Lives de hoje: Capital Inicial, Alceu Valença, Liniker, Lagum e Gusttavo Lima entre os destaques de domingo

  • Redação
  • 03 Mai 2020
  • 16:18h

(Foto: Divulgação)

O primeiro domingo de maio, que encerra o feriadão do Dia do Trabalhador, terá apresentações ao vivo de grandes nomes fora do circuito hegemônico do sertanejo. O pop rock do Capital Inicial, o forró de Alceu Valença, o pop good vibes do Lagum, o samba de Dudu Nobre... E também o "Festival dos festivais", que terá Boogarins, Liniker & Os Caramelows, Luedji Luna, Rael, entre outros.

'Comfort food' musical:na quarentena, álbuns e hits clássicos ganham força nos serviços de streaming

Mas claro que o sertanejo também tem seus atrativos. Wanessa Camargo faz sua primeira live e a nova edição do festival Villa Mix em Casa terá Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, César Menotti & Fabiano e Leonardo.

 

As lives de domingo (3/5), confira:


Villa Mix em Casa: Um dos maiores festivais do Brasil realiza sua segunda edição on-line. A programação tem Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, César Menotti & Fabiano e Leonardo, e será realizada a partir das 16h, no YouTube.

Lagum: Uma das revelações do pop nacional faz seu show caseiro no YouTube, às 16h.

Festival dos Festivais: No último dia do evento realizado pela cervejaria Devassa, os festivais Sarará (MG) e Bananada (GO) escalam os shows. O primeiro terá, na ordem, Mariana Cavanellas, Luccas Carlos, Luedji Luna e Rael, já o evento goiano escalou Felipe Cordeiro, Boogarins, Tulipa Ruiz, Liniker  e os Caramelows e, no after, PatrickTor4. A partir das 17, no YouTube da Devassa.

Alceu Valença: Vai ter "Anunciação" (e muitos outros clássicos) direto da fonte na quarentena, sim! No YouTube de Alceu, a partir das 18h.

 

 

Conquista: Homem de 43 anos morre por coronavírus, ele morava no Boa Vista; é a 4ª morte registrada

  • BRF
  • 03 Mai 2020
  • 10:30h

(Foto Ilustrativa)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta manhã (03), que foi registrada, na noite de ontem, a quarta morte por coronavírus em Vitória da Conquista. A vítima da doença é do sexo masculino, 43 anos e não possuía comorbidade. O paciente veio de São Paulo com sintomas da doença e estava internado desde o dia 17 de abril, realizou a coleta no dia 19 e, em 21 de abril, o resultado deu positivo para Covid-19. Ele era morador do bairro Boa Vista. Os outros três óbitos de pacientes confirmados para coronavírus na cidade foram: um homem de 69 anos, que faleceu no dia 13 de abril; um senhor de 76 anos, que faleceu dia 23 de abril, e uma mulher de 62 anos, que faleceu em 26 de abril. Essas três vítimas possuíam comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). O Governo Municipal lamenta mais essa morte e reforça a necessidade de que a população adote medidas rígidas de segurança: lavar as mãos com frequência, higienizar objetos e evitar sair de casa. Se for extremamente necessário sair, é obrigatório o uso de máscara.

 

4 Caixões: Morre pai que provocou incêndio que matou os três filhos na zona rural de Pindaí

  • Informações do . Portal Vilson Nunes
  • 03 Mai 2020
  • 09:35h

(Foto: Reprodução)

Morreu na tarde desse sábado (2), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG), Galdino de Souza Carvalho, 34 anos, que provocou o incêndio criminoso em sua residência e matou os seus três filhos: Maicon Pereira Carvalho, de 9 anos;  Andressa Pereira Carvalho, 5 anos, e um menino de 1 ano e 8 meses, identificado como João Augusto Pereira Carvalho, que morreu ainda no local. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira (1), na fazenda Mato Grosso, na zona rural de Pindaí (BA). Conforme informações da polícia, Galdino se trancou em casa com as crianças e em seguida ateou fogo no imóvel. Além deles, uma vizinha da família, identificada como Eliana Pereira da Silva também se feriu com o fogo ao tentar ajudar. O estado de saúde dela é estável e ela já está na enfermaria. Informações obtidas pelo Portal Vilson Nunces dão conta de que os profissionais do Hospital bem como os policiais que atenderam a ocorrência estão chocados com o caso. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar a motivação do crime. Até o momento a principal suspeita é que o fato tenha relação com a separação de Galdino com a mãe das crianças. Inclusive, uma fonte informou que ele tinha guarda compartilhada e minutos antes de atear fogo na casa com as crianças dentro, ele ligou para a ex-mulher e solicitou que ela fosse no local, onde teria uma ‘grande surpresa’, mas não chamasse a polícia.

