Ministério da Saúde havia contabilizado 4.016 óbitos e 58.509 diagnósticos. São Paulo segue como estado com maior concentração de casos. Foram 1.667 pessoas mortas e mais de 20 mil diagnósticos positivos para Covid-19. No sábado, um bebê de sete meses morreu com a doença. De acordo com informações do G1, mais de sete estados têm taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 70%. Destaque para Ceará, que atingiu toda sua capacidade desde o último dia 20; Amazonas, que tem 96% dos leitos ocupados; Pernambuco, que tem 95% de ocupação e 99% dos leitos de UTI de toda a rede pública exclusivos para pacientes de Covid-19; Pará, com 84%; Acre, que tem 80% dos leitos ocupados em Rio Branco; e Rio de Janeiro, com 74% em todo o estado.

Situação preocupante! Jequié registra mais 06 casos e totaliza 37 confirmações de Covid-19

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 08:28h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais, informa que vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde e das estratégias de enfrentamento ao Covid-19 e, mesmo diante das estratégias que vêm sendo implementadas, o número de casos confirmados vêm aumentando, exponencialmente. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma a importância fundamental para que a população siga, corretamente, todas as medidas preventivas, redobrando o cuidado com a higienização das mãos, evitando tocar na boca, nariz e olhos, além da manutenção do distanciamento social e do uso obrigatório da máscara, quando houver verdadeira necessidade de saírem de casa. Estes são os dados atualizados, até às 19h, deste sábado, 25, que apresentou mais cinco casos positivos para Covid-19: – 37 casos confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes, 3 casos foram recuperados; – 244 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);

Conquista: Mais um paciente é internado no Hospital de Base com coronavírus

  • BRF
  • 26 Abr 2020
  • 08:17h

(Foto: BRF)

Após receber uma paciente da cidade de Mirante e outro de Licínio de Almeida, ambos com coronavírus, o Hospital de Base de Vitória da Conquista agora conta com mais um internado com coronavírus de uma cidade da região Sudoeste. Trata-se, segundo o site Notícias VCA, de um idoso da cidade de Caetanos que estava recentemente em São Paulo. O Hospital de Base de Conquista disponibilizou toda a UTI 2 para pacientes suspeitos ou com situação confirmada de coronavírus. O estado de saúde dos pacientes não foram divulgados.

Prefeitura de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento do vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense Castro

  • Ascom | PMB
  • 25 Abr 2020
  • 14:42h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A Administração “Educar para Libertar”, por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos, vem comunicar o seu pesar pelo falecimento do músico e vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense José Maria Silva Castro, o qual ocorreu nesta sexta-feira (24) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. 

José Maria como era conhecido, por inúmeras vezes, abrilhantou os eventos cívicos e municipais que foram realizados em Brumado ao longo das últimas décadas. 

Com seu alto conhecimento musical ele ajudou a conduzir a Lira Ceciliana com seus dobrados inesquecíveis, dando um tom de alegria à uma parte importante de nossa história contemporânea. 

Então ficam aqui os nossos sentimentos de pesar pelo falecimento deste brumadense que dedicou grande parte de sua vida à música e cultura de nossa terra.

Carreta invade contramão, bate em viatura da PM e arrasta veículo na BR-242, no oeste da Bahia

  • Informações do G1/BA
  • 25 Abr 2020
  • 11:45h

Carreta invade contramão e bate em viatura da PM — Foto: Gazeta 5

Uma carreta bitrem invadiu a contramão em alta velocidade e bateu em uma viatura da Polícia Militar, na Avenida Irmã Daniela, em Ibotirama, oeste da Bahia. De acordo com informações da PM, com o impacto da batida, o veículo foi arrastado por alguns metros. Ainda segundo a PM, os policiais que estavam no veículo desceram do carro e abordaram o motorista da carreta. Foram achados uma porção de cocaína em um prato, outra quantidade dentro de um saco plástico, munições de calibre 22, além de dois canudos feitos de cédula de dinheiro e papel dentro da carreta. A polícia também informou que foram encontrados, no bolso da calça do motorista, quatro pinos vazios, usados para acondicionar cocaína. Todo material e o condutor foram encaminhados para a delegacia territorial onde foi registrada a ocorrência e serão investigadas as circunstâncias do acidente. Não há informações se a carreta estava carregada. A polícia também não informou se algum dos ocupantes dos dois veículos ficou ferido. Também não há detalhes se o motorista da carreta continuou detido. O acidente aconteceu na sexta-feira (24), mas as informações só foram divulgadas neste sábado (25).

