Brumado: Assombrados pela Covid-19, candidatos temem ser infectados e devem evitar aglomerações

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Out 2020
  • 10:32h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Nunca a recomendação de não se fazer aglomerações foi tão real, pelo menos para os políticos, já que em plena campanha, tanto aqui como lá na “Terra do Tio Sam”, candidatos acabaram sendo infectados pelo novo coronavírus, que, mesmo não sendo temido como antes, faz com que o isolamento seja irreversível.

Num breve retrospecto, o TSE, por meio do presidente Luís Roberto Barroso, decidiu que o adiamento das eleições municipais para 2021 ou 2022 seria “rasgar a Constituição”, decretando o pleito para o dia 15 de novembro deste ano.

Fazendo um “back in time” um pouco mais alongado, vale lembrar a afirmação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que declarou que o pico da Covid-19 no Brasil seria em abril e que, muito provavelmente, em agosto tudo já estaria “quase normal”, o que, infelizmente, foi um vaticínio clínico que não se cumpriu, já que a pandemia continua muito ativa, ainda mais em cidades do interior.

Neste contexto pode se conjecturar que o TSE acabou falhando em suas previsões, colocando os candidatos como “presas fáceis” para a infecção, já que as aglomerações em período eleitoral são quase inevitáveis. Um dos casos mais emblemáticos foi do pré-candidato a prefeito de Coaraci, Kadu Castro (PSD), que veio a falecer por complicações da Covid-19.

Trazendo para um enfoque local, outro fato que reforçou essa tendência, foi a convenção promovida pelo PP e PT no auditório do CEEP, na qual, segundo relatos dos próprios convencionais, cerca de 70 pessoas acabaram contraindo o vírus, tanto que nos corredores políticos já circulam comentários como “Corona Convencion”.

Inclusive na referida convenção, ao que tudo indica, o candidato Dr. Geraldo Azevedo, pode ter sido infectado, o qual, inclusive, teve o seu quadro clínico intensificado, tendo que ser internado numa unidade de terapia intensiva em Vitória da Conquista.

Isso acabou assombrando os candidatos, não só os cabeças de chapas, mas também os que irão disputar uma cadeira no Legislativo, que nessas eleições de 2020, provocaram um número recorde de postulantes, tanto que se brinca que “tem mais candidato que eleitor”.

A campanha que já objetivava o ambiente virtual como o palco principal da disputa, parece que irá se cumprir à risca, porque ninguém quer colocar em risco a sua saúde e até a própria vida, já que o número de óbitos pela Covid-19 em Brumado vem aumentando.

Com isso a campanha vai ser um “macarrão sem molho”, já que a graça da disputa são os embates e, principalmente, os comícios e caminhadas que são o verdadeiro termômetro para os eleitores, especialmente os indecisos.

Outra situação que tem que ser pontuada é o grande índice de abstenção que essa eleição de 2020 terá, pois são incontáveis os relatos de eleitores que garantem que não irão comparecer ás urnas, principalmente os mais velhos, já que, segundo eles, o risco do contágio é muito alto, pois as aglomerações seriam inevitáveis e a sanitização dos locais de votação não será feita com toda a eficácia.

Então, com o “Fantasma do Corona” solto pelas ruas, sedento e voraz para infectar os pobres mortais, todo cuidado é pouco, o que vai fazer com que a campanha seja uma das mais frias no âmbito externo e muito “caliente” nas redes sociais, pois os “cards of evil” e as “fake news” vão circular freneticamente, o que deverá provocar uma verdadeira avalanche de ações judiciais, já que a nova legislação condena veementemente está prática nociva.

Em suma, o TSE acabou falhando em realizar o pleito no meio dessa pandemia, tendo como égide a Constituição, só que, lá no Congresso, a reeleição de Maia e Alcolumbre poderá acontecer e, nesse caso, a Constituição onde ficará? Está aí uma boa pergunta que não quer calar.

Varejo projeta leve queda em inadimplência nos próximos meses

  • Redação
  • 02 Out 2020
  • 09:45h

Leve recuo deve ser puxado pela postergação das compras de maior valor por causa da insegurança do brasileiro em relação ao emprego | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

Entidades do varejo estão otimistas com a redução da inadimplência de pessoa física para o próximo semestre. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), a taxa de devedores deve sair de 4,78% em outubro para 4,69% em novembro e 4,66% em dezembro. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o leve recuo deve ser puxado pela postergação das compras de maior valor por causa da insegurança do brasileiro em relação ao emprego. A projeção considera compras a prazo, créditos fornecidos e cartão.

