(Foto: Divulgação Cipe)
Por volta das 18h45 quatro homens após resistirem a abordagem policial entraram em confronto com patrulhas da CIPE Central e CETO do 19º BPM/Jequié. Os homens foram socorridos ao nosocômio local, onde os óbitos foram constatados no Hospital Geral Prado Valadares. Segundo informações de populares os homens são pertencentes à uma organização criminosa. Os homens são indicados como atuantes no tráfico de drogas, assaltos a transeuntes e diversos homicídios na região e na cidade.
- Redação
- 30 Mar 2021
- 10:10h
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou nota informando que, na última quarta-feira (24), efetivou a descentralização de R$ 62,46 milhões para o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de retomar a execução da Operação Carro-Pipa federal em toda a região rural do Semiárido. Nos meses de janeiro e fevereiro, a Pasta, por meio da Defesa Civil nacional, conseguiu realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões, que foram descentralizados ao Exército Brasileiro (EB), responsável direto pela execução do serviço. Porém, o retardo na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA) pelo Congresso Nacional desencadeou a paralisação temporária do serviço. Com a aprovação do PLN 1/21 no Congresso Nacional, no dia 17, e com a publicação da Lei 14.127, de 22 de março, foi ampliada a execução orçamentária provisória para este ano, abrindo crédito extraordinário para a retomada da OCP Federal em sua integralidade.
- Redação
- 30 Mar 2021
- 08:53h
(Foto: Reprodução)
A Pfizer deve entregar até 13,5 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus até junho. A expectativa é que os primeiros lotes cheguem entre abril e maio. A previsão foi apresentada em reunião nesta segunda-feira (29) entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a presidente da empresa no Brasil, Marta Díez. No total, o governo comprou 100 milhões de doses, com promessa de entrega por parte da farmacêutica em 2021. No terceiro trimestre, entre julho e setembro, a previsão é que sejam disponibilizados mais 86,5 milhões de doses, de acordo com a Agência Brasil. No encontro, o ministro da Saúde e a presidente da Pfizer no Brasil discutiram o cronograma de entregas e as demandas de infraestrutura e de logística de distribuição das vacinas pelo Plano Nacional de Imunização. O Ministério da Saúde também anunciou hoje que foram distribuídos mil cilindros de oxigênio para apoiar o atendimento de pacientes com covid-19. No sábado, foram encaminhadas 340 unidades para Mato Grosso e no domingo foram enviados 160 cilindros para o Rio Grande do Norte.
- Paloma Teixeira
- 30 Mar 2021
- 08:12h
Cantora citou trecho da música 'Divino Maravilhoso', composta por Gil e Caetano na época da ditadura militar | Foto: Reprodução/YouTube
A cantora Daniela Mercury se posicionou após Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar uma reforma ministerial com seis trocas no primeiro escalão do governo federal. Em uma publicação no Twitter nesta segunda-feira (29), a artista citou um trecho da música ‘Divino Maravilhoso’. “Vocês estão acompanhando a demissão dos ministros? Atenção é preciso estar atento e forte”, escreveu. A música foi composta por Gilberto Gil e Caetano Veloso e lançada por Gal Costa em 1969. Na época, o Brasil vivia a ditadura militar.
Trocas:
Luiz Eduardo Ramos deixa secretaria de Governo e vai para Casa Civil;
Flávia Arruda ocupa secretaria de Governo no lugar de Ramos;
Braga Netto é transferido para a Defesa, no lugar de Fernando Azevedo;
André Mendonça deixa Justiça e Segurança Pública e volta para a Advocacia-Geral da União, no lugar de José Levi;
Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal assume Justiça;
Carlos Alberto Franco França ocupa Relações Exteriores no lugar de Ernesto Araújo.