OMS alerta para a incerteza sobre casos de reinfecção

  • Por Reuters
  • 25 Abr 2020
  • 11:32h

Agência das Nações Unidas alerta que emissão de 'passaportes de imunidade' ou 'certificados sem risco' para pessoas que foram infectadas pode aumentar o risco de propagação | Foto: Christian Mang/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste sábado (25) que atualmente "não há evidências" de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estão protegidas contra uma segunda infecção por coronavírus. Em um comunicado, a agência das Nações Unidas alertou contra a emissão de "passaportes de imunidade" ou "certificados sem risco" para pessoas que foram infectadas, dizendo que a prática pode realmente aumentar o risco de propagação, pois pode ignorar o conselho padrão. O Chile disse na semana passada que começaria a distribuir "passaportes de saúde" para pessoas consideradas recuperadas da doença. Uma vez rastreados para determinar se eles desenvolveram anticorpos para torná-los imunes ao vírus, eles poderiam voltar imediatamente ao trabalho. A iniciativa também já é cogitada nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha. No começo do mês, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que estava negociando com um parceiro da Inglaterra a implementação do "passaporte da imunidade". Sem detalhar a medida, Guedes disse que estaria em discussão pelo governo a disponibilização para o Brasil de 40 milhões de testes por mês para o coronavírus. O Mundo tem mais de 2,8 milhões de casos e 197 mil mortes, segundo o levantamento deste sábado (25) da universidade norte-americana Johns Hopkins. No Brasil, o balanço exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde aponta 3.704 mortes provocadas pela Covid-19 e 54.043 casos confirmados da doença em todo o país.

Empresa RHI Magnesita doa mil máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Brumado

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 10:38h

(Foto: Divulgação)

A participação e cooperação das instituições e empresas que atuam em Brumado no combate ao novo coronavírus vem sendo constante e importante para fortalecer a logística do município na busca de conter a disseminação da Covid-19. Na manhã deste sábado (25) a empresa mineradora RHI Magnesita, por meio da assessora de comunicação Lucila Soledade Matos, doou mil máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Brumado. A doação foi feita no gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos, que, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, recebeu as máscaras e agradeceu à doação.

Bahia registra mais três mortes; total de casos sobe para 1979

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 10:12h

Um homem em Itapetinga e um homem e uma mulher de Salvador foram as vítimas fatais mais recentes |

O número de infectados pelo novo coronavírus na Bahia subiu para 1.979 casos confirmados. O dado foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em balanço divulgado no final da tarde desta sexta-feira (24). Mais três mortes foram atestadas. As vítimas fatais são uma mulher de 92 anos, residente em Salvador, que tinha histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica; um homem de 71 anos, também da capital e que sofria de câncer de pulmão e hipertensão, e um homem de 73 anos, residente em Itapetinga, no Sudoeste baiano, que possuia hipertensão e diabetes. A Sesab contabiliza ainda 452 pacientes recuperados e outros 1.460 estão sendo acompanhdos pela assistência médica e a vigilância epidemiológica. Destes, 230 encontram-se internados, sendo 68 em UTI. Entre 1º de março e 24 de abril, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou o total de 14.354 exames. No momento há 1.596 amostras em análise laboratorial.

Coronavírus em Conquista: Hospital de Base emite nota de esclarecimento

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 08:09h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem esclarecer a população acerca de uma denúncia sobre suposto descaso da Unidade em relação à pandemia de Coronavírus e o trato dos pacientes internados e seus acompanhantes. O HGVC vem seguindo os protocolos de segurança sugeridos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que desde o mês de fevereiro vem dando orientações específicas em relação ao enfrentamento do Coronavírus. Essas orientações  vão desde a estruturação física e de serviços de saúde, a materiais indicados, treinamentos das equipes e qualificação da assistência aos pacientes, pois a Unidade se mantém como referência de diversas outras doenças. Portanto, diante da pandemia, todas as demandas relacionadas às necessidades dos pacientes e acompanhantes vêm sendo cumpridas. Em todo caso, qualquer denúncia apresentada será tratada com sensatez, e após ouvir os profissionais, caso apurada alguma irregularidade, serão tomadas as providências administrativas cabíveis.

 

Suspensão do isolamento social em municípios baianos preocupa Rui Costa

  • Redação
  • 24 Abr 2020
  • 18:19h

O governador informou que tem feito reuniões com os prefeitos e alertado sobre os riscos dessas decisões | Foto: Reprodução

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais no início da tarde desta sexta (24), o governador Rui Costa disse que está preocupado com a proposta de fim do isolamento social em alguns municípios baianos, sobretudo naqueles que ainda registram casos da Covid-19. O governador informou que tem feito reuniões com os prefeitos e alertado sobre os riscos dessas decisões. “Eu tenho sugerido aos prefeitos que sejam cautelosos no processo de abertura do comércio. Acho que só temos segurança para a abertura gradual em cidades que nós tenhamos pelo menos 14 dias sem casos positivos confirmados. As cidades que têm casos todos os dias reabrir o comércio é um risco extremamente alto para a população. Falei isso em todas as reuniões que fiz com os prefeitos das regiões de Ihéus/Itabuna, Jequié/Ipiaú e do Extremo Sul do estado”, ressaltou Rui.

