Justiça decreta e falso dentista “Kiko Cigano” que atuava em Conquista deve voltar para a prisão

  • Informações do Verdinho
  • 13 Fev 2020
  • 18:44h

(Foto: Divulgação)

O homem que ficou conhecido em Itabuna e região como “falso dentista”, Paulo Henrico Almeida, 38 anos, preso em setembro de 2019, mas solto cerca de três meses depois, teve sua prisão novamente decretada pela justiça no final de janeiro, e nesta quinta-feira (13) foi preso novamente pela Polícia Civil. Um mandado de prisão em aberto foi cumprido contra o homem, que além de exercício ilegal da profissão, responde também por lesão corporal grave, tanto em Itabuna como em Vitória da Conquista, onde também atuava profissionalmente de modo ilegal. Em um dos casos investigados pela polícia no ano passado, ele chegou a extrair nove dentes de uma senhora, de uma única vez. Após audiência de instrução, Kiko Cigano, como é popularmente conhecido, deve retornar para o Complexo Policial de Itabuna, onde passará por exames, para em seguida, voltar ao Conjunto Penal de Itabuna. 

Parceria entre Prefeitura de Brumado e UNEB irá disponibilizar monitores especializados para melhorar ainda mais a humanização da Brinquedoteca do HMPMN

  • Redação
  • 13 Fev 2020
  • 17:52h

(Foto: Divulgação)

Os pacientes do setor de Pediatria do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto irão ganhar em breve um importante avanço no espaço para interação e distração enquanto realizam o tratamento de saúde no hospital, que é a brinquedoteca. O local já funciona em uma sala reservada e vem contribuindo de forma muito positiva no tratamento dos pacientes, além de proporcionar alegria para as crianças atendidas. Agora, uma parceria entre a SESAU e a UNEB, irá disponibilizar monitores para atuarem na referida brinquedoteca os quais já possuem conhecimento pedagógico e na área de Letras, o que agregará valor ao serviço oferecido, humanizando ainda mais os trabalhos. A parceria foi firmada em reunião com o secretário Claudio Feres na tarde desta quinta-feira (13), onde as representantes da UNEB, doutoras em Educação, professoras Luciana Pereira de Oliveira Cruz e Marisela Rocha e a diretora do HMPMN Lucidalva Oliveira, que criaram o departamento específico para essas atividades, destacaram a importância da parceria, que vai melhorar muito o atendimento, especialmente, nas questões psicológicas dos pacientes, já que os monitores são muito capacitados.

Rio de Contas: caminhão carregado de lonas cai em ribanceira na BA-148

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2020
  • 17:26h

O caminhão acabou caindo numa ribanceira (Foto: Marcelo Morais | Brumado Urgente)

Acidentes na BA-148, na altura da Serra de Rio de Contas são cada vez mais comuns, tendo como vítimas principalmente motoristas de caminhões que não conhecem o local e são vencidos pela sinuosidade das curvas. No início da tarde desta quinta-feira (13), mais um acidente desse tipo ocorreu, onde um motorista, identificado apenas como Bruno de Zé de Aristides, que reside no município vizinho de Livramento, acabou perdendo o controle do caminhão, caindo numa ribanceira. Motoristas que passaram pelo local prestaram socorro ao motorista que, segundo informações, teve apenas ferimentos leves, não precisando nem ser hospitalizado. A carga de lonas acabou se perdendo quase que totalmente, mas não houve informações sobre algum tipo de saque.

‘Quando vier, não precisa se apavorar’, afirma secretário de saúde sobre o coronavírus

