Livramento: Polícia Militar desmonta rinha de galo e 17 animais vítimas de maus-tratos são resgatados

  • Divulgação PM
  • 02 Nov 2020
  • 11:22h

Foto: Divulgação | PETO Polícia Militar

Na manhã da última sexta-feira (30), por volta das 10:30h. Uma guarnição do PETO da 46a CIPM, foi acionada após denúncia de crueldade e maus tratos aos animais em uma rinha de briga de galo, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora na comunidade da Matinha de Baixo, dentro de uma residência. De imediato, a guarnição foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. As aves se encontravam em condições de desgaste, não tinham água e nem comida, inclusive uma ave estava cega e outras com ferimentos nas pernas. Além disso, haviam vários indícios de que o local era destinado ao uso de  rinha, tais como: esporas , buchas, bicos, balanças , anabolizantes e um tambor (local onde os galos são colocados para brigar). A guarnição levou 17 (dezessete) galos e todos os objetos e equipamentos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para as devidas providências legais. Os animais foram encaminhados a uma ONG de Livramento de Nossa Senhora para os devidos cuidados e tratamento digno.

Padre Fábio de Melo defende casamento de homossexuais em live no Instagram

  • Redação
  • 02 Nov 2020
  • 10:27h

(Foto: Reprodução)

O padre Fábio de Melo defendeu a união civil entre casais homossexuais, ao ser questionado sobre a posição do Papa Francisco, que recentemente defendeu o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A declaração foi dada durante uma live realizada na última quinta-feira (29), o  

“Em 2013, eu dei uma entrevista e fui execrado pela ala mais conservadora da Igreja Católica. A união entre duas pessoas do mesmo sexo não é uma questão religiosa, é uma questão civil. É um direito. Sempre considerei uma injustiça e não cabe a mim julgar, não cabe a mim impor regras religiosas ao outro. A questão é do Estado”, disse o padre durante a conversa com o empresário Marcus Montenegro. 

Fábio de Melo também relembrou uma amizade que mantinha com a travesti Luana Muniz, que conheceu na quadra da Mangueira, em 2015. Luana era ativista LGBTQIA+. Ela morreu aos 56 anos, em 2017, devido a problemas renais e de coração. "A Luana foi uma grande amiga e eu sofri quando ela morreu. Temos que acolher os que precisam de nós. Não temos que fazer a essa pergunta: "O que você faz da vida". Eu não quero essa religiosidade. Eu rompi com isso num determinado momento da minha vida. Sofro muito por causa desses rompimentos, mas eu me sinto cada vez mais confortável. Eu quero estra num lugar em que eu acredito ser um lugar da minha verdade. E não me sinto melhor que ninguém. Eu não quero ser hipócrita e ficar impondo ao outro fardos que eu não resolvi dentro de mim", declarou. 

 

Também na conversa, o padre contou sobre seu contato com arte. “Quando eu ainda era menino, eu já gostava muito de escrever. Tenha um apresso enorme pelos autores. Eu era um menino muito pobre e não tínhamos nem televisão direito em casa. Então, o livro foi o meu primeiro lugar de redenção. Mas paralelo a isso, a minha casa sempre foi muito musical. Tinha uma influência da minha mãe que sempre gostou muito de Música Popular Brasileira e o meu pai com a música sertaneja. Mas eu nunca planejei uma carreira artística, mas ela aconteceu. nunca bati na porta de gravadora. Alguém o fez por mim". 

Bahia e quatro outros estados relacionam casos de Covid-19 com campanha eleitoral

  • FolhaPress
  • 02 Nov 2020
  • 09:55h

(Foto: Reprodução)

Secretários de Saúde de ao menos cinco estados veem relação entre o aumento recente de casos de coronavírus e o início das campanhas eleitorais pelo país. No Amapá, houve quadruplicação no número de hospitalizados na rede privada ao passo que nas UBSs houve incremento de 300%, diz o secretário Juan Mendes, que determinou a proibição de eventos de campanha que causem aglomeração. Os hospitais particulares registraram ainda mais casos no último mês do que os públicos. Na Bahia, o boletim epidemiológico da última quarta (28) apontou o maior acréscimo de casos novos (1.990) desde 14 de outubro. “Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas”, diz Fábio Vilas-Boas, da Bahia, para quem o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas. Ele diz que o país não vive segunda onda ainda, mas uma “maré alta”.

