Após solicitação, a Polícia Militar deslocou-se em apoio para averiguar o transporte irregular de passageiros na BA 148, nas proximidades da entrada dos Patos, na região Sudoeste. Chegando ou local foi avistada uma van transportando 8 passageiros oriundos do estado de São Paulo para os municípios de Livramento, Rio de Contas e o distrito de Inubia.
Desfecho
Todos os ocupantes do referido veiculo foram encaminhados à UPA 24 horas, onde foram monitorados pela a equipe de saúde e logo após, o referido veículo, foi removido para o pátio da unidade policial, em Livramento de Nossa Senhora, por estar em desacordo com o Art. 231, VIII do CTB. (Transportar pessoas ou bens de forma remunerada.)
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) se opôs nesta quarta-feira (6) ao adiamento das eleições municipais de 2020 por mais de 45 dias. Em meio a pandemia do novo coronavírus, Jatahy Fonseca destacou que o calendário preparativo das eleições deve continuar sendo mantido. Segundo o presidente, o TRE deve ampliar a participação de meios online no treinamento de mesários para o pleito e os partidos devem obedecer às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscara e o distanciamento social, durante as convenções partidárias. Fonseca rechaçou o adiamento das eleições para 2020, com possibilidade de ampliação dos mandatos. “Mandatos têm início e fim. Só tem legitimidade mandato reconhecido pelas urnas e todos os mandatários perdem a legitimidade no dia 1° de janeiro”, pontuou Jatahy em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM e Bahia Notícias. Em caso de adiamento do pleito para 2020 e vacância da prefeitura, vice-prefeitura e presidência da Câmara, quem assume o cargo do Executivo é o juiz eleitoral até a realização de uma eleição suplementar. “Não é um modelo para se aplicar em todo o Brasil. Não temos juízes”, disse o presidente do TRE-BA. “Estamos acostumados a superar dificuldades e todos os prazos estão na normalidade. A Justiça eleitoral vai superar mais esse momento. Se a eleição não ocorra em outubro, se for o caso, prevemos o adiamento de no máximo 45 dias”, completou.
O Brasil teve o terceiro maior número de novos casos confirmados da Covid 19 no mundo em 24 horas. Os dados fazem parte do informe diário da Organização Mundial da Saúde, que foi divulgado na noite desta terça-feira em Genebra. De acordo com os dados, o Brasil somou 4588 novos casos da doença no período de 24 horas, desde que a entidade publicou seu informe de segunda-feira. A coleta da informação por parte da agência de Saúde foi concluída as 5h da manhã deste dia 5 de maio e, portanto, não contabiliza os novos números que o governo brasileiro irá anunciar ainda nesta terça-feira. No total, o Brasil aparece no informe da OMS com um total de 101,1 mil casos e 7 mil mortes. Os dados no informe, porém, estão defasados. Na segunda-feira, o número oficial de novos casos anunciados pelo Ministério da Saúde era ainda maior, com 6,6 mil registros. No domingo, foram outros 4,7 mil novos casos. Pela contagem realizada pela OMS, o Brasil é ainda superado pelos EUA, com 29,2 mil novos casos registrados nas últimas 24 horas desde o informe anterior. No total, o território americano conta com 1,1 milhão de casos e 61,9 mil mortes. A segunda colocação em casos diários é da Rússia, com 10,1 mil novos infectados em 24 horas. Moscou soma 155,3 mil registros e 1,4 mil mortes. Com os novos dados, o Brasil superou o Reino Unido, que apareceu com 3,9 mil novos casos. Outro destaque é o da Índia, também com 3,9 mil novos casos. Na Itália, neste mesmo período, foram registrados 1,2 mil casos e 545 na Espanha. Na China, oficialmente, foram apenas quatro novos casos registrados neste mesmo período. No total, a OMS soma 3,5 milhões de casos no mundo, com 81 mil novos registros nas últimas 24 horas. A Europa ainda tem o maior número de casos, com 1,5 milhão de infectados. Mas o continente americano se aproxima rapidamente, com 1,47 milhão.
