O presidente é o rei e o Eduardo está como soldado, diz Olavo de Carvalho

  • Luiz Felipe Fernandez
  • 13 Jul 2019
  • 12:42h

(Foto: Reprodução)

Autointitulado filósofo e cientista social, Olavo de Carvalho publicou um vídeo na madrugada deste sábado (13), para comentar as recentes notícias que envolvem o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), cotado como possível embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O escritor não se prolongou sobre a acusação de nepotismo no governo, mas pediu que o filho do presidente da República se concentre na CPI do Foro de São Paulo, tema debatido por ele com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. “Eu lembro quando ele disse que o objetivo da vida dele era a eliminação desse esquerdismo maldito que destruiu o Brasil”, recordou Olavo.”Nessa situação, o presidente está como o rei e o Eduardo está como soldado, lutador, cavaleiro andante, como se chamava antigamente, o campeão. Essa é a missão histórica dele”, completou. Olavo reforçou que o deputado do PSL não pode “lançar um movimento desta envergadura” para depois se tornar um “funcionário diplomático em Washington”. O escritor afirmou “que não faz sentido” assumir um cargo no qual depois ele não iria poder falar sobre a CPI sobre o Foro de S. Paulo. “Isso seria o retrocesso, a destruição da carreira de Eduardo Bolsonaro”, disse o filósofo. Por fim, Olavo garantiu que está com a família Bolsonaro “até a morte” e desmentiu que seja o “guru” do presidente da República:.”Não sou chefe de campanha, não sou guru, não sou porra nenhuma, não estou ganhando nada com isso”, disparou.

17ª Inauguração: Ampliação da Escola Clarice Morais é marcada por emoção e reconhecimento de pais e alunos

  • Ascom | PMB
  • 13 Jul 2019
  • 10:13h

O auditório ficou repleto e a emoção marcou a cerimônia inaugural (Foto: Ascom | PMB)

Os avanços promovidos pela Administração “Educar para Libertar” na área educacional, em especial nas ETIs – Escolas em Tempo Integral, continuam sendo uma das marcas da atual gestão. Dentro desta agenda positiva, a estrutura das escolas vem passando por uma modernização total da sua logística e, na noite desta sexta-feira (12), mais uma dessas ações ocorreu com a inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais, que fica situada no Bairro Ginásio Industrial, a qual recebeu um novo e amplo auditório, uma moderna praça de alimentação, além de 5 novas salas de aulas e um atualizado laboratório de informática. A cerimônia foi marcada por uma forte presença dos pais dos alunos e da comunidade em geral, que lotou o novo auditório, onde ocorreram as apresentações dos alunos, bem como o discurso das autoridades. O prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira, da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde, compôs a mesa dos trabalhos juntamente com o representante da família da aluna Daniela Alves Teago, que foi vítima de uma fatalidade e que foi homenageada, dando o seu nome ao novo auditório. A cerimônia, que se iniciou com a apresentação do coral dos alunos e depois de grupos de danças, mostrou a versatilidade do ensino em tempo integral, que oferece inúmeras oficinas com várias atividades culturais e esportivas. Em sua fala, a secretária Ednéia Ataíde, destacou os esforços de toda a equipe da escola, que vem se empenhando ao máximo para cumprir a sua missão de ensinar. O prefeito Eduardo Vasconcelos enalteceu o papel de sua gestão em priorizar o ensino integral e ficou muito satisfeito com o reconhecimento dos pais e alunos que agradeceram os avanços promovidos na unidade escolar que ficou uma das mais bem preparadas do município, com uma estrutura invejável que vem transformar conceitos e valorizar o ensino da escola pública. No final foram realizados os descerramentos das placas inaugurais, que fechou a solenidade que foi composta por emoção, reconhecimento e clima de otimismo. Veja fotos: 


Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

  • BN
  • 13 Jul 2019
  • 08:52h

Foto: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço (Oi, Telefônica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa.

 A Anatel regula apenas as tarifas das chamadas concessionárias, empresas que assumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás. Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão.

 Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (chamadas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste), segundo a Agência Brasil.

 A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66.

