- Levi Vasconcelos
- 13 Jul 2020
- 11:38h
'O preço está bom e não temos frutas para entregar. A procura é grande demais' | Foto: Reprodução
Se há um segmento da economia que não tem do que se queixar com a pandemia é o agronegócio. Pelo contrário, alguns segmentos como o de frutas está ganhando, porque a procura no mercado internacional subiu, como diz o deputado Tum (PSC), produtor de manga e uva em Casa Nova: — O preço está bom e não temos frutas para entregar. A procura é grande demais. O cenário também é sorridente para os mais de 1.300 produtores de soja. O Brasil retomou a liderança da produção mundial, com 247,4 milhões de toneladas. A Bahia, que tem seu grande núcleo produtor no oeste, entra com 6 milhões de toneladas, a segunda melhor safra da história (a maior foi em 2017).
Cafezinho
Incrível, mas os perturbadores do agronegócio seriam justamente do time de Bolsonaro, que grande parte dos produtores adota, com provocações a árabes e chineses, fortes clientes. Mas, dizem lá, isso não fedeu nem cheirou, até porque a safra de hoje já foi vendida ano passado. João Lopes Araújo, presidente da Associação Bahiana de Produtores de Café, diz que o segmento também vai bem no país, com uma produção de 70 milhões de sacas. A Bahia com 4,5 milhões, 20 mil produtores espalhados por 100 municípios. — De preço e mercado vamos bem. Claro que a pandemia afeta as fazendas. Temos que tomar os devidos cuidados, mas o distanciamento é quase normal, faz parte. Se assim o é, agora só faltou um cafezinho.
(Fotos: Reprodução)
Um radialista e sua família testaram positivo para coronavírus em Vitória da Conquista. O comunicador gravou um depoimento exibido no programa Redação Brasil desta segunda-feira (13) e ele desabafa: “Não desejo isso pra ninguém”. Trata-se do narrador esportivo Márcio Magalhães, figura bastante popular e que ganhou destaque nas transmissões esportivas das partidas do Vitória da Conquista no Campeonato Baiano e Copa do Brasil.
- Sítio do Carroção
- 13 Jul 2020
- 10:36h
(Foto: Sítio do Carroção)
As aulas online no período de isolamento social têm despertado preocupação e incerteza em pais de crianças e adolescentes. Para as instituições de ensino, adaptar-se a essa nova metodologia também é um desafio. Mas a batalha maior é para quem está na "linha de frente da educação": os professores.
Como produzir conteúdo que desperte o interesse de alunos, de casa, utilizando para que assistam as aulas, o que eles mais usam para brincar e se distrair: seus celulares e computadores? Neste momento, além de todos os obstáculos oriundos da pandemia, a produção de conteúdo também é um complicador. De que forma ensinar história, geografia, ciências e outras disciplinas, de longe? E mais, como despertar no aluno, o interesse pelo conhecimento, quando ele parece estar em férias permanentes? Diante da adversidade, eles têm buscado alternativas para continuarem com a desafiadora missão de ensinar, em tempos de medo e incertezas. Mas alguns professores estão revolucionando isso! E para tal, estão mudando o formato das aulas virtuais, seus cenários e roteiros, utilizando uma importante "sala de aula fora da escola" - o Sítio do Carroção, em Tatuí, no interior paulista. Como costuma fazer ao longo do ano com escolas, o Sítio do Carroção se mantém como importante ferramenta no processo de aprendizagem também agora. O resort pedagógico, que há 5 décadas recebe as mais tradicionais escolas do país para estudo do meio, está cedendo suas instalações para que professores gravem aulas utilizando os projetos pedagógicos.
Todas as áreas do conhecimento e competências exigidas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) servem de parâmetros para os ambientes criados pelo Sítio do Carroção, que estimulam o desenvolvimento dos alunos de maneira divertida. Tudo foi criado minuciosamente para despertar a curiosidade do aluno, desde a arquitetura colonial das pousadas até uma macro maquete de 8.500 m², onde os estudantes podem aprender sobre sustentabilidade, grandes navegações e transformação de energia, assuntos que são abordados no projeto pedagógico "Planeta Terra".
Eleito pelo Discovery Channel como o Melhor da América Latina, o único resort pedagógico do Brasil possui uma área de quase 1 milhão de m², que reúne ampla estrutura de lazer e entretenimento, a cerca de 150 quilômetros da cidade de São Paulo.
O simples fato de diversificar o ambiente das aulas virtuais, mostrando o aprendizado de forma lúdica, instiga o aluno a querer saber mais, sem ficar disperso. A ideia é deixar a criança o mais próximo da realidade, virtualmente.
Por isso essa tarefa árdua só poderia ser realizada pelos também heróis que se reinventam diariamente, para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.