Tanhaçu: ADAB detecta quadrilha especializada em esquentar guias clandestinas de animais

  • Redação
  • 02 Out 2020
  • 08:10h

(Foto: Reprodução G1 BA)

Através da ação do Núcleo de Inteligência da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), a autarquia flagrou, nesta quarta-feira (30), cinco caminhões carregados de gado na área rural do município de Tanhaçu. Dois deles conseguiram driblar a fiscalização e três foram interceptados evidenciando a utilização de GTA (Guia de Trânsito Animal) falsificada. A irregularidade está sendo monitorada por um grupo capitaneado pela agência que visa identificar e punir os envolvidos que têm atuado no “esquente” de guias frias em diversas regiões da Bahia. Os agentes cruzavam os dados de geração das guias com a circulação clandestina dos bovinos e seguiam para averiguação em uma fazenda no distrito de Sussuarana, quando encontraram os caminhões e efetuaram o flagrante. Como não ficou comprovada a origem do gado, na manhã de hoje (01), 105 bovinos foram levados ao abate no matadouro frigorífico de Brumado, protocolo sanitário adotado como forma de evitar a introdução e disseminação de diversas doenças em território baiano. Dois outros caminhões carregados de gado continuam em Brumado, sob guarda da ADAB, até que seja apurada a veracidade das informações em relação à propriedade dos animais. Caso as guias não sejam verídicas, os 70 bovinos, também com idade em torno de 12 meses, serão sacrificados. “Os fatos nos levam a crer que se trata de uma quadrilha especializada para circular com guias falsificadas ou sem as GTAs, que se constituem em documento indispensável para sabermos dados sobre origem, vacinação e sanidade dos animais Sem isso, a sanidade de nossos rebanhos estará em risco”, diz o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

Esquema prejudicado

A equipe tem rastreado a circulação de animais em movimentações suspeitas entre os municípios do oeste com a divisa de Goiás e Tocantins com cidades do Território do Sertão Produtivo, e também na divisa com Minas Gerais.

As ações incluem a vigilância em propriedades que participam de esquemas ilícitos de geração de estoque fictício de gado (boi de papel), e também em propriedades que recebem esse gado acompanhado com as GTAs frias, ou seja, animais de origem desconhecida.

Os envolvidos no comércio de gado clandestino na Bahia tiveram, somente esta semana, um prejuízo estimado em R$ 260 mil com o abate dos bovinos e o valor poderá ultrapassar R$ 400 mil, caso os outros 70 animais sejam sacrificados.

Funcionário afastado

“Apuramos incompatibilidade entre rota percorrida e a suposta propriedade de origem informada na GTA e também no local de emissão da guia, o que levou a equipe de inteligência a suspeitar da fraude. Em seguida, confirmamos que o gado, de fato, não havia saído da propriedade informada na GTA e que o cadastro localizado em Jaborandi, havia sido utilizado por terceiros, sem conhecimento do proprietário. Em alguns casos, é identificado o envolvimento de servidores dos escritórios da ADAB nos esquemas fraudulentos, levando ao seu afastamento imediato das funções e instauração de Processo Administrativo Disciplinar. Durante a operação desta semana, um servidor cedido por uma prefeitura da região foi afastado até a conclusão das apurações”, relata o coordenador do Núcleo de Suporte ao Cadastro Pecuário da agência, Antônio Maia.

As investigações vão continuar para identificar possíveis novas ramificações do crime. “Esse flagrante nos motiva a prosseguir com a operação de inteligência no combate à contravenção e desarticulação do modus operandi de grupos bem organizados, que inclui também auditoria em alguns de nossos escritórios. Certamente todos os envolvidos serão penalizados, podendo responder por crime de estelionato e formação de quadrilha”, ressalta Maurício Bacelar.