Bombeiros ampliam área isolada em torno de rio na BA por risco de novas barragens se romperem

  • Alan Tiago Alves, em Coronel João Sá
  • 13 Jul 2019
  • 08:46h

Fotos mostram praça de Coronel João Sá, durante a manhã [à esquerda], e no fim da tarde, após alerta de evacuação — Foto: Montagem/G1

O Corpo de Bombeiros aumentou, no início da noite desta sexta-feira (12), a área isolada em torno do Rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá por conta do risco de novos rompimentos de barragens na região. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades baianas de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, nesta sexta, após o rompimento da barragem do Quati, que inundou os dois municípios, na quinta-feira (11). Pela manhã, a área isolada em torno da ponte por onde passa o Rio do Peixe em Coronel João Sá era de cerca de 20 metros. No início da noite, no entanto, a área isolada passou para mais de 500 metros.  A informação sobre o risco de novos rompimentos foi passada pelo major Ramon Diego, com base em análise de técnicos da Defesa Civil, e também pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve no município avaliando os danos provocados pela inundação. Por volta das 17h desta sexta, o Corpo de Bombeiros orientou que os moradores evacuassem o local. De acordo com o governador, a medida foi tomada para evitar maiores danos à população. “Vários pequenos barramentos, todos estão cheios, e todos estão vazando. E como está cheio e são todos de barro, pode ter um que entre em colapso, na medida que um rompa, ela vai levar o seguinte, aí vira de novo uma onda. Então, é melhor prevenir do que remediar, e por isso nós estamos pedindo às famílias que voltem para casa dos parentes, que voltem para os colégios, enfim, tirando da área de alagamento. Porque, se durante à noite houver rompimento de algum [barramento], as famílias não seriam afetadas”.

Comissão especial da Câmara aprova texto da reforma da Previdência

  • Redação
  • 13 Jul 2019
  • 08:22h

A comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada deste sábado (13), por 35 votos favoráveis e 12 contrários, o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/19) que será votado, em segundo turno, pelo plenário da Casa. Etapa formal da tramitação, parlamentares levaram quase quatro horas após o encerramento das discussões da matéria pelo plenário para conseguir concluir a votação. A sessão foi marcada por críticas de parlamentares de partidos da oposição à matéria e tentativa de obstrução da sessão para adiar ou inviabilizar a conclusão da tramitação da PEC. Com a aprovação, a comissão referendou a redação do texto elaborado pelo relator da matéria, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Na próxima etapa de tramitação, a votação em segundo turno, os parlamentares não podem mais fazer mudanças no texto. Pelo regimento, os deputados poderão apenas retirar trechos, as chamadas “emendas supressivas”. A votação em plenário do segundo turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ficará para 6 de agosto, confirmou há pouco o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em entrevista após a conclusão das votações, ele explicou que a decisão foi tomada por preocupações de que o quórum baixo comprometa o texto aprovado em primeiro turno. “Não era real acabar amanhã (13) pelo quórum com que acabou a sessão de hoje”, disse. “Essa é uma construção multipartidária e foi isso que se construiu”, acrescentou.

Senado
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse acreditar que a reforma seja aprovada pelo Senado em setembro. Se os senadores reincluírem os estados e municípios à reforma, Marinho defende que o tema tramite numa proposta de emenda à Constituição em separado para não impactar os prazos. Ao ser aprovada em segundo turno, a matéria será enviada ao Senado, onde é analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário. Não há comissão especial. Senadores também precisam aprovar a PEC em dois turnos pelo plenário. Para a aprovação, são necessários três quintos dos votos, o correspondente a 49 votos favoráveis, em cada turno.

 

Bahia deve disponibilizar 240 vagas para 'Mais Médicos Nordeste'; projeto está em finalização

  • Jade Coelho, de Paulo Afonso / Matheus Caldas
  • 12 Jul 2019
  • 19:26h

(Foto: Divulgação)

A Bahia deverá disponibilizar 240 vagas para um programa de assistência a saúde nos moldes do “Mais Médicos” sugerido pelo Consórcio do Nordeste. A informação foi dada nesta sexta-feira (12) pelo secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, ao Bahia Notícias. Ele ainda revelou que a modelagem discutida oferecerá programas de pós-graduação e residência.  “Estamos conversando sobre uma modelagem que possa atrair os médicos que foram formados fora do Brasil e que não conseguiram passar no Revalida. E também uma modelagem alternativa que ofereça um programa de pós-graduação ou de residência em Medicina da Comunidade”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. O titular da Sesab ainda sinalizou que o projeto será apresentado ao governador Rui Costa (PT) até o fim deste mês. “Essa modelagem está sendo discutida e vai envolver as universidades públicas do Nordeste, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e, no final desse mês de julho, deveremos apresentar ao governador”, disse. Vilas-Boas participa nesta sexta da inauguração de uma policlínica em Paulo Afonso.