- Redação
- 30 Mar 2021
- 07:37h
Foto: divulgação/TRE-BA
O ex-vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Roberto Maynard Frank, foi eleito como presidente do TRE-BA nesta segunda-feira (29). Ele irá ocupar o cargo que antes era do desembargador Jatahy Júnior, que se despediu do Regional baiano na sexta (26), após dois anos como presidente. Além da eleição de Maynard, o desembargador Mário Alberto Hirs assumiu a vice-presidência do órgão e se tornou membro efetivo do TRE-BA. Na solenidade de despedida de Jatahy Júnior, o magistrado foi homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma. “Ao final do meu mandato nesta Corte, em especial no exercício da presidência, dirijo minhas primeiras palavras para agradecer a todos os magistrados, servidores, advogados e aos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o bom êxito do ciclo da minha jornada”, afirmou o desembargador.
(Foto: Reprodução)
Um gravíssimo acidente foi registrado na noite de ontem (29) na estrada que liga Vitória da Conquista a Anagé. A colisão envolveu um veículo Ford Fusion e uma sprinter. O condutor do carro de passeio, que teve as iniciais divulgadas pela polícia como L.S>.o< de 38 anos, morreu no Hospital de Base, após ser encaminhado a referida unidade. Outras quatro pessoas ficaram feridas.
- Brumado Urgente
- 29 Mar 2021
- 17:43h
As noites também vêm sendo muito quentes nesses últimos dias em Brumado | Foto: Marcos Aurélio
Está todo mundo agoniado e reclamando da quentura que tem feito nas últimas semanas na região sudoeste do semiárido bahiano. A sensação que temos é que mesmo estando no outono, está fazendo mais calor que no verão. E essa semana deve continuar assim, com muito calor, mas a boa notícia tarda, mas não falha, vem chuva por aí. Em Brumado, nesta segunda-feira (29), os termômetros alcançaram a marca de 38 grauns, com uma sentação térmica de 42. A previsão do tempo aponta para temperaturas ainda bastante elevadas, com máximas na casa dos 37 graus. As noites também vêm sendo bem quentes, o que dificulta uma boa noite de sono. Segundo os instituitos de metereologia, a boa nova é que a possibilidade de precipitações plubiomértricas já neste final de semana aumentaram de forma muito positiva.
A Semana Santa se findará com as tão esperadas chuvas segundo a previsão | Foto: Reprodução Google Clima
- Brumado Urgente
- 29 Mar 2021
- 16:47h
O vereador Palito vem atuando sempre com muita intensidade a favor da Comunidade de Lagoa Funda | Foto: Brumado Urgente
Sempre saindo em defesa de sua comunidade, o vereador Palito (PP), vem narrando com frequência a situação preocupante da suspeição da coleta de lixo na Comunidade de Lagoa Funda. A insatisfação dos moradores vem aumentando de forma considerável, então, diante disso, o parlamentar aumentou os seus esforços no sentido de fazer com que os serviços voltem à normalidade o mais rápido possível. Em contato com o Brumado Urgente ele explicou que “tive uma reunião no final de semana com o prefeito Eduardo Vasconcelos a fim de solucionar essa questão de forma urgente” e ainda argumentou que “o gestor foi muito receptivo ao nosso pleito e nos informou que o retorno da coleta acontecerá pela atual prestadora dos serviços ou de uma outra nos próximos dias e, caso seja necessária uma nova licitação, essa será feita”.
- João Pedro Pitombo e João Valadares | Folhapress
- 29 Mar 2021
- 16:34h
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
A retomada da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -com a anulação de suas condenações no âmbito da Lava Jato e a sua possível candidatura à Presidência da República em 2022- embaralhou costuras para disputa de governos estaduais, com impacto maior no Nordeste. A avaliação é que o petista, que tem alta popularidade e já era encarado como forte cabo eleitoral, ganhou ainda mais peso no tabuleiro político caso protagonize a disputa pelo Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O novo cenário resultou em mudanças de estratégias, acelerou lançamento de pré-candidaturas no campo lulista e deixou alguns aliados de Bolsonaro do centrão em compasso de espera, aguardando as próximas movimentações para decidir qual rumo tomar. As costuras estarão amarradas ao cenário nacional e passam por fatores como a popularidade de Bolsonaro, o fôlego do crescimento político de Lula e a capacidade dos partidos de centro-esquerda e centro-direita em construir uma alternativa viável ao Planalto. "A retomada dos direitos políticos do presidente Lula impacta a política brasileira de maneira geral. Ele está com muita disposição e aberto para conversas com segmentos diversos da sociedade, compreendendo a complexidade do nosso país", diz o senador Rogério Carvalho (PT-SE).
