Uruçuca: Cidade registra quarta morte em apenas 14 casos confirmados da Covid-19

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 14:18h

(Foto: Reprodução)

A cidade de Uruçuca, no sul do estado, registou na última semana a quarta morte em decorrência da Covid-19. O município possui 14 casos confirmados da doença, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado no último sábado (25).  A paciente, que veio a óbito na última quarta-feira (22), tinha 42 anos, tinha registro de obesidade, hipertensão e diabetes.  O número de mortes na cidade é igual a da cidade de Ilhéus e maior do que a cidade de Itabuna, dois dos principais municípios do sul do estado, que já apresentam mais de 100 casos confirmados cada um. Na Bahia, 117 municípios possuem confirmação de contaminação pelo coronavírus. 

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência deve substituir Moro

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 11:46h

Chefe da Abin e amigo da família Bolsonaro, Alexandre Ramagem deve assumir diretoria-geral da Polícia Federal | Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro Jorge Oliveira, chefe da Secretaria-Geral da Presidência, deve ser anunciado substituto de Sergio Moro no Ministério da Justiça. Informações da TV Globo indicam que, apesar da resistência, Oliveira aceitou o cargo e até se reuniu com Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada. O nome agrada toda a família. O pai de Oliveira já trabalhou com Jair Bolsonaro na época em que era deputado. E o próprio titular da Secretaria-Geral já foi chefe de gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL). Já foi escolhido também o novo diretor-geral da Polícia Federal. Alexandre Ramagen, atual diretor da Agência Nacional de Inteligência (Abin), vai assumir o cargo antes ocupado por Maurício Valeixo. A chefia da corporação foi o motivo que levou à saída de Sergio Moro do governo. O ex-juiz federal revelou que Bolsonaro quer interferir na PF por motivos políticos. Ramagem também é conhecido da família. O novo diretor-geral da PF já passou o Réveillon com Carlos Bolsonaro e amigos, na virada de ano de 2018 para 2019. Além disso, Ramagem trabalhou como segurança de Bolsonaro na campanha presidencial.O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) prometeu entrar com ação na Justiça para impedir que Ramagem assuma o cargo, caso seja nomeado. O motivo é a relação de proximidade com a família do presidente da República.

Mistérios sobre a possível morte de Kim Jong-un não foram ainda esclarecidos

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 10:09h

A morte do "homem foguete" ainda não foi confirmada pela Coreia do Norte (Foto: Reprodução)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, voltou a ser o foco das atenções do mundo nos últimos dias, depois de relatos conflitantes sobre o seu paradeiro. O sumiço dos compromissos públicos levantou especulações sobre sua real condição de saúde. No início da semana passada, um veículo de imprensa da Coreia do Sul noticiou que Kim estaria se recuperando de uma cirurgia no coração, feita no dia 12 de abril. Dias depois, os rumores sobre o seu estado de saúde, inclusive sobre uma possível morte, ganharam tração com a sua ausência foi notada em uma das mais importantes celebrações da Coreia do Norte: o aniversário do fundador do regime, e avô de Kim, Kim Il-Sung, em 15 de abril.

 

Há poucas informações pessoais disponíveis sobre o atual líder norte-coreano, mas acredita-se que tenha 36 anos e que tenha problemas de saúde em razão do cigarro e da obesidade.

Mas, afinal, o que está acontecendo na alta cúpula da Coreia do Norte, um dos países mais fechados e misteriosos do mundo? Para responder essa pergunta, EXAME reuniu alguns pontos. Veja abaixo:

Kim Jong-un está morto?