Prefeitura de Brumado vai publicar Decreto “Máscara para Todos” reforçando-se o lema “eu protejo você e você me protege”.

  • Ascom | PMB
  • 24 Abr 2020
  • 16:53h

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brumado irá publicar nesta sexta-feira (24) o Decreto Nº 5.257 que trata da recomendação e obrigatoriedade na utilização de máscaras de proteção facial pela população em todo o município. A iniciativa tem o objetivo de ampliar ainda mais ações de prevenção contra a propagação da Covid-19, as quais vêm sendo efetivadas com muito sucesso pela SESAU. O decreto, que entrará em vigor a partir da sua publicação, determina que as máscaras serão obrigatórias nas repartições públicas, nos estabelecimentos prestadores de serviços públicos e obras públicas, mercado municipal, feiras livres e assemelhados; nos equipamentos de transporte público, nos estabelecimentos empresariais comerciais que estiverem em funcionamento na cidade. O lema da nova campanha é “Eu protejo você e você me protege” e vai envolver todos os setores da sociedade, especialmente a CDL, já que a flexibilização do comércio vai ser iniciada a partir da próxima segunda-feira (27). Confira o Decreto na íntegra (clique)

FHC sugere que Bolsonaro renuncie para evitar ‘longo processo’ de impeachment

  • Redação
  • 24 Abr 2020
  • 16:08h

Em seu perfil no Twitter, o ex-presidente sugeriu que o vice Hamilton Mourão assuma para que o foco volte a ser saúde e emprego | Foto: Divulgação/Rede Globo Foto: Divulgação/Rede Globo

Enquanto há quem fale em impeachment do presidente Jair Bolsonaro, após as revelações feita pelo ex-ministro Sergio Moro nesta sexta-feira (24), há quem pense num caminho mais rápido: a renúncia. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu, em seu perfil no Twitter, que o atual chefe do Executivo opte por essa alternativa. “Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego”, escreveu FHC, afirmando que o “PR”, como Bolsonaro chama a si mesmo, está “cavando sua fossa”. A governabilidade do presidente da República foi posta em xeque nesta sexta-feira (24), quando o ex-juiz Sergio Moro revelou a intenção de Bolsonaro em mudar a direção da Polícia Federal por interesses políticos. A exoneração do delegado Maurício Valeixo foi publicada durante a madrugada, sem o conhecimento de Moro – mas com a assinatura do então ministro.  “O presidente queria uma pessoa que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações de inteligência, e realmente não é o papel da Polícia Federal prestar essas informações. O presidente também informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal e que a troca seria oportuna nesse sentido. Também não é uma razão que justifique, pelo contrário até gera preocupação”, disse Moro.

Idoso tem morte confirmada pela Covid-19 em Itapetinga

  • Redação
  • 24 Abr 2020
  • 15:40h

(Foto: Reprodução)

Mais uma morte por coronavírus foi registrada na região. Essa é a quarta. Trata-se de um idoso de 74 anos que faleceu durante a semana no Hospital Cristo Redentor, na vizinha cidade de Itapetinga, distante cerca de 100 km de Vitória da Conquista, O resultado do exame saiu no início da tarde de hoje (sexta-feira). A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Hagge, O paciente veio de Ilhéus após passar por uma cirurgia. Todas as pessoas que tiveram contato com o idoso estão em isolamento domiciliar. Essa é a segunda morte por coronavírus na capital da pecuária.

 

Artigo: Sérgio Moro: Político até o fim

  • João Batista de Castro Júnior. Professor do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia, campus Brumado.
  • 24 Abr 2020
  • 13:59h

Foto: Reprodução Google

A magistratura historicamente sempre serviu a dois senhores: conseguia fazer justiça no varejo com brilhantes e memoráveis episódios de dar a cada um o que é seu, mas, no atacado político, salvo exceções, era, sobretudo nos estratos hierárquicos superiores, omissa, subserviente, apesar de exigir o pagamento de um preço por isso, qual seja, bons salários, boas aposentadorias, veículos oficiais, sanções disciplinares inexpressivas, escandalosas férias de 60 dias, entre outras coisas, que o ministério público logo se apressou em chamar também para si à custa do pobre contribuinte brasileiro, que, nesse esquema de forte tributação sobre o consumo, paga mais impostos que o rico.   

Tudo bem que se pode dizer o mesmo de vários setores sociais de grande saliência: algumas universidades públicas estão cheias de discursos críticos mas infestadas de ociosidade improdutiva, além de compadrio e afilhadismo até na hora de dizer quem ingressa ou não em seus quadros. A medicina, a seu turno, tem muitos profissionais, que, trabalhando na rede pública de saúde, conduzem pacientes a tratamentos particulares em suas clínicas mesmo havendo opções gratuitas naquela.