CONTINUE LENDO

Publicada MP que amplia margem para concessão de crédito consignado

  • Agência Brasil
  • 02 Out 2020
  • 07:47h

Agora os empréstimos poderão comprometer até 40% do valor do benefício | Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), a Medida Provisória (MP) nº 1.006, de 1º de outubro de 2020, que amplia até 40% a margem para concessão de crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A MP foi assinada nessa quinta-feira (1º) pelo presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS podem requerer empréstimos consignados que comprometam até 35% do valor do benefício no mês, mais 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque. Com a ampliação, os empréstimos poderão comprometer até 40% do valor do benefício, mais 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque. Os novos limites devem valer para empréstimos concedidos até o dia 31 de dezembro deste ano, segundo o governo. Por ser uma MP, as regras entram em vigor imediatamente e são enviadas à aprovação do Congresso Nacional.,

PRF prende homem com 300 mil maços de cigarro contrabandeados em Ribeira do Pombal

  • 01 Out 2020
  • 18:19h

(Foto: Divulgação PRF)

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando passava por um trecho da BR-110 em Ribeira do Pombal (cerca de 300 km distante de Salvador) conduzindo um caminhão com 300 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai. O caso ocorreu na noite de ontem e foi divulgado pela polícia nesta quinta-feira (1º). Segundo a PRF, os agentes foram acionados após o caminhão estar dirigindo de maneira perigosa na rodovia e quase ter provocado um acidente. Na abordagem, perceberam nervosismo no condutor e flagraram uma quantidade de cocaína na cabine do veículo. Seguindo a verificação, os policiais encontraram a carga dos cigarros na carroceria. O motorista, de 31 anos e que não teve a identidade divulgada, foi autuado e encaminhado para a Delegacia de Ribeira do Pombal. A carga também foi direcionada aos cuidados das autoridades para adoção das medidas legais. Ainda segundo a polícia, o material estava avaliado em R$ 1,5 milhão.

Por decisão da maioria da Mesa Diretora, Poder Legislativo de Brumado arquiva processo de Impeachment contra o prefeito municipal, mesmo tendo o presidente Leo Vasconcelos votado contra

  • Ascom | CMB
  • 01 Out 2020
  • 17:14h

(Foto: Ascom | CMB)

Por meio do Decreto Nº 03/2020, datado desta quarta-feira (30), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, decidiu, pela maioria dos seus componentes, arquivar o processo de Impeachment contra o prefeito Eduardo Vasconcelos, o qual tinha como objetivo apurar denúncias apresentadas pela AUCIB sobre supostos desvios de verbas do FUNDEB. Por 2 votos a 1, o arquivamento foi decidido, tendo votado a favor do arquivamento os vereadores Zé Carlos de Jonas (vice-presidente) e Lia Teixeira (segunda secretária) e pelo prosseguimento da denúncia o voto foi do vereador Léo Vasconcelos, presidente da Casa Legislativa. Vale ressaltar que a vereadora Ilka Abreu, primeira secretária, que leu inclusive a convocação, não compareceu à reunião. Segundo a presidência o gestor municipal entrou com 3 pedidos de reconsideração, o primeiro logo após a abertura com dois fundamentos principais, um sobre a ilegalidade da eleição da comissão processante e o segundo sobre a convocação do suplente de vereador Girson Ledo. Depois mais dois pedidos deram entrada, o último no dia 24 de setembro, no qual foi anexado o parecer do Ministério Público Eleitoral sobre a ilegalidade da formação da comissão processante. Então, diante disso, a presidência não quis decidir de forma monocrática e solicitou, primeiramente, um parecer da assessoria jurídica, que optou pelo arquivamento já que teriam existidos mesmo irregularidades, tendo ainda um parecer do TCM, no qual foi explicitado o erro na convocação de suplente no caso de parentesco. Ato contínuo foi convocada a mesa diretora para uma decisão colegiada, a qual definiu pelo arquivamento da denúncia, tendo somente o voto pelo prosseguimento do processo de impedimento do vereador Léo Vasconcelos, mas, no final ele acolheu a decisão da maioria, pois foi voto vencido.

Será que a moda pega: distribuição de santinhos e outros panfletos está proibida em Vitória da Conquista

  • Informações do Blog do Anderson
  • 01 Out 2020
  • 17:12h

(Foto: Reprodução)

Por determinação do prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, a distribuição de panfletos foi suspensa em Vitória da Conquista. A princípio o alvo era o então pré-candidato a prefeito Marcell Carvalho de Mores, do PSDB, que panfletava o seu Plano de Governo para essas Eleições 2020. Agora a medida permanece por tempo indeterminado atingindo todos os candidatos ao Executivo e Legislativo Conquistense, consoante a reportagem do Balando Geral, da Record TV, que foi ao ar no início da tarde desta quinta-feira (1).