Em clima de otimismo, vice-prefeito Édio Pereira toma posse como secretário de Esportes, Cultura e Lazer

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 17:49h

O momento do discurso de posse do novo secretário (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Aconteceu às 15h desta sexta-feira (12) na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado a cerimônia de posse do vice-prefeito Édio Pereira, que, agora, concomitantemente irá assumir a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos; do presidente da Liga Brumadense de Futebol, Paulo Lobo; de todo o seu secretariado; de vereadores e de lideranças das áreas de esporte e cultura, o ato ocorreu em clima de muito otimismo. Em seu discurso de posse Édio prometeu se empenhar ainda mais em busca de novas e conquistas e avanços e garantiu que irá dar o melhor de si nesse sentido. “Assumo um novo desafio na minha carreira, mas estou muito consciente de que tenho todas as condições para realizar um ótimo trabalho, já que essa é a marca da atual gestão municipal”, observou. Ele fez questão de enaltecer a austeridade e a eficiência empreendida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, o qual ele classificou como um grande parceiro, onde as filosofias políticas deram lugar ao planejamento intitulado “Brumado Acima de Tudo”. 

Édio Pereira não escondeu a confiança e o otimismo em sua nova missão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Ele fez questão também de abordar a repercussão da decisão tomada conjuntamente com a LBF de não inscrever a Seleção Brumadense no Intermunicipal 2019. “Vamos iniciar um planejamento diferenciado, onde um dos focos principais é o investimento no trabalho de base, pois a história nos mostrou que não vale à pena ficar refém da gana dos jogadores, que atuam como profissionais, mesmo o campeonato sendo amador, já que cobram por cada jogo, ao ponto de alguns agirem como mercenários. Os custos com alimentação e transporte já eram muito altos, então, quando colocamos na ponta da caneta, os gastos eram muito altos e o retorno muito aquém ” e continuou explicando que “não estamos desmerecendo o Intermunicipal, de forma alguma, pois é uma das maiores competições do país, mas dos 417 municípios baianos somente 62 participam, o que mostra que não estamos no caminho errado”. E finalizou falando que “vamos investir em outros setores prioritários, melhorar ainda mais a logística do Gilbertão, inclusive uma de nossas metas é buscar novos recursos para a conclusão do sistema de iluminação; vamos melhorar o Campo do São Félix e tantas outras praças esportivas que temos em nossa cidade. Então estou realmente muito otimista, lembrando que a Cultura e o Lazer não ficaram de fora, porque o nosso projeto é integrado”. No final o prefeito Eduardo Vasconcelos desejou todo o sucesso ao novo secretário, inclusive dando imediatamente novas incumbências para serem logo realizadas, sendo que uma das principais é a iluminação e melhoria estrutural da praça esportiva que fica ao lado da Escola Idalina Azevedo”.

O momento da assinatura do termo de posse (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Pró-reforma, Kannário diz que não quer Brasil 'passe pela mesma situação da Venezuela'

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 17:35h

(Foto: Reprodução)

O deputado federal Igor Kannário (sem partido) decidiu se pronunciar para explicar aos seus fãs o motivo de ter sido a favor da reforma da Previdênciae disse que fez isso para que o Brasil não sofra com os mesmos problemas da Venezuela. O parlamentar foi um dos 25 votos de deputados baianos favoráveis às mudanças. “Eu votei, sim, para a Reforma da Previdência para que o Brasil não passe pela mesma situação econômica que a Venezuela está enfrentando atualmente. Por conta do rombo no orçamento do país, nenhuma empresa internacional quer investir nem exportar seus produtos para o país, isso faz com que os preços subam. Os produtos internos não suprirão as necessidades da população”, disse, através de uma nota de esclarecimento. “A população brasileira está envelhecendo e a previdência não tem como manter as aposentadorias se não fizer a reforma. Atualmente contribuímos na incerteza, porque ninguém sabe se receberá amanhã (…) Em momentos como esse, é importante olhar para o futuro do Brasil”, completou. O texto-base da reforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados por 379 votos contra 131. Na análise dos destaques, houve mudança no cálculo de tempo para mulheres e homens, além de alterações nas pensões.