No Espírito Santo, os hospitais próprios de empresas de planos de saúde já têm os leitos cheios, diz Nesio Fernandes, do Espírito Santo. Além das campanhas políticas, o secretário aponta mudanças nas testagens e a sucessão de feriados como motivo para o aumento de casos na rede particular do estado. Ele encaminhou um ofício ao TRE solicitando a suspensão de atividades coletivas de campanha.

Cipriano Maia, do Rio Grande do Norte, diz que o estado está em alerta. “Aqui desde o final de agosto temos mantido um patamar no número de casos com pequenas oscilações, porém, as aglomerações associadas às campanhas eleitorais em algumas regiões têm produzido aumento dos casos e das taxas de internação”.

Na Paraíba, o secretário Geraldo Medeiros diz que as convenções partidárias e a retomada das aulas presenciais contra as recomendações do governo do estado estão levando a aumento recente no número de casos, especialmente em João Pessoa e Campina Grande.

Em Pernambuco, o TRE proibiu atos com aglomeração após aumento no número de casos do coronavírus. Ao referendar a decisão nesta sexta (30), o ministro Tarcisio Vieira, do TSE, disse que vídeos divulgados pela imprensa e nas redes sociais mostraram “negligência com os parâmetros de segurança consensuais da comunidade científica”.

“A aglomeração das campanhas é um motivador do espalhamento do vírus”, diz Carlos Lula, presidente do conselho nacional de secretários e titular da pasta do Maranhão, onde, contudo, ele ainda não identifica aumento específico de número de casos.

Em São Paulo e Ceará, os secretários também apontam aumento no número de casos na rede particular, mas não vinculam às aglomerações de campanhas.

“Observamos que todas as pessoas que tínhamos pedido para ficar em casa e que de fato ficaram são as que estão saindo agora para a rua e se sentindo muito confortáveis. Não estão respeitando todos os ritos e regras sanitários”, diz Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde em São Paulo.

"De quem você vê maior circulação hoje? Das classes A e B. Quem pôde, ficou em casa, e agora está saindo, indo em academia, restaurantes, mas também estão apertando mão, abraçando, não usam máscara”, completa. Gorinchteyn fala em incremento de 10% a 12% de internações na rede privada nos últimos 10 dias.

No Ceará, o secretário Carlos Martins (Dr. Cabeto) vê aumento no número de casos e internações nos bairros mais ricos, com detecção de surtos a partir de casamentos, velórios e aniversários, especialmente.

Em alguns hospitais privados, diz, o crescimento de internados chegou a 30% nas últimas semanas, mas é algo localizado e que não aparece nos bairros de IDH mais baixo, que têm UPAs com números estáveis.

CONTINUE LENDO

MP Eleitoral pede prisão de prefeito e candidato por promoverem aglomeração durante campanha em Coité

  • BNews
  • 02 Nov 2020
  • 09:47h

|Foto: Calila Notícias

O Ministério Público Eleitoral da Bahia solicitou a prisão do prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis Alves dos Santos (PT), e do candidato ao Executivo municipal, Danilo Ramos (PT), por realizar aglomerações durante atos de campanha.

Apesar de reconhecer que o fato aconteceu,  o juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, em decisão da noite do último domingo (1º), decidiu não decretar a prisão da dupla. Contudo,  eles terão de  informar ao Cartório Eleitoral, em 24 horas, todos seus atos de propaganda, para que Oficial de Justiça se faça presente aos referidos atos. 

O magistrado se absteve de decretar a prisão do prefeito por  considerar que o gestor tem "endereço certo" e que a o crime praticado não é violento - ou oferece grave ameaça -, além de ter pena inferior a menos de ano de prisão. Apesar de desautorizar a decretação da prisão preventiva, o juiz determinou que Alves dos Santos se abstenha da "prática de atos atentatórios à justiça, sob pena de sua prisão em flagrante delito".
 
"As fotografias e vídeos carreados aos autos são contundentes na demonstração de aglomeração com centenas de pessoas em resultado da convocação do candidato e do gestor municipal, configurando evidente desrespeito à ordem judicial", escreveu o juiz eleitoral. 

Anteriormente, o juízo havia proibido a realização de eventos de propaganda eleitoral com aglomeração, e realizado a apreensão de equipamentos de som que estivessem promovendo aglomeração - bem como a prisão em flagrante dos infratores.

Como desde o último sábado (31), nenhum candidato às eleições municipais de 2020 pode ser preso ou detido - exceto em caso de crime flagrante -, o magistrado não decretou a prisão de Ramos. Contudo, foi determinada sua intimação, pessoalmente, para que ele também se abstenha da prática de "atos atentatórios à justiça, sob pena de sua prisão em flagrante delito".