Sistema de Abastecimento de Água é ampliado na Chapada Diamantina

  • Redação
  • 01 Out 2020
  • 16:23h

Obra foi executada pela Embasa e entregue pelo governador Rui Costa (PT) | Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Sistema de Abastecimento de Água foi ampliado na cidade de Utinga, na Chapada Diamantina. A obra, executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), foi inaugurada nesta quinta-feira (01) pelo governador Rui Costa (PT). Conforme a gestão estadual, a entrega vai garantir o recebimento água em mais volume e de melhor qualidade para cerca de 14 mil moradores. A intervenção teve investimento de R$ 4,2 milhões. A ampliação do sistema envolveu a implantação de 11.360 metros de adutora; estações de tratamento, de tratamento de lodo e elevatória; reservatório; 9.679 metros de rede de distribuição e 89 ligações domiciliares. A água, que antes era puxada do Rio Utinga, agora é trazida do Riacho de Mariazinha, que conta com uma qualidade superior, como destaca a diretora de Empreendimentos da Embasa, Rita Bonfim. Ainda em Utinga, o governador assinou a ordem de serviço que garante a construção de um sistema de abastecimento de água para atender o bairro José Inácio. Nesta ação, serão investidos R$ 600 mil.

'Dilema das Redes': os 5 segredos dos donos de redes sociais para viciar e manipular

  • Ricardo Senra | BBC NEWS
  • 01 Out 2020
  • 15:50h

Descrito como uma janela para as distantes mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício, filme narra estratégias controversas para manter usuários conectados e expostos a anunciantes | Foto: NETFLIX

"Dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares." A frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois. Costurado por depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados. Assim, segundo “O Dilema das Redes”, experiências digitais aparentemente banais como recomendações automáticas, notificações e publicações sugeridas funcionariam como iscas lançadas bilhões de vezes por dia pelos apps mais populares do planeta. O alvo seria o tempo das pessoas – uma moeda valiosa para empresas, políticos, organizações ou países que queiram vender produtos ou ideias para audiências vulneráveis e hiper-segmentadas.

Classificado como docudrama – fórmula que mescla depoimentos do documentário tradicional a cenas dramatizadas –, o filme tem sido descrito como uma janela para as mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício como Facebook, Twitter e Google.

Elogiado por detalhar ferramentas e estratégias sofisticadas em linguagem acessível para grandes públicos, o filme também recebe críticas por não oferecer soluções aos problemas enumerados e por ser apresentado por pessoas com características parecidas: boa parte dos entrevistados são ex-executivos, jovens, brancos, ricos e do sexo masculino.

A seguir, conheça 5 pontos-chave expostos pelo filme – e, ao fim, leia uma série de recomendações simples para proteger seus dados e combater o vício em redes sociais.

1 - "Se você não estiver pagando pelo produto – você é o produto"

Em agosto, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias financeiras Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$ 100 bilhões. Só durante a pandemia do novo coronavírus, o fundador do Facebook teria ganhado mais de US$ 30 bilhões.

Como Zuckerberg seria capaz de oferecer serviços gratuitos e ficar cada dia mais rico?

Segundo os entrevistados de “O Dilema das Redes”, o americano e seus colegas CEOs fariam dinheiro a partir do tempo.

Eles explicam que, quanto mais horas um usuário passa conectado às suas redes sociais, mais informações detalhadas sobre hábitos, gostos e características de consumo ele acaba expondo.

Esses dados são recolhidos e organizados por algoritmos que mapeam curtidas e comentários, analisam tempos de leitura e exposição a imagens e alimentam enormes servidores (alguns deles hospedados em submarinos).

As informações sobre os usuários são então oferecidas a clientes – de marcas de cosméticos e universidades a políticos e governos – que pagam milhões de dólares para mostrarem produtos ou ideias a públicos pré-dispostos a se engajar.

A engrenagem só funciona, no entanto, se os usuários se mantiverem conectados a seus perfis e, assim, puderem ser expostos ao máximo de anúncios.

Muitas vezes, segundo o filme, isso aconteceria a qualquer preço.

