Brumado: MP recomenda às escolas particulares adequação à pandemia na cobrança das mensalidades

  • Brumado Urgente
  • 29 Abr 2020
  • 10:06h

(Foto: Brumado Urgente)

Por ação da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado foi emitida uma recomendação à todas as escolas particulares de ensino na cidade que não venham a efetuar cobranças de juros ou mora em virtude do atraso no pagamento das mensalidades durante o período de isolamento social, já que inúmeros prejuízos financeiros atingiram os mais diversos setores da economia local. Segundo a recomendação, as instituições deverão divulgar suas planilhas aos meses do período de suspensão das aulas, para o ano letivo de 2020, bem como concedam aos seus consumidores um desconto proporcional, no valor da mensalidade de março, relativo aos dias em que não houve a prestação dos serviços, desconto que poderá ser abatido no valor de abril, caso a de março já tenha sido quitada integralmente. Idêntico procedimento deve ser adotado nos meses subsequentes, enquanto durar a pandemia, considerando a diminuição dos custos e os novos investimentos. A opção do consumidor de rescindir o contrato, caso não concorde com a revisão contratual, por ser motivada pelo caso fortuito ou de força maior, não pode ser considerada inadimplemento contratual. As instituições de ensino deverão informar ao Ministério Público o acolhimento desta recomendação no prazo de 10 (dez) dias.

Prefeitura de Igaporã revoga decreto da quarentena e aciona PM para garantir a volta do isolamento social

  • Informações da Rádio Igaporã
  • 29 Abr 2020
  • 09:32h

A Prefeitura de Igaporã revogou o decreto (Foto: Divulgação)

Moradores de Igaporã se manifestaram através das redes sociais, contra o comportamento de pessoas que, segundo eles, ignoram as recomendações sobre o distanciamento e o isolamento social, colocando em risco a saúde da população. As casas comerciais, bares e restaurantes são os principais alvos dos protestos, devido às constantes aglomerações formadas pelos clientes, às vezes, resistindo à organização determinada pelos donos do estabelecimento. O Prefeito José Suly Fagundes Netto informou à nossa reportagem que, diante da resistência e não obediência por parte de moradores da cidade, irá publicar novo decreto suspendendo o anterior, que relaxou as determinações de isolamento social. Novamente, as exceções serão os estabelecimentos que prestam atendimento essencial à população. Especialmente, o prefeito se referiu à situação em bares e restaurantes, em relação ao descumprimento das recomendações da saúde pública. Suly acrescentou que, em algumas situações, moradores resistem à atuação do fiscais da vigilância sanitária. Para isso, recorrerá ao apoio da Polícia MIlitar e da Guarda Civil para dar suporte aos trabalho dos agentes.

Brumado: Zona Azul voltará a operar a partir desta quarta-feira (29)

  • Brumado Urgente
  • 29 Abr 2020
  • 08:27h

o movimento no comércio de Brumado aumentou muito com a flexibilização (Foto: Brumado Urgente)

A Zona Azul em Brumado voltará a operar nesta quarta-feira (29). Os monitores retornarão ao trabalho de forma gradual e a Empresa Zadar, a qual é responsável pelo gerenciamento da Área Azul na cidade, atuará com 50% do seu efetivo, em virtude do reflexo da pandemia. O decreto que autorizou a reabertura do comércio provocou um aumento significativo no número de pessoas circulando na área comercial, o que foi a justificativa apresentada pela administração municipal. A volta da totalidade dos monitores será feita de forma gradual e os monitores obedecerão às medidas protetivas como uso de máscaras, álcool em gel e outros acessórios.

Governador anuncia cancelamento do São João em toda a Bahia e prorrogação da suspensão das aulas

  • Renata Preza
  • 29 Abr 2020
  • 08:08h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Não haverá festejos juninos na Bahia, este ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa, durante o Papo Correria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem, até o final de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou. Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esses deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui, que também informou que “a princípio, as atividades letivas serão adiadas por mais 15 dias, período que deve ser suficiente para a chegada dos respiradores e, ainda, para acompanhar a progressão da doença em todo o território estadual”.

 

Máscaras no Metrô

Outro assunto abordado por Rui Costa foi a obrigatoriedade do uso de máscaras no sistema metroviário da capital baiana. “A partir de segunda-feira [04], será obrigatório uso de máscaras no metrô. Contratamos a confecção de três milhões de máscaras de tecido, envolvendo diversas cooperativas de costureiras distribuídas nos quatro cantos da Bahia. Já distribuímos 75 mil unidades e vamos receber mais 170 mil até esta sexta, que serão entregues para a população, inclusive nas estações do metrô”.