Alves Neiva descreveu a conduta do prefeito como "lamentável e despropositada". "No exercício do poder de polícia da Justiça Eleitoral, determino que os requeridos informem ao Cartório Eleitoral, em 24 horas, todos seus atos de propaganda ao cartório eleitoral para que Oficial de Justiça desse juízo se faça presente aos referidos atos e, sendo o caso, promova a prisão em flagrante dos requeridos em caso de descumprimento da ordem judicial", concluiu o juiz. 

PM termina com outra festa paredão em Livramento

  • Redação
  • 02 Nov 2020
  • 09:12h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Por volta das 19h de ontem (1), a Central de Operações da 46ª Companhia recebeu uma ligação dando conta de que no bairro Jurema, em Livramento de Nossa Senhora, haviam muitas pessoas reunidas em torno de um “paredão”, consumindo bebidas alcoólicas. Imediatamente, as guarnições do PETO em conjunto com a guarnição ordinária, sob o comando do Coordenador de Área deslocaram até o citado local, momento em que foi confirmada a veracidade das informações. No ambiente, havia em torno de 500 pessoas que foram dispersadas após intervenção policial. Os policiais também constataram ao chegarem ao local, que não havia mais som automotivo ligado, restando orientar as pessoas presentes que deixassem aquele local. Os presentes deixaram o local sem oferecer resistência.

Morre Tom Veiga, intérprete do personagem Louro José do programa Mais Você

  • 01 Nov 2020
  • 18:54h

Foto: Reprodução/Instagram/Tom Veiga

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa "Mais Você", da TV Globo, morreu neste domingo (1º) no Rio de Janeiro. Ainda não foram divulgadas mais informações sobre o intérprete do personagem. Ele foi encontrado sem vida no apartamento que residia, na Barra da Tijuca, no Rio. Ele trabalhou por 20 anos no programa, ao lado da apresentadora Ana Maria Braga.

Foto: Reprodução captura de tela Rede Globo

Lula deve se mudar para Lauro de Freitas até o fim do ano

  • Redação
  • 01 Nov 2020
  • 16:14h

(Foto: Reprodução)

Em sua mais recente entrevista, para o Diário do Grande ABC, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que no fim de 2020 deve se mudar para a Bahia. A cidade escolhida pelo presidente com a companheira Janja seria Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o jornal O Globo, depois de 580 dias preso e das restrições impostas pela pandemia, Lula deve se mudar de São Bernardo do Campo (SP), seu berço político, sem deixar de se envolver ativamente nas atividades partidárias e políticas, por meio de videoconferência.

Anatel abre consulta para finalizar migração de emissoras AM para FM

  • Redação
  • 01 Nov 2020
  • 14:41h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública a abertura de novos 360 canais de rádio em frequência modulada, conhecida popularmente como FM. O objetivo é abrir espaço para que emissoras que atualmente transmitem em ondas moduladas (AM) migrem para a nova faixa.

De acordo coma Agência Brasil, serão atendidas 17,4% emissoras AM. Já, quando considerado o total de estações FM, a ampliação será de cerca de 5%. De acordo com a Anatel, com essa medida, a demanda por novos canais será regularizada, concluindo o processo de transição.

A transferência entre as faixas foi uma política elaborada a partir da demanda das emissoras. A Anatel recebeu 1.659 solicitações e, até agora, 1.256 foram atendidas. Com a consulta pública, os 365 pedidos restantes serão resolvidos.

A migração desses canais era impossível, pois a quantidade de estações já havia chegado ao limite do que o espectro de radiofrequências comporta nas cidades. Contudo, uma nova norma permitiu o uso de uma faixa maior do FM, quem em vez de começar no 88, terá início no 76.

Segundo o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, há emissoras que reclamaram da inserção na faixa do FM estendido. “Todos querem ficar na faixa convencional, de 88 a 108. É natural ter receio de não estar na faixa convencional, mas temos portaria do Ministério da Economia incentivando equipamentos de FM a terem o dial do 76 a 108”, afirmou.

No site da Anatel, é possível acessar a consulta.

Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea

  • Redação
  • 01 Nov 2020
  • 11:32h

(Foto: Reprodução)

Um grupo internacional de astrônomos fez a primeira detecção do que provavelmente é um planeta com a massa da Terra – ou talvez ainda menor – vagando sozinho pela Via Láctea. Surpresa zero de que astros assim existam, mas sua detecção mostra que essa população de objetos já pode ser estudada pelos astrônomos, o que é um avanço importante. Os chamados planetas errantes devem ser extremamente comuns, mas, como se pode imaginar, muito difíceis de ver. Sabemos que o processo de formação planetária é bastante turbulento, e interações gravitacionais por vezes podem ejetar mundos inteiros de seu sistema de origem. Então, em vez de girarem ao redor de estrelas (como fazem os nossos planetas em torno do Sol), eles vagam pela Via Láctea, em órbitas ao redor do centro galáctico. Devem, portanto, existir aos montes. Mas é muito difícil detectá-los, por duas razões: na escuridão do espaço interestelar, não emitem radiação luminosa suficiente para serem notados. E, o que torna tudo ainda mais difícil, não sabemos onde procurá-los.

Aposta online leva prêmio de R$ 53 milhões da Mega-Sena

  • 01 Nov 2020
  • 10:47h

Sorteio foi realizado no sábado (31) em São Paulo | Foto: Divulgação

O prêmio de R$ 53.047.796,53 do concurso 2314 da Mega-Sena irá para uma aposta feita por meio do internet banking da Caixa. As dezenas premiadas são: 06-07-28-42-45-49. O sorteio foi feito na noite deste sábado (30), em São Paulo. O concurso também teve 105 apostas vencedoras na quina. Cada uma delas ganhará R$ 41.171,63. A quadra, por sua vez, teve 7.551 apostas certeiras, sendo que cada um dos sortudos embolsará R$ 817,87. O próximo concurso (2.315) será na quarta-feira (4). O prêmio é estimado em R$ 22 milhões.

Temporal arrasta carros no centro de Conquista, veja vídeo

  • Divulgação
  • 01 Nov 2020
  • 09:32h

Eleições 2020: Aracatu tem a primeira pesquisa registrada

  • Redação
  • 31 Out 2020
  • 11:57h

(Foto: Divulgação)

A primeira pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Com o registro de número BA-08323/2020, o certame vai realizar a primeira sondagem das intenções de voto do eleitorado no município para o cargo de prefeito. O protocolo foi registrado nesta sexta-feira, 30 outubro, e a divulgação está prevista para a próxima quinta-feira (05). Serão entrevistadas 301 pessoas na sede e zona rural do município. Segundo levantamento realizado pelo site Achei Sudoeste, a contratante é a Bis Comunicação e Assessoria Ltda-ME, da cidade de Guanambi, e a própria empresa realizará a sondagem de intenções de votos ao cargo executivo. Na disputa estão: Braulina Lima Silva (Republicanos) e Elisvalter Coqueiro Canguçu (PSD), o Vavinha.

Empreendedorismo em alta: Brumadenses vão em busca de novos negócios

  • 31 Out 2020
  • 10:36h

Foto: Divulgação

O empreendedorismo no Brasil cresceu significativamente nos últimos anos, resultado de uma junção de forças entre várias instituições, as quais conseguiram dar uma nova dinâmica ao setor.

E dentro desta nova perspectiva, alguns empreendedores começaram a despontar como expoentes desse novo momento, e, estão entre estes, os jovens empreendedores, Dreyfson Novais e Danúbio Luan. Que estiveram recentemente em viagens na busca por novidades para Brumado e região.

Em um bate papo rápido com a dupla, eles revelaram à equipe do Brumado Urgente que o mercado muda constantemente, e a uma velocidade muito grande, e que os novos empreendedores devem ficar atentos às mudanças, e por tal razão, recentemente, ambos viajaram e busca de novidades, e conseguiram excelentes negócios durante a viagem e em breve tais novidades serão lançadas no mercado, agora é só aguardar.

Seca: por falta de dinheiro, fornecimento de água a cidades no Nordeste deve ser interrompido

  • Gustavo Uribe e Daniel Carvalho | Folhapress
  • 31 Out 2020
  • 10:30h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Por falta de dinheiro, famílias que dependem de carros-pipa no Nordeste devem deixar de receber água potável a partir deste domingo (1º), em meio ao período de seca na região. Segundo relatos feitos à reportagem, a interrupção do serviço, por meio da Operação Carro-Pipa, foi informada por integrantes do governo federal a autoridades estaduais e municipais de estados como Bahia e Pernambuco. A iniciativa, que atende cerca de 850 municípios, prevê que o Exército fiscalize e coordene a distribuição da água em áreas atingidas pela seca.

