‘Da próxima vou meter processo’, diz Netinho sobre fake news

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 15:28h

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal

O cantor Netinho recebeu alta nesta sexta-feira (9) após passar por uma cirurgia para implantação de um stent, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Mas o que era para ser um momento de felicidade, acabou se tornando motivo de irritação para o baiano. Em um vídeo onde informava aos seus seguidores a sua alta médica, o artista se mostrou chateado com as fake news de que ele teria passado por uma cirurgia de emergência e prometeu processar os veículos que divulgaram a informação. “Meu check-up acabou, estou indo para casa. Quero dizer para os jornalistas que escreveram ontem que eu estava mal de saúde, que fiz uma cirurgia de urgência, que foi a última vez que fizeram isso comigo. Da próxima vou meter processo em cima sem pena”, disse o cantor.

Família procura por Sabrina; ela teria viajado para Porto Seguro

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 15:23h

A jovem Sabrina tem 22 anos (Foto: Divulgação)

Uma jovem de 20 anos desapareceu após sair de casa, no bairro Paquetá, em Eunápolis, cidade do sul da Bahia, para visitar o filho em Porto Seguro, na mesma região. Ela está sumida desde a segunda-feira (5). Sabrina Batista Gomes mora com uma amiga, que contou à polícia que ela saiu de casa por volta das 17h30 de segunda, e tinha como destino a casa da avó paterna do filho dela. Após isso, ela não deu notícias de ter chegado em Porto Seguro e nem foi encontrada em Eunápolis. Familiares e amigos de Sabrina também não conseguiram contato com a jovem. O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis. Qualquer informação sobre o paradeiro de Sabrina pode ser passado para o Serviço de Investigação da delegacia, no número (73) 98196-3666.

Sandra Annenberg deixa ‘Jornal Hoje’ após demissão de Dony; Maju assume lugar

  • Informações do G1
  • 09 Ago 2019
  • 14:15h

(Foto: Divulgação)

A jornalista Sandra Annenberg deixará a bancada do “Jornal Hoje” para comandar o “Globo Repórter” ao lado de Glória Maria. A decisão da emissora aconteceu após demissão de Dony De Nuccio. De acordo com o UOL, dessa forma, Sérgio Chapelin se aposentará e Maju – que atualmente cobre férias no “Fantástico” – irá para o telejornal vespertino. “Faço aniversário amanhã, mas o presente veio hoje. Que honra e que grande responsabilidade apresentar um telejornal brilhantemente comandado pela competente e querida do público e dos colegas, Sandra Annenberg”, comemorou a nova apresentadora. Em comunicado, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, elogiou Sandra e Maju e falou sobre o desafio de encontrar alguém à altura para o lugar de Chapelin: “Como substituir alguém como Sérgio Chapelin? Com duas das mais completas e consagradas jornalistas da televisão brasileira, Glória Maria e Sandra Annenberg. Conversei com elas e fiquei imensamente feliz ao perceber o entusiasmo delas diante do novo desafio, tanto Sandra como Glória”, vibrou. 

Brumado: COMDICA emite Comunicado sobre realização da Prova de Conhecimento

  • Divulgação
  • 09 Ago 2019
  • 12:10h

(Divulgação)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, por meio da Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha Unificada dos Conselheiros Tutelares do Município de Brumado/BA, informa que a Prova de Conhecimento do referido Processo acontecerá nesse domingo, 11 de agosto, na Escola Santa Rita de Cássia, conforme Edital.

Obs: Os candidatos que não conseguiram enviar as fotos seguirão normalmente as etapas do Processo.

UVPB realiza reunião em Brumado na busca de avanços para os vice-prefeitos da região do Sertão Produtivo

  • Brumado Urgente
  • 09 Ago 2019
  • 11:54h

A reunião aconteceu nas dependências do Poder Legislativo de Brumado (Foto: Daniel Simurro)