No Nordeste, a avaliação é de que o retorno do presidente ao tabuleiro político fortalece o PT e aliados nas disputas pelos governos estaduais: "Lula tem legado. É óbvio que ninguém vive só disso, mas o legado é um lastro, uma credencial", avalia Carvalho.
O PT, que governa quatro estados na região Nordeste, já tem pré-candidatos para as eleições estaduais em, ao menos, três locais: Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.
Na Bahia, governada pelo partido há 15 anos, a decisão pela elegibilidade de Lula fez com que o PT antecipasse o anúncio do senador e ex-governador Jaques Wagner como pré-candidato ao governo.
Na costura definida, o governador Rui Costa (PT) ficaria até o fim do mandato e não seria candidato a nenhum cago, abrindo a vaga da disputa ao Senado para Otto Alencar (PSD) buscar a sua reeleição.
Wagner deve enfrentar nas urnas o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), em disputa que oporia dois dos principais protagonistas da política baiana na última década.
Com a alta rejeição de Jair Bolsonaro na Bahia, a tendência é que ACM Neto se coloque como oposição ao presidente. Por isso, dentro do DEM, ele defende a construção de uma terceira via que passa por conversas, inclusive, com nomes mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT).
Nas últimas semanas, o ex-prefeito de Salvador endureceu o tom das críticas a Bolsonaro, questionando a atuação do presidente no enfrentamento à pandemia. A estratégia é, desde já, tentar neutralizar um provável discurso do PT na campanha, que tentará ligar ACM Neto a Bolsonaro.
Aliados do ex-prefeito de Salvador avaliam que a provável candidatura de Lula à Presidência dificulta o objetivo de ACM de chegar ao governo do estado. Mas ponderam que o cenário poderia ser pior se o candidato petista ao Planalto fosse o atual governador baiano Rui Costa.
A tendência é que, ancorado em um candidato à Presidência de um partido de centro, o DEM baiano fuja da nacionalização da campanha e busque novos enfoques no discurso.
Um deles será uma espécie de embate geracional: com 42 anos, o ex-prefeito de Salvador buscará se apresentar como uma novidade frente a Jaques Wagner, 70, que junto com Lula, 75, reeditaria a mesma dobradinha das eleições de 2002 e 2006.
Os petistas, por sua vez, dizem acreditar que a alta popularidade de Lula e Rui Costa será suficiente para o grupo se manter no Governo da Bahia, sem maiores sobressaltos.
Já no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra disputará a reeleição, enquanto no Piauí, o governador Wellington Dias trabalha o nome do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles. No caso de Sergipe, o pré-candidato é o senador Rogério Carvalho.
Nesse casos, contudo, a orientação é evitar movimentações políticas mais bruscas neste primeiro semestre, enquanto a pandemia permanecer em cenário mais crítico.
No Ceará, governado há sete anos por Camilo Santana (PT), a sucessão ainda depende das conversas com o PDT, principal aliado do governador petista. O partido ainda estudará possível candidatura em Pernambuco, com a deputada federal Marília Arraes.
No estado pernambucano, a volta de Lula ao tabuleiro estremeceu a aproximação de PSB e PDT em torno da provável candidatura de Ciro Gomes. Dirigentes do PSB já falam abertamente que uma possível composição com o PT não está descartada.