Na noite desta terça-feira (05) por volta das 22:00h a Polícia Militar foi informada que dois ônibus estariam vindo do Estado de São Paulo trazendo passageiros para diversos municípios da região sudoeste e que o destino final seria no município de Pindaí. Imediatamente os Policiais Militares da 5ª Companhia do 17º BPM lotados em Pindaí acionaram as autoridades da secretaria de saúde e montaram uma barreira na localidade conhecida por Rodado. Assim que os dois ônibus se aproximaram da barreira sanitária, foram abordados pelos policiais militares e ao ser procedida a averiguação no interior do coletivo foi constatado que tratava-se de transporte clandestino de passageiros vindos de São Paulo com destino aos municípios de Pindaí, Urandi e Guanambi. Os agentes da Vigilância Sanitária procederam com a notificação de todos os 92 passageiros e recomendaram a quarentena em suas residências com o acompanhamento das secretarias de saúde de seus respectivos municípios. Os dois ônibus, um da Empresa Transbrasiliana Transporte de Turismo, Maca Skania/K modelo 380B, Placa Policial NVW 8463 de Goiás e o outro em nome de Maria Aparecida Garcia de Silva, Marca Skania/K modelo 113, Placa Policial CGR-7310 de São Paulo, foram apreendidos e conduzidos ao pátio do 17º BPM de Guanambi sob escolta da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO).
Pela segunda vez, o Ministério da Saúde não conseguiu contratar leitos de UTI de instalação rápida para distribuir aos estados no combate ao novo coronavírus. Não houve interessados no pregão eletrônico realizado no último dia 30 pela pasta para obter 2 mil leitos, da mesma forma que ocorreu em outra licitação em 19 de março. Com isso, o número de UTIs de instalação rápida efetivamente entregues pela pasta até agora é de apenas 350 leitos, segundo balanço da última quarta-feira. Essa quantidade representa 17,5% da promessa de repassar 2 mil leitos do tipo aos estados, feita pela pasta em março. Outros 190 leitos foram contratados, mas ainda não houve entrega deles por falta de respiradores. Diversas cidades estão entrando em colapso devido à escassez de UTIs, como Rio de Janeiro, Manaus, Belém e São Luís. O Brasil já registrou 7.921 mortos e 114.715 casos, segundo boletim desta terça-feira do Ministério da Saúde. A licitação do último dia 30 foi caracterizada como "deserta", pela "inexistência de propostas", segundo a ata do pregão. Seriam adquiridos 200 lotes de 10 leitos de UTI cada um. Cada leito possui oito equipamentos, como ventilador pulmonar (respirador) e desfibrilador. O prazo estimado para montagem era de sete a 10 dias, por ser um tipo "volante", mais simples para instalar.
Governador anuncia contratação de médicos, e diz que pode tomar medidas drásticas de isolamento | Foto: Brumado Urgente
Em pronunciamento nas redes sociais, na noite desta terça-feira (5), o governador Rui Costa afirmou que serão tomadas medidas drásticas se as vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegarem à ocupação total dos leitos na Bahia, o que, segundo ele, deve ocorrer até o final de maio, em todos os cenários analisados. “Se nós continuarmos com este ritmo de crescimento e o esgotamento rápido das UTIs, todas as medidas de restrição possíveis serão tomadas para conter as taxas de propagação. Há uma semana havia 80 a 90 leitos de UTI ocupados. Hoje estamos com 194. OU seja, mais do que dobrou a ocupação em uma semana. Onde tiver vaga de UTI, em qualquer lugar da Bahia, vamos colocar quem precisar de um leito de UTI. Se houver lotação em Salvador, levaremos para outra cidade. Pode ter certeza que se o seu familiar precisar desse atendimento, vamos encontrar essa vaga”, disse Rui. Questionado por um internauta sobre a possibilidade de decretar lockdown na Bahia, o governador respondeu que fará o que for necessário para combater a Covid-19. “Tive uma reunião online com chineses. E falamos sobre os diversos tipos de bloqueios que foram implantados lá na China que resultaram na saída do país dessa crise. Aqui estamos preparados para tomar todas as medidas necessárias para frear o avanço dessa pandemia”. Rui reiterou a necessidade de isolamento social para que a Bahia possa sair da crise e vencer o vírus. “Temos três estados no Nordeste já no limite, em colapso de saúde pública. O Maranhão decretou judicialmente o fechamento total. A situação é grave. Muitas vezes as pessoas não têm noção do risco. Se estamos com números menores que a média nacional é porque o povo baiano compreendeu a necessidade e ficou em casa. Se o povo relaxar o isolamento social, nós não vamos ter como vencer essa pandemia. Precisamos vencer o mês de maio”.
