Região de Conquista: Corpo é encontrado às margens da BR-116

  • BRF
  • 14 Set 2019
  • 08:24h

(Foto: Divulgação PM)

Nesta manhã de sábado (14), um corpo de homem, ainda sem identificação, foi encontrado às margens da BR-116, na altura do km 752, no trecho de Poções. Segundo o Blog do Jeferson Almeida apurou, a vítima pode ter sido atropelada. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

TRF suspende liminar da Justiça Federal que proibia abate de jumentos na Bahia

  • informações do G1 Bahia
  • 13 Set 2019
  • 17:48h

Jumentos morrem por maus-tratos — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu a liminar da Justiça Federal que proibia os frigoríficos de abater jumentos na Bahia. A ação estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia ao pedido de grupos defensores dos animais que denunciaram maus-tratos em um frigorífico da cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia. Segundo informações de Cássio Marques, vice-presidente do TRF, a liminar da Justiça Federal feria a economia pública, porque a suspensão do abate interrompe atividades e comercialização de produtos e também promove um déficit na geração de emprego e renda. No dia 11 de setembro, uma fazenda de criação de jumentos de Itapetinga foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente após denúncias de maus-tratos aos animais. A estimativa é de que cerca de 200 jumentos tenham morrido no local. Os animais pertencem à empresa chinesa Cuifeng Lin e eram levados para o local antes de serem encaminhados para um frigorífico, onde foram abatidos. Em seguida, a carne era exportada para o Vietnã. Ainda em setembro do ano passado, a Justiça determinou que o frigorífico da empresa chinesa não adquirisse e nem confinasse os animais em quantidade superior à capacidade de abate do estabelecimento. Ainda com base na determinação judicial, o frigorífico também não poderia transportar ou receber os equinos que estejam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), devidamente emitida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Além disso, tanto o frigorífico quanto a Cuifeng Lin deveriam providenciar o bem-estar dos jumentos, disponibilizando alimentação, hidratação e acompanhamento médico veterinário.

“É Obra em Todo o Canto”: Prefeitura de Brumado prestando conta de suas ações à população

  • Ascom | PMB
  • 13 Set 2019
  • 16:35h

(Divulgação Ascom | PMB)

A administração “Educar para Libertar” vem desenvolvendo uma agenda muito positiva de suas ações, as quais vêm, sistematicamente sendo divulgadas por meio do complexo midiático. Dando sequência a esse planejamento, está sendo lançada a campanha “É Obra em Todo Canto”, a qual tem o intuito de informar e mostrar para a população as mais diversas frentes de serviços que estão sendo operacionalizadas na cidade e na zona rural. O município se transformou num grande canteiro de obras, então, comprovando a sua tese que é trabalho que dá resultado, a campanha colocará a população a par das ações na área de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas pela atual gestão. Confira abaixo algumas peças desta nova campanha:

(Fotos: Divulgação Ascom PMB)

Conquista: Vídeo mostra caminhão pegando fogo na Serra do Marçal; assista

  • Redação
  • 13 Set 2019
  • 15:24h

(Foto: Reprodução Youtube)

Um caminhão foi destruído pelo fogo em um acidente na manhã desta sexta-feira (13), na BA-263, na Serra do Marçal, trecho pertencente ao município de Vitória da Conquista. De acordo com relatos pessoas que passaram pelo local e testemunharam o fato, o caminhão descia a serra, vindo de Vitória da Conquista, quando o motorista supostamente percebeu falha no sistema de freios e, para evitar o pior, ele teria jogado o veículo no paredão de pedras às margens da rodovia. Com o impacto, um incêndio se formou consumindo o caminhão por completo. De acordo com informações, o condutor conseguiu sair a tempo e teve somente escoriações leves. O acidente ocorreu já no final da serra, sentido Itambé, onde as curvas são menos sinuosas.

Maria Silva dos Santos tem nome eternizado em cerimônia de entrega da Sala de Fisioterapia do HMPMN

  • Redação
  • 13 Set 2019
  • 14:49h

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

O reconhecimento à uma das mais brilhantes e dedicadas profissionais da área de saúde em Brumado foi eternizado na manhã desta sexta-feira (13) em uma cerimônia de nomeação de uma das alas do HMPMN – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A partir de agora a Sala de Fisioterapia da unidade passa a se chamar Maria Silva dos Santos, em uma justa homenagem da Prefeitura de Brumado à brilhante profissional que era conhecida carinhosamente como Lia. Ela dedicou anos de sua carreira como técnica de enfermagem e seu legado agora será lembrado pelas futuras gerações. A cerimônia contou com parentes, amigos e profissionais da Sesau e foi marcada pela emoção e reconhecimento. O prefeito Eduardo Vasconcelos fez questão de destacar a trajetória da homenageada e ressaltou que ela deixa um grande exemplo a ser seguido por todos os servidores municipais.  