Conquista: Vigilância Sanitária realiza operação com apreensão de 500 quilos de carne

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 17:23h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, através da Vigilância Sanitária, realizou uma operação na Feira do Alto Maron, em Vitória da Conquista, no início da tarde de hoje (sexta-feira). A operação contou com apoio da Polícia Militar, que esteve no local para garantir a segurança da operação. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, carnes impróprias para consumo foram apreendias pela vigilância, cerca de 500 quilos

Congelou: Cidade da Chapada Diamantina registra -1°C

  • JC
  • 12 Jul 2019
  • 15:42h

Esta semana, a temperatura mínima chegou a 8°C no município chapadeiro; próximos dias serão de mais frio | FOTO: Reprodução/Lucas Magalhães |

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, registrou durante os últimos dias a temperatura mais baixa na região, chegando a atingir mínima de 8°C. Nesta quinta-feira (11), o município chapadeiro apontou mínima de 10°C e máxima 22°C com sensação térmica que pode chegar a -1°C, de acordo com a velocidade do vento registrado na região de 11 m/s, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C. “Em dias com vento forte, a temperatura fica próxima do negativo aqui na cidade. Já em cima da serra, com certeza chega até a -5°C”, diz o guia da região, Chico Valadares. “A Chapada Diamantina está muito fria durante a madruga e início do dia, quando são registradas as menores temperaturas. Tem locais que chegam a 8°C. Aqui, dificilmente fará calor nesse período de inverno, ao menos durante a noite e madrugada. Temos clima frio durante boa parte do ano, mas dessa vez está muito mais rigoroso. As pessoas comentam na rua o frio”, salienta a bióloga Laisa Brito que esteve na região. No distrito de Inúbia, na zona rural de Piatã, um guia diz que o frio tem deixado as pessoas mais dentro de casa. “Com um frio desse ninguém se arrisca a sair”. Piatã é considerada a cidade mais fria da Chapada Diamantina. Isso devido a sua altitude que atinge 1.268 metros. Abriga a melhor produção de café e de cachaça. Sem falar nas belezas naturais como as cachoeiras do Patrício, com 48 metros de queda, Cochó e cachoeira da Deusa. Pinturas rupestres no Vale dos Três Morros e a espetacular vista das serras do Tromba e da Serra de Santana são outras opções de turismo. Para esta sexta (12), Piatã deve registrar temperatura mínima de 11°C e máxima de 21°C. No sábado (13) a máxima pode chegar a 21°C e a mínima a 12°C. E no domingo (14), o frio deve apertar de novo durante a noite. Mesmo durante o dia podendo chegar a 23°C, a mínima será de 10°C. No último final de semana, as chuvas que caíram na Chapada Diamantina encheram os rios e deixaram os pontos turísticos ainda mais lindos e com o clima ainda mais frio. (confira aqui e aqui).

Diretor do Inema nega rompimento de barragem: ‘Fenômeno da natureza’

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 14:30h

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O diretor de águas do Inema, Eduardo Topazio, negou que a barragem Riacho Lagoa Grande, no distrito de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no interior do estado, tenha rompido, na quinta-feira (11). Uma falha na construção deixou ruas inundadas e 350 famílias desabrigadas.

Para Topazio, a barragem transbordou por causa da água da chuva. Segundo o diretor do órgão ambiental, a presença da construção foi benéfica para a cidade, já que a barragem reteve o aguaceiro.

“A barragem contribuiu para a inundação não ser maior. A cidade ficou inundada por causa da chuva. Existe um certo alarmismo por causa da mineração, mas não existiu rompimento ali. O que aconteceu foi que choveu e aquela região é bem quente, isso é um fenômeno da natureza”, afirmou o diretor do Inema.

‘Não se enquadrava como barragem’

De acordo com Agência Nacional de Águas (ANA), o Inema é responsável por fiscalizar a barragem.

Segundo o diretor do órgão ambiental, a barragem, que foi construída pelo governo em 2000 e que pertence a Associação de Moradores da Comunidade de Quati, está em um rio estadual e, por isso, é de responsabilidade do Estado.

No entanto, Topázio diz que a construção não tinha fiscalização rotineira porque não “se enquadrava como barragem”.

“Não quesito segurança, ela não é cadastrada como barragem. Nós fizemos um levantamento vimos que ela não estava como barragem, até porque ela é muito antiga e pequena”, informou o diretor.