A reportagem teve acesso a um aviso de um batalhão baiano a motoristas de caminhões-pipa, enviado na quinta-feira (29), especificando que o serviço será interrompido "por falta de recursos para pagamentos diversos".

Procurado pela reportagem, o Exército não se manifestou até a publicação desta reportagem.

O governo federal tinha conhecimento de que não haveria dinheiro suficiente e pediu a realocação de recursos para que o Exército contratasse carros-pipa. O projeto que autoriza a medida, porém, ainda não foi votado pelo Congresso.

Documento com data de 30 de setembro anexado ao PLN (projeto de lei do Congresso Nacional) nº 30 informa que o crédito em pauta visa possibilitar o atendimento de despesas no Ministério do Desenvolvimento Regional, entre outros.

Ele detalha que os recursos são para o "custeio da Operação Carro-Pipa entre os meses de setembro a dezembro visando garantir o atendimento com água potável à população vitimada pela seca no semiárido brasileiro, entre outras". O texto é assinado pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

Nesta sexta-feira (30), o senador Jaques Wagner (PT-BA) ingressou com requerimento pedindo esclarecimentos ao ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) sobre o fornecimento de água no Norte e no Nordeste.

O documento aponta que a iniciativa envolve cerca de 7.000 veículos, que levam água para 79 mil pontos de abastecimento e cisternas coletivas.

Em São Bento do Una (PE), a 210 km do Recife, a prefeitura disse que há 144 pontos abastecidos pelo Exército.

Com a interrupção do serviço, a prefeita Débora Almeida (PSB) afirmou que entre 30 e 40 famílias ficarão sem água.

"É muito ruim. Estamos na seca. A prefeitura não consegue abastecer todo mundo. É impossível", afirmou Almeida à reportagem. "Eu nem tenho carro-pipa suficiente. Só tenho três caminhões e temos de abastecer hospital, posto de saúde, e as escolas, mesmo sem estarem funcionando. Não conseguimos chegar no número de pessoas que eles chegam", afirmou.

A prefeita disse que um de seus secretários recebeu de integrante do Exército mensagem que dizia "informo que na semana que vem a operação vai estar parada até recebermos os créditos do MDR [Ministério do Desenvolvimento Regional]. Estávamos com as OS [ordens de serviço] feitas, porém não chegaram os créditos".

O presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota, disse que os prefeitos foram informados do corte apenas nesta sexta, dois dias antes da interrupção do serviço.

No fim da tarde, ele ainda tomava pé da situação e articulava com a bancada nordestina do Congresso uma solução para o problema.

A região passou por sete anos de seca, de 2012 a 2019. Em 2020, voltou a chover, mas agora o momento é de estiagem. "Isso vai dar um rebuliço grande. É o pico da seca de todo o semiárido nordestino", disse Patriota.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que solicitou a suplementação de recursos do orçamento para manter as ações da operação carro-pipa, bem como a continuidade de obras essenciais na áreas de saneamento e segurança hídrica, evitando paralisações.

O remanejamento de recursos está previsto no PLN 30, que aguarda apreciação pelo Congresso Nacional. De acordo com a pasta, para a manutenção da operação carro-pipa até o final do ano são necessários R$ 142 milhões.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse à reportagem que o Congresso fará sessão na quarta-feira (4) para votar todos os 29 PLNs, matérias que abrem espaço no Orçamento, que estão parados sobre sua mesa.

CONTINUE LENDO

Morre, aos 90 anos, o ator Sean Connery, o eterno James Bond

  • O TEMPO
  • 31 Out 2020
  • 10:02h

Fãs do ator já manifestam o luto em redes sociais | Fotos: Reprodução

Faleceu Sean Connery, lendário ator escocês que foi um dos mais célebres intérpretes do persongem James Bond, da saga 007. As informações são da BBC News. Sir Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo, em 25 de agosto de 1930. Ao longo de sua carreira, amealhou um Oscar, três Globo de Ouro e dois prêmios BAFTA. Atuou em filmes como "Outubro Vermelho", e fez grande sucesso em "O Nome da Rosa" (1986), de Jean-Jacques Annaud, baseado no icônico romande do escritor italiano Umberto Eco. Nele, dividiu o set com Christian Slater. Interpretou o papel de Guglielmo de Baskerville, No ano seguinte, encarnava Jimmy Malone, na obra-prima de Brian de Palma, "Os Intocáveis", filme que, vale lembrar, tinha a trilha assinada pelo maestro italiano Ennio Morricone, também falecido recentemente.