Bolsonaro pede direito de resposta à Globo por edição do JN sobre 100 mil mortes

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 15:14h

(Foto: Reprodução)

O Governo Federal, através da Advocacia-Geral da União (AGU), entrou com um pedido de direito de resposta no Tribunal Regional Federal (TRF-2) da 2ª Região, contra a TV Globo. A ação se baseia na edição do Jornal Nacioal do dia 8 de agosto, quando o país superou a marca de 100 mil mortes por coronavírus. Na oportunidade, o JN abriu sua edição de sábado com a leitura de um editorial com críticas ao governo e sua atuação no combate à pandemia. De acordo com a revista Veja, na ação, a AGU diz que a reportagem “Coronavírus: Constituição diz que é dever do Estado evitar doenças — esse dever foi cumprido?” continha conteúdo com “indevidas ilações sobre uma suposta omissão deliberada por parte do Governo Federal, no contexto de combate à pandemia do gerada pelo Covid-19”. A AGU enviou à emissora, no dia 20 de agosto, uma notificação extrajudicial com um texto a ser lido pelo telejornal como forma de direito de resposta. No entanto, ainda segundo a Veja, a Globo se recusou a acatar o pedido e conceder o espaço, alegando de que se tratava de um editorial, com natureza que reflete o posicionamento do veículo de imprensa, sem qualquer acusação de responsabilização das mortes ao presidente Bolsonaro.

Líder na produção de oito minérios, Bahia tem nova província mineral na região Norte; Estado é quarto maior produtor brasileiro de bens minerais

  • Jornal Grande Bahia
  • 28 Ago 2020
  • 12:24h

Mineradora Lipari processa vanádio no município de Maracas | Foto: Jornal Grande Bahia

O Norte da Bahia pode ser a região responsável por abrigar uma das mais importantes províncias minerais do estado. Trata-se da Província Metalogenética do Norte, situada na borda norte do Cráton de São Francisco, onde foram descobertas mineralizações de fosfato, ferro, ferro-titânio-vanádio, níquel-cobre-cobalto, ouro, metais base e terras raras. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia é o quarto maior produtor brasileiro de bens minerais e líder nacional na produção de barita, bentonita, cromo, diamante, magnesita, quartzo, salgema e talco. No primeiro semestre desse ano, a Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) foi de R$ 2,9 bilhões, numa variação positiva de 43% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), autarquia ligada à SDE, responsável pelas descobertas, a estrutura geológica da Província Metalogenética está relacionada a uma ampla diversidade de ambiências geológicas e intrusões de corpos anorogênicos, historicamente conhecidas como áreas altamente potenciais para mineralização. A área ainda precisa de pesquisas complementares até que se possa afirmar ou descartar a viabilidade para exploração.

“O trabalho desenvolvimento pela CBPM é de fundamental importância para o desenvolvimento mineral do Estado. Quando a empresa lança um edital de oportunidades em negócios minerais, ela poupa os investidores privados de riscos, custos e o longo tempo necessário à prospecção, à pesquisa preliminar, à descoberta e à obtenção da respectiva Portaria de Lavra de uma jazida”, explica o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o diretor presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, a empresa tem bloqueado 156 direitos minerários, em três blocos de pesquisas, denominados Campo Alegre de Lourdes, Remanso e Lagoa do Alegre. “Esta nova descoberta mostra não só a riqueza do nosso solo como a importância que a mineração vai ter no desenvolvimento da Bahia nos próximos anos. A nossa CBPM está trabalhando para trazer novos investimentos para o estado, que gerem emprego e renda de maneira inovadora e sustentável”, afirma.

Viabilidade do projeto

As cidades de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso são os principais centros urbanos da região, interligados pelas rodovias BR-235 e BA-161, configurando uma opção logística e acesso às cidades de Petrolina e Juazeiro. Além disso, a ferrovia TransNordestina, um importante braço ferroviário, está programado para implantação na região e a cidade de Petrolina conta com um aeroporto internacional. Há ainda ampla disponibilidade de água nas proximidades do Lago da Barragem de Sobradinho e a energia elétrica é disponibilizada através de linhas de transmissão do sistema Chesf.