Quarenta e oito bombeiros estão nos municípios de Coronel João Sá e Pedro Alexandre. A tropa atua no resgate às pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas, após enchente. As equipes, compostas também por mergulhadores, fazem buscas nas áreas atingidas.

“Estamos atuando com força total, dando suporte à população. Ficaremos com efetivo reforçado na região por tempo indeterminado”, informou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.

SESAU e ADAB fortalecem parceria visando o aumento da segurança alimentar da população de Brumado beneficiando também a economia local

  • Ascom | PMB
  • 12 Jul 2019
  • 12:12h

A reunião foi considerada muito produtiva pelos representantes das entidades (Foto: Ascom | PMB)

A população de Brumado, já viveu dias de intensa preocupação com o consumo de carne animal, já que as circunstâncias envolvendo o abate clandestino eram muito sérias há cerca de duas décadas, mas, hoje, a situação é muito melhor, onde o município possui um dos frigoríficos mais modernos da região, que chega a abater 150 animais por dia, tanto que no São João deste ano foram 780 suínos abatidos. Só que como o abate clandestino, apesar de ter tido uma diminuição muito significativa, ainda existe, então, se faz necessário que se estabeleçam as parcerias entre os órgãos de vigilância sanitária. Neste contexto, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres; o coordenador da Vigilância Sanitária, Tainan Taio e o fiscal agropecuário da ADAB, veterinário Clemente Fernandes, na qual se buscou o fortalecimento da parceria entre as referidas instituições. Segundo o secretário Claudio Feres “a reunião foi muito produtiva, pois veio garantir ainda mais a segurança alimentar da população brumadense, a qual está cada vez consciente sobre o consumo de carnes que tenham procedência. Antes das ações fiscalizadoras, o frigorífico abatia por volta de 30 a 40 animais diários, e, por isso, quase fechou, mas o trabalho se intensificou e os frutos plantados a partir de 2005, já estão sendo colhidos, mas são necessárias sempre estarmos nos atualizando”. O representante da ADAB também destacou que “essa parceria fortalece também o passivo econômico, já que hoje o município conta com um frigorífico que é um dos melhores da Bahia, que gera emprego e renda para um grande número de famílias, enquanto o abate clandestino, além de representar um grande risco à população, acaba sendo nocivo também no ponto de vista econômico”. O coordenador da Visa também observou que “essa parceria é muito benéfica, pois a fiscalização pode ser ainda mais efetiva”.

Estudante de Direito de Brumado está representando o Campus XX da Uneb no 57º Congresso da UNE

  • Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 11:23h

O estudante de Direito Cleriston Augusto da UNEB Campus XX de Brumado, muito orgulhoso de sua participação (Foto: Divulgação)

O estudante de Direito Cleriston Augusto da UNEB Campus XX de Brumado, está representando a instituição universitária no 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes que se iniciou nesta quarta-feira (10) em Brasília e vai até o próximo domingo (14).  O Congresso tem como escopo fomentar o debate sobre a atual conjuntura nacional, tendo um foco sobre os cortes na Educação. A importância da expansão democrática e da qualidade da Educação, a reforma do ensino superior, a reforma política, as políticas públicas para a juventude, o papel dos movimentos sociais, a democratização dos meios de comunicação, também serão temas que serão abordados.

Aumento do número de pedintes em Brumado preocupa comerciantes; “muitos deles exploram a caridade das pessoas”, relatam

  • Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 11:02h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A miserabilidade, segundo algumas correntes históricas, teria se acentuado na Idade Média, onde, consequentemente, teriam surgidos os primeiros mendigos, só que existem outros que afirmam que a mendicância é tão antiga quanto o ser humano. Independente da cronologia, os dias modernos fizeram com que a atividade de pedinte acabasse se “profissionalizando”, ou seja, muitos acabaram vendo uma oportunidade de ganho fácil. Deve se deixar bem claro que existem sim os necessitados, mas com a evolução dos organismos sociais e das políticas públicas desse setor, a figura do “mendigo” estaria cada vez mais à beira do desaparecimento. Mas, infelizmente, a dura realidade mostra uma situação oposta e ainda preocupante, tendo o alto desemprego como um forte catalisador. Em Brumado, é cada vez mais comum, andar pelas ruas e se deparar com os pedintes, que começaram a se organizar e ficar na frente dos estabelecimentos comerciais, em especial, os que lidam com o ramo da alimentação. O constrangimento é inevitável e, muita gente, num misto de pena e vergonha, acaba dando dinheiro para eles, o que alimenta e fortalece essa atitude que, na outra ponta da tabela, incomoda e preocupa os comerciantes, já que se cria um ambiente negativo na porta dos estabelecimentos. Os locais de maior concentração do comércio são os preferidos e, não importa o horário, enquanto tiver gente consumindo, lá estão eles pedindo e pedindo. Se eles não tivessem a contrapartida da população, poderiam buscar outra atividade para viver, mas, como a caridade é uma das principais características dos brumadenses, eles se multiplicam e, até quem possui alguma condição, se junta à tropa, que continua se avolumando. Nesse bojo, se integram os viciados em crack, que diferentemente dos pedintes, podem acabar levando objetos das pessoas, como vem acontecendo regularmente na região da Praça Heráclito Cardoso, onde está cada vez mais difícil não ser abordado por um deles com as mãos estendidas e pedindo uma “moedinha pelo amor de Deus”. É um problema crônico social que parece muito longe de ser resolvido, pois muitos deles recebem oportunidades, mas quando têm que encarar o labor, preferem voltar as ruas para pedir, porque acham mais fácil essa vida sem precisar suar pelo pão de cada dia, como dizem as Sagradas Escrituras. A insatisfação dos comerciantes é cada vez maior, pois muitos dos pedintes entram dentro dos estabelecimentos para abordar os clientes que ficam tão constrangidos que não têm como negar a ajuda, sendo que, se oferecer alimentos, eles não aceitam, querem dinheiro, pois dizem que precisam pagar contas. “Uma grande parte deles exploram a caridade das pessoas, que não conseguem negar a ajuda”, relata um comerciante; outro foi mais além ao disparar que “esses dias estava com o troco na mão e chegou um jovem pedindo uma moeda, eu fui dar a moeda e ele pegou todo o dinheiro que tinha na minha mão, cerca de 10 reais, mas não falei nada, porque vi que ele tinha todo o jeito de um dependente químico”. Então, esse é um quadro desafiador, tanto para os órgãos governamentais, quanto para os comerciantes, que esperam que medidas sejam adotadas para se resolver a situação.

 

Estado lança projeto em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 09:55h

(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil, vai lançar, nesta sexta-feira (12), o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, dando início às comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano. A cerimônia será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), a partir das 15h, e será transmitida por videoconferência e pelo Youtube, nas redes sociais do IAT e da Educação Bahia. A data do lançamento do projeto foi escolhida por marcar o dia de nascimento do educador, no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité. O projeto “2020: Ano Anísio Teixeira” traz a proposta de reunir diversas atividades, a exemplo do projeto para a implantação de um museu sobre o educador no IAT; do apoio à Casa Anísio Teixeira; do concurso de produção audiovisual; da reedição de livros sobre a vida e obra do educador, além de ações formativas, jornadas de planejamento pedagógico e realização de simpósios. A programação envolverá, ainda, a Caravana Anísio Teixeira, que sairá de Salvador até Caetité, divulgando e mobilizando a sociedade e as instituições de ensino da Bahia, inclusive as de Ensino Superior para o projeto, dando visibilidade a todo o legado deixado por Anísio Teixeira. Toda a programação das ações culminará no dia 12 de julho de 2020, data do 120º aniversário de Anísio Teixeira, com a realização do Seminário Internacional de Estudos Anisianos, que terá como objetivo divulgar o trabalho de Anísio nas redes internacionais de pesquisa em História e Ciências da Educação.

Anísio Spínola Teixeira morreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1971. Ele foi bacharel em direito, gestor público, intelectual, educador e, no transcurso do tempo, se tornou personagem importante na história da educação no Brasil. Nas décadas de 1920 e 1930, ele difundiu as ideias do movimento denominado “Escola Nova”, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola. No período de 1924 a 1928, Anísio Teixeira conduziu, na Bahia, a gestão de governo para a educação, empreendendo a tarefa de avaliar as condições materiais e pedagógicas das escolas baianas. Assinalou o modo como deveria acontecer a progressiva reestrutura do sistema de educação baiano, argumentando sobre a necessidade de uma educação diferenciada para os centros urbanos, para as pequenas comunidades rurais do recôncavo ou do sertão e para a população propriamente rural das fazendas e sítios. Já no período entre 1947 e 1950, uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e de Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte de um grandioso projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira. Atualmente, além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.

CONTINUE LENDO