Chef vencedor do Panela de Bairro com o prato Virado de Cabrito irá abrir restaurante em Brumado

  • 13 Set 2019
  • 11:15h

Foto: Reprodução Rede Bahia

A fantástica culinária da Chapada Diamantina está em festa, numa intensa celebração gastronômica que foi representada pela grande vitória do Chef Geraldo Oliveira que venceu de forma brilhante o quadro  “Panela de Bairro” promovido pela Rede Bahia de Televisão com o prato Virado de Cabrito com Farofa de Torresmo, que foi considerado uma obra de arte.

O chef, nascido na bela Piatã, recebeu 325 mil votos, a segunda maior votação do “Panela de Barro”, o que mostra a expressividade de sua vitória. O prato realmente tem uma forte sincronia com a vida da Chapada Diamantina, o que deu um tom ainda maior para sua criação.

A boa notícia para os brumadenses, que também participaram da votação, é que o “Chef Geraldo”, que prefere ser chamado de "cozinheiro" está abrindo um restaurante em nossa cidade, o Porco com Rapadura, que irá trazer, além do “Virado de Cabrito”, outras delícias produzidas por ele. Então, prepare o seu paladar porque, em breve, Brumado também irá poder degustar dessas maravilhas culinárias que vêm encantando milhares de amantes do bom gourmet.

Paulo Gustavo veta beijo gay em filme Minha Mãe É Uma Peça 3: ‘Não sou ativista’

  • Redação
  • 13 Set 2019
  • 11:08h

O ator é casado há 6 anos com o dermatologista Thales Bretas e foi duramente criticado nas redes sociais por cortar o momento entre dois personagens no longa | Foto: Marco Antonio Teixeira/ Divulgação

Paulo Gustavo resolveu se pronunciar após vetar o beijo entre os personagens Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Thiago (Lucas Cordeiro) no casamento do casal no filme ‘Minha Mãe É Uma Peça 3’. Por meio de seu perfil no Instagram o humorista revelou que a ideia do longa, que estreia no dia 26 de dezembro, é mostrar um pouco da sua história, mas sem puxar para o lado ativista. “Eu quis botar esse trecho do casamento deles dois pra relembrar o que eu vivi e, com isso, tentar inspirar e transformar outras famílias! Coisa que eu tenho feito todos esses anos em vários trabalhos! […] Eu entendo esses questionamentos, acho legítimo e importante! Mas eu acho que estão mirando no alvo errado! Não sou ativista, militante, mas sou um ser político! Minha bandeira é minha vida!”, desabafou.  O ator é casado há 6 anos com o dermatologista Thales Bretas e foi duramente criticado nas redes sociais por não exibir o momento entre o casal no longa. “Paulo Gustavo esqueceu que pra ele ter o direito de ser casado com o maridão há três anos e ter dois filhos gerados em barriga de aluguel, precisou de MUITAS PESSOAS esfregando a opinião pessoal na cara do público”, disse um internauta. “O Carlinhos Maia e o Paulo Gustavo são os gays que tem maior alcance e influência no mundo hetero aqui no Brasil ne e são os que mais prestam desserviço pra própria comunidade… é difícil demais caras”, escreveu outro.

Emoção, civilidade e patriotismo marcaram formatura do PROERD em Brumado; veja vídeo

  • Brumado Urgente
  • 13 Set 2019
  • 09:44h

(Foto: Youtube Brumado Urgente)

Aconteceu nesta quinta-feira (12), na sede do Poder Legislativo de Brumado, a solenidade de formatura da turma do 1º semestre/2019 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Esse programa é promovido pela Polícia Militar da Bahia, em parcerias com escolas municipais e particulares do município. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como para ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas. A cerimônia foi marcada pelo alto sentimento de civilidade e patriotismo.

Pediu, Chegou! Pede.ai chega na cidade de Brumado O aplicativo de Delivery chega à cidade e já está disponível para download nas plataformas Android e IOS

  • 13 Set 2019
  • 09:35h

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado é mais uma da lista de cidades registradas no Pede.ai. O aplicativo de Delivery que facilita a vida do usuário chega agora à cidade, trazendo uma maior comodidade e praticidade para atender melhor a sua necessidade com as melhores empresas da cidade em seu catálogo.