Coronavírus: ex-jogador de futsal de Flamengo, Botafogo e Vasco morre aos 44 anos

  • G1
  • 03 Mai 2020
  • 09:10h

Leco na época em que defendia o Flamengo — Foto: Reprodução/Twitter

Ex-jogador de futsal com passagens por Flamengo, Botafogo e Vasco, Alex Barbosa Pereira, o Leco, é mais uma vítima fatal do coronavírus. A morte, aos 44 anos de idade, ocorreu neste sábado, no Rio de Janeiro. Inicialmente não foi divulgado o motivo do falecimento. Porém, o GloboEsporte.com confirmou com pessoas próximas a Leco que ele estava lutando contra a Covid-19. O Flamengo, clube que o ex-jogador defendeu entre 1998 e 2008, e a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro se manifestaram sobre a morte do ex-jogador. - É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ex-jogador de futsal Alex Barbosa Pereira, o Leco, campeão carioca adulto com o Manto Sagrado (1998 e 2008). Muita força aos familiares e amigos. Nossos sentimentos. Obrigado por tudo, Leco - diz nota do Flamengo.

Coronavírus: Senado aprova projeto de ajuda fiscal a estados e municípios

  • G1
  • 03 Mai 2020
  • 08:27h

Agora, proposta retorna à Câmara e, se aprovada, vai à sanção. Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, previsão é de que deputados votem o texto na segunda-feira (4) | Foto: Reprodução

O Senado Federal aprovou neste sábado (2), em sessão remota, o projeto de lei que estabelece uma ajuda financeira emergencial a estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. O pacote de medidas terá um custo estimado de cerca de R$ 120 bilhões para a União. O texto foi aprovado, após cerca de seis horas de sessão, por 79 votos a 1. Dos 81 senadores, apenas Randolfe Rodrigues (Rede-AP) votou contra. O senador Weverton (PDT-MA) presidiu a sessão e, por isso, não votou. O projeto já havia passado pela Câmara dos Deputados, mas, como sofreu modificações, precisará ser reanalisado pelos deputados. O objetivo da proposta é reduzir os efeitos da queda de arrecadação de impostos de estados e municípios em razão das medidas de combate ao avanço da doença, como o fechamento de comércios e empresas. O texto condiciona a liberação de recursos aos governos locais ao congelamento do salário de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021. A única exceção será para os servidores civis e militares dos estados, do Distrito Federal e municipais das áreas de saúde e de segurança pública, além dos integrantes das Forças Armadas, diretamente envolvidos no combate à pandemia A liberação do reajuste salarial a esses profissionais atendeu ao apelo de diversos partidos e foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também é o relator da matéria. Segundo Alcolumbre, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que, concluída a votação no Senado, o projeto será colocado em votação pelos deputados na segunda-feira (4), sem novas alterações. Caso os deputados aprovem o texto, sem mais modificações, o projeto segue para a sanção pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Identificada idosa que morreu vítima de coronavírus na região

  • Redação
  • 03 Mai 2020
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

Etelvina Rosa de Jesus, 86 anos, entrou para a estatística como sendo a primeira jequieense morta vítima do COVID 19. Esse é mais um caso de óbito na região pelo vírus. O Blog do Júnior Mascort conversou com Maria e Jesus Bomfim, Filha de dona Etelvina, com quem a mãe morava em Jequié. Segundo Rita, a mãe teria ido passar uns dias com a outra filha que mora em Ipiaú ainda no início do mês de abril, antes de morrer ela apresentava tosse e se sentiu mal no final de abril, foi levada para o Hospital Geral de Ipiaú mas o quadro se agravou e foi transferida para Itabuna, onde morreu no dia 28/04/2020 e o diagnostico confirmou o coronavírus saiu dias depois. Dona Etelvina deixa 4 filhos. O BJM conversou com o Secretário de Saúde de Jequié, Vitor Lavinsky, por telefone ele disse que mesmo a morte não tendo sido registrada na cidade de Jequié, mas o fato dela ter domicílio a coloca na estatística, seguindo uma orientação da SESAB. O corpo foi sepultado em Jequié sem velório ou que a família desse o último adeus.