Contratação de médicos de todo o Brasil
Durante a transmissão, Rui anunciou a convocação de médicos de todo o Brasil, com situação regularizada, para atuarem em unidades da rede pública de saúde estadual. Neste primeiro momento, o chamamento só valerá para médicos, e será feito por meio de veículos nacionais de imprensa.
“Com o nosso apoio, as organizações sociais que administram as unidades de saúde vão divulgar, já nesta quarta-feira (6), em jornais de todas as partes do país, um convite destinado a médicos que estejam aptos legalmente a virem para a Bahia, com o objetivo de reforçar o exército de profissionais que lutam diretamente na guerra contra a Covid-19. A convocação vale para médicos que já estão aqui e também para aqueles que residem em outro estado”, revelou o governador, explicando que “a convocação é exclusiva para médicos porque as outras categorias de profissionais de saúde não registram, até o momento, escassez de profissionais”.
Rui afirmou que o Estado está buscando soluções legais para conseguir aumentar o número de médicos atuantes na Bahia, caso essa primeira chamada não atraia a quantidade de profissionais desejada.
“Estamos fazendo essa primeira chamada para cadastro e registro desses profissionais, e, ao mesmo tempo, trabalhamos para encontrar soluções legais que permitam a contratação de médicos que se formaram no exterior, mas ainda não estão com toda a documentação necessária para atuar no Brasil, por exemplo”, assegurou.
Na noite de ontem (5), por volta das 23h, houve um princípio de incêndio em uma das enfermarias do Hospital Espanhol, localizada no 4º andar. O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado, mas o fogo foi debelado, imediatamente, pela equipe técnica do próprio Hospital. O incêndio foi provocado por um paciente desta enfermaria que ateou fogo no colchão do seu leito e pulou da janela. Caiu sobre uma laje de uma ala anexa e, na queda, fraturou as pernas. Sendo socorrido e transferido para o Hospital Municipal, pelo SAMU. Não houve mais ferido algum, no acidente. Os pacientes internados que estavam no 4º andar, todos de enfermaria, já foram transferidos para outras unidades hospitalares para tratamento da COVID-19. São elas: Hospital Ernesto Simões, Hospital do Subúrbio, Instituto Couto Maia e Itaigara Memorial. As demais áreas do Hospital Espanhol não tiveram seu funcionamento alterado. As medidas para reparo da enfermaria danificada já estão sendo tomadas, assim como a apuração sobre o ocorrido.
Triste história de dois irmãos que perderam a Vida em acidentes semelhantes, atropelados enquanto estava de Bicicleta, praticamente no mesmo Local.
-Junho de 1999, por volta das 17Hs, CLAUDINEI (Negão) estava indo para uma fazenda de Bicicleta, a poucos metros do destino final ele foi atropelado por um Caminhão e foi a óobito no local do acidente.
-04 de Maio de 2020, MARCOS retornava do Serviço de bicicleta e por volta das 17hs, foi atropelado bem próximo à Abelhas vindo à óbito no Local. Marcos, deixou uma filha Adolescente, uma de “Colo” e a Esposa que está Gravida.