Aconteceu na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta sexta-feira (09) uma reunião realizada pela UVPB – União dos Vice-Prefeitos da Bahia, a qual objetiva fortalecer o relacionamento entre os vice-prefeitos da região do Sertão Produtivo. Comandada pelo vice-prefeito de Caldeirão Grande, Carlos Augusto Baltar, a reunião foi a primeira do gênero na região realizada pela entidade que foi criada no final de 2017 e atualmente conta com cerca de 200 filiados. Segundo Baltar um dos objetivos maiores da entidade é buscar a desestigmatização da figura do vice e, concomitantemente, buscar avanços como a permissão para atuar em outras funções com melhor remuneração. “A figura do vice é vista por muitos ainda como meramente decorativa, que fica no banco de reservas esperando uma oportunidade para substituir o prefeito numa eventual vacância, nossa função é muito diferente disso, então essa é a missão da UVPB, buscar a valorização de nossa função, pois não é justo que na hora da eleição seja uma coisa e durante a gestão seja outra”. Ele também informou que na próxima semana uma caravana da entidade estará em Brasília buscando a validação da PEC 098/99 que dará uma amplitude muito maior às atribuições. A participação dos vice-prefeitos acabou sendo baixa, já que alguns, como Édio Pereira de Brumado que está se recuperando de uma cirurgia em Salvador, estavam atravessando problemas de saúde, sendo que outros tiveram entraves familiares e um em específico, o de Andaraí, Venceslau dos Reis Souza Silva, acabou sendo assaltado na estrada e não pode comparecer. No final o presidente da entidade agradeceu o apoio do presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, que deu todo apoio logístico para a realização da reunião.

Empresário vai ao Legislativo de Brumado pedir apoio para a realização do “Desafio Terra do Minério” de MTB

  • Ascom | CMB
  • 09 Ago 2019
  • 11:23h

O empresário Alguiberto Santos foi pedir apoio para a realização do Desafio Terra do Minério (Foto: Ascom | CMB)

A modalidade MTB – Mountain Bike é uma das que mais vêm ganhando notabilidade dentro do ciclismo mundial, não só pelos desafios do caminho, mas também pelo fato de criar uma incrível sincronia com a natureza. Em Brumado o ciclismo, em especial o MTB, também vem ganhando cada vez mais adeptos, sendo um dos segmentos esportivos que mais cresceu nos últimos anos, inclusive no caráter econômico, já que novos estabelecimentos específicos foram inaugurados na cidade. Dentro desta lógica positiva, o empresário Alguiberto Santos, o popular “Beto Bike”, participou da sessão ordinário do Poder Legislativo de Brumado nessa sexta-feira (09). O objetivo dele, que também e desportista, foi pedir apoio para um grande evento que ele estará realizando no dia 06 de outubro em Brumado, o “Desafio Terra do Minério” de Mountain Bike que deverá contar com centenas de atletas advindos de várias regiões do país, os quais estarão divididos em 20 categorias. Fazendo uso da tribuna livre, o empresário expressou que a competição terá um custo alto, então, diante disso ele foi pedir apoio financeiro dos vereadores, já que, segundo ele, o nome do município será amplamente divulgado. O presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos parabenizou a ação, mas explicou que a instituição não tem meios para dar o apoio financeiro esperado e que o melhor seria procurar a administração municipal nesse sentido. Em resposta, Santos explicou que já teve uma reunião com o gestor municipal, o qual se mostrou muito receptivo ao projeto, mas que, até o momento não obteve uma resposta concreta. Vários vereadores se pronunciaram e, no final, o presidente fez a solicitação de se criar uma comissão para a realização de uma reunião com o secretário municipal de Esportes, Édio Pereira, para buscar a viabilização de verbas de apoio ao evento. No final o empresário agradeceu a receptividade dos parlamentares e reforçou o pedido de apoio ao evento.

UFBA: orçamento é insuficiente para ‘ter atividades normalmente’ em setembro

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 10:58h

(Foto: Reprodução)

Com o contingenciamento de 30% dos recursos para o custeio das universidades federais, muitas poderão ter os serviços prejudicados se o governo não liberar um orçamento maior. O levantamento foi feito pelo jornal Estado de São Paulo. Das 63 universidades federais do país, 37 responderam à reportagem que o valor restante que têm a receber do Ministério da Educação é insuficiente para todas as despesas até o final do ano. A UFBA, por exemplo, afirmou que o desbloqueio é necessário para ter atividades normalmente no próximo mês. De acordo com a instituição, já houve redução em contratos de vigilância, limpeza, portaria a manutenção. Além disso, suspendeu suspendeu passagens aéreas e transporte terrestre e reduziu viagens para estudo de campo das graduações. Procurado, o MEC disse, em nota, que está disposto apenas a “intermediar a resolução de questões pontuais de liberação de limite de orçamento”.

'Caixa-Forte': Operação da PF investiga organização financeira e prende 32 suspeitos

  • Informações do G1
  • 09 Ago 2019
  • 09:48h

(Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) a operação Caixa-Forte,   para desarticular um braço financeiro responsável por organizar esquemas de lavagem de dinheiro de uma facção criminosa com atuação em boa parte do Brasil dentro e fora dos presídios. De acordo com o G1, até às 6h50, 32 pessoas já haviam sido presas e pelo menos uma arma apreendida. Ao todo foram expedidos 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de bloqueio de contas bancárias, com alvos em 18 cidades dos estados Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Seis dos mandados de prisão são contra pessoas que já estão presas. 