Bahia registra 100 novos infectados; mortes somam 123

  • Redação
  • 03 Mai 2020
  • 07:35h

(Foto: Reprodução)

O número é crescente. Os dados que, até o meio-dia deste sábado (2), apontavam 2,2 mil infectados pelo novo coronavírus, indicam agora que a Bahia encerra o dia com 3.315 infectados pela Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o dado representa 20,39% do total de casos notificados no estado. São 123 mortes e os pacientes recuperados da doença somam 727. Outras 2.465 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da doença, o que são chamados de casos ativos, ainda conforme a pasta. Os casos confirmados ocorreram em 145 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,35%). As cidades com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ilhéus (1.367,61) Uruçuca (1.218,38), Itabuna (994,26), Coaraci (765,02) e Salvador (731,11). O boletim epidemiológico registra 7.930 casos descartados e 14.917 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Conquista: Em meio a pandemia, bares e restaurantes anunciam fim das atividades

  • Redação
  • 02 Mai 2020
  • 17:29h

(Foto: Reprodução)

Não está fácil. Com quase 40 dias de decreto proibindo o funcionamento de bares, restaurantes e outros segmentos do comércio, muitos empresários tiveram que ‘se virar’ em Vitória da Conquista. Mas outras situações chegaram ao extremo. Somente no Bairro Candeias, por exemplo, um restaurante e um bar anunciaram o fim das atividades. Na Zona Oeste outros estabelecimentos também fecharam as portas. Neste domingo (03) a tendência é que o prefeito Herzem Gusmão prorrogue o decreto por mais 7 dias.

Região Sudoeste: Mulher morre após ser picada por cobra

  • Redação
  • 02 Mai 2020
  • 15:38h

(Foto: Reprodução)

A senhora Secina Souza Alves, de 69 anos, morreu no Hospital de Bom Jesus da Serra, município da região de Conquista, após ter sido picada por uma cobra em uma fazenda da região do Aniceto, no meio rural. Segundo a família, ela tinha sido picada na noite de quarta-feira (29), quando foi colher ervas no quintal de casa para fazer chá, mas só deu entrada no hospital no dia seguinte, vindo a óbito devido ao seu grave estado de saúde. “Não deu para saber que cobra foi porque foi tudo muito rápido. Ela foi num rezador e, depois disso, passou bem à noite. De manhã que ela começou a passar muito mal e foi levada para o hospital. Infelizmente ela nos deixou. Toda família está muito abalada”, escreveu uma parente de Secina  em matéria no Blog do Jeferson Almeida.

Homem queima casa com três filhos dentro e um deles morre carbonizado

  • Sudoeste Digital
  • 02 Mai 2020
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

Um homem identificado como Galdino Souza de Carvalho cometeu um crime bárbaro que chocou os moradores de Pindaí, região de Guanambi, sudoeste da Bahia. Ele provocou um incêndio em sua residência na tarde desta sexta-feira (1°), com seus três filhos e sua esposa dentro do imóvel. O crime aconteceu na comunidade do Mato Grosso, na zona rural do município. Segundo o Portal Vilson Nunes, um menino de 1 ano e 8 meses morreu carbonizado. As outras duas crianças, uma menina de 5 anos e um menino de 9 anos tiveram mais e 90% de seus corpos queimados. Eles foram encaminhados para o Hospital Geral de Guanambi, onde permanecem entubados. Ainda segundo o portal, o autor do crime, que também foi atingido pelo fogo, foi encaminhado à Unidade de Saúde, onde ficou preso sob custódia. O estado de saúde dele também é grave. Uma vizinha que tentou ajudar se queimou e precisou ser socorrida ao HGG, mas o estado de saúde dela é estável. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local realizando a perícia. A motivação do crime ainda é desconhecida, mas a principal suspeita é que tenha relação com a separação com a mãe das crianças. A Polícia Civil abrirá inquérito para apurar a ocorrência.