  • Estela Marques
  • 13 Fev 2020
  • 16:53h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, defende que o “alvoroço” causado em todo o mundo pelo novo coronavírus, o Covid-19, não se justifica. O gestor, que participa do lançamento oficial da programação do governo para o Carnaval 2020 argumenta que o vírus tem “letalidade baixa”. “Apenas 2% das pessoas morrem. Esse coronavírus, que é um coronavírus novo, porque existem outros, não foi detectado, ficou preso na China. Ninguém descobriu e ele está causando esse alvoroço todo. Mesmo quando ele vier, não é pra ficar apavorado”, comentou. Vilas Boas argumentou ainda que a capacidade de transmissão do coronavírus é ainda menor que a de uma gripe normal. “Se o sarampo contamina 18 pessoas, esse vírus contamina 1,7, um vírus da gripe normal contamina 1,8”. E completou: “Há um controle mundial das cepas virais que circulam nos pássaros, nos corpos. Todo ano, ao longo do ano, eles preparam coquetel da vacina do vírus da gripe daquele ano”.O número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus subiu para 11 nessa terça-feira (11). As três novas suspeitas, todas no estado de São Paulo, foram anunciadas pelo Ministério da Saúde nessa quinta (12), durante coletiva de imprensa. Assim, São Paulo soma seis casos em análise, além de outros dois no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná. Até agora, outras 33 suspeitas já foram descartadas em outros estados do país. Na província chinesa de Hubei, centro da epidemia do novo coronavírus, aumentou para 242 nas últimas 24 horas e mais do que duplicou relativamente ao dia anterior.

Conquista: Família faz clamor para enterrar corpo de mulher que aguarda resultado de DNA a mais de um ano

  • BRF
  • 13 Fev 2020
  • 15:31h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

A família de Inadelma da Silva Santos, de 34 anos, vítima fatal de um incêndio ocorrido em 13 de outubro de 2018, no bairro Patagônia, ainda não conseguiu enterrar o corpo, que encontra-se no Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. De acordo com informações, a longa espera para a liberação do corpo é consequência da demora do resultado do exame de DNA que servirá para comprovar que o corpo é de Inadelma. “A Polícia Técnica não libera o corpo sem a chegada do (exame de) DNA, que está em Salvador. Devido a isso essa luta e luto de 1 ano e 4 meses”, explica a prima de Inadelma, Bene Hipólito. Ela conta ainda que a família tem sofrido com a demora. “Tem sido motivo de muita angústia para toda a família”, conta. “Eu faço um clamor para as autoridades competentes, que olhem com um olhar de caridade, de empatia, se posicionando no lugar da família. Não tem sido fácil”, desabafa.

 

Nota do DPT Salvador

A Assessoria de Comunicação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) informa que o corpo da suposta Inadelma da Silva Santos está sob a guarda do DPT esperando o resultado do exame de DNA para confirmar a identidade da vítima.

O DNA é a última possibilidade de identificação humana, ele só é realizado quando não são possíveis as identificações pelas impressões digitais ou pela arcada dentária, que são mais rápidas.

Por sua complexidade e pela demanda, não apenas para identificação humana, como também nos casos de crimes sexuais e contra a vida, o DNA, requer um maior prazo para conclusão.

Nos casos de corpos carbonizados, putrefeitos ou ossadas, com frequência os exames são processados por técnicas diferentes, muitas vezes com repetições, até se alcançar resultados aceitáveis estatisticamente.

Não temos, portanto, como estabelecer um prazo específico para liberação.

CONTINUE LENDO

Usina de asfalto volta a ‘infernizar’ a vida dos moradores do Conjunto Residencial Brisas

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2020
  • 11:51h

Segundo os moradores a fumaça expelida pela usina é muito tóxica e vem causando inúmeros problemas de saúde (Foto: Brumado Urgente)

Sofrendo já há um bom tempo, um grande número de moradores do Conjunto Residencial Brisa, especialmente da unidade III, entrou, mais uma vez, em contato com a redação do Brumado Urgente para relatar uma situação que eles definem como “além do insuportável”. Segundo eles, uma usina de asfalto que está instalada ao lado do conjunto continua causando um verdadeiro “inferno” na vida de todos, já que está sendo expelida uma fumaça tóxica que está provocando problemas de saúde especialmente em crianças recém-nascidas e idosos. Ainda segundo ele, no período noturno a situação é ainda pior. Eles já clamaram às autoridades, mas até o momento o problema não foi solucionado”. O proprietário garantiu que iria transferir a usina para outra localidade, mas, até o momento não o fez. Órgãos ambientais já foram acionados e deverão agir com maior rigor, inclusive com a interdição do local.