 

 

A operação foi coordenada pela Polícia Federal em Minas Gerais. A maior parte dos alvos está no Paraná. Os mandados estão sendo cumpridos em Uberaba (MG), Conceição das Alagoas (MG), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Itaquaquecetuba (SP), Embu das Artes (SP) e nas cidades paranaenses de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Mandirituba, Matinhos, Paranaguá, Pinhais e Piraquara. Batizada como "Caixa-Forte", a operação é fruto de uma investigação iniciada em novembro do ano passado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). O esquema investigado, somente com os alvos de mandados desta sexta-feira, movimentou mais de R$ 7 milhões nos últimos 9 meses. O dinheiro, originário do tráfico de drogas, era transferido entre contas bancárias de forma fracionada para não acionar dispositivos de vigilância do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Ainda segundo informações da reportagem, pessoas aparentemente sem vínculo com o Primeiro Comando da Capital (PCC), mas com relações próximas a membros da facção, abriam e movimentarem contas bancárias em nome próprio, viabilizando o processo de lavagem de dinheiro. As apurações começaram a partir da apreensão do telefone celular de um dos membros da organização criminosa, em agosto do último ano, em Belo Horizonte, que continha uma série de trocas de mensagens com outros criminosos. Com o aparelho, os investigadores destrincharam a organização financeira da facção, identificando, assim, um dos principais articuladores do esquema e responsável pelo controle das questões financeiras da organização, que está preso em uma penitenciária no Paraná. Mesmo detido, o criminoso ocupava posto de destaque dentro da facção criminosa, fazendo o controle das movimentações financeiras, recebendo, organizando e separando as informações por regiões do país, estados, quantidades, datas, fornecedores, devedores, recebimentos, lucro e fazendo o fechamento semanal e mensal dos depósitos bancários. O detento também enviava, por meio de mensagens de celular, os números das contas bancárias que deveriam ser utilizadas para a movimentação do dinheiro do tráfico. Estima-se que, ao todo, essa organização criminosa reúna mais de 23 mil criminosos em todo o país.

CONTINUE LENDO

Bolsonaro diz que ‘saidinha’ de Nardoni para o Dia dos Pais é uma ofensa aos brasileiros

  • Exame
  • 09 Ago 2019
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no Twitter nesta quinta-feira para manifestar sua revolta pela saída de Alexandre Nardoni da prisão para o Dia dos Pais. Bolsonaro disse que a ‘saidinha’ de Nardoni é uma ‘grave ofensa contra todos os brasileiros’. Nardoni e a mulher, Anna Carolina Jatobá, estão presos desde 2008, ano em que o crime aconteceu. Em abril de 2019, ele recebeu a progressão ao regime semiaberto após um exame criminológico apontar que Nardoni tem “ótimo comportamento” e é “capaz de criar vínculos afetivos”. Já Anna, desfruta do benefício desde 2017, o que dá aos dois a prerrogativa para passar datas comemorativas em casa. Além do casal, Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por arquitetar a morte dos pais, Manfred e Marísia, em 2002, também deixou Tremembé para o Dia dos Pais. Os detentos devem se reapresentar no local até quarta-feira (14).

Deputados e reitores querem debate sobre “Future-se” na Comissão de Educação

  • Joana D'Arck Cunha
  • 09 Ago 2019
  • 08:35h

Deputados participaram nesta quarta-feira (7) de reunião para assegurar que o Future-se, proposta do Ministério da Educação a ser encaminhada ao Legislativo na forma de Projeto de Lei, seja debatido e analisado na Comissão de Educação permanente da Câmara Federal. Além de membro deste colegiado, o deputado baiano Waldenor Pereira esteve na condição de presidente do Núcleo de Educação, Cultura e Desportos do PT no Congresso Nacional. O  encontro teve a participação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), e outros parlamentares e representantes do segmento da educação superior. O encontro com o presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) visou garantir a análise do Future-se neste colegiado, para evitar a recorrente manobra do governo de criar comissões especiais sobre projetos de lei, a fim de facilitar a sua aprovação. Este PL intitulado Future-se já enfrenta resistência e críticas nos meios acadêmicos e no legislativo, inclusive de Waldenor Pereira, ex-reitor e duas vezes presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, antes de se eleger deputado. “Numa avaliação preliminar, trata-se de um projeto nocivo às universidades federais, porque fere a sua autonomia e ameaça o caráter público dessas instituições, quando propõe a utilização de Organizações Sociais (OS) para realizar ações universitárias, e contratação de professores por tempo determinado, dentre outros pontos”, criticou Waldenor. Também estiveram presentes à reunião a presidente da Frente Parlamentar Em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), as deputadas Rosa Neide e Natalia Benevides e os reitores das universidades federais de Goiás, Edward Madureira Brasil, e Fluminense, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega.