Brumado: Polícia encontra corpo de homem boiando na Barragem do Rio do Antônio

  • Brumado Urgente
  • 02 Mai 2020
  • 12:21h

O corpo foi encontrado boiando na barragem, mas não se sabe ainda a causa da morte (Foto: Brumado Urgente)

Uma equipe da 34ª CIPM, após receber a denúncia, por volta das 9h4m deste sábado (02), de que um corpo estava boiando na Barragem da Embasa, se deslocou até o local, mais especificamente às margens do anel viário da BR-030, encontrou um grupo de pessoas que, segundo informações, encontrou o corpo de um homem que estava desaparecido desde ontem (01), mas, o mesmo, não teve a identidade revelada. Sendo acionados, investigadores da 20ª Coorpin e do Instituto Médico Legal (IML), realizaram os procedimentos e, em seguido, encaminharam o corpo ao IML de Brumado, para a necropsia. As causas da morte não foram reveladas. 

PT entra com ação no STF para Bolsonaro pagar auxílio a quem não recebeu

  • Redação
  • 02 Mai 2020
  • 11:50h

(Foto: Reprodução)

O Partido dos Trabalhadores ingressou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que o governo pague imediatamente as pessoas que esperam pela liberação do auxílio-emergencial. Segundo o Ministério da Cidadania, 50 milhões de pessoas foram pagas, mas o número de inscritos supera 96 milhões. O ministro Onyx Lorenzoni disse que cerca de 33 milhões inelegíveis poderão corrigir informações no aplicativo para reavaliação do programa. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o PT questiona a constitucionalidade de trechos do decreto que regulamentou a lei que criou o auxílio emergencial, que fixa exigências para receber o dinheiro. Na ação, a sigla também diz que a necessidade de CPF e de comprovação de renda dentro dos parâmetros estabelecidos, como a renda familiar total de até R$ 3.135, está dificultando o acesso ao benefício, criando longas filas nas portas da Caixa e das lotéricas, o que aumenta o risco de contágio. Para o partido, o próprio governo sabota o pagamento e erros e irregularidades devem ser consertados em outro momento. O PT sugere ainda que o prazo de 90 deveria ser revisto e que o Banco do Brasil deveria ser convocado para auxiliar a fazer o pagamento.

Idosos perdem em média uma década de vida ao morrer por Covid-19, diz estudo

  • Carolina Dantas, G1
  • 02 Mai 2020
  • 11:20h

Suzanne Valette, de 88 anos e infectada com COVID-19, se encontra com seu filho Philippe Melard através de um vidro no lar de idosos Buissonets em Horion-Hozemont, uma seção do município de Grace-Hollogne, na Bélgica, em 29 de abril — Foto: John Thys/AFP

Com a justificativa de responder às especulações de que os idosos mortos por coronavírus teriam pouco tempo de vida mesmo antes da doença, uma pesquisa juntou dados para tentar calcular quantos anos as vítimas da Covid-19 perdem em média depois dos 50 anos. O resultado: 14 anos para homens sem doenças pré-existentes e 12 anos para as mulheres. Aqueles com outros problemas de saúde poderiam viver em média mais 13 anos; elas, 11 anos. O artigo ainda não teve a revisão dos pares — análise de outros cientistas — e elenca algumas deficiências, como a falta de informações sobre as vítimas da Covid-19. Foram usados estudos da Itália, do Reino Unido, da Escócia e da Organização Mundial da Saúde (OMS) como base, com a revisão científica de 77 trabalhos e a escolha de uma pesquisa de casos: o Instituto Superiore di Sanità (ISS) apresentou dados de 11 comorbidades comuns em 701 pacientes com 1, 2, 3 ou mais doenças associadas, dentro de uma amostra total de 6.801 pessoas.

"Como as pessoas que morrem de Covid-19 são predominantemente mais velhas e têm LTCs (sigla que significa, em inglês, condições subjacentes a longo prazo) preexistentes, alguns especularam que muitas dessas pessoas logo morreriam de outras causas e que a expectativa de vida pode, portanto, não sofrer grande impacto", escreveram os autores. O método escolhido apontou uma grande oscilação de tempo de vida perdido, a depender da quantidade de comorbidades e idade. No caso do Sars-CoV-2, cardiopatias, diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias, são fatores que podem levar a uma versão mais grave da infecção. Os pesquisadores mostram que a quantidade dessas doenças associadas faz muita diferença na contagem de uma média de anos perdidos pelo paciente, já que a própria comorbidade poderia causar a morte independente do coronavírus. Uma pessoa com nenhuma comorbidade e que tem de 50 a 59 anos pode perder, em média, 35 anos de vida ao morrer por Covid-19. Mesmo um paciente hipotético com 4 doenças associadas no momento da infecção pelo Sars-CoV-2 e com essa mesma faixa etária estaria perdendo 23 anos. Claro, sem sofrer de uma causa imprevisível, como um acidente de avião ou morte por um crime qualquer. Fato é que, de acordo com os cientistas, dos 50 aos 79 anos, mesmo com até 4 comorbidades, os idosos teriam ainda mais 10 anos de vida, pelo menos. No entanto, uma questão a ser levada em conta é a alta expectativa de vida da Itália, fornecedora de parte dos dados: 83 anos. No Brasil, é de 75 anos. 