Ainda sobre o metrô, Rui contou que câmeras que medem a temperatura corporal serão instaladas e passarão por fase de testes. “Trata-se de mais uma medida para reduzir a contaminação no transporte público. Uma câmera só é capaz de varrer uma grande área e equipes de saúde estarão a postos para orientar as pessoas que apresentarem altas temperaturas”, detalhou.

 

CONTINUE LENDO

Em novo recorde, Brasil chega a 5 mil mortos e 71 mil infectados

  • Redação
  • 29 Abr 2020
  • 07:14h

32 mil estão recuperados, afirma Ministério da Saúde | Foto: Reprodução

Em novo recorde de mortes nas últimas 24 horas – com 474 óbitos confirmados – o Brasil chegou, nesta terça-feira (28), ao total de 5.385 mortos, além de 71.886 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, 32 mil pessoas conseguiram se recuperar da doença. Conforme a pasta da Saúde, deste total de infectados, 34.325 estão em acompanhamento (48%) e 32.544 já foram recuperados, ou seja, já não apresentam os sintomas da doença. Ainda são investigados 1.156 mortes. São Paulo segue o epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (2.049). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (738), Pernambuco (508), Ceará (403) e Amazonas (351). Mortes também foram registradas no Maranhão (145), Pará (129), Bahia (86), Paraná (77), Minas Gerais (71), Espírito Santo (64), Paraíba (53), Rio Grande do Norte (48), Rio Grande do Sul (45), Santa Catarina (44), Alagoas (36), Distrito Federal (28), Amapá (28), Goiás (27), Piauí (21), Acre (16), Sergipe (11), Mato Grosso (11), Rondônia (11), Mato Grosso do Sul (nove), Roraima (seis) e Tocantins (dois).

Receita Federal encontra 1 tonelada de cocaína escondida numa carga de manga no Porto de Salvador

  • Informações do A TARDE
  • 28 Abr 2020
  • 19:50h

(Foto: Divulgação Receita Federal)

A Receita Federal encontrou cerca de 1,1 tonelada de cocaína durante uma operação realizada no porto de Salvador, na tarde desta segunda-feira, 27. A droga apreendida, que estava em meio a uma carga de manga, está avaliada em R$ 201 milhões. O material seria enviado para o porto de Roterdã, na Holanda, em um navio. A droga foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, que investigará o caso. Segundo a Receita, essa é a quarta apreensão de cocaína em 2020 no Porto de Salvador. O total interceptado este ano atinge a marca de 3,7 toneladas da droga. Ainda segundo informado, como nas apreensões anteriores, há a suspeita de que foi usada a técnica criminosa denominada “rip-off modality”, termo que consta do glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e define as apreensões em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

Ministério Público aciona Município por desrespeitar direito de gestantes a acompanhante

  • Arivaldo Silva
  • 28 Abr 2020
  • 18:43h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Ministério Público estadual (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra o Município de Brumado por desrespeitar lei que prevê acompanhante, de qualquer sexo, para a gestante durante todas as fases do parto. Segundo o promotor de Justiça Millen Castro, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto não permite acompanhantes homens na sala de parto e nos momentos preparatórios anteriores, sob a alegação de proteção à privacidade das mulheres, pois as duas salas de maternidade comportam, cada uma, quatro parturientes. O promotor pede à Justiça que obrigue o Município a adaptar as salas de pré-parto, parto e pós-parto de modo que permita a permanência de acompanhante, independentemente do gênero, e garanta a privacidade das demais gestantes. Conforme a ação, o Município e a direção do Hospital alegaram falta de dinheiro para iniciar a construção de um modulo específico da maternidade no hospital, com capacidade de quarenta leitos, apartamentos individuais e salas de isolamento. “O Município não pode recusar-se a cumprir o que já está amparado por lei, sob o argumento de que não há recursos para ampliar a ala destinada à maternidade no hospital”, afirmou Millen Castro. O direito das parturientes a acompanhante é previsto pela Lei 11.108/2005.

Daniel Almeida diz que impeachment de Bolsonaro pode ser ‘custoso’ para o país

  • Redação bahia.ba
  • 28 Abr 2020
  • 17:29h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) criticou nesta terça-feira (28) a aproximação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o centrão na Câmara dos Deputados. Ao bahia.ba, o parlamentar disse que Bolsonaro está aderindo ao “fisiologismo político” e à velha política que “ele tanto condenou”.  Ele afirmou ainda que um possível pedido de impeachment do presidente neste momento pode ser “custoso” para o país. “Olhando o discurso do Bolsonaro até aqui, é uma adesão à política fisiológica. Uma descaracterização profunda do perfil dele. Neste momento, ele tem dois problemas que afetam a imagem dele: o rompimento com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro e a adesão ao toma lá dá cá”, argumentou. “Do ponto de vista técnico e jurídico, há razão para o impeachment do presidente, nunca um presidente deu tanta razão para isso. Do ponto de vista político, tem que ter uma avaliação, porque o impeachment é um longo processo, principalmente durante uma crise social e sanitária. Isso pode ter um custo muito grande. Ainda há uma base mais fanática que apoia o Bolsonaro na Câmara. Por isso é preciso uma análise mais cautelosa e profunda do assunto”, ressaltou o deputado federal.