Jovem morre após caminhão tombar na pista em Jaguaquara

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 08:16h

Caminhão envolvido em acidente que deixou jovem de 22 anos morta em Jaguaquara, no sudoeste da Bahia — Foto: Blog Marcos Frahm

Uma jovem de 22 anos morreu e um motorista de caminhão ficou ferido após o veículo de carga onde eles estavam sair da pista e tombar no acostamento da BR-420, trecho da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na quinta-feira (8). A cabine do caminhão ficou destruída. A PRF disse que o motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista. Não há detalhes do que causou a perda da direção, mas informações iniciais apontam que o motorista estava em alta velocidade. O caminhão transportava sacos de batatas, que ficaram espalhados pela via. A jovem que morreu foi identificada como Neyla Lisboa. Ela foi socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas informaram à polícia que, no acidente, a jovem foi lançada para fora do caminhão. Ela seguia como carona no caminhoneiro. Já o motorista teve ferimentos leves e passa bem.

‘Se não aprovar o pacto federativo, a reforma não passa no Senado’, garante Otto

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 07:49h

(Foto: Jefferson Rudy | JGB)

O senador Otto Alencar (PSD) colocou a aprovação do pacto federativo como uma condicional para a Reforma da Previdência ser aprovada no Senado, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. A tramitação do texto na Casa começou nesta quinta-feira (08). “A nossa posição é muito clara. Se não aprovar o pacto federativo, a reforma não passa no Senado. Eu quero confiar sem desconfiar que o pacto será aprovado”, disse o líder do PSD no Senado. Otto acrescentou ainda que os senadores promoverão mudanças no texto da reforma, que retornará para a Câmara depois. “A pressa do governo não é a pressa do Senado. Será o nosso ritmo no Senado. O Senado vai analisar e modificar algumas coisas. Vai ter alterações e não tenho dúvida disto. Ninguém no Senado vai aceitar homologar, carimbar o que veio da Câmara”, falou o senador.

Motorista de caminhão de Caculé que atropelou e matou a pequena Vitória foi ouvido e liberado

  • Redação
  • 09 Ago 2019
  • 07:10h

(Foto: Reprodução)

Uma adolescente de 12 anos morreu após ser atropelada por um caminhão, na tarde desta quinta-feira (8), na Avenida Paraná, em Vitória da Conquista. Conforme a delegacia da cidade, a vítima, a pequena Vitória, estava em uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo. Segundo informações da polícia, a menina atravessou a pista na frente do veículo. A adolescente foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do caminhão foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado. Não há informações sobre o velório e sepultamento da menina. O caso é investigado pela delegacia de Vitória da Conquista.

Conquista: Avião da GOL faz primeira aterrissagem no Aeroporto Glauber Rocha, aeronave foi ‘batizada’

  • BRF
  • 08 Ago 2019
  • 19:14h

(Foto: Divulgação)

Em clima de festa o primeiro avião da GOL a aterrissar no Aeroporto Glauber Rocha foi na tarde de hoje (quinta-feira), por volta das 16h40. A alta cúpula da empresa, além do prefeito de Conquista, Herzem Gusmão, secretários municipais e os novos passageiros acompanharam o pouso. Na oportunidade, o primeiro avião da GOL em terra conquistense recebeu o tradicional ‘batizado’ com dois carros do Corpo de Bombeiros. A princípio a GOL vai oferecer voos diários de Conquista para Guarulhos (São Paulo) com aeronave com capacidade para cerca de 180 passageiros.

IFBA abre inscrições para isenção de taxa do processo seletivo 2020 de cursos técnicos

  • Redação
  • 08 Ago 2019
  • 17:50h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para os pedidos de isenção parcial da taxa do processo seletivo 2020 de cursos técnicos. Os interessados podem fazer o pedido até o dia 22 de agosto. Conforme a instituição, para os candidatos terem direito a este benefício é necessário, nos cursos na forma integrada, que tenham cursado todo o ensino fundamental II em escola pública, e para os cursos na forma subsequente que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública. A isenção parcial deve ser solicitada no momento da inscrição, no site do IFBA. Os estudantes devem se apresentar, no dia 23 de agosto, em qualquer campus do instituto, com os documentos exigidos no edital. O pagamento da taxa fica no valor de R$ 3,50 (10% da taxa de inscrição). O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado no dia 10 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e na página do Processo Seletivo.