Antes de mais nada, vale lembrar que não há qualquer informação oficial sobre o assunto, mas sim especulações. Pelo menos até agora. A polêmica em torno da sua saúde está tão em alta, que até um site especializado em notícias de celebridades falou sobre o assunto, o americano TMZ. A nota diz que Kim estaria morto e cita veículos de imprensa da China e do Japão. O site, no entanto, deixou a observação de que não havia confirmado a veracidade da informação. No último sábado, a agência Reuters informou que a China enviou uma equipe médica para auxiliar nos cuidados com a saúde de Kim, mas não conseguiu determinar o que essa visita significaria para o estado de saúde do líder norte-coreano. Ainda no final da última semana, outro veículo de imprensa, baseado em Hong Kong, noticiou que ele estaria morto ou “em estado vegetativo”. Até o momento, no entanto, a imprensa norte-coreana, que é controlada pelo regime, continua sem se manifestar sobre o tema.

Quando Kim foi visto pela última vez?

A Yonhap, agência de notícias sul-coreana, que também atua na cobertura dos desdobramentos no vizinho do Norte, noticiou que a última aparição pública de Kim foi em 11 de abril. Na época, ele teria participado de uma reunião com a alta cúpula do governo. Há, ainda, imagens da imprensa oficial do país que mostram Kim visitando um local de exercício militar no dia 12 de abril. Vale notar, no entanto, que foi sua ausência nos eventos do dia 15 de abril que fizeram estourar as especulações sobre o seu estado de saúde. Outra evidência que contradiz os relatos sobre a saúde de Kim veio por meio do grupo de pesquisas 38 North, focado no monitoramento das atividades na Coreia do Norte. De acordo com os pesquisadores, o trem do líder norte-coreano foi detectado em uma região de resorts na costa do país, Wonsan, no início da última semana. Um oficial sul-coreano ouvido pelo grupo confirmou a presença dele no local.

CONTINUE LENDO

Militares e centrão se juntam na UTI por Bolsonaro...

  • UOL
  • 26 Abr 2020
  • 09:44h

(Foto: Reprodução)

O coronavírus e a conversão de Sergio Moro em delator alteraram dramaticamente as prioridades de Jair Bolsonaro. Antes, ele planejava tirar a economia do atoleiro e se reeleger. Agora, se esforça para não cair e passar a impressão de que ainda comanda. Para alcançar esses dois novos objetivos estratégicos, Bolsonaro promove um encontro constrangedor. Ele junta a castidade presumida dos militares e o gangsterismo político do centrão na UTI em que se encontra o seu governo. Os militares ficam com Bolsonaro por acreditar que a tarefa que se autoatribuíram de presidir o presidente virou um imperativo patriótico. A frequência com que Bolsonaro fabrica crises revela que os generais do Planalto perdem a guerra. O centrão encosta seu código de barras no Planalto porque identificou no apodrecimento do governo uma nova oportunidade para reassegurar que as verbas do Tesouro Nacional continuarão saindo pelo ladrão. Bolsonaro e seus filhos viraram matéria-prima para investigação. O mandato do capitão pode ser questionado num pedido de impeachment (há 24 deles na Câmara) ou num processo criminal a ser julgado no Supremo (há três inquéritos abertos). O centrão passou a ser vital para Bolsonaro nas duas hipóteses. Recompensados com cargos e verbas, podem ajudar a enterrar pedidos de impeachment ou negar autorização para que o Supremo julgue eventuais denúncias da Procuradoria-Geral da República contra o presidente. Bolsonaro flerta com os corruptos do centrão há meses. Ironicamente, coube a Sergio Moro, ex-algoz de larápios na Lava Jato, dar o empurrão que pode consolidar o casamento.

Porque o paciente zero da Covid-19 no Brasil pode nunca ser descoberto

  • BBC News
  • 26 Abr 2020
  • 09:22h

Sintomas de pacientes antes do primeiro caso no Brasil podem ter sido associados a outras doenças, sem que médicos suspeitassem de covid-19, afirmam especialistas Foto: Getty Images