Parlamentares influentes do PSB pernambucano e pessoas próximas ao governador Paulo Câmara (PSB) avaliam que a entrada de Lula no jogo eleitoral de 2022 fragiliza a possibilidade de aliança do partido com o PDT.
Mesmo após uma campanha municipal bastante acirrada entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), na qual o antipetismo foi usado com intensidade, há entre os socialistas o sentimento de que é possível um reposicionamento.
A avaliação predominante é de que uma candidatura mais ao centro, a exemplo de Ciro Gomes (PDT), encontraria dificuldade para criar musculatura eleitoral. Por outro lado, a alta popularidade de Lula facilitaria o caminho para manutenção da hegemonia do PSB em Pernambuco, que já dura 14 anos. Nas redes sociais, após decisões que beneficiaram o ex-presidente Lula, Paulo Câmara fez postagem de apoio ao petista.
Historicamente, Pernambuco tem peso bastante elevado nas decisões do PSB. Em 2018, por exemplo, após entendimento entre Lula e Câmara, o PT conseguiu nacionalmente neutralidade do PSB no primeiro turno da eleição presidencial.
A oposição ao PSB em Pernambuco tende a apostar em nomes novos, mas de famílias com tradição na política, para construir discurso de renovação. O principal nome deles é do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Há negociações em curso para que ele migre para o DEM. Outro nome é o da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), filha do ex-governador João Lyra Neto.
Dentre os partidos do centrão, a palavra de ordem é aguardar e analisar qual será o cenário daqui a um ano. "Tem que ver o que vai acontecer. A força do presidente Lula no Nordeste é inconteste, ninguém questiona isso. Mas o presidente Bolsonaro também terá trunfos se a vacinação avançar e se a economia voltar a crescer", resume o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA).
Por enquanto, o PL tende a caminhar com Bolsonaro, mas nada impedirá uma revoada de parte dos parlamentares e candidatos majoritários em direção a Lula, especialmente no Nordeste.
No Piauí, o senador Ciro Nogueira (PP) é pré-candidato ao governo. Publicamente, diz que mantém o apoio ao presidente e chegou a afirmar que avalia a elegibilidade de Lula como benéfica a Bolsonaro na disputa eleitoral. Por outro lado, passou a fazer críticas pontuais a Bolsonaro, afirmando que ele "perdeu a narrativa" das vacinas.
CONTINUE LENDO
- Redação
- 29 Mar 2021
- 15:45h
O encontro foi considerado muito positivo pelos vereadores | Foto: Divulgação
Em momentos de crise as autoridades governamentais têm que mostrar soluções para a população, principalmente para os setores que estão em vulnerabilidade social. Devido à pandemia essa lacuna aumentou, então, buscando atender aos anseios populares, o presidente da Casa Legislativa, vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o grupo que dá sustentação ao governo municipal, o qual é composto dos seguintes parlamentares: Tiago Amorim, Verimar do Sindicato, Wanderley Nen, Renato Santos, Palito, César Bar e Lia Teixeira; tiveram um importante encontro com o prefeito Eduardo Vasconcelos. O objetivo da reunião, que aconteceu no gabinete municipal, foi apresentar e detalhar a Indicação 215/2021 (confira aqui), de autoria dos mesmos, a qual objetiva a construção de um Restaurante Popular em Brumado. Segundo o presidente Zé Carlos de Jonas o encontro foi muito positivo e todos saíram muito otimistas, já que o chefe do executivo foi muito receptivo à indicação e garantiu que o município fará tudo que for possível para tornar o projeto uma realidade. “Brumado hoje conta com um comércio cada vez mais sólido e bem movimentado e a implantação do restaurante popular irá proporcionar uma valiosa política social que irá beneficiar milhares de famílias, oferecendo uma alimentação de qualidade a um preço bem acessível”, destacou Zé Carlos de Jonas.