Ambos os acidentes foram registrados na região de Inhobim, zona rural de Conquista
Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, morreu na madrugada desta terça-feira (5), aos 62 anos. A informação foi confirmada por familiares e amigos como Branco Mello e Sérgio Britto, que junto a Tony Bellotto, ainda fazem parte da formação do grupo. Segundo Isabela Johansen, ex-mulher do músico, Ciro "estava lutando contra o câncer e nas indas e vindas ao hospital, acabou contraindo Covid-19. Foi internado, mas infelizmente não resistiu". "Estou profundamente triste com a partida nessa madrugada do meu irmão, músico, poeta e primeiro grande parceiro, Ciro Pessoa. Foi dele a ideia de reunir os amigos compositores no começo dos anos 80 pra fazermos uma banda de rock. E assim formamos os Titãs." Siga em paz, querido Ciro. Descansa meus olhos, sossega minha boca, me enche de luz …", escreveu Branco, citando o trecho de "Sonífera lha", uma das músicas do Titãs que tem Ciro entre os compositores. Ele também assina "Homem primata" junto a Tony Bellotto, Carlos Barmak, Branco Mello e Marcelo Fromer. Além das composições com os Titãs, Ciro tem mais de 100 obras assinadas por ele, segundo o Ecad. O trabalho mais recente do músico foi com a banda Flying Chair. "O corpo será cremado e assim que essa fase chegar ao fim faremos um grande show em sua homenagem, pois é isso o que ele queria", afirmou Isabela. "Seguimos com força, união e sabedoria. Ciro encontrou sua Sonífera Ilha e deixou para nós um mar de alegria e amor. E, claro, o maior presente que eu poderia sonhar."
A Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria de Saúde, informa que no dia 04/05/2020, à noite, recebeu resultado do Laboratório Central-LACEN/BA com um (1) caso positivo para o Novo Coronavírus. Trata-se de um bebê, do sexo masculino, de 01 ano e 02 meses de idade, residente em Barra do Choça, com histórico de contato com familiares que testaram positivo para Covid-19. Foi atendido pela Secretaria de Saúde e já estava sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica e em isolamento domiciliar desde a verificação do caso positivo de familiar. A equipe realizou a coleta do exame no dia 30 de abril de 2020 e encaminhou para o Lacen Estadual para a realização da análise. “Ressaltamos que o paciente já vinha sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e estava em isolamento domiciliar”, informou a Prefeitura. Neste momento, o paciente encontra-se assintomático e permanece em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares e continuará acompanhado pela equipe de saúde da Barra do Choça. É importante ainda destacar que, em atendimento às orientações mais recentes das autoridades técnicas, sempre que for possível, a população deve permanecer em isolamento social e, se precisar sair de casa, para ir ao supermercado ou farmácia, utilizar máscaras caseiras, de tecido. A Secretaria de Saúde do município reintera a importância do isolamento social voluntário para conter a disseminação do Coronavírus em nosso município.
Presidente chamou o jornal Folha de S. Paulo de "canalha" e se recusou a responder perguntas sobre troca de comando na Polícia Federal | Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou repórteres calarem a boca na manhã deste terça-feira (5), em Brasília, quando foi questionado sobre as recentes mudanças na Polícia Federal. Em mais um ataque protagonizado diante de apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro mostrou uma imagem que reproduzia a manchete da edição impressa da Folha de S. Paulo e, referindo-se à manchete “Novo diretor da PF assume e acata pedido de Bolsonaro”, disse que não interferiu na corporação. Em seguida, atacou o jornal, chamando-o de “canalha”, “patife” e “mentiroso”. “Que imprensa canalha a Folha de S.Paulo. Canalha é elogio para a Folha de S.Paulo. O atual superintendente do Rio de Janeiro, que o [ex-ministro Sergio] Moro disse que eu quero trocar por questões familiares”, disse o presidente, segundo a própria Folha. “Não tem nenhum parente meu investigado pela Polícia Federal. Nem eu nem meus filhos, zero. Uma mentira que a imprensa replica o tempo todo, dizer que meus filhos querem trocar o superintendente [da PF no Rio]”, completou Bolsonaro. Após deixar do governo no dia 24 de março, o ex-ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, disse que Bolsonaro queria trocar o diretor-geral para interferir politicamente na polícia. Moro também afirmou que o presidente queria mudanças no Rio e em Pernambuco. Como mostrou a coluna Painel, Alexandre Ramagem, que teve a nomeação suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal), também já tinha decidido trocar o comando da PF no Rio. Nesta terça, para rechaçar que teria promovido ingerência na PF, Bolsonaro disse que Carlos Henrique Oliveira será diretor-executivo da corporação, o “zero dois” da estrutura da polícia. “Para onde ele [Oliveira] está indo? Para ser diretor-executivo da Polícia Federal. Ele vai sair da superintendência —são 27 superintendências— para ser diretor-executivo. Eu tô trocando ele? Eu tô tendo influencia sobre a Polícia Federal? Isso é uma patifaria”, afirmou. “[Ele] está saindo de lá [RJ] para ser diretor-executivo a convite do atual diretor-geral. Não interferi nada. Se ele fosse desafeto meu e, se eu tivesse influência na Polícia Federal, ele não iria para lá. Não tenho nada contra o superintendente do Rio de Janeiro e não interfiro na PF.”