O primeiro caso do novo coronavírus em território brasileiro talvez nunca seja descoberto. Ao menos é o que afirmam especialistas ouvidos pela BBC News Brasil. Segundo médicos e estudiosos que pesquisam a trajetória do Sars-Cov-2 (nome oficial do vírus), é muito provável que já houvesse casos no país antes do primeiro paciente confirmado. Um empresário de 61 anos é considerado o primeiro diagnóstico no Brasil. Ele testou positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 25 de fevereiro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). O paciente havia retornado do norte da Itália, região que começava a enfrentar uma explosão de casos de Sars-Cov-2. Ele tinha sintomas como febre e tosse seca — cerca de duas semanas depois do diagnóstico, o paciente se recuperou, segundo o Governo de São Paulo. Mas especialistas apontam que é pouco provável que o empresário de 61 anos tenha sido a primeira pessoa a pisar em solo brasileiro com o novo coronavírus — cujos casos tiveram início em Wuhan, na China. Em meio ao crescimento exponencial de registros no Brasil, estudiosos consideram que é difícil afirmar com precisão o primeiro caso do país. Entre os motivos para que possa ter havido casos que não foram descobertos anteriormente estão a falta de orientações de autoridades antes do primeiro diagnóstico, a grande quantidade de pacientes assintomáticos e o fato de que o novo coronavírus pode ter sido confundido com outros problemas respiratórios. Uma das principais alternativas para descobrir casos anteriores aos primeiros diagnósticos é o teste de anticorpos, que permite descobrir se a pessoa teve o coronavírus anteriormente. Isso ajuda a entender a rapidez da propagação do vírus e possíveis casos que não foram diagnosticados. Esses exames, porém, ainda são incipientes no Brasil.

Brasil tem mais de 4 mil mortes e 59,3 mil casos de coronavírus

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 09:02h

alanço das secretarias estaduais de Saúde deste domingo indicam aumento de 41 mortes e 815 diagnósticos de Covid-19 Redação | Foto: Antonio Rezende/PMRJ/Fotos Publicas

O domingo (26) começa com dados que chamam a atenção em se tratando do novo coronavírus. As secretarias de Saúde dos estados registram 4.057 óbitos decorrentes da Covid-19, e 59.324 casos da doença. Até a tarde de sábado (25), o Ministério da Saúde havia contabilizado 4.016 óbitos e 58.509 diagnósticos. São Paulo segue como estado com maior concentração de casos. Foram 1.667 pessoas mortas e mais de 20 mil diagnósticos positivos para Covid-19. No sábado, um bebê de sete meses morreu com a doença. De acordo com informações do G1, mais de sete estados têm taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 70%. Destaque para Ceará, que atingiu toda sua capacidade desde o último dia 20; Amazonas, que tem 96% dos leitos ocupados; Pernambuco, que tem 95% de ocupação e 99% dos leitos de UTI de toda a rede pública exclusivos para pacientes de Covid-19; Pará, com 84%; Acre, que tem 80% dos leitos ocupados em Rio Branco; e Rio de Janeiro, com 74% em todo o estado.

Situação preocupante! Jequié registra mais 06 casos e totaliza 37 confirmações de Covid-19

  • Redação
  • 26 Abr 2020
  • 08:28h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais, informa que vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde e das estratégias de enfrentamento ao Covid-19 e, mesmo diante das estratégias que vêm sendo implementadas, o número de casos confirmados vêm aumentando, exponencialmente. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma a importância fundamental para que a população siga, corretamente, todas as medidas preventivas, redobrando o cuidado com a higienização das mãos, evitando tocar na boca, nariz e olhos, além da manutenção do distanciamento social e do uso obrigatório da máscara, quando houver verdadeira necessidade de saírem de casa. Estes são os dados atualizados, até às 19h, deste sábado, 25, que apresentou mais cinco casos positivos para Covid-19: – 37 casos confirmados (pessoas que testaram positivo para Covid-19), destes, 3 casos foram recuperados; – 244 casos suspeitos (pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal e foram notificados para Covid-19);

Conquista: Mais um paciente é internado no Hospital de Base com coronavírus

  • BRF
  • 26 Abr 2020
  • 08:17h

(Foto: BRF)

Após receber uma paciente da cidade de Mirante e outro de Licínio de Almeida, ambos com coronavírus, o Hospital de Base de Vitória da Conquista agora conta com mais um internado com coronavírus de uma cidade da região Sudoeste. Trata-se, segundo o site Notícias VCA, de um idoso da cidade de Caetanos que estava recentemente em São Paulo. O Hospital de Base de Conquista disponibilizou toda a UTI 2 para pacientes suspeitos ou com situação confirmada de coronavírus. O estado de saúde dos pacientes não foram divulgados.