Mortes pela Covid-19 na Bahia já se aproximam de 100

  • Redação
  • 28 Abr 2020
  • 16:06h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 86 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (49); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 12h horas desta terça-feira (28). O 84º óbito foi registrado em 24 de abril. A paciente era uma mulher de 57 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Ela estava internada em um hospital público da capital baiana. O 85º óbito ocorreu em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de hipertensão, diabetes e síndrome de Huntington. Ela estava internada em um hospital da rede privada do município. O 86º óbito ocorreu em 23 de abril. O paciente era um homem de 76 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes. Ele faleceu em domicílio.

Caculé: Homem que aguardava recebimento do auxílio emergencial acusa seguranças da Caixa de agressão

  • IC
  • 28 Abr 2020
  • 15:44h

AGRESSÃOCaculé: Homem que aguardava recebimento do auxílio emergencial acusa seguranças da Caixa de agressãoPopulares que presenciaram a cena não souberam dizer o motivo da agressão, mas as informações são de que o homem aguardava para receber o auxílio e

Um homem de aproximadamente 45 anos, identificado como Leonardo Costa Sepúlveda, que estava na fila da agência da Caixa Econômica em Caculé, na manhã desta terça-feira (28), acusa os seguranças do banco de agressão. Populares que presenciaram a cena não souberam dizer o motivo da agressão, mas as informações são de que o homem aguardava para receber o auxílio emergencial do Governo Federal no valor de R$600,00. O Informe Cidade apurou que o homem foi atendido pela equipe do SAMU-192 e passa bem. Policias militares estiveram no local. Os seguranças e testemunhas teriam sido levados para prestar esclarecimentos da Delegacia. O Informe Cidade não conseguiu falar com a gerência da Caixa para comentar sobre o ocorrido.

34ª CIPM conclui mais uma etapa da Campanha "Patrulha Solidária"; 600 quilos de alimentos foram distribuídos

  • Redação
  • 28 Abr 2020
  • 15:32h

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A 34a CIPM/Brumado concluiu, na manhã desta terça-feira (28) a segunda etapa da Campanha Patrulha Solidária, tendo sido entregues cerca de 600 quilos de alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene às famílias carentes que foram cadastradas pela unidade, em Brumado. Os doadores ainda poderão entregar mais produtos na sede da 34 CIPM/Brumado (Comando), na sede dos Destacamentos da PM ou diretamente aos policiais militares, em nossas viaturas, pois a campanha seguirá com novas etapas de arrecadação de doações e entrega de produtos, às famílias cadastradas. 

Piripá: beneficiários usam botas e até garrafa de café para marcar lugar em fila de lotérica

  • Informações do Folha de Condeúba
  • 28 Abr 2020
  • 14:38h

A Caixa, no entanto, reforça que não é necessária a corrida aos postos de atendimento para consulta ou saque do auxílio, já que o valor é depositado automaticamente em uma poupança digital | Foto: Folha de Condeúba

Na tarde deste domingo (26), em Piripá, sudoeste da Bahia, pessoas resolveram criar uma fila com objetos - botas, panelas, tamborete, e até garrafa de café - simulando posições para ordem de atendimento na frente da lotérica Mega Sorte, para sacar o auxílio emergencial, na manhã seguinte. A situação chamou atenção de todos que passaram pelo local. O auxílio emergencial começou a ser pago no de 09 de Abril e a expectativa do governo federal é que 54 milhões de brasileiros sejam beneficiados. Os R$ 600 são pagos a trabalhadores informais, microempreendedores, desempregados e contribuintes individuais do INSS por três meses. A Caixa, no entanto, reforça que não é necessária a corrida aos postos de atendimento para consulta ou saque do auxílio, já que o valor é depositado automaticamente em uma poupança digital. O beneficiário pode baixar o aplicativo da Caixa no celular e obter a ajuda necessária. Há o site do banco disponível e a central telefônica 111 exclusiva para esse tipo de atendimento.