Panorama

A Bahia possui atividade mineral em praticamente todo território. Ano passado, foram comercializados 45 bens minerais, extraídos em 185 municípios por 396 produtores. As principais áreas com atividade mineral estão situadas no semiárido baiano. Há minas de ouro em Jacobina, Araci, Barrocas, Santaluz e Teofilândia. Cobre é encontrado em Jaguarari, Juazeiro e Curaçá. A produção de cromo se concentra em Andorinha, Campo Formoso e Santaluz. Itagibá produz níquel, Maracás, vanádio e em Nordestina há minas de diamante.

CONTINUE LENDO

Taxa de desempregados na Bahia vai a 19,9%, maior do país

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 11:35h

(Foto: BahianoAr)

Puxada por uma queda recorde no número de pessoas trabalhando, no 2º trimestre de 2020, a taxa de desocupação (desempregados) na Bahia subiu para 19,9%, frente a 18,7% no 1º trimestre e 17,3% no 2º trimestre de 2019.

Foi a maior taxa de desocupação do país e um novo recorde para o estado desde o início da série histórica da PNAD Contínua, do IBGE, em 2012. No 2º trimestre de 2020, a taxa de desocupação no Brasil foi de 13,3%.

A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade desocupadas (que não trabalham e estão procurando trabalho) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).

Do 1º para o 2º tri, 824 mil pessoas perdem o trabalho na Bahia; queda recorde na ocupação (-14,4%) se espalha por todos os grupos de atividades

Na Bahia, o avanço na taxa de desocupação no 2º trimestre de 2020 foi resultado de uma queda recorde no número de pessoas trabalhando (população ocupada).

Em três meses, 824 mil pessoas deixaram de trabalhar no estado, num recuo de -14,4%, que fez a população ocupada passar de 5,700 milhões para 4,876 milhões, chegando ao seu menor patamar na série histórica, iniciada em 2012.

Na comparação com o 2º trimestre de 2019, quando havia 5,805 milhões de pessoas trabalhando na Bahia, o recuo foi ainda maior: menos 929 mil pessoas trabalhando (-16,0%).

Com isso, na Bahia, no 2º trimestre, o nível da ocupação, ou seja, a proporção de pessoas em idade de trabalhar (14 anos ou mais) que estavam de fato ocupadas, também teve uma queda recorde e foi o menor da série histórica: 40,1%.

A perda de postos de trabalho do 1º para o 2º trimestre foi generalizada no estado, atingindo todos os 10 grupamentos de atividades investigados, algo inédito, que nunca havia sido verificado em toda a série histórica da PNAD Contínua.

As maiores retrações, em termos absolutos, ocorreram nos segmentos de alojamento e alimentação (menos 158 mil trabalhadores em três meses, -44,4%), construção (menos 125 mil trabalhadores, -31,4%) e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (menos 123 mil trabalhadores, -11,7%).

Mesmo frente ao 2º trimestre de 2019, quase todos os grupos de atividades mostraram quedas na ocupação. Apenas administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais teve saldo positivo de 33 mil pessoas a mais trabalhando (+3,1%).

Cotegipe: Ex-prefeito e pré-candidato morre vítima de Covid-19

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 10:55h

(Foto: Se Liga Barreiras)

O ex-prefeito de Cotegipe, na Bacia do Rio Grande, Oeste Baiano, Marcelo Mariani, morreu nesta quinta-feira (27). Diagnosticado com Covid-19 e com quadro de saúde agravado, Mariani chegou a ser levado para o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, de onde seria transferido para Salvador, mas não resistiu. Marcelo Mariani chegou a ter três paradas cardiorrespiratórias, informou o Blog do Braga. O ex-gestor deu entrada na Unidade de Controle do Coronavírus - UCC em Luis Eduardo Magalhães, município da mesma região, na última segunda-feira (24). Nesta quinta, precisou ser intubado e o quadro se agravou, evoluindo para óbito. Marcelo Mariani foi prefeito de Cotegipe entre 2013 e 2016. Neste ano, tentaria de novo voltar à prefeitura de Cotegipe. Em nota, a prefeita Márcia Sá Teles manifestou pesar diante do ocorrido. A deputada estadual Jusmari Oliveira também lamentou a perda.