CONTINUE LENDO

Vice-prefeita de Ipiaú anuncia que testou positivo para coronavírus; funcionários e idosos de abrigo também têm diagnóstico

  • Informações do G1/BA
  • 02 Mai 2020
  • 10:50h

Margarete do Abrigo, vice-prefeita de Ipiaú, fez pronunciamento nas redes sociais — Foto: Reprodução

A vice-prefeita do município de Ipiaú, no sul da Bahia, Margarete Chaves, conhecida como Margarete do Abrigo, anunciou nesta sexta-feira (1º) que testou positivo para Covid-19. Através de pronunciamento em rede social, Margarete contou que recebeu a notícia na última quarta-feira (29), após realizar teste rápido. Outros três funcionários e dois idosos da Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice, fundada pela vice-prefeita, tiveram o mesmo diagnóstico. Ao G1, Margarete afirmou também que está bem e não apresenta os sintomas da doença. No próximo sábado (2), a vice-prefeita vai fazer um exame mais detalhado para confirmar se tem coronavírus. Ela garante que a Fundação tem tomado todas as medidas de precaução e acredita que tenha se contaminado ao prestar serviços na rua para o abrigo. "Estou bem, não apresentei sintomas, nem funcionárias. Os dois idosos também estão bem, não apresentaram quadros. Todos os idosos foram vacinados (contra H1N1). A partir do momento em que ficamos sabendo dos casos no Brasil, fizemos planos de contingência. Desde o dia 10, suspendemos as visitas, fizemos tudo que o protocolo requer. A nossa preocupação era com idosos e colaboradores. Acredito que, por ter ficado na linha de frente para manter a instituição em funcionamento, tenha sido no momento desses [a contaminação]. Acredito que trouxemos da rua”.

Moro vai depor à Polícia Federal neste sábado sobre acusações a Bolsonaro

  • Redação
  • 02 Mai 2020
  • 10:05h

Ex-ministro acusou o presidente de tentar interferir na autonomia da PF para ter acesso a relatórios de inteligências e a investigações em curso | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

O ex-ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, prestará depoimento à Polícia Federal neste sábado (2), em Curitiba, para falar sobre as acusações feitas contra o presidente Jair Bolsonaro ao sair do governo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a oitiva foi marcada após o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), dar o prazo de cinco dias para a corporação ouvir o ex-ministro. Moro acusou o chefe do Executivo de tentar interferir na autonomia da PF para ter acesso a relatórios de inteligências e a investigações em curso, o que não é permitido pela legislação. O ex-juiz da Lava jato deve detalhar as declarações dadas ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no último dia 24. Em entrevista à revista Veja, ele afirmou que tem provas para incriminar Bolsonaro e disse que as apresentaria à Justiça. Além dos integrantes da PF, três procuradores da República acompanharão o depoimento. O embate entre o ex-ministro e o mandatário foi iniciado porque Bolsonaro queria exonerar Maurício Valeixo do comando da instituição, o que gerou o atrito com o então ministro Moro, e nomear alguém que tivesse relação direta. Ao se despedir do governo, o ex-juiz da Lava Jato disse que o desejo do chefe do Executivo era indicar Alexandre Ramagem para o comando do órgão. Ramagem foi chefe da segurança de Bolsonaro após ele ter sido eleito presidente, quando se aproximou da família se tornou amigo do vereador Carlos Bolsonaro, investigado pela PF sob suspeita de articular esquema de disseminação em massa de informações falsas. Bolsonaro nomeou, de fato, Ramagem para o cargo. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, no entanto, suspendeu a indicação por entender que não observava os princípios da impessoalidade e da moralidade pública.