A família de Maria da Conceição Oliveira, de 68 anos, abriu o caixão da avó durante o velório e descobriu que o corpo que estava lá era de outra pessoa. Apesar da emissão da certidão de óbito, Maria está viva e foi encontrada, após insistência da família, em um leito do Hospital Abelardo Santos, em Belém, no Pará. Ela trata dos sintomas do novo coronavírus. As informações são do G1. De acordo com os familiares, a idosa apresentou melhoras na segunda-feira e tomografias mostraram avanço na recuperação dos pulmões. Ela foi internada no último dia 30 de abril. Depois que deu entrada na unidade, a família não teve mais notícias e no dia seguinte (1º) recebeu a certidão de óbito da idosa. Tallya Fernandes, parente de Maria, conta que uma funerária contratada levou o corpo para a casa da família. Um dos filhos perguntou ao funcionário do local como estava a idosa e ele teria respondido “bata vermelha, cabelos brancos”.
A descrição da vítima acionou o alerta da família já que Maria não tinha cabelos brancos e nenhuma bata vermelha havia sido enviada para ela. “Foi que o neto dela teve coragem pra abrir o caixão e foi um susto terrível, era uma senhora morena, com tubo na boca”, relatou Tallya ao G1.
Após perceberam que o corpo havia sido trocado, os familiares foram até o hospital. “Fizemos um escândalo na frente e entrou o neto dela. Ele teve que ver mais de 30 cadáveres, um por um, correu risco, e não encontrou a avó. Todo mundo dizendo que ela estava morta”, disse Tallya.
Os familiares só descobriram que Maria estava viva após receberem a ajuda de uma enfermeira. A funcionária do hospital fez uma chamada de vídeo com a idosa para comprovar que ela estava viva. Segundo a família, foi feito um boletim de ocorrência contra o hospital pelo erro.
Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) reconheceu o erro e informou que a confusão é consequência da falta de estrutura diante do aumento de doentes e de mortos.
Segundo a Sespa, o serviço de Verificação de Óbito (SVO) atendeu na última sexta-feira (1º) 35 casos, destes cerca de 50% foram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que é cerca de 20 vezes mais do que o normal.
O governo do Pará informou ainda que “com a abertura do Hospital para pronto-socorro, os procedimentos e rotinas foram totalmente alterados. Os problemas estão sendo identificados, dentro do possível, corrigidos. Estamos lutando para dar dignidade às famílias neste momento de dor”.