CONTINUE LENDO
- Redação
- 13 Jul 2020
- 10:18h
Com crianças e adolescentes ainda mais vulneráveis ao trabalho infantil, entidades e programas se mobilizam para preservar direitos | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Em meio à crise social e econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos nesta segunda-feira (13). Promulgado em 13 de julho de 1990, o documento prevê uma série de direitos e dispositivos para garantir a cidadania e a proteção integral dessa parcela da população. Só que a efetivação desses direitos ainda é um desafio que, agora, enfrenta ainda mais dificuldades frente ao empobrecimento das famílias e às restrições impostas pela crise sanitária. Nesse contexto, a rede de proteção às crianças e adolescentes e as organizações não governamentais têm se adaptado para viabilizar o atendimento. Um exemplo é o Programa de Aprendizagem Rural que contribui para o combate ao trabalho infantil, no interior do Rio Grande do Sul. “O ECA é um marco histórico na regulamentação do Artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e está servindo de exemplo para o mundo pela amplitude de direitos e pela forma como protege nossas crianças, adolescentes e jovens”, explica a auditora-fiscal Denise Natalina Brambilla González, da Superintendência Regional do Trabalho. Segundo ela, os impactos da pandemia na proteção a crianças e adolescentes serão profundos e será necessário muito tempo para lidar com os problemas que surgirem neste momento. “As consequências da pandemia serão devastadoras, pois, acarretarão o crescimento do desemprego, o acirramento da miséria e um maior número de crianças e adolescentes abandonarão a escola em razão do longo período de aulas presenciais suspensas”, analisa. Ela ressalta que a rede de proteção tem agido nos municípios para minimizar as consequências. Uma das maiores preocupações nesse momento é com o combate ao trabalho infantil que, em um cenário de empobrecimento das famílias, poderá ganhar força.
- Redação
- 13 Jul 2020
- 09:29h
A reabertura dos bares foi um misto de comemoração e preocupação (Foto: Reprodução)
Mesmo com a reabertura de bares e restaurantes de Vitória da Conquista, a situação da categoria ainda é preocupante. Muitos ainda não reabriram as portas, já que o protocolo é bastante exigente e requer, em muitos casos, investimentos em estrutura e equipamentos.Outro fator é que muiitos frequentadores ainda estão com muito receio e, mesmo com muita vontade, estão enfrentando a tentação, já que são quase 4 meses sem poder ir aos bares. O protocolo deve continuar endurecido, já que os riscos nesses locais é maior, pois as pessoas retiram as máscaras e muitas vezes os contatos físicos são quase inevitáveis.
- Brumado Urgente
- 13 Jul 2020
- 07:38h
A Serra das Éguas amanheceu coberta por nuvens na manhã desta segunda-feira (13) | Foto: Brumado Urgente
Dizer que em Brumado o frio típico do inverno acontece como em Vitória da Conquista é um exagero, mas existem sim os dias de temperaturas mais baixas que atingem a casa dos 15 graus, o que para cá é considerado um “gelo”. É dessa forma que a previsão aponta para essa semana em Brumado e região, com temperaturas nessa faixa, o que fará muita gente, pelo menos nas primeiras horas da manhã até o sol se firmar no céu, a tirar os agasalhos do armário. Existe a possibilidade de garoa também, o que dará mais vitalidade ao clima frio. Segundo os institutos de meteorologia, as temperaturas caem um pouco com mínima na casa dos 15 graus e a máxima não ultrapassa os 28 graus.
- Redação
- 13 Jul 2020
- 07:23h
(Foto: Reprodução)
Um acidente terminou com morte próximo a cidade de Cândido Sales na noite deste domingo (12). Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, a vítima foi atropelada. O nome dela não foi divulgado.O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Conquista. A vítima fatal foi identificada como Edmundo Rodrigues. O acidente foi provocado por causa de um animal na pista. Amigos e familiares estão estarrecidos com a morte precoce do motociclista.