O Pede.ai nasceu da ideia de conectar estabelecimentos e usuários do serviço de Delivery de maneira mais rápida, fácil, barata e acima de tudo, de qualidade! A plataforma do aplicativo é bastante dinâmica, simples e intuitiva, lá você pode encontrar os melhores restaurantes, lanchonetes, bares e serviços de água e gás da cidade sem sair do conforto de sua casa.

Buscando sempre alcançar melhores desempenhos e com qualidade, o Pede.ai é um aplicativo que dialoga direto com o público externo da forma mais próxima possível do usuário, estabelecendo uma relação tranquila na resolução de problemas, tornando seu atendimento mais fluido e eficiente.

Então, qual o tamanho da sua fome? A gente resolve, pede aí!

Clientes da Vivo enfurecidos com os sucessivos “bugs”da operadora em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 13 Set 2019
  • 08:09h

A torre da operadora está instalada na Serra das Éguas (Foto: Brumado Urgente)

A Operadora Vivo vem protagonizando o papel de vilã já tem um bom tempo em Brumado e, nos últimos dias, a trama ficou pior que os "dramalhões mexicanos", já que os clientes vêm enfrentando sucessivos problemas com o sinal e com a transmissão de dados via 4G. Um crescente número de clientes vem fazendo uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, já que está quase impossível realizar uma ligação. Buscamos maiores informações da empresa pelo número que ela disponibiliza para central de atendimento, o *8486, mas não obtivemos êxito. “Eu tentei inúmeras vezes e em vários horários, mas não consegui, fiquei muito irritado com tudo isso”, afirmou o empresário Jânio Pereira, que afirmou também que “já estou tendo prejuízos em meu negócio, o que é pior”. A dificuldade está cada vez mais acentuada e provoca mesmo problemas e prejuízos para quem utiliza o serviço como ferramenta de trabalho ou até mesmo em casos de urgências. Muitas pessoas acabam reiniciando o telefone, tiram o chip na tentativa de ter alguma melhora. O inconveniente durante as conversas está deixando os usuários cada vez mais enfurecidos. O problema tem afetado inclusive a imprensa local, principalmente a digital, como também comerciantes, empresas e o cidadão que utiliza o serviço diariamente. Em muitos casos nem a campainha do telefone é acionada. Muita gente tem apelado para o telefone fixo ou whatsApp para conseguir se comunicar. “É uma falta de respeito com o consumidor. Não consigo falar mais do que poucos minutos, preciso ligar até mais de quatro vezes para completar uma ligação”, reclamou – um servidor público. O consumidor que se sentir lesado, deve procurar o Juizado Civil de Causas Comuns em Brumado e relatar o problema ocorrido com a operadora. A Vivo é uma operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga, 4G e TV por assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular exestatais existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica. Saiba como reclamar de sua operadora clicando no link abaixo: www.anatel.gov.br.

Carmem Lúcia será empossada no TRE-BA na segunda-feira (16)

  • Redação
  • 13 Set 2019
  • 07:53h

Cerimônia ocorrerá na sala de sessões da corte, às 15h; juíza cumprirá segundo biênio na Corte Eleitoral | Foto: Divulgação/TRE-BA

A desembargadora Carmem Lúcia Santos Pinheiro será empossada na segunda-feira (16) para cumprir seu segundo biênio como juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A cerimônia ocorrerá na Sala de Sessões do Eleitoral baiano, com início previsto para 15h. A magistrada foi reconduzida para ocupar vaga na Corte Eleitoral por meio de decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia, em sessão realizada no último mês de julho, e deverá cumprir novo biênio (2019-2021). O período anterior que passou como juíza substituta do TRE-BA foi de junho de 2017 a junho de 2019, atuando na propaganda eleitoral antecipada e na propaganda eleitoral das eleições estaduais de 2018. “No próximo biênio, como juíza substituta e nas oportunidades em que for convocada, ocuparei essa posição com o mesmo comprometimento e respeito ao ordenamento jurídico pátrio, na esperança de proteger, cada vez mais, os direitos fundamentais da população baiana”, afirmou.

Perfil – Carmem Lúcia Santos Pinheiro é graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz (1978) e pós-graduada em Direito Eleitoral (2012). Na carreira jurídica, trabalhou como advogada cível e trabalhista, na cidade de Itabuna. Ingressou na magistratura em 1986, atuando nas Comarcas de Itiruçu, Mutuípe, Canavieiras e Santo Amaro. Em junho de 1993, a juíza foi promovida para a Comarca de Salvador. Em maio de 2015, ascendeu ao cargo de desembargadora, pelo critério de antiguidade, sendo designada para a Quinta Câmara Cível, Seção Cível de Direito Público e Tribunal Pleno.