Tanhaçu: após troca de tiros com policiais da CIPE, suspeito acaba vindo a óbito

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2020
  • 10:28h

O suspeito, de identidade ainda não revelada, acabou vindo a óbito no local (Fotocomposição: Brumado Urgente)

O município de Tanhaçu, localizado na região da Chapada Diamantina, registrou mais uma ação contumaz de uma patrulha rural da CIPE Central, que, por volta das 21h30h desta quarta-feira (12), se deparou com dois elementos em atitude muito suspeita, os quais estavam a bordo de uma motocicleta Honda placa policial DLV-8141 Jundiaí/SP. Ato contínuo, os policiais deram voz de parada, mas, mesmo assim, eles abriram fuga, o que resultou numa perseguição por parte dos policiais, até que, os suspeitos pegaram uma estrada vicinal deixaram a motocicleta, seguindo uma trilha a pé. De repente, segundo relato da CIPE, foram disparados tiros contra a guarnição, que de pronto realizou o revide a injusta agressão. Após a troca de tiros, foi encontrado um indivíduo caído ao solo que acabou vindo a óbito. Ao lado do corpo foi encontrado um revólver e uma sacola contendo uma balança de precisão e papelotes de materiais análogos a maconha e cocaína. Todo material apreendido foi apresentado a autoridade policial na DT de Barra da Estiva para adoção das medidas cabíveis. O homem não teve a sua identidade revelada, somente uma foto.

Teatro: Como ter uma vida quase normal

  • 13 Fev 2020
  • 10:23h

Foto: Divulgação

Acontecerá no dia 20 de março as 20:00h, no centro de cultura Camilo de Jesus Lima em Vitória da Conquista, a peça “Como ter uma vida quase normal", que é inspirado no livro homônimo de Camila Frender e Jana Rosa, o espetáculo encenado pela atriz Monique Alfradiquefoi adaptado e é dirigido por Rafael Primot. Ágil, inteligente e engraçado, o texto narra a história de uma mulher moderna, que depois de passar por decepções amorosas, fracassos profissionais e experiências nada convencionais na vida virtual, permanece incansável tentando lidar e sobreviver com seus dilemas contemporâneos (e que no fundo são os de todos nós).

Dona de seu destino, ela tenta fazer suas próprias escolhas, apesar da pressão constante da sociedade para que ela leve uma vida considerada “normal”. E afinal será que se encaixar nos padrões é assim mesmo tão necessário?

A peça fala sobre a vida, as dores, os amores e todas as mazelas que assolam os 30 e poucos anos: Venci na vida? Sou suficientemente independente? Sou bem sucedida? Sou amada? Sei amar?

 

Ansiosa e caótica, a personagem atravessa seus dias na busca por encontrar a si mesma e acaba descobrindo que talvez precise de muito menos do que imagina para ser feliz.

INGRESSOS:

1º Lote (Inteira)

R$ 60,00 + (taxa sympla)

1º Lote Solidário

R$ 40,00 + (taxa Sympla)

Traga 1kg de alimento não perecível no dia do espetáculo e garanta o seu ingresso com desconto!

o alimento será doado para o Albergue Nosso Lar.

Caso o comprador não faça a doação de 1 Kg de alimento, o mesmo terá que pagar a diferença do valor para o ingresso "Inteira" para ter acesso ao espetáculo. 
 

1º Lote (Meia entrada)

R$ 30,00 + (taxa da sympla)

Meia: Professores, estudantes (CARTEIRINHA), portador com deficiência (PCD) e pessoas acima de 60 anos.
 

O INGRESSO DEVE SER RETIRADO NA BILHETERIA DO TEATRO, NO DIA DO ESPETÁCULO, DAS 18:00H ÀS 20H.  É INDISPENSÁVEL A APRESENTAÇÃO DO VOUCHER IMPRESSO OU CELULAR E DOCUMENTO COM FOTO.

 

CONTINUE LENDO

Lia Teixeira exalta Administração Municipal e expressa a sua satisfação pelo ritmo intenso das obras da Estrada de Cristalândia

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2020
  • 09:33h

A vereadora fez um pronunciamento muto otimista na abertura dos trabalhos do Legislativo (Foto: Brumado Urgente)