Por causa da pandemia, TSE amplia horário da votação em uma hora

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 10:25h

(Foto::Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (28) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local. De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo. Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse o ministro nesta sexta-feira (28), em mensagem gravada. O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso. Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.

Vereadores de SC aprovam lei que proíbe cachorros de latir com multa de R$ 23 mil

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 09:47h

Aprovada com unanimidade na Câmara de Vereadores, a lei prevê infração caso o dono do animal provoque ou não impeça os latidos | Foto: Reprodução

Vereadores da cidade de Penha, interior de Santa Catarina, aprovaram um projeto de lei que prevê multa de R$ 23 mil para donos de cachorros barulhentos. A proposta apresentada pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL), recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica do Legislativo. Aprovada com unanimidade na Câmara de Vereadores, a lei prevê infração caso o dono do animal provoque ou não impeça os latidos. Além dos latidos, a lei fala também sobre penalizar “gritaria e algazarra”, “profissão ruidosa” ou abuso de “instrumentos sonoros ou sinais acústicos” a exemplo de alarmes. A lei previa uma multa dobrada para empresas que fossem pegas por ela. O projeto foi vetado pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB), que por meio de assessoria explicou que a lei tem vício de origem, o que significa que é um tipo de regra que não pode ser iniciativa do Legislativo, apenas do Executivo. O veto deve ser lido em plenário na próxima sessão que acontece na segunda-feira (31).

PGR chegou a pedir prisão de Wilson Witzel, mas ministro do STJ negou

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 09:21h

(Foto: Diário do Rio)

Apesar de ter determinado o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC), o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de prisão de Witzel, feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A ação ocorre no âmbito da operação Tris in Idem, deflagrada na manhã desta sexta-feira (28), em meio a investigações sobre desvios na Saúde. O pedido de prisão foi revelado pelo GloboNews em Ponto, ao contar que a PGR argumentou que haviam questões já comprovadas em outras operações, como os pagamentos feitos pela empresa do empresário Mário Peixoto ao escritório da primeira-dama Helena Witzel. Segundo o jornal O Globo, para embasar o pedido, a PGR citou a apreensão de um e-mail escrito pelo governador, com orientações para que os interessados no negócio redigissem o contrato com o escritório de Helena. Além disso, o órgão apontou a existência de suspeitas de obstrução da investigação. Uma testemunha disse aos investigadores que Witzel teria determinado uma operação de espionagem contra os procuradores que o investigam. De acordo com o jornal, o titular da PGR, Augusto Aras, tomou conhecimento disso e a equipe ficou "estarrecida". Diante desse cenário, os procuradores concluíram que era necessário afastar Witzel para prosseguir com as investigações.

Exigindo atendimento médico, presos iniciam motim na carceragem da 20ª Coorpin; suspeitas de Covid-19 não foram confirmadas

  • Brumado Urgente
  • 28 Ago 2020
  • 08:31h

Considerada antes como um 'barril de pólvora' em pleno centro da cidade, a Carceragem da 20ª Coorpin vive dias muito mais tranquilos | Foto: Brumado URgente Conteúdo