2 – Ferramentas desenhadas para viciar e manipular

Tristan Harris diz que redes treinariam "geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhas ou amedrontadas, recorrem a 'chupetas digitais' para se acalmar"

O principal personagem do filme é Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google que tentou alertar os companheiros sobre o risco de viciar usuários – e diz ter sido ignorado.

Em “O Dilema das Redes”, ele descreve ferramentas que seriam criadas para manter usuários "vidrados" e "distraídos" enquanto anunciantes ganham dinheiro.

Um dos mais claros seria a rolagem automática – estratégia desenvolvida para que a experiência na rede não tenha fim e o usuário siga conectado.

As notificações, por sua vez, são descritas como uma das ferramentas mais eficazes para trazer quem está fora e manter quem já está conectado.

Já a dinâmica de curtidas e comentários com elogios ou criticas seria estimulada para manipular e tornar usuários dependentes, segundo os entrevistados.

Nas palavras de Harris, as redes treinariam "uma geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a 'chupetas digitais' para se acalmar".

Essas "chupetas" seriam as validações recebidas por elogios e que trazem sensação de felicidade ou conquista aos usuários.

"Isso vai atrofiando nossa habilidade de lidar com as coisas", alerta o especialista.

3 - Falsas recompensas

Em agosto, segundo a Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$ 100 bilhões

Os profissionais por trás das redes sociais trabalhariam, segundo o filme, construindo pontes entre psicologia e tecnologia.

Além de Harris, o "Dilema das Redes" traz depoimentos de Aza Raskin, inventor do sistema de rolagem infinita usado pela maioria dos sites, e Guillaume Chaslot, um dos desenvolvedores do algoritmo de vídeos recomendados no YouTube.

Dirigida pelo americano Jeff Orlowski, vencedor do Emmy e indicado ao Oscar em 2013, a produção também entrevistou Bailey Richardson, desenvolvedora que trabalhou nos primórdios do Instagram, Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook, Alex Roetter, ex-vice presidente de engenharia do Twitter e Justin Rosenstein, um dos co-criadores do botão 'Curtir' no Facebook.

Os entrevistados descrevem métodos de manipulação de emoções por meio da dopamina - um neurotransmissor ligado ao prazer, à alegria e ao bem-estar.

Por meio de sistemas de "recompensa imediata", como curtidas ou comentários positivos, as redes sociais teriam criado métodos de navegação capazes de estimular a circulação de dopamina em níveis sem precedentes.

Como cada validação recebida online gera novos impulsos artificiais de dopamina, as redes manteriam conectada uma legião de usuários cada vez mais solitários e carentes.

4 – Segurança x Insegurança

O psicólogo social Jonathan Haidt diz no filme que as redes têm relação direta com a explosão de casos de depressão e ansiedade – especialmente em crianças e adolescentes.

No filme, isso é ilustrado pelo caso de uma menina que cai em depressão depois de receber uma crítica sobre uma característica física.

A tendência se reflete nos recordes de suicídios infantis registrados nos últimos anos.

Nos EUA, segundo dados oficiais, o suicídio se tornou a segunda principal causa de mortes de crianças e jovens em idade escolar (12 a 18 anos), ficando atrás apenas de acidentes.

As mortes de meninas entre 15 e 19 anos por suicídio atingiram um recorde em 40 anos - e dobraram entre 2007 e 2015, com 5,1 casos para cada 100 mil.

O fenômeno atinge também crianças e adolescentes do sexo masculino, cujas mortes ainda acontecem em maior número, mas crescem em ritmo menos acelerado: 30% no mesmo período (são 14,2 casos para cada 100 mil).

Segundo o filme, esse cenário não é resultado do uso irresponsável das redes sociais – mas da forma irresponsável como as redes lidam com seus usuários.

5 - Fake news se espalham seis vezes mais rápido do que notícias verdadeiras

A frase aparece como citação a um estudo publicado em 2018 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Segundo o filme, as notícias falsas têm alcance amplificado nas redes graças à "paranoia" em manter usuários expostos a anúncios.

“Criamos um sistema que privilegia as informações falsas (...) porque as informações falsas rendem mais dinheiro às empresas do que a verdade", diz um dos entrevistados.

Ele completa, em uma das frases do filme que mais viralizaram nas últimas semanas:

"A verdade é chata."