- Redação
- 29 Mar 2021
- 15:22h
(Foto: Reprodução Redes Sociais)
O adolescente Gustavo Santos, 15 anos, morreu em virtude de complicações provocadas pela Covid-19, na última sexta-feira (26), em Guanambi. Ele cursava o 9° ano B na Escola Municipal Professora Enedina Costa de Macedo, no município do Sudoeste baiano. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o garoto era portador de doença renal crônica e foi admitido no dia 20/2, no Hospital Santa Casa, em Montes Claros, em Minas Gerais, onde seria submetido a um transplante renal. No dia 4 de março, apresentou problemas respiratórios e teve material coletado para exame RT/PCR, tendo confirmação para Covid-19.
- Bahia Notícias
- 29 Mar 2021
- 14:40h
Foto: Camila Souza/GOVBA
O pesquisador e presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, considera um “cenário delicadíssimo” que o país acaba chegando após a morte de um soldado da PM-BA em “surto psicológico” que foi baleado por colegas na Barra, em Salvador, neste domingo (28) (lembre aqui). O episódio está sendo usado por políticos e influenciadores bolsonaristas para semear o caos, alerta Renato em reportagem do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
O especialista, que também é professor na FGV, em São Paulo considera grave a situação. “É muito grave a tentativa de transformar um episódio dos mais complexos na atividade policial, o atendimento de ocorrência envolvendo pessoa armada em surto psicótico, em rinha de briga eleitoral”, afirma argumentou.
O soldado Wesley Soares, lotado na 72º Companhia Independente de Polícia Militar de Itacaré, chegou armado de fuzil e com o rosto pintado para um ato político num dos principais pontos turísticos da capital baiana na tarde de domingo. Ele foi alvejado depois de horas de negociação, quando atirou contra os colegas.
“Eu tenho alertado para os riscos que o bolsonarismo nas PM traz para o país faz mais de um ano. E o episódio desta madrugada mostra que os controles são precários e qualquer erro de cálculo pode jogar o país no caos, o cenário perfeito sugerido pelo presidente para a decretação de estado de sítio”, complementa o pesquisador, que acusa alguns dos mais destacados políticos bolsonaristas de ajudar a semear o pior cenário.
“A meu ver, os deputados federais Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis e Carla Zambelli [todos do PSL] estão tentando aumentar as fissuras que os dois anos de gestão Bolsonaro já provocaram no jogo democrático, e uma hora a represa rompe”, afirma Renato Sérgio de Lima.
- Redação
- 29 Mar 2021
- 11:44h
(Foto: Metro 01)
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (29) na sede da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para prestar esclarecimentos sobre a ação da PM na contenção do policial Wesley Soares, na tarde do domingo (28).
Wesley dirigiu-se ao Farol da Barra, em Salvador, aparentando um quadro de surto psicótico e, por volta das 14h, começou a atirar com um fuzil, primeiramente para o alto e, no final da tarde, contra a própria tropa da Polícia Militar presente no local.
Segundo a PM, ele foi neutralizado e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde acabou morrendo no final da noite. De acordo com o coronel Coutinho, foram utilizados “recursos de uso progressivo da força”, no momento da atuação.
“A situação não permitia, inclusive pela distância, a utilização de uma pistola de condicionamento. A tropa estava sendo atacada com uma arma de guerra, um fuzil. Efetivamente, é um potencial de letalidade grande. As ações foram desencadeadas com o objetivo de retirá-lo do enfrentamento. As imagens falam por si só quando são efetuados os disparos. Enquanto os disparos não estavam oferecendo risco à troa e às pessoas que circulavam, nossa tropa ficou impassível, no sentido de proteger a integridade do provocador, que era integrante das nossas fileiras”, disse.
O coronel informou também que a PM possui equipe de psicólogos para atender a tropa. “Temos uma equipe de psicólogos e fomos reforçados, recentemente, com 20 psicólogos clínicos para atendimento de policiais militares em todo o estado. Tínhamos ali um típico caso, o que definimos na doutrina, de um indivíduo que estava passando por um transtorno mental, onde ele estava desconectado da realidade”.