Com cerca de 20 custodiados aguardando julgamento, a Carceragem da 20ª Coorpin de Brumado, em vista de uma década atrás, hoje vive tempos mais tranquilos. O local que já foi palco de rebeliões e fugas, algumas das quais como a do bilhete dos presos que ocorreu em dezembro de 2012, alcançaram repercussão nacional, mas, hoje, poucos atos rebeldes vêm sendo registrados, resultado direto de uma ação integrada entre a Justiça, a Polícia e o Governo do Estado, que acabou com a superlotação, que era a principal responsável pelos desajustes. Na noite desta quinta-feira (27) várias mensagens circularam nas redes sociais, as quais davam conta que um início de rebelião, que acabaram sendo esclarecidas na manhã de hoje pelo comandante da PM, major Cabral que relatou que “dois presos estavam doentes, por conta disso fizeram muito barulho para chamar a atenção dos policiais para que recebessem atendimento médico”. Não houve confirmação se eles estavam com sintomas da Covid-19, mas segundo informações extraoficiais, eles apresentavam sintomas da doença. Como em todo o Brasil, os presos de menor periculosidade estão obtendo liberação por causa dos riscos de contaminação, os custodiados esperam que possam também ser contemplados pela Justiça nesse sentido. Estes impasses só serão resolvidos quando o Presídio de Brumado estivem em funcionamento, só que, devido ao imbróglio do governo com o MT, isso ainda parece distante de acontecer, apesar das promessas de que este ano isso estaria resolvido. 

Funcionários dos Correios ameaçam intensificar greve e protestos

  • Redação
  • 28 Ago 2020
  • 08:15h

BRASIL Publicado em 28/08/2020 às 08h05. Funcionários dos Correios ameaçam intensificar greve e protestos Categoria recusa dos aceitar o acordo proposto pelo Tribunal Superior do Trabalho | Foto: Reprodução

Após a recusa dos Correios em aceitar o acordo proposto pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), os sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios dizem que pretendem intensificar a greve e ampliar os protestos pelo país, segundo a colunista Carla Araújo, do portal UOL. “A greve vai continuar. Vamos intensificar os piquetes e as mobilizações”, disse à coluna o secretário da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), Emerson Marinho. Na quinta (27), o vice-presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, propôs um acordo entre os Correios e seus funcionários, que estão em greve desde o dia 17 de agosto. A sugestão do magistrado era estender por mais um ano o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do ano passado, mantendo os atuais benefícios dos funcionários, mas sem que seja concedido o reajuste de 5%. Além disso, ele colocou como condição do acordo o fim da paralisação. Os trabalhadores se manifestaram no sentido de debater a proposta em Assembleias, mas com a recomendação de que ela fosse aceita. Os Correios, por sua vez, afirmaram que não poderiam manter os termos atuais do ACT por causa do impacto da pandemia do coronavírus nas contas da estatal.

Região: mulher é presa pela PRF com drogas dentro de ônibus

  • AScom | PRF
  • 28 Ago 2020
  • 08:10h

(Foto: Ascom | PRF)

Em Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais flagraram uma passageira de ônibus com sua bagagem contendo 07kg de crack. A ocorrência foi registrada hoje (27) na BR 116, KM 830, por volta das 12h30 no momento em que os agentes federais fiscalizavam um ônibus interestadual de transporte de passageiros. Ao realizar averiguações junto aos passageiros, a equipe de policiais observou grande desconforto e nervosismo em uma das passageiras, que apresentou discurso extremamente contraditório, o que levou os policiais a procederem à revista da bagagem pessoal que estava na cabine de passageiro, embaixo da poltrona. Na mochila da passageira, de apenas 22 anos, os policiais encontraram 07 tabletes de crack. Ao ser questionada, ela declarou que havia recebido a droga na cidade de Uberlândia (MG) e que levaria para Maceió (AL), informou que lhe seria paga a R$ 3000,00 pelo transporte. A passageira foi presa e encaminhada com a droga, uma quantia em dinheiro de R$ 254,00 e 01 aparelho celular que foram apreendidos, para a Delegacia de Polícia Civil local para as demais medidas cabíveis.

Qual o papel do compliance no serviço público?