Freio de Arrumação: servidor do Detran é preso em operação do MP e PRF

  • Redação
  • 12 Set 2019
  • 19:06h

Um mandado de exibição de documentos públicos foi cumprido na sede da Transalvador, informou o órgão | Foto: MP-BA

Um servidor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi preso nesta quinta-feira (12), durante a operação Freio de Arrumação, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Márcio Silva Freire foi exonerado, informou o Detran-BA. São investigados crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa, cometidos por um grupo formado por particulares e servidores públicos, que atuavam ilicitamente para a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas), decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação.

 

 

Além do mandado de prisão, foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Salvador 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de exibição de documentos públicos.

A ação faz parte de uma operação nacional, articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), colegiado que reúne os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do Brasil.

Além da Bahia, foram realizadas ações no Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Por meio de nota, o Detran-BA informou que o caso do servidor preso nesta quinta era apurado pela Corregedoria do órgão há quatro meses.

“A Corregedoria encaminhou as informações levantadas ao Ministério Público do Estado e à Polícia Civil, ação que contribuiu para o desfecho do caso. O Detran está colaborando com as investigações da operação, para que tudo seja esclarecido e os culpados punidos”, afirmou o órgão.

Um mandado de exibição de documentos públicos foi cumprido na sede da Transalvador, de acordo com a superintendência de trânsito da capital baiana.

“A Transalvador está colaborando com os órgãos para que a situação seja esclarecida e presta todo apoio para identificar possíveis irregularidades”, informou a superintendência.

CONTINUE LENDO

Rui Costa inaugura 12ª policlínica regional de Saúde; a de Brumado ainda é um sonho

  • SECOM | BA
  • 12 Set 2019
  • 17:56h

Foto: Paula Fróes / GOV BA

Com um investimento de R$ 23 milhões, a 12ª policlínica regional de Saúde foi inaugurada nesta quinta-feira (12) pelo governador Rui Costa, em Jacobina. A unidade, que atenderá moradores de 17 municípios, começa a funcionar na próxima segunda-feira (16). No total, 67 profissionais trabalharão na policlínica, que oferecerá 21 especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. O consórcio responsável pela administração da unidade é formado pelos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea Nova e Várzea do Poço. Além da policlínica, oito micro-ônibus e duas ambulâncias foram entregues à população pelo governador. Rui visitou ainda o Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II (CETEP) e participou da inauguração da sede da Defensoria Pública no município.Enquanto isso Brumado, que é um referência na região sudoeste na área de saúde está ainda sonhando com a Policlínica de Saúde que continua no campo das promessas. 

Garoto de 13 anos acaba morrendo em incêndio provocado por vela em residência na zona rural de Conquista

  • Informações do BRF
  • 12 Set 2019
  • 16:19h

A morte do garoto causou muito comoção na comunidade (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Uma tragédia. Esse é o nome que podemos dar a um fato que aconteceu na noite de ontem (quarta-feira) no distrito de José Gonçalves, zona rural de Conquista. O jovem Washington Silva Souza, 13 anos, faleceu após a casa que residia pegar fogo. Segundo informações de moradores, a mãe do jovem tinha saído para o mercado e uma vela estava acesa, já que a residência não tinha energia. O garotinho tinha autismo e estava dormindo quando a casa pegou fogo. A população de José Gonçalves está em luto com tamanha tragédia. O Corpo de Bombeiros registrou a ocorrência, juntamente com a Polícia Civil.

 

Brumado: jovens suspeitas de tráfico são detidas com farto material para embalar drogas; elas passaram mal e precisaram de atendimento médico

  • Brumado Urgente
  • 12 Set 2019
  • 15:47h

O material e o dinheiro apreendidos foram levados para a 20ª Cooprin (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 12h desta quinta-feira (12), o GRUPO B do PETO, após receber diversas denúncias sobre a possível prática de tráfico de drogas pelas redondezas da Travessa Benjamim Santos, no Bairro São Félix, onde o ato delituoso estaria sido cometido por três mulheres, a guarnição efetuou abordagem no local e foram encontrados balança de precisão e farto material para embalagem de entorpecentes. Após a ocorrência, as conduzidas alegaram estar passando mal e foram levadas ao Hospital Municipal, onde foram atendidas e medicadas pelo médico plantonista e logo após encaminhadas a Delegacia Territorial. Com elas foram encontrados R$ 210,00 (em notas de 20, 10 e 5); 01 balança de precisão;01 celular Samsung A70, azul e preto; e uma vasta quantidade de saquinhos plásticos que são geralmente utilizados para embalar drogas.