Se se for atrás dessa meada, o novelo é grande. Mas quando se foca no valor Justiça, seus agentes assumem uma dimensão constitucional fora do comum, porque, como dizia Montesquieu, a injustiça contra um é injustiça contra todos. Daí o volume de insatisfação contra a corrupção, um câncer que não é privilégio de nossa fisiologia política, mas aqui sempre esteve desprovido de bom tratamento, não sem certa cumplicidade popular: muitos defendem publicamente o combate à corrupção, mas no dia a dia querem vantagens ilícitas dos gestores locais, querem privilégios criminosos em licitações e outros favorecimentos imorais de toda ordem.

Quando explodiu a Lava Jato, muitos dos que já tinham gozado de benefícios ilegais, mas estavam fora dos esquemas, fizeram eco ao “fora à corrupção”. A velocidade do entusiasmo popular foi tão grande que se perdeu a visão periférica dos detalhes: Moro, técnica e intelectualmente despreparado, estava fazendo política, pois, de judicatura, ele não fez nada, já que condenou sem provas, mesmo sabendo que é regra legal e princípio antigo o “in dubio pro reo”, promoveu condução coercitiva absolutamente desnecessária do ex-Presidente Lula, vazou áudios da então Presidente Dilma Roussef, além de outras barbaridades jurídicas menores, que, juntas, dão a dimensão do seu plano político por trás da toga.

Sim, só um juiz com pretensões políticas próprias podia sistematicamente atropelar a Constituição da forma tão desabrida como ele fez. Mesmo assim, na despedida, acusou o Presidente – cujas maluquices ele sempre avalizou pelas redes sociais na esperança de que fosse para o STF – de querer ter acesso a relatórios sigilosos de investigação policial. Foi um teatro de indignação, pelo menos vindo dele, que não pediu, mas efetivamente tomou medidas ilegais contra Lula e o governo Dilma por saber que, uma vez implementadas, sua suspensão pelas instâncias superiores de nada valeria.

Até no final, Moro escondeu sua maldade, sua dissimulação atrás do discurso moral que o povo gosta de ouvir. Está de novo fazendo política num terreno em que mais cedo ou mais tarde será abocanhado pelos malandros criminosos que nela pululam e que estão engrossando as fileiras do atual Presidente a seu convite.

Ao Brasil dos políticos restará torcer para que Moro, além dos fatos revelados que são mais que suficientes para um impeachment, vaze ilegalmente, com sua larga experiência no assunto, provas dos envolvimentos criminosos da família do Presidente e esta, em rebate, com sua habilidade miliciana, dispare contra o ex-ministro e ex-juiz federal revelações escandalosas de sua conduta.

Esse faroeste que se anuncia poderá ser salutar à verdade histórica e, de lambuja, deixará os fascistas ainda mais às tontas sem saber o que dizer sobre o fim do Bolsomoro,  o falso binômio feliz.  

Vitória da Conquista, Bahia, 24 de abril de 2020.

CONTINUE LENDO

Conforme o previsto, Sergio Moro desembarca do governo de Jair Bolsonaro

  • Redação
  • 24 Abr 2020
  • 11:39h

Agora ex-ministro da Justiça, ele entregou o cargo o na manhã desta sexta-feira na esteira da demissão de Maurício Valeixo da chefia da Polícia Federal |

O ministro Sergio Moro (Justiça) decidiu entregar o cargo nesta sexta-feira (24) e deixar o governo de Jair Bolsonaro após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, ter sido publicada nesta madrugada no Diário Oficial da União. Ele anunciou a saída do governo a pessoas próximas. Conforme a Folha revelou, Moro pediu demissão a Bolsonaro na manhã desta quinta (23) quando foi informado pelo presidente da decisão de demitir Valeixo. O ministro avisou o presidente que não ficaria no governo com a saída do diretor-geral, escolhido por Moro para comandar a PF. Após Moro anunciar um pronunciamento às 11h desta sexta, o Planalto enviou emissários para tentar convencer o ministro a ficar. Em vão. Moro não aceitou, mostrou-se irredutível. Nas palavras de um aliado, “os bombeiros fracassaram”. Moro deve fazer um discurso duro ao deixar o governo. O contexto da exoneração de Valeixo foi considerado decisivo para o ministro bater o martelo. A exoneração foi publicada como “a pedido” de Valeixo no Diário Oficial, com as assinaturas eletrônicas de Bolsonaro e Moro. Segundo a Folha apurou, porém, o ministro não assinou a medida formalmente nem foi avisado oficialmente pelo Planalto de sua publicação.