Dicas para se proteger

a) As notificações, segundo o filme, seriam a principal ferramenta de manipulação das redes. A sugestão dos entrevistados é desativá-las – assim, você vai até a rede social quando quiser, e não o contrário.

b) Não embarque nas recomendações de vídeos ou conteúdos sem refletir. De preferência, faça você mesmo as buscas pelo que você se interessa. As indicações costumam seguir uma lógica criada para chamar anunciantes, e não necessariamente para informar, segundo o filme.

c) Siga pessoas ou páginas com as quais você não concorda. Assim, você "fura a bolha" e é estimulado a a aprofundar conhecimentos, se questionar sobre as certezas absolutas e aprender com a diferença – mesmo que ela desagrade.

d) Desconecte-se uma hora antes de ir pra cama. Deixe o celular, o tablet e o laptop em outro cômodo e em modo avião.

e) Valorize os seus cliques e o seu tempo. A maneira como você se relaciona com uma publicação vale "ouro". É assim que as redes ganham dinheiro, portanto leve isso em conta antes de clicar em um anúncio ou publicação indicada.

CONTINUE LENDO

"Jeep do Pó": PRF de Conquista apreende 12 kg de cocaína

  • BRF
  • 01 Out 2020
  • 14:44h

(Foto: Divulgação PRF)

Cerca de 12 Kg (doze quilos) de cocaína foram interceptados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quinta-feira (01) em Vitória da Conquista. A droga estava escondida em compartimento secreto de um veículo Jeep/Renegade, abordado na BR-116. Dois homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas. Equipe realizava fiscalização de combate a criminalidade, quando abordou o veículo em frente a unidade policial (Km 830 – BR 116). Após desconfiar da conversa e das informações desencontradas dos ocupantes, os policiais decidiram fazer uma fiscalização mais minuciosa no carro. Os policiais também estranharam o fato do motorista e dos passageiros estarem levando poucas peças de roupas em suas bagagens, o que elevou o grau de suspeita e ‘partiram’ para vistoriar o interior do carro. Em um compartimento secreto, foram encontrados tabletes de cocaína que estavam cuidadosamente embalados em bexigas de látex. Ao todo foram apreendidos 12 Kg (doze quilos) da droga. Essa foi mais uma ação de sucesso da PRF, causando um prejuízo de quase 500.000 reais ao narcotráfico, promovendo a prosperidade da Nação e garantindo a segurança pública. A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Civil.

Agências do INSS reabrem a partir de segunda-feira (05); Brumado está na lista

  • Redação
  • 01 Out 2020
  • 14:12h

A agência de Brumado está incluída na lista de reaberturas (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

As agências do INSS de Vitória da Conquista e outras cidades da região devem retomar parte dos serviços presenciais a partir do dia 05 de outubro, depois de quase seis meses fechadas. Entre as agências que retomam as atividades está Vitória da Conquista, Anagé, Paramirim, Brumado, Poções, Livramento, dentre outras. Mas atenção, nem todos os serviços ainda estarão disponibilizados, então é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone 135.

 

Prado: Supremo atende prefeitura e tira preferência de professores em precatório

  • Cláudia Cardozo / Francis Juliano
  • 01 Out 2020
  • 10:58h

(Foto: Bahia Extremo Sul)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular uma decisão que havia bloqueado 60% dos recursos do precatório [ordem judicial paga por entidade pública] referente ao Fundef [atual Fundeb]. Em decisão desta quinta-feira (1°), o presidente do Supremo, Luiz Fux, derrubou a decisão da Comarca de Prado que tinha bloqueado os 60% da verba para ser usada no pagamento dos professores do município. Fux atendeu o recurso da prefeitura de Prado. O Município alegou que destinar parte dos recursos para professores que já teriam recebido vencimentos, seria “violar preceitos legais, como a lei orçamentária, e beneficiar indevidamente os então servidores”. Ainda na decisão, o presidente da Corte se posicionou por atender o recurso judicial do município até decisão futura.