  • Por Eduardo Tardelli
  • 27 Ago 2020
  • 19:45h

(Foto: Divulgação)

Atualmente, o Brasil possui uma das piores percepções em relação a corrupção no mundo, figurando na 106ª posição entre 180 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção (IPC), desenvolvido pela Transparência Internacional e calculado por especialistas e empresários, com base em dados de 2019. Por essas e outras, não estamos vivendo, claramente, o melhor momento para o País no cenário internacional para negócios e impulsionamento a economia. O caminho para uma mudança nesse quesito já existe e está no compliance, uma vez que a metodologia cria mecanismos, normas, processos e práticas que visam a boa conduta ética, tanto por parte de pessoas físicas, quanto jurídicas, garantindo a transparência e propiciando a melhoria no desempenho dos serviços prestados aos cidadãos. Esse conceito deve ser a palavra de ordem na esfera pública como meio de melhorar a imagem do País, tendo em mente que tem um papel simples, porém estratégico, o "cumprimento de regras". Implementar normas mais enérgicas, incentivar a utilização dos canais de denúncia, realizar auditorias e investigações, realizar a checagem e monitoria de agentes são alguns processos que podem ser bastante eficazes na diminuição dos escândalos de caráter ilícito.

Diferente do mercado corporativo, o compliance no setor público tem algumas particularidades, tais como o foco na corrupção, a extinção da alta presença de conflitos de interesse entre a vida pública e a privada, a eliminação do nepotismo e do enriquecimento e favorecimento ilegal, atividades essas que causam mais prejuízos ao setor e a sociedade como um todo.

No que tange legislação, já há um movimento regulatório por meio da L ei federal 12.846/13 , conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Probidade Empresarial, que concentra um esforço pioneiro na prevenção e combate a práticas ilícitas feitas contra a administração pública, fomentando a emergência de um novo ambiente de negócios em que a reputação de uma organização passa a ter valor econômico. Há, portanto, incentivos favoráveis às empresas privadas para a instituição de mecanismos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como a aplicação efetiva de códigos internos de ética e de conduta.

Mas, não basta ter uma lei ou normas que sejam não exigidas. A mudança deve partir do governo em dar o exemplo ao estruturar boas práticas de integridade e compliance, estimulando, dessa forma, o mercado como um todo a se tornar mais transparente. Em paralelo, é preciso comprometimento total de todos os envolvidos em contratar uma equipe focada em aprimorar todos os processos e trazer resultados mais positivos. Nesse sentido, é válido mensurar todas as ações implementadas regularmente a fim de acompanhar o progresso do sistema de compliance, assim como investir em mineração dados, por meio de plataformas especializadas como meio bastante eficaz para trazer assertividade. O background check também serve como aliado na busca por conflitos de interesse, checagem de terceiros, investigações, auditorias, due diligence e ações de combate à corrupção. O movimento aponta, portanto, a necessidade de destinação de uma parte da verba para o investimento nessas tecnologias bem como uma maior fiscalização no setor público no que tange a aplicação do compliance, tal qual é feito nas esferas privadas. Quanto melhor estiverem esses dois pontos, melhor poderá a percepção internacional do País e a possível ampliação das possibilidades de negociação na economia mundial. A consequência tende a ser positiva, entendendo que a integridade e o combate a práticas nocivas são decisivos em qualquer cenário.

CONTINUE LENDO

Proposta acaba com papel-moeda e exige transação financeira apenas por meio digital

  • Agência Câmara Notícias
  • 27 Ago 2020
  • 17:53h

A produção, a circulação e o uso de notas com valor superior a R$ 50 ficarão proibidos até um ano após a aprovação da futura lei, abaixo desse valor, cinco anos | Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 4068/20 determina a extinção do papel-moeda no País. Pelo texto em tramitação na Câmara dos Deputados, todas as transações financeiras ocorrerão apenas em meio digital. Será permitida a posse de cédulas para fins de registro histórico. A produção, a circulação e o uso de notas com valor superior a R$ 50 ficarão proibidos até um ano após a aprovação da futura lei. Para as cédulas de valor inferior, o prazo será de até cinco anos. Além disso, a Casa da Moeda do Brasil passará a ter entre as suas atribuições o desenvolvimento de tecnologias para transações financeiras. “A tecnologia proporciona todas as condições para pagamentos sem a necessidade de dinheiro em espécie”, afirmou o autor da proposta, deputado Reginal Lopes .“Terroristas, sonegadores, lavadores de dinheiro, cartéis de drogas, assaltantes e corruptos estariam muito mais facilmente na mira do controle financeiro”, avaliou.