Prefeitura de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento do vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense Castro

  • Ascom | PMB
  • 25 Abr 2020
  • 14:42h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A Administração “Educar para Libertar”, por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos, vem comunicar o seu pesar pelo falecimento do músico e vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense José Maria Silva Castro, o qual ocorreu nesta sexta-feira (24) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. 

José Maria como era conhecido, por inúmeras vezes, abrilhantou os eventos cívicos e municipais que foram realizados em Brumado ao longo das últimas décadas. 

Com seu alto conhecimento musical ele ajudou a conduzir a Lira Ceciliana com seus dobrados inesquecíveis, dando um tom de alegria à uma parte importante de nossa história contemporânea. 

Então ficam aqui os nossos sentimentos de pesar pelo falecimento deste brumadense que dedicou grande parte de sua vida à música e cultura de nossa terra.

Carreta invade contramão, bate em viatura da PM e arrasta veículo na BR-242, no oeste da Bahia

  • Informações do G1/BA
  • 25 Abr 2020
  • 11:45h

Carreta invade contramão e bate em viatura da PM — Foto: Gazeta 5

Uma carreta bitrem invadiu a contramão em alta velocidade e bateu em uma viatura da Polícia Militar, na Avenida Irmã Daniela, em Ibotirama, oeste da Bahia. De acordo com informações da PM, com o impacto da batida, o veículo foi arrastado por alguns metros. Ainda segundo a PM, os policiais que estavam no veículo desceram do carro e abordaram o motorista da carreta. Foram achados uma porção de cocaína em um prato, outra quantidade dentro de um saco plástico, munições de calibre 22, além de dois canudos feitos de cédula de dinheiro e papel dentro da carreta. A polícia também informou que foram encontrados, no bolso da calça do motorista, quatro pinos vazios, usados para acondicionar cocaína. Todo material e o condutor foram encaminhados para a delegacia territorial onde foi registrada a ocorrência e serão investigadas as circunstâncias do acidente. Não há informações se a carreta estava carregada. A polícia também não informou se algum dos ocupantes dos dois veículos ficou ferido. Também não há detalhes se o motorista da carreta continuou detido. O acidente aconteceu na sexta-feira (24), mas as informações só foram divulgadas neste sábado (25).

OMS alerta para a incerteza sobre casos de reinfecção

  • Por Reuters
  • 25 Abr 2020
  • 11:32h

Agência das Nações Unidas alerta que emissão de 'passaportes de imunidade' ou 'certificados sem risco' para pessoas que foram infectadas pode aumentar o risco de propagação | Foto: Christian Mang/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste sábado (25) que atualmente "não há evidências" de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estão protegidas contra uma segunda infecção por coronavírus. Em um comunicado, a agência das Nações Unidas alertou contra a emissão de "passaportes de imunidade" ou "certificados sem risco" para pessoas que foram infectadas, dizendo que a prática pode realmente aumentar o risco de propagação, pois pode ignorar o conselho padrão. O Chile disse na semana passada que começaria a distribuir "passaportes de saúde" para pessoas consideradas recuperadas da doença. Uma vez rastreados para determinar se eles desenvolveram anticorpos para torná-los imunes ao vírus, eles poderiam voltar imediatamente ao trabalho. A iniciativa também já é cogitada nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha. No começo do mês, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que estava negociando com um parceiro da Inglaterra a implementação do "passaporte da imunidade". Sem detalhar a medida, Guedes disse que estaria em discussão pelo governo a disponibilização para o Brasil de 40 milhões de testes por mês para o coronavírus. O Mundo tem mais de 2,8 milhões de casos e 197 mil mortes, segundo o levantamento deste sábado (25) da universidade norte-americana Johns Hopkins. No Brasil, o balanço exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde aponta 3.704 mortes provocadas pela Covid-19 e 54.043 casos confirmados da doença em todo o país.