Esbanjando alegria, a vereadora Lia Teixeira iniciou as suas atividades parlamentares de 2020 com muito otimismo, fazendo questão de reconhecer em seu pronunciamento na abertura dos trabalhos do Legislativo o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal. Ela fez uma projeção muito positiva e também expressou, de forma muito segura, que as suas ações na busca de novas conquistas para os brumadenses continuarão ainda mais intensas. “Iremos ser ainda mais constantes em nossas cobranças para que novos benefícios sejam obtidos, pois estamos conscientes da nossa missão em buscar sempre o melhor para a nossa Brumado”, destacou a vereadora que ainda citou que “temos visto o grande trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, com inúmeras obras e ações de grande relevância, as quais vêm promovendo um clima de muita positividade para o futuro de nossa cidade”. Tendo como um dos focos principais de suas atividades, ela também fez questão de divulgar em suas redes sociais um vídeo (que pode ser visto abaixo), onde ela divide a satisfação pelo ritmo intenso das obras de pavimentação asfáltica da Estrada de Cristalândia, um antigo sonho das comunidades da região, que, agora, está se tornando realidade.

Corpo encontrado carbonizado na zona rural de Aracatu era de um jovem de Vitória da Conquista

  • 13 Fev 2020
  • 08:45h

O corpo encontrado na zona rural de Aracatu nesta quarta-feira (12), às margens da BA-262 acabou sendo identificado por familiares da vítima. As previsões de que poderia ser de um jovem morador Bairro Brasil em Vitória da Conquista, o qual estava desaparecido, acabaram se confirmando. Segundo os relatos o corpo é do jovem Samir Gonçalves, que era muito conhecido na cidade. A confirmação causou uma grande comoção nas redes sociais, onde inúmeras mensagens de pesar foram enviadas à família do jovem. Um dos irmãos de Samir fez a seguinte postagem “agradeço a todos por nos ajudar, mas, infelizmente Samir não está mais entre nós. Peço que orem por nós, principalmente para minha mãe, porque não vai ser fácil enfrentar a dor da perda”. A Polícia não divulgou ainda nenhuma informação sobre as possíveis motivações do crime.

Projeto obriga inclusão de CPF em cadastro para usar redes sociais

  • Redação
  • 13 Fev 2020
  • 07:59h

Isso significa que para usar WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outra plataforma, seria necessário registrar o número do documento | Foto: Allan White/ Fotos Públicas

Um projeto de lei torna obrigatória a inclusão do número do CPF em cadastro para que usuários tenham acesso a redes sociais. Isso significa dizer que para usar WhatsApp, Facebook, Instagram ou qualquer outra plataforma, seria necessário registrar o número do documento. A medida vale tanto para novos quanto para antigos usuários. O texto estabelece que os provedores devem recadastrar em até seis meses os usuários para contemplar a nova exigência. A ideia é do senador e relator da CPMI das Fake News, Angelo Coronel (PSD-BA), como parte das propostas que são resultado da comissão. O senador acredita que a inserção do documento de identificação pode facilitar a responsabilização dos titulares de perfis que propaguem mensagens falsas. “A ausência de legislação específica capaz de coibir a criação desses perfis, que dificultam a identificação de quem produz e compartilha notícias fraudulentas, é apontada por especialistas como fator de estímulo para a disseminação desse tipo de informação”, alega o senador.

Projeto que obriga presos a pagar despesas na prisão é aprovado no Senado

  • Redação
  • 13 Fev 2020
  • 06:52h

(Foto: Reprodução)

Um projeto de lei que obriga presos a pagarem por suas despesas enquanto estiverem na cadeia foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto, de autoria do ex-parlamentar Waldemir Moka (MDB-MS), seguirá para análise do plenário da Casa. A proposta altera a Lei de Execução de Penal, colocando como obrigatoriedade do preso compensar o Estado pelos custos com a sua “manutenção no estabelecimento prisional”. Caso o preso não tenha condições de arcar com as despesas, ele será obrigado a pagar apenas se a prisão lhe oferecer condições de trabalho.

Acumulou: Mega-Sena pode pagar R$ 120 milhões no sábado

  • Redação
  • 13 Fev 2020
  • 06:49h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.233 da Mega-Sena, realizada nesta quarta-feira (12) em São Paulo. O prêmio acumulou. Ainda não houve acertadores da seis dezenas da Mega-Sena neste ano. Veja as dezenas sorteadas: 04 – 06 – 32 – 35 – 41 – 45. A quina teve 89 acertadores; cada um receberá R$ 75.344,43. A quadra teve 8.107 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 1.181,63. O próximo concurso será no sábado (15). O prêmio é estimado em R$ 120 milhões.