A família do bebê que teria morrido em decorrência da covid-19 em Ipiaú, contesta a informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde e confirmada pela Secretaria do município. “Não acredito de jeito nenhum, a nenê morreu foi da anemia causada pela bactéria que ela pegou”, assegurou a avó da criança de dois meses. Ela contou que o atestado de óbito aponta anemia grave, choque hemorrágico e toxoplasmose como causas da morte do bebê ocorrido no dia 30 de abril no Hospital Prado Valadares, em Jequié, um dia após ser internada. “A gente tem o atestado de óbito em mãos e não tem nada disso aí (covid-19)”, disse. A avó da bebê informou ainda que na unidade hospitalar foi realizado um teste rápido no bebê e que apontou negativo para a covid-19. Após o falecimento, uma profissional do hospital teria assegurado a família que a criança não estava com o vírus. “Eu perguntei se podia levar o corpinho dela para casa e ela (enfermeira) disse que se dependesse dela poderia sim, pois não tinha risco algum, ai a outra enfermeira falou que aconselhava a não velar por causa de aglomeração. Aí concordei e disse que a gente ia direto para o cemitério, foi o que a gente fez”, relatou a avó que completou. “Essa mentira está causando mais dor na nossa família”. A mulher ainda contou ao GIRO que uma equipe da Secretaria de Saúde de Ipiaú esteve na tarde de ontem na residência da família e realizou testes rápidos que confirmou covid-19 nela, no filho e nos pais da bebê. Todos residem na mesma casa e estão em quarentena. A secretária de Saúde de Ipiaú, Larissa Dias informou que o teste pós morte no bebê foi realizado pelo Hospital Geral Prado Valadares e que “infelizmente detectou covid-19”. Na noite de segunda-feira, o município registrou 16 novos casos confirmados do novo coronavírus, elevando para 53 o total.
Uma mulher grávida de oito meses foi presa na tarde de segunda-feira (4), após ser flagrada com 30 kg de maconha, em uma barreira sanitária no Posto Fiscal Benito Gama, na cidade de Vitória da Conquista. Policiais militares e integrantes da Secretaria Estadual de Saúde fiscalizavam a circulação de ônibus intermunicipais, quando decidiram parar um veículo que tinha saído da cidade paulista de Osasco.Durante abordagem, os policiais notaram o nervosismo da mulher e decidiram checar a bagagem da passageira. Em uma mala de cor cinza foram encontrados 29 tabletes de maconha prensada. À polícia, ela informou que entregaria os entorpecentes na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. A mulher e as drogas foram apresentadas no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.
Os cães errantes invadiram a pista da avenida podendo causar até acidentes (Foto: Reprodução Youtube Brumado Urgente)
A forma avassaladora da chegada do coronavírus fez com que muitos problemas na área de saúde pública fossem deixados para segundo ou terceiro plano, já que a prioridade absoluta foi o planejamento para conter a proliferação da Covid-19. Em Brumado várias problemáticas importantes como o esgotamento sanitário não receberam mais a mesma atenção, já que a concentração dos esforços tem que ser total no combate ao vírus que surgiu no solo chinês. Agora no solo quente da capital do minério um velho problema, que nunca teve uma solução de continuidade, volta a chamar a atenção, mesmo em tempos de pandemia, que é a questão dos cães errantes pelas ruas da cidade. O número de denúncias chegadas à nossa redação nesse sentido vem aumentando nos últimos dias e um vídeo que foi enviado na manhã desta terça-feira (05) ilustra muito bem essa questão (veja abaixo). O cenário foi a Avenida Coronel Santos, uma das mais movimentadas da cidade, onde uma matilha dos errantes, ao que tudo indica, famintos, ameaçavam comerciantes e até os condutores de veículos, já que atravessavam a via de forma perigosa. Sabe-se que a solução para o problema, se já era difícil, agora parece irrealizável, a não ser que os animais transmitissem o coronavírus, hipótese que é descartada pela ciência, mas, vale ressaltar que as patas podem sim conduzir sim o novo coronavírus, tanto que é recomendada a higienização por parte dos veterinários para os pets caseiros. Vale a pena não esquecer que os cães transmitem a leishmaniose visceral, o popular Calazar, que também pode matar, então, fica aqui mais um novo desafio à SESAU e aos órgãos de vigilância sanitária, para buscar uma forma também de conter o avanço dos cães errantes, que deveriam ter um canil para os abrigar, mas que, ao que tudo indica o mesmo ficou inativo, cabendo somente aos defensores tentar manter a vida desses animais que hoje tem amparo legal para que recebam os devidos cuidados.