Prefeitura de Brumado agradece ao Ministério Público do Trabalho a destinação de R$ 185 mil para combate à Covid-19 no município

  • Ascom | PMB
  • 28 Abr 2020
  • 14:11h

A destinação foi resultado de uma ação do MPT de Vitória da Conquista (Foto: Divulgação)

Várias manifestações de apoio ao enfrentamento do novo coronavírus vem sendo efetivadas para Brumado por parte de instituições públicas e particulares. Uma das mais representativas foi realizada pelo MTP - Ministério Público do Trabalho, que destinou recursos na ordem de R$ R$185 mil para fortalecer as ações de combate à Covid-19 no município. Os recursos são oriundos do pagamento de indenização por dano moral coletivo por parte da Construtora Andrade Gutierrez S.A., resultado da ação civil pública movida pelo MPT na Vara do Trabalho de Brumado. O prefeito Eduardo Vasconcelos, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, agradeceu a iniciativa do MPT e da procuradora Geisekelly Bomfim de Santana Marques e garantiu que os recursos já estão sendo aplicados com o máximo de empenho e responsabilidade, seguindo de forma plena o Termo de Compromisso assinada entre as partes.

Aracatu: em meio às críticas de filho do casal que testou positivo, Secretaria de Saúde emite nota e determina isolamento social na cidade

  • Brumado Urgente
  • 28 Abr 2020
  • 12:13h

Após a confirmação da testagem positiva, o isolamento social vai ser intensificado no município (Fotocomposição: Brumado Urgente)

Para uma cidade com cerca de 15 mil habitantes a confirmação de casos da Covid-19 causa um alvoroço e até sentimentos de pânico, os quais são dimensionados pela mídia que vem massificando a questão. Esse foi o caso do município de Aracatu, que teve confirmados os dois primeiros dois casos da doença. Diante disso o cenário que era de preocupação, já que várias cidades da região vêm tendo aumento de casos, inclusive com óbitos como é o caso de Vitória da Conquista, se dimensionou. No final da noite de ontem (27), o filho do casal que foi contaminado postou uma nova mensagem nas redes sociais, na qual ele cita que os seus pais não estavam tendo acompanhamento médico. 

O filho do casal que foi testado positivo publicou nas redes sociais o seu apelo (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Na postagem (acima) ele relatou que “o pessoal da secretaria de saúde ficou de mandar um médico aqui hoje e até agora nada. Disseram que não teve jeito de mandar, depois foi prometido e ainda não chegou” e subindo o tom disparou que “por favor responsáveis pela saúde de Aracatu, não brinquem!”. Na nota publicada (leia abaixo) a secretaria alega que os pacientes que testaram positivo tiveram sim acompanhamento médico e que não necessitaram de internamento, tendo sido determinado o isolamento domiciliar. Na nota também é ressaltado que o isolamento social vai ser adotado com maior rigor, inclusive com uma ação mais efetiva da Polícia Militar para que a quarentena seja cumprida integralmente.

(Reprodução)

Brumado: comerciantes enfrentam um grande desafio para que os clientes entrem nos estabelecimentos utilizando as máscaras faciais; o perigo é uma nova onda de infestação na cidade

  • Brumado Urgente
  • 28 Abr 2020
  • 10:37h

Muitas pessoas estão saindo às ruas de Brumado sem utilizarem as máscaras faciais (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O uso das máscaras faciais foi uma condição substancial para que as atividades do comércio em Brumado pudessem retornar gradualmente. Nesta segunda-feira (27), com o novo decreto municipal um grande número de estabelecimentos voltou a abrir as portas, o que, inevitavelmente provou um grande movimento nas ruas e, consequentemente, algumas aglomerações. Este novo cenário que traz um efeito animador para os comerciantes, porém tem trazido também um grande desafio que é como fazer com que os clientes cumpram com a obrigatoriedade do uso das máscaras, já que muitos deles não estão atendendo ao decreto. Na tarde de ontem a equipe do Brumado Urgente esteve nas ruas e observou várias situações dessas na região comercial do Bairro do Tanque, onde vários clientes teimavam em adentrar nos estabelecimentos sem máscaras, o que “obrigava” os funcionários a fazer o alerta e até pedir para que se retirassem, causando situações de constrangimento e até reclamações, pois muitos ainda não compreenderam que um decreto municipal obrigou o uso das máscaras. Uma situação foi presenciada que comprovou esse ambiente, onde um homem entrou num cabelereiro e queria ter os serviços sem ele estar com a máscara, o que fez com que o proprietário tivesse que conscientizá-lo a comprar uma para ser atendido. Então em suma, a transmissão comunitária na cidade estacionou, mas isso não quer dizer que o novo coronovírus ainda não pode ressurgir. Os riscos existem e a população tem que se conscientizar disso, então, além do uso das máscaras a adoção das outras medidas protetivas do distanciamento social ainda devem ser praticadas com todo o rigor, para que não haja uma segunda onda de infestação na cidade.

Em lugares do centro da cidade as aglomerações são visíveis (Foto: Reprodução Whatsapp Brumado Urgente)