Ainda de acordo com o coronel Coutinho, a instituição está prestando todo o apoio à família de Wesley. “Um policial militar que não apresentava problemas de comportamento, não deu sinais em qualquer momento de distúrbios, trabalhava em Itacaré, assumiu o serviço ontem [domingo, dia 28] pela manhã em Itacaré e dirigiu-se ao Farol da Barra, armado, pra fazer aquela situação que nós nos envolvemos como ocorrência crítica, no veículo dele próprio. Trouxemos, inclusive, uma irmã dele, no helicóptero da corporação, em uma tentativa de negociação para encerrar aquela situação”, revelou o comandante-geral.
- Redação
- 29 Mar 2021
- 11:20h
(Foto: Reprodução)
Mais de um ano desde que o primeiro caso de coronavírus foi descoberto no Brasil, a avaliação da maioria da população é de que a pandemia está durando mais do que esperava. Essa é a opinião de 80,4% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas.
O instituto ouviu 2.334 pessoas, espalhadas em 196 municípios de todos os estados do país e no Distrito Federal. Realizada de 12 a 16 de março, a pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,0% para mais ou para menos.
O resultado mostrou que, para 14,2% dos entrevistados, a pandemia está durando o tempo que esperavam, e 1,8% disse que está durando menos que o esperado. Outros 3,7% não sabem ou não opinaram a respeito.
Da mesma forma, a maioria (73,4%) acha que o número de mortes decorrentes da Covid-19 é maior do que o esperado. Outros 15,7% disseram já esperar por isso - mais de 310 mil mortos, atualmente -, 6% dizem que o número é até menor do que o esperado e 4,9% não sabem ou não opinaram sobre a questão.
Com isso, o que mais preocupa os brasileiros é o medo de perder alguém querido, opção que foi respondida por 48% dos entrevistados. Já para 30,2%, a maior preocupação é justamente a longa duração da pandemia. O temor de contrair a doença (9,9%) e o medo de ficar sem emprego (7,8%) são outras grandes preocupações. Os 4% restantes não sabem ou não opinaram.
TEMOR x ESPERANÇA
Embora a maioria dos brasileiros admita que o número de óbitos e a duração da pandemia superou sua expectativa, não há maioria consolidada quanto às projeções futuras. Considerando a margem de erro de 2%, há um empate técnico entre os 41% que acham que a pandemia ainda vai piorar e os 39,5% otimistas, que acreditam que haverá melhora nos próximos meses. Outros 13,4% dizem que o cenário deve continuar como está - hoje em dia, marcando recordes diários de mortes -, e 5,6% não sabem ou não opinaram.
- Ascom | CMB
- 29 Mar 2021
- 10:57h
(Ascom - CMB)
Como Março é o Mês da Mulher, a Câmara de Vereadores de Brumado comprovou o seu compromisso e teve como pauta das sessões projetos relevantes que vêm de encontro aos anseios da sociedade. De autoria da vereadora Verimar do Sindicato, o Projeto de Lei 021/2021 busca a criação no município de Brumado do Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, instituindo medida de combate e prevenção à essas práticas, tendo como base a Lei Federal nº 11.340 de 07 de agosto de 2006. Em sincronia com esse PL, o vereador Beto Bonelly também fez um requerimento solicitando a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). As referidas solicitações foram parabenizadas por todos os vereadores que fizeram questão de destacar a importância das mesmas, já que existe uma lacuna histórica nesse sentido. O presidente, vereador Zé Carlos de Jonas também exaltou o papel da Casa Legislativa nesse processo e garantiu que todos os parlamentares estão unidos nesse sentido. Além desses projetos também foi dada entrada no requerimento que visa a criação da Ronda Maria da Penha no município, o que poderá evitar que futuros feminicídios venham a ocorrer.