- Agência Brasil
- 13 Jul 2020
- 07:06h
Foto: Reprodução/TV Brasil
O trabalho remoto veio pra ficar”, é o que diz a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, entrevistada do programa Impressões, da TV Brasil, que vai ao ar neste domingo, às 22h. Pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) mostra que 43% das empresas privadas passaram a adotar o trabalho remoto durante a pandemia, sendo que 60% dos funcionários destas empresas estão trabalhando de casa. Embora o trabalho remoto esteja fora do alcance da Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), a ministra alerta que “é muito importante que tanto o empregado quanto o empregador busquem ter, cada um a seu modo, provas de que o trabalho está sendo realizado no período de oito horas”, que é a jornada padrão estabelecida pela Constituição. “Apesar de haver flexibilidade, o empregado não pode trabalhar 18 horas por dia. Se ele fizer isso e comprovar, terá direito a horas extras”, explica. A presidente do TST vê como uma vantagem do trabalho remoto a compatibilização da redução de custos para o empregador com a flexibilidade e otimização do tempo para o empregado. Maria Cristina lembra também que mais de 20% dos acidentes de trabalho ocorrem no percurso entre a casa do trabalhador e a empresa. Se as pessoas não precisarem se deslocar para trabalhar, a expectativa, segundo a ministra, é a redução deste tipo de acidente. Mesmo antes da pandemia, o mundo do trabalho já vinha sofrendo transformações, que a ministra atribui à quarta revolução industrial. O conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab diz respeito a uma mudança de paradigma devido à automatização de diversas esferas da vida. Ela cita como exemplo o surgimento dos motoristas que trabalham por meio de plataformas na internet. “Alguns mecanismos precisarão ser estabelecidos para disciplinar essas novas formas de trabalho que vão surgir não necessariamente sob o vínculo do emprego”, opina. Para a ministra, “temos que preservar o humano, não necessariamente o emprego”. O crescimento do teletrabalho é um fenômeno marcante da pandemia, mas a principal demanda do TST nos últimos meses tem relação com as demissões. A rescisão contratual é o motivo do maior volume de ações que chegam à justiça do trabalho. Mas, de acordo com a ministra, mais da metade dos casos é resolvida por meio de acordos prévios e não vira processo. Em segundo lugar, estão as ações que pedem a distribuição obrigatória de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde. Entidades que representam trabalhadores da área também têm recorrido ao judiciário para ter prioridade no acesso aos testes de covid-19.
- Ascom | CMB
- 12 Jul 2020
- 22:14h
(Divulgação: SESAU)
Neste domingo, 12 de julho de 2020, o município de Brumado registra 263 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,82% do total de 2.225 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 209 recuperados. No momento, 75 ainda aguardam resultado laboratorial e 749 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Página do ProUni | Foto: Reprodução
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecerá 167.789 bolsas em 1.061 Instituições de Ensino Superior Privadas. Desse total, 60.551 serão integrais e 107.229 serão parciais, cobrindo 50% do valor das mensalidades.De acordo com a Agência Brasil, as inscrições serão aceitas entre 14 e 17 de julho. No entanto, já é possível fazer consultas sobre a oferta de bolsas no portal do Prouni.
O programa seleciona estudantes para bolsas em instituições privadas de ensino superior. Essas bolsas variam de acordo com a renda dos candidatos e podem ser parciais, de 50% da mensalidade, ou integrais, de 100%. De acordo com o Ministério da Educação, o Prouni, que foi criado em 2004, tem por objetivo aumentar a quantidade de estudantes brasileiros de baixa renda na graduação.
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.278 da Mega-Sena, ocorrido neste sábado (11). Com isso, o prêmio acumulou e deve pagar R$ 44 milhões no próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (14). As dezenas sorteadas foram as seguintes: 08 - 17 - 34 - 37 - 43 - 45. A quina teve 98 acertadores; cada um receberá R$ 35.640,86. A quadra teve 6.533 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 763,77.
A aposta simples custa R$ 4,50 e pode ser feita nas casas lotéricas até as 19h do dia do sorteio. Ela também pode ser realizada pelo site da Caixa (www.loteriasonline.caixa.gov.br), com aposta mínima de R$ 30 para quem não é correntista do banco. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito. A probabilidade de acerto das seis dezenas é um a cada 50 milhões.
- Bahia Notícias
- 12 Jul 2020
- 14:49h
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apareceu em público usando máscara pela primeira vez neste sábado (11). Cedendo à forte pressão para dar exemplo de saúde em meio ao avanço da pandemia do coronavírus no país, o mandatário americano percorreu os corredores do hospital militar Walter Reed, localizado nos arredores de Washington, usando o item na cor preta. Ele visitou veteranos feridos.
De acordo com a Universidade Johns Hopkins, os EUA registram mais de 3,2 milhões de infectados pela Covid-19, com quase 135 mil de pessoas mortas. O balanço foi atualizado na noite deste sábado. É o país mais afetado pela doença no mundo.
- Bahia Notícias
- 12 Jul 2020
- 12:06h
Foto: Reprodução/ TV Brasil
O Hospital Israelita Albert Einstein informou neste sábado (11) que a médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi foi afastada das atividades na instituição após dar uma declaração “infeliz” sobre o nazismo. A versão do hospital contradiz a da médica, que afirmou, em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, que a suspensão aconteceu devido ao fato de ela ser defensora do uso da hidroxicloroquina no tratamento contra o novo coronavírus (veja aqui).