 

Sete magistrados do TJ-BA são afastados e processados por suspeita de venda de decisões

  • Redação
  • 27 Ago 2020
  • 17:03h

Em caso de condenação, magistrados podem ser demitidos | Foto: Divulgação TJ-BA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou e processou sete magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que estão sendo investigados na Operação Faroeste. Todos são réus pela Corte Especial do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em investigação que apura esquema de venda de decisões judiciais para grilagem de terras no interior do estado. A decisão foi tomada na última terça-feira (26), contra os desembargadores Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal e Maria do Socorro Barreto Santiago, além dos juízes Marivalda Almeida Moutinho, Márcio Reinaldo Miranda Braga e Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, solicitou o compartilhamento das provas e documentos colhidos durante a investigação para subsidiar o processo administrativo. Como medida de celeridade ao caso, ele ainda determinou que fossem anexados os autos de todos os processos para julgamento conjunto. O processo foi instaurado em decisão unânime. A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, mas ainda aguarda o posicionamento da entidade.

Mortugaba: trágico acidente tira a vida de 3 pessoas da mesma família; eles eram de Caculé

  • BRF
  • 27 Ago 2020
  • 16:16h

(Foto: Reprrodução)

Por volta das 12h40 desta quinta-feira (27), policiais da 80ª CIPM foram acionados para verificarem uma situação de acidente de trânsito na BA-156, altura da saída de Mortugaba, sentido à cidade de Montezuma, em Minas Gerais. No local os policiais constataram a veracidade das informações e acionaram a PRE para adoção das medidas de praxe. Um caminhão Ford, de cor prata, carregado de eucaliptos encontrava-se capotado e com esmagamento da cabine, o que provocou a morte dos três ocupantes do veículo, identificados como: SEBASTIÃO JESUS PINHEIRO (50 anos) e FRANCISCO JESUS PINHEIRO (55 anos), irmãos, e NEMIAS PINHEIRO GUIMARÃES (26 anos), sobrinho, moradores da cidade de Caculé. Os corpos das vítimas ficaram presos nas ferragens e aguardam a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, os quais realizarão o procedimento de extração. O DPT também foi acionado para a realização dos procedimentos previstos e da perícia, que apontará as causas do grave acidente. Alguns familiares das vítimas, que seguiam em outro caminhão e presenciaram o acidente, entraram em estado de choque e foram encaminhados para o atendimento médico.

Escolas não são fator preponderante de transmissão do coronavírus, diz OMS

  • Redação
  • 27 Ago 2020
  • 15:44h

Foto: GOVBA

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, disse nesta quinta-feira (27) que escolas não desempenham um papel central na transmissão do novo coronavírus, embora a sua capacidade de propagação também esteja ligada ao nível de contágio que existe numa comunidade. “Até agora sabemos que o ambiente escolar não é um fator preponderante na pandemia. Mas há cada vez mais publicações que reforçam as evidências de que as crianças têm um papel na contaminação, embora mais vinculada a encontros sociais”, disse Kluge durante coletiva de imprensa, segundo o jornal o Estado de S. Paulo. De acordo com o dirigente da OMS, as escolas devem aplicar os mesmos protocolos gerais de higiene e distanciamento social, mas dependendo da fase da pandemia na qual a comunidade esteja inserida, “medidas adicionais” devem ser implementadas. “O que sabemos é que não podemos abrir sociedades sem primeiro abrir escolas. Esta foi a maior ruptura na história da educação, com 1,6 bilhão de crianças afetadas em 190 países”, afirmou Kluge.