Lucro do carnaval vale mais do que a saúde dos brasileiros?

  • Por Dr. Carlos Ely Eluf
  • 12 Fev 2020
  • 19:36h

(Fotos: Reprodução)

Parece-nos uma grave insensatez de nossas autoridades governamentais em permitirem a realização dos festejos carnavalescos no país em meio à epidemia do coronavírus. É desvario e ausência de responsabilidade. O governo brasileiro, após decretar estado de emergência, se absteve de dar respostas céleres para combater a epidemia, que se torna, a cada dia, mais abrangente no contexto global.

Enquanto os Estados Unidos proíbem, temporariamente, a chegada em seu território de pessoas vindas do continente chinês, as empresas aéreas American Airlines e United Airlines cancelam seus voos para a China. O Japão confina, em transatlântico, os passageiros em quarentena, sem poderem desembarcar naquele país. Nações europeias adotam medidas de urgência e extremamente necessárias para amainar os efeitos desta epidemia.

Já o Brasil segue na contramão e age com grande contrassenso. Nada mais propício para a proliferação do coronavírus do que a vinda de turistas em nosso país, que não tem como controlar o estado de saúde dos estrangeiros. E segue o baile. Teremos aglomerações provenientes de blocos carnavalescos, desfiles de escolas de samba, carnaval de rua e até matinês para crianças. Situações totalmente favoráveis à propagação do coronavírus.
 

Pesado tributo para a humanidade, derivado de seu próprio progresso, o qual pressupõe a conexão entre os países em que são realizadas, frequentemente, viagens facilitadoras do comércio internacional. Nossas autoridades estão levando muito tempo para compreender a dimensão da crise, pois a decretação de um estado de emergência requer uma resposta coordenada de toda a sociedade, evidentemente sob a organização dos dirigentes em todas as esferas de poder.

Há temor em adotar medidas antipopulares e que possam afetar a nossa economia, restringindo o setor hoteleiro e os esperados ganhos com a intensificação do turismo. Mas é óbvio ser de suma importância a consideração de se adiar os festejos carnavalescos para uma época mais oportuna. A prioridade deveria ser a saúde pública, não havendo necessidade de grandes inquirições para imaginar as consequências de uma provável disseminação do coronavírus.

Obviamente, a manutenção do carnaval traz significativa dificuldade aos agentes de saúde para controle, tratamento e erradicação de qualquer epidemia que assole o Brasil. O futuro se mostra nebuloso, pois a expectativa é de que as primeiras amostras de uma vacina para conter o vírus irão demorar cerca de três meses para surgirem, e o índice de propagação deverá ter um exponencial aumento, com a letalidade do coronavírus recrudescendo a níveis inimagináveis, até que surja o preventivo. Portanto, deveríamos traçar um plano de contingência contra este invisível inimigo da humanidade, o que se mostra imperioso, já que no curtíssimo prazo até o carnaval, é possível ocorrer um contágio epidêmico que pode acometer aglomerações por meio do contato físico. Portanto, o carnaval deveria, sim, ter sido cancelado ou adiado, evitando que a saúde da população seja comprometida. Mas o que prevalece são medidas demagógicas inaceitáveis no atual contexto da grave epidemia que assola o planeta.

Servidores do Banco do Brasil de Guanambi protestam contra desmonte da instituição

  • Agência Sertão
  • 12 Fev 2020
  • 19:30h

(Foto: Blog do Latinha)

Funcionários do Banco do Brasil de Guanambi paralisaram as atividades por uma hora nesta quarta-feira (12), em protesto contra o que classificam como desmonte da instituição, considerada o principal banco público do país. Segundo o Blog do Latinha, os trabalhadores alegam que as mudanças, os cortes de salários, o fechamento de agências e a reforma administrativa são estratégias para privatizar o banco. “A manifestação na porta da agência visa denunciar à população a política de desmonte do Banco do Brasil”, disse um manifestante. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, o objetivo do ministro Paulo Guedes é a privatização do BB e a estratégia é diminuir a capacidade de atuação da empresa para viabilizar uma futura venda de ativos para o mercado. Os servidores afirmam que o banco do Brasil é uma das empresas mais rentáveis do país, com atuação na agricultura, infraestrutura, saneamento básico e outras áreas essenciais para o desenvolvimento do Brasil.