Na pesquisa de A Tarde, Zé Raimundo larga na frente de Herzém em Conquista

  • Levi Vasconcelos
  • 01 Out 2020
  • 10:02h

Lá, o PT tem o que dizer, mas seus adversários mais raivosos também têm... | Foto: Reprodução

Ao lado de Salvador e Feira de Santana, Vitória da Conquista forma o restrito bloco de municípios baianos com dois turnos nas eleições. Mas é o único dos três que o PT governou, e ficou lá por 24 anos, incluindo os governos de Lula e Dilma, até ser destronado em 2016 por Herzém Gusmão (MDB). O duelo 2020 é o mesmo de 2016.

Lá, o PT tem o que dizer, mas seus adversários mais raivosos também têm. No tempero, Herzém com uma administração no mínimo atabalhoada, como no setor dos transportes. A pesquisa de A Tarde/Potencial mostra que a briga continua e o duelo é trincado, com os mesmos atores, ressalte-se.

Apoios

O deputado Zé Raimundo (PT) – foto, que Herzém derrotou em 2016, com 47,82% dos votos a 31,66% no primeiro turno, e de 57,58% a 42,42% no segundo, aparece liderando com 34% contra, 29% e 9% do terceiro colocado, David Salomão (PRTB).

Se Zé Raimundo encarna a esquerda, aí entram outros ingredientes. Tudo indica que lá teremos segundo turno de novo. E os votos de David Salomão, que é de direita e ganhou notoriedade na greve da PM em 2014 vão para onde?

A pesquisa mostra também outros atores importantes. Bolsonaro, que ano passado esteve lá e criou furdunço com Rui Costa na inauguração do aeroporto, com 14% de ótimo, 18% de bom e 30% de regular, é um bom cabo eleitoral.

Mas Rui Costa, que vai entrar de corpo e alma na campanha de Zé Raimundo, ainda é melhor: tem 15% de ótimo, 27% de bom e 3o% de regular.

Campeão de multas

E por falar em Herzém Gusmão, já que declarou à Justiça ter um patrimônio de R$ 151 mil, ele deve tomar muito cuidado, se não, vai acabar pobre: ele já pegou três multas da Justiça Eleitoral, num total de R$ 41 mil, por propaganda antecipada.

Isso sinaliza que lá, como nos quatro cantos do país, as restrições da pandemia com as regras eleitorais de sempre vão provocar um turbilhão de ações judiciais.

A Justiça em Conquista fervilha.

Conquista: Conquista: Prefeito Herzem suspende aulas nas escolas e faculdades por mais 30 dias

  • BRF
  • 01 Out 2020
  • 09:22h

(Foto: Reprodução)

O prefeito Herzem Gusmão assinou, na noite deste domingo (2), o Decreto nº 20.560 que, entre as medidas de prevenção contra a Covid-19, renova por mais 30 dias a suspensão das aulas presenciais em toda a Rede Municipal de Educação e nas Instituições Privadas de Ensino, inclusive as de Ensino Superior. A Prefeitura de Vitória da Conquista reforça que é importante a população continuar seguindo as orientações das autoridades técnicas, permanecendo em isolamento social sempre que possível. Desde fevereiro, diversas medidas têm sido adotadas no sentido de prevenir a disseminação do vírus e estruturar o sistema de saúde para o atendimento dos casos de infecção por Covid-19 e cada cidadão deve também fazer sua parte.

Sargento da PM suspeito de fazer parte de grupo de extermínio é preso em Itaberaba

  • 01 Out 2020
  • 08:58h

Outros dois comparsas dele também foram presos por força-tarefa da SSP | Foto: Divulgação SSP/BA

Um sargento aposentado da Polícia Militar foi preso na quarta-feira (30) suspeitos de participar de um grupo de extermínio responsável por assassinatos neste ano em Itabareba, na Bahia. Outros dois comparsas também foram presos pela força tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) contra grupos de extermínio.  O trio preso tinha mandado de prisão temporária de 30 dias. Com eles, a polícia apreendeu quatro revólveres calibre 38, uma pistola, três espingardas, carregador, munições, colete balístico, algema e celulares. O sargento aposentado será trazido para Salvador, onde cumprirá o mandado, na custódia que fica localizada em uma área no Batalhão de Choque. Os outros dois comparsas serão encaminhados ao sistema prisional. A SSP não detalhou os crimes pelos quais o trio foi preso. Participaram da operação, equipes das Corregedorias Geral, da PM e da PC, da COE, da Superintendência de Inteligência da SSP, do Depin, do Draco, do DHPP, do DIP e do DPT de Itaberaba.