Segundo o hospital, Nise Yamaguchi, fez, em entrevista recente, uma analogia "infeliz e infundada" entre o pânico provocado pela pandemia e a postura de vítimas do holocausto ao perguntar: “Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos se não os submetessem diariamente a humilhações?"
Em nota, o Albert Einstein disse que, “como se trata de manifestação insólita”, decidiu pelo afastamento de Nise para averiguar se a declaração da médica ocorreu por “mero despropósito destituído de intuito ofensivo” ou se foi “manifestação de desapreço motivada por algum conflito”. O hospital ainda afirmou que a investigação seria rápida e, por isso, não esperava que o fato viesse a público.
No comunicado, o hospital também rebate a possibilidade de que a suspensão tenha ocorrido pela defesa que a médica faz do uso da cloroquina, medicamento cuja efetividade no tratamento da Covid-19 não é comprovada cientificamente. "O hospital respeita a autonomia inerente ao exercício profissional de todos os médicos, jamais permitindo restrições ou imposições que possam impedir a sua liberdade ou possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho."
O Einstein ainda reforça que Nise faz parte do corpo clínico do Hospital, e que é "admissível que perfilhe entendimento próprio com relação ao atendimento de seus pacientes ou à sua postura em face da pandemia ora combatida, desde que observe as regras relacionadas ao uso da sua condição de integrante do Corpo Clínico em sua comunicação."
Estudos do Observatório Fluminense Covid-19 e da Fiocruz aponta que o momento é de aumento do número de casos e mortes Agência Brasil | Foto: Reprodução
Enquanto em vários países europeus os gráficos que acompanham a evolução da pandemia de Covid-19 demonstram um controle da doença, ao menos temporário, na América Latina, um estudo do Observatório Fluminense Covid-19 aponta que o momento é de aumento do número de casos e mortes ou uma estabilização em patamares muito elevados no continente. Dos 15 países da América Latina analisados pelo projeto (não entram no monitoramento do grupo El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras e Nicarágua), o gráfico chamado de semáforo indica que apenas Cuba e Uruguai estão no indicador verde, que significa que o país está “vencendo” a epidemia quanto ao número de casos registrados por semana. Na métrica por número de mortes por semana, o Paraguai também entra no verde. Estão na cor amarela, que indica “quase lá” no enfrentamento à pandemia, Chile, Equador e Paraguai para novos casos por semana e apenas o Equador para o número de mortes. Todos os outros estão no vermelho para as duas medidas, ou seja, “precisam agir” para controlar a disseminação do novo coronavírus.
Curva epidemiológica
O Observatório Fluminense Covid-19 é formado por cientistas e estudantes de sete instituições de ensino e pesquisa, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do projeto, o professor Americo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj, destaca que o gráfico indica uma tendência da pandemia e a cor muda de acordo com o desenho formado pela curva epidemiológica. “A gente classifica a situação em vermelho, amarelo ou verde de acordo com a forma do gráfico. Quando a epidemia passa, a curva segue um esquema: ela sobe, passa por um platô e depois desce. Não é igual para todos os países, pode ser mais inclinado para esquerda ou para direita, a subida mais lenta ou mais rápida. Se você olhar a curva de Cuba, por exemplo, ela já tem esse formato fechado. Equador está em amarelo porque subiu, desceu, subiu e está estacionado num patamar ainda relativamente alto”. O número de casos por milhão de habitantes varia muito na região, indo de 212 em Cuba e na faixa de 280 no Uruguai e na Venezuela, até 15.800 no Chile. Panamá e Peru estão na faixa de 9.500 por milhão e o Brasil em 8 mil por milhão. Em número de mortes, Venezuela e Paraguai registram três óbitos por milhão, a Costa Rica tem cinco e Cuba e Uruguai estão com oito mortes por milhão de habitantes. Na ponta oposta, estão acima de 300 mortes por milhão o Chile, o Peru e o Brasil. Os dados foram consolidados na quarta-feira (8).
(Foto: Reprodução TV Globo)
Um dos momentos mais esperados e de maior audiência do Jornal Nacional, do Grupo Globo, é a Previsão do Tempo, que neste sábado foi apresentado pela garota do tempo Eliana Marques. O destaque da previsão foi o frio previsto para este domingo, em Vitória da Conquista. Ela também ressaltou a grande amplitude térmica, ou seja, diferença entre a mínima e a máxima, no mesmo dia. O motivo segundo a jornalista para essa oscilação térmica e tanto frio assim no Nordeste é a altitude elevada do município, com pontos acima dos 1100 metros. Ainda segundo a previsão do tempo o domingo deve variar entre mínima de 13 graus e máxima de 25 graus.