Empresa RHI Magnesita doa mil máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Brumado

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 10:38h

(Foto: Divulgação)

A participação e cooperação das instituições e empresas que atuam em Brumado no combate ao novo coronavírus vem sendo constante e importante para fortalecer a logística do município na busca de conter a disseminação da Covid-19. Na manhã deste sábado (25) a empresa mineradora RHI Magnesita, por meio da assessora de comunicação Lucila Soledade Matos, doou mil máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Brumado. A doação foi feita no gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos, que, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, recebeu as máscaras e agradeceu à doação.

Bahia registra mais três mortes; total de casos sobe para 1979

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 10:12h

Um homem em Itapetinga e um homem e uma mulher de Salvador foram as vítimas fatais mais recentes |

O número de infectados pelo novo coronavírus na Bahia subiu para 1.979 casos confirmados. O dado foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em balanço divulgado no final da tarde desta sexta-feira (24). Mais três mortes foram atestadas. As vítimas fatais são uma mulher de 92 anos, residente em Salvador, que tinha histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica; um homem de 71 anos, também da capital e que sofria de câncer de pulmão e hipertensão, e um homem de 73 anos, residente em Itapetinga, no Sudoeste baiano, que possuia hipertensão e diabetes. A Sesab contabiliza ainda 452 pacientes recuperados e outros 1.460 estão sendo acompanhdos pela assistência médica e a vigilância epidemiológica. Destes, 230 encontram-se internados, sendo 68 em UTI. Entre 1º de março e 24 de abril, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou o total de 14.354 exames. No momento há 1.596 amostras em análise laboratorial.

Coronavírus em Conquista: Hospital de Base emite nota de esclarecimento

  • Redação
  • 25 Abr 2020
  • 08:09h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem esclarecer a população acerca de uma denúncia sobre suposto descaso da Unidade em relação à pandemia de Coronavírus e o trato dos pacientes internados e seus acompanhantes. O HGVC vem seguindo os protocolos de segurança sugeridos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), que desde o mês de fevereiro vem dando orientações específicas em relação ao enfrentamento do Coronavírus. Essas orientações  vão desde a estruturação física e de serviços de saúde, a materiais indicados, treinamentos das equipes e qualificação da assistência aos pacientes, pois a Unidade se mantém como referência de diversas outras doenças. Portanto, diante da pandemia, todas as demandas relacionadas às necessidades dos pacientes e acompanhantes vêm sendo cumpridas. Em todo caso, qualquer denúncia apresentada será tratada com sensatez, e após ouvir os profissionais, caso apurada alguma irregularidade, serão tomadas as providências administrativas cabíveis.

 

Suspensão do isolamento social em municípios baianos preocupa Rui Costa

  • Redação
  • 24 Abr 2020
  • 18:19h

O governador informou que tem feito reuniões com os prefeitos e alertado sobre os riscos dessas decisões | Foto: Reprodução

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais no início da tarde desta sexta (24), o governador Rui Costa disse que está preocupado com a proposta de fim do isolamento social em alguns municípios baianos, sobretudo naqueles que ainda registram casos da Covid-19. O governador informou que tem feito reuniões com os prefeitos e alertado sobre os riscos dessas decisões. “Eu tenho sugerido aos prefeitos que sejam cautelosos no processo de abertura do comércio. Acho que só temos segurança para a abertura gradual em cidades que nós tenhamos pelo menos 14 dias sem casos positivos confirmados. As cidades que têm casos todos os dias reabrir o comércio é um risco extremamente alto para a população. Falei isso em todas as reuniões que fiz com os prefeitos das regiões de Ihéus/Itabuna, Jequié/Ipiaú e do Extremo Sul do estado”, ressaltou Rui.